As últimas imagens da construção do terceiro porta-aviões chinês, o Type 003, divulgadas no final de agosto de 2021.

Alguns detalhes interessantes aparecem nas imagens: o convés de voo ainda não foi fechado e o trabalho nos trilhos das catapultas eletromagnéticas parece estar começando.

O navio tem as seguintes medidas aproximadas: comprimento de 320 metros (300 metros na linha d’água) e convoo com largura de 78 metros (40 metros de boca na linha d’água). Seu deslocamento deve ficar em torno de 85.000 toneladas carregado.

A propulsão será convencional com propulsão elétrica integrada.

O lançamento ao mar do Type 003 deve acontecer no primeiro quadrimestre de 2022. A entrada em serviço está prevista para 2025.

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Adriano RA

Por que optaram pela propulsão convencional?

Allan Lemos

Por várias razões. Já é muito complicado ir do STOBAR para o CATOBAR, ainda mais considerando que eles usarão o EMALS logo de cara, se tentassem fazer um porta-aviões com tanta inovação, tanto em tecnologia quanto em doutrina, o tiro poderia sair pela culatra devido aos custos. Os chineses são pragmáticos. Eles estão mais preocupados em garantir a segurança dos seus interesses no Mar do Sul da China do que se aventurar em águas muitos distantes. Sendo assim eles não precisam de um PA nuclear, pelo menos não no momento. Eles já dominam a construção de reatores nucleares embarcados há… Read more »

gari

Eu acrescentaria outro detalhe, chineses não são burros e pensam a longo prazo. em 20-30 anos eles podem vender esse porta aviões convencional enquando os nucleares seria problema pra se desfazer. Os Ingleses provavelmente tb tinham isso em mente.

Dalton

Não que seja impossível, mas, a lógica diz que os chineses deverão utilizar esse NAe por pelo menos 40 anos, ainda mais se pretendem manter pelo menos 6 NAes no inventário, então antes dele o “Liaoning” comissionado em 2012 será retirado eventualmente substituído por outro mais avançado para se manter o número. . Também não há nem haverá muitas nações capazes de operar um NAe tão complexo e caro que merece o epíteto de “Super Carrier” dos NAes da US Navy não apenas pelo tamanho e sim por ter múltiplas catapultas também. . E vender um NAe depois de 40… Read more »

XFF

Boa análise, Allan.!

Adriano RA

Agradeço pela resposta!

Zorann

Se você não leu a sequência de matérias aqui no site, sobre o Type 003, vale a leitura.

Respondendo sua pergunta: Os chineses encontraram soluções inovadoras em termos de energia e sua geração, que tornam porta aviões convencionais muito mais eficientes do que eram em gerações anteriores. Isto a tal ponto, que a necessidade de um Porta Aviões nuclear na PLA navy passou a ser questionável.

Os custos de construção são de aproximadamente 50% de um CV Classe Ford. Os custos de operação, manutenção também são bem menores. Além da menor complexidade e tempo necessário para manutenção.

Adriano RA

Perfeito! Realmente, perdi essa discussão.

carvalho2008

Perfeita resposta…apenas adicionando….e como este Nae ainda irá operar numa fase historica com concentração de navegação nos mares do Sul da China, reabastecimento jamais seria um problema….

Mk48

Estes seriam os pontos fracos que visualizei :
.
Apenas 2 elevadores e ambos posicionados a boreste.

Last edited 2 anos atrás by Mk48
Carlos Campos

a posição dos elevadores parece muito ruim para mim, rouba um espaço que na minha opinião deve ser exclusivo das operações aéreas.

Filipe

O Brasil vai fazer igual a china ,e vai construir um PA convencional para operar o Gripen NG nesse caso os 24 Sea Gripens…

Marujo

ir.Faz-me rir.

Pablo Maroka

Vai sim, e terá 128 gripens ng.

Adriano Madureira

Em que década ou realidade paralela?

Adriano Madureira

Sim, e o porta aviões será um projeto russo !
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carvalho2008

Apesar da ironia, se de fato um dia o Brasil assim enveredar, que seja algo de fato similar ao conceito deste Russo Varan. Ele é muito parecido com o modelo que tenho pregado todos estes anos.

O Projeto Varan é uma planta de 45 mil ton, 260 metros realmente multifunção, pois também é anfibio…na realidade, um anfibio com catapultas. Acho que seria melhor um Anfibio Stobar (Skijump). Ele é dimensionado para 24 caças…comment image

carvalho2008

Vejam o comparativo…eu adicionaria o bico de pato para uma ski jump…fica mais barato e coerente para um Nae focado em ser auxiliar ou defesa de frota
https://pbs.twimg.com/media/EuxJCEAXIAAoYle?format=jpg

carvalho2008

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carvalho2008

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André Macedo

Me lembrou de quando eu era mais novo e vi o projeto do tal Poseidon, o porta aviões brasileiro.
Kkkkkkkkkkk

sergio

Dandolo baguetti 2.0 alguém se lembra dele ?.

Michel

Vai nada!!!

Elias E Vargas

Os porta-aviões médios atuais com suas estruturas já antiquadas tem um custo benefício prejudicado, os leves (porta-helicópteros + operação de assalto) fogem do objetivo aeronautico principal, porém tem um projeto russo, o VARAN, na classe de 45mil ton. que alia os dois objetivos de forma mais completa, simplificando a composição de uma armada mais enxuta, com os navios de escolta, apoio e submarinos de uma potência média.
Precisamos de informações mais detalhadas a respeito do projeto VARAN.