No período de 09 a 20 de agosto, o Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan) realizou, pela primeira vez, a substituição da “Bucha do Fitting”, que é conectada ao Pylon de uma aeronave SH-16. O conjunto de fitting tem a função de sustentar o estabilizador horizontal e é responsável por fazer a conexão entre o Pylon e o estabilizador horizontal da aeronave.

O GAerNavMan realizou a inspeção “BRAVO” da aeronave N-3035, onde foi observado desgaste excessivo na referida bucha. De acordo com o manual da aeronave, a remoção, inspeção e instalação de uma nova bucha não seria possível de ser realizada a nível operacional, apenas a nível do fabricante da aeronave. Dessa forma, por iniciativa do setor de engenharia deste Grupo, foi elaborado um estudo que viabilizasse o reparo da “Bucha do Fitting” pelos militares do Projeto HS-1, como base ferramental e manual utilizados pelo Black Hawk, da Força Aérea Brasileira (FAB).

Após apreciação do estudo pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), foi realizado um ensaio experimental do procedimento de manutenção da bucha na aeronave N-3037 com a posterior execução do procedimento na aeronave N-3035, sendo finalizado em 20 de agosto. A troca da bucha foi realizada com sucesso, capacitando os militares do Projeto HS-1 a realizar um procedimento que antes era apenas executado pelo fabricante da aeronave SH-16, incrementando, assim, a capacidade de 3º escalão deste Grupo de Manutenção.

FONTE: Comando da Força Aeronaval

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mk48

O Grupo Aéreo Naval de Manutenção é um bom exemplo de que uma Marinha não é composta apenas de navios, submarinos, helicópteros, etc.
.
O Poder Naval é a parte mais visível de uma Marinha, mas para que os meios que o compõem estejam prontos para uso é necessário toda uma infraestrutura de manutenção por trás, onde dificilmente ganham alguma visibilidade para o público em geral.
.
Sugiro também fazer uma reportagem sobre o Instituto Tecnológico da Marinha, que certamente tem muita gente que nem sabe que existe.

Last edited 2 anos atrás by Mk48
Leandro Costa

48, foi o instituto tecnológico da MB que repotencializou os Sidewinders que vieram com os AF-1? Não me lembro de qual instituto da MB fez o trabalho, mas foi soberbo.

Existe uma série de departamentos e instituições, de todas as forças, que as fazem poder cumprir as tarefas do dia a dia e isso deveria ser mais abordado mesmo. Afinal de contas, comem do mesmo orçamento e é bom mesmo mostrar o quão necessários esses institutos e departamentos são e qual o dimensionamento deles para apoiarem as diversas atividades das forças.

Flanker

Leandro, o serviço de remotorização dos Sidewinder AIM-9H da MB foi realizado pela extinta Mectron.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Leandro Costa

Acho que se foi a mectron, ela atuou em conjunto com uma instituição da MB, pelo que me foi informado na EN em 2001 ou 2002, não lembro ao certo. Mas… Vou apurar e te conto depois hehehehe

Flanker

Leandro, o trabalho nos Sidewinder foi realizado depois de 2001 ou 2002. Mas, se conseguires informações, coloca aqui pra nós. Abraço.

Leandro Costa

Tranquilo, Flanker. Eu posso muito bem estar errado mesmo. Memória é fogo. Ficar velho é uma merda, bicho. Mas posto o que eu encontrar.

Flanker

Hehehehe….não é fácil, mesmo. Eu já completei 52. O tempo é inclemente. Abraço.

Matheus

Uma pena a Mectron ter encerrado atividades. Qual instituição herdou a função de desenvolvimento e manutenção de mísseis?

Grozelha Vitaminada Milani

Parabéns e sucesso.

Estamos avançando e aprendendo a fazer em casa.