A interoperabilidade entre as Forças Armadas marcou as ações da Operação “Poseidon 2021”, realizada entre a última semana de agosto e a primeira semana de setembro.

Pela primeira vez, aeronaves H225M de asa rotativa da Marinha, do Exército e da Força Aérea realizaram exercícios de qualificação de pouso e decolagem a bordo do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” navegando em alto-mar. Esse é um marco histórico para a aviação militar do Brasil.

Clique nas imagens para ampliar.

FOTOS: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Bó

De aviação naval não estamos mal, mas no resto…

Aliás, parece que o Riachuelo passou pela última etapa (ou uma das últimas) antes do comissionamento pela MB.

Last edited 2 anos atrás by Pedro Bó
curioso1960

Essa guarda costeira é caríssima.

Camargoer.

Caro Pedro. Concordo que a aviação naval de asas rotativas está bem aparelhada. A de asas fixas não. Como você disse, a força de submarinos também está bem encaminhada. Os quatro SBR e o Tikuna formarão uma excelente força. As NaPaOc Amazonas e os navios de apoio G150, G151 e G152 também são excelentes. O próprio A140 é um excelente barco que complementa a força de helicopteros.

Maurício.

Olhando essas fotos, chegamos a conclusão que os ingleses sabem fazer navios lindos, os caras tem bom gosto.

Camargoer.

Olá Mauricio. Concordo. O A140 é muito bonito. E gigantesco. Tive a chance de visita-lo em Santos anos atrás (também tive a sorte de visitar o A12 em sua última visita a Santos).

horatio nelson

sim desde antes da batalha de trafalgar

SeaHornet

Boa tarde Srs. Seria possível instalar no Atlântico o CIWS Sea Snake no local onde antes estavam os Phalanx ?

peter nine nine

Sim

Gelson

A MB navegando por mares bravios, cumprindo a sua sagrada missão!

Mauricio Pacheco

A Marinha vai roer o Atlântico até o osso, depois param para PNR de 10 anos e nunca mais ele volta a ser o mesmo!
triste!

Camargoer.

Caro Mauricio. O ideal é que um equipamento militar se torne velho antes de se tornar obsoleto. As forças armadas brasileiras têm o hábito de usar pouco o seu equipamento, ao ponto deles se tornarem obsoletos ás vezes na metade de sua vida útil.

RPiletti

Foch II

Fernando Veiria

Carro foi feito pra andar, avião foi feito pra voar e navio foi feito pra navegar.

A Marinha não navega, reclamam, dizem que é marinha de terra. Aí a marinha navega, reclamam também, porque gasta navio. Igual viviam reclamando das Niteroi na UNIFIL. Entre mandar um navio pra lá com uma tripulação para trabalharem, treinarem e se aprimorarem a deixarem aqui de bobeira, melhor eles lá. Aposto que os tripulantes concordam com isso.

Jadson Cabral

Eu sou da opinião do Felipe Salles de que o Atlântico é demais para navegar apenas na costa brasileira. Esse navio tem que cumprir missões na costa da África, patrulhar o atlântico sul inteiro e participar de exercícios como o Rimpac no pacífico. Claro que para isso precisamos de mais escoltas e de um novo navio de reabastecimento logístico, já que se mandarmos duas Niterói ficamos sem nada e o navio tanque que temos não pode navegar fora daqui. Fato é que se quisermos ter uma marinha de guerra, tem que navegar, mostrar as garras, participar de missões reais. Se… Read more »

Fernando Veiria

Nisso eu concordo com você.

Alex Barreto Cypriano

A melhor foto é justamente a que carrega menos informação, ou seja, aquela do heli à contraluz. Baixei.

FabioB

Achei a primeira foto espetacular!

Com todo respeito a alguns comentários, mas é muito azedume sendo despejado, ao invés de saudar a “A interoperabilidade entre as Forças”.

O A-140 + G40 + H225M/AM39 + SH-16/AGM-119 proporcionam uma capacidade ímpar a Marinha do Brasil, particularmente em comparação a outras marinhas da América do Sul/Latina.

Existe momento de criticar, mas não me parece ser o caso nessa reportagem.

Piassarollo

Fábio, comentário muito coerente, abs

Henrique

O que são aqueles objetos em destaque no H225M 

Johan

Na gôndola são sensores de alerta contra mísseis. Já o laranja é uma espécie de bóia de sinalização caso ocorra um acidente e o aparelho fique submerso.

Jadson Cabral

Queria saber porque um exercício desse não passa no jornal nacional… parece que no Brasil as forças armadas não fazem a mínima questão de mostrar suas capacidades ao povo. Claro, porque não dependem da opinião pública para receberem seus salários e benefícios… parecem uma casta que vive em uma realidade paralela.
Não custava ter mandado convites para a Globo, Record, SBT… tinham que divulgar os exercícios para a massa, para o pagador de impostos, não só para um nicho muito pequeno de leitores de fóruns especializados

Johan

A força com certeza gostaria de mostrar, mas falta vontade da mídia. Teve cobertura sobre a operação na TV Brasil sim

Jadson Cabral

Problema é que ninguém assiste TV Brasil

Jadson Cabral

Imaginem essa força com pelo menos uma fragata moderna, como a futura CCT e um navio de apoio logístico cumprindo missões de vigilância em toda a costa atlântica da Africa, mostrando nossa bandeira, assumindo nosso papel de protagonistas no atlântico sul e aumentando nossa influência com os países africanos banhados pelo atlântico… adicionem mais uma fragata e um Riachuelo e mantem a força tarefa para exercícios com nações amigas no atlântico norte e no pacífico… a MB precisa navegar, meus amigos. Se a MB quiser ser marinha de guerra, tem que rodar o mundo, mostrar a bandeira, mostrar as capacidades.… Read more »

Antônio Danizete

Há marinha é bom viver de fotos!

Thor

O que essa frase quer dizer em português?