A fragata Liberal – F43 da Marinha do Brasil, fotografada no dia 24/9 pelo colaborador Edson Lucas, da subida do Forte do Leme.

A Fragata Liberal é o quarto navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil. A Liberal foi a quarta de uma série de seis fragatas da classe “Niterói” (Vosper Mk.10) encomendadas em 20 de setembro de 1970 como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha, e a quarta construída pela Vosper Thornycroft Ltd., em Woolston, Hampshire, Inglaterra.

Teve sua quilha batida em 2 de maio de 1975, foi lançada e batizada em 7 de fevereiro de 1977. Depois de realizar as provas de mar, foi aceita e incorporada em 18 de novembro de 1978.

Em 15 de outubro de 1998, o navio foi docado para ser submetido ao Período de Manutenção Geral (PMG), e junto o Programa de Modernização ModFrag. Na atualização ModFrag a Liberal e a Defensora foram as únicas unidades da classe a receber o sistema de contramedidas eletrônicas ET/SLQ-1A.

Atualmente, o navio é subordinado ao Comando do 1° Esquadrão de Escolta (ComEsqdE-1) e tem sede na cidade de Niterói-RJ.

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Up The Irons

Calma que seu merecido descanso virá! As Tamandarés chegarão… e dentro do prazo!
Estou me iludindo? Talvez. Mas se a gente não acreditar, quem mais irá?

PS. Lindas fotos!

Dalton

Se levarmos em conta o Projeto Fênix a “Liberal” deverá ser uma das 3 da classe Niterói que terão a vida estendida em alguns anos e aproveitando a ocasião, alguém, tem alguma novidade sobre o Projeto ?

Vovozao

26/09/2021 – domingo, btarde, Mestre Dalton, mais um grande segredo de estado, o inimigo não pode saber.

MARCOS DA SILVA QUEIROZ RIBEIRO

Projeto Munrrá….kkkkkk

Wagner

Nao da ideia nao, senao alguem vai querer transformar essas formas decadentes em seres eternos!

Joao Moita Jr

Será a próxima classe. A Highlander…
E claro, There Can Only Be One!!!

Paulo GSB Mod

Dalton, deve estar andando no ritmo orçamento permite, lembra que em maio teve o teste do Aspide

Jorge Knoll

as Tamandaré não fazem uma fragata da Classe Niterói, deslocamento, tonelagem,, e não são fragatas.

Gamayun

As tamandaré tem a tonelagem de uma missão padrão das Niterói.

Cadillac

Tá sabendo legal em fera

Flanker

Se as Tamandaré são boas, ruins, blábláblá é outra história, mas eu pergunto: Por que elas não são fragatas?

DOUGLAS TARGINO

Acho que toda vez que elas ligam os motores, elas começam a chorar e dizer que não aguenta mais.

Paulo Costa

Pela esteira do deslocamento da Liberal deve estar entre 15 a 20 nos.

Phillipe Blower

Entrou com tudo

Wagner

Pois é, reparei nisso também. É procedimento padrao?

Marcos

Arsenal de Marinha deveria voltar a Montar as Belonaves da Marinha sem descontinuar ! Com ascenção da Tonelagem ” sonho impossível”

Camargoer.

Olá Marcos. Acho improvável que o AMRJ volte a construir navios grandes ou submarinos. O estaleiro de Itaguaí é muito mais moderno e preparado do que o AMRJ, além disso o estaleiro de Itajaí também estará melhor equipado que o AMRJ. Acho que o AMRJ será daqui para frente um centro de manutenção e pequenas obras.

Fernando Veiria

Se tivesse dinheiro e boa vontade poderia se tornar uma linha de produção de Patrulhas de 500t, patrulhas fluviais, etc.

Mas se for pra ser quem nem a Barroso, melhor não construir mais nada lá mesmo.

Marcos

Vdd amigo ! Obrigado

Salim

Linda nave, missão cumprida mais uma vez. Bravo.

Carlos Miguez - BH

1 – É um navio muito bonito até hoje !!! Talvez o mais bonito que a MB já operou.
2 – Fico imaginando como era a tensão/angustia de se passar neste canal com navio à vela na metade do século XIX.

Marcelo

Alguém sabe dizer o que é o objeto vermelho, aparentemente metálico, na segunda foto?

Phillipe Blower

O balizamento do canal de entrada na Baía de Guanabara, no caso, encarnado (BE).

https://victoryachts.com/pdo/wp-content/uploads/2016/12/balizamento.jpg

Last edited 2 anos atrás by Phillipe Blower
Marcelo

Obrigado

Carlos José Neves Almeida

BB Bombordo

Almirante Popeye

Derrelito ou derelito.

Piassarollo

Como curiosidade, a fragata Liberal foi a única que teve o posicionamento dos mísseis exocet modificados, estando em um ângulo aparente de 45 graus em relação ao eixo do navio. Esta nova posição, obrigou a instalação de defletores para os jatos dos mísseis. Se alguém souber explicar se existe alguma diferença tática em relação ao posicionamento original, perpendicular ao eixo do navio, seria interessante.

Mk48

Bom dia amigo Piassa !.
.
Os sistemas de aquisição e de tiro são calibrados levando em conta essa diferença. Nada de anormal. Um grande abraço.

Piassarollo

Obrigado pela resposta amigo MK, abraço

Andre Selles

Na verdade, as Fragatas Constituicao e Liberal, classificadas originalmente com Emprego Geral (EG), eram equipadas com o Exocet e possuem essa configuração angulada.

As demais, classificadas originalmente com Antissubmarino (AS) foram equipadas posteriormente e na configuração transversal.

A diferença tática é que as EG possuem um pequeno arco cego na popa.

Luiz Trindade

Navio lindo no qual meu pai como graduado na época teve a oportunidade de integrar tripulação a receber esse navio. Espero ver ele mais vezes no mar cumprindo sua missão! Navio valente e guerreiro que leva os mais nobres valores da Marinha de Guerra do Brasil aos mais distantes destinos marítimos! Seja bem vinda de volta ao lar F-43 Fragata Liberal!

Carlos José Neves Almeida

Servi na Niterói década de 80 Vibro até hoje, Fragateiro sim.

Carlos José Neves Almeida

Olá gente boa tarde, alguém tem miniaturas das fragatas? Como posso conseguir, 21 980330108 Neves MR.

Ricardo R188

E tão bom ver esses navios em ação, uma pena nós não termos uma boa gestão para ter foco em manter e ter novos navios em dias e pessoas com comprometimento