China critica EUA sobre submarino no Mar da China Meridional após colisão com objeto desconhecido

37

Nenhuma causa para a colisão – ou a extensão dos danos ao submarino – foi revelada

A China condenou veementemente a revelação de que um submarino nuclear dos EUA estava no Mar da China Meridional depois que a embarcação colidiu com um objeto desconhecido.

O USS Connecticut (SSN-22) fez contato com um objeto enquanto estava submerso no dia 5 de outubro, causando vários ferimentos não fatais à tripulação a bordo. O submarino estava operando no Mar da China Meridional e chegou a Guam na sexta-feira, 8 de outubro.

As autoridades não revelaram detalhes sobre a colisão ou extensão dos danos ao USS Connecticut, mas o Ministério das Relações Exteriores da China expressou “séria preocupação” com o incidente.

“Como parte envolvida, os EUA devem esclarecer detalhadamente a situação do acidente, incluindo o local, a intenção da viagem, detalhes do acidente, como exatamente o que colidiu, se causou um vazamento nuclear e se danificou o meio ambiente marinho local”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Zhao Lijian, a repórteres na sexta-feira.

Zhao disse que o acidente expôs a “séria ameaça e risco significativo para a paz e estabilidade regional” representada pelas operações navais dos EUA, que a China percebeu como um desafio à sua reivindicação soberana sobre a região.

“O lado dos EUA deve abandonar sua velha guerra fria e pensamento de soma zero e conceitos geopolíticos estreitos e parar com essa abordagem errada que mina o desenvolvimento pacífico e estável da região”, disse Zhao.

USS Connecticut (SSN-22)

Os oficiais da Marinha não puderam confirmar com que tipo de objeto o submarino entrou em contato, no entanto, um oficial, que falou ao Navy Times e pediu anonimato, disse que a topografia da área não indica uma massa de terra no caminho da embarcação.

O oficial disse ainda que não há evidências de que o incidente se deva a qualquer interação hostil ou colisão com outro submarino. Mas o oficial também alertou que o incidente ainda está sob investigação, dizendo que todas as informações são preliminares no momento.

Dois membros da tripulação sofreram ferimentos moderados, mas não precisaram ser evacuados, enquanto o oficial não pôde fornecer um número total de marinheiros feridos, mas descreveu seus ferimentos como “inchaços, hematomas e lacerações”.

O U.S. Naval Institute News, que primeiro relatou a colisão, afirmou que 11 marinheiros ficaram feridos no incidente.

“O submarino permanece em condição segura e estável”, disse a Marinha em um comunicado. “A planta de propulsão nuclear do USS Connecticut e seus espaços não foram afetados e permanecem totalmente operacionais.”

O incidente está sendo investigado pela Frota do Pacífico dos EUA e pelo Centro de Segurança Naval.

Modelo do USS Connecticut (SSN-22)

FONTE: Fox News

NOTA DA REDAÇÃO: O USS Connecticut é um dos três submarinos da classe “Sea Wolf”, um submarino de ataque do final da Guerra Fria projetado para caçar os mais complexos submarinos soviéticos em águas azuis profundas. Junto com o USS Sea Wolf (SSN-21) e o USS Jimmy Carter (SSN-23), o USS Connecticut está entre os submarinos de ataque mais capazes e secretos da Marinha dos EUA.

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Conclusão:
Pegou muito mal para os americanos e pode justificar o aumento das operações militares chinesas na região.

Veiga 104

Pegou muito mal e pouco. Imagina se fosse ao contrário.

André Macedo

Só é ameaça à paz mundial quando fazem contra os americanos.

Andre

Também é ameaça a paz quando é contra os filipinos, vietnamitas ou taiwaneses

Antonio Hélcio Vilela

Ninguém ia saber…..

Bruno

A china treme com um bichão desses perto de sua costa. Quero ver o dia que eles terão a audácia de fazer o mesmo na costa americana. Nunca kkkk!.

Slow

Nunca foi o intuito da China e outra se fazem vc tmb não vai saber .. a não ser que tenha uma pedra no caminho igual aconteceu com os EUA ..

Andre

Conclusão:

A usnavy está passeando naqueles lados e a china late, late, e só late.

Alison

so quem late aqui e vc… rsrsrs

André Macedo

Obstáculos marinhos comunistas atrapalhando a “liberdade de navegação”

Veiga 104

Me lembrou a saída atabalhoada do Afeganistão. Só tá fazendo merda essa administração.

Mk48

Certíssimo.
.
A culpa do acidente é do Biden.
.
Excelente análise.
.
Parabéns!

André Macedo

A culpa do fim ridículo de uma guerra ridícula que durou 20 anos (a mais cara e longa da história americana) é de um presidente apenas, excelente análise, mesmo a saída já tendo sido iniciada pelas administrações anteriores. Agora o presidente também tem culpa de não ter previsto o obstáculo misterioso no mar da China.

Antonio Palhares

Eles estão fazendo merda desde a invasão do Iraque.
Quem sentou com os barbudinhos terroristas do Talibã par vazar do Afeganistão foi o Trump . Este pateta parvo atual presidente meteu o rabo entre as pernas e irresponsavelmente tirou as tropas. É muito próprio deles.

Santiago

Os submarinos SSN da classe Sea Wolf são o que existe de mais moderno e tecnológico no Arsenal dos EUA. A China não contava com essa carta na manga.

Mk48

Como assim ?
.
O primeiro da classe entrou em serviço em 1997 !

Matheus S

Também não entendi.

Eu acho que ele quis dizer que a China não esperava que a USN mandasse a classe Seawolf para o Mar da China Meridional, com o incidente pegando os chineses de surpresa. Embora isso não seja uma carta na manga para a China, eles sabem perfeitamente que os Seawolfs estão operando ali.

Mk48

Oi Matheus.
.
Sim.
.
Concordo contigo.
.
Abs.

ADAIR HAMES

será mesmo que pegou de surpresa… ou será que colidiu com algo mais do que um “obstáculo”… EUA nunca iriam admitir!!

Burgos

Estão voltando os tempos sombrios !!!
A volta da “Guerra fria” ??
Já vinha falando isso em alguns posts anteriores.

Mk48

Grande Burgos !
.
Ta sumido amigo!
.
Abs

Burgos

Salve Salve caro MK !!!
Pois é !!!
Andei me estranhando aí !!!
Tomei uns “ganchos” do Admin

Mk48

Salve Salve Amigo.
.
Pois é, de vez em quando também tomo os meus ! ????

Burgos

Aí MK !!! Na década de 90 quando Servia lá no “Bruxo” aconteceu algo semelhante, amassando o domo no sonar até hoje ninguém sabe exatamente no que o navio colidiu, estávamos em guerra “AS” e desenvolvendo alta velocidade, quando colidimos com suposto objeto o navio balançou de proa a popa, não tocou PC, mas todo pessoal do CAV saiu investigando todos os compartimentos abaixo d’água, não encontrando nenhuma avaria aparente. Passado alguns dias no RJ suspendemos com destino para Aratu-BA para realizarmos o PDR, com o navio no dique foi observado o amassado no domo mas não chegando afetar por… Read more »

Mk48

Burgos,
.
Esse sonar do Mariz e Barros era ” o bicho ” , hein?
.
Muito potente e bom ! Escutava até pensamento ! ??
.
O sonar dos Oberon também eram excelentes.
.
Bom te ver de volta aqui.
.
Abs

Jorgs Wagner

Boa tarde….desculpa…sou leigo, mas pelo que vc falou….pode ter sido um OSNI…quem sabe ?…lamentável um submarino não ter vigias de vidro e potentes faróis para pode ver….

Burgos

Boa noite !!!?
Parece que vc não leu o texto direito.
“ Na década de 90 quando Servia lá no “Bruxo” aconteceu algo semelhante, amassando o domo no sonar até hoje ninguém sabe exatamente no que o navio colidiu”?

Realista

Nunca saberemos que objeto é esse .

Adriano Madureira

Esse submarino USS Connecticut foi recentemente lançado ao mar? A pintura dele está impecável…

Nick

Segundo o wiki o Connec.ticut é da classe Seawolf, predecessor dos Virginia, mas não menos sofisticado.

Cisso Paslei

Já que eu não acredito nas mentiras retóricas dos Estados Unidos e estão sempre vitimizando alguma coisa, supostamente o que aconteceu foi mais um blefe para contaminar as águas reivindicadas pela China e depois condená-la por alguns danos radioativos na área de reivindicações marítimas da china meridional.

Antonio Salles

Até onde vai o egoísmo do ser humano. Segundo os chineses “os americanos devem…” Certamente eles agiriam de modo muito diferente se um de seus subs enfrentasse incidente semelhante. O ser humano é deveras ridículo.

Marcelo Martins

O cinismo do governo chinês não tem limites!
“……séria ameaça e risco significativo para a paz e estabilidade regional” 
E as constantes e veladas ameaças contra Taiwan, não contam, como as centenas de avanços sobre o espaço aéreo de Taiwan?

Alex Barreto Cypriano

No caso, é hipocrisia, falsa indignação. Cinismo é matar guarnição vietnamita e tomar a ilha, como os chineses fizeram no passado, e nem lembro se houve, à época, a hipocrisia ocidental de praxe…

Leandro Costa

Recomendo assistirem ao vídeo do sub brief no YouTube sobre isso. É bem elucidativo.

Mk48

Oi Leandro, bom dia.
.
Sim.
.
É um excelente canal.
.
O cara que apresenta é ex operador de sonar da USNavy.
.
Nao sei se você sabe, mas o H I Sutton tambem tem um canal lá no youtube.
.
Abs

Andre

“séria ameaça e risco significativo para a paz e estabilidade regional”

Com a China invadindo águas territoriais filipinas, vietnamitas e o espaço aéreo de Taiwan falar uma coisa dessas….mais hipócrita impossível.