Brasília-DF.
Em 18 de outubro de 2021.

A Marinha do Brasil (MB) informa que hoje (18), às 15h (horário de Brasília), durante manobra no Rio Guayas, em Guayaquil-Equador, o Navio-Veleiro Cisne Branco colidiu com uma ponte, possivelmente devido ao efeito da correnteza. Um rebocador local, que apoiava o navio, emborcou durante esse movimento. Não houve acidente de pessoal.

No momento, o NVe Cisne Branco encontra-se fundeado em segurança, aguardando disponibilidade de cais para atracação em Guayaquil, onde serão avaliadas as condições de material, mais detalhadamente.

A Marinha do Equador, bem como autoridades locais, vêm prestando total apoio ao nosso Cisne Branco. A MB apura as causas e circunstâncias do acidente.

Centro de Comunicação Social da Marinha

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bit_lascado

Esse tweet da AFP tem algumas fotos do estrago https://twitter.com/AFP/status/1450270184514588672

Alison

Nada está tão ruim que não possa piorar… inacreditável…

Mk48

O que extamente , na sua opinião, ja estava tão ruim, que piorou ?

Carlos Gallani

Terra chamando Mk48, terra chamando Mk48, copia Mk48?

Mk48

????

Luiz Trindade

Kkkkkkkkkkkkkkk

Camargoer.

A MB precisa contratar a “porto seguros” para cobrir estes acidentes.

Luiz Guilherme Di Calaça

Ta dum tss

Paulo

Ou a Tokio Marine…

Camargoer.

Olá Paulo. Boa… riso.

Luiz Trindade

Tokyo Marine neh?!?

Camargoer.o

Luz-san, Soo desu ne. Tokyo marine desuyo.

Luiz Trindade

? ? ? ? ?

T.C.

Já vi gente falando que era culpa do prático.
Inacreditável a falta de noção do que deveria ser uma força militar, se der mole os almirantes lançam essa.

Marcos

Foi o quarto acidente na mesma ponte, inclusive um navio da Marinha do Equador também bateu nela. Tu acha mesmo que a culpa é da Marinha do Brasil?

EduardoSP

A responsabilidade é de quem pôs o barco ali, naquelas condições. Coclui-se, portanto, que a culpa é de Deus e não se fala mais nisso

Camargoer.

Caro Eduardo. De qual Deus? Considerando que o Deus cristão é o mesmo do judaísmo e do islã (mas também levando em conta que Cristo é o filho de Deus, mas por outro lado existe a santa trindade), ainda existem o xintoismo, budismo, religiões de origem africana, religiões dos nativos das américas, religião tradicional chinesa…qual destes deuses derá ser responsabilizadp? Talvez indiretamente, seja necessário perguntar a religião do capitão da embarcação. E se o capitão for ateu? E se a religião do prático for diferente da religião do capitão? E como fica a religião do capitão do rebocador? havia alguém… Read more »

Nando Mala

Deve ser aquele que tem um tridente, barba branca e um rabo de peixe…

Camargoer.

Olá Nando. Verdade, ainda que fica a dúvida se Netuno ou Tritão (nem vou me arriscar com o Kraken ou com a Ariel).

T.C.

Rapaz… saia pra ver o sol e tomar um ar..

Carlos

Inacreditável este devaneio dele, e parece que a situação piora a cada dia que passa.

Camargoer.

Olá T.C. Agradeço a sua preocupação com a minha saúde. Obrigado.

Luiz Trindade

Pow Camargoer… Agora vc forçou… Vai dar um nó na cabeça do cara… Kkkkkkkkkkkk

Camargoer.o

Olá Luiz. Decadence avec elegance.. riso.

Cristiano GR

Tem que rir de ateu. Pensam que somos evolução de bactérias e algas, pior ainda, de reações de ácidos e não reconhecem que assim nesse pensamento não poderia haver bactérias ou algas em sua forma natural, sem evoluir. Ou pior, se apegam à explicações sobre alienígenas, mas não param para pensar de onde foram gerados o alienígenas ou ainda que se estes existem, obviamente, num universo tão vasto, existem outros muito mais evoluídos que alguns que nos visitariam e seriam tão evoluídos, mas tão evoluídos que nem precisariam de veículos para nos visitar e sua evolução e sabedoria seria tão… Read more »

Flanker

Fazia tempo que eu não lia um comentário tão truncado.. …..enfim…..
Qual tua religião, meu caro?

Luiz Trindade

Provavelmente Cientologia! Ou não neh?!? Pode ser Cristão extremista!

Camargoer.

Caro GR. A evolução é um fato. Existem inúmeros exemplos documentados dos mecanismos de evolução, sendo o mais recente o surgimento de diferentes cepas do vírus causador da Covid19. Outros exemplos seriam o desenvolvimento de cepas de bactérias resistentes á antibióticos, os processos de aprimoramento genético de plantas e animais e a própria diversidade de espécies no planeta que compartilham os mesmos fundamentos bioquímicos. Eu conheço muitas pessoas religiosas que compreendem os mecanismos de evolução e conheço alguns ateus que são ignorantes sobre evolução. Deste modo, inexiste qualquer relação causal entre religiosa/ateísmo com evolução. Os fósseis são os registros mais… Read more »

Filipe Leonardo

Tá muito cedo pra apontar culpados, mas ter acontecido antes tá mais pra agravante do que pra atenuante.

T.C.

Nãããããoooo, imagina!!!!! A Marinha não é responsável por seus meios né? Navio de guerra é igual quando o Marcos recebe o carro do valet parking com arranhão: a culpa é do manobrista e que paguem os reparos. Mesmo sem incidentes prévios a responsabilidade da Marinha seria plena, com três incidentes anteriores então… mas tiveram a capacidade de ser o quarto navio a fazer parte de estatística da ponte. Na Marinha não se pode fazer nada além de confiar no prático, não é? Quem colocou o Cisne Branco nessa situação foi o acaso? Infelizmente não é estranho teu argumento terceirizando responsabilidades,… Read more »

Henrique

agora o cara quer que a MB tenha rebocador e pratico de todos os portos do mundo andando com os navios da MB pra não depender de estrangeiros KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
.
calado você é um poeta

T.C.

Interpretação de texto deficiente somada a deduções criativas eivadas pela bílis resultam nessa preciosidade coroada por cavalice desmoderada.

Luiz Trindade

Será que o Henrique entendeu?!?

Henrique

como já disse… calado você é um poeta
.

Cristiano GR

Concordo com tudo que escreveste até o penúltimo parágrafo, mas discordo totalmente da última frase.
Penso que é obrigação termos submarinoS nucleareS, armas nucleares e sermos capazes de mandar qualquer país calar a boca. Literalmente.

T.C.

Cristiano GR
Concordamos na importancia e necessidade de probulsao e armas nucleares para o Brasil. É impensável nada termos.
Mas, infelizmente há males que vemm pro bem: olhando o oficialato e como estes gerem as FFAA, aliado a populismo fiscal e decorrentes cortes para custeio via M.Defesa, ou risco sempre imediato de que algum irresponsável geopolitico em nossa republica bananeira decida agir, talvez seja menos arriscado a nós mesmos não te-las.

T.C.

Cristiano GR
Concordamos na importancia e necessidade de probulsao e armas nucleares para o Brasil. É impensável nada termos.
Mas, infelizmente há males que vemm pro bem: olhando o oficialato e como estes gerem as FFAA, suas aspirações nucleares parecem além de suas capacidades e responsabilidade; aliado a populismo fiscal e decorrentes cortes para custeio via M.Defesa, ou risco sempre imediato de que algum irresponsável geopolitico em nossa republica bananeira decida agir, talvez seja menos arriscado a nós mesmos não te-las.
O Brasil é o país que poderia ser mas nunca é.

MFB

Acho que culpar o prático seria o mais correto. Inclusive se o brasil entrar em guerra e precisar atacar algum país eles devem fornecer um prático com melhor capacidade e conhecimento para que possamos invadir com sucesso o país deles. A marinha brasileira não tem obrigação nenhuma de ter conhecimento prévio das águas que irá navegar, tampouco deve ter capacidade de efetuar manobras em segurança.

Marcos

Lógico que não é da MB.
A culpa é toda minha.

MFB

é culpa do prático. Óbvio. Só espero que durante uma guerra, o prático esteja melhor preparado para receber navios estrangeiros (porque obviamente a marinha não vai estar).

José

Mas estando o navio num porto a sair ou a entrar o comando não passa para o piloto do porto?

Acho que estão a pedir contas ao comandante do navio quando ele passa a ser apenas um espectador no seu proprio navio….

Posso estar a dizer uma grande asneira mas, fiquei com essa ideia da entrada e saida dos navios em portos teria de ser feita por oficiais do porto em questão

T.C.

A Marinha é responsável pelas naves, não se terceiriza a civis embora estes sejam fundamentais para tais manobras, é dever da força e do comandante no local se assegurar de que todas os fatores condizem à manobra em praticagem. De questões burocráticas, análise de condições de navegação do local, seu histórico (já teve 3 acidentes anteriores), riscos (como a ponte), análise dos práticos, infra estrutura local e inteligência militar. Se fosse o caso nem navegar a este porto deveria (a falha pode ser muito anterior ao acidente) Colocar o Cisne Branco em condição e decorrente evento de colisão envolve alguma… Read more »

Henrique

A Marinha é responsável pelas naves…
.
agora marinha é a frota estelar…
.
POETA…

T.C.

“Um navio é uma nave. Conduzir uma nave é navegar, ou seja, a palavra vem do latim navigare, navis (nave) + agere (dirigir ou conduzir).”

Calado? sim. Quem fala de mais dá bom dia a cavalo. Pra quando parar de dar coice, segue link pra que aprenda algo ou corrija a Marinha.

https://www.marinha.mil.br/tradicoes-navais/conhecendo-o-navio

Ricardo

“Na cara não, para não estragar o velório.”

Luiz Trindade

Pois eh… Numa coisa eu tenho de concordar com Henrique T.C…. Vc é um poeta que usa as fontes de conhecimento confiáveis. Traz o conhecimento de maneira extrovertida!⚓⚓⚓

Marcelo

Iiixxciiiiii!! Apelou pra infantilidade de quinta série , ao invocar os “Trekers”
É o drama dos “adultos “ geração renegade atual …a faixa dos 30-55 que não cresceram! Os adeptos do movimento “despertar” norte americano oriundos da CA e NY que geraram um bando de enfermiços ???
Gente chata com argumentação chata??
Politicamente correto É CHATOoooo

Henrique

mais um poeta…

legal que o TC precisou de um link da marinha pra mostra o ponto kkkk
cara foi de full viralata a full defensor de de um tópico pro outro do nada kkkk

Last edited 3 anos atrás by Henrique
Rinaldo Nery

O que é um ¨oficial do porto¨?

Osvaldo serigy

Nossa que coisa!!

TeoB

Dos males o menor, só danos matérias, os procedimentos lá terão que ser revistos pois não é o primeiro, as imagens do rebocador emborcando mostram a força que estava a correnteza, mais sorte que juízo do pessoal lá… poderia ter sido bem pior.

guilardo

E realmente lamentável. O Cisne Branco é uma das poucas embarcações imponentes da Marinha que sempre nos encheu de orgulho. Utilizando velas e pequeno motor, sempre correu o mundo levando a bandeira do brasil. Hoje, além de já não termos uma esquadra de combate, passamos agora, por um tempo pequeno, acredito, a não ter representação mundo afora. Resta-nos esperar pelo navio polar novíssimo, para alegrar a Antarctica, focas e cientistas de férias.

Mk48

Lamentavel de verdade, é você escrever :
.
“Resta-nos esperar pelo navio polar novíssimo, para alegrar a Antarctica, focas e cientistas de férias.”
.
Haja vontade de lacrar, hein?

Camargoer.

Olá Mk48. O pessoal odeia cientista. Isso explica muita coisa.

ednardo curisco

segundo a animalia, tudo chegado num entorpecente

Camargoer.o

Olá Ednardo. Atualmente, os cientistas hoje estão mais preocupados com ansiolíticos e antidepressivos que com drogas recreativas.

Luiz Trindade

Principalmente da atualidade onde pessoas acreditam mais em whatsapp do que em fonte de informação crível como livros e pesquisas Camargoer!

Agnelo

com certos cientistas q se ve no Brasil……. não tá facil……. eu ate entendo…..

Camargoer.

Ola Agnelo. Verdade? Quem seria este cientista picareta que você conhece?

Camargoer.

Caro Guilhardo. De fato, todo cientísta que conheço tira férias para trabalhar. Revisar teses dos alunos, concluir artigos, responder para editores de revistas, emitir parecer para as agências de fomento, submeter propostas para financiamento da pesquisa e, claro, ficar semanas isolado no frio, longe da família, na companhia de pinguins e focas, escavando o gelo para coletar amostras… realmente cientistas são incompreensíveis. Mas qual seia a opção, férias no calor de Dubai?

Funcionário do EB

Férias no Dubai só levando a família, os amigos, os assessores. E na base da mamata.

Guilardo Pedrosa.

Caro Camargoer. Respeito muito as suas opiniões e aprendo muito com elas. Não me referi aos cientistas pois sei da sua importância. Sustento porém que os gastos desprendidos com esse projeto polar, na minha ótica, são absolutamente desnecessários. Veja que além de já não termos uma verdadeira esquadra, estamos em reta falimentar com o estado brasileiro quebrado. Devemos escolher, ou melhorar a esquadra ou gastar no Polo sul.

Camargoer.

Olá Guilardo. A principal razão do Brasil manter uma base permanente de pesquisa na Antártica está relacionada com o Tratado Antártico, que o Brasil é signatário. Este tratado aos membros que realizam pesquisas regulares e relevantes no continente Antártico o direito de voto sobre o uso e exploracao comercial da Antártica. Caso o Brasil abra mao de manter uma estação científica lá, ele também perde todo o direito de voto sobre a exploração comercial da região e também perde o direito de se beneficiar dos recursos naturais localizados lá.

Varg

Nenhum dano que superbonder e silvertape não resolvam.

Carlos Crispim

Não quiseram pagar o flanelinha, deu nisso…

Rafael

Mais um embaraço para ser explorado pelos detratores da instituição, vulgo contribuintes. Os famosos “lacres”.

Rafael Costa

Galante, saíra alguma matéria no Poder Naval sobre a colocação dos novos motores do submarino peruano SS-34 Chipana ?

Mk48

Oi Rafael.

Aqui você pode ver uma ótima matéria sobre o assunto :

https://www.elsnorkel.com/2021/10/Se-remplazaron-los-4-motores-diesel-al-Submarino-BAP-Chipana.html

Max

Eu vi essa materia, muito boa !

Mk48

Que tal TODOS nós esperarmos por mais informações, ANTES de ficar nesse show de desinformação ?

EduardoSP

Sem discordar da sua sugestão, se depender da MB acho que ficaremos dias, talvez meses e eventualmente nunca saberemos o que realmente aconteceu.
As ffaa e a MB, em especial, não tem o hábito de prestar contas para o público pagante.
Saem sempre essas notinhas genéricas.

Mk48

EduardoSP, boa noite.
.
De fato o histórico da MB é esse mesmo que você falou, mas creio que pelas caracteristicas desse caso em particular, vai sair algo mais.
.
Creio.
.
Abs

Jeferson

Os navegadores antigos que desbravaram os mares e descobriram os continentes em suas caravelas, naus e fragatas de madeira, devem olhar uma aberração destas e sentir vergonha dos atuais navegantes.

Mk48

Exatamente.
.
Os grandes comentaristas que nos brindavam com seus conhecimentos aqui no blog , e que dado o besteirol reinante desistiram deccontinuar, também devem olhar com aberração as asneiras que são escritas aqui hoje e sentir vergonha de como ficou isso aqui, graças a comentarios como esse seu e de outros.

Last edited 3 anos atrás by Mk48
Tomcat

Caro Mk48, você não é o único a lamentar a profunda perda de qualidade nos comentários. Que saudade dos comentaristas antigos aqui no Naval e no Aéreo. Sou leitor do Naval desde 1998 e só vejo piorar o nível

Mk48

Pois é Tom !
.
Uma pena mesmo.
.
Abs

Camargoer.o

Olá Tom. Estamos velhos mesmo. riso. Somos da mesma época. Muitos colegas que contribuiam positivamente deixaram de participar, mas muitos outros comentaristas que tumultuavam o ambiente também deixaram o a trilogia. Por outro lado, também vi muitos colegas novos que passaram a comentar aqui de modo construtivo. As vezes, percebo que alguns novos participantes levam algum tempo para entender o contexto dos debates, e acabam exagerando mais por inexperiência que má-fé. (também suspeito que alguns comentarias voltam com outros apelidos apenas para tumultuar. Talvez o melhor seja ignorar essa turma barra-pesada).

Satyricon

Tomcat, vc tem razão, perdemos muito.
Lembro-me que, mesmo nos primórdios da trilogia, havia uma regra básica (não escrita):

Não alimente os Trolls

Mk48

Satyricon, bom dia.
.
Havia sim, mas também havia uma moderação muito forte por parte dos editores, pelo menos no PN.
.
O Forte foi o primeiro que virou terra de ninguém. Depois os outros também foram gradativamente se tornando isso que temos hoje. Até palavrão passa batido nos posts.
.
Uma pena memo

Last edited 3 anos atrás by Mk48
Rodrigo Maçolla

Acidentes acontecem, Mais que lastima justo com o “Cisne”…..

é difícil avaliar mais por estas duas fotos aqui postada, parece que houve um bom estrago no 1º mastro o da proa… Alguém sabe dizer se nestes casos pode ser substituído ou concerto parte do mastro ? ou teria que ser substituído por inteiro ?

E quem é o Capitão do Cisne atualmente ?

Marcos

Vídeo do acidente de 2017

Mas a culpa é da Marinha do Brasil sim, pode acreditar. Até mesmo os equatorianos estão culpando o projeto. Na época a ponte colapsou, mais de 145 metros.

https://streamable.com/ciibvz

BK117

Este evento tomou conhecimento mundial e até agora estou impressionado com a quantidade de especialistas em veleiros, peritos, almirantes e encarnações do próprio Pedro Alvares Cabral que apareceram para criticar.
Erros acontecem e servem de aprendizado para evitar que se repitam. É impossível julgar a competência de toda uma Armada por conta de um incidente.

Carlos Gallani

A nossa armada não precisa desse incidente para ter a a competência julgada!

Mk48

??

FERNANDO

Mas, que foi uma barbeiragem, isso foi!!!

BK117

Creio que vale um esclarecimento sobre meu comentário.

Utilizei o termo Armada pois estava me referindo estritamente à competência dos praças e oficiais em tripular os meios e conduzir suas missões. Sabemos que são muito competentes e bem treinados. Comentei pois vi em vários lugares comentários como “E são esses que querem dirigir subnuc?” e outros mais depreciativos.

Não quis me referir à MB como um todo, sua estrutura , etc. Sabemos dos problemas e das válidas criticas quanto a isso.

ednardo curisco

pelo que vi…

a) a ponte levadiça estava erguida, para passagem do Cisne Branco.é relativamente bem estreito

b) o rebocador esta auxiliando nosso navio na manobra, que é bem difícil, mesmo para navios a motor. Certamente a manobra foi auxiliada por prático do porto, o que é normalíssimo

c) algo deu errado e a correnteza, fortíssima, levou nosso navio a bater na ponte

Luiz Trindade

Somente para contribuir com as discursões abaixo sobre responsabilidade tem um ditado que diz: O incompetente acha desculpas, o competente acha soluções!

Max

Bah, ta louco !!! o que esse navio estava fazendo perto de uma ponte tao baixa???

Camargoer.

Olá Colegas
No meio do caminho tinha uma ponte
Tinha uma ponte no meio do caminho
Tinha uma ponte
No meio do caminho tinha um ponte.

Luiz Trindade

Resposta bem explicativa Camargoer mas será que vão entender?!? Kkkkkkkkkkkkk

nerudarruda

ao ler os comentários de alguns foristas,a lembrança imediata do “febeapa” do saudoso Sergio porto é inevitável…

Camargoer.

Olá Luiz. Carlos Drummond é sempre legal. Quem conhece não esquece.

Camargoer.

Olá a todos. Acho surpreendente negativar Drummond. Daqui a pouco vão dizer que Clarice Linspector era comunista porque nasceu na Ucrânia…

Camargoer.

Olá a todos. “Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome”. C.Linspector.

Antonio Palhares

Será que o pessoal não pode prever uma situação dessa? Analisando a posição da ponte, tábuas de marés, velocidades dos ventos e correntezas ? Ou o problema seria etílico ?

KSC

Assistindo ao vídeo 2, nota se bem no início, um rebocador grande arrastando o grande veleiro pela proa, que por sua vez, arrasta um pequeno rebocador pelo bombordo, até viralo de ponta cabeça.
No vídeo 1, o veleiro está sendo empurrado somente pelo rebocador pequeno, o rebocador grande apenas acompanha, mas não faz nemhuma ação no sentido de puxar o veleiro, não parecia estar mais com algum cabo que estivesse atrelado ao veleiro.
Parece que houve neglicenciamento ao veleiro, devido capotamento do pequeno rebocador.

Sincero Brasileiro da Silva

É uma vergonha atrás da outra! Próxima…

JT8D

Nossa, quanta treta e lacração! Fui !!!

Bryan

Eu leio muitos comentários depreciativos que fico me perguntando a idade desse pessoal. O que aconteceu foi um acidente e, infelizmente, acidentes acontecem. Eles estão tendo o suporte necessário e vida que segue. Claro, os responsáveis serão punidos. É a vida.

MFB

Parabéns aos envolvidos. Uma bela exibição da capacidade de manobras da marinha brasileira e do preparo para batalhas em águas internas. Mas a culpa é do prático… Espero que esse prático melhore pra durante um estado de guerra em que seja necessário utilização de marinha isso não ocorra mais.