Submarino Fateh da Marinha Iraniana

TEHRAN (Tasnim) – O comandante da Marinha Iraniana contra-almirante Shahram Irani revelou os planos do país para a produção de novos submarinos autóctones.

Em uma entrevista de rádio na quarta-feira, o chefe da Marinha disse que o Irã conseguiu equipamentos navais complicados com base nas capacidades domésticas.

Apontando para os submarinos de fabricação nacional que estão atualmente em serviço, o comandante disse que a Marinha vai fabricar novos submarinos em um futuro próximo.

Revelando planos para a produção de destróieres pesados, o contra-almirante Irani disse que vários destróieres das classes “Jamaran” e “Sahand” estão atualmente em construção.

O Irã lançou até agora diferentes classes de submarinos avançados construídos internamente, incluindo Qadir, Qaem, Nahang, Tareq e Sina.

Em uma reunião com comandantes da Marinha em novembro de 2018, o líder da Revolução Islâmica Aiatolá Seyed Ali Khamenei elogiou como “grandes e fabulosos” os avanços que as forças militares iranianas, a Marinha em particular, fizeram desde a vitória da Revolução Islâmica em 1979, dizendo que o sucesso da Marinha em colocar em serviço embarcações autóctones, como o destróier Sahand ou os submarinos Fateh e Qadir, anuncia mais progresso dia após dia.

Fateh
Iran-Fateh-Submarine-Cutaway.jpg
Visão em corte do Fateh
Qadir

Subscribe
Notify of
guest

215 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Neves

Qadir parece um tipo II da IIGM, pintado de verde!

Palpatine

Parece aqueles submarinos dos narcotraficantes kk

Tomcat4,2

Exatamente, tem que ver se num é de fibra tbm.rs

Agressor's

Nunca subestimar um povo obstinado, acuado e que investe em educação…

Mayuan

E que quer arrumar confusão com meio mundo…

Last edited 2 anos atrás by Mayuan
Leandro Costa

Isso aí. Exatamente o que fizeram (e fazem) com Israel.

PauloR

Brasileiros…

JEFFERSON FERREIRA DA SILVA

Pois é… eles tem uma economia infinitamente menor que a nossa e mesmo assim são infinitamente superiores a nós em diversos campos, como drones, mísseis…

Mayuan

Se nós fôssemos uma ditadura teocrática que arruma confusão com todo mundo estaríamos com ainda mais equipamento.

Teropode

O Irã só arruma confusão com Israel e na verdade o povo iraniano eh feliz , democracia tem-se demostrado ser um embuste para os incautos acharem que mandam alguma coisa , a democracia brasileira eh um exemplo do tal pão e circo ( sem educação ).

Mayuan

Nossa! Muito felizes! Só posso imaginar. Aliás, só podemos né? Ou você já foi lá?

Sobre democracia, não são os canhotos que se dizem resistência defensora da democracia? Fiquei confuso agora.

A democracia tem sim defeitos mas, até que se invente forma melhor de organização social, é de longe superior às demais, inclusive a teocracia iraniana.

Mk48

Parabens por nos brindar com mais um brilhante comentário !

Jean Renato liotto

Isso é simples, esforços (pesquisa, desenvolvimento, recursos) são direcionados para esse campo. Aqui no Brasil o assunto “forças armadas” é tratado como tabu, com imagem muito negativa pela mídia e população em geral. Desde os primórdios o desenvolvimento das nações está interligado com o desenvolvimento das suas forças armadas.
Mas no Brasil, gastar dinheiro com isso é uma heresia.
Em tempo, no Irã nao há muito espaço para críticas as políticas do regime dos Aitolás.

Comte. Nogueira

Eles não tem tribunal de contas, congresso, MP, 45 partidos, STF, FEBRABAN, OAB, etc ..

Agressor's

Gostem ou não! O Irã é um país soberano, e como tal, tem o pleno direito de defesa. Tempos difíceis fazem homens fortes. A necessidade fez o Irã forte e sem medo de ninguém. O mundo está se preparando, um grande conflito deve acontecer em breve…

Mayuan

Os tempos difíceis foram feitos por homens difíceis. Era um país bem mais próspero antes dos aiatolás tomarem o poder.

Mk48

Verdade.

Teropode

Bobagem , os EUA também era muito mais próspero antes de começarem a dar ouvidos para uma minoria lacradora e sem espírito nacionalista .

Mayuan

Ou seja, toda vez que a ideologia cega as pessoas, a coisa degringola. Infelizmente é o que vem acontecendo em nosso país ao termos cada vez mais gente abraçando pautas identitárias que foram inseridas artificialmente aqui com o único intuito de nós desagregar e enfraquecer. Está na hora de todos nós, começando por este fórum aqui, colocarmos nosso país acima destas pautas, ideologias e políticos de estimação. Podemos discordar mas devemos nos respeitar e acima de tudo devemos lutar pelo bem de nosso país.

AMX

O maior exército exra-otan, tirando o bloco comunista.

Agressor's

Nem se compara com nossos blindados que lançam fumaça sem parar! Será que é capaz de destruir casinhas de boneca?

Mayuan

Seria legal testar, disponibiliza a sua?

Jadson Cabral

A nossa velha mania de criticar os outros enquanto a gente sequer consegue fazer o que eles fazem. Vão fazendo piadinha do Irã… que daqui a 20 anos eles estarão tão superior a gente que dará até pena, do mesmo jeito que brasileiro fazia piada da China nos anos 70/8. Enquanto aqui a gente, ao invés de lutar pra fazer e fica de brincadeirinha, os outros estão se esforçando pra evoluir.

Mk48

Cara, se você valoriza tanto um país governado por uma ditadura, e deprecia onde vive, vai morarclá.
.
O primeiro post que você fizer lá, detonando eles, comobfax livremente aqui, sem consequencias, tu vai preso.
.
Vai pra lá.

Jadson Cabral

Tu é muito burro, na moral! Onde é que você tá me vendo valorizar qualquer outro país aqui em detrimento do meu??? Eu apenas estou analisando os fatos. E o fato é que mal ou bem o Irã tenta desenvolver capacidades porque sabe que não pode contar com ninguém. Enquanto isso isso muita gente aqui fica tirando sarro, sendo que em muitas áreas eles estão bem mais avançados que a gente e sendo que nós somos completamente dependentes. Só isso. Quando foi que você me viu defender ditadura aqui? Esse nem é o foco do blog. Quem gosta de politizar… Read more »

Caerthal

Nós aqui preferimos financiar amantes de políticos e juízes. Prioridades…

Mk48

Fica nervozinho não falastrão.
.
Se isso que tu escreveu é uma análise, Deus me livre.
.
Passa fora!

Teropode

A necessidade de aparecer ignora o bom senso ….

Teropode

Sempre eles , os patriotas mamadores , os caras não percebem que o Irã experimenta uma fase crescente de aprendizado , comum em todas futuras potências regionais , deixem os sabidoes se roerem ….

Sagaz

O que eu acho pior é brasileiro falando na terceira pessoa. Troquem “brasileiro” por “eu”, olha no teu RG o que vc é. Se equipamento militar não é prioridade olha o resto que há nesse país. Somos um país continental, com uma grandeza humana descomunal e com uma infraestrutura gigantesca, por mais que precisemos melhorar muita coisa nem de longe estamos aquém de um Irã! O problema dos “paulofreirianos” é isso, doutrinados a só reclamar

Mayuan

Para meu querido. Não tem como comparar honestamente china e Irã

Luís Henrique

Os “Destroyers” citados Jamaran e Sahand, são navios com cerca de 95 m de comprimento, 11 de largura deslocam cerca de 1.500 toneladas e são armados com 4 misseis antinavio e 4 misseis antiaéreos.

As nossas futuras Fragatas Tamandare seriam classificados como Cruzadores no Irã. Kkk

Amaury

Da mesma forma que eram chamadas de corvetas até mesmo aqui….Tudo varia de acordo com o gosto do freguês

André Macedo

Ao menos elas existem, e foram construídas por um país afundando em sanções.

Flanker

Tá…existem. Mas, servem pra que??? Só pra reforçar o discurso dos fundamentalistas teocráticos que governam o Irã.

Max

Olha, não sei para que servem todos os cacarecos que eles constroem, mas chovem sanções neles e ninguém coloca o pé lá….

Flanker

Ok….se tu prefere entender por essa ótica, tudo bem. Mas, falando especificamente do submarino moderníssimo mostrado na última foto, volto a perguntar: serve pra que?? Isso não passa de um esquife submersível….e as sanções encerraram há 1 ano.

Last edited 2 anos atrás by Flanker
Luís Henrique

Sim. O Irã foi obrigado a desenvolver suas indústrias bélicas de forma autônoma. E fizeram ótimos trabalhos em algumas áreas, como as dos mísseis e drones. Porém, em relação à caças, navios de combate e submarinos, eles constroem equipamentos bem menores que os encontrados na maioria dos países e que carecem de sofisticação quando comparados aos melhores do mundo. Só isso. O Brasil está atrás em muitas áreas como em mísseis e drones, porém construímos corvetas, fragatas, caças não de forma independente, com ajuda externa e projetos estrangeiros, porém muito mais sofisticados que os equipamentos do Irã. Não tem como… Read more »

Teropode

A diferença que muitos ignoram eh que a Tamandaré eh um produto desenvolvido por alemães e nem o aço e a tinta serão brasileiros , já os Destroyers iranianos são quase 100% um produto iraniano , inclunfi armas …

Amorim

Basicamente o Ira não necessita de naves grandes, sua marinha tem por função negar o transito e o acesso ao golfo pérsico, por isso seus submarinos são minúsculos.

Cada força tem seu planejamento e sua função própria, vale a pena pesquisar isso antes de falar sobre os meios que cada uma delas escolhe desenvolver.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

E com o mastro de periscópio aparentemente fixo, que velharia.

CarvNovo2008

Nao é fixo. Ele dobra

Teropode

A qual classe vc se refere ?

Joanderson

As sanções que proibia o Irã de importar armamentos não ja foram levantados ?
Era a hr da Rússia entra firme e exporta de submarinos a caças de 5 geração ja que é o unico pais que não abaixa a cabeça para os EUA e União europeia.

Antoniokings

O Irã está demorando um pouco em ir ‘às compras’.

Adriano Madureira

quanto a demora, o chefe das forças armadas iraniana chegou hoje a Moscou para negociar compras de armas… O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas do Irã, major-general Mohammad Hossein Baqeri, discutiu as compras de armas da Rússia por Teerã durante sua visita a Moscou. Em uma reunião na embaixada do Irã em Moscou em 18 de outubro, Baqeri disse que depois que o embargo de armas da ONU ao Irã expirou em outubro de 2020, o governo iraniano assinou acordos com a Rússia para a compra de caças e aeronaves de treinamento, juntamente com helicópteros de ataque. “Os acordos… Read more »

Antoniokings

Estou lendo.
Muito interessante.

Hcosta

Sim e a Rússia também não tem interesse em ter um relação económica com os EUA e a UE?
E o Irão tinha um acordo para a limitação das pesquisas nucleares até que Trump decidiu quebrar. Não me parece que se possa dizer que o Irão seja assim tão forte e independente e que não aceita acordos.

Antoniokings

Será mais um problema para os Estados Unidos.
Desdobrando suas forças na tentativa de conter um número cada vez maior de inimigos.
Conforme previsto.
Prevejo também que isso vai esgarçar ainda mais o orçamento americano.
Situação bem complicada para a América.

Mk48

Prezado Kings,
.
A capacidade iraniana própria em construir submarinos é pífia, nada muito diferente do que traficantes de drogas colombianos ou mexicanos possuem.
.
No entanto, se houver assistência Russa ou Chinesa, aí é outra história.

.
Abs

Rafael

Cara, se eles continuar construindo submarinos com o tempo a tecnologia melhora e pode ser uma grande dor de cabeça para o EUA, tanto que a teclogia nazista de submarinos deu muita dor de cabeça na segunda guerra mundial, se não fosse os sonares, o mar iria ser totalmente dos nazistas na época, por isso não deve se subestimar o inimigo, se o iran não copiar tecnologia de nem um inimigo, só daqui a 20 ou 30 anos eles chegam no nivel dos submarinos americanos ou russia, o tempo é a coisa mais preciosa para quem é persistente.

Mk48

Se o criterio for “o tempo passar” ele passa igualmente para todos.
.
O Irã tem que fazer maus que isso para contruir um submarino de verdade

Agressor's

O Irã honra sua História. O instinto belicoso está no sangue deles, já foram na antiguidade um grandíssimo império!..

Mayuan

E desde quando isso é bom?

Mayuan

Aham

Agressor's

O Irã mesmo com os embargos ainda conseguem fazer muitas coisas com seu conhecimento.

Antoniokings

Prezado Mk48

Mesmo assim, representa uma grande ameaça à circulação de navios no Golfo Pérsico, particularmente no Estreito de Ormuz, artéria vital no transporte de petróleo.
Devo lembar que o Irã remanejou seu sistema de exportação para terminais longe desse estreito, o que permite que ele ‘crie problemas’ naquela região sem ser muito afetado..
De qualquer maneira, será necessário aos EUA dividir suas forças para tentar contornar a situação.

SDS

Mk48

Caro Kings.
.
Sem dúvidas que são uma séria ameaça , especialmente com esses mini subs em emboscada, em chockpoints, aguardando uma oportunidade. Dificilmente um sonar os detectariam nessas condições. Agora, seria uma viagem só de ida para eles, tenha certeza.
.
Abs

Marcelo Baptista

“Agora, seria uma viagem só de ida para eles, tenha certeza.”
Este é um ponto importante, sendo fundamentalistas (para mim não importa do que) eles não tem problemas com isto, ao contrario, vão de braços abertos. O que com certeza deve ser levado em consideração pelos especialistas (tantufaz se EUA, UE, China ou Russia, todos ficam preocupados com isto e o quanto isto pode afetar o status quo, para um lado o para o outro).
P.S.: coloco os adendos para deixar o texto o mais claro possível, tem muita gente com deficit de interpretação, ehehhe.

Last edited 2 anos atrás by Marcelo Baptista
Mk48

????

Leandro Costa

Eu concordo com você Marcelo.

Antoniokings

Prezado Mk48 Leitura interessante de hoje. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) decidiu concentrar seus esforços na proteção dos territórios aliados contra ameaças da Rússia e da China, com novos planos discutidos na quinta-feira e sexta-feira pelos ministros da Defesa do bloco. “Há uma transformação em andamento. Reduzimos significativamente o envio de missões fora dos territórios da aliança e estamos fortalecendo a defesa coletiva”, disse o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, antes do início da reunião. A modernização dos arsenais da Rússia e da China – dois países que se equipam com mísseis hipersônicos, investem no espaço e… Read more »

Mayuan

Para eles e para a infra estrutura militar e civil do país. Ou vocês acham que o Aiatolá vai brincar de dono da passagem impunemente? Especialmente se começar a afundar navios e causar prejuízos às potências atuais.

André Macedo

A capacidade de manter uma linha de produção é realmente limitada, mas a classe Fateh tem capacidade de lançar mísseis, não é qualquer país que desenvolve essa tecnologia enquanto estão afundando em sanções.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Mk48

Até hoje, com apenas 1 submarino dessa classe operando, só foi provado que conseguem disparar torpedos, e lembrando que disparar é uma coisa. Acertar o alvo é outra , bem diferente.
.
A capacidade de lançar mísseis anti navio até agora só existe no papel. Que mísseis seriam esses ?
.
Qual é o sistema de combate que o Fateh usa ?
.
Não sabemos nada.

Last edited 2 anos atrás by Mk48
CarvNovo2008

Nao é bem assim nao mestre. Tem um excelente site especializado o CovertShore do Hi Sutton em que o amigo pode acompanhar os desenvolvimentos

Mk48

Oi Carvalho.
.
Sim. Conheço o site e o canal do youtube do H I Sutton.
.
Obrigado de qq maneira.
.
Abs

CarvNovo2008

Mestre Mk48, veja este material. Ele é bem interessante

http://www.hisutton.com/Fateh-Class_Submarine.html

Mk48

???

Jadson Cabral

Você manja tanto das coisas que nem sabe a diferença entre um submarino, um submersível e um batiscafo. O narcotráfico não faz submarinos, pois submarinos, por mais simples que sejam, envolvem um risco muito maior. O narcotráfico usa submersíveis que basicamente são dois barcos colados com muita fibra de vidro, com um motor, um leme e um snorkel. Ele nunca submerge totalmente. Você não vê Nasa semelhante nos submarinos do Irã, que têm capacidades plenas, inclusive de disparar torpedos, mas obviamente são muito menores e têm uma autonomia menor que os submarinos que conhecemos. Mas eles estão evoluindo e você… Read more »

Mk48

Poxa, não sabia!.
.
Obrigado por explicar !
.
Passa fora bobão ????

Mayuan

As previsões dele valem o mesmo que uma nota de 300 reais. De quem foi a previsão que o Irã encheria o carrinho das maravilhosas mega blaster Power Rangers (segundo ele) máquinas da mãe (dele) Rússia no mesmo momento em que as sanções acabassem?

Mk48

Exatamente!.
.
Deixa esse bobalhão do Jadson desfilar as asneiras dele.

Hcosta

Não é só problema dos EUA. Tem a Arábia Saudita e Israel como inimigos.
Os EUA não estão isolados. E isso é uma grande diferença para com a China e a Rússia que têm aliados de circunstância.
E que problema dão estes submarinos em termos militares? O risco é bloquearem o estreito de Ormuz o que é um grande problema mas é o principio do fim deste regime.

WSilva

Os ”aliados” dos EUA são superestimados, muitos vivem uma situação de quase refém.

A aliança de chineses, russos e norte coreanos é mais coesa, não se esqueça que o filho de Mao Ze Dong lutou e morreu na guerra da Coreia pelos norte coreanos. Quero saber se o filho do Trump ou do Biden morreriam pela Ucrânia ou Taiwan. rs

Mais fácil acionar um dos aliados, leia-se refém para servir de bucha de canhão.

Leandro Costa

Aliados em ‘situação de quase refém’ é algo que eu nunca tinha ouvido falar antes. Bem imaginativo apesar de totalmente irreal. Agora, em relação à Coréia do Norte e laços com China/Rússia/Irã, etc., talvez sejam ‘aliados’ porque ninguém mais o seria.

WSilva

Ser aliado próximo dos EUA significa abrir mão de sua soberania, ser espionado e ter que gastar X% de seu pib em armas, americanas é claro, tudo isso para combater inimigos imaginários que os EUA criam ora ou outra que NADA tem a ver com você.

O mundo que estamos caminhando vai precisar de divisão de poder, esse poder dos EUA vai ser dividido com China, Russia, Índia, Brasil e África, esse rumo é irreversível.

Leandro Costa

Não significa não. Ser aliado de qualquer país não significa abrir mão de absolutamente nada em relação à soberania. Cada país faz uma escolha de acordo com os termos de cada tratado. É uma questão única e exclusivamente de interesses partilhados, caso contrário não tem acordo naqueles termos. Pressões para cá e para lá são normais, e cada caso é uma situação diferente. É impossível colocar tudo no mesmo saco e rotular da maneira que for mais agradável ou desagradável. O Mundo já caminhou para a multipolaridade antes e provavelmente e estamos sim caminhando para essa multipolaridade novamente. Não é… Read more »

WSilva

Cada vez mais países não aceitam ficar fora do tabuleiro internacional, países grandes ou países como grande potencial terão que lutar por um mundo multipolar, não dá mais para para ficar a mercê, seja de EUA, seja de China ou Rússia, a divisão de poder é irreversível.

Leandro Costa

WSilva, nenhum país quer ficar de fora do tabuleiro internacional, e literalmente todos podem ser ouvidos em algum momento. Mas ser ouvido e ser levado à sério são situações completamente diferentes. O que faz um país ser ‘grande’ ou ‘pequeno,’ ser isolado ou agregado à comunidade internacional é seu papel dentro do sistema internacional. Existem países com projeção grande pura e simplesmente devido à sua posição geográfica, e outros por suas ações dentro do sistema internacional. É uma questão não apenas de vontades e força, mas de deveres, responsabilidades, e estabilidade. Quando um país joga contra o que é definido… Read more »

Alois

Muito bom Leandro, existem duas formas de conseguir protagonismo internacional, ou seja através do poder economico e militar, mas estes paises não tem apenas bonus, mas muitos onus, pois existem muitos desgastes, como exemplo quantos milhares de americanos morreram para conseguir e manter a egenomia no ocidente?, nem todos estão dispostos a pagar esta conta. Na vida ou nas relações internacionais você é o lobo ou a ovelha.

Hcosta

Não foi o senhor que afirmou que os EUA não vendem os Apaches para o Brasil?
E agora vem com essa história que tem de gastar o seu orçamento em armas americanas?

Gostava de saber qual foi o país que teve de abdicar da sua soberania. Ou obrigado a combater.

WSilva

Eu? Eu nunca falei nada disso.

Sou a favor de comprar armas daqueles que aceitam transferir certas tecnologias para assim criarmos nossa base tecnológica.

Não adianta nada comprar armas dos EUA se aqui no Brasil tu não produz nem um saco de prego por conta própria.

Agnelo

Vendo os aliados dos EUA e os da China/Rússia, fico imaginando como os Russos/chineses conseguem ser tão piores do q os EUA, pra não ter quase ninguém…..

Cristiano de Aquino Campos

Perfeito! O triste e que tem 11 que negativaram alguém que defende a divisão de poder e grana ate com o Brasil. Preferem o Brasil sub-desenvolvido e colónia.

WSilva

Pois é, isso é o que mais me preocupa no Brasil, a falta de visão dos brasileiros.

É inacreditável a quantidade de pessoas presas na dualidade ” é melhor ser comandado por X do que por Y” mas nunca é melhor o Brasil comandar a si próprio, essas pessoas vivem numa matrix e com essa mentalidade de escassez vai demorar para o Brasil decolar.

Marcelo Baptista

Uai, mas vc acha que ser aliado da China ou da Russia não dá no mesmo?
Vc realmente acha que eles não espionam, não exigem contrapartidas, econômicas/politicas o que seja?
Não é uma questão de quem é o mocinho!
Não tem mocinho!
Não tem o Bom, o Mau e o Feio!
Só tem o Feio! (Quem assistiu o filme vai entender a referencia, hehe).

WSilva

Mais um que vive na matrix. rs

Quando é que vocês vão colocar na cabeça que o Brasil precisa ser INDEPENDENTE, parem de propagar a mentalidade da escassez, parem de querer o Brasil fazer grupinho com país A ou B, parem de achar que existe país A que lidera o mundo melhor que o país B, parem de viver nessa fantasia! O Brasil precisa ter bom transito com todos porém ter sua própria agenda econômica e militar.

Leandro Costa

Ué, mas ele não falou NADA em relação à Brasil.

Marcelo Baptista

Mas foi o que eu disse! Não dá para defender um lado, a não ser por oportunidade, seja financeira, politica ou estratégica. Vc nao esta completamente errado neste sentido, o problema é o seu posicionamento descrito de defesa do lado oposto. Releia os seus posts, vc vai perceber que simplesmente maniqueou o assunto. O que gerou uma discussão de nós contra eles e não o que é bom para o Brasil. É a mesma coisa com quem menospreza o esforço Iraniano de criar uma frotilha de subs simples. São simples, mas de uma forma ou de outra estão fazendo algo… Read more »

Thiago A.

Prezado você crítica essa dualidade mas quem mais incentiva esse dualismo é vocês com suas posições e seu discurso unidirecional. Você é um daqueles que coloca a China no altar. Um passador de pano incrível que só vive exaltando o império do meio. Então não venha com esse papo nacionalista para esconder sua dicotomia, onde toda a negatividade do mundo é culpa exclusiva dos ocidente.

Mayuan

Acorda prezado. Todo mundo espiona todo mundo e em geopolítica, as coisas geralmente não são tão irreversíveis como pensam alguns.

WSilva

Mentira, o Brasil não espiona ninguém, até porque nem tem meios para isso. Entregou os sistemas de comunicação e telecomunicações para forças estrangeiras(totalmente contra os interesses do Brasil, já descrita por Enéas em 1997)

E pasme, eu ainda vejo gente tola enchendo o peito para dizer ”Ahhh mais na China não tem facebook, instagram, whastapp etc” como se ter acesso a essas mídias sociais fosse um baita previlegio e algo para ficar orgulhoso. rs

É o típico boi feliz na fila do abatedouro.

Mayuan

Olha só. Temos um membro de alto escalão da comunidade de inteligência entre nós. Que privilégio.

Ter mídias sociais realmente não é privilégio mas viver em um país onde você pode dizer o que quer e não corre o risco do Estado sumir contigo no meio da madrugada é.

Antoniokings

‘Aliados em ‘situação de quase refém’’ existe sim.
Basta vc derrotar um País, ocupá-lo com soldados e bases militares permanentes e exigir fidelidade.

Hcosta

Isso está ao nível da teoria que o Mar do Sul da China era no passado controlado pela China por telepatia…

WSilva

Muito mais real do que as linhas desenhadas por invasores ocidentais dentro do mar do sul da China.

Hcosta

E há diferença entre invasores ocidentais e o invasor seu vizinho?

WSilva

Nunca vi uma potência asiática definir linhas na Europa ou nas Américas. rs

Leandro Costa

Porque nunca estiveram lá antes que as linhas atuais foram formadas, nunca tiveram papel ativo nesses processos, etc.

WSilva

Estar é diferente de matar, explorar e escravizar.

Leandro Costa

Bem diferente, mas todos os povos do Mundo fizeram isso e a China não é exceção.

WSilva

China em 4 mil anos = zero guerras mundiais causadas.
Ocidente INTEIRO em 3 mil anos = 2 guerras mundiais causadas.

Haja pano para passar agora. rs

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Leandro Costa

Vai ver porque o que você considera como ‘Mundo’ hoje é bem diferente do que a China (China da época, que a China em si basicamente não existia ainda) considerava como ‘Mundo’ a 4 mil anos atrás.

Ao mesmo tempo, a China moderna, apesar de todo o conhecimento adquirido nesses supostos quatro mil anos, conseguiu matar e escravizar mais pessoas do seu próprio povo do que todos os Eurasianos juntos durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais juntas. Para você isso definiria a China dos dias atuais?

WSilva

Quantas vidas de ocidentais a China matou, explorou e escravizou?

Quantas vidas dos asiaticos os ocidentais mataram, exploraram e escravizaram?

Puts, ganhei de novo.

Leandro Costa

Importa se são ocidentais ou orientais? É uma questão de racismo isso? Se ela tivesse a chance, faria o mesmo que fez com seu povo a outros povos? A China nunca expandiu (leia-se: colonizou outros continentes) porque simplesmente não tinha como. E quando teve como, ficou paralisada por conflitos internos, para não falar que outros haviam chegado lá antes. Ela, assim como boa parte do Mundo, se desenvolveu tardiamente e ela nunca conseguiu se unificar como um todo. Nem hoje ela é totalmente unificada porque Taiwan resiste. A Europa se desenvolveu mais rápido que o resto do Mundo quando até… Read more »

WSilva

”Se ela tivesse a chance, faria o mesmo que fez com seu povo a outros povos?”

Não sabemos o que os asiáticos fariam se tivessem a chance de colonizar o ocidente, não acredito de forma alguma que se saíriam PIOR do que o ocidente se saiu, mas isso é apenas especulação.

O fato que temos é, o ocidente dilacerou a Ásia e não o contrário como você tem passado a impressão.

Não adianta querer nivelar por baixo e colocar todo mundo no mesmo patamar de brutalidade, matança e exploração, o ocidente é de longe o maior campeão.

Flanker

E tu é oriental?? Que maldição essa história de ocidente x oriente!! Que doutrinação doentia!!

Leandro Costa

Então, geralmente a gente (os profissionais da área) faz um raciocínio na base do ‘o que os caras fazem em casa, levam para a rua.’ E é basicamente isso que os Europeus fizeram, talvez até pior do que o que faziam em ‘casa’ claro. Tendo o controle sobre determinada região, geralmente os moldam em torno do que normalmente fazem. A China não é exceção à isso, porque batalharam, dominaram, subjulgaram, excravizaram e eventualmente assimilaram muitos ao seu redor. O que você propaga aqui faz parecer que a China tem os mesmos contornos hoje do que havia quando nem ao menos… Read more »

WSilva

”O FATO é que o Ocidente se desenvolveu muito mais rápido do que a Ásia” Somente após a revolução industrial. ”A China não é exceção à isso, porque batalharam, dominaram, subjulgaram, excravizaram e eventualmente assimilaram muitos ao seu redor. O que você propaga aqui faz parecer que a China tem os mesmos contornos hoje do que havia quando nem ao menos se chamava China, de que sempre foi um único Estado, o que está longe de ser a realidade.” De novo, quantas vidas ocidentais a China ou os chineses mataram? Eu nunca disse que a China não fez tudo isso,… Read more »

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Matar, explorar e escravizar são três verbos que China, Rússia, Vietnã, Camboja e Coréia do Norte sabem conjugar como ninguém mais.
Deixe de mimimi irracional.

WSilva

”Matar, explorar e escravizar são três verbos que China, Rússia, Vietnã, Camboja e Coréia do Norte sabem conjugar como ninguém mais.”

Nunca vi uma potência asiática matar, explorar e escravizar o ocidente.

Leandro Costa

Porque em sua maioria não tiveram chance.

Slow

Porque a maioria ( sempre ) é o ocidente que vai se meter no país deles ..

Flanker

Porque eles tem bastante gente lá para isso.. ..eles fazem isso com o próprio povo!!!

Hcosta

Tem a certeza? Os Mongóis, Otomanos, Persas, etc….
E até posso acrescentar o Japão na 2GM que atacou os EUA e Austrália, neste caso uma cultura ocidental.

Utiliza muito o super trunfo da história mas a história é muito mais complexa do que afirma. E o que é verdade num dia, no próximo já não é.

WSilva

Mongóis não exploraram e escravizaram o ocidente.
Otamanos é do oriente médio, o mesmo para os Persas, aliás quem trucidou a Pérsia foi a Grécia(ocidente), novidade? rs
Japão não matou e escravizou o ocidente.

Eu poderia citar muitos eventos, mas vou focar apenas na guerra do Ópio e na tomada da Índia, esses dois eventos foram os mais brutais da história(com exceção do Nazismo que é mais uma ”cria” ocidental e da escravidão, também liderado pelo ocidente). Pra não mencionar duas guerra mundiais.

Pega mais pano aí para passar, tá dando conta não. rs

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Hcosta

Então diga aí quantas pessoas morreram nas guerras do Ópio?

Não me parece que afirmações como esta sejam a melhor maneira de demonstrar o seu conhecimento sobre a Ásia.

A6MZero

Os mongóis atacaram sim a Europa, o Rus de Kiev na atual Ucrânia foi invadido pelo mongóis em 1240, e a invasão só não se estendeu pelo resto da Europa em razão da morte do líder do canato que obrigou os generais retornarem a Mongólia para escolha de um novo líder.

Last edited 2 anos atrás by A6MZero
Marcelo Baptista

Japão?

A6MZero

Ao estudar a historia dos reinos combatentes que deu origem a China imperial dá pra ver que foi um dos períodos mais sangrentos e cruéis da historia humana, com exploração, escravização e mortes em um nível absurdo para o período.

Além da completa aniquilação de povos menores e nações existentes no território.

Algumas estimativas dizem que apenas as guerras mundiais foram que causaram mais vitimas totais que esse período histórico.

WSilva

O debate que levantaram aqui é ocidente x oriente. Ninguém nunca disse que não houve conflitos na Asia entre orientais x orientais, o ponto aqui é, o ocidente trucidou a Asia e não o contrário como tem uns aí passando a impressão.

O ocidente é o campeão de guerras, exploração, saques, escravidão e destruição.

Leandro Costa

Não, o debate é ‘por que a China não tem direito de dizer que o Mar da China’ é só da China.

Você que está vindo com a desculpa que o Ocidente é malvado para que ela tenha ‘direito’ de fazer isso. Foco, meu rapaz!

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Da mesma forma eu nunca vi uma potência ocidental assassinar 40 a 70 milhões de seus próprios cidadãos para que uma elite vermelha permaneça com o poder político absoluto em todos os sentidos, controlando os cidadãos como marionetes.

WSilva

”Da mesma forma eu nunca vi uma potência ocidental assassinar 40 a 70 milhões de seus próprios cidadãos”

2 guerras mundiais na conta de um continente inteiro contra 0 de um único país (China), eu ganhei o debate antes de começar.

Hcosta

O Japão onde fica? E antes de começar a 2GM já estavam em guerra com a China.

WSilva

O Japão não explorou e escravizou o ocidente.

Além disso, o Japão na segunda guerra mundial era apenas um lacaio de Hitler(ocidental de novo).

Hcosta

Não, não eram. Eram aliados.
E até foram contra a vontade dos Alemães ao não atacarem a Rússia.

WSilva

Lá vem você de novo com essa história de ”aliados”. rs

Se a Alemanha nazista tivesse vencido a segunda guerra mundial, logo em seguida Hitler faria do Japão um estado vassalo para então os alemães tomar controle da China, que é a joia da coroa da Ásia, Hitler faria o mesmo na Rússia e principalmente em Roma e Florença na Itália, seu grande camarada Mussolini seria outro vassalo.

Vai sonhando com aliados, vai…

Flanker

Nossa!! Sério?? Tu tem bola de cristal para prever o futuro em uma realidade paralela, que nunca vai acontecer, pois o Eixo PERDEU a guerra? Como tu pode afirmar, categoricamente, que os alemães fariam isso?? Isso é apenas TUA OPINIÃO!!

Leandro Costa

Então, já expliquei acima, mas o HCosta está certo. Alemães e Japoneses chegaram à trocar algumas tecnologias ao longo da Guerra, mas não coordenavam suas ações. Eram totalmente independentes em relação à isso.

O Japão comprou motores e, mais importante que isso, as licensas para fabricação de motores e outras coisas dos alemães. Chegaram inclusive à comprar um Tiger (I ausf. E) mas não levaram. E isso tudo foi pago, não foi dado ou doado. Submarinos alemães chegaram à se reabastecer em bases japonesas, etc.

WSilva

”Eram totalmente independentes em relação à isso.” O Japão era a segunda força do eixo, nunca passou disto. Uma vez com a vitória assegurada, Hitler trucidaria seus ”aliados” e os transformaria em mão de obra escrava em indústrias e agricultura para servir os interesses da Alemanha. O objetivo do Hitler não era apagar a raça humana(com exceção dos sionistas malditos), mas sim dominar a raça humana a mão de ferro para que ela(outros povos) jamais se tornasse uma ameaça a hegemonia e raça alemã. O Japão se aliou com o diabo e ia pagar por isso, era só a Alemanha… Read more »

Leandro Costa

É até difícil de comentar algo tão absurdo. E isso para não falar do antissemitismo brabo. Não, WSilva. Volta para o básico. Me acusou de ‘especular’ sobre o ‘what if’ em relação à China e faz exatamente a mesma coisa em relação à Alemanha de Hitler. Eles simplesmente não tinham interesse em nada fora da Europa. O resto do Mundo que se dane. Eles só queriam garantir a Europa. Até a queda da França, eles nem imaginavam que teriam tanto sucesso assim, então os planos alemães de conquista, etc., eram todos de prazo relativamente curto. O próprio Hitler nunca imaginou… Read more »

WSilva

”Cada um no seu quadrado.” Do seu textão, a única coisa que merece comentário é essa frase entre aspas. Deixa eu lhe dizer agora, os caras que queimavam pessoas em câmera de gás ia respeitar sim o ”cada um no seu quadrado”, assim como eu sou o homem mais bonito do mundo. rs Se nem os EUA que é uma versão mais branda do nazi-fascismo respeita ”o cada no seu quadrado” ao invadir ilhas e territórios mundo afora, imagine um regime brutal como o Nazismo, é sério mesmo que você acredita no que está falando? O objetivo final de Hitler… Read more »

Leandro Costa

Sua realidade paralela é impressionante. Nem Philip K. Dick chegou nesse nível de imaginação.

Obviamente você não sabe o que é nazismo ou fascismo, ou mesmo autoritarianismo, democracia, liberalismo social/econômico, etc. Conceitos básicos de ciência política.

Segue seu caminho que não vou perder meu tempo com sandice.

Dica: vá estudar formalmente, porque parece que está falando uma língua diferente.

WSilva

”Sua realidade paralela é impressionante.”

Vindo de uma pessoa que acredita piamente que o regime mais brutal da história do planeta terra que queimava pessoas em câmera de gás ia simplesmente respeitar a regra de ”cada um no seu quadrado”. rs

Nem sei porque ainda lhe respondo.

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Leandro Costa

Boa garoto, vai ganhar estrelinha na testa hoje por saber diferenciar câmaras de gás com crematória…ou não heheheheh.

Me explica como que um exército que não conseguiu atravessar 30km de um curso d’água na Europa iria chegar até o Pacífico.

WSilva

”Me explica como que um exército que não conseguiu atravessar 30km de um curso d’água na Europa iria chegar até o Pacífico.”

Os portugueses chegaram até o Pacífico numa ”jangada” muitos séculos antes, imagine o que um dos maiores poelos industriais na época o que não faria caso vencesse a guerra.

Não é por acaso que os EUA e URSS saíram na frente de outros países, sequestraram cientistas e engenheiros nazistas assim como roubaram suas tecnologias.

Leandro Costa

Lacaio de Hitler????? Você tá doido?! O Japão tinha alguns pés atrás com Hitler. Primeiro que, aos olhos do Japão da época, a Alemanha era Ocidental, e portanto inferior. Segundo que depois de Khalkin-Gol, na qual os japoneses lutaram com os soviéticos, eles ficaram um tanto decepcionados com a Alemanha, com a qual tinham assinado um pacto (lembra disso?) e, de repente a Alemanha vem com o pacto Ribbentrop-Molotov de não agressão e invadem ambos a Polônia. Sem consultar com os japoneses, que no momento da invasão Alemã da Polônia estavam em batalha com os Soviéticos. Depois a Alemanha ainda… Read more »

WSilva

A bolha americana aumenta como eles dizem by the day, mas os EUA arrumaram uma solução paliativa, repassar os gastos para seus ”aliados” os forçando a gastar uma % maior de seus pibs com equipamentos de guerra, geralmente de segunda linha. As vendas para Taiwan e Australia são um bom exemplo disso.

Antoniokings

Exatamente.
Os países europeus perceberam essa furada e estão ‘saindo de fininho’.

Flanker

“Prevejo também”……pronto, só o que faltava!!! Coloca uma barraquinha na Central do Brasil, “Mãe Kings”……

Antoniokings

Já vi não que não conhece o Rio.
Pessoal da Central do Brasil não teria condições de pagar pelas minhas ‘orientações’.
São caras, visto que abalizadas.

Flanker

Não te valorize muito…….tuas opiniões são talhadas exatamente para o pessoal da Central do Brasil…..não te superestime!!!

Mk48

Construir submarino até o narcotráfico constroe.
.
Mais um bla bla bla iraniano.

Leandro Costa

Eu concordo, mas ao mesmo tempo os Iranianos também não precisam de nada sofisticado. Esses submarinos, em caso de conflito, são feitos apenas para uma viagem de ida, porque provavelmente não sobreviveriam ao confronto contra forças navais modernas. Mas o fato é que só precisam ficar à postos no entorno imediato do estreito de Ormuz e lançarem seus torpedos em salvas no primeiro sinal de serem detectados. Acho que o X da questão aqui é se os torpedos Iranianos são pelo menos razoáveis. O Irã adora dar tiros no próprio pé em relação à comunidade internacional os levar à sério.… Read more »

Mk48

Oi Leandro,
.
Concluo que seriam uma versão kamikase iraniana no século XXI.
.
É isso ?

Leandro Costa

Basicamente isso. A diferença é que disparariam os torpedos ao invés de serem os torpedos humanos dos Japoneses. Acho que a ideia seria basicamente fazer uma quantidade imensa desses submarinos menores para colocar no entorno do estreito e ficar esperando. Claro que muitos (eu diria que a maioria) seriam localizados e afundados muito antes de qualquer navio chegasse perto, mas se poucos conseguissem sobreviver tempo o suficiente para dispararem torpedos, seria o suficiente para ganhar tempo colocando uma pulga atrás da orelha de qualquer almirante. Mas sabe como é… para esse pessoal, ‘Allahu Akbar e toda força à frente!’ Já… Read more »

Marcelo Baptista

Leandro, acho que a função disto tudo, não é atacar, pois os lideres iranianos sabem que nao teriam chance alguma contra qualquer uma das potencias (EUA, Russia ou China), caso dessem uma de Saddam Husseim. Eu vejo isto mais como medida defensiva (fora o marketing obvio).
Faz com que os lideres das potencias façam contas, e cheguem a conclusão de que melhor deixar como está, enquanto o petróleo fluir, ok!

Leandro Costa

Eu concordo com você de novo, Marcelo. São mais defensivos e mais para ameaças e conseguirem mais poder de barganha em negociações. Mais do mesmo.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Se os tais torpedos do Irã forem como naquele vídeo em que o soldado iraniano tenta quebrar um vaso de cerâmica com um chute e não consegue….Kkkkkkk
Talvez os torpedos ingleses de tiro reto usados nas Malvinas contra o Belgrano sejam mais avançados que os torpedos do Irã .

Last edited 2 anos atrás by Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Leandro Costa

Francisco, torpedos de trajetória reta são confiáveis e arcaicos o suficiente para que até o Irã consiga o domínio. Eis o problema.

Apesar das palhaçadas propagandisticas deles (que são inúmeras hehehehe), esses caras conseguiram manter o Tomcat voando até hoje, e ainda conseguiram integrar bombas burras e míssil que não foi feito para ser usado naquele avião por conta própria. Ficou longe do perfeito,as fizeram.

Vontade para eles não falta, infelizmente.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Cuidado com o perigoso Qaher F-313, o caça de quinta geração do Irã.

Mk48

?????

Slow

O talibã nem caças tinha ..

JOSE DE PADUA VIEIRA

Submarino até o Ibere Thenorio fez, quero ver é servir como arma de guerra

VIVALDO JOSE BRETERNITZ

Sei não se eu teria coragem de embarcar num treco desses…. 🙂

Mk48

Nem eu !

Tomcat4,2

Eu com certeza não embarcaria !!!

Jodreski

Sou cético em relação aos sensores que os submarinos Iranianos poderiam ter. Pelo seu caça de “5ª” geração deu para ver que pelo menos no quesito aviônicos o Irã ainda está em 1980. Então eu dúvido que no meio naval seja tão diferente.

Mk48

O Irã está mais para fabricar submersíveis do que submarinos.

Tomcat4,2

Vai ganhar dindin fornecendo pros narcotraficantes !!!

Gabriel BR

E você nem isso…

Tomcat4,2

Ficou magoadinho bebe !!!Cresce e aparece!!!

Gabriel BR

vai trabalhar vai…

Gabriel BR

Os norte coreanos já mostraram o estrago que um bichinho desses faz , no golfo pérsico essa arma deve ter o seu valor estratégico.

Agressor's

O Irã está no caminho certo, é por isso que hoje é alvo de tanta quantidade de ataques e ameaças!! Pois essa nação vem crescendo em desenvolvimento, indústria e tecnologia apesar das sanções que recebe….

Faver

Bom ou não, pelo menos eles fazem. Os foristas daqui adoram tripudiar as armas dos outros… Russos, chineses, norte coreanos, e até franceses são ruins por aqui. Parece que só os norte americanos e agora os suecos que são bons… Tá meio forçado isto…

Gabriel BR

É uma seita de fanáticos seguidores da Doutrina do destino manifesto dos EUA . Gente que reclama de tudo , aponta defeito em tudo e não sabe fazer nada.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Eu, por exemplo, só confio em armas ocidentais, principalmente nas americanas, francesas e suecas.
Nas do Leste, confio nas do Japão e como exceção confio nos mísseis russos.

Slow

Kkkkkk que mundo vc vive ?

Agressor's

A necessidade é a mãe das invenções, o Irã é um exemplo disso…Com tantos investimentos na área bélica, a gente já vê que o futuro vai ser de guerra, conflito e morte. E a paz mundial vai se tornando uma utopia…Prevejo uma certa republiqueta acabar toda desmembrada, no final de tudo isso…

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Allan Lemos

Pois é. Nesses dias já vi gente aqui chamando o planador hipersônico da China de maquete, gente dizendo que o SLBM da Coreia do Norte é nulo, gente comparando os submarinos iranianos aos dos traficantes. É um comentário mais sem noção do que o outro.

Mk48

Isso.
.
Teve um tambem que quis mudar o conceito de Tríade Nuclear.
.
Realmente esses dias foram extranhos mesmo.

Agressor's

O Irã é uma nação hoje! Parabéns aos iranianos! Na luta contra o neocolonialismo das potências dominantes, todo país que pretende manter-se soberano, precisa desenvolver seu poderio militar ao máximo. Parabéns a um país que leva a sério sua soberania. O povo do Irã é um povo de bem. O problema são as leis, que ainda são da época da antiguidade. Principalmente com relação as mulheres, que é punida com pena de morte. -Relações entre homossexuais são punidas com morte por enforcamento ou chibatadas. -Traição de pessoas casadas e relação sexual entre pessoa solteiras também é punido com morte. Em… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Adriano Madureira

Oque é e para que serve esse cilindro preto em cima do submarino?

Dalton

É um container removível para equipamentos de forças especiais embarcadas. É uma versão muito menor do “DDS” que pode ser instalado a ré da vela de muitos submarinos ocidentais contendo veículos e equipamentos para forças especiais embora escotilhas
na “vela” também possam abrigar equipamento extra.

Adriano Madureira

Obrigado Dalton !

Adriano Madureira

Off-Topic:

Pyongyang na mira? Premiê japonês admite possibilidade de ataсar preventivamente ‘bases inimigas’.
[No âmbito da revisão da estratégia de defesa nacional, as autoridades nipônicas preveem a possibilidade de efetuar ataques preventivos contra bases militares inimigas, disse o novo premiê do país, Fumio Kishida].

está aí algo que eu gostaria de ver… Falar grosso para a mídia é uma coisa, fazer e ter a possibilidade de ser retaliado, aí é outra coisa que pode ser completamente prejudicial para a saúde japonesa.

Fonte:

https://br.sputniknews.com/defesa/2021101618128476-pyongyang-na-mira-premie-japones-admite-possibilidade-de-atacar-preventivamente-bases-inimigas/

Mk48

Bela fonte!

Adriano Madureira

Se não confia na fonte, faça sua própria pesquisa MK48,quem sabe se você procurar no Reuters, Times ou WSJ você possa achar…

Mk48

Sim, sim.
.
Farei.
.
?

WSilva

Japão atacar preventivamente a Coreia do norte? Depois de todo o massacre japonês?

Vai sonhando, se o Japão atacar a Coreia do Norte, é provável os sul coreanos apoiar o bombardeamento nuclear norte coreano em plena Tokyo. rs

Mk48

Cidadão, qual erva tu ta fumando ?
.
Onde eu falei isso tudo que voce esta ai nervosinho rebatendo ?

Diogo de Araujo Carvalho

Lembrando que eles estão a nossa frente nisto tbm visto que toda tecnologia usada em nosso submarino riachuelo é francesa. Se o submaarino deles parece de narcotraficante, o nosso pareceria com um pé de banana ou um minério de ferro.

Agressor's

Todos pensaram que com este atual governo o braziu ia começar a se estruturar militarmente, rs. Mas as FA’s se encontram piores pois não garantem nem mais o cumprimento da Constituição. Ainda está pra nascer um presidente bom para nosso país, preparado, inteligente e comprometido com o Brasil….

Luís Henrique

Este novo governo assumiu com lei proibindo aumentar 1 centavo nas despesas, com o país quebrado após o maior assalto da história da humanidade, mesmo assim fez uma manobra e capitalizou a Engeprom para a MB poder adquirir 4 Fragatas e um navio polar. Foi o único governo que vi nos últimos 30 anos, que proibiu o contingenciamento de recursos da pasta da Defesa 2 anos seguidos, o que viabilizou que projetos em andamento, continuassem, como o Gripen, Prosub, etc. E, teve o azar de enfrentar uma pandemia mundial, logo no segundo ano de mandato, quando as coisas pareciam começar… Read more »

Slow

Maior assalto da história da humanidade ? ???

Agora a “ gripezinha “ serve de desculpa ? Kkk

Luís Henrique

O roubo cometido por políticos no Brasil foi o maior da história. Conseguiram afundar empresas estatais gigantescas e quebrar a economia do país. Ou o sr. esqueceu que estávamos com PIB negativo?
Em 2014 tivemos o impressionante crescimento de 0,5%.
Em 2015 o PIB CAIU 3,8%.
Em 2016 o PIB CAIU 3,6¨%. Sem “gripezinha” o Brasil estava na lona, todo endividado, com estatais à beira da falência, quase todas as estatais estavam dando prejuízo.
Se ligar a Televisão, vão falar que tudo isso foi culpa do Bolsonaro também.

Allan Lemos

Ele já nasceu e já se foi. Mas quando estava entre nós era achincalhado porque o povo ignorante desse país preferia fazê-lo de chacota e chamá-lo de louco a sentar e ouvir o que ele tinha a dizer.

Ele era preparado, inteligente e comprometido com o Brasil, ou seja, tudo que os brasileiros desprezam.

O que o povo merece são esses que estão ai mesmo.

Mk48

Boa Allan !.
.
Voltou ao seu ambiente natural, de esculachar o Brasil e os brasileiros.
.
Fez bem.
.
Sua tentativa de comentar assuntos técnicos foi um fracasso !

Mayuan

E que não assalte os cofres públicos pra se perpetuar no poder. Finalmente concordo com algo que diz.

Bruno Vinícius

Diogo, menos por favor. Esses submarinos iranianos não chegam nem aos pés dos nossos. E vale lembrar também que o Brasil está desenvolvendo e construindo um SSN, que está em um patamar tecnológico totalmente diferente. De nada adianta usar tecnologia 100% nacional se a efetividade do meio em um conflito é questionável (para dizer o mínimo).

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinícius
sub urbano

O Irã ja produz submarinos de 600 toneladas (classe Fateh) e desenvolve um submarino de 1200. As imagens não fazem jus aos avanços na produção de submarinos pelo Irã. Temos que levar em consideração que a necessidade deles é de submarinos pequenos para atuar no golfo pérsico.

Agressor's

Parabéns ao Irã pelos seus programas de estado, o braziu deveria fazer o mesmo, mas infelizmente os nossos políticos corruptos trabalham contra o próprio país…

Agressor's

As pessoas geralmente “não sabem”, mas o Irã é referência científica na região. Quando o Mamoud Armadinejad era o presidente(ele era Engenheiro) o Irã avançou muito em tecnologia. Fora os trabalhos relativos a energia livre e química(são muito bons nisso). Os persas assim como os chineses querem ressuscitar seu passado, renascer como potência outra vez.

carvalho2008

Eu realmente não entendo o porque das dúvidas dos amigos sobre o anunciado: São 19 submarinos ao total. Apenas 3 ou 4 construidos fora. Cerca de 14 deles são da classe Ghadir, a mesma do Submarino Norte Coreano que partiu ao meio a Corveta Pohang Sul Coreana Porque o Ghadir é pintado de azul claro? Porque ele é a arma ideal para o Golfo, aguas rasas e estreitas ele reina absoluto. Ninguem colocaria uma fragata em aguas tão apertadas tal como seria um absurdo colocar uma no Amazonas com margens de ambos os lados….Submarino grande lá não tem vez e… Read more »

carvalho2008

comment image

Agressor's

“Eles não fazem nada que preste”, eram os comentários que lia sobre países como a China ou Coreia do Norte quando cheguei aqui no canal… 😉

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Hcosta

Realmente o Irão e a Coreia do Norte são dos primeiros países que são reconhecidos como exemplares em desenvolvimento…. Ou não.

Luís Henrique

Na área militar, não se equiparam às maiores potências, porém estão muito mais avançados que a maioria dos países, inclusive o Brasil. Não em tudo, mas em muitas áreas.

Mk48

“porém estão muito mais avançados que a maioria dos países, inclusive o Brasil.”
.
Sério isso ?
.
Você está a par dos projetos militares e da base de defesa di Brasil ?
.
Vou te dar umas dicas .
.
PROSUB;
TAMANDARÉS;
ASTROS;
GRIPEN;
KC390;
ETC…..
.
Só pode ser má fé sua afirmar o que afirmou.

Last edited 2 anos atrás by Mk48
Tomcat4,2

MK, realmente em várias áreas o Ira está na frente do Brasil, na área de MBT, de mísseis(principalmente) de todo tipo e vários alcances , drones armados e se olharmos que eles fazem de tudo estando sob embargos pesados…no caso não vejo isso como eles serem mais avançados que o Brasil, apenas ,devido a suas ambições, gastam mais verbas com a área de defesa , diferente do Brasil(que sempre coloca de tudo na frente da defesa por não estarmos em guerra ou com iminente ameaça) e tal.

Mk48

Oi Tom4,2 , boa noite.
.
Pois é, mas acho que no geral, com todos os problemas e vícios que o Brasil tem, estamos mais diversificados e melhores.
.
Minha singela opinião.
.
Abs

Arariboia

Mais a maioria não é projeto brasileiro.
Fazemos algumas partes, não chega nem 10% do trabalho de pesquisa e desenvolvimento.

*Só o KC e Astros, mas muito dos equipamentos são desenvolvimento de terceiros. Qualquer embargo vamos pro espaço. Grande independencia e capacidade dos militares…

Isso não ocorre com o Irã.

Mk48

Ok.
.
Então, pelo que leio aqui o Irã é o centro tecnológico militar de classe mundial.
.
É isso ?

Luís Henrique

Ma fé? Qual o seu problema? Você não consegue se controlar? Ma fé é o sr. Ignorar minha última frase onde eu deixo claro que não em todas as áreas mas em muitas. A maioria dos projetos que você citou são projetos estrangeiros. Tem a participação da nossa BID, porém necessitamos de equipamentos estrangeiros em muitos casos. Os torpedos dos sbr são franceses, os mísseis antiaereos das Tamandare são britânicos, o radar é alemão e por aí vai. O Irã não esta melhor do que nós em tudo, mas em muitas áreas esta sim. O sr. que deveria pesquisar mais.… Read more »

Agressor's

O Irã com certeza que sim, presta atenção no estado em que se encontra a Venezuela nesse momento diante dos embargos e sanções infligidos contra ela. O Irã está sabendo contornar e lidar com esses percalços melhor que outros países como a Coréia do norte ou Venezuela.

Isso serve de lição em certas republiquetas onde a classe dirigente entreguista tenta incutir na sociedade que ninguém pode contra o domínio das potências hegemônicas e que por isso todos devem se conformar em adotar uma postura de subserviência e submissão e aceitar o neocolonialismo destas potências hegemônicas sobre sua nação.

Teropode

Brasileiro rindo das iniciativas do Irã ?, repare no Fateh class , interior bem projetado , com excelente ergonomia ( repare o assento do capitão , eu particularmente acho interessante as iniciativas do Irã , aos poucos e sem pudor vão alcançando aprendizados interessantes , e no caso dos Submarinos percebemos que eles já se sentem confortáveis em projets-los , o conhecimento eh alcançado deste forma , gradualmente , tentativas e erros , acredito que se não sabotagem o Irã , veremos em breve a evolução destes Submarinos para versões lançadores de mísseis balísticos e hipersonicos , parabéns ao Irã… Read more »

Flanker

O que tem assento do capitão? Eu não vi, mas o que isso influi nas qualidades do submarino?

Mk48

Falou o grande especialista.
.
????????
.
A seção comédia começa quando você resolve escrever aqui.
.
?????

carvalho2008

Video interessante sobre os submarinos iranianos….

carvalho2008
Carvalho2008

Repare que o acabamento interno é espartano e bem tosco ao extremo, painéis com acabamento de marcenaria e parafusos, embora o que importe seja radar, sonar, computador de tiro e torpedos. De fato, sempre classifiquei os submarinos a diesel com arma de guerra assimétrica e guerrilha focada no mar, mas estes midgets sem duvida, são a expressão máxima disto. Tem o comprimento de um SU35.

Mk48

Rapaz…impressionante a quantidade de “especialistas” em Irã aqui no blog !
.
Podem arrumar emprego fácil na CIA, MOSSAD, MI6…….etc.
.
Isso sem contar os ideologicamente afinados com o Regime.
.
??????????