Grécia assina carta de intenções com a Holanda para transferência de navios de guerra

114

A Grécia assinou uma carta de intenções com a Holanda para transferir mais navios de guerra para sua marinha, informou o Naval News no sábado, 30 de outubro.

A carta de intenções cobre a possível transferência de duas fragatas da classe M e seis navios de contramedidas da classe “Alkmaar” (MCMV) da Marinha Real Holandesa para a Marinha Grega.

A carta de intenções foi assinada paralelamente à Conferência dos Diretores Nacionais de Armamentos da OTAN (CNAD), em Bruxelas, na quarta-feira, por Aristeidis Alexopoulos, diretor-geral da agência grega de compras de defesa (GDDIA), e Arie Jan de Waard, diretor da Organização Holandesa de Materiais de Defesa (DMO).

A Marinha Grega já opera 13 fragatas, incluindo nove da classe “Kortenaer” holandesa, e encomendou três fragatas da classe FDI da França em setembro.

Além disso, a Grécia recentemente assinou vários acordos de alto valor com Israel para a compra de veículos aéreos não tripulados (UAVs) e mísseis, com a França para a compra de aviões de combate Rafael e com os EUA para a atualização de seus caças F-16s para a configuração mais recente Viper.

Fragata Van Speijk – F828 da classe classe M
Navio de contramedidas de minagem HNLMS Schiedam (M 860), classe Alkmaar, da Marinha Real da Holanda
Subscribe
Notify of
guest

114 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Tem que reforçar a frota, pq os turcos só aumentam sua marinha e sabemos que eles praticamente não têm águas territoriais (Lausanne manda lembranças).

João

Lá se foi uma ótima oportunidade de compras de segunda mão para a MB. Não estamos precisando mesmo.

Caio

E porque infelizmente aqui se comprova nestes tempos que o trabalho preferido da direção militar é o da política , a segurança nacional que fique nas mãos de Deus.

Henrique

Se for pra comprar então coloca mais dinheiro no programa das Tamandaré que é mais viável que pegar um navio para trabalhar por mais 10 anos e depois dar baixa
.
fora que ja mata a ideia do: “Já peguei um navio usado. Não precisa construir mais fragatas Tamandaré” e o tradicional: “aInNnNnN So cOmPa sUkAtA”

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Maurício Veiga

Não temos tempo para esperar a entrada em operação das Tamandaré, perdemos a operacionalidade da Frota precisamos urgente de meios de superfície para garantir a defesa do mar territorial Brasileiro!!!

Luís Henrique

Porque não? Estamos em guerra?
Claro que temos tempo.
Estamos praticamente em 2022. A 1a tamandare será entregue em 2025.

O que precisamos é de previsibilidade nos recursos, aumento de recursos para aquisições, um novo lote de Fragatas Tamandare e ou de um modelo maior e melhor armado e um novo lote de SBR.

Navios velhos com vida útil pequena e capacidade militar limitada não interessa.

Joao

hahahaha esperamos então a festa começar para ai sim comprar a cerveja.

As coisas no mundo acontecem quando menos se espera. Uma lição que nós não aprendemos foi com a “Guerra das Lagostas” Quando o caldo entornou, a marinha teve que juntar um bando de sucata para fazer jus aos Franceses.

Temos um dos maiores orçamentos militares do MUNDO. Temos uns 80 mil homens na MB sem navios. Adivinha onde você vai achar recursos rs.

José Carlos David

Não estamos em guerra hoje. Quem garante daqui a alguns meses?

A6MZero

Sem entrar no mérito de compras de oportunidade é improvável que esse prazo de 2025 seja cumprido, não temos um bom histórico nesse quesito e como mencionado estamos praticamente em 2022 e nada do inicio da construção, para cumprir o cronograma será necessário um fluxo constante e sem corte de verbas…

Outro ponto importante é que serão apenas quatro Tamandarés, que terão que cobrir as Niterói, as Greenhalgh e as Inháuma (que já deram baixa ou estão em vias de dar).

EduardoSP

Aqui no Brasil, um navio como as tamandarés não ficará disponível para a MB em menos de 6 anos. Uns 4 a 5 de construção mais um ou dois para estar operacional.
Conto com a primeira tamandaré lá para o final da década.

Camargoer.

Segundo a MB, a primeira FCT ficará pronta em 2025.

Fernando Veiria

O cronograma das Tamandaré vai muito bem. Já tivemos dezenas de cerimônias, marcos de projeto e escritórios inaugurados.
A única coisa que falta é fabricar navio.

Leonidas

Esse é um dos pensamentos mais criminosos contra a soberania de uma nação.
Esse povo é daqueles que só faz licitação para comprar veículos e abrir concurso para contratar e formar pessoal para um corpo de bombeiros depois que um prédio de 50 andares começar a arder em chamas.
E INACREDITAVEL que alguém alcance a idade adulta e consiga ver as coisas por este prisma…

Gerson

Quando a primeira Tamandaré entra o resto da frota já afundou!

Jorge Knoll

Ou virou alvo de treinamento de míssil.

Paulo

Amigo! Já estamos praticamente em 2022 e nada de corte da primeira chapa. Entre a decisão e o início da construção, já se foi muito tempo. O espaço tempo no Brasil é muito muito ondulado.

Camargoer.

Olá Paulo. Segundo a MB, o prazo de entrega da primeira FCT em 2025 está mantido. http://sinaval.org.br/2021/08/marinha-mantem-previsao-de-entrega-da-primeira-fragata-em-2025/

Jorge Knoll

fragata ??? Donde????

João Vitor

Não sei João, acho que também se começar a incorporar um ecossistema todo variado de modelos fica meio caótico. O programa Tamandaré produzirá uma fragata de alto nível, umas 12 de total dessas mais 4 maiores pra escoltas mais difíceis tava legal na minha opinião. Claro, precisa de grana eu sei.

Adriano RA

Entendo sua posição e gostaria de acreditar nisso. No entanto, a história da MB, nos últimos 50 anos, me indica que o programa das Tamandarés será mais um a ser descontinuado após o primeiro lote, sendo praticamente todo o ganho em “transferência de Know-how” (porque não é tecnologia) perdido.

Vovozao

01/11/2021 – segunda-feira, bdia, JOÃO, não é que não precisamos; hoje temos uma mentalidade na MB, no qual os comandantes, acreditam que estarão resolvendo todos os problemas com as Tamandare’s e os Riachuelo’s, até lá, continuaremos fingindo ser uma marinha azul; só que somos uma marinha de Terra, muitos “”marinheiros “” chegaram a reforma sem nunca ter embarcado para uma viagem. Oportunidades temos perdidas varias. Até quando não sabemos, pois hoje “”operacionais”” só temos 3 fragatas, restante so consta como patrimônio, não possuem mínimas condições de navegabilidade.

Netinho

Sabe tudo…

Hilton

Como um país que há alguns anos atrás estava financeiramente quebrado, consegue modernizar assim as suas Forças Armadas?

Henrique

Porque eles gastam seu orçamento com material militar e não com filhas “solteiras” e hotéis de trânsito. Se nós fizéssemos o mesmo, não teríamos FFAA em estado tão lastimável.

Neeton

Rapaz está história de filhas solteiras já foi resolvida há uns 20 anos atrás com uma nova lei. É claro que ficou um passivo, mas acreditar que isto é uma das principais causas Do sucateamento das FA já é forçar a barra

Paulo

Não é bem assim. Tem aí um problema chamado direito adquirido. Apenas fecharam a porteira. Agora quem ganhou, continua recebendo.

Esteves

Não existe direito adquirido. Existe direito. Não existe mais pensões para filhas e não existe mais sucessão de pensão.

Exceto…nos estados e prefeituras desse Brasil à fora.

JOAO

Esteves, onde você colheu essa informação? Há várias pensionistas filhas de militar com base no direito adquirido. Inclusive algumas famosas.

Esteves

Direito adquirido é uma expressão. Não existe direito adquirido. A justiça existe para fazer valer a lei e os direitos postos na própria. A sucessão da pensão está encerrada desde 2001. Filhas recebem até a lei nessa data. Todo direito e toda lei vale na data. Direito e lei não retroagem. Se o falecimento deu-se após essa data a pensão é extinta. Filha de aposentado pode receber a cota parte destinada a ela. É pensão da filha, não é sucessão de pensão. É responsabilidade das Autarquias (possuem autonomia financeira e administrativa) corrigirem casos pontuais e/ou irregulares como o que aconteceu… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
JOAO

Esteves, direito adquirido:

Direito Adquirido é um direito fundamental, alcançado constitucionalmente, sendo encontrando no art. 5º, XXXVI, da Constituição Federal, bem como na Lei de Introdução ao Código Civil, em seu art. 6º,§ 2º. … “A lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada.”

Esteves

Semântica. Significa que o julgado é pedra. Em coisa julgada não se mete. Expressão. Fato julgado. É somente isso.

Procura a Vara do Direito Adquirido no Fórum.

Esteves

Em tese…em tese…se a pensionista conta com recursos para sustento como emprego estável, patrimônio, família com filhos, renda de aluguéis, contas conjuntas com companheiros que dividem despesas como condomínio, aluguel, prestações de empréstimos, dúvidas imobiliárias e com autos…se a pensionista tem outras fontes de renda…não deveria receber a pensão.

Pensão é para quem não tem outro sustento. Em tese…porque isso quando é contestado…vai parar na justiça. Fazenda Pública. E tudo que vai pra Fazenda Pública…

Amaury

Fecharam a porteira quando? A apresentadora Xuxa Meneghel passou a receber pensão do pai, militar aposentado, em 2019. O referido militar morreu em 2017. Então acho que acreditar que fecharam alguma porteira é otimismo de inocentes

Esteves

Não é verdade.

Xuxa recebe a cota parte dela. Pensão dela. Nunca foi pensão do pai. No caso dela, 1/6.

Last edited 2 anos atrás by Esteves
JOAO

= direito adquirido

Henrique

São MEIO BILHÃO de reais todos os anos, acha pouco? Imagina o que não daria pra fazer com isso tudo?

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Esteves

O passivo de pensionistas das universidades federais é 4 bilhões de reais.

Todos os anos.

Camargoer.

Olá Esteves. Acho que este número está errado. O MEC tem 44 mil pensionistas e 116 mil aposentados, enquanto que o MinDef tem 261 mil pensionistas e 26 mil aposentados. Dados disponíveis no Portal da Transparência. Para comparação, o MEC tem 370 mil servidores e o MinDef tem 380 mil.

Esteves

Esse “passivo” são custeios. Ativos, inativos e…falta colocar os precatórios. 90% dos orçamentos para custeios.

Provável passar de 5.

https://www.em.com.br/app/noticia/educacao/2021/04/12/internas_educacao,1255948/reuni-o-sonho-de-expansao-que-virou-pesadelo-de-r-4-bi-em-universidades.shtml

marcus

O passivo é alto. Vai mais 20 anos para esse passivo chegar ao fim.

Esteves

Pensionista é viúva/viúvo do aposentado/aposentada. Enquanto houver gente vivendo e morrendo haverá pensionista.

RODRIGO G C FRIZONI

Meu pai é almirante da reserva e minha irmã tem direito a pensão quando ele morrer. Entretanto um fato que muitos não sabe ele e outros que quando surgiu a nova lei que barrou essa pensão, tem descontado do salario para manter esse direito até mesmo quando esta na reserva vc continua pagando essa taxa mensal.

EduardoSP

Sim, em 2001, foi criada uma contribuição de 1% do soldo para “financiar” esse beneficio. A adesão a ele foi opcional para os militares ativos à época.
Evidentemente essa contribuição é simbólica, uma vez que representa uma ínfima parcela dessa despesa.

Heinz Guderian

Digamos que a água está batendo no pescoço.
E quando falo água, me refiro aos turcos.

Carlos Campos

MEDO, isso que faz eles gastaram tanto, além de ter uma moeda forte, compram em Euro e pagam em Euro. o medo no caso seria da Turquia, que está despontando como uma das maiores Potências do Mediterrâneo e em breve encostando na Itália e França.

Henrique

Os gregos têm uma baita marinha, e o resto das FFAA são de primeira, e isso tudo com um orçamento MENOR que o nosso. E ainda temos que aguentar estrelado chorando por mais dinheiro.

737-800RJ

Pelo que tenho lido a MB não fará compras de oportunidade, para ter dinheiro suficiente para um pedido adicional de Tamandarés. As fragatas que ficarão disponíveis, sejam japonesas (Murasame) ou inglesas(Type 23), já estão com 25 a 30 anos de uso e não são vistas como vantajosas hoje pelos custos de aquisição e possíveis reformas, já que são belonaves de grande deslocamento e de marinhas muito ativas. Em bom português: provavelmente estão no osso.

Zorann

Vai acreditando em mais Tamandarés mesmo…. Se dê por satisfeito se as 4 forem concluidas.

A Marinha não tem planejamento nem pra 1 ano, quem dirá para 10, 15 anos à frente.

737-800RJ

Realmente, há esse risco e seria decepcionante. Se não me engano no contrato com a Águas Azuis há a opção para a compra de 2 Tamandarés adicionais. Se nem essas forem contratadas, a coisa vai ficar MUITO feia pro final dessa década…

Camargoer.

Olá 737. Sim. O contrato das FCT são para a construção de 4 navios e opção para outras 2. Considerando que cada navio leva 3,5 anos para ser feito e que a quarta FCT será entregue no final de 2028, a MB tem uma janela até o início de 2024 para exercer a opção pelas duas FCT adicionais sem interromper a cadência de produção. Acredito que a MB exercer a a opção e talvez assine um contrato adicional de outras 4 FCT. Então, é possível que a construção dos navios se estenda até 2034.

EduardoSP

Camargoer, essa sua estimativa de 3,5 anos para construir uma fragata de 3.000t é baseada em padrões chineses? Porque no ocidente é mais, mesmo em estaleiros que detém kow How na produção de navios militares. Fora que como é uma classe nova, sempre tem um período de adaptação em que o navio não está operacional. Mudando de assunto, como será que o governo vai fazer para operar um navio que pertence a uma empresa pública de direito privado (Emgepron)? Porque como serão construídos com capital dessa empresa, estarão no seu ativo. E não podem ser utilizadas pelo governo. Seria o… Read more »

Camargoer.

Olá Eduardo. O prazo de 3,5 anos para construir uma FCT foi estimado pela MB. Início de construção da primeira FCT em meados de 2022 para ser entregue no final de 2025, com uma cadência de uma FCT entregue anualmente. Sobre a titularidade do navio, talvez a Emgepron faça uma doação para a MB ou apenas um contrato de cessão. Nas universidades, quando a FAPESP ou o CNPq adquire um grande equipamento para pesquisa, as agência de fomento assinam um termo de doação para a Universidade ao fim do projeto, que então é patrimoniado pela universidade.

Henrique

Desde os encouraçados Minas Gerais que a MB nunca conclui um programa de vulto em sua plenitude, talvez o único tenha sido o do NAe Minas Gerais, o resto ficou pela metade:

Niterói: não teve continuidade
Inhaúma: fizeram muito menos do que havia sido previsto
Type 209: mesma coisa das Niterói
Barroso: um parto pra terminar e ficou sem irmã, não teve continuidade

Agora vamos pra mais uma ToT…

marcus

E os littoral combat ship (LCS) que serão aposentados pelos EUA?
Serviriam para patrulhamento.

Henrique

Absurdamente caros e pouco confiáveis. Bomba, até a US Navy tá refugando com menos de dez anos de serviço, vade retro satana.

Esteves

Caros para operar, caros para manter.

BrunoFN

Sem choro .. foi um negocio interno via OTAN ..mt visando as movimentações turcas ,.. duvido q sequer tenha sido oferecido a MB ….ou qualquer pais fora do ”clube” A MB precisa.. com extrema urgencia de meios de superfície …eu acreditava em compras de oportunidades oriundas do Japão e Alemanha .. mas com a recentes movimentações de China e Russia .(o q deve piorar )…duvido q sequer deem baixa em algo relevante pelos proximos 10 anos ………leias F-123 em processo de modernização .. e as Murasame…. A MB precisa e correr com a Classe Tamandaré .. chega de ”festejos” e… Read more »

Adriano Madureira

Exatamente BrunoFN !

India-Mike

Provavelmente não foi oferecido à MB mesmo campanha, mas se tivéssemos fechado negócio com os holandeses para as Tamandarés talvez a história fosse diferente… de qq forma a escolha foi feita e bola pra frente… agora, tanto F-123 quanto Murasame são muita, mas muuuita areia pro caminhãozinho da MB. Mesmo vindo de graça não teríamos a menor condição de manter e operar. Como outros já disseram, a primeira Tamandaré com sorte vem no final da década — lembrando q a questão não é nem q não houve batimento de quilha nem corte de chapa, o problema é q nem houve… Read more »

Vovozao

02/11/2021 – terça-feira, bdia, I-MIKE, a MB tem que descer do pedestal que “”tenta”” pensar; Murasames, não viram, ja que sao consideradas INDISPENSÁVEIS como escoltas dos IZUMO’s; porém, eles possuem as ASIGIRI’S; as ABUKUMA’S ( estas sem hangar); meios navais, adequados as necessidades atuais da MB, com condições de serem utilizadas na MB por mais de 10 anos (vide as NITEROI’S), são bem armadas, bons sistemas, e, acredito pela marinha japonesa não possuir histórico de reaproveitamento de seus equipamentos/sistemas, que viriam completas, poderiamos tentar um acordo do tipo governo/governo. Eles sempre se monstram dispostos a financiar e com juros bem… Read more »

Ricardo Rosa Firmino

Puts perdemos…

Beto

Os gregos tem razão em não brincarem com sua defesa, durante os 4 séculos de domínio do Império Otomano nos Balcãs 3,5 milhões de europeus dos Balcãs foram escravizados pelos mulçumanos e levados para o Oriente Médio.

Esteves

Europeu é quem nasce na Europa. Muçulmano segue a religião do Islã.

Tem europeu muçulmano e tem árabe cristão. Assim como os turcos são.

Camargoer.

Olá Esteves. Tem americano islâmico, assim como tem judeu europeu e japonês cristão. Fico pensando em por que os africanos ainda confiam em brasileiros depois de 300 anos de escravidão?

Esteves

Dizem que antes dos europeus faziam essas coisas. Europeu tratou de fazer dinheiro com o que existia.

Fomos o principal destino…aliás, Mestre, nas escolas portuguesas negam ter havido.

Camargoer.

Olá Esteve. 1)3 dos navio negreiros eram ingleses, outro 1/3 portugueses e o resto eram de todo lugar. Foram 12 milhões de africanos transportadora da África para a América, sendo 5 milhões para o Brasil. O trafico negreiro começou com Portugal antes de Cabral chegar ao Brasil. A Revolução industrial na Inglaterra foi financiada pelo capital acumulado pelo trafico negreiro.

Esteves

Aqui também.

Nossa riqueza branca do açúcar.

Camargoer.

Olá Esteves. Acho interessante que o capital acumulado pelo trafico negreiro financiou a revolução industrial ao ponto de torná-lo um obstáculo para o seu avanço. A Inglaterra que não tinha áreas para a agricultura aboliu o escravo pelo trabalho assalariado. Já nas contas, o trabalho escravo continuou sendo a base da produção agrícola, seja o açúcar ou o algodão. Foi o sucesso econômico do latifúndio americano que abastecia a Europa a razão da revolução industrial ocorrer na Europa e tardar na América.

Agressor's

O comércio de escravos sempre existiu na Africa, desde a antiguidade até os dias de hoje…

Camargoer.

Caro Agressor. A escravidão era disseminada por toda a humanidade desde a ore história. Seja na África, Oriente Médio, Europa, Asia ou América. Ela era baseada na relação entre vencedores e derrotados. A riqueza nas eras pre-industriais era em torno da posse da terra e a mão de obra escrava, seja na lavoura, na mineração ou para trabalho doméstico, comum. O escravo era uma pessoa sem liberdade. A escravidão a partir do Séc XVI assume uma caráter racista e o escravo perde a sua condição de pessoa humana. A escravidão na América se torna uma questão racista. Seria um equívoco… Read more »

Beto

Quem escravizou os africanos não foram os brasileiros, foram os portugueses, e os brasileiros na sua ampla maioria não são portugueses, mas sim uma população surgida da miscigenação entre os portugueses, os africanos e os indígenas

Esteves

Não.

O genoma do brasileiro é equilibrado em 1/3. Ameríndio, europeu e africano.

Os maiores portos que receberam escravos mandados comprar na África foram Salvador e Rio de Janeiro. Mandados comprar por brasileiros.

Camargoer.

Caro Beto. Na época de Cabral, brasileiro eram os nativos. Os primeiros europeus eram mesmo portugueses. Nesse tempo, os portugueses já vendiam negros em Lisboa. Vieram outros europeus, mas a maioria era mesmo portugueses. Quem aqui nascia ou era nativo, mestiço ou português. Ao mesmo tempo eram todos brasileiros e não eram brasileiros. O Estado era português. Quando começaram a plantar cana no NE, quem trabalhava e morria aos montes eram os africanos e os filhos dos africanos. Quem escravizava era o português nascido lá ou cá. Os brasileiros brancos eram todos portugueses. O Estado era português. Napoleão inventou o… Read more »

Thiago A.

Professor, o último pais a abolir a escravidão foi africano, em 1980 . A Mauritânia, aliás República Islâmica da Mauritânia . Casualidade? Não penso. A escravidão foi endêmica da Africa, não uma exportação dos colonizadores. Os comerciantes árabes/muçulmanos praticaram ( e praticam ainda! ) por séculos no continente africano essa abjeta atividade economica. A diferença é que as nossas sociedades ( OCIDENTAIS) são mais propensas a autocrítica e análise, a indagar os próprios erros e tentar se melhorar . Já os outros … possuem um genuíno pavor e repulsão a indagação moral e histórica sobre a própria sociedade. Observei várias… Read more »

Camargoer.

Caro Thiago. A escravidão do derrotado e do conquistado é bíblica. Gregos, egípcios, romanos, persas… Todos escravizaram as populações que eram derrotadas nas guerras. A partir do Séc. XVI, a escravidão muda do derrotado para a questão étnica. O homem derrotado deixa de ser escravo que passa a ser o nao-homem. O negro africano deixa de ter alma (0porque não é cristão escravizar uma pessoa com alma) e após perder a condição humana deixa de ser pecado escraviza-lo. Foi a escravidão do negro que criou o racismo, não o contrário. Até então, o escravo era a pessoa que perdeu a… Read more »

Esteves

Bíblica, bíblica…há controvérsia. Egipcios contestam. A história dos judeus escravos no deserto não encontra registros do lado de lá. Escravos como moeda, escravidão como atividade econômica é diferente das consequências e do resultado das guerras. As tribos de Israel em guerra contra assírios e hititas. Guerra. Escavações no Egito ainda não encontraram registros de escravidão. A partir da cristianização de Roma e até a Santa Inquisição, tinha ida garantida ao reino dos céus e ao palácio de cristal quem entregava suas posses ao papa. Um estado militar subjuga o estado derrotado. O ID está reprisando histórias de serial killers. Vários.… Read more »

Camargoer.

Olá Esteves. A expressão “é bíblico” quer dizer antigo, da era das primeiras civilizações. A história do Egito antigo é complexa e construida sobre diferentes períodos, dinastias… Acho que seria equivocado usar um determinado período para caracterizar diversos séculos de história. Mas de fato, não há registro histórico no Egito que os hebreus tivessem sido escravos lá. Existem registros de outras populações derrotadas pelos exércitos dos faraós que foram escravizados. Estes escravos fizeram muitas coisas, principalmente trabalho doméstico e agricultura, mas nunca construíram pirâmides. Até o a época das grandes navegações, os escravos eram pessoas que perderam a liberdade. A… Read more »

Esteves

Pois é Mestre,

Subjugados. Como romenos, poloneses, húngaros, eslavos, tchecos. Perderam a pátria e a soberania. Alguns povos recuperaram. Outros não recuperaram.

— Tem o lado de cá. Tem o lado de lá.

Não acredito que escravos tenham se dedicado a agricultura. Trabalhos domésticos, sim. Até hoje há trabalho doméstico escravo no nosso país. Incluindo cidades como o Rio.

Camargoer.

Olá Esteves. Nas economias pre-industriais e escravocratas, os escravos eram usados na agricultura. Nessas economias, a agricultura era carente de equipamentos e dependia de intensivo uso de não de obra.

Esteves

Tribalismo. Luta de clans. A África do Sul ainda é assim e retornou ao assim depois do fim do apartheid.

Escravidão como atividade econômica é coisa de europeu.

Beto

Detalhando, 3,5 milhões de pessoas da região da Europa conhecida como Balcãs foram escravizados pelo Império Otomano, que era oficialmente Mulçumano, apesar de no Oriente Médio neste Império haver minorias de cristãos e judeus. Estes europeus dos Balcãs foram levados como escravos para o Oriente Médio.

Esteves

Império Otomano foi um Império. Império Romano…

Muçulmano segue a religião do Islã. Não houve “império muçulmano”.

O resto é esquisito.

Control

Jovem Esteves
Um pequeno aparte:
Nominalmente você tem razão, porém os califados eram impérios e o califa era o representante de Maomé, portanto o líder da religião muçulmana. Também é bom lembrar que, após os otomanos assumirem o controle de praticamente todo o Oriente Médio, o seu sultão tomou para si o papel de califa.
Assim, de fato, podemos considerar que existiram impérios muçulmanos.
Sds

Esteves

Qual foi a religião dos Reis do Egito Antigo? Houve o Império do Sol? Do Deus Atol?

Excelente filme do Spielberg. Império do Sol.

Houve Império Ortodoxo na Rússia Cesarista?

Império Xintoísta no Japão? Império Budista na China? Império Cristão do Brasil?

Agradecido pelo aparte Mestre Control.

Hcosta

Todos os impérios utilizaram a religião como arma.
Os Faraós eram deuses vivos, os reis do RU ainda hoje são ungidos (sagração) pelo seu deus, etc.. A diferença é que alguns obrigavam à conversão, outros não.
Faz parte da sua identidade e até como uma forma de “casta”.
Nos casos que mencionou não faz muito sentido distingui-los pela sua religião porque normalmente os imperadores iam mudando mas a religião permanecia como pilar da sociedade.

Esteves

Pois é.

Quando os espanhóis encontraram as civilizações continentais nas Américas…Império Inca, Império Asteca, Império Maia que já havia partido, a religião ocidental dos espanhóis que serviu para a fogueira da Santa Inquisição, serviu também para liquidar com as práticas ritualísticas impondo a civilização que chegou para sobrepor-se.

Império Maia foi Império Maia. Não foi Império do deus das florestas, das chuvas, do Sol.

Theo Gatos

Houve um império teocrata de muçulmanos se quiser ser mais preciosista…
.
Sds

Esteves

3,5 milhões de escravos…quem aguentaria sustentar 3,5 milhões de escravos?

Quem? Aonde existiram recursos para sustentar o próprio povo + 3,5 milhões de escravos?

Beto

Bem, vc discorda de fatos históricos amplamente documentados, e coloca suposições que fica até difícil saber por onde começar a explicar… não consegui entender nem o sentido do que vc está querendo dizer, vou resumir depois vc pode dedicar um tempo confirmando nos livros de história
Império Otomano, o sultao era o líder do Islã e a religião oficial do Império era o islamismo
3,5 milhões de europeus foram escravizados e levados para o Oriente Médio, são fatos, não são opiniões…

Esteves

Moço,

Quem conta um fato aumenta um pato. Quem mane fato é esse?

Thiago A.

Tem sim, deve existir até brasileiro confuciano. Mas não é representativo da realidade brasileira. Não moldou a nossa sociedade e costumes, não influenciou o Estado brasileiro. Mas aqui o colega mencionou uma religião de Estado, cujo o máximo representante endossou formalmente o papel de líder/protetor dessa comunidade religiosa, fora e dentro dos próprios confins- casualidade o próprio Erdogan adora jogar essa carta -assim como fez tardiamente o império romano com o cristianismo . Uma coisa é a espiritualidade do indivíduo outra é a religião no processo civilizatório de um povo . Questão de números, proporções, impacto e influência.

Esteves

Tardiamente. Haviam passados 500 anos.

Erdogan precisa de bandeiras para reconstruir o poder que tiveram. Uma bandeira é a volta do Império Otomano. A outra é o Islã.

Theo Gatos

É que no período a que se refere o Beto a história não era bem essa… A Europa era praticamente Cristã (inclusive a Grécia sob domínio turco) e o império Otomano era praticamente islâmico, mesmo com algumas exceções que na prática não gozavam de muitos direitos civis…
.
Claramente hoje a situação é outra, mas acompanhando a situação europeia, muitas vezes os islâmicos tampouco se veem como “alemães”, “holandeses”, “gregos” sendo que a religião sobrepõe um pouco o nacionalismo regional em alguns casos…
.
Sds

Bardini

Já foi o nosso tempo. Comprar Escolta usado hoje, seria mais uma tremenda “burrice de oportunidade”. A solução mais racional, tanto para o curto quanto para o longo prazo, passa pelos Navios de Patrulha Oceânica, os famosos OPVs. É a única forma de fazer número com baixo custo, de uma forma racional. . Um Navio de Patrulha Oceânica seria um navio novo, que pode e deve ser projetado como quisermos, para atender nossas necessidades. Sendo novo, vai entregar frouxo, mais de 200 dias de mar e estaria dentro do quadro de meios ativos da MB por no mínimo mais de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Esteves

Isso que tu está postando…tu postou trocentas vezes. Ilustrando. Dando nomes. Preços. Estimando quantidades. Tudo racional. Acontece que quem toma decisão não quer saber desses navios. Quem decide, quer navios de 3 mil, 6 mil, 50 mil toneladas para marcar a passagem pelo CN. Quem decide quer contratos longos dependentes de royalties e conhecimento alheio que não temos, para a posteridade. Os bisnetos do Bardini vão debater o mesmo assunto. Quem decide lê ao pé da letra. “Empregar o Poder Naval.” Se…se…tivessem escrito cuidar do mar, vigiar o mar, controlar o mar, mostrar soberania no mar… Mas não foi assim… Read more »

Paulotd

Tem 7.62mm Fal e G3 pra todo mundo na MB? No exército tem fal velho mais tem de monte.

Esteves

O litoral é vasto.

Leonardo

Bardini, será que dá pra aproveitar algum projeto alemão e modificar para as nossas necessidades? E daria pra construir no estaleiro das Tamandaré?

Bardini

Este projeto poderia ser uma boa opção, vindo da TKMS:comment image
.
Por mim, do jeito que está ali, já estaria muito bom. Para ser “perfeito”, só faltaria ser um pouco maior, já que isso não tornaria o projeto absurdamente mais caro…
.
Mas tu falou “alemão”. Ai tem que ver se Fassmer ou Lurssen trabalhariam com a TKMS por aqui…
.
Aliás, a Fassmer andou divulgando a renovada que fizeram no projeto do OPV 80 deles. Ficou bem interessante:
https://www.fassmer.de/fileadmin/user_upload/6_Fassmer_Defence/21_06_FD_Sb_OPV_80_web.pdf
.
Os alemães compraram 3 navios da Fassmer para Patrulha:comment image

Last edited 2 anos atrás by Bardini
Esteves

Com 10 bilhões dava pra assinar uns 10 desses?

Bardini

10 unidades, dava…
.
R$ 10 bilhões é algo na casa de U$ 1,7 bilhões de dólares. Dá pra comprar praticamente uma “Guarda Costeira” nova com isso aí, se tu não enfeitar demais todos os navios, pensando em ir para a Guerra.

Esteves

Então…

Isso vai na contra mão do pensamento naval. Defendemos que é necessário ter capacidade de combate. Os editores também defenderam as Tamandarés ou algo parecido para combater.

OPV não é feito pra isso. Existe resistência desde o conceito do navio…navio patrulha.

Os Almirantes querem substituir as Niterói…do tempo da guerra fria, da ameaça comunista no Atlântico, para fazer guerra.

Guerra…quem vai fazer essa gente feliz?

Leonardo

Beleza Bardini, obrigado pela resposta amigo. Na verdade eu falei de um projeto alemão por este já ter ganho a licitação das fragatas e também tem a questão do estaleiro. Seria mais por conveniência continuar com o fabricante da Alemanha. A não ser que para os OPV’s existam projetos bem mais interessantes de outras nações que poderiam vir a ser construídos no mesmo local.

Henrique

Com esse armamento seria mais uma corveta, mas é a resposta certa. Tem gente que sonha no futuro complementar as FCT com FREMM mas a verdade é que vão ter que mirar mais baixo, vai corveta.

Cláudio AlfaZebra

Concordo com o João, qdo se referiu ao episódio com a França nos anos 60. Aliás como já escrevi antes em 200 anos de independência foi sempre assim desde a esquadra de sucata que D.Pedro I comprou as pressas em 1822-23 passando pela Guerra Cisplatina, Paraguai, IGM,IIGM etc. e por aí vai. A verdade e que só Deus aqui para nossa defesa…

Esteves

Nossos problemas estão atrás da Defesa. Quando foram buscar navios fora do Brasil é porque olharam pra dentro e não viram nada.

Indústria. Sem construir bases não colocam nada em pé.

Henrique

Em alguns momentos tivemos uma esquadra de alto nível. Quando da aquisição do Riachuelo (o mais poderoso encouraçado do continente e um dos mais poderosos do mundo quando lançado) e dos Minas Gerais (mais poderoso encouraçado quando lançado). Mas nos ambos casos não durou muito por que não houve continuidade, a tecnologia evoluía muito rápido.

Last edited 2 anos atrás by Henrique
Desc

Muda de governo e verbas são cortadas ..aí vamos ver quanto tempo vai levar para as 4 ficarem prontas …a Grécia tem 13…putz

Esteves

O dinheiro das Tamandarés está com a Emgepron.

Camargoer.

Olá Esteves. Exato. Como a Emgepron é uma empresa, ela pode aplicar o dinheiro. Acho que fazer a conta simples de desvalorização do real pode ser equivocado. Como há uma expectativa de certo grau de nacionalização e que a maior parte disso seriam salários de operários brasileiros, esse valor praticamente não mudou em reais. Eu realmente não consigo avaliar se os recursos transferidos para a Emgepron foram corroídos pela desvalorização do reail ou se eventualmente houve fanho financeiro.

Esteves

Mestre, Quanto é ou quanto foi ou quanto está sendo a desvalorização do real? Os 1% mais ricos no Brasil são os que contam patrimônio líquido (desonerado) até 290 mil dólares. Não chega a 2 milhões de reais. Significa que a pobreza incluindo a pobreza dos ricos está evoluindo no Brasil e isso vem assim desde os anos 1990. Reajustam salário mínimo, reajustam outros ganhos sobre o trabalho. A corrida frente ao custo para viver no Brasil está cada vez mais insuportável. Vide Chile. Caminhamos vigorosamente para enfrentar a carestia social que o Chile, outrora exemplo, vive. As famílias cortam… Read more »

Camargoer.

Olá Esteves. Um coisa de cada vez, senão a gente fica com as ideias desencontradas. Escrevi que a Emgepron recebeu R$ 10 bilhões para o programa da FCT quando o dolar esta em torno de R$ 4~4,5. Durante esse período, o real se desvalorizou bastante, encarecendo os custos em reais já que parte do material/serviços serão importados. Por outro lado, acredito que a Emgepron investiu os recursos compensando um pouco essa desvalorização. Os custos de energia subiram bastante no Brasil, mas os salários do pessoal que irá construir as FCT provavelmente mudou pouco. Minha conclusão é que sou incapaz de… Read more »

Esteves

Mestre…Mestre…Mestre. Em 2019 a despesa com custeios (gastos com pessoal) nas universidades federais era 86% dos orçamentos. Em 2021 essa despesa chegou a 90%. 90% da despesa nas universidades federais e instituições federais de ensino no Brasil é gente. Falta dinheiro nas universidades federais porque comem 90% com gastos de pessoal. E quanto é essa despesa nas universidades privadas? https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/1-mackenzie/faculdades/rio/2020.2/PDI_MACKENZIE_RIO_2020_-_2024_-_Assinado.pdf Vamos ver no Mackenzie. 62%. Sessenta e dois por cento do orçamento do Mackenzie = custeios = despesas com gente incluindo laboratórios, cursos, mestrados, doutorados, pesquisas… O GF representa 1/3 do PIB. Certo? Serviços públicos. 1/3 do PIB vai para… Read more »

Esteves

Vamos ter confusão social se não colocarem o país para crescer.

Quando a Unicamp convenceu a senhora dos ventos a fazer crescer a dívida pública como saída da crise e do caixa vazio…quem disse que não daria certo foi acusado de traidor da pátria.

Brasil ame-o ou deixe-o. Já saíram quase 50 bilhões de dólares em 2021. São brasileiros descontentes e desconfiados.

Quem ficar…se ainda tiver luz…por favor.