PEQUIM, 8 de novembro (Reuters) – Os militares da China construíram maquetes no formato de um porta-aviões da Marinha dos EUA e outros navios de guerra dos EUA, possivelmente como alvos de treinamento, no deserto de Xinjiang, imagens de satélite da Maxar mostraram no domingo.

Essas maquetes refletem os esforços da China para construir capacidades anti-porta-aviões, especificamente contra a Marinha dos Estados Unidos, já que as tensões continuam altas com Washington sobre Taiwan e o Mar da China Meridional.

As imagens de satélite mostraram um esboço em escala real de um porta-aviões dos EUA e pelo menos dois destróieres de mísseis guiados da classe Arleigh Burke foram construídos no que parece ser um novo complexo de alcance de alvos no deserto de Taklamakan.

As imagens também mostraram um sistema ferroviário de 6 metros de largura com um alvo do tamanho de um navio montado nele, que os especialistas dizem que pode ser usado para simular um navio em movimento.

O complexo foi usado para testes de mísseis balísticos, informou o Instituto Naval dos EUA, citando a empresa de inteligência geoespacial All Source Analysis.

Os programas de mísseis antinavio da China são supervisionados pela Força de Foguetes do Exército de Libertação Popular (PLARF). O ministério da defesa da China não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

De acordo com o último relatório anual do Pentágono sobre os militares da China, a PLARF conduziu seu primeiro lançamento de tiro real confirmado no Mar da China Meridional em julho de 2020, disparando seis mísseis balísticos DF-21 antinavio nas águas ao norte das Ilhas Spratly, onde a China tem disputas territoriais com Taiwan e quatro países do sudeste asiático.

Os testes no mar podem ter mostrado à China “que eles ainda estão longe de criar um ASBM preciso”, disse Collin Koh, pesquisador da Escola de Estudos Internacionais S. Rajaratnam, em Singapura. “Não acho que os alvos do deserto serão o estágio final. É para um refinamento adicional.”

Um teste de míssil balístico antinavio no deserto não refletiria as condições realistas de um ambiente marinho, o que poderia afetar os sensores e a seleção de alvos, mas permitiria à China realizar os testes com mais segurança, disse Koh.

“A melhor maneira de testá-lo e mantê-lo longe dos olhares indiscretos dos militares e recursos de inteligência dos EUA é fazê-lo no interior”, disse ele.

Países vizinhos, preocupados com os mísseis atingindo outros navios ao redor do alvo, também podem se opor aos testes da China no mar, acrescentou.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse em julho deste ano que os Estados Unidos defenderão as Filipinas se ela for atacada no Mar da China Meridional e alertou a China para cessar seu “comportamento provocativo”.

Subscribe
Notify of
guest

61 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luis Marcello

Parece que a “moda” do Irã pegou e de lhe maquetes de Porta Aviões dos EUA para afundar ! Que coisa, parece paranóia até ! Quem não tem cão caça com gatos mesmo .

Matheus Mascarenhas

Pelo menos os china aprenderam com o erro do Irã:
Construíram no deserto, onde não vai gerar dor de cabeça se a maquete “encalhar”

Agressor's

Marquei um X, um X, um X no seu coração
Pra você nunca me esquecer
não vai me esquecer, juro que não.
Marquei um X, um X, um X no seu coração
Pra você nunca me esquecer
não vai me esquecer, juro que não.
Eu sei que a distância não vai separar
Meu amor e o seu
Na luz da manhã quando o sol despertar…. 😛 😛 😀

Claudio Moreno

“Você luta como você treina”.

A China ao invés dos EUA e demais do ocidente, leva bem a sério a ameaça que seus oponentes são ou podem ser.
Nós como nação brasileira, deveríamos aprender com eles e não subestimar potenciais inimigos sejam eles internos ou externos.

CM

Esteves

Inimigos internos? Eita.

carcara_br

Pois é, ótimo até alguém apontar o dedo pra ele…

Luiz Trindade

Tem maluco para tudo nesse mundo!

Bruno Vinícius

Acho que você não tem lido as últimas matérias por aqui. A última coisa que os americanos fazem é subestimar a China.

Mgtow

Quem seria os inimigos interno minion? Aquele que ousa protestar pelas injustiça sócio econômica que permeia nosso país?
Se há inimigo interno aqui, são aqueles que ficam desfilando com bandeiras do imperialismo. Os ditos “patriota ” que usam camisa da cbf e que não vêem problema do Brasil ser uma colônia dos EUA e sua turma.

carcara_br

Vamos ver os tais 30 km de erro agora, pra mim jájá a maquete vai ficar toda esburacada…

Antoniokings

Chineses estão levando muito a sério seu novo papel na ascensão ao posto de principal potência do Mundo

Esteves

Impressionante.

zgtt

comment image

TeoB

Treino é treino, jogo é jogo… mas que treina treina pra jogar! Nós temos é que ficar fora disso, a hora que o bicho pegar todo mundo vai precisar de insumos e temos que ser o cara que vendo pra eles! hj a China depende muito dos nossos grão, minérios e carne, acho que temos que tentar firmar uma parceria também com a Índia, (população e mercado enorme) talvez atrelar a compra de uns navios (que precisamos) de prateleira ou um sistema antiaéreo sei lá, além de abrir o mercado dos veículos Indianos em troca de abertura de mercado para… Read more »

Esteves

A China mantém desde 4 de setembro veto às importações de carne do Brasil. A China não depende. A China faz negócios.

A China é o maior produtor mundial de frutas. O maior exportador é a Holanda.

A vida fora do Brasil é outra vida.

Wes

Está certo em partes, a China faz negócios! O embargo as exportações de carne brasileira é por motivos políticos devido ao presidente brasileiro falar mal e ameaçar retirar os chineses do 5G a pedido dos americanos, a China produz muito alimentos porém sua demanda é imensa, o Brasil pode ganhar muito negociando coma China, os concorrentes globais no mercado de carne bovina são Austrália, EUA (países que a China está com problemas atualmente), a Argentina e o Uruguai, ou seja a oferta brasileira é a mais vantajosa e para a a produção de frango, suínos, peixes os chineses dependem muito… Read more »

Esteves

O Brasil tem se mostrado incapaz de gerir a qualidade de sua carne. Vez por outra surgem casos de febres e aftosa, vaca louca…isso mostra uma fragilidade nas relações internacionais que até o Chapolin Colorado teria dificuldades em concertar. Deixa arestas. Os chineses estão aqui há anos fornecendo hardware e handsets para as operadoras. Nossa infraestrutura de comunicações quando foi digitalizada ficou nas mãos do consórcio europeu e da Qualcomm americana. Desde o 2G digitalizado toda a infraestrutura sobreposta à rede analógica veio de fora. Europeus e norte-americanos. O CDMA da TC era coreano. Esse lero-lero com o 5G não… Read more »

Wes

Último caso de febre aftosa registrado no Brasil foi em 2016, os dois casos recentes de “vaca-louca” foram devidamente comunicado, ou seja, um país que não gerencia a qualidade de sua tentaria esconder esses casos, a carne brasileira é ofertada a “elite” chinesa e eles apreciam muito porque pelas coisas que eles comem lá… No caso da Holanda sempre tiveram vocação para agricultura, eles financiaram grande parte dos engenhos e plantações de canas no período do Brasil colonial, flores, frutas e muitos alimentos de alto valor agregado cultivado em estufas high-tech, ou seja, a Holanda evolui desde quando o Brasil… Read more »

Adriano Madureira

O erro de alguns aqui é achar que sem o Brasil e suas commodities a China cairá de joelhos… Temos o maior rebanho bovino do mundo, se houver algum tipo de problema entre nós e a China, eles não terão dificuldade alguma em achar um substituto,tem um bem lá pertinho, o segundo maior rebanho, na república indiana. Aço? ! 2º – India (111,2 milhões de toneladas) 5º- Rússia (71,9 milhões de toneladas) 8º -Turquia (33,7 milhões de toneladas) 10º – Irã (25,6 milhões de toneladas) Frango?! O Brasil possui o quarto maior rebanho de galináceos do mundo, com 5,6% do… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
Chico Tripa

Isso! Grande pensamento. A gente entrega banana, café, cacau, carne , ferro e etc e compra deles computadores, carros, aviões, tablets, remédios, fertilizantes……! Com esse tipo de pensamento fica claro que este país não tem nenhum futuro grandioso.

Esteves

Bem…o cacau daqui desde a Garoto que vendida foi, passou para a Nestlé. A banana, apareceu aquele cancro negro dentro da fruta que fez as exportações reduzirem-se.

O café…perdemos mercados de valor com a antiga insistência de plantar somente café robusta e misturar.

O minério vai bem. Porque não é necessária a intervenção do homem.

Inimigo do Estado

Ué a Austrália também entrega produtos primários e tem mais pobres por metro quadrado aqui do que lá. Inclusive a indústria lá representa muito pouco o PIB do país. O Brasil tem que explorar mais o setor de serviços, principalmente o turismo. Temos uma natureza exuberante, mas não dá para viver disso num país extremamente violento como o nosso, e transformar isso aqui numa Dubai tropical. Poderíamos ter por exemplo um trem bala saindo de Fortaleza até o RJ. O Hans vindo de Stuttgart sairia de Jericoacoara de manhã, e anoiteceria em Búzios, passando pelo maravilhoso litoral baiano. Mas na… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Inimigo do Estado
Matheus S

“Os testes no mar podem ter mostrado à China “que eles ainda estão longe de criar um ASBM preciso”, disse Collin Koh, pesquisador da Escola de Estudos Internacionais S. Rajaratnam, em Singapura. “Não acho que os alvos do deserto serão o estágio final. É para um refinamento adicional.” Vale destacar que no incidente do ano passado no final de agosto quando a China lançou o DF-21D e o DF-26B entre a ilha Hainan e as ilhas Paracel em um alvo em resposta a intromissão do U-2 no Mar de Bohai quando o PLAN estava realizando um exercício de fogo real,… Read more »

Mk48

Para quem não entendeu ( a maioria que comentou até agora) :
.
A idéia é avaliar o estrago que pode ser feito. Assim não interessa se é uma maquete estática.
.

Esteves

Não é estática.

FERNANDO

Chega a ser imoral.

Sérgio Luís

Se entrarem em guerra será o fim do mundo!
Ninguém fica com nada!

WSilva

O objetivo da China parece ser colocar uma mira bem grande no maior asset dos EUA fora seus cidadãos e território que são seus porta aviões. A China sabe muito bem que os EUA não trocaria um PA pela defesa de Taiwan porque é mais fácil os EUA acionar seus vassalos no Japão para tentar alguma coisa, embora também seja difícil de acontecer pois está no subconsciente do japonês(e também dos britanicos) que um dia a China irá se vingar das atrocidades cometidas por esses dois povos bárbaros em territórios chinês. É mentalidade brutal de povos imperialistas, ”se eu fiz,… Read more »

Esteves

Não é tão simples.

https://youtu.be/p9c1KF0jKv4

Andreo Tomaz

É bem verdade que aquela maquete pintada no deserto era só pra provocar msm, pq os chineses sabiam que os americanos intrometidos iriam estar observando.kkkkkkk

Bosco

Parafraseando um famoso chinês: tábua não revida.

Antoniokings

Nem navio no fundo do mar.

Inimigo do Estado

Huahauahua boa Kings, eu te amo c@ralho!

Bosco

Os americanos têm ambição quase igual já que pretendem atingir com seus hipersonicos alvos críticos no interior da China, mas levando-se em conta que um CSG americano é a região da Terra com maior densidade de defesa AA por m2, a ambição chinesa é bem mais complicada de se concretizar. Não que seja impossível um míssil “balístico” lançado a 1500 km de distância penetrar na atmosfera a Mach 10, percorrer uns 100 km em densa atmosfera , ficar envolto em plasma , a superfície chegar a mais de 2000° e ainda assim atingir um alvo se movendo a 55 km/… Read more »

Antoniokings

Hipersônicos?
Quais?
Americanos não têm esse tipo de míssil.
Esqueça.

Andre
Pedro

Fora que um ataque direto a um PA, pode transformar-se a quase que um ataque direto ao território americano(deixando de lado o direito internacional), em razão dos quase 5 mil tripulantes da belonave americana.

sj1

É impressão minha (pergunta séria) ou te incomoda o fato da possibilidade ser real ?

Inimigo do Estado

Não é impressão, é constatação da realidade

M.@.K

Se os EUA tem uma maquete do J20 chines… nada mais justo.

M.@.K

Se até o Brasil tem maquete…

Avai2021

Nao seria melhor se investir este dinheiro em proteção ao meio ambiente ao invés de pedir para os países ricos ?
Se tem dinheiro para 500 navios, mísseis hipersônico, sub nuc, maquetes de madeira no deserto, 150 usinas nucleares vem mendigar dinheiro para Europa e América do Norte para proteger meio ambiente?
Como explicar isto?

Antoniokings

China não precisa de dinheiro.
Chegaram ao recorde de US$ 3,218 tri em reservas cambiais.

http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2021/11/07/internas_economia,1320697/reservas-cambiais-na-china-aumentam-us-17-bilhoes-em-outubro.shtml

E não para de chegar dinheiro.
Só em outubro, a China teve um superávit recorde de US 84,54 bi.
As exportações chegaram a US$ 300,2, 13º mês consecutivo de aumento na casa de dois dígitos.

http://www.cnnbrasil.com.br/business/exportacoes-da-china-tem-alta-anual-de-271-e-superavit-comercial-atinge-recorde/

Para efeito de comparação, o Brasil exportou em 2020 todo cerca de US$ 210 bi.

Avai2021

Porque então está pedindo $$ para os países ricos na questão do meio ambiente?
E tomando carona no seu ponto : com este superávit qual seria a razão da China atacar os seus maiores clientes ? Não seria contraproducente tal iniciativa ?

carcara_br

Imagine que fossem 150 usinas termoelétricas a carvão? Assumindo que em geral o custo do Kwh nuclear costuma ser maior, são valores que os países hoje possuem uma renda per capita elevada não tiveram que arcar. Esse argumento é uma falácia, mas funciona muito bem pra demagogia, mas e se a equipe diplomática dos EUA chegassem numa mesa de negociação com a nossa e dissessem: _Olha vocês querem receber créditos de carbono, mas investem 28bi em submarino. O que você responderia? Pessoal está mais comprometido que os próprios americanos na guerrinha fria contra China, ao menos no governo Biden procuram… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Avai2021

Mas eh bem diferente. O Brasil não esta no mesmo nível econômico e poluidor como a China. Você não pode comparar o Brasil com a China. Brasil Índia não estão no nível econômico da China. A China eh a segunda maior economia do mundo com renda per capita superior a do Brasil Índia. A China eh a maior poluidora do planeta. Incluindo Brasil e Índia no mesmo pacote da China para que o mundo rico pague a conta seria a China abusar da Índia e Brasil para se esquivar de suas responsabilidades. Não acredito ser razoável. Apenas dedique parte do… Read more »

carcara_br

Imagine nossos irmãos angolanos lendo seu comentário… Já que você a priori já detesta a China sugiro que tente compartimentalizar por assunto e conviver naquilo que nos for conveniente. Pegar um mapa-múndi e apontar várias vezes onde fica o seu país os EUA e a China é extremamente recomendável também, lembrando sempre o mundo é um só.

Avai2021

Não entendi a referência de angolanos. Detalhe: se interesse para saber o que sofrem os negros que sao imigrantes na China com o racismo a eles.
Não tenho raiva ou detesto nenhum povo. Eh um sentimento totalmente inexistente.
Mas não posso admitir a régua de desconto para a China em detrimento do Brasil. Como não aceitaria com nenhum outro país ou do Brasil para outro país. A régua deve ser igual.

carcara_br

A referência é imaginar um angolano vendo a conversa e pensando algo semelhante em relação aos brasileiros “ricos demais”, olha o ranking por renda per capita, 2019 FMI: Brasil – 63° China – 65° Angola – 127° Lista de países por PIB nominal per capita – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org) Claro existe a questão do PPP (List of countries by GDP (PPP) per capita – Wikipedia) que colocaria a china acima da gente (100°-110°-157°), mas, de fato, a China não pode ser considerada um país rico e assuntos ambientais não deveriam ser alvos de agendas ideológicas menores, contudo suponho… Read more »

Avai2021

Não carcará … este ranking do Wikipedia em português está em conflito com o próprio Wikipédia inglês, fmi e banco mundial. Infelizmente o Brasil eh mais pobre que a China.
A mesquinharia vem da própria China e não minha. Apenas estou apontando a incoerência da solicitação da china em pedir $$ quando ela própria não precisa de $$. Sendo ela mesmo o maior poluidor do mundo na grandeza de 2 vezes mais que o segundo colocado – EUA.

carcara_br

coloquei muitos links no comentário e acabou ficando detido, resumindo: não importa o critério olhando a renda per capita a china ainda não é um país rico.

Avai2021

Uma pena que ficou retido…. Mas que Entao se reduza o investimento no míssel hipersônico, nos 500 navios, nos porta aviões, nos aviões invisíveis e ponha em meio ambiente…. Simples. Não fica mendigando para país rico. E ainda se coloca ao lado do Brasil e Índia que sim precisam de ajuda em $$. Ou então faça melhor. Lídere junto com os ricos darem mais para a África, Yemen, Síria ajudar no combate à fome e pobreza no mundo.
Seja uma força de mudança para o bem no mundo.
Tem uma oportunidade ótima. E tem $$$ também.

WSilva

Avai2021 está aqui servindo os interesses da elite anglo-saxã. O sujeito sugere que a China desista de poluir o mundo, que adote políticas ambientais verdes porque o sujeito sabe que isso irá atrasar o desenvolvimento do país. O sujeito ainda não percebe que essa mentalidade não irá atrasar somente a China, mas também a Índia e o Brasil por tabela, ou então vai acionar a seletividade, os EUA, Brasil e Índia podem, a China não. O sujeito ainda passa a impressão que o maior poluidor do mundo sempre foi a China, mas me permita me dizer uma coisa, os EUA… Read more »

Avai2021

Tem um problema na sua resposta…. Quem está pedindo dinheiro a ricos eh a China. Se a China eh superpotência, faz 500 navios, estação espacial qual eh o problema de achar um absurdo eles se colocarem ao lado do Brasil e Índia e pedir dinheiro aos países ricos? Brasil e Índia além de não serem os maiores poluidores, tem renda per capita menor que China e somos mais pobres que eles. Além do que o Brasil tem cobertura florestal que apesar de alguns problemas o país tem consciência ambiental forte dentro da população. Uma das maiores causas do desmatamento seria… Read more »

Diego

Os chineses ao construírem uma maquete de um porta-aviões (em tamanho real), como alvo para seus mísseis hipersônicos, será que estão imaginando que são muito espertos? Alguém precisa avisar os chineses que os americanos também podem fazer o mesmo pra enganar esses mísseis (rs…). A ideia é antiga, os aliados na 2GM usaram milhares de veículos de borracha infláveis pra enganar os aviões de reconhecimento alemães, numa hipotética guerra com a China os americanos podem usar essa mesma tática novamente… Oras, é muito barato e fácil de fazer! Bastaria amarrar, entre si, centenas de botes de borracha (coberto em papel… Read more »

Jota Ká

Simular o calor emanado pelo chaminé do porta-aviões…. ?????!!??

sub urbano

A China me lembra a saga de Sergey Kovalev até se tornar campeão mundial. Kovalev tinha umas 20 lutas como profissional e uns 90% de nocautes. Era grande, rápido, tinha queixo, um meio-pesado legitimo e competitivo. Kovalev cresceu na miseria durante o fim da URSS e entrou em depressão após matar um cara no ringue. Ja com quase 30 anos disputou o cinturão mundial com Nathan Cleverly: playboy, britânico, rico, protegido, amado pela mídia. O resultado todos sabemos, Kovalev nocauteou o Cleverly. A China é isso, o cara q saiu de baixo, eram mais pobres que a gente e viraram… Read more »

Avai2021

Vamos continuar a sua lembrança….na casa do sr kovalev (entendido China) tinham 15 empregados dos quais tinham 1 dia de folga, não podiam rezar para Allah, embora 1 deles foi pego rezando pela manhã e foi mandado a ficar no banheiro da casa afim de se reeducar. Os outros empregados pediram condições de trabalho e salários igual aos do vizinho britânico, mas kovalev falou que não podem se corromper ao malvado britânico. Os filhos e a esposa do kovalev soh podem escolher livros filmes jogos e navegar na internet por menu pré aprovado pelo dono da casa. E quem ver… Read more »

WSilva

”A China é isso, o cara q saiu de baixo, eram mais pobres que a gente e viraram super potencia.”

Depende do ponto de partida, você está partindo de 1911? Até o inicio do século XVIII a China era a maior economia do mundo e seu território era de 12 milhões de km, seria o segundo maior território do mundo hoje.

FELIX

OS ESTADOS UNIDOS SÃO UM VERDADEIRO ESTADO TERRORISTA 

Mgtow

Belo e moral!
Ressentidos e invejosos que mordam as costas.