Os estaleiros da Hyundai Heavy Industries (HHI) realizaram no dia 9 de novembro a cerimônia de lançamento da ROKS Cheonan (FFG-826), a sétima fragata da classe “Daegu” para a Marinha da Coreia do Sul (ROK Navy).

As fragatas classe “Daegu” FFX-II são um aperfeiçoamento das fragatas classe Incheon (FFX). Com 2.800 toneladas, os navios da classe “Daegu” deslocam 500 toneladas a mais que os seus predecessores e medem 122 metros de comprimento.

As “Daegu” estão equipadas com um sistema de lançamento vertical coreano de 16 células para defesa contra ameaças aéreas, submarinas e ataque terrestre e seis tubos de torpedos para guerra antissubmarino. A propulsão é CODLOG, com turbinas a gás MT30 da Rolls-Royce, motores diesel MTU e motores elétricos Leonardo DRS. São capazes de atingir velocidades de 30 nós.

Os navios têm um sistema de sonar rebocado (TASS), além de um canhão de 127 mm e um sistema CIWS Phalanx.

As fragatas são destinadas a uma variedade de missões, incluindo guerra antissubmarino, guerra antiaérea, patrulha, vigilância, busca e resgate e proteção da zona econômica exclusiva.

NOTA DA REDAÇÃO: A fragata ROKS Cheonan (FFG-826) herda o nome da corveta ROKS Cheonan PCC-772 da classe “Pohang”, que afundou em 26 de março de 2010 atingida por um torpedo, provavelmente disparado de um submarino norte-coreano.

O casco partido em dois da PCC-772 foi recuperado para investigação e virou museu na base naval de Pyeongtaek, para homenagear os 46 marinheiros mortos.

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jagdverband#44

Kim pira.

Palpiteiro

Que marinha tem mais toneladas/ZEE?
Esse parece ser um indicador interessante

Luís Henrique

Não sei, mas tenho certeza sobre a que tem menos. Com certeza é a MB.
BRASIL SIL SIL

Vovozao

11/11/2021 – quinta-feira, bnoite, essas fragatas “”daegu””, possuem o mesmo deslocamento das Tamandare’s; entretanto, são mais bem armadas. Pergunta: alguem saberia o custo final em USA $, com intuito comparativo.

Luís Henrique

Li que contrataram 2 navios por U$ 563 mi.
Isso da U$ 281,5 mi cada.
Não sei dizer se os armamentos estão inclusos ou se é o custo dos navios desarmados.

Vovozao

12/11/2021 – sexta-feira, bdia, L Henrique, deve ser o preço somente do casco, vamos calcular mais 200 US dolares (milhões), equivale ao preco das Tamandare’s, ebtretanto, muito mais recheadas (armas + sistemas), além da rapidez na entrega; enquanto estamos beirando 22 e o estaleiro ainda sendo adaptado, acredito nao teremos nada ate 26; e, até lá….. não haverá + escoltas. Ja postei diversas vezes, a MB tem que se mexer. Inclusive, pesquisei de oportunidade Japão devera descomissionar em breve classe Asigiri, cairia como uma luva para nos; e, de acordo conceito japonês, viriam completas, ja que não reaproveitam equipamentos/sistemas, acredito… Read more »

paulo lahr

Se bobear vai parar no fundo do mar novamente.

Vinicius 023

Que nem as da MB?

Marcelo

Por que não te calas?

Diego

O primeiro navio desta classe (Daigu), foi lançado em 2 de Junho de 2016, mas só conseguiu ser comissionado em 2018, ficou parado por vários meses devido a uma avaria no seu sistema de propulsão, após ter sido convertido pra um sistema de propulsão elétrico. A Marinha da Coreia do Sul introduziu um sistema de propulsão “híbrido” que combina uma turbina a gás e um motor elétrico.   No final de Janeiro de 2019, tiveram novamente outro problema, o navio ficou inoperante devido a um defeito no seu sistema de propulsão, pois as peças próximas do motor que gira a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Diego