O Comando em Chefe da Esquadra realizou cerimônia militar alusiva ao seu 199° Aniversário, na manhã da última quarta-feira (10), na Base Naval do Rio de Janeiro.

O evento contou com as presenças do Comandante da Marinha, do Ministro de Estado de Minas e Energia, de ex-Comandantes da Marinha, do Chefe do Estado-Maior da Armada, de membros do Superior Tribunal Militar e do Almirantado e, em especial, de um número significativo de ex-Comandantes em Chefe da Esquadra.

Durante a cerimônia, o Capelão-Chefe do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha celebrou uma benção ecumênica. Foram realizadas, ainda, as leituras da Ordem do Dia e da mensagem do Comandante de Operações Navais alusivas à efeméride, nas quais foram lembradas as conquistas alcançadas pelas gerações passadas e reiterado o empenho nas ações desta parcela do Poder Naval.

Na ocasião, houve também a premiação dos Oficiais e Praças que alcançaram marcas expressivas na carreira, nos quesitos dias de instrutoria, de mar e de embarque, além de horas de voo, de mergulho e de imersão. Por fim, ocorreu a entrega da láurea da Esquadra àqueles que contribuíram de forma imprescindível no cumprimento das tarefas do Poder Naval, assim como o lançamento da logomarca referente aos 200 anos da Esquadra.

Após a cerimônia, houve a votação e premiação dos concursos de “Melhor Trabalho Marinheiro” e “Melhor Fotografia”, produzidos por militares da Esquadra, e uma visitação ao novo Simulador Integrado de Combate (SICOMB), no Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML). A tradicional foto dos ex-Comandantes em Chefe, acompanhados do Comandante da Marinha, encerrou com maestria essa manhã de grandes comemorações para a Esquadra.

FONTE: Marinha do Brasil