A Amazônia Azul®️ é a região que compreende a superfície do mar, águas sobrejacentes ao leito do mar, solo e subsolo marinhos contidos na extensão atlântica que se projeta a partir do litoral até o limite exterior da Plataforma Continental brasileira.

Pela Amazônia Azul, mais de 95% de nosso comércio exterior trafega e cerca de 95% do petróleo nacional é extraído, sendo, ainda, acervo de incontáveis recursos vivos, minerais e sítios ambientais, com a existência de estratégicos portos, centros industriais e de energia.

Mais do que um espaço geográfico, a Amazônia Azul deve ser vista como um conceito político-estratégico remetendo à importância do Poder Marítimo ao Brasil. Ensejada no Atlântico Sul, entorno estratégico estabelecido nos documentos de alto nível, como a Política Nacional de Defesa, a Estratégia Nacional de Defesa e o Plano Estratégico da Marinha – PEM 2040, a Amazônia Azul é patrimônio nacional, fonte de riqueza e cobiça, a ser protegido, preservado e explorado, com sustentabilidade.

O dinamismo e a evolução de cenários oceanopolíticos e interesses de toda a ordem, demandam, cada vez mais, uma presença robusta da Marinha do Brasil na Amazônia Azul, além do desenvolvimento de sistemas de monitoramento e controle, capazes de enfrentar as ameaças, presentes e futuras.

Ela deve ser interpretada sob quatro vertentes: econômica, científica, ambiental e da soberania.

FONTE:  Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodrigo LD

Parabéns Guarda Costeira do Brasil. Com o preço atual da gasolina, temos muito o que defender.

Red Pill

 23 de dezembro – Dia do vizinho

Pedro Fullback

Muita riqueza para pouca fiscalização.

PACRF

De acordo. A “Amazônia Azul” está tão vulnerável quanto a Amazônia Verde, tanto do ponto de vista da exploração, quanto do ponto de vista da integridade territorial.

Leonardo

O autor já coloca esses posts sabendo que a galera vai vir lacrar em cima rsrs!

Pedro Fullback

Falar que é surreal ter um bom orçamento de defesa e ter 80 mil marinheiros e vários regalias com a custa de ter uma frota sucateada é lacrar?

Renato

Olá Pedro, boa noite. Não somente temos um número incoerente de marinheiros para a nossa pequena esquadra, como também há nações com metade de tal efetivo e muito superiores se tratando de disponibilidade dos meios navais, tais como a Marinha Egípcia ou Turca. Já constato previamente que não disponho de conhecimentos técnicos quanto a ambas marinhas. Eu vi que a Marinha Egípcia dispõe de 2 LHDs da classe Mistral, além de fragatas, corvetas, outros meios de superfície assim como 8 submarinos. Vale ser constatado, a Marinha Egípcia tem 44.500 marinheiros e se encontra em um país aonde o PIB PPP… Read more »

Henrique

Se desse pra mandar funcionário publico embora da noite pro dia sem encheção de saco garanto que a MB já tinha resolvido.

Last edited 2 anos atrás by Henrique
André Macedo

Se desse pra mandar funcionário público embora da noite pro dia você perderia o emprego na hora que reclamasse do seu superior e/ou de seus respectivos protegidos. A vida não é esse mar de rosas, você tá latindo pro portão errado, o problema é outro.

Agressor's

O nosso país não é soberano desde Dom Pedro ll, o braziu serve aos países de primeiro mundo…Trabalhamos para que outras nações sejam ricas, e um exemplo que ilustra bem isso é o que estão fazendo com o nosso Pré-sal e nossa Petrobras….

Sejamos Francos…. Estamos alimentando as grandes potências, sabendo que o nosso próprio povo está passando fome… Somos uma fazenda de gado, apenas isso…Não existe soberania e nunca haverá….

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Adriano Madureira

Você esqueceu de mencionar nossas NPa Stealth classe Macaxeira Zeus…

Edson

Zeus não seja patético. Seu comentário é muito infantil.

Fernando Vieira

A data comemorativa e o motivo da comemoração são de extrema relevância no site pois a Amazônia Azul é razão da existência da Marinha do Brasil.

Agora, se a Marinha tem merecido mais críticas do que elogios, isso se deve exclusivamente a ela.

Agressor's

O Brasil é como um banco cujo cofre forte está do lado de fora do prédio, e sem ter sequer noção da situação de risco !

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
Rafael Costa

Uma riqueza imensurável sem uma marinha para a defender, complicado.

carcara_br

Vem SNBR! rsrsrs

Grifon Eagle

Infelizmente a nossa Marinha não consegue garantir a proteção total da nossa Amazônia Azul.

Renan

Transfira os militares a trabalhos civis de indenização a eles deixem apenas o necessário.
Eliminar os gastos desnecessário.
Contrate empresas terceirizadas para atender as necessidades das forças armadas( mecânico, motorista, garçom, manutenção, logística, etc)
Deixe apenas os militares com capacidade física, e intelectual para cumprir suas missões guerra.
O restante desligue todos ou transfira.
Acabe com as escolas militares para filho de militar
Acabe com hospital militar
Acabem com financiamento militar para os militares
A sim teremos 112 bilhão para ter uma marinha um exército e uma aeronáutica digna.

Coragem
Uma casta não pode subjugar um país

Fernando Vieira

Eu trabalhava próximo a Praça Mauá e pegava ônibus no TJ no Rio. Quando abriram a Orla Conde, adorava passar por ali. Realmente é muito bonito e que bom que a Marinha deixou os cidadãos comuns utilizarem aquele espaço no entorno no 1°DN. Mas isso escancarou uma coisa interessante que eu notava quase todo dia: Ali existe uma entrada, guardada por sentinelas onde se lê uma placa: “Acesso exclusivo para almirantes”. Existe uma escadaria que se você quiser subir tem que ser almirante. Até aí tudo bem, de repente ali são guardados grandes segredos estratégicos (estou tentando não rir escrevendo… Read more »

Rafaelsrs

Cara isso é assim por todas as forças, namorei uma sargento da FAB e ali no comando da aeronáutica no Centro também tem entrada exclusiva de Brigadeiros. Meu filho nasceu no Marcílio Dias e lá tem salas de espera de oficiais e de praças, sendo que eles serão atendidos pelo mesmo médico, surreal!

Leonardo Cardeal

Não precisa comentar nada, é só olhar a foto e ver quais os dois navios que estão em foco na foto…… uma imagem vale mais que mil palavras….

Foxtrot

Aí ai !!
Sério mesmo ?
Estão tentando emplacar uma data comemorativa como fazem no comércio ?
Acho que a publicidade das FAAs está muito atrasada.
De que há necessidade de mostrar a importância do mar e nossa zona econômica a sociedade, isso é inegável !
Mas tem que se buscar outras formas para isso.
Não adianta criar data comemorativa e dar medalhas a quem não merece !

Renan

Somos um país com muita riqueza e isto despertará a cobiça internacional.
Coalizão será montada para nós fatiar em vários mini países.
E vamos precisar uma nação unida e equipada para impedir isso na base de dissuadir o inimigo.
Para isto é necessário reestruturação do sistema militar brasileiro.

Mauro S

Só eu acho a expressão “Amazônia Azul” uma coisa esquisita?

Flanker

O termo faz referência ao tamanho do mar sob nossa responsabilidade. É tão grande quanto a Amazônia verde. Por isso, o termo.

pangloss

Eu também acho essa alusão esquisitíssima. Parece coisa de departamento de marketing.
Não tem nada a ver com Amazônia, é só para atrair a atenção, mesmo.
Se houvesse, nos assuntos de defesa, dedicação semelhante que é dirigida ao marketing, não teríamos tantos comentários esculhambando a MB aqui.

HILDELIANO ALVES DA SILVA

A pergunta que faço aos nobres membros do Poder Naval. Os atuais meios da Marinha do Brasil são adequados tecnologicamente, defensivamente em poder de fogo e em quantidade suficiente para defender, proteger e, se for preciso, usar da arma naval para afastar qualquer investida estrangeira na imensa Amazônia Azul??

Up The Irons

Não dá nem pra começar. Teríamos, no mínimo, que ter os meios navais da Marina Militare ou da Royal Navy pra defendermos um território tão grande. Complicado falar de quantidade mas, no chutômetro, 8 Tamandarés, 6 fragatas pesadas para AAW, ASW e 8 submarinos convencionais Riachuelo, além de navios varredores modernos e mais patrulhas oceânicos para os distritos navais.
Tudo isso é possível com o bom orçamento que temos, mas a MB precisa parar de abrir concursos públicos e fazer a necessária redução de contingente de maneira gradual!

Renan

Olha se fosse montar uma marinha de verdade partiria para alguma coisa superior a 200 bilhões de dólares. Investimento assim junto para em 10 ou 15 anos teremos uma marinha. Mas após 20 anos do primeiro investimento já teria que investir novamente pois alguns meios já estará ultrapassado e necessário a troca Então na segunda vez deste ciclo teríamos uma marinha plena. É possível ? Acredito que não devido. A 11,5 milhões de funcionários público e seus direitos. Inclua ai militares, juízes, políticos. Se não tem dinheiro qual a solução. Seria enfrentar com coragem os militares reestruturação das carreiras ,… Read more »

Claudio Moraes

É muito contraditório comemorar esse dia da tal Amazônia Azul, sem ter como efetivamente defende – la da cobiça das potências mundiais.

Rafael Silva

Dois porta aviões, 80 F-35 B, 50 Destroyers, 12 submarinos, 4 nucleares. Talvez seria números de uma Marinha do tamanho do Brasil. Forças Armadas do Brasil, sempre fazendo muito, com muito pouco.

Pedro

Povo Brasileiro, Governo Brasileiro e Forças Armadas Brasileiras, deem valor ao talvez maior bem do Mundo que são nossas águas territoriais continentais (somos um país baleia) e a nossa Amazônia, tomem conta eu viraremos a médio longo prazo fiador de alguém ou de alguns.

Claudio Lima

Olá senhores , boa tarde! Off Toppic…Sou morador de Niterói e ao passar na Ponte Rio Niteroi, notei o ex G_29 Gastão Motta com as pinturas caracteristicas de uma embarcação alvo. Alguem sabe de algo a respeito de um eventual exercício de tiro. Grande abraço a todos.

Dalton

Só uma correção Claudio no que acredito foi uma pequena confusão de sua parte. O “ex-G 29″ é o Garcia D ‘Avila” não o “Gastão Motta” que continua ativo.
.
Não encontrei nada a respeito, mas, se você viu ele “pintado” então é porque em breve saberemos oficialmente que ele será usado como alvo
.
abraços

Adriano Madureira

Essa é a nossa poderosa Esquadra !

Leonardo

Modo sarcástico ativado!

O plano de defesa da Marinha do Brasil deve ser fabricar 70 mil caiaques e comprar um lança foguetes pra cada marinheiro e pronto, temos uma enorme defesa marítima! Ahhh compra alguns caiaques duplos e nesses coloca um torpedo pra afundar submarinos.

Pro Brasil ser levado a sério e poder falar grosso com os Macrons da vida, ele vai ter que montar uma FAA decente.

sagaz

Quando vejo “dia de algo” só penso que foi votado em um sessão da câmara um projeto de lei que cria o tal dia da “amazônia azul”, “dia da pamonha”, “dia do carteiro” “do bombeiro” “do policial”…. É muito dinheiro jogado fora. Mas voltando a esse dia específico, certamente deve haver um buffet e banda tocando para celebrar o dia em algum, ou mais lugares… Criar o dia da “vergonha na cara”.

Last edited 2 anos atrás by sagaz
Joli Le Chat

Amazônia Azul é uma marca registrada. Também nos tribunais será possível defender a Amazônia Azul.

José Carlos David

A Amazônia Azul é imensa….os navios para garantir a sua segurança são poucos e obsoletos.