Novo relatório mostra que Pequim está financiando centenas de navios que usa para apoiar sua ampla reivindicação nas águas disputadas

Por Erin Hale

Pode haver até 300 embarcações da milícia marítima da China patrulhando as ilhas Spratly no Mar do Sul da China a qualquer momento, enquanto Pequim continua a fazer valer sua polêmica reivindicação sobre as águas disputadas, de acordo com uma nova pesquisa do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais nos Estados Unidos.

Composto por navios de milícia construídos especificamente e frotas de pesca comercial, a milícia marítima da China “explodiu” em conjunto com sua reivindicação cada vez mais assertiva de quase todo o mar, disse o CSIS no relatório, que foi publicado na quinta-feira (18) em Washington, DC.

Vietnã, Filipinas, Malásia, Brunei e Taiwan também reivindicam partes do Mar da China Meridional, onde a China vem construindo ilhas artificiais com pistas de pouso, portos protegidos e outras infraestruturas militares.

A milícia marítima da China remonta à defesa costeira realizada durante os anos 1950. Desde que a China conquistou as ilhas Paracel do Vietnã na década de 1970, a milícia, apoiada por subsídios do governo para combustível, construção e reparos, de acordo com o CSIS, cresceu em tamanho e escopo e se tornou fundamental para ajudar Pequim a afirmar suas reivindicações territoriais e marítimas.

“Ao longo dos anos 2000, a milícia mudou seu foco para vigiar e assediar atividades militares estrangeiras contra as quais Pequim se opôs”, disse o relatório do CSIS, citando casos de suspeitas de navios da milícia colidindo com barcos estrangeiros, danificando seu sonar ou equipamento de exploração, jogando detritos em seu caminho, disparando canhões de água e se engajando em outras manobras perigosas.

Greg Poling, diretor do Programa do Sudeste Asiático e da Iniciativa de Transparência Marítima da Ásia no CSIS e um dos autores do relatório, disse que houve um claro esforço para profissionalizar e fortalecer a milícia desde que o presidente Xi Jinping chegou ao poder.

Os navios de pesca da milícia marítima “profissional” (MMFV) operam a partir de vários portos em Hainan, uma ilha ao largo da costa sul da China, enquanto a frota de espinha dorsal Spratlys (SBFV) são barcos de pesca adaptados operando em cinco portos na província meridional de Guangdong, disse ele.

“O valor da milícia é porque ela tem um certo grau de negabilidade”, disse Poling. “Pequim pode apenas alegar que se trata de atores comerciais, mas o sensoriamento remoto e as evidências fotográficas podem ser combinados para distinguir os navios da milícia dos não milicianos”.

No início deste ano, cerca de 200 navios estiveram envolvidos em um longo confronto com as Filipinas no recife Whitsun, anteriormente desocupado, nas Spratlys. Na quinta-feira, as Filipinas acusaram a Guarda Costeira da China de bloquear seus navios de abastecimento e usar canhões de água para forçá-los a deixar a área perto do Second Thomas Shoal – também nas Spratlys.

Imagens de satélite tiradas em 23 de março de 2021 mostram navios chineses ancorados no Recife Whitsun, no disputado Mar do Sul da China. As Filipinas disseram que o incidente foi uma incursão. A China disse que os navios eram “barcos de pesca” protegendo-se do mau tempo – Foto: Maxar

‘Organizada, financiada, dirigida’

A linha entre as atividades comerciais e de defesa da milícia militar da China pode muitas vezes se tornar confusa, já que muitos navios ainda se envolvem em operações de pesca em grande escala enquanto trabalham ao lado de patrulhas militares ou policiais, disse Collin Koh, pesquisador do Instituto de Defesa e Estudos Estratégicos da Universidade Tecnológica de Nanyang em Singapura, que não participou do relatório do CSIS.

“O pessoal da milícia marítima chinesa não sai simplesmente realizando essa tarefa em tempo integral. Eles deveriam ser ‘capazes de pescar e de lutar’, pegando emprestado o que a literatura chinesa sobre o assunto mencionou”, disse Koh à Al Jazeera. “Isso significa que, no dia a dia, o miliciano marítimo chinês pode estar lá fora, realizando as atividades pesqueiras usuais, mas também o obriga a cumprir sua missão patriótica ao mesmo tempo”.

Embora a maioria das atividades tenha evitado confrontos violentos, as táticas da milícia aumentaram em 2019, quando um navio chinês colidiu e afundou um barco de pesca filipino ancorado a nordeste das ilhas Spratly. A tripulação morreu afogada antes de ser resgatada por um barco vietnamita próximo, de acordo com a mídia filipina.

A maioria dos navios da milícia da China não pode ser vinculada diretamente ao governo chinês por meio de informações publicamente disponíveis sobre redes de propriedade, disse o CSIS, mas são facilmente identificados por meio de fotos e vídeos, dados de sistemas de identificação automática de navio a navio e outros indicadores, como o comportamento de “rafting-up” quando vários barcos são amarrados juntos.

“Não há mais dúvidas se a milícia é organizada, financiada e dirigida pelo governo da China”, disse o relatório. “Isso torna Pequim legalmente responsável por seu comportamento. A legislação doméstica da China, as declarações públicas de funcionários da RPC e da mídia estatal e a cooperação operacional do governo e das embarcações da milícia deixam claro que o estado endossa e facilita a atividade da milícia.”

A milícia marítima da China foi descrita por especialistas como um excelente exemplo de suas táticas de “zona cinzenta” para afirmar suas reivindicações de soberania em áreas onde há reivindicações rivais de outros países sem se envolver na guerra tradicional.

A milícia, por sua vez, também permitiu que a China ignorasse as convenções internacionais que regem as águas internacionais, bem como uma decisão histórica de 2016 do Tribunal Permanente de Arbitragem que rejeitou a reivindicação histórica de Pequim ao Mar da China Meridional sob sua linha de nove traços como sem mérito.

Ignorando a decisão, a China expandiu agressivamente sua “linha de nove traços” e deixou muitos de seus vizinhos com poucas opções para reconquistar seu território.

“O uso de tais táticas de zona cinzenta representa um desafio sério e direto a uma ordem baseada em regras, que estabelece as condições para os estados interagirem entre si, eliminar diferenças como soberanos iguais”, disse Koh. “Isso significa conceder poder sobre o certo, em vez do contrário. E isso deve ser preocupante para quem deseja garantir que o sistema internacional permaneça pacífico e estável, onde mesmo o menor país pode exercer autonomia estratégica e adquirir o respeito merecido como um igual soberano.”

FONTE: Al Jazeera

Subscribe
Notify of
guest

98 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mk48

Cada país , em sua época de expansão, usa as táticas que mais lhe convém.
.
Não entendo o estardalhaço com isso.
.
Verifiquem como o UK , EUA, RUSSIA e França também fizeram (alguns ainda fazem) para garantir seus intetesses.
.
Ocorre que a China agora é a bola da vez. Ninguém quer repartir o bolo.
.

Roberto

Um exemplo próximo são as Malvinas.

Antoniokings

Mk48

Perfeito.
E as potencialidades chinesas são estrondosas.
Imagine uma superpotência em todos os sentidos com quase 1,5 bilhão de habitantes.
Sua projeção internacional será gigantesca.

SDS

WSilva

”Não entendo o estardalhaço com isso.” Para entender o estardalhaço sobre China e Russia é necessário analisar como a informação é transmitida. O padrão da propaganda é muito simples e eficiente, eles retratam qualquer noticia sobre a China de forma dramática, apocalíptica ou com objetivo de dominação global, isso liga o estado de alerta, medo nas pessoas, o medo faz as pessoas gravar e aceitar mais facilmente aquilo que consomem, o medo também faz as pessoas aceitar coisas que normalmente não aceitariam. Outra tática é dar a impressão que tudo que a China faz de negativo é inédito na história… Read more »

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Hcosta

Exatamente, é o que eu chamo de um tiro no pé.
É exatamente isso o que a China faz. Nada melhor para uma ditadura do que ter um inimigo externo que irá destruir o país. Governar pelo medo.
A China é como qualquer outro grande poder, por vezes é vítima, por outras é o vilão.

WSilva

”A China é como qualquer outro grande poder, por vezes é vítima, por outras é o vilão.”

A China vitima não é interessante para o ocidente pois daria o beneficio da duvida, melhor então propagar apenas a China vilão, é isso que fazem. rs

Hcosta

Até acho que antes da questão do Mar do Sul da China havia esse benefício da dúvida, confiando desconfiando. Mas por culpa própria, e semelhante ao que aconteceu com a Rússia na Geórgia e na Ucrânia, demonstrou que não merecia essa confiança.
Passou de ser rival para adversário, um eufemismo para inimigo, apesar de não achar que já chegamos a esse ponto.

WSilva

Certo, agora me diga o que fez a China ver o ocidente de comprador/competidor para inimigo? rs

Hcosta

Ameaçar Taiwan e anexar território marítimo de outros países.

WSilva

Não, eu quero que você me diga a visão do chinês…

Tente de novo, se tiver dificuldade eu posso lhe ajudar. rs

marcus

Expandir até a zona comercial do Equador, na América do Sul?

Estão muito longe de casa.
Deveriam ser todos afundados.

LUCIANO DO PRADO

Não duvido ques seja real agora, esse canal é simplesmente uma porcaria.

Last edited 2 anos atrás by LUCIANO DO PRADO
WSilva

”Expandir até a zona comercial do Equador, na América do Sul?” Eu como brasileiro não gosto da presença chinesa, mas também não gosto da presença americana, o problema é, quem começou isso primeiro? Eu já disse algumas vezes, o imperialismo americano tá criando o imperialismo chinês pois pensaram que a China seria um país atrasado para sempre e que iria engolir seco todas as provocações, agora o que estamos vendo é a China já começando a dar o troco, e a Rússia tá indo no vácuo, quem primeiro vai pagar o pato são primeiro os países vassalos. Veja a situação… Read more »

Carlos Campos

por isso taco o pal em todas, quem puxa saco de chinês não pode falar dos EUA e das potências Européias, pois todos são farinha do mesmo saco.

carcara_br

Exatamente, mas por aqui eles nos vendem um discurso de liberdade e tal 1.4bilhões de pessoas se der ruim vão precisa de muita bucha de canhão.

marcus

Expandir até a zona comercial do Equador, na América do Sul?

Estão muito longe de casa.
Deveriam ser todos afundados.

carcara_br

Peguem o crucifixo e alho, olha a fonte do camarada.
O alcance do sujeito do vídeo, vão ter muita bucha de canhão à disposição.

Avai2021

Acho que não precisa isto tudo não viu …. Ali não são mais de 10 milhões do partidão controlando o resto … a juventude chinesa não tem este amor todo não pelo PCC e guerras …. E vão querer terminar o modo de vida capitalista por amor ao partidão ????

carcara_br

Eu acho que os 10 milhões estão preocupados, é preciso proteína de qualidade para desenvolver cérebros pensantes, nos primeiro anos de vida, ainda mais importante.
Aqui somos livres, temos liberdade, somos capitalistas não nos importamos com isso, cada um que se vire. Todos são iguais perante Deus e a lei, mas a natureza é tão injusta neurônios precisam fazer sinapses, é preciso que a bainha mielina funcione, que os impulsos nervosos trafeguem com facilidade, é complicado…

marcus

Expandir até a zona comercial do Equador, na América do Sul?

Estão muito longe de casa.
Deveriam ser todos afundados.

Last edited 2 anos atrás by marcus
Machado

Essa tua fonte não tem credibilidade. Esse canal é totalmente parcial e induz as pessoas. O cara coloca a visão dele particular em tudo que é vídeo. Perdeu o respeito.

Matheus S

Os soviéticos utilizavam essa mesma tática empregando navios de pesca.

Leandro Costa

Sim, inclusive modificando traineira com equipamento para ELINT.

Zorann

Cada país busca defender seus interesses… Não há ninguém bonzinho.

Dito isto, a China está certíssima. Está defendendo os seus interesses.

Agnelo

O problema é q se confronta com l interesse de outros, q estarão certíssimos em defender seus interesses.
Aí começa a confusão….
Se todos fizerem isso, o mundo explode em inúmeras guerras.

Zorann

Sim… e ai quem pode mais, chora menos.

Varg

Uma ilha aqui, outra acolá e daqui a pouco os chineses estarão espalhados pelos sete oceanos, assediando a soberania de outras nações fora da Ásia.

WSilva

Tipo os EUA? rs

Varg

Também, vide as anexações e protetorados (inclusive os “de facto) das Filipinas, Guam, Porto Rico, Cuba…

Varg

Esse maniqueísmo é por demais irritante. Se você critica um ato chinês ou russo, logo é acusado de ser pró-EUA. Se critica os EUA, é automaticamente fanboy sino-russo. Se aponta os muitos erros e nenhum acerto do atual PR é um petista ateu que quer destruir a família, se critica o fisiologismo do PT é “coxinha” e burguês safado, e por aí vai.

WSilva

Pois é, a diferença é que eu não tenho ilusão nenhuma com China e Russia, são o que são. Agora um país que bate no peito e se diz a maior e melhor democracia do mundo agir de forma tão autoritária como China e Rússia é apenas uma fantasia para enganar as pessoas e ativar o modo ”menos pior”, o problema é que o menos pior vai favorecer quem já está no topo, é isso que muitos ainda não sacaram, mas a ficha vai cair, ahh se vai..

Hcosta

Quando foi a última vez que os EUA anexaram um território?

WSilva

”Quando foi a última vez que os EUA anexaram um território?”

É tipo o cara defende um assassino só porque o assassino não comete mais assassinatos, só roubos, furtos, estupros etc. rs

Hcosta

Sim, um assassino que já morreu há 100 anos e ainda está na prisão…
Veja se o seu tetravô ou mais antigo não cometeu nenhum crime senão pode ir preso.

WSilva

Morreu? O assassino tá bem vivo, aliás é o maior de todos(ainda).

Tu defende um assassino que se aposentou de assassinatos, e que agora só comete furtos, roubos, estupros, espanca um aqui ou ali e tá tudo certo. rs

É de novo mentalidade do menos tomando conta do teu cérebro.

Parabéns pelo seu senso de justiça.

Hcosta

Que senso de justiça?
Quer comparar o que aconteceu há mais de 100 anos e usar como justificação para os dias de hoje?
É esse o seu problema, não sabe interpretar a história.
Eu, pelo menos, tento não olhar para o mundo como se ainda estivéssemos no séc. dezanove.

WSilva

Um assassino é SEMPRE um assassino.

Carlos Campos

oficialmente faz muito tempo, mas de fato, tem áreas da Síria que os Controlam e quem manda lá é eles, então essas terras na síria são as últimas anexadas.

Hcosta

Não, anexar significa que fazem parte dos EUA. Isso é ocupação.

Slow

O Negocio deles hoje em dia é invadir países .

Leandro Costa

Varg, é sacal demais. Já encheu o saco faz tempo.

Hcosta

Existem outros exemplos destas frotas mercenárias?
Em que o país de origem podem negar envolvimento?

Matheus S

Os soviéticos utilizavam muito dessa estratégia. Inclusive, acredito que os chineses copiaram isso dos soviéticos.

Leandro Costa

A China simplesmente tentando subverter e substituir o sistema internacional que foi colocado no lugar após muito sangue derramado. O que vai acontecer é que mais sangue vai ser derramado e de forma totalmente inútil. A China não precisa declarar que todo aquele mar é seu. Se seguisse as convenções internacionais já vigentes, ela continuaria podendo exercer domínio estratégico quase que incontesto na região sem qualquer antagonismo, mas isso significaria integrar um sistema da qual ela não tem controle absoluto, e portanto para Xi Jiping isso é inaceitável. Na minha opinião é grande erro no final das contas, porque a… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Concordo, Leandro. E veja, todo totalitarismo, antigo ou novo, do ocidente ou do oriente, exige submissão e promete morte a qualquer um abaixo das hostes opressoras. E, como todos sabem, totalitarismo é caracterizado pela submissão de todos os âmbitos da sociedade (da religião à ciência, das artes à economia, do privado ao público) aos desígnios de uma casta dirigente, maliciosa, viciosa, sanguinária, imoral ao extremo limite da loucura, daí as opções irracionais que se têm por racionais, a custo de muita oratória e sofistaria. Relativizar isso é impossível, e por isso é uma verdade incontestável, a condenação derradeira do totalitarismo… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
WSilva

De novo defendendo um sistema internacional monopolizado pelo ocidente?

A China busca aquilo que lhe foi tirado, e eu como brasileiro nacionalista concordo com a atitude chinesa e acho muito bom que haja desafiadores desse sistema atual, assim o Brasil poderá fazer parte do novo sistema com um peso maior, claro isso se nos fizer nosso dever de casa.

Leandro Costa

Foi mal. Não Debato com homo sapiens sapiens mongolensis. Melhor procurar alguém tão evoluído quanto você para conseguir passar sua ideia adiante. Lamento não termos um filtro genético para você não precisar se preocupar com a ralé.

WSilva

Se você fosse um americano ou britânico faria muito sentido defender o sistema atual, agora como brasileiro ter a audácia de defender esse sistema pobre chega ser um absurdo, até porque o Brasil é ocidental in name only, até o Japão é mais ocidental que o Brasil para os EUA e Europa. rs

Leandro Costa

Pelo menos eu quero a ascenção do Brasil no atual sistema, conhecido de longa data, com todos os seus defeitos e coisas boas, ao invés de querer apenas submeter o Brasil à um novo sistema, totalmente desconhecido e com uma nação ditatorial no comando que tem a mania de centralizar poder. Então acho que você é o mais maluco dos dois.

O único entrave para o Brasil se tornar um país melhor e dono de seu próprio nariz seja em qualquer sistema que for, é o próprio Brasil e seu povo. E isso inclui você.

WSilva

”invés de querer apenas submeter o Brasil à um novo sistema, totalmente desconhecido” É justamente assim que esse sistema atual que você defende nasceu, o pai do sistema atual é o colonialismo e mãe é a escravidão, adicione uma pitada de nazismo e fascimo e terá o grandioso sistema atual. ”com uma nação ditatorial no comando que tem a mania de centralizar poder. Então acho que você é o mais maluco dos dois.” Isso é você que diz. Eu sempre defendi a divisão de poder entre potências, trocar os EUA por China é seis por meia dúzia, o que eu… Read more »

Leandro Costa

Para um ser humano mais evoluído do que o resto de nós, você realmente serve como um bom agricultor. Se você inventar um sistema para que as porcarias que você escreve sirvam de adubo para plantações, você ganharia prêmios internacionais e ficaria podre de rico por providenciar uma forma de beneficiar milhões com ctrl + c e ctrl + v em suas plantações. Na China, se você inventar esse mesmo sistema e ele for de encontro à alguma coisa que o Partido diz que é como deve ser feito, é você que servirá de adubo. OBS.: Ser humano mais evoluído?… Read more »

WSilva

Apelou para Argumentum ad hominem.

Próximo…

Bardini

Como é bom morar no ocidente e se aproveitar disso para exaltar ações de cunho antiocidental em um movimento de contracultura, não é mesmo?
.
Se fosse como na China, já teriam sumido contigo. Mas isso não vem ao caso, né, meu caro cidadão ocidental?

WSilva

”meu caro cidadão ocidental?”

Ocidental in name only, até o Japão é considerado mais ocidental do que você no Brasil.

Essa ideia de Brasil ocidental é mais uma farsa para o Brasil lutar pela hegemonia ocidental que na verdade não é ociental, é anglo-saxã, nada mais. Por isso repito, se você é de fato brasileiro e apoia o sistema atual como está, então é um sujeito perigoso para o progresso do Brasil.

Avai2021

Seu conceito do que eh “ocidental” esta confuso em sua cabeça. Também nazismo não está bem claro para você.

Leandro Costa

E não é? Hehehehee

Bardini

Por isso repito, se você é de fato brasileiro e apoia o sistema atual como está, então é um sujeito perigoso para o progresso do Brasil. . Hummm… Eu sou brasileiro nato. Isso serve ou o “se você é de fato” impõe a necessidade de uma comprovação extra, de caráter político alinhado ao seu interesse? . E o que deveria acontecer comigo na sua visão, já que eu discordo desse seu movimento de contracultura? Tu acha que deveria existir algum órgão fiscalizador e interventor, para me mandar para um Gulag no melhor estilo soviético? Ou assim como no sistema de… Read more »

WSilva

”E o que deveria acontecer comigo na sua visão, já que eu discordo desse seu movimento de contracultura?” O caminho daqueles que vão contra a pátria é triste. Mas quem vai determinar isso é o tempo e o povo brasileiro no momento certo. Aqueles que querem um Brasil melhor e superpotência defenderão essa terra contra a mentalidade vassala de algums outros brasileiros, esses terão que fazer uma escolha, sair do país e implorar ajuda lá fora e ser tratados como ratos pelo ocidentais, ou lutar pelos interesses do Brasil, não dá para viver nessa terra ostentando a bandeira de países… Read more »

Bardini

Muito interessante esse teu papo “nacionalista”. . Algumas décadas atrás, na Alemanha, teve uma turma “nacionalista” com essa sua mesma visão. Tentaram virar superpotência, na marra e contra a inferioridade dos que se opunham ao seu projeto patriótico. Isso incluindo outros alemães, que deixaram de ser tratados como compatriotas e passaram a ser tratados como “ratos”. Mas os alemães foram metódicos e não deixaram duas opções. Eles mesmos decidiram e resolveram a questão de cara e de uma forma bastante prática, dando “utilidade” para todos os “ratos” que encontraram em seu caminho. . Pena que não deu certo no final,… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Bardini
WSilva

De novo trazendo para o debate a Alemanha nazista como uma forma manchar movimentos nacionalistas…

Você por acaso se esqueceu que muitos países independentes hoje se deu por movimentos nacionalistas?rs

Pessoas que não querem um Brasil soberano são pessoas muito perigosas, fiquem espertos.

Avai2021

Aí que você está enganado. Eu não quero o Brasil soberano com premissas totalitárias e anti democráticas.
Quero um Brasil soberano com igualdade, diverso, humano e representando um farol de liberdade e oportunidades a TODOS que aqui estão.
O teu nacionalismo separa, centralizador e oprime quem pensa diferente.
Simples assim.
Nunca vi você postar aqui nada contra o massacre da marcha cultural do teu ídolo Mao ….

Leandro Costa

E ele repete essa ladainha supremacista toooooda hora. Encheu o saco faz tempo. Daqui a pouco vai gritar ‘ANAUÊ’ e levantar o mouse…

carcara_br

ácido kkkkkkkkk

Bardini

Perigoso é o teu papinho travestido de “nacionalismo”

Antoniokings

Que mané, morar no Ocidente!
Pessoal aqui do Ocidente tá matando cachorro a grito.
Mi mi mi liberdade.
Mi mi mi oportunidades.
E o povo está com a barriga vazia, doente e sem educação..

Nilo

“A China busca aquilo que lhe foi tirado…” O Tibete é um exemplo, por acaso nem os tibetanos sabiam que eram chineses Rsrsrsrs

WSilva

Essa do Tibete é ”véia”, cade o Texas, Novo México e Califórnia aí na tua frase?

Avai2021

O Tibete (povo) quer ser independente da China.
O texano californiano e novo mexicano nao quer independência dos EUA. Porto Rico quer virar estado americano.
Taiwan quer ser independente da China.
Hong Kong não quer perder privilégios democráticos.

WSilva

”O texano californiano e novo mexicano nao quer independência dos EUA.”

Não quer porque a população nativa foi morta e/ou expulsa. A China pelo menos ainda mantém outros povos na região. Espere só a China meter umas dezenas de milhões de chineses Han lá no Tibete, daqui 50 anos eles também não vão querer se separar da China. rs

Aliás, onde estão os verdadeiros donos da America do Norte? Foram quase exterminados também né, e ainda vem falar de genocídio chinês.;

Próximo, tá fácil demais.

Avai2021

Você na sua lógica poe uma simetria que não existe. Pois para você o colonialismo ocidental foi o único movimento que oprimiu povos nativos. A própria China teve uma unificação por meio de guerras intermináveis em várias dinastias. A própria korea foi sujeita a violências intermináveis pelas dinastias chinesas. A própria história africana nos mostra inúmeros episódios de conquista / escravidão muito antes da chegada do ocidente colonizador. A historia das Américas com violências entre os povos nativos. Você coloca que apenas o ocidente maldoso inventou isto como se o paraíso na Terra existia …. A violência entre povos em… Read more »

Avai2021

Soh um trechinho: Late imperial China, of course, was witness to several of the most hair-raising bloodbaths in human history. During the last years of the Ming (1368-1644), for example, very large-scale rebel movements cut swaths of slaughter across the empire ; the rebel Zhang Xianzhong – ‘the butcher of Sichuan’ – is said to have depopulated that large and densely inhabited province by half, so that nearly a century later the governor reported that fully 80% of the population were still settlers from other provinces who had replaced the exterminated locals. The Taiping rebellion of 1851-1864, which killed by… Read more »

WSilva

”Pois para você o colonialismo ocidental foi o único movimento que oprimiu povos nativos.” Eu já revelei umas das estratégias da propaganda anti-China, é passar a impressão de que tudo que a China faz de negativo é inédito na história do planeta terra. O sujeito fala do Tibete mas provavelmente nem sabe quantos territórios foram anexados e invadidos pelos ocidentais. O sujeito também passa diz que o Tibete foi anexado pelo PCCh, mas esquece ou nem sabe que o Tibete já foi anexado anteriormente pela China antes da existência de comunistas no mundo, também esquece ou nem sabe que o… Read more »

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Avai2021

Voce jah foi na China ? Jah falou com nativos chineses ? Jah falou com expatriados chineses Taiwaneses? Voce jah falou com europeu? Americano ? Jah falou com árabe ? Vietnamita, australiano?
Qual a sua experiência em falar com pessoas não brasileiras sobre assuntos geopolíticos da terra deles e a visão deles?
Tibete deveria ser independente da China. Eles como povo desejam. E você defende a soberania brasileira e oprime a soberania tibetana em quais bases ?

WSilva

Como eu já disse anteriormente, ninguém hoje quer indepedencia do Texas, California e Novo México porque a população nativa foi exterminada e/ou expulsa e mais tarde substituita, inclusive por supremacistas brancos como é o caso do Texas até hoje. Os chineses jamais exterminaram os tibetanos, eles coexistem por mais de mil anos. Não seria muito fácil a China fazer igual os americanos colonizados e exterminar os Tibetanos, meter umas dezenas de milhões de chineses Han por lá e depois enganar pessoas como você dizendo que ”ninguém no Tibete quer independência”? Não se esqueça também no caso da Ilha de Diego… Read more »

Avai2021

Você alegou que o EUA invadiu estes estados fazendo uma alusão de que são mexicanos. Mas o próprio México império foi uma terra invadida e criada descendentes espanhóis. O dono da terra não são mexicanos ou americanos europeus. Seriam os nativos americanos em toda a América (norte central e sul). Deveríamos todos retornar para eles a terra e os descendentes não nativos retornar à Europa / África. Seria está o seu entendimento de justiça histórica ? Leia um pouco sobre as guerras entre as tribos antes da chegada do homem branco e os massacres ocorridos também. Seu apego a história… Read more »

WSilva

”Você alegou que o EUA invadiu estes estados fazendo uma alusão de que são mexicanos.” Os EUA invadiram um território que até então era mexicano, se o território antes disso foi invadido por mexicanos então o território tibetano também foi alvo de invasões tibetanas no qual outras tribos foram mortas ou assimilaram a cultura tibetana, logo seguindo essa linha de raciocino todo mundo invadiu todo mundo e aí seu argumento cai por terra pois você quer a independencia do Tibete mas convenientemente esquece outros povos que foram exterminados pelos ocidentais e tiveram seus territórios invadidos. Se fosse você uma pessoa… Read more »

Avai2021

Não wsilva … não faça seu argumento ser sobre a minha pessoa … combata a minha ideia não minha pessoa …o povo tibetano não quer ser chinês. Quer independência. O texano não quer sair dos EUA (Texas era uma república e escolheu ser parte dos EUA). Neste caso culpe o traidor do general Santana. Ele que traiu o México. Foi invadir o EUA e acabou derrotado além de ter cedido todo território ao EUA para não ser morto. Pergunte ao mexicano o que ele acha do Santana. O mexicano quer imigrar para o EUA atualmente. E o teu conceito erra… Read more »

WSilva

”O texano não quer sair dos EUA” O texano não é originalmente do Texas, o povo nativo do Texas foi exterminado e/ou expulso e com o tempo foi substituído por americanos colonizados e supremacistas. É tipo eu invadir a sua casa, exterminar você e sua família e depois dizer que não quero sair da sua casa porque é minha. ”o povo tibetano não quer ser chinês.” O povo nativo dos territórios que os EUA roubaram também não queriam ser americanos colonizados. ”Neste caso culpe o traidor do general Santana. Ele que traiu o México.” Estude história, o inicio se dá… Read more »

Avai2021

A sua lógica não fecha. Se você não eh descendente de índio brasileiro, você deve sair do Brasil e não eh brasileiro. Mas aí o nacionalismo brasileiro não existe pois não existe Brasil. Existe a nação Guarani, a nação Yanomami. O país Brasil não existe e você deve voltar a sua terra ancestral. E sendo assim sua interpretação continua falha. Eu não sou anti China. Sou contra o PCC ou qualquer regime totalitário seja de direita ou esquerda. Fiz/faço negócios na China, Rússia, Arábia Saudita, Japão, Coreia, EUA, América Latina, Europa, África e mais. Tenho amigos em várias geografias, raças,… Read more »

WSilva

”A sua lógica não fecha. Se você não eh descendente de índio brasileiro, você deve sair do Brasil e não eh brasileiro.” A minha lógica é simples, o mais forte prevalece, agora eu uso os termos corretos tanto para China como para os EUA, já você é o contrário, passa pano para os crimes dos EUA e agrava os crimes da China, isso se dá porque você analisa situações com paixão e simpatia, coloque de lado isso e você vai perceber que China e EUA são muito muito parecidos. Você quer que a China devolva territórios invadidos mas fica quietinho… Read more »

Carlos Campos

Ué desde quando tiraram o mar do sul da china? ali navaegavam vários povos a milênios.

Bardini

Vai acabar voltando o tempo em que um navio era projetado com um ram bow, para torar o outro no meio, por meio dessa tática de combate…

Carvalho2008

É por isto que acho que devemos esquecer os Macaés e enveredar por AHTS….se o dito cujo quiser bater a quilha que bata…o bicho é forte e atropela…capaz de rebocar a força ….isto dai e A29 dando cobertura com material inerte ja da um chega pra la em qualquer enxame aventureiro….

Andre

Como toda boa ditadura, segue fazendo política internacional baseada em mentiras.

Cria, financia e arma uma milícia mas no discurso diz que não.

Estudaram muito bem os métodos nazistas de políticas externas, mostrando que nazistas e comunistas tem muito em comum. Será que estudaram o fim dos nazistas?

Carlos

Cria, financia e arma uma milícia mas no discurso diz que não.

Teve democracia que fez isso também,o que é igualmente absurdo. Com a China a gente sabe com que está lidando, pelo menos isso. Agora tem uns que pagam de salvadores do mundo e aí… Bom, como tu estudou história deves saber…

Andre

você poderia citar um país que criou, financiou e armou uma milícia interna, como a China está fazendo, e negou que o fazia?

WSilva

O país que mais financiou organizações terroristas, milícias e golpes de estado pelo mundo não foi a China, preciso dizer quem foi? rs

Carlos

Caro Andre, não discordei do teu comentário, apenas comentei que o outro lado não tem anjo. E não no sentido de que se fala de um, tem de falar do outro, mas para entender que, quem quer dominar joga sujo. Quanto ao país, como tu estudou história (isso é elogio)deves saber…

WSilva

Fim dos nazistas?

Fim da fantasia nazista você diz , pois os nazistas ainda estão por aí, boa parte inclusive se encontra hoje nos EUA.

Avai2021

Que ódio você tem dos americanos e do ocidente. Quem promoveu a destruição cultural na China milenar foi Mao viu …
Muito ódio e ranço. Tah loco.
E por favor não use a justificativa de mundo multipolar, nacionalismo brasileiro para tal.
O sucesso e fracasso do Brasil cabe a nós mesmos. Para de arrumar muleta.

Andre

o nazismo vive apenas na cabeça de meia dúzia de idiotas: os que defendem suas ideias e os que acham que essa meia dúzia é relevante.

Mas os comunistas, que foram tão cruéis quando os nazistas, e por isso seguem lado a lado no dia de lembrar as vitimas dos dois regimes, celebrado onde esses dois regimes absurdo mataram milhões, 23 de agosto, têm até partido político. Esse sim é um mal que ainda não foi limpado da terra.

WSilva

Não, o comunismo não foi e nem pode ser pior do que um regime que prega a superioridade racial baseado em achismo.

E diferente do que você acha, não existe meia dúzia não, existem MILHARES deles espalhados pela Europa e especialmente EUA.

Enfim, ambos regimes são horríveis, pra não mencionar o imperialismo ocidental, esse sim foi tão cruel quanto os nazistas.

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Tomcat4,2

O problema é quando estas frotas pesqueiras veem fazer pesca ilegal por estas bandas. Por isso precisamos de navios patrulha de 500t ,”aos montes” pra ontem . Fora isto, as questões territoriais pra aquelas bandas devem ser resolvidas entre e pelos envolvidos .Nossa atenção e preocupação deve ser para com o Brasil e tudo o que lhe envolve, seu povo, território, riquezas, recursos, enfim os interesses soberanos de nosso país.

Adriano Madureira

“Por isso precisamos de navios patrulha de 500t ,”aos montes” pra ontem” .

Melhor esperarmos sentados, pois se depender da inépcia de nossos governantes e de nosso almirantado Gourmet, essas patrulhas sairão em banho maria, mas com muita pompa e coquetéis a cada lançamento.

Yuri Dogkove
Andre

aos poucos a China vai reduzindo o imenso gap que tem em relação aos EUA. Já passou em muito a Rússia e caminha para atingir o plano do governo comunista chinês e se tornar a maior potência mundial em 2050.

Ser a maior economia não a deixa automaticamente na posição de maior potência. Tem muitas outras coisas em que ela está muito atrás:

https://top10mais.org/top-10-paises-com-mais-premios-nobel/

http://hdr.undp.org/en/content/latest-human-development-index-ranking?utm_source=EN&utm_medium=GSR&utm_content=US_UNDP_PaidSearch_Brand_English&utm_campaign=CENTRAL&c_src=CENTRAL&c_src2=GSR&gclid=CjwKCAiAs92MBhAXEiwAXTi252-rOdyzJluXTa67W6ENFkatWH3jnv9j4AVsH3TEhN0q_aJwZQmScBoC538QAvD_BwE

https://worldpopulationreview.com/country-rankings/largest-navies-in-the-world

carcara_br

Filipinas acusaram a Guarda Costeira da China de bloquear seus navios de abastecimento e usar canhões de água para forçá-los a deixar a área perto do Second Thomas Shoal – também nas Spratlys.”

  • É uma abordagem melhor que a australiana que simplesmente explodem os barcos de pesca;
  • Quanto de água precisa ser jogado numa embarcação pra fazê-la recuar, temos o equipamento necessário?
  • Poderíamos adotar algo parecido por aqui nos nossos navios de patrulha?