CoNavOpEsp da Marinha do Brasil realiza o primeiro Adestramento Conjunto de Planejamento de Operações Especiais

9

Sob coordenação do Comando Naval de Operações Especiais (CoNavOpEsp), no período de 22 a 26 novembro, foi realizado, nas instalações do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Átilla Monteiro Aché (CIAMA) e do Grupamento de Mergulhadores de Combate, o Adestramento Conjunto Específico de Planejamento de Operações Especais.

O exercício contou com a participação de oficiais representantes das Forças de Operações Especiais da Marinha do Brasil (CoNavOpEsp, Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais – BtlOpEspFuzNav e Grupamento de Mergulhadores de Combate – GRUMEC), do Exército Brasileiro (Comando de Operações Especiais – COpEsp, 1º Batalhão de Forças Especiais – BFE, 1º Batalhão de Ações de Comandos – BAC e 3ª Companhia de Forças Especiais) e da Força Aérea Brasileira (Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento – EAS/PARA-SAR).

Abertura do Adestramento pelo Comandante Naval de Operações Especiais, Contra -Almirante (FN) Claudio Eduardo Silva Dias.

A coordenação do exercício foi composta por oficiais cursados no Curso de Estado-Maior para Oficiais Superiores (CEMOS), lotados nos Departamentos de Operações Especiais e de Operações de Informação do Comando Naval de Operações Especiais, o que possibilitou a eficaz condução dos debates nos níveis operacional e tático e atividades relacionadas ao planejamento de operações especiais de uma Força Conjunta de Operações Especiais Componente.

O Adestramento foi dividido em duas fases. A primeira fase iniciou-se no dia 22 de novembro com exposições doutrinárias dos representantes das Forças de Operações Especiais (FOpEsp) da Marinha, Exército e Força Aérea e teve como objetivo nivelar conhecimento sobre as capacidades, possibilidades e limitações de cada FOpEsp participante.

Fase de Planejamento das Forças de Operações Especiais

A segunda fase do adestramento ocorreu entre os dias 23 e 26 de novembro, tendo como objetivo nivelar conhecimentos relacionados ao Processo de Planejamento Conjunto de uma Força Conjunta de Operações Especiais Componente que, quando ativada, pode ser comandada pelo Comando Naval de Operações Especiais da Marinha do Brasil ou pelo Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro.

Nesta fase, os oficiais representantes participaram do desenvolvimento da primeira etapa do Planejamento Tático de uma Força Conjunta de Operações Especiais Componente, no contexto de um problema militar simulado, onde, de forma prática, nivelaram seus conhecimentos por meio dos trabalhos de Estado-Maior utilizando o Processo de Planejamento Conjunto e por meio de debates sobre organização, aspectos táticos, logísticos, de comando e controle, e de operações de informação da Força Conjunta Componente.

Por ocasião do encerramento das atividades, o Comandante Naval de Operações Especiais, Contra-Almirante (FN) Claudio Eduardo Silva Dias, destacou a importância do adestramento que permitiu a integração e o alinhamento de conhecimento das capacidades e peculiaridades das Forças de Operações Especiais de cada Força Singular.

A atividade foi promovida e supervisionada pelo Ministério da Defesa e faz parte de uma série de adestramentos voltados para o nivelamento e a padronização de procedimentos, assim como divulgação e assimilação de boas práticas e lições aprendidas entre as Forças Armadas, viabilizando e aprimorando o emprego conjunto e a interoperabilidade.

Encerramento do Adestramento com palavras do Comandante Naval de Operações Especiais

DIVULGAÇÃO: Comando Naval de Operações Especiais

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Foxtrot

Caraca que aglomerado de siglas.
Porquê não colocaram apenas um CNOE ou sei lá, algo semelhante assim ?

Silas

A MB e suas siglas estrombólicas!

Foxtrot

Fico imaginando isso numa guerra.
Comando, aqui é o CoNavOpEsp câmbio, prossiga CoNavOpEsp. Precisamos de apoio do Comcfnochgder, câmbio. Positivo, enviaremos apoio aéreo do Aenvbrtdaer!
Kkkkkkkk

Eduardo Nascimento

Dá prá se ver que de comunicações táticas e muito menos de operações, vc não entende patavinas. Por que no te callas?

Red Pill - 红色药丸

Desafio alguem a pronunciar sem gaguejar haha

Foxtrot

Kkkkkk

Agnelo

Importante iniciativa.
Interessante q Of de EM q não são Op Esp também participem, pois trabalharão juntos em forças componentes e assessorarão escalões superiores a este sobre seu emprego.
Parabéns a MB!

Nonato

‘Alô! Aqui é o CoNavOpEsp, câmbio!”
“Positivo! Aqui é GrupTatBatSelvAmaz! Prossiga!”

Allan Lemos

É bom para confundir o inimigo kkk