BRP Sierra Madre

O secretário de Defesa Delfin Lorenzana rejeitou no dia 25 de novembro, a exigência do governo chinês para que as Filipinas removessem o BRP Sierra Madre em Ayungin Shoal, no disputado Mar Ocidental das Filipinas.

O BRP Sierra é um antigo navio da Marinha Filipina que encalhou em Ayungin Shoal com tropas filipinas a bordo em uma tentativa de reivindicar a soberania da área em meio à disputa territorial com a China e outros países vizinhos.

“Ayungin Shoal está dentro de nossa ZEE (Zona Econômica Exclusiva), onde temos direitos soberanos”, disse Lorenzana em um comunicado.

“Nossa ZEE foi concedida a nós pela UNCLOS de 1982 (Convenção das Nações Unidas sobre as Leis do Mar), que a China ratificou. A China deve cumprir as obrigações internacionais das quais faz parte”, acrescentou.

O chefe da Defesa estava reagindo à declaração do governo chinês de que o governo filipino deveria remover o BRP Sierra Madre, pois afirmava que a área faz parte do território da China.

A China usou sua alegação, que foi derrubada pelo tribunal da ONU, para justificar a presença de seu pessoal da Guarda Costeira e para assediar os navios filipinos na área.

Na semana anterior, o secretário de Relações Exteriores, Teodoro Locsin, Jr. apresentou um protesto diplomático depois que dois barcos de abastecimento filipinos em uma missão para levar alimentos e outros suprimentos foram atingidos por canhões de água pela Guarda Costeira chinesa. Isso forçou os dois barcos de abastecimento a retornar a Palawan.

Ilhas disputadas no Mar do Sul da China. (Clicar na imagem para ampliar)
Ilhas Spartly disputadas no Mar do Sul da China. (Clicar na imagem para ampliar)

Os barcos de suprimentos chegaram ao BRP Sierra Madre em 23 de novembro.

“Por dias, estive resolvendo discretamente uma questão envolvendo nosso destacamento em Ayungin Shoal. Um dos desafios mais significativos de ser secretário de Defesa é manter a calma diante da crise”, disse Lorenzana em um post anterior em sua página do Facebook.

O recente uso de canhões de água contra nossos dois barcos de reabastecimento no banco de areia de Ayungin é uma afronta ao povo filipino. Eu disse ao embaixador chinês que ninguém pode nos impedir de fazer o que temos que fazer legalmente no oeste do Mar das Filipinas, uma área onde temos direitos soberanos de acordo com as leis internacionais ”, acrescentou.

FONTE: Manila Bulletin

NOTA DO PODER NAVAL: Depois de ser adquirido pela Marinha das Filipinas, o ex-USS Harnett County (LST-821) encalhou intencionalmente nas disputadas ilhas Spratly. Desde 1999, os fuzileiros navais filipinos usam o enferrujado navio de desembarque de carros de combate como posto avançado para proteger as reivindicações territoriais do arquipélago.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

É se curvar aos chineses e em futuro virar periferia com oferta de mão de obra e matéria prima barata.
Nesta hora sentem a falta dos EUA.

Last edited 2 anos atrás by Nilo
Antoniokings

Qual a definição das Filipinas hoje?
Ou, melhor, nas últimas décadas ou século.
Olhe a pobreza que é aquele País.
Ser periferia dos EUA não a ajudou em nada.
Talvez a China melhore sua situação.
O negócio é mudar, porque do jeito que está, não dá certo.

sagaz

E cuba? E Sudão? E Coréia do norte? E a Venezuela agora?

PauloR

E o Lula, e o PT?

Slow

E a globo , e o Doriana ?

marcus

É o Sérgio Maracutaia?
Um fascista de blazer e Sapatênis.

Slow

Qual desses países não é sancionado por EUA e UE ?

Antoniokings

Não vai por aí, não.
E Haiti? Guatemala? Níger? Chade?
Acho que estão bem piores, né?
Isso que eu não quero colocar grande parte do Brasil nessa relação.

Luiz vieira

É de um nível de observação estúpida em pensar que a China é ” boazinha”, e terá ela concederia as Filipinas nos territórios invadido pelos sinos, os EUA não são de total confiança, mas esperar que a China o faça, é de temerária burrice, valendo-se de um confronto obyetat-se mais do que a submissão.

Anchieta

Piratas do Caribe! Que lata velha, assim até eu! Vou arrumar uma velharia da Petrobrás e criar meu país!

pangloss

Puxa vida, esse Sierra Madre seria uma excelente compra de oportunidade para a MB.
Nem está tão usado assim.

Zorann

Possivelmente seria muito mais útil que o Ceará

Henrique

Esses chineses estão abusando do direito internacional. Temos que ficar de olho quando um país começa a fazer esse tipo de coisa; temos que reequipar nossa MB urgentemente.

Red Pill - 红色药丸

Já comprou a bandeira de Israel e a dos EUA pra hastear na sacada ?

WSilva

Com certeza deve ter uma bandeirinha dos EUA pendurado no retrovisor do gado. rs

Carlos Gonzaga

Melhor que cara de pinguço com lenço vermelho no pescoço e nove dedos.

Dalton

E pensar que mais de mil unidades foram produzidas e só a partir de 1955 tiveram direito a ter um nome, antes eram chamados apenas pelo número. . A marinha brasileira salvo engano adquiriu dois dessa classe, o Garcia D’Avila incorporado em 1971 e outro que havia sido convertido em navio oficina foi adquirido em 1963 batizado como Belmonte que pude em uma ocasião ainda garoto vê-lo atracado atrás do cruzador Tamandaré um ano após a baixa deste. . Não me foi permitido fotografar ambos muito menos subir a bordo deles nem que fosse apenas um minuto no convés, mas,… Read more »

Anchieta

Lembro dos navios de concreto usados por muitos países durante a 2a guerra!

gordo

É interessante ver o encontro de leitores da revista Oeste com os do Brasil247, aqui eles debatem e fogem de suas respectivas bolhas. Viva a trilogia que está unindo a nação.

carcara_br

Sendo realista, se não tiverem condições de construir infraestrutura descente eles já perderam.
Veremos como vai ser a dinâmica econômica, a militar já foi….

Jefferson

As pessoas aqui discutindo disputa de chinês X sei lá quem…Eu preocupado com a 1 foto, que lugar maravilhoso, um paraíso com uma porcaria de um navio enferruja destruindo o local. O ser humano é uma praga mesmo, acabando com as belezas naturais em pleno século 21. Quero ver as próximas gerações querendo conhecer uma praia natural e não encontrar, basta ver aqui no Brasil, poucas praias sem edificação, apenas a natureza reinando.

Antoniokings

Prezado Zeus.

Pois é.
Enquanto a China constrói modernas instalações em ilhas artificiais, ficam as Filipinas com esse arremedo de ilha proclamando soberania sobre o que não é deles.
Agora, imagine o desespero dos soldados filipinos ali instalados se a China pegasse seu porta-aviões e rebocasse essa lata velha para o meio do mar.

Antoniokings

Assino embaixo.
E não se preocupe que esse será o caminho natural daquela região
A China como farol para o seu desenvolvimento.

Amonge Rafael Macuacua

Culpado de abandono ocidental as Filipinas é o tal de duterte que se faz de palhaço

pupu

pelo seu comentário pode se dizer que vc era a favor do Japão ter dominado toda a asia e ter feito da xhina apenas um estado vassalo dos nipônicos ? e isso mesmo ?

Nilo

Quer pegar tétano?
Essas é a solução das Filipinas.
Da China é criar uma ilha artificial com pista de pouso, defesa antiaérea….
Quem tem culpa na capacidade de solução dos dois países?
EUA.

DFA

Ah…pois… Já a China que construiu bases militares sobre recifes naturais não existe problema nenhum? Ou estarei enganado e você condena de igual forma a China?

Leandro Costa

Fora o fato de a China ignorar totalmente um tratado internacional da qual ela mesma ratificou. Caso claro de opressão à um país mais fraco. Tudo que criticam os EUA de fazerem, são incapazes de criticar caso a China faça exatamente a mesma coisa. Torcida de futebol podre.

Carlos Campos

Mas e a China também? Jogar areia e compactar matando recifes de coral pode? Onde está Greta sobre isso? e o Macron?

Jacinto

O curioso é que no começo de sua presidência, o Duterte praticamente sentou no colo da China. Agora chega na reta final de sua presidência tendo este tipo de problema na mão…

Srs

Será que as pessoas não se esforçaram em ler a reportagem toda , o navio está a 22 anos encalhado de maneira proposital só para servir de desculpas para os fuzileiros filipinos poderem usar como posto avançado, ele não tem serventia como defesa e só para dizer a ilha é nossa se quiser nós jogamos lixo no nosso quintal.

Adriano Madureira

Há militares nessa fábrica de tétano?!

Bruno Vinícius

Pela lógica de alguns aqui é ululante que a ilha pertence às Filipinas, afinal, fica no Mar das Filipinas.

Antonio Palhares

Deveria ser todo revestido e enchido de cimento e concreto. Depois de uma boa pintura. Ficaria sendo a presença física do governo Filipino no local. Sempre problemas a vista.

Carlos Roberto Valle Bastos

A 2 mil anos a china veleja por estes mares e só agora o mundo fala que não é direito dela o mar ! A Filipinas sempre foi uma colônia do ocidente genocida colonialistas!

Last edited 2 anos atrás by Carlos Roberto Valle Bastos
Fellipe Barbieri

Chega a ser patético ver alguns dizendo que as Filipinas estão erradas . Os Filipinos estão sim em um improviso desesperado para manter algo que é deles e que a própria China reconhece como sendo das Filipinas . Dizer que as Filipinas deveriam se curvar para a China devido a sua desvantagem militar é como dizer que a Polônia, Holanda ou Bélgica deveriam se ter se rendido ao III Reich por serem mais fracos . A Filipinas tem todo direito de defender oque é dela e todos os países da Ásia já se deram conta que se não cooperarem vão… Read more »