Os comentários ocorreram dias depois de uma crise com as Filipinas no Mar da China Meridional, quando o presidente Duterte condenou a intervenção da guarda costeira chinesa

O líder chinês Xi Jinping disse que seu país não buscará o domínio sobre o Sudeste Asiático ou intimidará seus vizinhos menores à medida que o atrito sobre o Mar do Sul da China se intensifica.

A China tem procurado repetidamente superar as preocupações sobre seu poder e influência crescentes na região, particularmente sua reivindicação de praticamente todo o Mar da China Meridional que se sobrepõe às reivindicações da Malásia, Vietnã, Brunei e Filipinas.

“A China se opõe resolutamente ao hegemonismo e à política de poder, deseja manter relações amigáveis ​​com seus vizinhos e, em conjunto, cultivar uma paz duradoura na região e absolutamente não buscará hegemonia ou menos ainda, intimidará os pequenos”, disse Xi no dia 22 de novembro na conferência da Association of Southeast Asian Nations (ASEAN).

O comentário de Xi veio dias depois que os navios da guarda costeira chinesa bloquearam e espalharam um poderoso fluxo de água em dois barcos filipinos que transportavam suprimentos para as tropas em um disputado banco de areia no Mar da China Meridional e os forçaram a voltar.

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, condenou o incidente, referindo-se ao banco de areia pelo nome filipino.

“Abominamos o recente evento em Ayungin Shoal e vemos com grande preocupação outros acontecimentos semelhantes. Isso não fala bem das relações entre nossas nações e nossa parceria ”, disse Duterte no encontro.

‘Mar de paz’

Duterte também pediu à China que respeitasse a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982, que estabelece direitos marítimos e direitos soberanos sobre as zonas marítimas, juntamente com uma decisão de arbitragem de Haia de 2016 que invalidou principalmente as reivindicações do Mar do Sul da China da China.

A China se recusou a reconhecer a decisão.

“Devemos utilizar plenamente essas ferramentas legais para garantir que o Mar da China Meridional permaneça um mar de paz, estabilidade e prosperidade”, disse Duterte.

No dia 22, as Filipinas reenviaram os dois barcos de abastecimento para fornecer comida aos fuzileiros navais baseados em Second Thomas Shoal a bordo de um navio de guerra da Segunda Guerra Mundial que havia encalhado deliberadamente em 1999 em um movimento para fortalecer sua reivindicação.

Embarcações chinesas cercaram o banco de areia e exigiram que as Filipinas rebocassem o navio BRP Sierra Madre.

A China tem buscado fortalecer sua presença na hidrovia, lar de rotas marítimas cruciais, estoques de peixes e depósitos submarinos de petróleo e gás, construindo pistas de pouso e outros recursos em ilhas criadas pelo empilhamento de areia e concreto sobre recifes de coral.

A poderosa marinha, guarda costeira e milícia marítima da China também têm procurado bloquear movimentos de países regionais para explorar recursos dentro de suas zonas econômicas exclusivas e se opõe fortemente às operações dos EUA e de outros militares estrangeiros na área.

A China e a ASEAN vêm negociando há anos um código de conduta para lidar com os assuntos no Mar da China Meridional, mas essas negociações tiveram pouco progresso.

mar do sul da China.png

‘Exercer a autocontenção’

O primeiro-ministro da Malásia, Ismail Sabri Yaakob, também mencionou o mar em seu discurso na conferência da ASEAN, dizendo: “Como um Estado requerente, a Malásia acredita firmemente que as questões relacionadas com o Mar da China Meridional devem ser resolvidas de forma pacífica e construtiva de acordo com os princípios universalmente reconhecidos de lei internacional.

“A Malásia apela a todos os países para que permaneçam comprometidos com a manutenção do Mar da China Meridional como um mar de paz, estabilidade e comércio”, citou em sua fala. “Para tanto, todas as partes devem exercer autocontenção e evitar ações que possam ser consideradas provocativas, o que poderia complicar ainda mais a situação e escalar as tensões na área.”

Em outros comentários, Xi disse que a paz é o “maior interesse comum” de todos os lados e que a China fará o possível para evitar o conflito.

“Devemos ser os construtores e protetores da paz regional, insistir no diálogo em vez do confronto, parceria e desalinhamento, e dar as mãos para lidar com vários fatores negativos que ameaçam minar a paz”, disse Xi.

“Devemos praticar o verdadeiro multilateralismo e insistir em lidar com as questões internacionais e regionais por meio da negociação.”

Os EUA alertaram a China que um ataque armado contra navios filipinos seria um convite a uma resposta americana de acordo com suas obrigações de tratado com a nação do sudeste asiático.

A União Europeia apelou ainda a “todas as partes para que respeitem a liberdade de navegação e sobrevoo no Mar da China Meridional”.

FONTE: Al Jazeera / Agências Internacionais

Subscribe
Notify of
guest

95 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

Evidentemente que a liderança chinesa se dará de forma natural, a reboque da sua predominância na área econômica.
Sem necessidade de conflitos.
Todos os países da região vão ganhar com isso.

Bardini

Na moral, me arranja um esquema igual esse teu aí, de falar bem da China. Tô precisando de um troco nesse fim de ano.

Carlos

Eu também! Ajuda ” nóis” aí Kings!

Antoniokings

Trabalho ‘prazeroso’ a gente faz ‘de grátis’.

kkkkk

Saudações.

Esteves

Tem que ver com o YouTube, Instagram…é esquema forte.

Antoniokings

O esquema é: Ler um pouco mais para entender o que está acontecendo no Mundo.

Rodrigo Martins Ferreira

Se você entendesse só um pouco como o mundo funciona, não escreveria metade das groselhas que você escreve.

Carlos

O problema é que ele só escreve aquilo que o partidão permite. Nem uma virgula a mais, nem uma virgula a menos.

Last edited 2 anos atrás by Carlos
Antoniokings

Vai acompanhando, camarada!

Junior Souza

Os rumores que circulam na internet é que por cada post como esse o indivíduo recebe U$$ 0,50. Pela cotação atual do dolar olha não é nada mal…
Eu tambem queria uma boquinha dessa.
Pesquisem no Google, 50 cent army, tem mais detalhes.

Antoniokings

Essa notícia você tirou do zap da família?

Carlos

Alem do prazer que ele sente pela dedicação a causa, isto talvez explique um pouco a permanência dele praticamente 24 hs “on line” monitorando, comentando e respondendo quase que todas as postagens da trilogia.

Antoniokings

Maravilhas do trabalho online.
Vc encontra tempo para tudo.

Rodrigo Martins Ferreira

Eu trabalho on line e não tenho tempo para ficar em fórum o dia todo.

Uma coisa é trabalhar de casa e outra é ficar em casa fingindo que trabalha.

WSilva

”Pesquisem no Google, 50 cent army, tem mais detalhes.”

Pesquisei e apareceu ”dos mesmos criadores da terra plana, vacina com nanobots que transforma em jacaré”.

É isso?

Carlos

Junior Souza, parece que o que você comentou tem fundamento! Apareceu mais um participante do esquema! Deve aparecer outros.

Avai2021

MAs ele aceita us dólar ?

Jefferson

Eu ainda acredito que esse king é o galante tirando sarro da nossa cara kkkkkkkk

Slow

O Sikeira e a rádio Jovem panos sabe aonde tem uma fonte dessas ..

Wellington Kramer

A China tá mexendo até em episódio dos Simpsons. Sumiu da Disney + Hong Kong o episódio que satirizava o massacre da praça da paz selestial, onde havia uma placa com os dizeres: “neste local, em 1989, nada aconteceu”.

Avai2021

Sim valores democráticos milenares. Os caras copiam tudo que eh ruim do ocidente … F35 porta aviões subnúc…
Mas copiar valores democráticos e humanos não …. Que coisa viu ….

WSilva

Copiar mais do que os EUA impossível, copiaram até o idioma da Inglaterra… rs

Sobre valores democráticos e humanos? Você deve ser comediante. Quem diabos com valores democraticos e humanos usa sabão em pó como justificiava para matar pessoas e invadir o Iraque? rs

Avai2021

meu caro Watson …. Americano não nega a origem inglesa jah nossos chinecos brasileiros negam a cópia do F35 …
Com relação ao Iraque foi um erro e eu critico isto. Mas você não crítica os gulags chineses …
Mas entendo o teu esforço para o bônus …

WSilva

Então tá tudo certo amigão, você é um pregador da China ”copião” mas fica quietinho para os EUA copião, esse é o meu problema com vocês, vocês passam a impressão que somente a China está errado.

Quando você começar a pontuar os erros e defeitos da China mas ao mesmo tempo reconhecer e pontuar também os erros dos EUA, aí sim vou tirar o chapéu pra você, até lá você você é apenas um escravo da elite anglo-saxã, que por sinal odeia latinos americanos como nós. rs

Avai2021

Fatos apenas. O jabuti voador tem uma cópia chinesa. Mas se eh tão jabuti, porque copiar? NAE nucleares serão alvos dos hipersônicos chineses …. Mas porque a China faz igual em querer 5 super naes
Mas aí nossos chinecos brasileiros teimam em dizer que não….
Fato fato fato
Ademais sem stress algum em críticar qualquer governo e país …. Brasil EUA Nigéria Argentina todos …. A crítica/discordância eh um valor fundamental dentro das democracias. Natural chefia ….
Mas vocês não conseguem entender pois preferem a via única do partidão
E dale bonussss…

WSilva

E por que será que eu só vejo você criticar a China? fetiche por chinês, talvez? rs ”A crítica/discordância eh um valor fundamental dentro das democracias” Nunca abracei essa ideia de democracia como algo absoluto, não existe valores universais. Uma democracia jamais seria tão brutal e autoritária como é os EUA, democracia pra mim, se existe alguma, está nos países nórdicos, ali sim é bem próximo. Em relação ao ”copião”, nego véio vou lhe dizer, tire tudo o que a China copiou do ocidente, vai sobrar um império com mais de 2000 mil anos com centenas de invenções históricas. Tire… Read more »

Avai2021

Wsilva : Por partes: China : acho a cultura chinesa animal. Fantástica. Bobeira deles querer ter o ocidente neles. Deveriam ter mais chinês neles e se orgulharem mais. PCC: tenho várias críticas, mas entendo que gerenciar 1 bilhão de pessoas complicado. Acho bobeira está briga com o ocidente e eles deveriam abraçar mais valores democráticos. Simples. Eles soh tem a ganhar com este status quo. Países nórdicos: seguindo a tua régua , os Vikings pilharam as ilhas inglesas …. Rei Gustavo sueco arrochou império lituano polonês …. Usaram trabalho escravo …. Meio cruel os caras …. Mas não acho a… Read more »

WSilva

Agora sim, um dos comentários mais lúcidos que vi da sua parte. Vou por partes também igual o Jack. Pô tu veio citar os Vikings? Isso é mais mais de 600 anos atrás… Quando digo que um modelo de democracia ideal está nos países nórdicos estou considerando o momento atual, e também nunca disse que a democracia deles é perfeita, mas se tivesse que escolher um exemplo de democracia eu iria com a deles, nada dessa besteira de EUA, Índia etc, esses países tão anos luz longe duma Dinamarca em cumprimento de valores democráticos. ”Ahhhhhhhhh mas a Dinamarca é pequena… Read more »

WSilva

E por que a Disneylândia e Simpsons não mencionam as duas guerras do ópio e o massacre de nanquim?

Aí não de né. rs

Hcosta

Cuidado com esses exemplos. Tem o caso das inundações, provocadas pelos chineses, na mesma altura que o massacre.

WSilva

Acho que o sol tava muito quente ou um tsunami varreu a China. rs

Cuidado, é péssimo negócio um latino americano com você defender a elite anglo-saxã. rs

Hcosta

Batalha de Wuhan, 1938
https://en.wikipedia.org/wiki/Second_Sino-Japanese_War#Battle_of_Nanjing_and_Nanjing_Massacre

400000 pessoas afogadas e 10 milhões de refugiados. Ideia do Kai-shek.

WSilva

O massacre perpetuado na China e na Coreia pelo Japão devem ser lidos em fontes primárias e não na Wikipedia.

Pergunte a qualquer chinês e coreano o que eles acham dos crimes de guerra do Japão, o Japão inclusive tentou exterminar os Coreanos, leia também sobre a Unidade 731.

Além disso, é sempre bom lembrar, o INVASOR na China e na Coreia era o Japão, vai defender um invasor?

Uma pena ver meus irmãos latinos americanos defender os nazistas do oriente(Japão).

Ganhei o debate sem começar. rs

Avai2021

Watson …. Quem salvou a China e Coreia da tirania japonesa ???
Japão seria anglo saxão ???

WSilva

”Watson …. Quem salvou a China e Coreia da tirania japonesa ???” Watson? tá doidão mano? rs Os aliados ajudaram muito, aliás a China era parte dos aliados. Os chineses nunca pararam de lutar pós invasão japonesa, desde o KMT até o PCCh. Aliás, os ocidentais fizeram vistas grossas a invasão do Japão a Manchuria, ali deveria ter iniciado a segunda guerra mundial e não somente 9 anos depois pós invasão nazista da Polônia. A explicação é que nunca foi do interesse do ocidente uma China forte, pelo potencial que sempre teve. Se não tivesse as bombas atômicas o Japão… Read more »

Avai2021

Wsilva
Te chamei de Watson …. Aquele detetive britânico : Meu caro Watson jah que você tem sua cisma com anglo saxão …
Brincadeiras a parte …. Segue o debate
Abraços

Hcosta

É verdade. Nas fontes primárias chinesas isso não aconteceu, como os russos não massacraram os Polacos em 1939, etc… Aprenda a conhecer a história. A origem não significa nada, mas sim a credibilidade das fontes. E numa ditadura, como qualquer um pode perceber, a propaganda e a mentira domina. Mas tem uma coisa ainda pior. O senhor nega que isto aconteceu? E que é aceitável o líder Chinês matar centenas de milhares de cidadãos inocentes? Só demonstra como os seus comentários são tudo, menos imparciais e como é fácil encontrar incoerências. Se são os Japoneses, é horrível, quando são os… Read more »

WSilva

”A origem não significa nada, mas sim a credibilidade das fontes.” Fonte primária não significa nada, mas Wikipedia sim? rs Você é negacionista dos crimes horripilantes que o Japão cometeu na China e também na Coreia que por sinal você ignorou no seu comentário pois sabe que tanto chineses como coranos odeiam o Japão pelos crimes de guerra cometidos. Se tu não acredita na China e nos chineses, pesquise em fonte primária na Coreia ou pergunte aos coreanos o que eles acham dos crimes do Japão antes e durante a segunda guerra mundial. Seu ódio patético pela China ou PCCh… Read more »

Hcosta

Cito a wikipédia porque está certa. E quem nega acontecimentos é o senhor. Mas se não consegue compreender o que eu escrevi, o que posso fazer? Leia um bocado mais e mais fontes mais variadas e credíveis. E já vamos no terceiro comentário. Diga, se tiver alguma dignidade, se o que eu escrevi é mentira? Eu, pelo menos, sou contra todos os atos de genocídio e outras atrocidades. O senhor, pelo contrário, só refere os que lhes convém. E nunca defendi o Japão mas também nunca defendi a China chegando ao ponto delirante a que chegou, em que os Chineses… Read more »

WSilva

”Cito a wikipédia porque está certa.” Você cita a Wikipedia porque é a única fonte que tem acesso(e olhe lá), não tem acesso a fonte primária em chinês mandarim, ignora as atrocidades japoneses denunciadas pelos COREANOS também facilmente encontrada em versão inglesa, aliás você ignorou de novo as denuncias coreanas. Há inclusive denuncias russas, americanas e francesas sobre os crimes do Japão, e aí meu bom? ”Diga, se tiver alguma dignidade, se o que eu escrevi é mentira?” Você não conta a história toda. E nem precisa de fonte primária, pesquise mais a fundo em versões NEUTRAS em inglês sobre… Read more »

Hcosta

Mas o senhor tem algum problema em ler português? Eu escrevo isto não para responder ao seu comentários mas é que pode haver outros que acreditam no que escreve. Mas, pelo menos admita, que não conhecia esta tragédia… O que já disse várias vezes é que os líderes Alemães, Japoneses, Chineses e outros eram todos iguais na sua violência, até mesmo contra o seu próprio povo. E tenho ódio por ditaduras sanguinárias e não tenho favoritos. São todos exemplos do pior que a humanidade tem para oferecer. E não, não foram os ocidentais que decidiram matar os 400000 de Chineses… Read more »

Avai2021

Wsilva
Longe de querer modificar seu pensamento … mas se acalme homem … o Hcosta eh contra toda e qualquer atrocidade … ele escreveu em vários textos dele … estamos cientes da sua vertente de pensamento e também acho que você abomina atrocidades. De uma lida novamente no que ele escreveu e não se deixe levar pela emoção. Debate está bom.
Abraços

Avai2021

História chinesa tem vários exemplos de paz e amor …

WSilva

Imagine o ocidente, em menos de duas decadas 2 guerras mundiais…

A China em 4 mil anos nunca causou uma guerra mundial.

Tá fácil…

Avai2021

E quem teve que resolver a bronca nas duas guerras mundiais???
Em 4 mil anos a selvageria rolava nas dinastias …. De uma lida e volta ao fórum ….
Mortandade abaixo de 100,000 pessoas era café pequeno …

Avai2021

Massacre de nanquim foi oriental com oriental …

Carlos Campos

kkkkkkk

Rodrigo Martins Ferreira

Velho..
Ele faz de graça, como os fanáticos do outro lado também fazem.

A única coisa que não bate é o tempo livre que eles tem.

Eu não tenho tempo diariamente para ver fórum, mas tem cara que tem tempo literalmente ilimitado, as vezes até duvido que seja uma pessoa só postando.

WSilva

Declaração protocolar, mas todo mundo sabe que a maior potência dali nos últimos 3 mil anos é a China, o chinês também sabe disso e naturalmente a China irá reconquistar aquilo que lhe foi tirado na era dos imperialistas, tratados pateticamente injustos, matança e barbárie pra todo lado, exploração de recursos naturais e humana, guerras mundiais etc.

A paz daquela região está sob dominio da China, e se a China não estiver em paz nenhum país dali estará, a China é o coração, cérebro e os músculos da Ásia e é fundamental expulsar a presença anglo-saxã do seu quintal.

Avai2021

Nesta toada você e o kings ganharão bônus do partidão … coisa linda … natal gordo em usd dolares …

WSilva

E tu vai ganhar o que da elite anglo-saxã? rs

Hcosta

Quantos massacres foram feitos pelos Ocidentais na China?
Só se lembra do que lhe convém.

Marcio A. Dutra

O pagamento do PC Chinês é semanal ou mensal, eles depositam direto na sua conta ou fazem PIX…e eles assinam a CLT ou é contrato de trabalho por prestação de serviços online em defesa ao PCC?

WSilva

Não é parecido com o seu contrato de escravo da elite anglo-saxã? rs

Avai2021

Aceito somente em USD e Libra esterlina …

Antoniokings

Avaí2021

Não temos culpa se a China tem mais dinheiro que os EUA e paga melhor para a gente do que os americanos para vc.
A solução?
Mude-se para o nosso lado, porque desse mato não sai mais cachorro.
Já era.

Antoniokings

Prezado WSilva.

É aquele velho ditado: ‘Se não pode vencê-la, una-se a ela’.
A China só está READQUIRINDO aquilo que sempre foi dela, por direito: A posição de maior potência do Mundo.
E para isso, vai atropelar, EUA, R.U, AUKUS e etc.

Hcosta

E isso costuma resultar…

marcus

O que deveria ser feito é o boicote econômico contra a China.
Hoje você vai em qualquer loja e a maioria dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos são fabricados na China.
Tem que dar um pé na bunda dessa Chinesada.
Basta transferir as indústrias ocidentais que estão na China para outro país, ou para o país de origem.
Quero ver se o dragão vai continuar cuspindo fogo.
Chega de exportar empregos para China.

WSilva

”Basta transferir as indústrias ocidentais que estão na China para outro país, ou para o país de origem.”

Não sou o Antoniokings, mas vou responder essa…

Você já foi a algum porto na vida? Sabe como funciona cadeia de suprimentos? Conhece processo industrial? Sabe o que é logística? Sabe o que é incentivo fiscal? Sabe o que é mão de obra especializada? Sabe o que é rota marítima de comércio?

O maluco tá achando que transferir indústrias ocidentais da China para outros países é como mudar de casa, bota as coisas em caixotes, aluga um caminhão e já era. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by WSilva
Antoniokings

WSilva

Valeu!

Hcosta

Sim, muito bem. Estamos no tempo da União Soviética em que eles transferiram fábricas inteiras.
Já pensou que os outros países do mundo podem aumentar a sua produção?
Se houver procura a oferta aparece.

Antoniokings

Seja o primeiro a fazer isso é vá à falência.
É simples assim.

João Carlos

Antoniokings conta mais, vai… conta que eu e todos acreditaremos, vai… pera aí, deixa buscar meu nariz vermelho…

Julio Miranda

A China como sempre fazendo bullying contra os pequenos países da região.

Avai2021

Jeito imperial de ser …. Colonialismo 2.0 … inovador …

Anchieta

E os russos tomando uma vodka com os indonesiod? Exercício militar!

Willber Rodrigues

Olha, eu até acreditaria nisso, se a China não estivesse, de forma agressiva, querendo tomar todo o Mar da China pra sí…

Henrique

Conversa fiada.

carcara_br

Os chineses malvadões…comment image

carcara_br

A bagunça é grandecomment image

Avai2021

Esqueceste um detalhe : presença solicitado pelos países. Inclusive Duterte considerou a saída americana e voltou atrás …
Não existe simetria … mas valeu pela tentativa de querer tirar o bônus do kings e wsilva…. Olha tah boa a briga pelo bônus …

WSilva

”presença solicitado pelos países.”

É base militar ou sanção econômica, coerção pura, foi dessa forma que os EUA roubaram e invadiram quase 50% do território mexicano, foi dessa forma que o Império britânico invadiu o mundo inteiro. rs

carcara_br

Olá Avai, como você avalia moralmente o governo de Duterte, eu sei que você é muito ligado nesta questão dos valores…

Avai2021

Não gosto do Duterte.

carcara_br

Só isso, achei que você falaria da necessidade da contenção da Filipinas por não compartilhar dos ideais puros da liberdade americana, parece que no mundo real o inimigo do meu inimigo é meu amigo, mesmo fazendo biquinho né?

Matheus S

Vale destacar que quando a China perdeu em Haia, o próprio tribunal declarou que o impasse tem que ser resolvido entre os países, o governo Obama foi o que mais estava pressionando para uma presença militar americana maior nas Filipinas com o preceito de defender os filipinos, Duterte não caiu nessa conversa, entre outras e boas, o relacionamento com os chineses vinha se desintegrando com as recentes disputas que estamos presenciando, ao que parece, Duterte está jogando para ver qual lado estará com maior vantagem e o que as Filipinas podem ganhar com isso, ele não está totalmente sob a… Read more »

Antoniokings

Prezado carcara.

Deixa o Duterte com os chineses que logos eles resolvem o problema.
rsrsrs

Hcosta

Bases militares em países estrangeiros e não a anexação de territórios.

carcara_br

Costa,
O dinheiro do contribuinte americano fica focado apenas nos seus militares. 😉

Matheus S

Muito bonzinho esses americanos. Fiquei comovido. Quer dizer então que bases militares não são necessariamente anexações de territórios, então as bases no Iraque, Síria… entre outros são para benefícios mútuos. Que lindo.

Hcosta

Diga um exemplo de anexação de território dos EUA.
E anexação é diferente de controlar militarmente.
Implica esse território fazer parte desse país, como o que aconteceu na Crimeia.

Matheus S

Esse é um mapa complicado. As forças americanas foram expulsas da Tailândia, eu desconheço qualquer presença americana ali. Em Singapura, eles tinham um escritório e parece que foi fechado, não tem bases, quartéis ou aparentemente forças rotativas, a presença americana em Cingapura se dá apenas em exercícios militares, isso seria o equivalente a dizer que os EUA tem forças rotativas no Brasil, porque em alguns exercícios, os navios da USN ficam baseados em instalações militares/civis no país. Falando ainda mais em Singapura, parece que esses dias teve uma rotação imensa de forças militares da Austrália através de aeronave de patrulha… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Matheus S
WSilva

A maioria dessas bases americanas é forçada através do medo e pura coerção.

Se amanhã os EUA dizer para todos ”Posso deixar o país de vocês e vocês não sofrerão nenhuma sanção ou perseguição, vocês querem manter nossas bases ou querem nossa retirada?”

Não tenha duvidas que todo mundo vai pedir a retirada das bases. rs

carcara_br

É o bônus das bases sem o ônus de da administração civil, fácil quem não quer né?

João Adaime

Existe um provérbio africano que diz: “fale com suavidade e tenha à mão um grande porrete”, que Theodore Roosevelt Jr., presidente dos Estados Unidos entre 1901 e 1909, se referiu ao explicar a política externa do seu país. Agora, ao que parece, Xi Jinping está adotando este ensinamento. Ribbentrop também adotou esta estratégia no final da década de 1930. O resultado a gente comenta até hoje, 76 anos após o fim da II GM, ou 82 anos após seu início. Não vou aqui dizer quem tem ou não razão nos episódios passados e nem nos futuros, mas uma certeza podemos… Read more »

Antoniokings

João Adaime

Não há escolha.
É de sabença que o poder econômico, político e militar está se deslocando para o Oriente.
E esse movimento está sendo capitaneado pela China.
Nada mais natural que os países da região se unam em torno do protagonista da regi~~ao.
Será mutuamente benéfico.

João Adaime

Caro Antoniokings
Se for mutuamente benéfico, tudo bem.
Porém se for como Checoslováquia e Áustria antes da II GM, que foram movimentos para “proteger” comunidades alemãs, daí o bicho pega.
Vamos ver se os Estados Unidos e aliados agirão como Chamberlain ou Churchill.
Abraço

Hcosta

Coerência.
Queixa-se tanto do imperialismo Americano mas se for o Chinês não há problema.
Burros são aqueles que querem que o seu país seja soberano. Ainda bem que temos a China para salvar estes países (ironia).

Antoniokings

Imperialismo chinês vc verá quando encontrar navios chineses navegando no Golfo do México.

WSilva

O péssimo exemplo dado pelos EUA dá o direito a China e/Rússia de fazer o mesmo.

Rodrigo Martins Ferreira

Claro que não..

Eu que farei isto.

angelo bigalli

“China não buscará domínio sobre o Sudeste Asiático”- vc não busca o q já tem…..rsrsrs

Matheus S

Os chineses ainda não tem o domínio sob o Sudeste Asiático, está longe disso acontecer, embora os chineses tenham um relacionamento aberto com alguns dos países nessa região, como Cingapura. Qualquer um que pegar um simples mapa de reivindicação dos países ali verá que a situação é muito mais complicada do que fazem parecer, se não existisse a China, os países ali estariam se confrontando um contra o outro, a China só é o problema maior para eles. E não é apenas os próprios países da região que buscam esse tipo de domínio, os países externos da região como EUA… Read more »

Carlos Campos

Se a China só quisesse passar por ali tudo bem, mas ela quer de fato mandar e o resto obedecer, se o Xi tá falando isso ´q pq nos bastidores alguma coisa doeu nele, o que pode acontecer é um porto da USNAVY ali, ou até do QUAD, ou base aérea do QUAD ali na área. pressão sempre leva uma reação, bora ver o que as Filipinas vai fazer