Os editores da Trilogia Forças de Defesa/Poder Naval desejam aos seus leitores e parceiros um feliz 2022, com saúde e realizações.

No ano da comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil, o país deve incorporar seu primeiro submarino S-BR, o Riachuelo – S40 e cortar a primeira chapa da fragata classe Tamandaré.

Por isso abraçamos o futuro com otimismo, acreditando que o país vai superar a situação atual e encontrar seu rumo.

Desejamos a todos os amigos muita felicidade, com sucesso e prosperidade. Feliz Ano Novo!

Submarino Riachuelo em testes de mar
Concepção da fragata Tamandaré
Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

FELIZ 2022 para todos.

Esteves

rsrsrs…Mestre…esses malditos negativadores tem acompanhado vossa excelência.

Nada de angustura, muita fartura para todos.

Henrique

Malucos já pegaram raiva do Camargoer kkkkkkkkkk

Camargoer.

Olá Henrique.
…Se eu fosse outra pessoa, fazia-lhes, a todos, a vontade. Assim, como sou, tenham paciência! Vão para o diabo sem mim. Ou deixem-me ir sozinho para o diabo! … (Lisbon revisited 1923).
FELIZ 2022.

Camargoer.

Olá Esteves. Desejo aos amigos toda a sorte do mundo. Aos demais, nada. FELIZ 2022.

Esteves

?

Camargoer.

FELIZ 2022.

Esteves

A Graúna não comia. Magrinha…tadinha…lá no sertão tinha comida não.

Camargoer.

Olá Esteves. Riso. Ainda assim uma otimista.

Fernando

Feliz 2022 meu caro.

Camargoer.

Obrigado Fernando. Um grande abraço. FELIZ 2022. Beijo em todos.

Guizmo

Feliz 2022, Camargo!

Vovozao

31/12/2021 – sexta-feira, btarde, A Redação do poder naval; obrigado por nos fornecer informações 365 dias do ano; obrigado pela paciência para aturar as nossas discordância,…. muitas vezes do nada surgem discordância no qual os administradores sao obrigados a usar de pulso forte. 22 que seja um ano de realizações pessoais e da NOSSA tão sofrida MB, penso nos abnegados que com muito esforço conseguem fazer a MB “”sobreviver””, é uma tarefa de gigante, conseguir manter operacional as nossas sucatas. Gostaria que algum dia pudessem mostrar a idade media das marinhas mundo a fora, incluindo a MB, ou seja um… Read more »

João Adaime

Obrigado. Igualmente aos editores e seus familiares.
Desejo o mesmo para os colegas que aqui comentam.

Esteves

Ótimo 2022 para todos.

kahllil

Eh não foi esse ano que o S40 foi entregue…..e Tamandaré com fe em 2032 cortaremos as primeira chapas

GUPPY

Felicidades a todos os que fazem e frequentam essa conceituada Trilogia. Que tenhamos todos um 2022 muito, muito e muito melhor que o ano que está terminando. Sucesso, saúde, paz e prosperidade para todos nós!

Matheus S

Sinto-me lisonjeado em ter contribuído esse ano para com este site, esse ano realmente foi muito especial pra mim. Agradeço imensamente aos editores e principalmente aos leitores e comentaristas do blog, por aprender com essa galera que me ensina tanto.

Que todos tenham um Feliz e Próspero Ano Novo!

Rodrigo LD

Feliz 2022, marujos do Brasil.

Bosco

Eu desejo um feliz 2022 para todos, em que pese achar que esse ano vai ser pior que o que passou. O avanço do autoritarismo é evidente. Com certeza esse ano aprovarão o controle da mídia e leis que coíbam as “fake news”. Opinião divergente será crime. Sem dúvida nenhuma no próximo governo esquerdista irão criar o Ministério da Verdade e o Ministério da Felicidade. Será taxado de negacionista todos aqueles que não aceitarem a “verdade” oficial e essa verdade não vai deixar nenhum aspecto da vida do indivíduo de fora, regulando suas crenças a nível jamais visto. Tudo, absolutamente… Read more »

WSilva

É Bosqueira, estamos num mato sem cachorro, teremos que escolher entre um vassalo da elite anglo-saxã ou um corrupto.

A solução para o Brasil é o nacionalismo, um partido nacionalista deve aparecer para acomodar hoje os nacionalistas que estão sendo corrompidos aos poucos na doutrinação de esquerda e direita, somente assim teremos dias melhores, um governo que preze primariamente pelos interesses da nação e do povo brasileiro.

Bosco

WSilva, Temo que noções concernentes ao “nacionalismo” e “patriotismo” possam ser incluídos (se é que já não estão) dentro do aspecto “anticientífico” e você possa ser considerado negacionista só por desejar isso. Alguns acham que estão blindados porque estão bem alinhados com o mainstream mas o sistema não aceitará absolutamente nenhum pensamento divergente em nível nenhum. A coisa toda é muito mais complicada do que vassalagem ou corrupção de governo esse ou aquele. O totalitarismo (pra não dizer aquela palavra proibida que não existe e começa com “C”) avançou sobre a Civilização Ocidental em 5 anos como não fez em… Read more »

WSilva

Os nacionalistas em boa parte do mundo e especialmente no Brasil estão sob ataques da esquerda e direita, principalmente da direita que tenta sequestrar para si noções nacionalistas para assim engajar com pessoas cansadas(e corretamente) da esquerda. Existe uma briga ideológica muito grande e não há muito o que se fazer sobre isso pois não há força nacionalista coesa para causar uma ruptura no sistema atual, duas janelas perfeitas se fecharam, a primeira em 1998 e a segunda em 2018, em 1998 porque o povo não estava preparado para uma mudança de rumo liderada pelo grande Enéas, e em 2018… Read more »

Camargoer.

Caro WSilva. Existem nacionalistas de esquerda e de direita, assim como existem democratas de direita e esquerda e psicopatas de direita e de esquerda. A luta ideológica entre direita e esquerda é inerente a um regime democrático. A origem destes dois termos é a Assembleia Nacional durante a revolução francesa, onde os girondinos, que se sentavam á direita, defendiam uma monarquia constitucional e os jacobinos, á esquerda, defendiam uma república. Ambos eram setores burgueses. Segundo Bobbio, com o surgimento da classe proletária a partir da ascensão do capitalismo após a revolução industrial, há uma redefinição dos termos esquerda e direita… Read more »

WSilva

”Existem nacionalistas de esquerda e de direita” Existem, e quase nenhum deles lutam pelos interesses do Brasil como nação pois o fator ideológico funciona como uma barreira física e intelectual e só não funciona como barreira econômica porque ideologia política não coloca comida na mesa, embora tenha alguns jênios com j soltos por aí que querem começar a negociar apenas com países ideologicamente semelhantes. rs ”O problema que nos sera colocado em 2022 é a escolha entre da democracia e a sua negação.” Isso não resolve o problema, apenas vai invocar a mentalidade do menos pior nas pessoas ou contenção… Read more »

Camargoer.

Caro WSilva. O bem-estar material pode ser conseguido tanto pela democracia quanto pela tirania, mas o bem estar político só é conquistado por meio da democracia. O contraponto entre a liberdade política e o bem estar material é falso. A história do Brasil é marcada por uma sequencia de eventos de ruptura política (independência, república, golpes de estado) que serviram apenas para revigorar os privilégios de uma elite predadora. A revolução (no sentido de mudança do paradigma social) é pela ampliação da democracia. Toda vez que o país teve uma ampliação da sua estrutura democrática também teve uma ampliação do… Read more »

WSilva

O Brasil embora seja uma democracia, não está dentro de um bloco cuja finalidade é defender os interesses do país, nossos interesses(do ponto de vista nacionalista) não convergem com os interesses das democracias ocidentais fora da esfera ideológica, mas é essa esfera ideológica estrangeira que conduz o ritmo do Brasil. É aí que eu espero que haja uma ruptura, tivemos a chance em 1998 e em 2018 mas foram perdidas. O Brasil pode ampliar a democracia, pode mudar A por B a cada 4 anos, a situação pode melhorar um pouco, piorar ou permanecer igual, mas isso nunca vai fazer… Read more »

Camargoer.

Caro WSilva. Nenhuma das democracias escandinavas são superpotências. O objetivo de uma democracia é garantir o bem-estar de sua população, neste caso sua liberdade em uma condição de igualdade. O bem estar material depende de condicionantes que vão além da democracia e passam necessariamente pelo questionamento do modelo econômico adotado. Um modelo de concentração de renda e de exclusão social jamais proporcionará bem estar material para população. Eleições periódicas e livres são uma das características de uma democracia. Existem outras, como o respeito aos direitos humanos, livre organização política e partidária, e a obediência ao Estado de Direito. Um regime… Read more »

WSilva

”Nenhuma das democracias escandinavas são superpotências.” E nunca serão, primeiro porque não há potencial e segundo porque não é o desejo da população, mesmo se houvesse desejo ainda seria impraticável considerando o estado das coisas. Eu não duvido que para boa parte da população brasileira não importa se o Brasil será ou não uma superpotência, a maioria apenas quer viver bem, mas quem é que disse que o Brasil não pode ter ambos? O Brasil é um dos poucos países que podem ter as duas coisas e ainda estar sob uma democracia. O país deve mudar quando a população brasileira(ou… Read more »

Camargoer.

Caro WSilva. Nenhuma das democracias escandinavas (consideradas as democracias mais desenvolvidas, segundo a FreedonHouse) são superpotências porque a razão de um regime democrático é garantir o bem estar de sua população. Outras democracias, como os EUA, Inglaterra e França, por exemplo, são grande potências também porque além de um regime democrático também têm seus projetos de nação construídos em torno deste objetivo. O que eu volto a repetir é que um regime democrático irá proporcionar bem estar político (liberdade e igualdade) para a sua população. O bem estar material é resultado de uma política econômica coerente e aplicada na direção… Read more »

WSilva

”Outras democracias, como os EUA, Inglaterra e França, por exemplo, são grande potências também porque além de um regime democrático também têm seus projetos de nação construídos em torno deste objetivo.” É exatamente isso que falta ao Brasil, um projeto para a nação, mas um projeto nacionalista cuja finalidade é entregar bem estar a população mas também salvaguardar os interesses do país. Ninguém nunca disse que precisamos sair do regime democrático, não sei porque você ainda insiste em trazer para o debate os benefícios de uma democracia, passa a impressão que temos que escolher entre o bem estar da população… Read more »

Camargoer.

Caro WSilva. Um regime democrático é um processo. Existem democracias mais desenvolvidas do que outras. É um erro acreditar que exista um modelo pronto de democracia e que o regime democrático estará garantido após ter sido conquistado. Ainda assim, é possível distinguir uma democracia (mesmo que incompleta) de um regime não-democrática. O interesse do Estado deve estar sujeito ao processo democrático. Um Estado que condiciona a liberdade de sua população aos interesses do Estado, como ocorreu durante a Operação Condor ou durante a Oban, erra por violar a base da democracia. Assassinatos em nome do interesse do Estado violam os… Read more »

Bosco

Eu não concordo em absolutamente nada do que disse e penso diametralmente diferente do modo como você pensa, mas é direito seu pensar assim , seja por ignorância ou militância.
Feliz 2022.

WSilva

Você não concorda agora, mas talvez um dia você esteja do nosso lado quando acordar da doutrinação ideológica. rs

Feliz Ano Novo para você e para todos os irmãos brasileiros.

Bosco

Caro WSilva,
Só pra encerrar o assunto (de minha parte, pelo menos) , eu não tenho ideologia ou sigo doutrina. Eu sou o conservador (reacionário) daqui, lembra? Quem segue ideologia e foi doutrinado são os revolucionários. Não é definitivamente o meu caso.
Defendo os valores tradicionais da Civilização Ocidental.
Valeu! Um abraço!
*Adianto-lhe que jamais estarei do lado que você está, mas não duvido que possa estar ao seu lado em algum momento.

WSilva

O que me preocupou em seu comentário foi na verdade essa declaração: ”O totalitarismo (pra não dizer aquela palavra proibida que não existe e começa com “C”) avançou sobre a Civilização Ocidental em 5 anos como não fez em 50.” Me parece mais uma terceirização de culpa frente a evidente decadência ocidental, especialmente culturalmente. Você disse que defende valores tradicionais da Civilização Ocidental, mas pelo andar da carruagem, daqui a pouco você estará defendendo algo que só existirá em livros e filmes, apenas uma lembrança de um mundo que você nem viveu, e se viveu, viveu bem pouco. Não precisa… Read more »

Rommel Santos

FELIZ NOVO ANO a todos, em especial ao fabuloso corpo jornalistico do PODER NAVAL!!!
Que todos tenham muita SAUDE e excelentes realizações!

André Luís

Feliz 2022 e que a PÁTRIA RÚSSIA arrebente com os dentes do status quo anglo-saxão, que desde 2014, vem perdendo seu espaço e poder.

Adriano Madureira

O sol e o mar não poupam nada,nem mesmo um submarino recem lançado ao mar…

comment image

Alexandre Galante

O Riachuelo ainda estava sem a pintura final.

Renan

Feliz 2022! Meus votos é que a MB teste com sucesso o S40 que receba dezenas de torpedos e mísseis para ser lançado do S40. Que o S41 / S42/ S43 avancem no cronograma conforme o planejamento. Que a MB contratar centenas de drones de observação e drones de ataque. E entre de vês na era dos drones. Que inicie a caminhada com navios autônomos e submarinos autônomos. Que o cronograma do submarino nuclear avance conforme o planejamento. Que o governo federal e um ato a buscar votos contrate 12 navios patrulha oceânicas de de 1800 toneladas. Modernos e com… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Sigo os votos dos relatores.
“Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro.”

Esteves

Bobo do Bobbio. Esteves prefere o Bob. Nem bobo nem Bobbio. Autoritarismo. Exigiram passaporte da tuberculose para ir e vir. Era uma tal de abreugrafia. Não lembro de terem atacado a obrigatoriedade da abreugrafia. Nas escolas a vacinação da tríplice era ou vai ou vai. Não podia negar nem fugir. Quem não tinha a marca da tríplice no braço era considerado um cachorro louco. Médicos vizinhos do Esteves livraram-se da doença nas UTIs com a vacina…epidemias de dengue, gripe, sarampo, tuberculose, cachumba, estavam por aí aguardando o calendário das vacinas e…alguém defendeu a não vacinação contra o sarampo? Contra a… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Camargoer.

Olá Esteves. O debate Esquerda x Direita só faz sentido dentro de um regime democrático. Acredito que é um equívoco confundi-lo com o debate Democracia x Tirania. Por questões de higiene e saúde pública, o lixo deve ser recolhido de corretamente manejado, o esgoto deve ser coletado e tratado. As crianças e adultos devem ser vacinadas. Os antibióticos devem ser usados sob prescrição médica. Deve-se lavar as mãos antes de cada refeição e escovar os dentes após cada refeição. Em 1850, a expectativa de vida em Liverpool era de 18 anos, igual á expectativa de vida dos escravos nas fazendas… Read more »

Esteves

Mestre, O debate esquerda X direita no Brasil é mais estado ou mais ou menos estado. Todos os carreiristas querem privilégios. Quem chega quer poder. Quem está sempre no poder não abandona. Mestre, Vamos visitar as periferias. Vamos conhecer a vida das pessoas que vivem nos manguezais, nas beiras dos córregos, sobre os entulhos. Gente brasileira que sobrevive sem esgoto e com água catada. Esteves está debruçado sobre Henry Kissinger o qual tantos aqui no PN elogiam. Que qual. Primeiro tem aula de história até entrar. O que seria da vida humana sem essa gente que conta histórias? Kissinger explica… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Esteves

Comentário censurado.

Percebe-se como funciona a democracia.

Camargoer.

Olá Esteves. Um blog é um espaço privado. Achar que a mediação dos editores de um blog possa representar um democracia é um erro.

Esteves

Jornais tem donos. O pensamento do jornal representa o pensamento do dono do jornal. Democrata e plural pode ser o debate. A edição representa o bolso do dono. Mestre, Direita e esquerda no Brasil descabelam-se. Doutor Fernando questionou o Esteves sobre a insistência própria (do Esteves) em considerar que a esquerda brasileira parou em Paris. Queria ir além e em certos tempos até recebeu um dinheirim para tanto. Mas estacionou a Kombi em Paris. Mestre é Mestre novo. Não conheceu o atual líder pesquisatorio discursando sobre aquele veículo VW. Mudou o veículo. O discurso é o mesmo dos anos 1970/80.… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Camargoer.

Olá Esteves. Concordo com você que a mídia privada é uma empresa e lá tem os seus interesses. Contudo, quando uma empresa privada de comunicação detém uma concessão pública (de rádio e TV), ela precisa obedecer a uma regulamentação (em outro momento a gente discute isso). Sobre as campanhas para governador em 1980… eita, eu tava lá.. 10 anos… acompanhando meu primo mais velho. Riso. A gente morava no ABC. Sobre câncer, recomendo as entrevistas do Alexandre Kalache sobre envelhecimento ativo. Acho que uma das pessoas mais inteligentes que já conheci.

Jefferson

Feliz ano novo para todos aqui do site e especialmente os administradores do site.
Desculpa se ofendi alguém durante o ano.
Abraço!