Essa era a home-page do site Poder Naval em 1998. O site foi criado em 20/7/1997 no extinto Geocities e dizia: “Como nossas páginas são intensivamente gráficas, aconselhamos o uso de um modem de no mínimo 33.600bps e uma boa conexão.” Havia botões para download do instant messenger ICQ e o navegador Netscape.

poder-naval-em-1998

Abaixo, parte da seção de notícias, que era atualizada mensalmente e não diariamente como hoje. Naquela época era tudo em HTML e dava muito mais trabalho do que hoje para editar.

poder-naval-1998-news

Tínhamos a Lista de Discussão do Poder Naval no extinto Yahoo Groups, mas que acabou sendo superada pelo Blog Naval, que começou a funcionar em 2007.

Ainda existe um arquivo na internet com antigas mensagens de 1999, da Lista de Discussão Naval que começou na Virtualand. O arquivo pode ser acessado aqui.

Os mais atentos vão perceber que alguns dos nossos assíduos comentaristas participavam daquela antiga lista.

Abaixo, o site reformulado em 2001.

poder-naval-em-2001-b

O início de tudo

cfn-1983

O site Poder Naval surgiu em 1997, mas a paixão que motivou sua criação começou muito antes, no início da década de 1980.

Da amizade surgida em visitações públicas a navios de guerra da Marinha do Brasil nos finais de semana, um grupo de garotos da cidade de Santos-SP criou o CFN (Corpo de Fanáticos por Navios) que cresceu sempre unido pela mesma paixão: navios de guerra e temas militares.

Os desenhos deste post são de 1983, rabiscados por Alexandre Galante. No desenho acima, com a popa de duas fragatas à esquerda ao fundo, aparecem da esquerda para a direita: Maurício Galante (que mais tarde tornou-se oficial de Marinha, hoje é empresário nos EUA), Alexandre Galante (tornou-se marinheiro, depois jornalista), Paulo “Osso”, Marcelo “Ostra” (agente portuário, editor do NGB), Petrovich (José “Jacahead” da Silva, também trabalha em atividade ligada ao porto de Santos, Editor do NGB) e Marcos Marcelino.

Na caricatura abaixo, Paulo “Osso”, Petrovich, Marcelo “Ostra” e Galante, com o submarino Amazonas ao fundo.

cfn-1982

Reunião dos fundadores do site/blog Poder Naval que deu origem à Trilogia/Revista Forças de Defesa. Da esquerda para a direita, Marcelo “Ostra” Lopes, Alexandre Galante, Paulo “Osso” Ribeiro e José “Petrovich” da Silva, no Deck do Pescador, Ponta da Praia em Santos-SP

Novos integrantes e a criação da Trilogia Forças de Defesa

Posteriormente, a tripulação do site Poder Naval foi ampliada com a chegada de Guilherme Poggio e Fernando “Nunão” De Martini, que também visitavam navios de guerra da MB em Santos-SP nos anos 80, mas não conheceram o grupo original naquela época.

Com seus talentos, Poggio e Nunão participaram da criação da trilogia de sites e revista impressa Forças de Defesa, realizando inúmeras matérias e reportagens.

A Trilogia de sites Forças de Defesa, teve início em 21 de setembro de 2008, data em que o ForTe – Forças Terrestres foi criado a pedido dos leitores participantes dos sites Poder Naval e Poder Aéreo (criado em 21 de agosto de 2008).

A revista impressa circulou de 2011 a 2015.

Guilherme Poggio
Guilherme Poggio a bordo do NDM Bahia
Fernando “Nunão” De Martini no Complexo Naval de Itaguaí-RJ
Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Muitas centenas de milhares de milhas náuticas navegadas pelo PN. Lembro-me que, acessando da biblioteca municipal de Santos através de um Netscape, meu radar localizou o PN ainda no começo da missão, 1998 ou 1999, não lembro. Lá pelos 2001 (eu acho), tive a honra de conhecer a tripulação e a Praça D’Armas. Também sou da geração de visitadores dos navios, em especial nos anos 90, apesar de ver tudo de “preto e branco” kkk com meu pai ainda no começo dos anos 80 haha Parabéns Poder Naval pelos seus 25 anos no serviço ativo. Que este “vaso de guerra”… Read more »

Piassarollo

Parabéns!

LucianoSR71

Parabéns ao Poder Naval. Lembro que há muito tempo eu participei do Forum e de outro sobre aviação que além da Engª Elizabeth Koslova tinha uma jornalista especializada no tema chamada Solange Galante – seria sua parente, Alexandre Galante?

Camargoer.

Olá a todos. Encontrei o PN em 99 ou 2000, não tenho certeza Na época, fazia doutorado no Japão e ficava fuçando na internet atrás de sites em português. Uma coisa que me marcou na época foi a incorporação do A12 e dele operando junto com o A11.

ednardo curisco

robozada ativa mesmo né? 24 dislikes nujm comentário desses???

Rommel Santos

Me considero um privilegiado por acompanhar o Poder Naval há 25 anos, desde sua primeira aparição na internet.
PARABÉNS A VOCES pelo excelente trabalho !!!!!
Muito obrigado por nos compartilhar suas publicações de primeiro nível!
Foprte abraço e FELIZ 2022 a todos!

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Acompanho desde 2004

João Adaime

Não lembro quando comecei a ler o Poder Naval, mas sei que foi praticamente desde o começo, com o primeiro formato de página que o Galante postou. Sei que foi por acaso, procurando sobre assuntos da MB, para complementar uma reportagem de uma edição especial da Revista Manchete de 1996 que eu encontrara, sobre nossa Marinha. Só para não haver conflitos de datas, não foi em 1996 que vi esta edição especial. Foi depois, quando já existia o Poder Naval. E desde aquela época, a hoje Trilogia Forças de Defesa, tornou-se um vício incurável. Parabéns aos editores pelo pioneirismo e… Read more »

João Fernando

Parabéns aos envolvidos, imagino o trabalho que dá (ainda mais com alguns leitores mais afoitos rss)

Tutu

Parabéns, esse site é incrível, e sem dúvida tem muitos anos ainda pela frente, estou lendo e comentando esporadicamente aqui desde 2016, e não pretendo parar tão cedo.

Márcio Paulo Zonin

Parabéns ao Poder Naval. Acessei a primeira vez nos computadores do colégio militar de Santa Maria em 1998. Vida longa a trilogia!!!

Esteves

Esteves não imaginou que temas militares fossem fascinantes. Esteves pensou em diversão e histórias.

Apanhando aqui e ali, levando chapuletadas como as do Nunao…”Esteves você quer fazer parte da solução ou do problema?…”Esteves para de botar palavras na minha boca…”, desviando dos tiros do Bardini…”Esse é louco…”, aprendendo, bisbilhotando, apostando nas explicações mais óbvias ainda que cretinas, lendo as lições de casa que mandam…

Esteves segue na área. Agora como assinante. Parabéns aos meninos da Trilogia.

Vida longa.

Fernando "Nunão" De Martini

“ Apanhando aqui e ali, levando chapuletadas como as do Nunao…”Esteves você quer fazer parte da solução ou do problema?…”Esteves para de botar palavras na minha boca…”,”

Fala Esteves!
A segunda frase com certeza eu escrevi!

A primeira não se parece com algum jargão do meu linguajar habitual. Acho que está confundindo com algo escrito por outra pessoa.

Então não coloque de novo palavras na minha boca hahahahahaha!!!

RL

Estou ficando velho.
A antiga e demorada conexao pelo modem e pelo provedor Matrix de Curitiba.
Sentado em minha cadeira de escritorio vezes apos meia noite e ficava navegando pelo site entre as noticias e as revistas Voar, Força Aerea, Tecnologia e Defesa dentre outras.

E os chats de madrugada?

Boas epocas….

Camargoer.

UUrrgggnnn puurrrrr poing poing (e depois da meia noite para economizar pulsos de telefone).

Observador

Tem uns caras que estão negativando qualquer coisa que você digite. Haja rancor.

Rommel Santos

Exatamente! Também morei em Ctba e usava o provedor Matrix….Grande abraço!

Tomcat4,2

Parabéns pela grandiosa marca alcançada e que muitas mais venham !!!

Rafael Gustavo de Oliveira

Seria interessante fazer uma live no canal do youtube entrevistando os colaboradores….deve ter muita história para contar…

Parabéns a todos

Edu

Parabéns !!

Sequim

Conheci a Trilogia em 2014. Desde lá virou vício entrar diariamente e várias vezes ao dia para ver as novidades. À gigantesca qualidade editorial, a nossa querida Trilogia alia a imensa paciência dos editores em lidar com foristas como eu, leigos curiosos em assuntos de Defesa. É um espaço realmente democrático que presta um imenso serviço público de bem informar e conscientizar. Vida longa e próspera à Trilogia, a seus leitores e editores.

Requena

Fui marinheiro de primeira viagem no Poder Naval. Participei da antiga lista de e-mails, que descobri por acaso numa madrugada dos anos 90 pesquisando sobre assuntos militares no antigo “Cadê”, que depois foi comprado pelo Yahoo. O Google não era nem sombra do que é hoje. A Internet discada era lenta e cara, só acessavamos de madrugada, as discussões por vezes atravessavam a noite. Bacchi, Koslova, Ruténio, Galante…. quanta gente boa participava! Lembro quando o site foi lançado, quando foi reformulado, assinei a revista e tô aqui até hoje. Parabéns aos fundadores e atuais editores. A contribuição de vocês para… Read more »

Allan Lemos

Parabéns por ajudarem a difundir os temas de defesa no Brasil.

paulo araujo

PARABÉNS!!!!!
Mais 25 anos e outros.
Grande site.

Alex Barreto Cypriano

Parabéns ao Poder Naval e a todos que o fazem. 25 anos… caramba!

Maximus

Sou da velha guarda de comentaristas “raiz” como o Filipe “Vader”, Ivan o “Mapento”, Observador, e tantos outros saudosos comentaristas amigos do Poder Naval no final da década de 90 e que depois virou a trilogia nos anos 2000, leitores da revista Forças de Defesa!

Galante, Poggio e Nunao: Bravo Zulu a vcs caras, muito obrigado por tudo, nós leitores de temas militares e da história dos grandes guerreiros do mundo, certamente os incluímos por esta bela história descrita acima para os grandes do nosso país.

Abraço fraterno!

Bravo Zulu!

Bueno

Parabéns nesta bodas de Prata! Rumo ao ouro!

Anderson

Parabéns, sou desse tempo.

Adriano Madureira

25 anos?! Meu deus, como estou velho…

Camargoer.

Olá Adriano. Panela velha é que faz comida boa.

Wellington R. Soares

Meus parabéns a todos os fundadores e aqueles que trabalham para manter a trilogia.

Para entusiastas militares, com certeza é o que temos de mais completo no Brasil.

PARABÉNS !!!!

Mgtow

Estou por aqui desde quando tudo era mato. E me orgulho disso.
Obrigado por existirem.

Dalton

Parabéns ao “PN”, editores e demais colaboradores e que continue por muitos anos proporcionando informação e conhecimento sobre marinhas, meios aeronavais e História naval.

M.@.K

Parabéns!!!

pedro

Parabéns ao site! Hoje estou na faixa dos meus 33 anos e digo com maior orgulho que os acompanho desde a minha adolescência. Muito bom! Parabéns!

Gustavo

Parabéns pessoal acompanho vocês desde 2014 e considero o site uma oportunidade de enriquecer meu conhecimento com a sabedoria que cada um de alguma forma transmite e compartilha aqui.

Reinaldo Deprera

Save Naval e Sistema de Armas!

ednardo curisco

uau! eu estagiário em 1997 e acompanhava a página e a lista de e-mails poder naval!!!

Fernando

Parabéns.

O Poder Naval e a trilogia da defesa fazem parte da minha vida. Acompanho os sites religiosamente desde 1997, dos meus 21 anos.

É o melhor site sobre matéria de defesa que conheço, com informacoes atualizadas, pertinentes e acompanhadas de amplo debate.

(Em tempo, os comentários e os debates das matérias postadas sao um show à parte da trilogia, fundamentados, muitos complementam as informacoes trazidas e valem ser lidos).

Agradeco a Galante, Poggio e Nunao e equipe pelo trabalho, dedicacao e disciplina e também a todos que comentam e debatem na trilogia. Vocês também controem e fazem o site.

Hoplita

Como entusiasta dos assuntos militares, parabenizo o site por trazer informação e debate à esfera pública, possibilitando que simples cidadãos como eu possam ter acesso a um conteúdo inteligível e de qualidade.

Parabéns pela data comemorativa.

Que venham muito mais anos!

Last edited 2 anos atrás by Hoplita
Fernando Nascimento carvalho de Araújo

Eu não tenho muito a dizer além de expressar a minha felicidade em saber Los dos 25 anos de conquista desta revista.
1×13 truco 2×13 truco

MadMax666

Parabens a todos os editores! Acompanho desde 2008 daqui de Chicago. Aprendi demais com o site e tb com os comentarios. Abracos!

JOÃO PALMA

PARABÉNS! Pelos serviços prestados, pelo apoio ao entendimento das necessidades navais em defesa da Pátria e continuem assim, qual cisne branco em noite de lua no meio de tantas informações inadequadas e até erradas que boiam por toda a internet.
MUITOS ANOS MAIS!