A 40ª força-tarefa da Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) partiu de um porto militar na cidade de Zhanjiang, província de Guangdong, no sul da China, no sábado (15/1) para realizar uma missão de escolta no Golfo de Áden e nas águas da Somália.

A frota é composta pelo destróier de mísseis guiados Hohhot, a fragata de mísseis Yueyang e o navio de suprimentos Luomahu, com dezenas de soldados de operações especiais e dois helicópteros a bordo.

Em preparação para a missão, a força-tarefa realizou treinamentos sobre o uso de armas, contraterrorismo e antipirataria, além de reabastecimento no mar.

A Marinha do PLA começou a realizar missões de escolta no Golfo de Áden e nas águas da Somália em dezembro de 2008.

FONTE: Global Times

NOTA DA REDAÇÃO: Na tabela abaixo, dados atualizados sobre os de navios de guerra da Marinha do PLA envolvidos na operações antipirataria no Golfo de Áden desde 2008. Via @CyberRealms1, no Twitter.

Subscribe
Notify of
guest

66 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Antoniokings

A notícia relevante da semana é que uma delegação de países do Golfo foi a Pequim tentar estabelecer um grande acordo de cooperação com chineses.
Creio que ‘agora vai’.

Elias

Que eles devolvam o tibet ao seu povo e o território que invadiram Caxemira pertencente à Índia … e agora querem invadir o Taipei ,….. só para latinos americanos com viseira tapada aceitar

Artur Emanuel Ribeiro de barros

Infelizmente caro amigo a china não abre não do que é dela, historicamente o que eles (a china) querem é seu território milenar por direito, e para quem não tem viseira que tapam seus olhos a Rep. Popular da China se preparou por décadas para esses futuros confrontos.

Fabrízio

Impressionante como eles se preparam para essas notícias!!!

Tudo muito novo, organizado, muito limpo!!!

Desde os uniformes, pintura dos meios etc! Parece que acabaram de tirar o plástico”!!!

Podem falar o que quiser, mas a China está dando uma aula de como se equipar, manter e operar forças realmente armadas!

Os blogs e meios especializados todos os dias têm notícias daquelas bandas!

Carlos Crispim

Já viu os chinos em paradas marchando? São perfeitos! Compare com os nossos soldados, ao lado dos chinos parecem crianças de 7 anos. impresionante a disciplina dos caras.

Antonio Palhares

Basta ver o alinhamento. Os uniformes impecáveis. Os movimentos firmes.
Estão levando a sério o seu papel no contexto das nações importantes.
Muito longe da guarda do Suriname que recepcionou o nosso presidente esta semana.

Nilo

40ª força-tarefa – composta pelo destróier de mísseis guiados Hohhot, a fragata de mísseis Yueyang e o navio de suprimentos Luomahu, com dezenas de soldados de operações especiais e dois helicópteros a bordo.
Me vem a pergunta quantas forças tarefas temos atuando hoje?
Considerado o tamanho do nosso litoral, a dimensão da Amazônia Azul, interesses pertinentes nas águas da costa Africana, Antártica, e águas de países da A.Sul, é de dizer que é risível ter o Brasil como liderança regional.

Marcelo Andrade

Nilo, está ocorrendo a Aspirantex 2022. Apesar de ser treinamento, é uma FT em operação. No caso da China, é um dos países que enviam FT para aquela área pois tb tem interesse em defender o tráfego marítimo de e para a China, passando pelo Canal de
Suez.

Nilo

Início da contagem: UMA, …

Popeye caipira

Fracassantex.

Esteves

Rei morto, rei posto. Ou qualquer nação. Se a Colômbia tivesse virada pro lado de cá, talvez. Talvez pudessem apontar os colombianos como líderes regionais. Mas tem a maconha. Esquece. Liderança pode ser imposta. Liderança pode ser seguida e nesse caso quem segue, segue o líder pelo reconhecimento esperando uma recompensa. Quem segue líder que senta na calçada? Estamos e somos tão isolados da civilização que provavelmente pensam todos os países que contamos com qualquer poder militar. Não imaginam que o Rato que Ruge existe de fato. Nilo, Nilo, Nilo, vosso saber banhou o conhecimento do Egito. Vossas águas fizeram… Read more »

PACRF

Considerando que Califórnia, Colorado, Oregon, Massachusetts, Washington, Maine, Nevada, Distrito de Columbia, Idaho, Illinois, Kansas, Michigan, Vermont, Alasca e Maine permitem o uso recreativo e a comercialização da maconha, e considerando, também, que Connecticut, Delaware, Havaí, Maryland, Minnesota, Mississippi, Missouri, Nebraska, Nova Hampshire, Novo México, Nova York, Carolina do Norte, Dakota do Norte, Ohio, Rhode Island e Virgínia legalizaram “apenas” o uso recreativo da maconha, conclui-se: nem a Colômbia nem os EUA podem liderar nada.

Last edited 2 anos atrás by PACRF
Esteves

Sobrou Cuba e seus puros.

PACRF

Cuba nem consegue cuidar de si mesma, quanto mais liderar outros países.

Esteves

Mas os puros…

André Macedo

Cuba embargada tem o IDH maior que o do Brasil, se eles não cuidam de si, imagina a gente kkkkkk

Artur Emanuel Ribeiro de barros

SE Cuba tem o IDH maior que o Brasil por que os comunas brasileiros não querem ir morar lá?

Antoniokings

Queria ter o sistema de saúde, de educação, alimentação e etc.
Já viu mendigo em Cuba?
Já viu criança sem creche ou escola?
Sem vacina ou atendimento hospitalar?
E isso com um embargo de 60 anos.

Antonio Palhares

Apoiado.
Isto esta contribuindo para minar os valores da sociedade americana.
Drogas não combinam com seriedade, disciplina e saúde física e mental.

Varg

Carluxo, é você????

Esteves

Carluxo usa Cohibas.

Esteves prefere apreciar Romeo Y Julieta. Pelo romantismo.

PACRF

É provável que a China comece a fazer missões de “escolta” em outros locais do mundo, como o Atlântico Sul, Atlântico Norte, Pacífico, e até mesmo no Mediterrâneo. Com uma marinha que cresce mais rápido que seu próprio PIB, a China “copia” outras marinhas do mundo, como as do Reino Unido, da França e a dos EUA.

Esteves

Navegar é preciso.

José Carlos David

Dominar é preciso…é isso que está acontecendo.

Popeye caipira

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: “Navegar é preciso; viver não é preciso”. Quero para mim o espírito desta frase, transformada a forma para a casar como eu sou: Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo. Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso. Cada vez mais ponho da essência anímica… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Popeye caipira
Rodolfo j. Benvenutti

Quanto romantismo !!!
Kkkk

Mgtow

Sim vão navegar nesses lugares citados. E…qual o problema?

PACRF

Nenhum.

JOAQUIM ROCHA

Caros, poderiam me ajudar em uma duvida.

Não seria economicamente mais interessante colocar abordo seguranças armados, para os navios que trafegam por essas aguas ?

Esteves

Navio de guerra leva o próprio armamento.

PACRF

Tá “sobrando” dinheiro e navios de guerra novíssimos e muito bem equipados, como os citados na reportagem. Lembro que o PIB chinês cresceu “pouco” em 2021: 8,1%.

Marcelo Andrade

Oi Joaquim, você está se referindo ao navios mercantes. Sim, vi vários documentários em que alguns armadores contratam seguranças, mas isso vai meio contra as regras das Seguradoras e da Navegação Internacional, então meio que fazem vista grossa, por isso vários países europeus, além dos EUA e China mantem navios naquelas águas. Além do mais, por incrivel que pareça, é muito dificil, a noite , manter vigilancia em todo bordo dos navios, que carregados, tem suas laterias faceis de serem escalados por piratas!

Esteves

Navios mercantes podem contratar segurança privada. As leis que existem valem na entrada dos navios nas águas jurisdicionais. Alguns países permitem armas a bordo. Outros países não permitem armas nas operações portuárias.

O Brasil não permite.

JOAQUIM ROCHA

Marcelo e Esteves, obrigado pelas explicações.

Adriano Madureira

O Brasil não permite”.

Isso não é surpresa em um país que não se pode matar bandido e não pode-se portar arma…

Lembro de uma série que assistí no Discovery onde um grupo de exploradores estava ancorado na ilha das cobras…
em um certo momento se falou de segurança e da ameaça de piratas nas imediações mas não podiam fazer nada contra pois a MB proibia armas a bordo.

Esteves

Ilha não navega nem voa.

Pirataria é um ilícito cometido contra embarcações ou aeronaves em alto mar.

Popeye caipira

4 ou mais metralhadoras .50 com binoculos de visão noturna instaladas em pontos estrategicamente no cargueiro, mandariam muitos piratas para os tubarões.

Last edited 2 anos atrás by Popeye caipira
gordo

Não duvido que veremos em breve navios com sistemas de vigilância e segurança, que podem acionar um bom jato de água e com isso até levar ao afundamento das lanchas ou barcos pequenos usados pelos piratas. Imagino que um sistema assim, que monitore o entorno do navio e que permita o disparo com alguma precisão de um bom jato de água não seja tão caro e acabe até sendo mais barato (com o tempo) que segurança armada a bordo já que o problema de pirataria tende a se manter por um bom tempo.

Lucas

Pelo que sei não pode e nem é bem visto.
Ninguém quer um navio estrangeiro armado ancorando no seu porto.

Lucas

E como a China tem uma base naval no Djibouti ela pode servir de abrigo para a força tarefa.

Esteves

Alguns países permitem segurança privada e armas nas operações portuárias desde que pré autorizado pela autoridade portuária. Como os EUA.

O Brasil não permite.

Esteves

Respostas de alguns países que responderam o questionário informando se a legislação interna permite embarque ou desembarque de armas de fogo e munição pertencentes aos equipamentos das Companhias Privadas de Segurança Marítima em qualquer área localizada no mar territorial Australia é permitido com autorização de autoridade australiana China e Hong Kong é permitido o embarque/desembarque de armas de fogo França se manifestou dizendo que a questão é complexa e relativa, portanto, precisa de mais tempo para responder Jordania é permitido apenas no King Hussain International Airport/Aqaba sob escolta de autoridades jordanianas Panama não é permitido  Brasil  não é permitido  Dinamarca… Read more »

Adriano Madureira

“Não seria economicamente mais interessante colocar abordo seguranças armados, para os navios que trafegam por essas aguas ?”. Também penso isso ! não sei quantos as empresas de porte pequeno ou médio, mas as grandes empresas de navio mercante certamente não teria dificuldade em contratar empresas de segurança ou equipar navios com câmeras termais ou visão noturna. Talvez nem precise chegar a esse ponto, basta posicionar 2-3 homens para vigiar o convés armados e com binóculos especiais. E quanto ao armamento, acho que não seja necessário armamento pesado, acho que um canhão de água eletrificado já seria suficiente. Infelizmente acredito… Read more »

Esteves

Transportadores mercantes já fazem isso nos navios. Empresas de segurança, vigilância, câmeras, armas automáticas. Quando não é suficiente chamam ajuda maior.

JOAQUIM ROCHA

Infelizmente acredito que um Bushmaster estaria fora de questão…

Rsrs, sim acredito estar fora de questão.

Mas os pontos a respeito da permissão da entrada de armas nos portos realmente é uma questão que eu não havia pensado.

Mas sim, acredito que não seriam necessários muitos guardas nem equipamento pesado. Inclusive penso que só de saberem que navios poderiam ter guardas armados iria inibir os ataques dos piratas uma vez que muitas vezes eles poderia ser vistos com uma boa antecedência o que daria vantagem para os defensores.

Obrigado a todos que me responderam .

JOAQUIM ROCHA

Caro Teropode.

Fiz uma pergunta devido a uma duvida que tinha e fui esclarecido pelos demais membros, aos quais eu já agradeci. Inclusive sua analise também é interessante e merece reflexão.

Agora dizer ” Dito isto, continue lendo os poemas chatos , frutos de devaneios incuráveis e inúteis”, foi desnecessário, até por que o Sr. não me conhece para saber o que leio ou deixo de ler.

Esteves

Esse Type 52D é muito lindo.

Luiz Trindade

Ae que tinha de ter um louco na Presidência dos EUA para dar uma pressão neles. Explico: Colocaria uns navios acompanhando a missão da China sem descolar do lado deles respeitando a lei internacional de navegação mas de modo à encher o saco deles até eles voltarem para o porto de origem. Seria uma resposta contundente aos desatinos dos chineses aos navios da USNavy perto das ilhas artificiais.

Esteves

Quais “desatinos” a China cometeu?

Luiz Trindade

Como foi noticiado ontem de que manda os navios deles para cima dos norte-americanos em ilhas artificiais em águas não chinesas mas declaradas pelo mesmos que é. Mas tá… isso não é desatino para vc!

Hcosta

Acho que estas missões são coordenadas com outros países, até com os EUA…
E são já 14 anos a fazerem estas missões

Rogerio

Vc defender as pirata somzliano, provável tbm é aquele político defender os bandidos, cara vc maior lixao

Luiz Trindade

Eu?!? Defendendo… Como vc escreveu erroneamente… “as pirata somzliano”… Putz… Deixa para lá… Nem vale responder um cara que nem escrever direito sabe!

WSilva

Belissima ideia, mas para a China e Russia fazer com os EUA, uma vez que os invasores são normalmente os EUA.

Reinaldo Deprera

Incrível como são todos lindos e novíssimos os navios da marinha chinesa.

Hcosta

Agora que acertaram no design, começam a fazer em quantidade.

Dalton

A China ainda está no processo de construir uma marinha, principalmente quando se trata de grandes e complexos navios, então, quando a meta for alcançada será lógico que as construções se tornem mais espaçadas visando substituir eventuais baixas apenas. . O ” 052 D ” é o similar chinês, apesar de menor, do “Arleigh Burke” e o mais antigo ainda não tem 10 anos ! . Os primeiros 28 Arleigh Burkes deverão prestar 35 anos de serviço – todos os subsequentes deverão alcançar 40 anos – a partir de seus comissionamentos e para tanto quando aproximam-se dos 20 anos passam… Read more »

Popeye caipira

AB 40 anos de uso? Execelente sinal de qualidade. Será que os Xing Lings durarão tanto?

Jacinto

A China e a maior importadora de petróleo do mundo e aproximadamente 42% do óleo que importam vem de paises no Golfo Pérsico. Nada mais natural que eles comecem a assumir a segurança daquela região ( e os custos e desgastes inerentes a atividade) já que os EUA importam muito pouco daquela região, tendo adaptado suas refinarias para processar o oleo canadense, que é hoje seu maior fornecedor.

Alex Barreto Cypriano

Escoltando o quê?, ninguém perguntou. Essa eu não sei, mas a 39ª missão foi pra escoltar frota pesqueira chinesa no Golfo de Áden, conforme:
https://news.usni.org/2022/01/06/chinese-navy-piracy-patrol-shepherds-fishing-fleet-through-gulf-of-aden
Olha, não sei não, mas missão de escolta não é a mesma coisa que missão antipirataria.

Esteves

Sinto que tem coisa podre no Reino da Dinamarca, ops, da China.

Jacinto.

Red Pill - 红色药丸

Um verdadeiro Gigante gentil

Nilo

Só está esperando para fincar a bandeira da China na rampa do Palácio do governo em Brasília.
Diga aos Tibetanos. Que teve seu país invadindo.

Red Pill - 红色药丸

A bandeira dos EUA e Israel já foi fincada lá..

Bosco

Dê evidências disso?

Nonato

Offtopic:
Indonésia se arma contra a China…
https://m.youtube.com/watch?v=tmoMln3uldU