Israel anunciou na quinta-feira (20/1) um acordo com a Alemanha para desenvolver e comprar três submarinos da gigante industrial alemã Thyssenkrupp por três bilhões de euros (US$ 3,4 bilhões).

“Os novos submarinos irão melhorar as capacidades da Marinha Israelense e contribuirão para a superioridade de segurança de Israel na região”, disse o ministro da Defesa, Benny Gantz, em comunicado.

Segundo analistas, as negociações entre Israel e Alemanha sobre o acordo foram atrasadas e complicadas por um suposto caso de corrupção envolvendo a última compra de submarinos alemães por Israel.

O novo acordo inclui a compra de três submarinos “Dakar”, o primeiro dos quais será entregue à marinha israelense dentro de nove anos.

Concepção do submarino classe “Dakar”

Também inclui a criação de um simulador de treinamento em Israel e o fornecimento de peças de reposição.

O Ministério da Defesa disse que o governo alemão financiará parte do acordo por meio de uma doação especial, de acordo com um acordo assinado pelos dois países em 2017.

Além disso, um acordo de 850 milhões de euros foi assinado com o ministério alemão de economia e tecnologia para investir em indústrias israelenses, incluindo empresas de defesa.

O acordo foi assinado na quinta-feira “no final de um processo de planejamento e negociação de vários anos”, disse o ministério.

Um suposto esquema de suborno maciço no acordo de 2012 de Israel para comprar submarinos da Thyssenkrupp implicou vários oficiais militares de alto escalão e associados próximos do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

No ano passado, o ex-chefe de gabinete de Netanyahu e vários outros altos funcionários foram indiciados no caso.

FONTE: AFP

Subscribe
Notify of
guest

121 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sincero Brasileiro da Silva

A Marinha de Israel já é maior que a brasileira?

Camargoer.

Caro Sincero. Não.

Salim

Marinha de guerra sim, se considerar tamanho da área costeira também, gasto menor, dez vezes menor efetivo. Se considerar que o recheio tecnológico e de armamentos e israelense. Eles compram o sub, tanque, avião e poem equipamento bélico Israelense. Ate guarani estão revendendo com recheio Israelense. Tem o avião AwAC Embraer também. Esta parceria com israelenses seria de ótimo ganho ao Brasil. Veja que conseguem bastante contrapartida na compra externa para investimento em Israel para 3 subs, nos ao contrario pagamos tot básico e todo equipamento sensível militar compramos sem contrapartida. Brasil deve avançar/melhorar o tot incluindo transferência tecnologia equipamento… Read more »

rui mendes

Nada a ver, a Alemanha sempre apoiou Israel como dívida pelo genocídio aos Judeus na II guerra mundial.

Manock

Provavelmente a marinha brasileira tem mais almirantes que a israelense tem de marinheiros.

Camargoer.

Olá Manock. Você tem razão. A marinha de Israel tem cerca de 10 mil tropas e a MB tem cerca de 80 mil. É preciso lembrar que a MB tem uma divisão de fuzileiros e cumpre uma missão de Guarda Costeira ao longo de um litoral de 7,5 mil km. Portanto, não faz sentido comparar os efetivos de Israel e Brasil assim de modo simplista. Por outro lado, eu já estimei que a MB poderia ter 50 mil tropas para operar todos os seus meios, manter uma divisão de fuzileiros, manter uma estrutura de manutenção, de ensino, pesquisa e saúde.

Azor

Se for comparar é melhor com a Austrália, tem quase 25 mil km de litoral, uma marinha muito mais poderosa e maior do que a nossa e 15 mil efetivos.

Camargoer.

Olá Azor. Eu concordo com você. Inclusive, o orçamento militar australiano é da mesma ordem do orçamento brasileiro, ajudando bastante a comparação. Contudo, é fato que que a Austrália não faz fronteira seca com nenhum outro país, então isso prejudica outras comparações. Não obstante, acho muito adequado usar a Marinha Australiana como referência de comparação.

Rommel Santos

Sim professor, a marinha na fronteira seca Australiana não faz o menor sentido….

Nonato

A população do Brasil é 10 x a da Austrália…

Last edited 2 anos atrás by Nonato
Agnelo

É mesmo?
Qual o “volume” e “extensão” das Linhas de Comunicação Marítima da Austrália? E do Brasil?
Quantos portos a Austrália tem pra assegurar? E o Brasil?
Como é a bacia petrolífera australiana? E a brasileira?
E a grande barreira de corais influência na estratégia naval? No Brasil, tem?
A Marinha da Austrália é Guarda Costeira também? E “DETRAN” do mar, é?
E rios navegáveis com intenso e enorme volume de comércio, a Austrália tem?

Sincero Brasileiro da Silva

Missão de “Guarda Costeira”? Só se for “a pé”! Pois sinto te avisar, que barcos e navios para tal função não tem! É cada uma que aparece aqui…

Camargoer.

Caro Sincero. Na página da MB são listados vinte e dois de navios de patrulha de diferentes classes classificados “meios distritais”.

Salim

Caro Camargoer, veja o tempo de uso e tamanho da frota, a disponibilidade de meios disponíveis também deve ser baixa em virtude da idade da frota. Mais ou menos, 2 napa500 Inace 2012 e 3 napaoc amazonas que nem para nos era, porem foi uma compra importantíssima.

Salim

Ver também tamanho de nossa costa/plataforma. E muito pouco. Litoral Brasileiro esta vulnerável em tudo. 25 mil fuzileiros sem meios desembarque. Urgente patrulha aérea e costeira naval e uma marinha de guerra, que náo temos mais.

Camargoer.

Caro Salim. O envelhecimento dos meios da MB é outra discussão. Até aqui comparávamos a MB com a marinha de Israel e como essa comparação é difícil porque a MB tem um divisão de fuzileiros e um enorme litoral de 7,5 mil km. Podemos avançar na discussão sobre a idade média dos navios de combate e de patrulha. Também podemos entrar na discussão de quantos meios foram construídos localmente e quantos foram importados. Por fim, podemos até fazer uma discussão sobre qual fração dos meios foram adquiridos novos e quantos foram compras de segunda-mão. Toda essa discussão é válida (inclusive… Read more »

Agnelo

Camargoer

Vc está esquecendo dos rios.

Camargoer.

Olá Agnelo. Você tem razão. Como a discussão era comparar Israel com o Brasil, preferi deixar a questão fluvial de fora. Apesar da fama, o Rio Jordão é inexpressivo. Um rio em Brotas onde se faz canoagem tem mais água que o Rio Jordão.

Esteves

Tem gente que acredita que seremos invadidos pelos rios.

carvalho2008

Talvez….a area norte é dependente de rios e somente eles….

é de fato um ponto interessante…porque MB no interior do Brasil??? Já fiz esta pergunta a mim mesmo do porque não ser papel do exercito…??? Mas por outro lado se do exercito fosse, ele teria de incrementar sua caracteristica hibrida e anfibia e ai, daria tudo na mesma para quem quer que venha ocupar o papel… mas o papel existe….e tem de ser ocupado…independente do nome e cadeira…

Salim

Caro Carvalho, se acontecer barcos de guerra nos rios Amazonas e Paraguai, provavelmente náo teremos mais a FAB nem MB e já estaremos lutando como guerrilha resistência. Esquci lagoa patos.

Camargoer.

Olá Esteves. Recentemente, o Glasquis sugeriu um TCC de um graduado da Aman que analisou as ameaças ao Brasil. Segundo ele, hoje, as ameaças são o terrorismo, o tráfico e o inimigo interno. Ou seja, o Brasil precisa de uma Agência de Segurança Nacional ao invés de Forças Armadas.

Esteves

Esses estudos estão disponíveis.

Hoje, mais que o “inimigo interno” e o terrorismo bandidismo que explode bancos, penso que consideram o tráfico e a ameaça às fronteiras na divisa com Bolívia, Peru e Colômbia.

Rommel Santos

Pois é Esteves, tenho um amigo da MB (já está na reserva…) que conta uma história de uma embarcação fluvial brasileira ser escorraçada de rio brasileiro por marinha vizinha… rios amazônicos são verdadeiros mares

Salim

Caro Camargoer, esta mentalidade de marinha guerra em rios e da época guerra Paraguai. Alguem aqui acredita que vai existir alguma possibilidade de sobrevivencia de barcosgrandes, lentos e obsoletos em um rio?!?!!?! O ParnIba e de 1937 sem cobertura aérea, o restante também. As voadeiras exercícito são mais efetivas , rápidas e discretas. A idade da frota e grande o que traduz valor alto manutenção e muito menor disponibilidade. Urgente reduzir efetivo e planejar patrulha e marinha de guerra, com a obrigatória cobertura aérea, sem falar misseis ar superfície..

Camargoer.

Olá Salim. Concordo com essa discussão. Será que faz sentido manter tropas da MB no interior do país ou seria mais apropriado deixar a vigilância fluvial aos Estados? Tenho a mesma crítica em relação ao DPRF. Aliás, a polícia rodoviária federal tem um orçamento anual superior ao da Policia Federal. Não faz sentido.

wilson

Concordo, mas apenas uma correção. Dizer que a MB “cumpre” a missão de guarda costeira tem sua dose de exagero, melhor dizer que a MB “tem” a missão de guarda costeira.

Camargoer.

Olá Wilson. De fato, a MB tem a atribuição de prover uma guarda-costeira. Considerando um litoral de 7,5 mil km, ela jamais terá NaPaOc suficientes. Ela terá que adotar soluções mais criativas, quem envolvam múltiplos meios e muita vigilância remota. Por exemplo, a FAB tinha um desafio gigantesco para prover o país de um sistema de controle aéreo e um sistema de defesa aérea para uma área continental. Ela integrou os sistemas, reduziu o tamanho da infraestrutura e ainda garantiu uma fonte de financiamento para o sistema de defesa aéreo a partir das taxas do sistema de controle de tráfego… Read more »

Pedro

Vc poderia compartilhar esse estudo onde vc estima em 50 mil pessoas o efetivo necessario ?

Esteves

Considerando o tamanho do litoral e os meios disponíveis para as duas Marinhas negarem seus mares…sim, é maior.

Kornet

Alguém sabe dizer,acho que com exceção do Gripen,quando o Brasil compra o país vendedor faz algum gasto em investimento compensatório com o gasto?

Camargoer.

Olá Kornet. Isso depende do tipo de contrato. Quando o EB comprou M113 dos excedentes dos EUA, o acordo estipulava que a modernização dos veículos seria feito por uma empresa dos EUA. Por outro lado, o ProSub, FCT e o HBR (M225), assim como o FX2, incluíram compensações comerciais e tecnológicas. Os programas KC390 e Guarani foram desenvolvidos no Brasil com recursos próprios.

Esteves

Isso é uma fraqueza contratual. Eu vendo para você mas você conserta com meu amigo. Por falar em consertar os M113 não estão operacionais.

E segue o enterro.

Salim

Caro Kornet/Camargoer, As contrapartidas recebidas são para empresas da Propriá matriz, náo correspondem ao tamanho do gasto. Veja caso fragatas, o vencedor já comprou o estaleiro que fara as mesmas aqui, submarinos praticamente zero ( só mamata se traduzir custo que sairá cada sub). Gripen a fabrica de estruturas de SBC e da SAAB ( o resto a Embraer já domina ), e um engana trouxa pois Helibras e filial da matriz e só monta aqui, tanques a manutenção dos leo e feita filial matriz, Iveco e da fiat Itália e por ai vai.A única que sobrou nacional e Avibras,… Read more »

Camargoer.

Caro Salim. Existem dois pontos fundamentais nestes acordos. O primeiro são compensações comerciais para equilibrar a balança comercial. Estas compensações podem envolver outros setores da economia do país comprador. Por exemplo, os países produtores de petróleo apresentam um enorme superávit comercial. Uma das formas dos países importadores de petróleo compensarem esse desequilíbrio é por meio da exportação de equipamento militar. O Brasil tinha este tipo de acordo com o Iraque nas décadas de 70/80. Outro exemplo foi quando o Brasil comprou caças Gloster da Inglaterra. O Brasil não dispunha de moeda estrangeira suficiente para fazer os pagamentos, assim a Inglaterra… Read more »

Salim

Caro Camargoer, em resumo a sua explanação, desaprendemos. Só mao de obra local não basta. Precisamos de empresas fortes nacionais, com tecnologia nacional e não mão de obra para bens somente para uso Brasil. Ou negociar liberação de tecnologia para venda por empresas nacionais ou filial Brasil se tornar plataforma exportacao/produção no mínimo. A França bate pesado e nos ficamos quietos , subs, helis e tudo mais com mão francesa não sofrem nenhum revés. Veja saab/Suécia, cadê encomendas KC, cadê Anac com avião Embraer, pagamos caro pelo Gripen e não podemos ofertar a ninguém. Precisamos melhorar muito nas contrapartidas e… Read more »

Esteves

Foi assim durante o período militar. Nacionalizações Reserva de e, para mercados Proteção a empresas nacionais Criação de Zonas Francas como Manaus Preferencias de compras para empresas nacionais Made in Brazil…teve até um grupo roqueiro com esse nome…dizem que o Nunao tocou lá. Resultado Atraso e dependência de tecnologia, sucateamento das indústrias, involução cultural, incapacidade de competir fora do Brasil, excesso de Fuscas incluindo o Fusca do Itamar, Lada, Monza com motor de Aero Willys, TVs de tubo, Osório…Osório de novo. A França não bate pesado. Decathlon, Casino, Carrefour, Peugeot, Citroen, LeRoy, Tok&Stok, Renault, Scorpenes, Submarino Nuclear… A França é… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Camargoer.

Caro Salim. Acho que a Embraer mostra qual é o caminho a ser tomado. Programas militares atendem ás necessidades tecnológicas das forças armadas, sem que isso represente necessariamente um ganho econômico. Contudo, estes programas geram um arrasto tecnológico que impactam outros nichos de mercado que geram ganhos. Por exemplo, a Embraer começou com o Xavante e o AMX, ambos para atenderem ás demandas da FAB. As exportações do Xavante foram pequenas e o ganho comercial do AMX inexpressivo, mas a infraestrutura criada para estes programas permitiu o desenvolvimento do T27, o A29, da série ERJ e recentemente do E-Jet e… Read more »

Esteves

A Embraer é o resultado. Foi, faliu e voltou. A Embraer é o resultado de um cluster tecnológico, BDL+BDI, FAB, ITA e milhares de mentes&negócios sustentando a empresa.

Entao…não é porque deu certo no passado que sempre será assim.

O mundo gira.

Camargoer.

Olá Esteves. A Villares fabricava motores navais, locomotivas e elevadores. A Estrela fabricava brinquedos. A Monark bicicletas. Matarazzo enlatava banha de porco. A Editora Abril, Mappin, Mesbla, Porcelana Schmidt, TV Tupi, Gurgel, Varig… “Tudo o que era sólido se desmancha no ar (KM)”

Esteves

A Estrela ainda não pagou as condenações por produzir aqui brinquedos sem o pagamento de licenças. Apropriação de propriedade industrial de produtos norte-americanos. A Editora Abril faliu após decidir investir bilhões em um parque gráfico quando o mundo civilizado já Estava abandonando as leituras impressas. Matarazzo nasceu em Sorocaba. Extremamente horizontalizada fabricando a lata, o rótulo e a tinta da lata da banha. Nasceram em operações com moinhos de trigo. Grandes quantidades e baixa qualidade. Mappin, Mesbla, Sears…grandes lojas de departamentos. O tempo dessa gente passou quando o varejo ocupou espaços nas regiões centrais com supermercados e shopping centers. TV… Read more »

Sequim

Ah sim. Quando a empresa dá certo é pela sagacidade e competência do empresário. Quando dá errado, é por culpa dos sindicatos que defendem esses malditos trabalhadores, né não? Por falar nisso quantas empresas vc tem?

Esteves

Sim. Empresa nasce para vender. O resultado bom ou ruim pertence ao empresário.

Industrias paulistas. Indústrias do ABC e do entorno da capital que foram embora por motivos tributários e estímulos fiscais. Centenas não. Milhares.

O país é grande. Surgiram outros polos logísticos em GO, MG, RJ, SC, PE, BA, superando o esforço paulista que nasceu no bairro do Ipiranga e na rua Florêncio de Abreu nos anos 1950.

A culpa é de muitos. Incluindo culpa dos sindicatos.

Esteves

A Embraer não daria certo hoje. Não há capital disponível no país para alavancar um negócio desse tamanho…nesse ramo da aviação.

So pensam em internet, fintechs, apps, unicórnios…

Salim

Pensamento do Sr Paulo Vilares, @meu lucro liquido anual e menor que o da caderneta de poupança, propina solicitada para vender e depois para receber. Deu no que deu, vendeu tudo, fazia do aço, ate locomotiva, motor navio, elevador, motor elétrico/gerador alt potencia, turbinas e tudo mais. Tem precatória governo ate hj em aberto. Estado tem que tomar conta de coisas estado. Saúde, educação e segurança e delinear condições econômicas para crescimento.

Salim

Israel usa tanque deles, ingleses, franceses , alemães, suecos,italianos, russos, americanos, coreanos, japoneses……… Economia de mesmo porte Tirando americano e chines). Ai tem navio próprio, avião sem tot porem fabricado pais, Japão, Itália….fazem F35. O gripen fabricado aqui traria um belo incremento com obrigação uso itens nacionais e bem mais barato, subs e fragatas também. Pagamos tot tupi, novo tot scorpene. Pagamos tot’niterois, novo tot das meio. A proposito, a politica industrial na época militar foi boa, o que foi péssimo foi administração pais e economia, Brasil quebrou pela péssima gestão administrativa, escolar e econômica que gerou 20 anos de… Read more »

Esteves

Quando o período militar acabou, o Brasil Estava falido. Crise cambial, crise do petróleo, crise dos juros, dívidas impagáveis.

Para comprar avião tivemos que trocar por algodão.

Tempos terríveis.

O Gripen poderia ser produzido aqui sob licença se…se os donos do avião concordassem. A Saab não quer.

Sequim

Não só falido, mas MUITO, MUITO, MUITO falido, isso sim. A farra dos empréstimos externos “baratos” dos anos 1970 acabou muito mau quando os EUA elevaram seus juros internos , assim que o governo Reagan assumiu. As políticaseconômicas do grande “çábio” Delfim Netto ( o Paulo Guedes da época) arrebataram com a economia do Brasil. O resto é História.

Esteves

Delfim também foi Ministro da Agricultura.

Impressionante como escondeu a inflação da época.

Marcelo

Os EUA tambem estavam em crise. O então Jimmy Carter deixou uma inflação de 12% por cento para o Governo Reagan no governo Reagan a Divida Externa foi Transformada em Bonus(thomas Brady), aqui estava uma confusão, Plano Cruzado, Plano Cruzado novo etc….Mas se temos Hidrelétricas agradeçam aos militares. E a crise começou no MEXICO em 1980. Só que época eles tinham muito petroleo. E a Venezuela era o país com melhor qualidade vida.

Camargoer.

Olá Esteves. Apenas para contextualiza. Os Gloster foram comprados no início da década de 50 e entregue em 1953, ainda durante o governo Vargas (cujo suicido ocorrei em 54)

Esteves

Verdade. Bem lembrado.

Grato pela correção.

Esteves

Disseram que haveriam compensações (offsets) no contrato das Tamandarés. Periscópios, alças de tiro, atualizações e modernizações para os IKL. Não aconteceu.

Mas, faz parte de todo contrato haver esse tipo de “equilíbrio financeiro” ou compensações a favor de quem paga.

Filipe Prestes

São os U-214 ou algum novo modelo?

Esteves

Evolução da Classe Dolphin. Parece que terão VLS.

Adriano madureira

Com aquele descontinho e subsidiado pelo governo alemão ???,quem iria resistir??⁉️

Nemo

Na verdade a questão não é superfaturamento o Governo Alemão ( por um acordo com Israel) arca com uma parcela do valor da compra a título de compensação pelos danos da guerra.

India-Mike

O q será q eles vão enfiar naquela vela gigante? Espaço extra pra mergulhadores/forças especiais? UUV/USV/UAVs? SLBMs? Mísseis AA?

Esteves

VLS?

leonidas

Ótima noticia.
Israel é uma bastião da liberdade e democracia naquela região do mundo e deve manter sempre o porrete ao alcance da mão… rs

Camargoer.

Caro Leônidas. Concordo com você que existem em Israel tanto uma liberdade de organização política quando a liberdade de imprensa, além do fato de serem realizadas eleições livres e periódicas. Contudo, Israel mantém uma política externa que viola diversos aspectos dos direitos humanos. Também é fato que Israel está inserido em uma região de Estados de reconhecida intolerância religiosa e política. Apenas para comparação, Israel é classificado com 76 pontos (em uma escala de 0~100) pela FreedonHouse, próximo á classificação do Brasil (74 pontos).

Esteves
Camargoer.

Olá Esteves. Alguns filmes me causam mal-estar ao ponto de ter assistido apenas uma vez e jamais conseguido assistir novamente, como por exemplo “A vida é bela” e “Dia de treinamento”. Mesmo tento assistido várias vezes, “Munique” é um filme que me incomoda, que toca em algum coisa que me causa desconforto. Ainda assim recomendo.

Esteves

Spielberg é um gênio.

Hcosta

E a Lista de Schindler…

Camargoer.

Olá Hcosta.”A lista de Schindler” não me causa o incômodo que “Munique” provoca.

Hcosta

É o primeiro filme que me lembro ao pensar em grandes filmes que só se devem ver uma vez.

A parte final com os sobreviventes e os seus descendentes ultrapassam qualquer cena de Munique.

Camargoer.

Olá Hcosta. Depois de assistir “A vida é bela” e “Dia de treinamento” cheguei a passar mal. Consegui assistir “A lista de Schindler” muitas vezes, inclusive o filme ficou cada vez melhor após cada vez que assisti (como em “O dia do Chacal”). Munique me causa um desconforto que não sei explicar. Sobre filmes que devem ser assistidos muitas e muitas vezes coloco “Encontros e desencontros (prefido o título original “Lost in translation”), “Beleza americana” e “Druk”.

Hcosta

É para isso que servem os filmes. Para provocarem reações, emoções. E cada um reage de acordo com a sua experiência de vida.

As suas escolhas têm algo em comum…

Camargoer.

Olá Hcosta. A lista de filmes bons é longa (Taxi driver, Perdidos na noite, O homem que matou o facínora, Um bonde chamado desejo) e a lista de filmes ruins é muito mais longa. “O veredito” com Paul Newman é fantástico. Kramer x Kramer. Totoro. Era uma vez no oeste. Viva o streaming.

Leandro Costa

“O Homem que Matou o Fascínora” excelente. Adoro esse filme. Outro de Jimmy Stewart que eu gosto, mas já é quase ‘cheesy’ seria “A Mulher Faz o Homem.”

Camargoer.

Olá Leandro. Verdade. Acho que gosto de todos os filmes do Stewart. Outro sensacional é “Anatomia de um crime”. Falar nisso, “Doze homens e uma sentença” (as duas versões, com Fonda e Lemmon) são sensacionais.

Esteves

Esse é o melhor filme western de todos os tempos. Maior que Os Imperdoáveis do Clint.

Camargoer.

Olá Esteve. Sou fã do “Clintão”. “O fora da lei” é sensacional também. Também preciso lembrar “Rastros de Ódio” e por incrível que pareça, a versão dos irmãos Cohen de “Bravura Indômita” parece ser melhor que o original. Acho que é o único caso no qual uma refilmagem superou o originial.

Esteves

Sim. É melhor que o original.

Shane…Os Brutos também Amam é espetacular. A melhor fotografia que Hollywood fez.

Esteves gosta do último do John Wayne…Os Cowboys. Foi feito para TV.

Sequim

Professor, “Dia de treinamento ” toca na questão da corrupção policial, coisa que todo mundo sabe que existe, mas finge -se que não.

Camargoer.

Olá Sequim, Eu acho que “Dia de treinamento” toca em questões mais profundas. Serpico também trata de corrupção policial e não me causa o mesmo sentimento. O filme é ótimo. Ganhou um Oscar. Merecia três.

Sequim

Professor, concordo . Acho que o que te incomodou em “Dia de treinamento ” (assim como me incomodou) foi a questão da traição. A personagem do Denzel Washington é um grande traíra, que colocou o novato que ele treinava em situações bizarras de graça.

Camargoer.

Olá Sequim. Acho que você tem razão. O novato é colocado em uma armadilha desde o primeiro momento que o levaria á morte. Alonzo (o detetive veterano) é um dos piores personagens (em relação ao caráter porque a atuação de Denzel é uma das melhores que já vi) do cinema. Quem não viu o filme, recomendo. Ao menos uma vez.

Hcosta

Recomendo as séries The Spy e Fauda na Netflix, sobre Israel.

Esteves

Sicario.

Terra de Ninguém. Dizem que a palavra Sicario remete ao tempo da ocupação romana na Galiléia e na Judeia.

As tribos judaicas não tinham como combater a ocupação. Atuavam infiltrados e, realizavam operações “comandos” contra o exército regular de Roma.

Ainda não existia a palavra terrorismo que teve seu uso intensificado após os atentados de Munique…mas era assim que. Foi assim que o povo de lá combateu.

Terroristicamente.

Quanto as compensações alemãs que ainda acontecem…acho que alemão também sente essa falta de ou excesso de…

Kant.

https://youtu.be/nt5L59EPbNo

Hcosta

Então para não sair muito da área (Líbia), um dos melhores filmes de ação, 13 horas: os soldados secretos de…

Sicário é muito bom. A Emily Blunt e o Benicio del Toro no seu melhor.

Gabriel BR

Top!

Esteves

Com as legendas.

Adriano Madureira

se aproveitam muito, durante um bom tempo mamaram nas tetas alemãs onde passaram décadas recebendo indenizações para os sobreviventes de judeus e seus descendentes, houve casos até de judeus que nunca tiveram sua família tocada por um dedo nazista sequer…

Salim

WA perseguição aos judeus foi uma politica do estado alemão na ww2 portanto e valida indenização do ponto vista jurídico e moral. Mataram quase 50% população judaica mundial ( hj tem cerca de 17 milhões judeus, portanto foi um massacre feito pelo estado alemão). Outro dado pouco noticiado foi expulsão de cerca de 2 milhões de judeus de paises árabes e desapropriação de seus bens por estes governos. Temos vários refugiados desta expulsão aqui no Brasil e nunca houvi deles este termo refugiados .se integrando em nossas cidades/povo, incluindo boa convivência com comunidade arabe. O que reforça meus argumentos sobre… Read more »

Esteves

O islamismo nasceu por volta do ano 600. Tribos judaicas disputavam com hititas e assírios desde…desde…os sumérios quando mortais foram a Deus pedir para Ele dar um jeito em Gilgamesh.

6 mil anos.

Deus podia ter escolhido outro lugar para manifestar. Aquela turma não vira a página.

Salim

Estude historia um pouco. Criacão Israel 1947 a partilha era clara. Árabes atacaram Israel e por azar, incoerência, mao divina perderam. Dai pra frente só perderam guerras. Gaza e autónoma, ao invés de melhorarem condições de vida população, ficam nesta toada de miséria e terrorismo. Egito fez paz, foi devolvido Sinai, hoje vemos mundo arabe reatando relações com Israel.Síria e Líbano deveriam trilhar acordo paz e reconhecimento. Se Palestinos tivessem trilhado caminho de paz em 2000 já teriam pais. Estude os acordos de paz proposto por Israel nesta época e você vera isto , que não foram aceitos pelos palestinos.… Read more »

Esteves

Os muçulmanos foram os primeiros a invadirem a Palestina.

Esteves

Foram os primeiros da era moderna.

Carlos Campos

eu concordo, por isso quando dizem que os indios sao donos das terras eu nem ligo, sei que nao e verdade.

Salim

Novamente, estude historia, a palavra palestina foi criada pelos romanos quando mataram Jesus e destruíram templo judaico, lá era Judeia, mudaram o nome e criaram a diáspora judaico, os Ingleses usaram esta falácia para ná pela o criar estado judeu na virada seculo 20 como foi recomendada pela lei Balfort de 1917 que náo foi posta em pratica e criou toda esta bagunça com paises e reinados criados na cabeca dos ingleses e franceses pos ww2.

WSilva

Concordo, o vitimismo de Israel é bem conhecido. Os sionistas ainda são espertos, colocam religião no meio para atrair ainda mais defensores, tem muito cristão por aí seguidor de Israel e odiador do Vaticano, especialmente a maioria lacaia da direita ocidental.

Não podemos esquecer também do vitimismo japonês, esse também um dos mais nojentos da história.

Salim

Desculpe, colocar religião no meio de seu comentário não e muito certo. Qualquer religião que prega a paz e não o ódio e válida e temos que respeitar suas convicções Sua crítica aos Cristãos / judeus denota um teor discriminatório não aceitável. Qualquer fé pode ser seguida livremente desde que não prejudique ninguém. Ninguém e melhor do que ninguém, podemos divergir civilizadamente. Aqui e um blog militar, já desviei bastante do assunto base, portanto encerro aqui comentários sobre isto.

WSilva

Nunca vi uma religião que através de seus líderes não causou guerras e derramamento de sangue.

Eu não sou contra religião, sou contra a imposição dela.

Esteves

Aqui comeram padres.

Bosco

O ser humano é um animal que se autodenomina “racional”. Ele não precisa de desculpas para matar. Mata-se por religião, por ideologia , por time de futebol, por fome, por briga de vizinho, por segurança, por país vizinho ameaçando entrar na OTAN, pra defender os oprimidos, pra explorar petróleo alheio, por galhada, por racismo, por homofobia, por ter vontade, por psicopatia, por abstinência, por surto psicótico… *O maior problema de alguns é achar natural trocar a experiência humana que bem ou mal nos trouxe até aqui após um milhão de anos de experiência pela imposição de uma engenharia social feita… Read more »

Esteves

O nome disso é pulsão pela morte.

WSilva

No mundo civilizado é importante ter uma desculpa para matar, especialmente se for uma desculpa poderosa como religião e ideologia politica, dessa forma você transfere a responsabilidade para o outro lado.

Esteves

A raça humana…o homem…é a espécie conhecida por matar sem motivo. Psicopatias.

Psicopatas matam sem remorso e sem explicação. Nada de desculpas…é prazer mesmo.

WSilva

De uma forma mais ampla, pega mal, muito mal você matar por matar. É importante ter uma desculpa pois quanto mais poderosa a desculpa maior é a chance de se safar de punição e julgamento.

Ou seja, quem mata usando uma desculpa poderosa é ainda mais psicopata que aquele que mata por matar, esse que mata por matar sequer tem capacidade de selecionar uma desculpa.

Sequim

Meu caro, geralmente o argumento do mais forte é o válido para justificar a morte de outros. A História está repleta de exemplos: o que os americanos fizeram com os bombardeios aéreos às cidades alemãs na II GM, quando jogavam bombas para destelhar as casas e depois passavam com aviões e jogavam gasolina e incendiavam as cidades. Um autêntico crime de guerra, esquecido porque os EUA venceram a guerra. Verdade é que a vida é um caos generalizado e o ser humano inventou a religião para explicar ou tentar apaziguar este caos. Não deu muito certo né?

Last edited 2 anos atrás by Sequim
Bosco

A ideia de um Deus benevolente, amoroso e compreensivo subsiste apenas e tão somente na crença cristã, e assim mesmo de 300 anos pra cá. Em realmente havendo um Criador que Se dispôs a nos determinar o que é certo e errado em algum pergaminho empoeirado e em Ele sendo o Deus Criador Ele é o Senhor de tudo e é Ele que determina o que é o bem e o mal, justo ou injusto , certo e errado. As regras é Ele Quem dita e não está nem aí para a nossa ética ou nossos valores pós-modernos, progressistas e… Read more »

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
Esteves

Amoroso é o Deus filho. Deus pai não tem nada de bonzinho. É vingativo e rabugento.

A reforma luterana substituiu o Papa que levava os pedidos a Deus pai pela oração ao Deus filho…esse sim, meio humano e conhecedor do nosso caráter.

Estamos a dois passos do Paraíso. Talvez um.

carvalho2008

bem, de certa forma….alguem quer interpretar alguem que desautoriza alguem sob sua otica de ponto de vista….

Este é o problema das religiões….quem é o “Procurador Mor da Divindade?

Precisa de Procurador? A semente já não estaria dentro de si?

Bosco

W,
Você está se superando em falar imbecilidades. rssss
Você é sem dúvida um especialista nessa área. Chega a ser louvável o o esforço que você faz para seguir à risca essa linha argumentativa.
Claro, pau a pau com suas outras personas que diga-se de passagem não ficam atrás nesse quesito.

WSilva

Bosqueira, eu não posso ser seletivo com eventos simplesmente para agradar X ou Y, ideologia X ou Y, religião X ou Y porque aí eu me rebaixaria ao teu nível. rs

Esteves

Olha lá pra cima. Por favor. Tentem manter a discussão e os debates ao redor do assunto da postagem. Submarinos. Israelenses encomendando submarinos alemães.

Estender e alongar para discursos ideológicos não faz bem a nenhum de nós que escolheu o PN e a Trilogia para aprender.

Na sociedade civil existe tabu sobre assuntos de Defesa. Dizem que trata-se de cultura inútil. É importante para o país quebrar esse dogma.

Não precisa agradar ninguém. Só precisa manter a opinião e o aprendizado centrados no assunto da postagem.

Obrigado.

WSilva

Certo Esteves, espero ver você fazer esse mesmo comentário lá nos posts de China, Russia, Coreia do Norte, Irã etc rs

Esteves

São nossos irmãozinhos.

O Bosco sumiu. As Marias aqui…incluindo o Esteves, cansaram o dedo (palavras do Bardini) pedindo explicações que somente o Bosco tem paciência para explicar.

Cade o Bosco, o Bosco sumiu, ninguém explica, tem que pesquisar, o Bosco clarifica, cadê o Bosco?

Pro Bosco todo mundo teria que ter CPF e botão. Botão nuclear. Tá divergindo aperta o botão.

O Bosco voltou. Vamos aproveitar o melhor. Bosco com saco para explicação.

Esteves

Pai Jesus.

Esteves

Esse modelo industrial nacional atraiu investimentos desde os anos 1950/60. Eles vem de lá, trazem indústria e produtos. Ficamos com empregos, impostos e com a atividade econômica do entorno. Eles de lá não transferem tecnologia ou conhecimento. Eles de lá enviam royalties e dividendos das atividades que fazem aqui para eles. De volta. Ok. Vocês afirmam que ninguém transfere. Dizem que patentes são inegociáveis. Falam que devemos contentar-nos com montagem. Solda. Martelo. Prensas para cortar e dobrar. Pinturas. Vide indústria automobilística. Vide IKL. Vide Niterói. Vide Scorpene. Vide Gripen. Vide Tamandaré. E vide os assentos do KC 390 muito bem… Read more »

Cláudio AlfaZebra

Ao que me lembre a Marinha Israelense opera 3 ou 4 submarinos com este três a mais operarão 6 ou 7 para uma costa de menos de 1000km incluindo isto o Sinai em Haifa. E claro que uma região altamente conflituosa mas imagine o paralelo com o Brasil com mais de 8000km….a nossa necessidade e de 16 submarinos pelo menos, considerando a geopolítica regional atual… mínimo de 8 ao menos. Se confirmar a instalação das bases chinesas na África e russa na Venezuela….

Esteves

Todo país tem sua soberania. Tem sua determinação. Bases chinesas na África tem a desculpa da pirataria. Mais os motivos de investimentos. Bases na Venezuela para afrontar os norte-americanos é uma sandice. Aqui não tem pirata como tem nas costas africanas, no continente não existem conflitos tribais e/ou religiosos, o atraso tecnológico é comum a todos, a dependência por água de Jesus também vem do Pai. A Amazônia é comum e faz fronteiras com 9 países. Besteira pensar que uma força invasora viria pelo Atlântico. Entrar, entra. Manter a ocupação em um continente maior que o continente norte-americano…bora imaginar em… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Esteves
Salim

Caro Esteves, o estado Brasileiro e voraz, recebe muito e entrega pouco. O inchaço descomunal maquina governamental impõe estas distorções. No âmbito civil e enorme, no judiciário tem 4 estancias julgando e mamando e no fim eles desacreditam tudo no STJ e STF e meio surreal. Nos meios militares sofremos do mesmo mal, temos mais fuzileiros que Inglaterra, marinha aqui 80 mil Inglaterra 35 mil e Austrália 15 mil homens. O orçamento militar em relação ao PIB e condizente e estava por vários anos entre os dez maiores do mundo ( agora descambou com desvalorização cambial ) entramos em uma… Read more »

Esteves

Não precisa enxugar pessoal. Acho que eles sequer estão molhados.

Precisa mudar a estrutura. Justiça trabalhista, TCU, civil, militar, família, criminal, uma instância, duas, sobe ao STJ, entra com embargo.

Embargo de declaração é um pedido de satisfação e de clarificação ao juízo. Senhor juiz…a parte aqui não compreendeu a sentença. Mais 2 anos para desembargar.

Verbas de gabinete ou rachadinhas. Salário de X, verbas de XXX, incluindo o que não se imagina entre os normais.

Ta fácil.

Camargoer.

Olá Salim. Segundo um boletim do governo federal de junho/2021, hoje o serviço público federal tem menos servidores que em 2011, sendo da ordem de 580 mil servidores federais, demandando um gasto anual de salário de R$ 267 bilhões, dos quais R$ 84 bilhões de salários civis ativos, R$ 31 bilhões de militares ativos, R$ 81 bilhões de aposentadorias, R$ 43 bilhões de pensionistas. Os R$ 28 bilhões são outras despesas relacionadas a encargos pagos pelo governo federal como empregador. O governo federal arrecadou R$ 4 trilhões, sendo cerca de R$ 740 bilhões pagos para aposentados/pensionistas do INSS. R$ 1.3… Read more »

Salim

Caro Camargoer, no governo esquerda foram no minimo 80 bi roubados Petrobras, orçamento atual 21 bi emendas secretas e fundo partidária, caímos mais 2 pontos no indiciemundial de corrupção, FMI deu hj crescimento zero/negativo economia Brasil. Com toda esta grana daria para criar patrulha e marinha guerra e ainda para pagar kc390 cancelado. Se for pesquisar mais da ate nojo. 20 anos medíocres, pra náo falar outra coisa.

Elifas Ribeiro de araujo

A espada de Israel sendo afiada contra seus inimigos o domínio do mar em volta do pais

Alexandre

3,4 bi de dólares por apenas 3 submarinos diesel/elétricos? Poxa, a brincadeira está começando a ter custos impraticáveis para a maioria dos Países. Não me admira que os cidadãos dos Paísecos estejam festejando a compra de coisa velha , obsoleta e de segunda mão!

MIGUEL

Esse Submarino tem VLS para os misseis de Cruzeiro com ogivas nucleares Popeye com alcance de 1500 Km. Israel vai continuar mandando no Oriente Medio, é um recado ao Iran, Siria e aos demais.