YOKOSUKA, Japão – A Força-Tarefa da 7ª Frota dos EUA (CTF) 75 e o Comando de Sistemas Marítimos Navais (NAVSEA) recuperaram com sucesso em 2 de março a aeronave F-35C Lightning II que caiu no início deste ano no Mar da China Meridional.

O F-35C Lightning II, atribuído à Carrier Air Wing (CVW) 2, caiu enquanto o USS Carl Vinson (CVN 70) realizava operações de voo de rotina no Mar da China Meridional em 24 de janeiro.

Os destroços foram recuperados de uma profundidade de aproximadamente 12.400 pés (3.782 metros) por uma equipe da CTF 75 e o Supervisor of Salvage and Diving da NAVSEA (SUPSALV) que esteve na embarcação de construção de apoio ao mergulho (DSCV) Picasso.

“A experiência da força-tarefa em comando, controle e comunicações rápidas e escaláveis, logística ágil, segurança orgânica e descarte de munições explosivas foi a escolha mais flexível para o comandante da frota responder em tempo hábil”, disse o Commodore CTF 75, Cap. Gareth Healy.

“Em última análise, essa abordagem deliberada resultou nos recursos corretos realizando operações de recuperação dentro de 37 dias após o incidente. Dados os desafios únicos desse problema e os recursos técnicos exclusivos que a NAVSEA forneceu, esse foi um cronograma agressivo e alcançável”.

A aeronave foi recuperada usando um CURV-21, um veículo operado remotamente (ROV), que anexaou cordas especializadas e linhas de içamento à aeronave. O gancho de içamento do guindaste do navio foi então abaixado até o fundo do mar e conectado ao cordame, e então levantou a aeronave até a superfície e içou-a a bordo do Picasso.

A aeronave será entregue em uma instalação militar próxima para auxiliar na investigação em andamento e avaliada para potencial transporte para os Estados Unidos.

O esforço de recuperação mostra o compromisso da Marinha dos EUA com seus ativos e um Indo-Pacífico livre e aberto.

A CTF 75 é a principal força-tarefa expedicionária da 7ª Frota e é responsável pelo planejamento e execução de operações de segurança marítima, descarte de munições explosivas, mergulho, engenharia e construção submarina. Além disso, fornece suporte direto para operações de mergulho e salvamento e inteligência expedicionária em toda a região do Indo-Ásia-Pacífico.

Sob o comando do Comandante da Frota do Pacífico dos EUA, a 7ª Frota é a maior frota numerada avançada da Marinha dos EUA e interage e opera rotineiramente com 35 nações marítimas na preservação de uma região do Indo-Pacífico livre e aberta.

O F-35C na superfície do mar, logo após o acidente

FONTE: U.S. 7th Fleet

Subscribe
Notify of
guest

34 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guilardo Pedrosa.

Quando vejo um caça, logo lembro das palavras do presidente da Ucrânia que ” disse estar na desvantagem por falta de aviões de guerra”. Nós brasileiros nunca aprendemos. Gastamos fortunas com aviões de transporte, de treinamento, mas sempre tivemos pouquíssimos caças. A situação vai continuar com os Gripens. Compramos poucos, e agora queremos um pouco mais. Equanto não perdermos essa mania de aparecer como “bons moços”, para não querer meter medo em ninguém, corremos riscos de ficar sem força aérea num eventual conflito. Mania de ser potência entre miseráveis. A história está aí para ensinar. Só não aprende quem não… Read more »

Daniel Alves

Posso estar errado, afinal não entendo muito do assunto, mas acredito que temos muita gente e poucos equipamentos em nossas FA’s. Fiz uma pesquisa rápida no Google, e pude reparar que temos os maiores índices per capta de pessoal na FAB e na MB por aeronaves e embarcações, comparados aos seguintes países: China, EUA, UK, Japão, Itália, França, Índia e Canadá. Posso estar errado nas minhas avaliações, mas o fato não deixa de ser curioso, e se estiver certo, talvez a solução seja diminuir pessoal ou comprar mais equipamentos ou ainda, fazer as duas coisas.

India-Mike

Off-topic: a Ucrânia sabotou sua única fragata para evitar q caia na mão dos russos. https://mobile.twitter.com/NavyLookout/status/1499451969144037384?cxt=HHwWkIC5qePnj88pAAAA Mais uma vez mostra que não se vai pra guerra aberta contra adversário maior que você. E que no caso brasileiro, não faz diferença ter 4, 6 ou 8 Tamandarés. 4 intimidam adversários menores, mais do que isso só faz diferença se vc puder pelo menos equivaler uma potência invasora, ou então vai voltar pro porto como a ARA fez quando foi demonstrada sua inferioridade ou nem vai sair e ainda vai ter que sabotar suas próprias naves como os ucranianos. Nem como bateria… Read more »

Régis

O Brasil poderia ter 100 Tamandarés que não faria diferença alguma. A única garantia de soberania nacional, principalmente contra “monstros agressores” como EUA e Rússia, são as Armas Nucleares.

André Macedo

Que não vão existir, os americanos NUNCA iam deixar o Brasil desenvolver ogivas nucleares na porta deles, fora o risco de uma corrida armamentista que isso acarretaria, eu prefiro ficar sem bombas nucleares e ter uma economia (que já está ruim, imagina sancionada).

Palpatine

Forças armadas bem equipadas como as da Coreia do Sul e Japão são capazes de impedir a invasão de grandes potenciais como a França e Inglaterra?, ou só as bombas nucleares realmente garantem soberania?

Hcosta

Invadir o Brasil? Nem os EUA, quanto mais a França e o RU…

Joanderson

A china é bem maior que o Brasil e msm assim o Japão um pais minusculo a invadiu e humilhou seu povo.
Essa desculpa que o brasil não pode ser invadido porq é grande é bravata, oe vale é tecnologia coisa que o Brasil não possui.

Dalton

O Japão então, não era tão “minúsculo”, já que havia todo um império,
formado pela Coreia, metade sul da Ilha Sacalina, Formosa, diversas ilhas no Pacífico, Manchúria, etc.
.
Além disso, assim como a minúscula Grã Bretanha, na época o Japão era uma potência militar principalmente naval tanto que teve a capacidade de lançar um ataque ao Havaí através de 6 NAes.
.
O Japão contudo nunca conseguiu invadir uma grade parte da China
e muito do que conseguiu foi também graças a luta interna que
ocorria entre comunistas e nacionalistas.

Roberts

Neste período, o criador do socialismo nem tinha nascido ainda. O poderio do Império Japonês eram armas e treinamento.

EduardoSP

O Brasil não é apenas grande, ele é longe.

Joanderson

Não para os EUA que é aqui do lado.

Fábio Mayer

Vale lembrar que a China, na época, não era mais que uma sociedade feudal…

Reinaldo Deprera

Se não existisse essa ?? máquina de fazer Control C e Control V ?? era só deixar ele lá e economizar algumas dezenas de milhões de dólares.

Save Ferris

André Macedo

Como se os americanos nunca tivessem copiado tecnologia né? Operação Paperclip tá aí, basta você fazer as pazes com os livros e ler alguns, isso sem falar do que ganharam em tecnologia farmacêutica, na aviacão como a geometria variável copiada do P.1101e modificada, e por aí vai.

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
WSilva

Os EUA tinham a obrigação de limpar sua porcaria do mar que pertence a China. SUJOU LIMPA. rs

Reinaldo Deprera

Já que isso é coco, tomara que eles defequem na Marinha do Brasil, porque tá precisando.

WSilva

No nosso caso seria a mesma coisa que dar um cubo mágico para uma criança de 3 anos resolver…

Piassarollo

O esforço de recuperação mostra o compromisso da Marinha dos EUA com seus ativos e um Indo-Pacífico livre e aberto.
Na verdade a preocupação não é com a possível poluição, mas com os chineses, que poderiam resgatar esse avião e copiar tudo que fosse possível.

WSilva

Talvez a China conseguisse transformar esse caça americano cheio de defeitos e peças soltas num caça respeitável e acima de tudo seguro.

De qualquer forma os EUA fizeram a coisa certa, não se pode jogar lixo no mar da China.

Flanker

Que papagaiada…..que mar da china, que nada!! Aquelas águas NÃO são da china e nem de ninguém!! Para quem se diz brasileiro patriota, tu é muito defensor desses outros países, hein??

Last edited 2 anos atrás by Flanker
André Macedo

[OFF] Arábia Saudita acabou de declarar que pode reduzir investimentos nos EUA pra investir na China, e que a invasão americana ao Iraque abriu uma janela para extremismos, em outras palavras: A Arábia Saudita está prestes a virar um regime autoritário que merece ser derrubado, na visão americana e de alguns colegas aqui kkkkkkkkk

Last edited 2 anos atrás by André Macedo
Bruno Vinicius

Enquanto isso, Mahmoud Ahmadinejad – ex-presidente “linha dura” do Irã – está no twitter elogiando a coragem de Zelensky e do povo ucrâniano na “luta contra o plano satânico dos inimigos da humanidade”.

O mundo não gira, ele capota.

Last edited 2 anos atrás by Bruno Vinicius
Foxtrot

É e tem brasileiro experto que não acredita em engenharia reversa.
Acho que os americanos só recuperaram o F-35 porque eles não gostam de jogar dinheiro fora ???

Veiga 104

Boa noite a todos. Em relação ao piloto qual o procedimento ? Ele é ” afastado ” até a conclusão das investigações sobre o motivo do acidente ou continua na ativa ?

Dalton

Lembrei do filme “Top Gun” onde “Maverick (Tom Cruise) após um incidente com seu F-14
que custou a vida do seu “RIO” e amigo, comparece diante de uma “junta” que o absolveu
então antes de retornar à atividade, desde que sua saúde não tenha sido comprometida de
alguma forma o piloto será afastado até que se conclua sobre o motivo que o levou a ejetar.

EduardoSP

Tem algumas coisas que mostram a grande capacidade dos americanos.
Os caras tem um responsável por salvatagem e em 37 dias recuperam um avião pequeno, a mais de 3.700m de profundidade e em alto mar.
Isso não é para qualquer um.

Jacinto

Em compensação, desde 1965 tem um A4 com uma bomba nuclear mk43 perdida no Mar das Filipinas…

Dalton

Existem outras além desse A-4. Do lado soviético o que talvez tenha chamado mais atenção foi a explosão a bordo que eventualmente afundou um SSBN o K-219 em 1986 com 16 mísseis balísticos com ogivas nucleares.

Guizmo

Exato. Olha que esforço incrível, e no mar clamado pelo inimigo! Me faz pensar como a MB não conseguiu fazer nem ideia de onde caiu e submergiu aquele A4 há poucos anos, o que dirá de recuperar os restos

Marcelo

SEMPER FI!

Slow

Esse F-35 foi literalmente no lava jato ..

Reinaldo Deprera

Se fosse o caso de querer humilhar o império da rússia, seria o caso de recuperar essa aeronave e doar para a Ucrânia junto com algumas dezenas de misseis. Um caça que, sozinho, daria conta de conquistar supremacia aérea sobre a Ucrânia.

Save Ferris :mrgreen:

Angelo

Ufa……a China marcou touca…..kkkk