A Marinha Ucraniana afundou propositalmente a nau capitânia de sua frota do Mar Negro para impedir que o navio de guerra fosse apreendido pelos militares russos, de acordo com o ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov.

A fragata Hetman Sahaidachny estava no porto passando por reparos quando a guerra começou.

Mas não foi possível terminar os reparos com rapidez suficiente para enviar o navio ao mar para lutar.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fish

Foi a decisão mais sensata a se fazer, mesmo se conseguisse sair para o mar seria suicídio e preza fácil para os submarinos russos. Uma dúvida, é possível recuperar essa fragata mesmo parcialmente afundada?

Gabriel

Boa pergunta! Tambem gostaria de saber.

Dalton

Sim, até porque afundou em águas rasas e provavelmente não sofreu muitos danos do tipo que seriam feitos por bombas/mísseis, mas, provavelmente não valeria a pena do ponto econômico, ainda mais tratando-se de um navio já antigo.

Mauro Pacheco

Dalton, vc escreve com prolixidade, melhore seu português. Se vc responde que o navio pode ser salvo, e depois diz que não vale a pena, isso causa uma confusão na mente de outras pessoas. Para o colega FISH respondo que não se pode recuperar o navio, em função da estensão dos danos da parte inteligente do navio, eletrônica, etcs. Esqueça as respostas do Dalton, ele é uma alma perdida em busca de notoriedade.

Toni Cavalcante

Não acho que houve prolixidade, talvez um pouco de paradoxo, mas nada que comprometa a coerência do texto. Ele disse que poderia ser recuperado, mas não valeria a pena; qual o problema nisso?

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Não houve paradoxo algum, o comentarista Dalton não opôs duas ideias logicamente contrárias, ele disse que é possível recuperar a fragata, mas que isso não compensa do ponto de vista econômico.

HLopes

A ignorância é atrevida. Você não tem inteligência para entender o que o Dalton escreveu, brinda-nos com perolas como “parte inteligente do navio” e ainda quer dar lição de Português… No mais, felizmente que o Dalton ainda comenta por aqui, pois em época de comentários lixo como o seu, ele é dos poucos com quem ainda podemos aprender alguma coisa.

Popeye caipira

Professor Mauro Pacheco Pascoale.

Piassarollo

Sábias palavras HLopes!

André Macedo

Sem falar na “estensão”

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Na verdade, o prolixo foi você ao acusar o comentarista Dalton de ser….prolixo!! O comentário dele ocupou 7 linhas enquanto que o seu alcançou 12, quase o dobro de linhas. E ele ainda se saiu melhor em português , enquanto você escreveu a palavra extensão como “estensão”.
Parece que você deu um tiro no próprio pé. Kkkkkk

Piassarollo

O Dalton disse que seria possível a recuperação, concordo com ele,e disse tbm que não valeria a pena por causa do custo/ benefício . Qual o problema nisso? Alma perdida? Notoriedade? Não fale besteira.

Wagner

Cara, você é um mané.

Francisco

Exatamente Mauro Pacheco, não há recuperação devido a água salgada nos componentes eletrônicos.

bartolome

É “extensão ” e não “estensão”. Melhore o seu português

Felipe Morais

Aí Dalton, o cidadão aí querendo te culpar pela incapacidade dele de interpretar um texto. Kkkkkkkkkkkkk

O bom que ele recomenda que você melhore seu português e, logo em seguida, mete um “estensão”.

Kkkkkkkkkkk é cada uma

Cristiano de Aquino Campos

Não importa, de qualquer maneira vão ter que tirar ele dali para não atrapalhar o uso do porto no futuro.

Willber Rodrigues

Uma fragata de 30 anos ( comissionada em 92 ) com água salgada invadindo seu interior por semanas ( ou mais, dependendo do quanto essa guerra ainda vai durar ).
Vale a pena? Acredito que não, principalmente do ponto de vista econômico.

Last edited 2 anos atrás by Willber Rodrigues
Mauro Pacheco

Presa…………….

Mauro Pacheco

A decisão mais sensata seria ter sido a Ucrania ter previsto a invasão russa, e avaliando sua maior fragilidade, fugir com este navio para um porto estrangeiro, onde pudesse INTERNAR seu navio, fora do alcance dos russos. Se tivessem levado para algum porto da OTAN, antes do ataque russo, poderiam ter salvo o navio.

Dexter

“A fragata Hetman Sahaidachny estava no porto passando por reparos quando a guerra começou.”
Não sabe ler?

Gerson Carvalho

Afundar no porto não foi boa ideia. Fácil de recuperar!

J-20

Diga isso depois que ver a conta. Consertar a corrosão na estrutura e substituir todos os componentes eletrônicos faz com que qualquer tentativa de recuperação seja inviável, compensando muito mais construir um do zero.

Renato de Mello Machado

Não sei.Deve ter uma armadilha nisso aí.

José Carlos David

Com certeza sim. Em Pearl Harbor vários navios afundados foram recuperados, isso nos anos quarenta…imagine hoje.

Reinaldo Deprera

Bora fazer uma vaquinha pra Ucrânia OTAN.
#Type31Ukraine

Cerberosph

Mas a Ucrânia não venceu a guerra? Pq está afundando seus próprios navios?

Slow

Então né k k

rafa

Pra dar uma chance ao inimigo.
É tipo: Pode começar com dois gols de vantagem que a gente vai buscar.

Aff.

paulotd

Podiam doar pra MB, aqui falta navio

Mauro Pacheco

Ironia, ou vc torce para os russos? Se for essa última sua opção, pare de vir aqui neste fórum, não queremos presença russa por aqui, vc não é bem-vindo.

Adriano Madureira

Interessante ! Não sabia que você era o mais novo colaborador da Trilogia meu caro… Quem é você para dizer se alguém aqui ou não é bem vindo?! A trilogia é local para se debater, seja temas referentes a equipamentos militares nacionais e estrangeiros ou geopolítica. A trilogia é imparcial e recebe pessoas das mais diferentes opiniões ou posicionamento político- religioso : Direita ,centro ou esquerda, católicos, muçulmanos , judeus ou protestantes e sem esquecer obviamente os ateus… Você pode até não concordar com a opinião de uma pessoa, mas tem que respeitar assim como a sua opinião deve ser… Read more »

Antoniokings

E está precisando?
Não está ganhando a guerra?

Rodrigo Maçolla

Bom dia , Triste esta foto da fragata adernada, como é muito triste essa guerra como um todo, tenho muito pena das crianças… e segundo o Putin isso é por causa dos “Neonazistas’ Verdade que a Europa e o Mundo não perceberam que tinham um Urso Hibernando no seu quintal

Bruno Vinicius

Se o Putin quisesse desnazificar a Europa, deveria começar no próprio quintal. Alexander Barkashov (líder de um movimento neonazista russo) e seus asseclas estão livres, leves, soltos e apoiando os movimentos separatistas no Sul da Ucrânia até hoje.

seuzénétiuôrqui

Que tava quietinho!

LUIZ BELO

Fizeram o mesmo com o AN-225. Tão pensando que foi os russos.

Wladimy

Fake! O Antonov estava operacional.

LUIZ BELO

Estava passando por manutenção. Tava sem um motor.

Pedro

De onde veio essa informação?

pedroctba

Segundo Washington e Londres, isso foi proposital para que a Marinha Russa que esta sem navios e combustivel, ou com problemas em suas helices nao tomassem a Fragata para usar contra a Ucrania já que sua marinha esta acabada, sem moral, e com motim!
Dizem que o “Chapolin Colorado de Kiev” que com sua marreta bateu no casco dela e a mesma afundou!
Mas fiquem tranquilos, o exercito russo esta acabado e ate domingo o exercito ucraniano estará em Moscou.

Yuri Dogkove

Segundo as fontes do comediante, de ontem pra hoje morreram 2000 russos, e até o final do mês não existirá russos na face da Terra…

Antoniokings

Pois é.
Parece aquela história do sujeito que aparece com a cara inchada e diz que foi o rosto dele que bateu na mão do outro.
Está parecendo mais um papo furado dos ucranianos.
Não era melhor tentar sair e se entregar a algum vizinho?
O máximo que poderia acontecer seria os russos afundá-lo, do jeito que ele está hoje.
E não me venham com a história de que pretendem ganhar a guerra e depois recuperá-lo.

Pablo Maroka

Parece legitimo.

Guilherme Leite

Tiveram quanto tempo para tirar a fragata do mar negro e mandar para um porto estrangeiro, seguro ?

Nilson

Ela estava em reparos, sem condições de navegar…

Nemo

Propaganda barata do tal ministro. Primeiro: como a fragata já estava parada ela não seria usada contra ninguém; segundo: mesmo se estivesse novinha ela não poderia se opor à frota russa do mar Negro; terceiro: em quantidade e qualidades de meios os russos têm controle total do mar Negro (a Turquia está neutra). Teria sido melhor deixar a fragata para quando a guerra acabar talvez ter algo (sim, essa era a única fragata da frota).

guilardo

Caro Nemo. Nós não estamos em guerra mas as nossas fragatas estão desaparecendo. Parece até que não precisamos de um conflito para perder a nossa Marinha. Eu disse um tempo lá atrás, que num país de dimensões gigantescas como o nosso a marinha se torna irrelevante perante uma invasão de uma grande potência. Submarinos seria úteis, mas nunca navios de superfície, que seriam varridos do mar. Só um Exército com grande mobilidade e muito mecanizado, defesas anti-aéreas com mísseis de médio e longo alcance, em números significativos, uma mobilização de reservistas bem treinados, além de uma força aérea que disponha… Read more »

seuzénétiuôrqui

E quem diabos nos invadirá? Só se forem os klingons, os greys ou os reptilianos! Na américa do sul, onde graza a pobreza à séculos, ninguém fará isso. E se….se alguém de fora do continente tentar essa empreitada, estamos sob a proteção e cobertura do “titio”. Ou vc esqueceu disso! Doutrina Mornroe ….doutrina Monroe; a “américa para os americanos”….para os americanos….capich? E o restante, para inglês ver, cerimonial, promoção de autoridades, formaturas, diárias, recepções para autoridades militares e civis assemelhados e etc, essa “cacarecaiada véia” que temos serve! Portanto, descança a cabeça e durma o soninho dos anjos!

rafa

Toda a sua teoria cai por água abaixo se forem os americanos a invadir.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

“Teria sido melhor deixar a fragata para quando a guerra acabar talvez ter algo”
Esse foi o comentário mais engraçado que eu li. E o mais irônico também.

TER ALGO ? E PARA QUE ?

Se não for para usar um navio de guerra numa guerra, que é a hora que mais se precisa dele, vai precisar dele para o que ?

É tipo o antigo costume de nossas avós de comprarem pratos e vasilhames bonitos, que se destinam para almoçar, mas de fato nunca usá-los em almoço algum, esperando a ocasião perfeita que nunca chega.

Last edited 2 anos atrás by Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro
Marcelo

O que são aqueles navios enferrujados ao fundo ? Sobras militares dos tempos da União Soviética ?

Pablo Maroka

A frota Russa

Piassarollo

Marcelo, tbm fiquei curioso, parecem ser navios militares. Se alguém souber que tipo de navios são, por favor compartilhe a informação.

Jurandir Noronha

Deve ser aquele navio mal acabado que a Ucrânia tentou vender ao Brasil.

Alex Barreto Cypriano

Afundou. Resta saber quem mesmo fez isso. Olha, tá uma saturação de mentiras de ambos os lados (o ocidental parece mais suprido), nem preciso lembrá-los. E não é só o que propaga mas essencialmente o que se censura ou cala. Weaponization da informação é isso aí.

seuzénétiuôrqui

Afundou foi?

pgusmao

O poderio russo é inegável, muito material bélico, estão perdendo muitos blindados e soldados, daí resolveram atacar os civis fortemente, há relatos no Daily mail de ex-Seals e ex-SAS operando como “voluntários” na Brigada Internacional, mas os russos sempre utilizam do incrível número de reposições e vão ganhando terreno.

Cansado

Segundo essas mesmas fontes, quando o exército russo cercou Kiev, a manchete foi: “Pânico em Moscou: tropas ucranianas estão a 840km da capital russa!”

Fernando Pereira

De que fria nos livramos. Lembro que a Ucrania havia oferecido ao Brasil uma classe local de corvetas pesadas e um Cruzador Inacabado a ser restaurado. Imaginem como ficaria um contrato agora com essa situação

teno

puxa… chequei a sonhar com o cruzador ( SLAVA ) com oitenta por cento acabado da ucrânia que foi oferecido a marinha. , já pensou armado com misseis de longo alcance mais os Riachuelos daria um grande reforço no atlãntico sul.

Alex

Tá parecendo mais alguma cagada que fizerame afundou a fragata e disfarçaram com “terem afundado propositalmente” como propaganda. Assim como têm usado tudo como propaganda a seu favor e com muito sucesso até aqui.

Realista

Já que eles não tem Combustível pra tanques porque teria pra navios ?

pangloss

Isso me lembrou o afundamento da esquadra alemã em Scapa Flow, em 1919, por sabotagem das próprias tripulações.

paulotd

MB possui a Barroso pra defender o Brasil costa de 7500 km

Marcelo R

Pode ser que fique anos afundada na água salgada…

No meio dessa guerra maluca….
Provavelmente….ficará lá….

A Rússia não tem tradição de resgate de navios….

Pode ver…. seus portos, seus estuários… são repletos de sucatas abandonadas….

Fora os submarinos atômicos…. que ficam décadas abandonados…

A Rússia é um povo esculhanbado… e sem tradições….

É uma terra de gangsters assassinos…

Mensageiro

Bem desorganizados mesmo, um monte de repúblicas, terra de ninguém se não tivesse um ditador.

Adriano Madureira

“A Rússia é um povo esculhambado… e sem tradições….
É uma terra de gangsters assassinos”…

E nós somos um grande exemplo para o mundo democrático, tanto politicamente quanto como civilização…

comment image

Cristiano de Aquino Campos

Se a Rússia conquistar toda a costa da Ucrânia será game over como um país funcional. Vão virar uma Bolívia ou Paraguai.
Vai ser quase impossível reconquistar território se a Rússia se estabelecer.