Veículo subaquático da Saab encontra o barco ‘Endurance’ naufragado na Antártida

8

A equipe de expedição Endurance22 localizou o navio do explorador Sir Henry Shackleton, a uma profundidade de 3.008 metros sob o gelo da Antártida. O veículo subaquático Sabertooth da Saab foi usado para encontrar, filmar e documentar a redescoberta do Endurance, que afundou em 1915

O navio de pesquisa polar SA Agulhas II partiu em sua viagem à Antártida para procurar o Endurance em 5 de fevereiro de 2022. Dois veículos submarinos Sabertooth da Saab estavam a bordo e permitiram que a equipe de expedição concluísse com sucesso a tarefa de localizar, examinar e filmar o naufrágio. Dois especialistas em busca submarina da Saab fizeram parte da equipe.

“Localizar o naufrágio do Endurance em condições antárticas desafiadoras a uma profundidade de cerca de 3.000 metros não é uma tarefa fácil. Estamos muito orgulhosos de que o Sabertooth da Saab tenha conseguido completar esta missão, dando uma grande contribuição à história mundial”, disse Peter Erkers, diretor de vendas da área de negócios Underwater Systems da Saab.

Desde que o navio de Shackleton afundou após colidir com gelo em 1915, várias expedições tentaram e não conseguiram localizar os destroços da embarcação. Os dados gráficos coletados pelo Sabertooth da Saab permitirão que a equipe da Endurance22 trabalhe com informações históricas detalhadas e produza um modelo 3D preciso do naufrágio.

A equipe submarina da expedição Endurance22 e a tripulação do S.A. Agulhas II lançam o AUV para um mergulho no Mar de Weddell, em busca do navio Endurance de Sir Ernest Shackleton – Esther Horvath

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder no segmento de defesa e segurança com a contínua missão de ajudar nações a manter a segurança da população e da sociedade. Com a força de 18.000 talentos, a Saab está em constante expansão das fronteiras tecnológicas para criar um mundo mais seguro, sustentável e igualitário. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados em aeronáutica, armamentos, comando e controle, além de sensores e sistemas subaquáticos. A Saab tem sua sede na Suécia, tem operações de grande porte em todo o mundo e faz parte dos recursos de defesa de diversas nações.

DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DanielJr

Que legal, a história desse navio e sua tripulação são lendárias.

DOUGLAS TARGINO

Cadê aquele monte de comentários?

Alexandre Cardoso

Acho que esse assunto não é suficientemente polêmico, pois há pessoas nos sites das Forças de Defesa que adoram uma polêmica. Por isso, talvez, a falta do monte de comentários.

Last edited 2 anos atrás by Alexandre Cardoso
Salomon

Desculpem a ignorância. O timoneiro pilotava ficava voltado para a ré?

HgoDR

Acredito que não, ele se posicionava ao lado do timão,

MestreD'Avis

Um dos navios lendários de uma grande época de exploração!
Incrivel como a madeira do navio ficou tão bem conservada por mais de 100 anos. Se fosse em águas mais rasas a vida animal teria provavelmente “devorado” a estrutura.

Flanker

Li um livro sobre essa expedição. Simplesmente fantástico. Muitas fotografias originais, feitas pelo fotógrafo da expedição, o australiano Frank Hurley. A expedição zarpou da Inglaterra, à bordo do Endurance, em agosto de 1914, comandada por Sir Ernest Shackleton e mais 27 tripulantes. Sua missão era atravessar o continente antártico à pé, algo nunca feito antes. Chegando à Antártida, navegaram até encontrar gelo. Shackleton decidiu avançar, navegando até onde o gelo fosse muito espesso e não permitisse mais o avanço do navio. E assim fizeram, até o gelo forçar sua parada. Ali ficaram, o gelo prendendo o navio cada vez mais… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Flanker
paulo Neves

Off Topic, mas interessante:

Nesta terça-feira (15), o jornal americano “The New York Times” revelou detalhes sobre o caso do engenheiro da marinha dos EUA, Jonathan Toebbe, de 42 anos, que tentou vender informações secretas sobre os submarinos americanos movidos a energia nuclear. O rapaz acreditou estar negociando com um brasileiro, mas era um agente do FBI.