RAMSTEIN, Alemanha – O porta-aviões francês Charles de Gaulle e seu associado Carrier Strike Group (CSG) estão contribuindo para patrulhas aéreas com aliados sobre o flanco oriental da OTAN, como parte do seu atual desdobramento CLEMENCEAU 22 no Mediterrâneo.

O Charles de Gaulle e o CSG iniciaram seu longo desdobramento operacional em 1º de fevereiro e funcionarão até abril. Todo o CSG foi recentemente reposicionado para apoiar ainda mais os Aliados da OTAN no atual ambiente dinâmico nas fronteiras orientais da Aliança. Várias aeronaves fazem parte do CSG francês, incluindo caças Rafale M, essenciais para as missões aprimoradas de policiamento aéreo e vigilância da OTAN. Os caças franceses estão realizando patrulhas nos céus dos Aliados da OTAN, Romênia e Bulgária.

O CSG francês está desdobrado em um ambiente estratégico complexo, cujas contribuições do poder aéreo são importantes para melhorar a postura defensiva da Aliança. O CSG integrou-se a vários aliados da OTAN durante sua operação, como o USS Harry S. Truman CSG da Marinha dos EUA. O principal objetivo dessas integrações é manter e aprimorar a interoperabilidade e a coesão coletiva com os Aliados da OTAN e seus ativos.

Na semana passada, o CSG francês lançou aviões Rafale e E-2C Hawkeye como parte da missão de Vigilância aprimorada da OTAN, contribuindo para a postura dissuasiva e defensiva do poder aéreo da OTAN no flanco oriental da Aliança. Todos os 20 caças franceses Rafale M no CSG estão em seu mais recente padrão conhecido como “F3R” – o mais recente para a Marinha Francesa.

Atualmente, a OTAN tem mais de 130 aeronaves em alerta defendendo ativamente o espaço aéreo aliado, mantendo patrulhas 24 horas por dia, 7 dias por semana nos céus ao longo das fronteiras orientais da OTAN.

FONTE: NATO/OTAN

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Vovozao

15/03/2022 – terça-feira, btarde; pergunta: e a nossa poderosa esquadra neste momento dificil, patrulha o quê????? Não temos fragatas que “”poderiam”” mostrar alguma presença no Atlântico Sul. Que sabemos só um submarino operacional, e, um outro (Riachuelo) que foi lançado ao mar no final de 2017 e, até os dias atuais não foi entregue operacional. Que marinha queremos para o Brasil????

Cleber

Esqueceu de mencionar : Um efetivo 80 mil homens .

ADM

a pergunta é outra, o Brasil quer ter uma Marinha? acho que não, estão dando R$ 3,86 Bilhões para “artistas” torrarem a vontade, deram outros Bilhões para o fundo eleitoral, logo Defesa nunca será prioridade neste País, esquece.

Antoniokings

Não quero ser indelicado com os franceses, mas em vista do que está ocorrendo isso e nada é praticamente a mesma coisa.
É uma forma da OTAN dizer que está fazendo alguma coisa.
Mas, não está.

rui mendes

Isso é grande letra tua, que é tão grande como a dos Russos, falam, falam mas segundo os serviços secretos Britânicos, todo o fim de semana, quase não saíram do sítio, bombardeiam cíveis, os covardes, já que batem de frente com soldados com muito menos poder de fogo, mas não saem do sítio, ou como diria um general Russo, todo contente, avançamos 14 metros. Já agora, não fosse o sentido de estado dos EUA e da NATO, para não escalar para uma guerra nuclear total e os Russos caiam como patos do ar. Tomara os Russos ter um porta-aviões, mas… Read more »

José Marinho

Eu sei que adorariam de meter a Nato na guerra, mas os paises que a compõem ainda mantem a friesa de nao ir mais alem do que tem feito, que é fornecer armas defensivas e apenas isso. A longo prazo vamos ver o imperio russo a desaparecer e outros a ascender

Fábio

Acho que faz frente ao ferro velho russo.

Antoniokings

Por falar nisso, onde estão os CSG americanos?
Certamente, bem longe da Ucrânia e dos russos.
Mas, quer saber?
Eu mostro.
Como eu disse em outros posts, inúteis em uma guerra na Europa.

comment image

Que decepção!

Dalton

Não que faça muita diferença para você Kings, mas, o quadro não é dos mais informativos e onde se lê “retornaram ao porto” para alguns dos NAes, estes estão passando por manutenções portanto não estão disponíveis. . É o caso dos USSs Dwight Eisenhower, Theodore Roosevelt e John Stennis, este último apesar de pertencer a Frota do Pacífico encontra-se na costa leste no início de sua modernização e reabastecimento dos reatores enquanto o “George Washington” encontra-se no fim do mesmo procedimento que atrasou em mais de seis meses por conta da pandemia, mas, retornará ao Pacífico ainda esse ano. .… Read more »

Rosalvo Aprígio

o Putin tem que botar pra derreter a UE.