Guerra na Ucrânia: Ataque anfíbio a Odessa pode ser iminente, de acordo com imagens de satélite

63

Houve temores de que a Rússia possa lançar uma ofensiva para tomar a estratégica cidade portuária do Mar Negro desde o início da invasão

Novas imagens comerciais de satélite indicam fortemente que uma flotilha de navios de guerra russos, incluindo navios de guerra anfíbios, está se dirigindo para a estratégica cidade portuária de Odessa, no Mar Negro, possivelmente à frente de uma nova ofensiva.

Imagens de satélite mostraram 14 navios da frota russa navegando em direção à cidade de Odessa, entre eles um navio de desembarque de 120 metros, o Pyotr Morgunov, da frota do norte da Rússia.

Segundo informações de última hora, navios de guerra russos bombardearam hoje a costa ucraniana na Oblast de Odessa, deixando 2 pessoas feridas, segundo autoridades de Odessa.

A Marinha Russa estabeleceu bloqueio total da costa da Ucrânia, cortando todas as rotas de abastecimento e comércio por mar.

Navio de desembarque anfíbio Pyotr Morgunov

FONTE: H I Sutton

Subscribe
Notify of
guest

63 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel ferraz

Nao sou especialista nesse assunto mas lendo muito a respeito acredito que se houver esse ataque primeiro irão usar mísseis de cruzeiro na cidade através dos submarinos ,até pq esses meios até então não foram usados e depois com o desembarque das tropas em solo.

Vinicius Momesso

Como Odessa foi preservada desde o início da guerra, ela teve tempo de se preparar e um enorme bloqueio terrestre foi feito justamente para evitar uma futura invasão russa. Acredito que depois de Kiev, deva ser o local com o maior número de armamentos e pessoal. Os navios russos não podem ficar ao alcance da artilharia ucraniana, então apoio aéreo vai ser muito necessário nessa missão.

Gabriel ferraz

Sim o apoio aéreo será essencial, mas devidos as proporções será alvo da baterias anti aéreas, boto mais fé fé uma chuva de misseis através dos submarinos,até pq a Ucrânia não tem nenhum meio de contra ataque pra os mesmos.

Antoniokings

Olhando o mapa acima, devem desembarcar em Chornomorsk e Yuzhne e cercar a cidade por trás.
Em tempo.
Acabei de ler que os russos voltaram a avançar na região ao lado de Nikolaev em direção a Kryvyi Rih.
Paralalelo isso, estão avançando de Donetsk na direção de Dnipro.
Aquele mapa do Coronel Assad vai se desenhando direitinho.

Augusto L

Tomaram um pau em Nikolaev

marcus mendes

E aqueles 400 bilhões de dolares, do governo da Russia que estão em bancos Europeus?
O Tio Putin já está conformado com a perda dessa grana?

horatio nelson zhirinovsky

o ataque é iminente,e tendo em vista q odessa passou praticamente ilesa,logo vão desembarcar lá

Up The Irons

Olha que falta fazem submarinos modernos pra defesa de um país!
Com as dezenas de bilhões de reais gastos no eterno projeto do nosso submarino nuclear de prancheta, daria pra terem encomendado mais 6 submarinos convencionais e mantido essa força de 10 submarinos operacionais por décadas. E ainda sobraria dinheiro!
Como um outro leitor escreveu no post passado sobre o Álvaro Alberto, concordo e repito:
A Marinha do Brasil precisa fazer bem o arroz com feijão!
Passou disso é demais pro bico dela e dá prejuízo aos cofres públicos.

Rafael T.

Acredito que com mais 6 submarinos convencionais, mais 5 corvetas e mais 8 navios patrulha oceânicos do esmo da classe Amazonas qualquer marinha no mundo temeria o Brasil. Submarinos nucleares são bons para invasão mas são mais fáceis detectarem do que os convencionais já que a energia nuclear emite muito mais ruído, como o Brasil é voltado para defesa é desnecessário ter porta aviões e submarinos nucleares na minha humilde opinião

Carlos Gallani

Nem de napinhas demos contas!
A montanha gritou que iria parir uma cidade, os mais calejados esperaram um rato e na realidade eram somente gases.

Aguiavelox

Qualquer potência que se preze domina a tecnologia nuclear e também o espaço. Sem estes investimentos, o poder convencional só serve como forma, com conteúdo finito em qualidade e eficácia.

João Augusto

O acesso ao mar que a Ucrânia tem é completamente diferente do que o Brasil tem. Aqui um submarino nuclear é essencial por sua longa capacidade de permanência no teatro operacional e sua capacidade de deslocamento submarino rápido e prolongado. Mar fechado é outra realidade. Lá submarinos convencionais atenderiam muito bem. Aqui a história é outra. SubmarinoS nucleares são essenciais para a Marinha do Brasil para a negação do uso do mar.

Pedro

Não esperem nada parecido com a cena inicial do filme: “O Resgate do Soldado Ryan”, será mais parecido com a cena inicial do filme: “Além da Linha Vermelha”.

Foxtrot

Realmente não estou entendendo a jogada de Putim.
Ao que aparenta, ele está usando força limitada para passar a ilusão de que é uma operação localizada.
Não estou vendo a marinha Russa, bombardeando Kiev com seus poderosos mísseis, invasão litorânea, ataque áreo em larga escala etc.
Se fosse uma ação militar irrestritra e ilimitada, a ultima ação seria a invasão por terra com tropas.

pedroctba

Sim, ele esta usando uma força limitada para as operações militares, onde a tatica principal é “dívida e conquiste”. Note que ele espalhou o exercito ucraniano em diversas frentes e principalmente, deixa Kiev sob risco para que a Ucrania estacione muitas unidades lá, ao inves de combater no Sul, Sudeste e Leste.

Cristiano de Aquino Campos

Aposto que o real objetivo dele e anexar a região oeste ucraniana toda ou pelo menos a parte que dá ligação por terra a Crimeia. Se ele pegar a região oeste toda, ele ainda mantem uma talvez Ucrânia membro da OTAN, o mais longe possível de Moscou.

João Augusto

E sem acesso ao mar.

Carlos Gallani

Os equipamentos russos sofisticados simplesmente mal deram as caras no conflito, sabendo que não está sendo um passeio é possível supor que eles sejam limitados.

Carvalho2008

Uma invasão assim, sem destruir cidade expõe qualquer material por mais sofisticado que seja, então já eu acho que ele propositadamente escolheu queimar o material de 2a e guardar o de 1a caso o conflito cresça com a OTAN onde seriam melhor empregados

Augusto

Tai uma possibilidade Carvalho. Lembrando que ele está utilizando aproximadamente 10% de seu exercito nessa “operação”.

Salim

Perdas Enormes Nos Primeiros Dias conflito fizeram russos mudar completamente modo combater, sub estimaram resistência ucraniana e além perdas elevadas faltou apoio logístico claro. Tambem sem supremacia/superioridade aerea esta gastando seu arsenal mais caro de armas modernas que é limitado. Neste impasse acaba moendo tropas em terra e ficando sem reposição armas inteligentes caríssimas. Ou manda muita gente pra frente ,sai do impasse, porém com milhares de baixas ou será uma guerra desgaste. Um desembarque anfíbio com a quantidade de manpads Ucrânia vai ser sangrento.

Slow

Parece que não estão sem combustíveis ..

Antoniokings

Tomando Odessa, glória do período soviético, os russos praticamente consolidam uma área contínua de terras que vai do sul do país até Kiev, margeando pela fronteira leste.
Assim, criam um cordão de isolamento entre seu território e o território ucraniano.
Brilhante.
Hoje a província (oblast) de Kherson foi definitivamente liberada e até já houve cerimônia em homenagem aos combatentes soviéticos que a defenderam dos nazistas.
Os ucranianos proibiam essas cerimônias.

Seuzénétiuôrqui

Isso! Nota-se claramente que a intenção dos russos não é a destruição total da Ucrânia. As forças russas destacadas para essa operação não estão atacando a
infraestrutura civil ucraniana. Atacam somente e tão somente alvos militares.

josimar leal

O pior cego é aquele que não quer enxergar!

marcus mendes

E aqueles 400 bilhões de dolares, do governo da Russia que estão em bancos Europeus?
O Tio Putin já está conformado com a perda dessa grana?

Antoniokings

Tem mais.
Muito mais.
Brother Jiping tem 3,2 tri para financiar Putin.
Lembre-se.
Agora eles são BFF.

E o chororô continua.

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

A pouco tempo atrás quando a Turquia fechou o estreito do mar negro, muitos comemoram achando que a Turquia estaria impedindo a Rússia de enviar navios para atacar a ukraniana… como disse antes vi neste anúncio da Turquia como um forte apoio a Rússia, posso até estar enganado … mais nenhum navio da OTAN que antes navegava tranquilamente lá,podera aparecer aumenos pra levar esperança para Odessa!!! Com isso a Rússia pode estar tranquila pra continuar seus trabalhos…

Mgtow

Cara esqueçam Otan.
Os caras tão se borrando de medo, não vão ser loucos de participação direta nesse assunto. Não se trata de líbia ou síria. E RÚSSIA caramba!
Esse país tem totais condições de mandar os países dessa organização de piratas direto para idade da pedra. Esquece otan Kid, Hoje no mundo militar enganou vcs lindamente

PETERSON MONTEIRO DA SILVA

Uma pena o fechamento desse estreito pela Turquia!!! Porque eu gostaria de ver os navios ingleses indo lá agora pra mostrar sua bandeira como da última vez que o fez, bem próximo a Criméia!!!

erikson

Estão lidando com a Rússia, não com a Argentina, nunca que irão aparecer por lá, se limitarão ao mediterrâneo.

GMB

O Peterson se referiu a Guerra da Crimeia, onde os ingleses, sim, derrotaram os russos e tomaram a Crimeia.

Obviamente isso não é mais possível hoje em dia…

Cristiano de Aquino Campos

E você acha que a Turquia fechou o estreito porquê? Matou dois peixes de uma só cajadada, evitou um constrangimento a OTAN em negar o envio de navios e evitou uma escalada caso a OTAN enviasse.

pedroctba

Acredito que nao aconteça esse ataque. Já é a terceira vez que noticiam o mesmo e não ocorre. Com isso a Russia prende mais unidades em Odessa e tira essas da luta no Sudeste e Leste Ucraniano.

Mgtow

Blz especialista
Confiamos em vc

Zorann

Realmente é a terceira vez que os navios ameaçam um desembarque.

carcara_br

Vai ser 100% um ataque partindo do mar sem apoio terrestre?

Léo Neves

A praia já foi toda minada.
Provavelmente os navios vão ficar a distância e os btr-82 vão chegar na praia e estabelecer uma área segura para os navios chegarem a praia. Mas antes disso terá ataque aéreo e uma chuva de artilharia dos navios que vai varrer qualquer coisa que estiver no litoral. Depois drones vão avaliar a Situação e aí sim o desembarque anfíbio. Talvez joguem os robôs que limpam minas pra abrir caminho.

carcara_br

Não seria o caso de limpar a praia com bombas primeiro?

Vinicius Momesso

Depois que a Rússia passou a usar drones de vigilância, as tropas tido mais segurança para avançar.

Antoniokings

Ao que parece, os ucranianos estão cedendo no leste e começam a recuar na direção de Dnipro.
O que eu li também é que os ucranianos estavam esperando um ataque a Odessa vindo de Nikoalev e deslocaram muitas tropas para lá.
De qualquer maneira, os russos passaram a usar mais artilharia e aviões e parece que estão surtindo efeito.
Relatos que, ao norte, estão a 7 km de Kiev.
Abaixo, vídeo de dois MLRS russos (Z).
O poder de fogo é realmente impressionante.

https://southfront.org/wp-content/uploads/2022/03/gorlo83478.mp4?_=6

Salim

Vamos aguardar fatos, vai ser sangrento, nenhuma frente russa até momento teve esta capacidade.

Renato de Mello Machado

Vamos ver como vai ficar essa frente em Odessa.Com esse ataque anfíbio.

Bardini
carcara_br

Que história maluca
Cai do céu um casal querendo repassar segredos de submarinos nucleares.
Nosso militares, sempre atento ao cumprimento de dever de contraespionagem (para os americanos) denunciam os malucos pro FBI. O casal é preso.
Próxima reviravolta, CIA manda soltar o casal, militar que denunciou é promovido a general 4 estrelas e vira cmd da marinha (eu sei, as patentes estão erradas, peguem a ideia seus trouxas) rsrsrsrsr….

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
EduardoSP

Eita!

DFA

Hhhuuummm…Sei não…
Um ataque anfíbio é sempre custoso e arriscado, e os ucranianos já provaram que estão aí para lutar.

Os Russos tem alternativa terrestre, basta ver o exemplo de Mariupol e a estratégia de estrangulamento que os russos decidiram usar, a frota russa serve de inibidor de logística vinda do mar em apoio a cidade sitiada.

Posso estar enganado, mas, havendo desembarques será em zonas bem fora da cidade para fins logísticos.
O poder naval neste conflito terá uma atuação secundária.

Last edited 2 anos atrás by DFA
Carlos Gallani

Parece lógico, a matemática dos russos anda ruim mas nem tanto!

Mgtow

A Otan em hipótese alguma pode se sair por cima ao final de tudo isso.
Caso isso acontecesse, eles se sentiriam encorajados a coagir e até a invadir os países amazônicos para garantir uma fonte de energia e recursos infinitas para servir os interesses dos países daquela gang, ops! Digo organização
Brasil no radar
Acordem paspalhos defensores do atlantismo

Jurandir Noronha

Eu quero ver o pau torar.

naval762

Vai ser interessante ver os fuzileiros navais russos executarem um desembarque anfíbio em situação real de combate, será que vai ser como o salto dos batalhões da VDV, com pouca resistência ucraniana? como eles se comportarão diante dos defensores ucranianos? Logo saberemos.

Bruno Vinícius

OFF-TOPIC

Foi revelado para qual país aquele casal americano estava tentando vender os documentos secretos sobre tecnologia de reatores nucleares de submarinos: Brasil

https://www.nytimes.com/2022/03/15/us/politics/submarine-spy-brazil.html?smid=tw-share

Carvalho2008

O pessoal tem de entender o contexto: Lembram daquela frase antiga de que o Brasil era a Belindia? A soma do primeiro mundo da Bélgica com o terceiro mundo da Índia ( embora até eles já tenham nos passado)??? Pois em o problema maior do Brasil não está tanto no técnico teórico, os engenheiros sabem como fazer, mas não tem indústria nacional que faça!!! Isto é genérico…vc sabe fazer, tem como desenhar, mas não tem como materializar o papel ou o desenho do computador, porque não tem no país quem possa produzir…osso indústria é de terceiro mundo….sem os equipamentos necessários… Read more »

Salim

Avibras entrou com pedido judicial de renegociação. Isto somente confirma seu comentário e o sucateamento estrutura brasileira industrial.

Vinicius

A China irá acompanhar de perto. Qualquer lição do desembarque será bem vinda aos chineses. Se alguem acha nessa guerra não teremos vencedores…..

Aguiavelox

Um ataque a Odessa é temerário. A Rússia deveria focar em conquistar Mariupol, que drena recursos importantes de combate.

horatio nelson zhirinovsky

a uma hora atrás teve inicio outra barragem de artilharia na costa nas mesmas regiões,o assalto anfibio deve ocorrer lá mesmo a cerca de 70km ao sul de odessa

horatio nelson zhirinovsky

kkk poise,bem como o su-25 q falaram q abateram ou os 2 il-76 ou 45 caças russos abatidos…ou o lobo cinzento q matou 30 soldados kkk

Augusto

Eu acredito mais é no palhaço de Kiev, esse é certeza que existe.

Luiz Trindade

O que eu vejo é muita guerra de informação e pouca veracidade nelas. Afinal… Quem esta ganhando a guerra?!? Rússia ou Ucrânia?!?

Augusto

Infelizmente à censura em ambos os lados, só iremos saber quem venceu de fato quando o conflito terminar.

Tyerry

Já vi muitos experts que comentam aqui sempre defenderem a extinção de um CONJUGADO ANFÍBIO por parte do Brasil sob a justificativa de que as maiores nações do mundo estão indo na direção oposta e abolindo suas forças anfíbias. Esta aí mais uma prova do quanto eles sabem do que falam… kkk

Last edited 2 anos atrás by Tyerry