A Marinha Russa disparou oito mísseis de cruzeiro navais de longo alcance de um navio de guerra perto do porto de Sevastopol, no Mar Negro, de acordo com vários vídeos do lançamento em várias postagens nas mídias sociais.

Várias postagens no Instagram e no Telegram mostram um vídeo com oito mísseis sendo lançados de um navio operando na costa da Crimeia que possuem as mesmas características de um míssil de cruzeiro guiado naval Kalibr NK (SS-N-30), que é lançado verticalmente e gira rapidamente 90 graus para viajar paralelamente ao solo.

O Departamento de Defesa não conseguiu confirmar os relatos dos disparos de mísseis, disse o secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, na terça-feira. No entanto, o DoD viu o aumento da atividade naval no Mar Negro. O USNI News não pôde verificar o lançamento de forma independente.

O vídeo coincidiu com observadores de navios que rastrearam uma fragata moderna operando no Mar Negro entre a Crimeia e a costa de Odesa. O colaborador do USNI News H I Sutton rastreou uma fragata da classe “Admiral Grigorovich” operando entre a Crimeia e Odesa. Não está claro se os oito mísseis de cruzeiro Kalibr foram disparados em direção a Mariupol, mas dado o alcance das armas, eles poderiam atingir qualquer alvo dentro de 1.600 quilômetros do local de lançamento.

Pelo menos dois vídeos dos navios russos disparando as munições Kalibr foram postados no Twitter na tarde de segunda-feira.

Admiral Grigorovich
Admiral Grigorovich

Míssil de cruzeiro Kalibr

Há também indicações de que navios no Mar de Azov contribuíram para o bombardeio russo da cidade portuária ucraniana de Mariupol, disse Kirby, acrescentando que não conseguiu dizer quais munições específicas foram usadas. Moscou continuou a bombardear Mariupol, que permanece sob controle ucraniano. O Pentágono disse na segunda-feira que a Rússia pretendia capturar a cidade portuária para criar uma ponte terrestre para a Crimeia, que está sob controle russo desde 2014.

No geral, a Marinha Russa operou amplamente em um papel de apoio durante a invasão de 27 dias e não desempenhou um papel direto no conflito, além de um ataque anfíbio inicial fora de Mariupol.

Um alto funcionário da defesa observou que a Marinha Russa tinha 21 navios no Mar Negro na terça-feira. Dos navios, 12 são combatentes de superfície e nove são navios de desembarque anfíbio.

Embora a Marinha Russa tenha navios de desembarque em sua frota, um ataque anfíbio a Odesa não é iminente, disse o alto funcionário da defesa.

O aumento da atividade naval ocorre enquanto as avaliações do Pentágono continuam a destacar a frustração russa com a falta de progresso.

“É dia 27 e eles não tomaram Kiev”, disse Kirby. “Eles não tomaram Kharkiv. Eles não tomaram Chernihiv. Eles não conseguiram isolar a área de Donbass. Os ucranianos estão reagindo de forma muito criativa, muito corajosa. E isso também não é por acaso.”

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guacamole

Poxa, a Rússia com a economia em frangalhos, usando uma fragata moderna para lançando top-of-the-line misseis de cruzeiro e aqui, não temos nem fragata e a empresa que está tentando mal e mal fazer um mssel de cruzeiro está a beira da falência pela segunda ou terceira vez.

Meu único alento é que nossos militares tem coquetéis de primeira linha nos exércitos com vinhos caros e frutos do mar frescos.

Carlos Gallani

Vc precisa ver o branco e a goma das roupas de gala, é impressionante!

Airton

Você já parou para pensar para onde foi realmente todo dinheiro investido nesses projetos que no fim sempre são cancelados?: ALAC, MS 1.2, a-darter, piranha, mar-1, etc

Gerson

Para o meu bolso não foi, mas com certeza para o de alguns!

guilardo

Transformados em maquetes para enfeitar as prateleiras dos gabinetes dos nossos bravos almirantes

guilardo

Concordo.

Léo Neves

Uai pensei que tinha acabado o estoque de mísseis Cruise deles e só tinha restado bodoque e arco e flecha

João Fernando

Não é a MB amigo…

Carlos Campos

tem muita gente chorando, como que o Putin pode ainda ter mísseis kkk

Ocidental Frustrado

A produção de Kalibr não ultrapassa 100 unidades anuais(dados de 2019). Ainda pode haver centenas deles disponíveis, mas a quantidade operacional deve ser reduzida.

Bosco

É! Acho que o Iskander já era.
Agora vamos ver os russos usarem tudo que têm.

Elisandro

Não foi o Bosco quem disse que tinham acabado os mísseis de cruzeiro dos russos? Srsrs

Bosco

Eu não afirmei. Nunca fui lá contar. Só que eu sou dotado da capacidade de raciocinar quando me é apresentado dados, evidências, o que me permite fazer ilações. Se após um mês se utiliza um Kinzhal (míssil que em tese é especifico para atacar alvo altamente defendidos que existem nos primeiros momentos de um conflito de alta intensidade) para atacar um alvo próximo ao “front” onde no mesmo espaço voa a grande altura um drone convencional, para qualquer um que tenha um tico dando liga com um teco é sugestivo de que um míssil mais apropriado não foi utilizado porque… Read more »

TukhMD

Até míssel anti-navio está sendo usado pelos russos para alvejar objetivos em terra.

Antoniokings

Eita!
Vc não acerta uma.

MAB

Olha como a carapuça serve bem. O rei dos reis, que erra 100% do que escreve. Direto de sua casa em plutão !

Léo Neves

Bosco os kalibr estão sendo usados desde o início do conflito por vários dias ,foram utilizados tanto quanto os KH dos bombardeios. Essa semana as corvetas do mar cáspio lançaram mísseis. O problema é que para o navio lançar os misses voltar pra base e reabastecer demora mais que um bombardeio então naturalmente os KH vão ser utilizado em maior número. E só usaram o kinzhal como propaganda tanto é que param já de usar . E hoje usaram 4 p-800 . Mas duvido que acabou os mísseis eles devem que não usaram metade do estoque por segurança. Mas também… Read more »

Bosco

Que bom então. O ditador vai ter mais que bodoques e arco e flechas para continuar destruindo a Ucrânia na sua operação especial.

Henrique

Qual míssil ocidental seria equivalente ao Kalibr?

Joanderson

Acho que o tomahawk.

Bosco

O Tomahawk americano com 1800 km de alcance e o MdCN/NCM francês/europeu com mais de 1000 km de alcance

Fabricio Lustosa

A partir dessas duas posições suas: “O ditador” “continuar destruindo a Ucrânia”, só mostra que TODOS os seus comentários são contaminados. Vc, com isso, jamais vai ser imparcial, só mais um da torcida.

Ronald Reagan

Por falar em ditador, sabe que o Chechelensky baniu os partidos de oposição ?

Marcos10

E para quem está ameaçando ataque nuclear, parece que a coisa a vai mal.

sergio

Quantos foram lançados 2 , 3, nunca parou pra pensar que podem estar testando esses misses ???

Lucas Sousa

Amigo vejo que vc entende bastante de guerras convencionais essa guerra e uma guerra com novas estratégias acredito que puting não irá usar métodos tradicionais por conta de já serem conhecidos há segredos de guerra e táticas de guerras modernas calma assiste e veja os próximos passos

Mgtow

“Eu acho”
Palpiteiros sendo palpiteiros

Rafa_Positronn

Ai o cara se esquece que os misseis russos são todos fabricados na…..

Russia !!!!!!

E os misseis russos são comprados em …

RUBLOS !!!!!

E que a Russia não importa tecnologia para fazer seus misseis

Não, cara …. tenha Santa Paciência !

Esse Bosco é psicodélico

Parece que o cara corre e se adianta pra justificar quando os FATOS desmontam as teses lunáticas dele

Carlos Gallani

Não restrito ao Iskander, tenho minhas duvidas a respeito da produção dos chips para atender o mercado domestico, a China que é a China ainda esta produzindo seus melhores chips em 90nm, tecnologia de 20 anos atrás, o que em termos de hoje que falamos em um mercado civil que atinge confortáveis 7nm é um grosseria, que tipo de chip a Russia deve ter capacidade produzir para seus itens mais tecnológicos?
Eu imagino que produzir em rublo não tem nada a ver com isso e que a capacidade de abastecimento destes itens mais sofisticado tem limitações!

Paulo

Ele elaborou uma hipotese coerente, embora ainda a ser comprovada.

Você não apresentou nenhuma. Então qual é a sua?

George

Meu filho, falta açúcar no mercado Russo. Você acha que vai sobrar algum dinheiro para comprar míssil e na quantidade para repor que foi gasto?

Henrique

Ele é torcedor

Curiango

Lambe botas dos estadunidenses deve ter um pôster do capitão América na porta do armário.

Carlos Campos

Iskander velho de Guerra, bom, acredito que eles podem fazer mais, é uma receita conhecida, se bem que não sei qual sai mais barato.

Aramis Albano

Um ataque nuclear a Kiev pouparia muitas vidas ucranianas.
Zelensky é um traidor genocida.
Entregando seu povo e país às ambições americanas.

Henrique

Eu acho que não!

Eu não afirmei. Nunca fui lá contar. Só que eu sou dotado da capacidade de raciocinar quando me é apresentado dados, evidências, o que me permite fazer ilações.

Fabio Jeffer

Ué Bosco, esses Iskanders são fabricados onde, nos EUA? no Reino Unido? França?

Ocidental Frustrado

Longe da verdade. Agora você tem que considerar quanto tempo o material está em produção. Os mísseis balísticos Iskander estão em produção há cerca de 20 anos. Alguns temiam que a Rússia ficasse sem Iskander, o que não tem chance de acontecer. Em primeiro lugar, os russos não anunciam que tipo de míssil estão usando. A Rússia tem oficialmente 13 brigadas Iskander com 12 veículos lançadores (2 mísseis por veículo) em cada uma das 13 brigadas e outros 12 em veículo transportador e carregador com 2 mísseis por veículo. Isso significa que uma brigada tem pelo menos 48 mísseis apenas… Read more »

Ronald Reagan

O governo de Zelenski tem trabalhado direitinho, conforme o combinado com os ocidentais que lhe deram armas e a cartilha. Nada de negociação, não. Chame outros países para a guerra, a Polónia, Alemanha, ou a OTAN e até levante a possibilidade de uma Terceira Guerra. Negociação prá que ? Combinado é combinado.

Fabricio Lustosa

Exatamente, no final das contas esse cara é um coitado. É obrigado a seguir as ordens, do contrário já teria pedido arrego como já bem ameaçou diversas vezes (fato mostrado pela mídia).

Ronald Reagan

E agora mostrou como a Ucrania é “democrática”, tornando ilegais os partidos de oposição.

Reis36

E um espetáculo porem terrível. .

seuzénétiuôrqui

Os ukronazis estão vencendo. Em breve estarão na Rússia, mais exatamente “férias” na Sibéria. E vejam como eles estão passando pelas tropas do tio Ivan em Mariopol. Olhem a “farda”. Vestido de Popandopulo”: militantes fogem de Mariupol com roupas femininas (VÍDEO) 23/03/2022 – 08:08 “Vestidos de Popandopulo”: militantes fogem de Mariupol com roupas femininas (VÍDEO) | primavera russa Um militar do Exército DPR contou como militantes ucranianos estão tentando escapar de Mariupol, misturando-se com civis e se passando por mulheres. “Em primeiro lugar, eles estão se escondendo atrás de civis e, em segundo lugar, sob o disfarce de civis, estão… Read more »

Rafa_Positronn

Minha Nossa Senhora ! Mas esse Bosco é uma PIADA PRONTA, mesmo …. o cara não pode ver uma vergonha que já passar no crédito e, ainda por cima, à prestação Primeiro o cara diz: – “Ain… mas eu quero ver a Rússia lançar só um Kinzhal” Ai os russo vão lá e lançam o Kinzhal… confirmado até pelos EUA Então, pra disfarçar o vexame, o Bosco vai lá solta: -“Ain… se estão usando o Kinzhal, é pq acabou o estoque de Kalibr” Ai, os russos vão lá e lançam uma saraivada de misseis Kalibr…. Então, não satisfeito com os… Read more »

SteelWing

Ele sempre arruma uma desculpa pra justificar a torcida dele. Igual como agora torce pros nazis da Ucrânia.

Rafa_Positronn

Na proxima Saraivada de Misseis Iskander, o Bosco vai aparecer pra dizer

“Vixe…. estão usando Iskander? É porque o estoque de TOPOL-M está baixo”

Aguardem

De qualquer maneira…. eu to printando tudo aqui…daqui a um tempo, veremos

Bosco

Rafa,
A gente entra aqui na Trilogia para se informar e se divertir. Acho que você pode aproveitar mais se deixar de ter fixação pela minha pessoa. Sou um velhinho feio pra chuchu que tenha certeza não faço seu tipo.
Tente explorar mais a Trilogia que não somente o que eu digito, que corresponde à minha opinião. Não se fixe nela.

Rafa_Positronn

sei sei

se divertir né….

“Disfarçar a vergonha” agora tem outro nome né

Paulo

A hipótese do Bosco está coerente até o momento (atenção: coerência não significa que ela é a ‘verdade’).

Mas guarde os ‘prints’ para constatarmos quem teve o maior índice de acerto.

Pablo Maroka

Boscão da massa só errou uma vez. Quando achou que havia errado!

Rafa_Positronn

O Bosquim não pode ver uma vergonha que já corre logo pra passar… detalhe: no crédito e à prestação !!!! Primeiro ele aparece pra DIzer: “Ain… eu queria ver a Russia lançar só um Kinzhal” Ai os russos vão lá e lançam o Kinzhal !!! Fato reconhecido pelos EUA e que provocou uma reunião só pra tratar desses misseis Hipersonicos Não satisfeito com o vexame e pra disfarçar a vergonha, o Bosco diz: “Estão usando o Kinzhal? Deve ser pq o estoque de Kalibr está baixo” AI os russos lançam uma saraivada de Kalibr… Ai pra tentar amenizar a situação… Read more »

Bosco

Rapaz,
Não faz isso pessoal não. Amanhã a sua vida vai continuar a mesma merda de sempre independente da minha opinião sobre os mísseis hipersônicos russos e se eu estou passando vergonha ou não. Vidinha miserável essa sua que fica contando as vezes que eu passo vergonha. Tenha dó pirralho! Tem coisa mais interessante pra fazer na vida nada não?
Situação “vexatória” rsss.
Vai ver se eu tô lá na esquina e volta pra me contar.

Bosco

Rapaz,
Não faz isso pessoal não. Amanhã a sua vida vai continuar a mesma merda de sempre independente da minha opinião sobre os mísseis hipersônicos russos e se eu estou passando vergonha ou não. Vidinha miserável essa sua que fica contando as vezes que eu passo vergonha. Tenha dó pirralho! Tem coisa mais interessante pra fazer na vida nada não?
Situação “vexatória” rsss.
Vai ver se eu tô lá na esquina e volta pra me contar.

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
Slow

“ A gente entra aqui na Trilogia para se informar e se divertir“

Kkkkkkkkkk já esqueceu o post acima ?

Curiango

Kkkkk

Fernando

Olha, no quesito baboseiras, dá uma briga boa Bosco x Toinho kings

Rafa_Positronn

Em tempo:

Bem que eu queria ver um navio de Guerra Brasileiro, produzido aqui, lançado pelo menos 1 MANSUP !

Gabriel ferraz

Tô querendo saber o seguinte de onde surgiu essa conversa que Kiev ia cair em 72horas ,pq eu só vi mídia ocidental falar essa baboseira. Tem algum oficial russo ou mídia russa falando isso? Se tiver postem o link pq eu não achei nenhum. A própria mídia ocidental fala isso, aí vem a galera puxa saco usando um argumento estapafúrdio que nem o país que atacou falou pra criar histórias de pescador. Em pleno 2022 vocês acham que uma cidade de quase 4 milhões de habitantes, cortadas de arranha céus ia cair em 3 dias? A maioria que comenta nesse… Read more »

Bosco

Aqui tem um participante com nick de “Toinho da Lua” e sua tiurma que dizia isso, que se a Rússia atacasse atravessava a Europa em em 3 dias. Pergunta pra ele onde ele viu isso. Ele é muito influente aqui. Depois disso ele disse que o Putin não ia atacar e que era invenção dusistadunidenses. Depois que houve o ataque ele voltou a afirmar que a Rússia ia vencer em 3 dias. Ai ficou demorando mais e ele mudou dizendo que era porque os russos estavam pegando leve com os civis e queriam causar o mínimo de destruição, dado que… Read more »

Last edited 2 anos atrás by joseboscojr
Paulo

Concordo em linhas gerais.

Só tire o ‘ad hominem’.

Thiago A.

Acho que o Putin dando a definição de “Operações Militares Especiais” ajudou nessa confusão rsrs Geralmente são ações cirúrgicas e muito bem planejadas, com objetivos específicos de alto valor e se desenvolvem em um arco temporal bastante curto. A libertação de Mussolini pelo comando alemão de Harald-Otto Mors foi uma operação especial. O objetivo, de fato, era do mais alto nível político: A Alemanha queria colocar de pé – novamente- um governo amigo na Itália que ajudasse a se opor e retardar o avanço dos Aliados. Mais recentemente temos vários exemplos de operações especiais que levaram a um “regime change”.… Read more »

Fernando

Tem esquizofrênico de todo jeito aqui. Inclusive os que afirmam que já acabaram os estoques de mísseis russos

Bosco

Então nos dê informações que contradizem essa hipótese? Você sabe quantos mísseis cruise e “balísticos” os russos têm?

Willber Rodrigues

Deve ser maravilhoso você ter a capacidade de fabricar 100% dos seus armamentos…
Imagine só, você poder usar suas armas como bem entender, sem se preocupar com cara feia e sanções européias e norte-americanas, e sem precisar se preocupar com o preço do dólar.
Se o estoque estiver baixo, é só mandar fazer mais, tudo “em casa”.
Eu invejo os russos por isso…

Hcosta

Pode não ser assim tão simples…
Cadeia de fornecimento, tempo e capacidade de produção são fatores limitantes.
Podem demorar anos a conseguir um ritmo de produção adequado.
Claro que isso pode ser mitigado com armazenamento ao longo dos anos mas numa guerra de alta intensidade isso pode ser rapidamente gasto…

Bosco

Tem gente que acha que estamos na SGM e que guerras de alta intensidade levam anos e anos. Acham que se os Iskanders acabarem vai dar tempo pra fazer outros como se míssil de 4 t fosse foguete de São João. Na melhor das hipóteses os russos operavam uns 200 Iskanders M em 15 anos mas tem um pessoal que acha que fazer uns 100 por mês é moleza e só depende do Putin mandar. Claro, se os russos meterem o pé no atoleiro e ficarem anos e anos vai dar tempo deles chegarem até em Marte, ainda mais produzirem… Read more »

hernâni fidalgo

Bom dia Bosco, do outro lado do Atlântico, quando venho à triologia ler algum comentário, é para ler os seus comentários. Mas não está fácil. O Brasil é grande e tem mais de duzentos milhões de habitantes mas parece que as bestas quadradas em termos políticos e militares se concentraram todas aqui. Será que só leem a RT e os outros órgão de propaganda do género! Ainda há por aí o tweeter e o youtube ou o Putim já proibiu? Como é possível ser tão cego! e tão estúpido ideologicamente? Eu sei que o Brasil está longe e caipirinha é… Read more »

Bosco

Um abraço Hernâni!

Curiango

Vai deitar Joaquim Manuel

Pablo Maroka

me caiu um lagrimon!

guilardo

Combinaram com os Ucranianos ?

Esteves

De mísseis Esteves não entende. Nem de navios. Esteves bisbilhota. Putin iria colocar em prática a prática russa de exigir o um império euro-asiático apoiado pelos velhos camaradas. Bingo para o Esteves. A estrela da morte terrena está em expansão apoiada por otomanos, veremos. A Europa após a Alemanha juntamente com a Ásia terrestre será do Tzar? A Europa e o Ocidente civilizado iriam fortalecer as portas polonesas, última barreira depois dos russos capturarem todos os eslavos e suas mulheres. Bingo para o Esteves. Esteves afirmou antecipadamente e acertou definitivamente. Invejar russo é demais. A sogra está com câncer. Começou… Read more »

Paulo

Hahahaha.

Carlos Gallani

Off:
Parece que alguma coisa grande esta pegando fogo pra valer no porto de Berdyansky, sim o porto que os Russos estavam usando…

Antonio Ferreira

Ataque ucraniano hoje de manhã destruiu um navio russo de desembarque anfíbio da classe Alligator no porto de Berdyansk, à leste da cidade cercada de Mariupol. Por favor, seia possível confirmar isso?

guilardo

Para uma potência de primeira linha, dotada de todos os meios convencionais modernos existentes, a Rússia está dando uma demonstração inequívoca que é uma péssima combatente. Ou os seus generais se formaram aqui, num país da América do Sul, ou não aprenderam logística com o nosso Pazzuelo. Não bastasse, em média, 10 para 1 em equipamentos militares, os seus infantes estão amedrontados frente à resistência feroz dos Ucranianos. Graças a Deus o Brasil tem um gigantesco território, o qual não permite aventuras logísticas de nenhuma potência estrangeira. E mais, temos uma força auxiliar como as polícias militares, tropas profissionais, espalhadas… Read more »

Ocidental Frustrado

Esse ataque no porto e o outro ataque na base aérea em Kherson demonstra que os russos são bastante imprudentes.

JSilva

Parece até meio lógico.

Se você tem uma Marinha que tem poucos navios e não tem condições de ter navios de alta tonelagem, seria bom que esses poucos que você tivesse fossem capaz de realizar múltiplas funções, entre elas a capacidade de lançar misseis de cruzeiro, que tem alto poder de dissuasão.

O Admiral Grigorovich não é um navio pequeno mas sempre achei interessante que os russos, mesmo em fragatas de baixa tonelagem, quase corvetas, são capazes de lançar mísseis de cruzeiro.

JSilva

*fossem capazes

Romão

O Bosco é o Antonio Kings, com sinal trocado.
Agora que vocês perceberam isso ?

Esteves

Tecnicamente não é possível.

Antônio passa as tardes pesquisando e colando links. Antônio é fan da cultura militar líquida. Antônio joga a rede e arrasta a…superfície. Antônio é capitão do esquadrão que pesquisa cabeças de mísseis. Antônio é legal.

Bosco é elucidativamente alargado nas convicções e nas explicações. Bosco é do pessoal.

Segue o enterro.

Heyarth

“Bosco é elucidativamente alargado nas convicções e nas explicações” Antigamente sim, o Bosco fazia comentários técnicos e realistas baseados em dados e fatos. Hoje ele comenta com “achismo” e refuta possibilidades de raciocínio por discordar politicamente de um dos lados, tornando as análises atuais dele totalmente enviesada, parece que agora ele vive numa bolha ocidental. Quem for pró ocidente vai adorar. Eu prefiro o campo de visão mais aberto, raciocinando de forma técnica sem amor a esse ou aquele lado. No fim das contas é tudo questão de interesses e nenhum deles dá a mínima pro Brasil e os brasileiros,… Read more »

Esteves

Concordo.

George

Vietcrânia