Notícia foi veiculada no site Forbes, que alerta para necessidade de analisar a informação com ceticismo – Atualização (20:45): MD russo admite incêndio no navio, graves danos e evacuação da tripulação

Relatos não confirmados dão conta de que o ataque de uma bateria ucraniana de mísseis Netuno (“Нептун” ou R-360 “Neptun”) danificou o cruzador russo Moskva ao largo de Odessa, porto estratégico no Mar Negro, litoral sudoeste da Ucrânia.

Diversas autoridades govenamentais ucranianas alegaram, nesta quarta-feira, que dois mísseis ucranianos do sistema Netuno, aparentemente disparados de uma bateria escondida em Odessa ou nos arredores, atingiram e incendiaram o cruzador russo.

Entre as autoridades que veicularam o suposto ataque, estão Anton Gerashchenko, conselheiro do Ministério do Interior da Ucrânia e Maksym Marchenko, chefe da administração em Odessa.

O autor da notícia no site Forbes, David Axe (especialista em temas de armamentos) recomenda ler com ceticismo esses relatos, pois desde o início da invasão russa à Ucrânia, em 23 de fevereiro, houve várias alegações de navios russos atingidos ou afundados ao largo de Odessa e outros portos, mas com apenas uma confirmação: um navio-patrulha russo, atingido por armamento antitanque antigo, próximo à costa em Mariupol.

No caso do suposto ataque ao Moskva, a arma utilizada seria muito mais poderosa: o sistema Netuno, que dispara mísseis de cruzeiro R-360, teve seu desenvolvimento iniciado em 2013, com primeiros testes de disparo em 2018. O míssil, que voa a baixas altitudes, tem alcance divulgado de 180 milhas.

O míssil é lançado com o “booster” do artefato antiaéreo S-125 e mantém seu voo com um turbojato MS-400. O alcance de sua cabeça de detecção é de 30 milhas.

Porém, segundo Axe, apenas uma de seis baterias inicialmente pretendidas para incorporação neste segundo trimestre teria sido entregue, em meio a todas as dificuldades da guerra.

Cada bateria de Neptune inclui vários caminhões, um dotado de lançador para quatro mísseis, outro para comando, mais dois levando recargas. O sistema se comunica com um radar móvel Mineral-U com alcance de 370 milhas.

Caso se confirme que uma bateria tenha realmente sido prontificada e o ataque ocorrido com sucesso, seria um feito notável da Ucrânia em meio a toda a devastação da guerra.

FONTE: Forbes 

ATUALIZAÇÃO 13/4/22 20h45: ministério da Defesa da Rússia divulgou que houve incêndio e sérios danos no cruzador Moskva

Segundo o site russo Ria Novosti, em notícia publicada já na madrugada de 14 de abril no fuso horário russo, houve um incêndio no cruzador Moskva, com detonação de sua munição.

A informação foi dada pelo Ministério da Defesa da Rússia, que acrescentou que o navio sofreu sérios danos, a tripulação foi completamente evacuada e a causa do incêndio está sendo investigada.


 

Subscribe
Notify of
guest

311 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Miguel Carvalho

A ser verdade seria um feito extraordinário.

Carvalho2008

Quarta 12/4 19:51 hr
E seria feio para o cruzador que se preze ser alvo de dois mísseis sem abate-los….vamos ver se confirma

BrWs

Se um simples “fósforo” Ucraniano tocasse no navio causando incêndio, e detonando seu armazém de munição, sua chance de ir a pique era grande…
E segundo informações, foi para o fundo…
https://southfront.org/breaking-russian-black-sea-fleets-flagship-moskva-cruiser-experienced-explosion-of-ammunition-serious-damage-sustained-crew-evacuated/

Felipe

Segundo informações oficiais, não foi a fundo e está sendo rebocado de volta a base Sevastopol.

Marcos R

64 S300 e 6 ciws, levar um míssil no costado fica feio!

Felipe

Por isso é provável que o motivo foi um incêndio a bordo mesmo e a Ucrânia pegou a carona e diz que lançou misseis que nem existem e nunca foram produzidos.

Wellington Jr

Igual o Su57? Kkkkkk Amigão assume o missel Ucraniano acertou o navio e ele está a pique. O MD russo nunca vai assumir que foi um míssel Ucraniano e nem que o navio afundou, ele vai fica meses sumido e depois vai ser “afundando” no mar negro após dar baixa no serviço. Essa tática de propaganda é mais comum do que imagina. Os Japoneses faziam isso e os Alemães também.

fabio_bsb

O pessoal da Russia deve estar avaliando o que é pior, admitir que foi atingido por um míssil ou admitir que a tripulação fez m. e afundou o navio mais importante deles.
No fim as duas opções atestam despreparo do corpo militar.

Augusto

Feio???? Seria uma vergonha para a marinha e para a Russia. Um cruzador ser acertado por um pais que segundo alegação russa já tinha sido totalmente dominado no ar e uma vergonha. Um cruzador atingido??? Na boa e melhor os russos voltarem para casa por que já tão passando vergonha nesse confronto.

Boitatá

Volta pra casa, Ivan! Mamãe vai preparar um strogonoff bem gotoso! Melhor que morrer sendo abatido por quem só está defendendo sua terra.

Marcos

E é.

Pedro Calmon

Os Russos oficialmente disseram (via Interfax) que o navio esta em chamas e foi evacuado. Mas dizem que foi um “acidente” no paiol de municoes e nao um ataque ucraniano.

Marcos R

Não sei se as imagens são autênticas, mas alegam ser do Moskva.
https://youtu.be/dBrQfRRZlHk

Joe

A humilhação só aumenta.

Pedro Calmon

Maior humilhacao militar Russa desde a guerra contra o Japao em 1904.

Augusto

No mar sim, mas a maior humilhação da historia militar da Rússia foi na batalha de Kiev em 41, talvez a derrota mais humilhante da historia. Mais de 700.000 homens foram mortos ou capturados em uma única batalha.

Fabricio Lustosa

URSS = Rússia??? Ridículo demais isso…quantos milhares (milhões) de ucranianos, cazaques, tadjiques, povos do báltico e etc etc etc… não só integravam as forças armadas soviéticas como também governavam a URSS – Stalin era da Geórgia; Kruschev era ucraniano e por aí vai. Tosco e patético demais esse esforço monumental em atacar a Rússia.

Augusto

Fabricio não e ataque contra a Russia não, e apenas constatando a algo que já passou. Por mais que Stalin fosse georgiano, boa parte do alto comando militar soviético era de etnia russa. Boa parte da liderança politica soviética também era russa. Então essa derrota e valido ser atribuída para a Russia. Se for seguir o seu conceito então os russos nem deveriam comemorar o dia da vitoria, pois segundo a sua concepção que venceu a Alemanha nazista foi a URSS não os russos.

Augusto

Para ser justo com os Russos, os mesmos deram o troco nos alemães durante a operação Bragation de 44.

Henrique

Se for verdade não deixarão barato e talvez vejamos um aumento de “brutalidade desenfreada” de ataques de misseis contra Odessa. Mais essa humilhação não será bem digerida pelo comando russo que já fez erros táticos básicos com a aproximação conjunta de seus navios em porto não totalmente seguro que resultou no incêndio em um e destruição de outro. Pode isso Arnaldo? …

Miguel Carvalho

A brutalidade russa já é conhecida dos ucranianos, afinal milhões morreram de fome ás mãos de Estaline.

Os Ucranianos estão por tudo, afinal só tem a perder a sua pátria.

Zoehler
Agressor's

Quem mente mais hoje: político, motorista de Uber, pescador ou as mídias mainstream na cobertura deste conflito?

Fernando "Nunão" De Martini

Agressor, se está falando da Forbes em relação a esta notícia especificamente, não procede chamar de mentira: a reportagem diz claramente que autoridades ucranianas estão alegando que o Moskva foi danificado e alerta pra analisar essa informação com ceticismo.

Ou seja, a notícia é sobre uma alegação ucraniana, ao menos por enquanto.

EduardoSP

Interpretação de texto é uma coisa complicada no Brasil. Diferenciar as diversas pessoas que podem estar no texto, os tempos verbais utilizados e seu significado, o que é um artigo ou uma notícia e por aí vai.

Agressor's

Falo no sentido geral mesmo, e não com relação a essa notícia especificamente… 😉 Ambos os lados mentem e falsificam, mas o que se presencia nessas mídias ocidentais chega a ser bizarro. Existe alguns vídeos mostrando “cadáveres” se movendo enquanto um comboio ucraniano passava com 4×4. Também é bem estranho nenhum vestígio de sangue e as roupas limpas de grande parte dos mortos, que o regime ucraniano alega que foram executados pelos russos. Outro fato que é um tanto quanto estranho observado no “Massacre de Busha” é o prefeito comemorar a saída dos russos em 30 de abril, e só… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Wellington jr

;Cuidado Agressor, na alemanha nazista os nazistas tambem propagavam que não estavam matando os judeus. Muita gente chamava de mentiroso quem falasse que viu corpos de judeus em valas ou que viu judeus morrerem por execuções.
No mais leia esse artigo italiano que traz uma analise do video e traz um video de 01/04 onde ja havia os corpos na rua.
https://www.repubblica.it/tecnologia/2022/04/04/news/ucraina_foto_e_video_bucha_non_sono_falsi-344083175/

EduardoSP

As “mídias” não “mainstream” não mentem?

Rodrigo Martins Ferreira

Russófilo

Luis

Chora neném

Andre

Quem mais mente não sei, mas quem mais se ilude são as putinzetes.

Chore em posição fetal que a Tass noticiou o fato.

Marcos10

Quem mente mais ?
Resposta: as putinetes.

Pampapoker

Não podemos esquecer do putin+$&. Não vamos invadir kkkkk

Oseias

Quero ver uma versão antinavio do missil MTC-300 lançado pelo Astros.

Thiago A.

Para quem tá nu qualquer roupa serve, mas no nosso caso seria preferível investir em uma versão antinavio do MICLA-BR, Poucas aeronaves poderiam garantir uma melhor cobertura do nosso imenso mar. Maior alcance ( raio de combate da aeronave + o alcance do míssil que pode ser guiado pela própria aeronave), menor tempo de reação e uma melhor consciência situacional. A bateria costeira seria ótima para os fuzileiros navais com o suporte de drones próprios ou aeronaves da FAB. Não vejo como prioridade no nosso contexto, é uma opção mais limitada no alcance e mobilidade, necessita de uma ótima capacidade… Read more »

Heitor

Segundo informações os Netunos têm 150kg de ogiva cada, logo seriam 300kg de ogiva que atingiram o cruzador. Seria suficiente para afunda-lo ou ao menos deixá-lo inoperável?

737-800RJ

O pessoal que saca do assunto vai poder falar melhor sobre isso, mas dependendo do local atingido e se gerar um incêndio de grandes proporções que comprometa os sistemas de navegação, sensores ou de gerenciamento de combate, já seria suficiente pra tirar o navio de ação por muito tempo…

Nascimento

Se for de material composto com alumínio pode afundá-lo sim, pois ai o fogo se alastra pelo navio todo, caso contrário NÃO SEI. E não sei se o Moskva é ou não feito desse material. Eu sei que os mais novos tem alumínio na composição do casco.

Inoperante? Com certeza, até por segurança da própria tripulação, mas sua movimentação e operação de outros sistemas de armas depende muito de ONDE ele foi acertado. Abraços.

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Victor Filipe

Depende da onde atingir. Se acertar o paiol de munição. Podia ser 4kg de explosivo. Já seria um problema extremamente grande

Heitor

Realmente, e parece ser o caso.. a Reuters está informando a versão russa.

https://www.reuters.com/world/europe/russia-says-major-ship-black-sea-fleet-badly-damaged-blast-interfax-2022-04-13/

Boitatá

Eu diria que se foram dois mísseis e ainda teve incêndio, as chances de ser irrecuperável é grande

Bruno

A midia russa acabou de confirmar. Disse que o depósito de munições explodiu

Boitatá

Isso, igual o SU25 que caiu por erro do piloto

Bosco

Geralmente quando mísseis antinavios atingem o depósito de munição eles explodem mesmo.

Putinik da Silva

https://twitter.com/rianru/status/1514378797096873989?s=21&t=vZBrMRG8o7LFV52yE-Fg3w

Segundo o Xings é mais uma estratégia diversionista dos Nazorussos

Andre

Juntamente com o famoso avanço para trás russo faz parte das novas estratégias do mestre de xadrez.

Inimigo do Estado

Claro, claro, acredite em quem está perdendo a guerra.

Fernando "Nunão" De Martini

“… e de que nenhum órgão de imprensa mais relevante ter divulgado isto”

Vários jornais relevantes passaram a publicar nesta última hora, a partir de notícia distribuída pela Agência France Presse (AFP).

Mas a maioria mantém a ressalva de que por enquanto é uma alegação de autoridades ucranianas e que ainda não há confirmação independente.

Marcos

Da uma olhadinha na TASS. Está lá.
Órgão oficial russo.

Fernando "Nunão" De Martini

Marcos, estava atualizando a notícia na hora em que vc respondeu, acrescentando as informações da Ria Novosti confirmando o incêndio. Acabei de ver na TASS também

Marcos

Oie Nunão,
O debate nos fóruns estrangeiros vem sendo sobre como a UKraine localizou o navio. Há teorias de que foi o famoso drone turco serviu de isca ou via inteligência fornecida pela NATO. Como os 2 mísseis (é o que se comenta) passaram pelas camadas de AA é algo incrível. Tem um britanico de open source intelligence que divulgou a captura do sinal de socorro pelo que diz ser o navio. Interessante analisar o MO de ataque.

Augusto

Meu Deus! que humilhação, a Nau Capitania da frota do mar negro pedindo socorro desse jeito. Dia vergonhoso para a marinha Russa.

Bosco

Marcos,
Vale salientar que para mísseis antinavios subsônicos sea-skimming só existe uma camada a ser penetrada, a defesa de ponto. Por isso esse ser a maior razão do Ocidente continuar a acreditar nos mísseis antinavios subsônicos sea-skimming, e agora, com um algo a mais, que é a capacidade “stealth” (RCS nível VLO e seeker passivo)

Marcos

O fato da TASS russa ter acabado de confirmar que a tripulação foi evacuada do navio me parece ser um excelente indicador de que o navio está em chamas.

Rayan

Navio afundou de acordo com o Southfront.

Felipe

Não afundou e está sendo rebocado.

Nei

Várias notícias também dizem que já afundou. Negacionista vc. Aguarde outras informações antes de afirmar algo.

Luis

Se isto é verdade, a Rússia seria a primeira a divulgar as imagens.
Cadê?

Rodes

Já tem confirmação russa. Estão falando que foi munição que detonou sozinha kkk

GRANDE DIA

https://ria.ru/20220414/kreyser-1783435471.html

Eduardo Angelo Pasin

Pode ser uma falha do sistema de defesa do navio acredito que pela idade e talvez uma manutenção relaxada do sistema isso pode ter ocorrido, mais acredito que foi o míssil mesmo.

Palpatine

Armamentos antinavio baseados em terra costumam ficar nas mãos da marinha ou do exército? ou ficam sobre o comando de uma força independente?

Victor Filipe

É com grande satisfação, felicidade no meu coração e com um largo sorriso no rosto que eu venho apresentar a vocês a nova contratação do Glorioso.

Seja bem vindo

MOSKVA

Cruzador classe Slava

Leandro Costa

Parece que mais uma vez os Russos paparam moskva.

Victor Filipe

Foi de Vasco

manuel flavio vieira

Segundo a RIA Novosti, o MD da Rússia alegou que uma munição do cruzador foi detonada em virtude de um incêndio. Foi uma maneira que encontraram para não reconhecer que o Moskva foi atingido por um míssil antinavio ucraniano:
https://ria.ru/20220414/kreyser-1783435471.html

Last edited 1 ano atrás by Manuel Flávio
Eduardo Holanda

A imprensa estatal russa acabou de confirmar que um ”incêndio” atingiu o depósito de munições, a embarcação foi seriamente danificada e a tripulação evacuada.

На ракетном крейсере “Москва” в результате пожара сдетонировал боезапас – РИА Новости, 14.04.2022 (ria.ru)

Fabio Araujo

Segundo a mídia russa um incêndio causou a detonação na munição do Moskova, mas não falam qual foi a causa do incêndio e a tripulação foi evacuada. Deve ter sido um ataque mesmo!
https://ria.ru/20220414/kreyser-1783435471.html

Last edited 1 ano atrás by Fabio Araujo
Erick Barros

Depois de um navio atingido por MLRS, vale tudo na propaganda ucraniana.

Luís Henrique

Os russos já confirmaram. Saiu no sputnik que o cruzador foi atingido por fogo pesado.

manuel flavio vieira

A agência de notícia TASS também noticiou. E também com informações do MD russo. O Moskva foi seriamente danificado:
https://tass.ru/proisshestviya/14372453?utm_source=twitter.com&utm_medium=social&utm_campaign=smm_social_share

Last edited 1 ano atrás by Manuel Flávio
Renato Carvalho

Uma grande e significativa vitória Ucraniana ,afundar o poderoso MOSKVA.

manuel flavio vieira

Trecho do link que eu coloquei:
“As a result of a fire, ammunition detonated on the Moskva missile cruiser. The ship was seriously damaged. The crew was completely evacuated,” the military department said.”

Olha aí se o cruzador não vai a pique já que toda a tripulação foi evacuada…

Erick Barros

O fato é que depois que os russos admitiram o incêndio é que os ucranianos aproveitaram a ‘carona’ para dizer que foram eles.
Normal, em se tratando de ucranianos.

Putinik da Silva

Os Ucranianos estão divulgando isso a mais de 5 horas.

Os russos confirmaram a pouco mais de 5 minutos.

Felipe

A ordem das noticias não é necessariamente a ordem dos fatos. Os Russos provavelmente devem ter demorado ou não pretendiam informar do incêndio a bordo, mas os Ucranianos ao verem fogo no navio aproveitaram a carona e já disseram que atingiram o navio com misseis que nunca nem foram produzidos em serie.

Fernando "Nunão" De Martini

“O fato é que depois que os russos admitiram o incêndio é que os ucranianos aproveitaram a ‘carona’ para dizer que foram eles.” Erick, Os tweets de autoridades ucranianas foram publicados várias horas atrás ainda na noite de hoje (13/4) no fuso horário de Kiev. Já a notícia na mídia oficial russa sobre o incêndio acabou de sair, já na madrugada de 14/4, fuso horário de Moscou. Então a ordem dos fatos é que a alegação ucraniana veio antes da notícia oficial russa. Qualquer dúvida é só clicar nos links das fontes da Forbes (que por sua vez tem links… Read more »

Victor Filipe

Os Ucranianos noticiaram terem atingido o navio muito antes de qualquer notícia russa.

Adriano RA

Isso é um forte indicativo de que fizeram o ataque. Aliás, desculpa, mas confirma. “Se non é vero, é ben trovato”. Ponto para os Ucranianos.

Augusto

Ponto, vários pontos para os Ucranianos. E muitos negativos para os Russos.

Renato de Mello Machado

Mas esse navio tem quanto tempo? Alguma coisa aconteceu lá e tem de assumir que foi um ótimo golpe.

Leandro Costa

O navio é do final da era soviética. Havia sido modernizado a alguns anos atrás, esteve em operação na Ossétia e, mais recentemente, na Síria. Acidentes sempre podem acontecer em embarcações militares (na verdade, em qualquer embarcação). Não é algo totalmente comum acontecer, ainda mais com o orgulho da frota do Mar Negro e nau-capitânea, e ainda estatisticamente muito difícil de acontecer quando horas antes seu inimigo diz que te acertou. Pode acontecer, mas é coincidência demais. Acho que, até que se prove o contrário, a Ucrânia acertou o Moskva. Sabe-se lá quantos mísseis foram lançados para fazerem isso, sabe-se… Read more »

Pedro Calmon

“Acidentes sempre podem acontecer em embarcações militares”

O paiol de municoes eh o ultimo lugar onde acidentes deveriam acontecer em um navio militar.

O que seria pior, perder um navio pelo fogo inimigo ou pela absoluta negligencia, incompetencia e inepcia da sua propria tripulacao?

Leandro Costa

Em teoria, jamais acidente algum deveria acontecer, mas já aconteceram antes várias vezes por diversos motivos. Vamos lembrar do Forrestal, do Enterprise, e até por que não, do Bahia. Eu não estou balizado para opinar sobre o que seria pior. Para mim, seria pior perder o navio por inaptidão da tripulação.

Mas ainda assim são exceções à regra. Em teoria, depois da experiência na Síria, a tripulação deveria ser considerada bem treinada e o navio já bastante testado em condições operacionais. Então, na minha opinião, foi resultado de ataque mesmo.

Pedro Calmon

Para mim, seria pior perder o navio por inaptidão da tripulação.”

Para mim tambem. Mas o aparato de propaganda Russo parece preferir a historia da ineptitude da tripulacao.

Logica de Russo.

leonidas

Os americanos quase perderam um cruzador no Iemên.
Porque raios os Russos nao poderiam perder um no mar negro?
Ademais se foi um ataque ucraniano a inteligência do preparo pode ter sido toda por conta do Ocidente muito possivelmente.
Esta guerra promete, e não são coisas boas…

Rayan

Excelente pergunta. A última opção – incompetência ou negligencia é ainda pior..

Renato de Mello Machado

Então Leandro.Esse navio tem quanto tempo?E só hoje em tempo de guerra é que aconteceu um acidente? Sim o fundo do mar deve ser seu destino.

Leandro Costa

Renato, eu olhei agora. Ele foi originalmente comissionado na Marinha Soviética em 1983 e retirado de serviço em 1990, sendo que voltou ao serviço ativo pela Marinha Russa em 2000 e pode ter recebido algumas melhorias entre 2018 e 2020.

Renato de Mello Machado

Ele recebeu melhorias sim.Mas hoje ele foi duramente atingido.não tem desculpas nenhuma.Pois esse tempo todo que eu saiba nunca teve problemas com ele desse nível pelo menos.

BrWs

E de 1982.
Na verdade não houve uma “modernização”, ele ficou encostado por um bom tempo, inclusive ventilaram várias notícias que ele iria para a reserva, posteriormente mexeram só em seu grupo propulsor e voltou a ativa.

Wellington jr

os ucranianos tão mostrando que o tiro de saturação não foi mera sorte kkkk

Renato de Mello Machado

Foi um belo golpe sim.Vamos ver a retaliação.

George

Esse deve ser mais um que acha que a culpa é da Ucrânia por ela ter sido invadida.

Nei

Mas deve ter a cabeça falhada. Os Ucranianos afirmaram isso primeiro e bem depois a Rússia. Aguarde antes de postar besteiras puxando para um lado sempre.

Bosco

Erickk,
Essa sua impressão sobre os ucranianos é recente ou você já não gostava deles há muito tempo?

Rodrigo Martins Ferreira

Pode agachar em posição fetal e chorar gostoso..

João

Ele gosta

Fábio

O Kings chora nesse momento.

Boitatá

Toinho foi demitido. Putin tá cortando despesas, a coisa tá feia lá.

Carlos Gallani

Acho que é vergonha mesmo, ele anda comentando com fakes!

Felipe Morais

Respeite o Toinho.
Inspirado na páscoa, ele renasceu, sob o nome Casemiro.
Semana que vem ele volta ou aparece com outro nome.

Kkkkkkkkk

Jagdverband#44

Isso é uma vergonha!

Rodrigo Martins Ferreira

Ele n sumiu, só mudou de nick…

Nada mais normal para esta gente.

Bosco

Eu fico mais preocupado com a 100Nick. Ela não deve estar bem, tadinha!

Bosco

Se alguém encontrar o Toinho diz pra ele me dirimir essas 3 dúvidas:
1- quando os russos chegam a Kiev?
2- por que o comboio tá parado?
3-quando o Estado da Coréia do Norte vai desaparecer e lá vai virar um país comunista?

Heinz Guderian

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk vocês são demais!

Rodrigo Martins Ferreira

É mesmo…

#VoltaElaine..

Anderson Graça

Moskva

Putinik da Silva

A única esperança pra ele é que os fazendeiros ucranianos tenham algum tipo de submarino, senão vai virar morada de peixe.

Wellington jr

Vi aqui que os tratoristas junto com surfistas estão posicionando tratores na costa de Odessa para rebocar o navio, os surfistas vão prender as correntes para que os tratores puxem kkkkkkkkk

Putinik da Silva

🤣

Luis

Um disparou o míssil, o outro vai rebocar.

Leandro Costa

É uma quadrilha bem organizada.

Boitatá

Boa boa Boa

Andre

Chore em posição fetal putinzete.

Até a Tass noticiou.

A única mentira era o poderio do exercito russo. Mas essa caiu por terra.

Carlos Dias

Quer dizer que a Rússia perdeu sua nau mais importante do Mar Negro numa guerra contra um país que sequer possui uma marinha? Há outra palavra que não seja vexame?

pangloss

Peskov chama isso de “boa vontade”.

Carlos Dias

Ehehehe

Mercenário

Fiasco, caso confirmado.

Um cruzador não ser capaz de se defender de dois mísseis apenas.

Nelson Junior

Fico pensando: Esse cruzador é armado com 64 S-300… Acho que estes também não são tão bons como divulgam os Russos…
Mas eu só acho
hahahaha

Ze das Couve

Faz parte do plano russo, dirão os apoiadores do Putin.

Nei

2ª Fase da Operação Especial na Ucrânia (plano vazado): Envie o Moskva para perto de Odessa e o desça para o fundo.

Andre

Em numa hora dessas me pergunto: por que os EUA precisariam de misseis hipersônicos para enfrentar a marinha russa?

Se não fosse a China..

Rodrigo Martins Ferreira

No Xadrez 65D do Putin, isto ja era esperado..

Talvez tenha até sido uma operação de False Flag..

Leandro Costa

Enxadrista nada. O cara só joga batalha naval. E pelo visto não joga muito bem.

Nelson Junior

Se olhar bem de perto o que ele tá jogado vai perceber que é o jogo da forca

Leandro Costa

De acordo com as agências Russas, o navio foi totalmente evacuado. Se foi realmente totalmente evacuado, então os danos não apenas foram significativos, mas também pode ser que o combate ao incêndio esteja sendo feito por outros navios ao invés de pela tripulação dentro do próprio navio. Então a coisa deve estar BEM feia mesmo. Pelo jeito, esse aí, se sobreviver, não navega mais tão cedo.

Outra questão interessante é saber qual o nível de treinamento do Marinheiro Russo, principalmente acerca de combate à incêndios…

Wellington jr

Alguns afirmam que esta indo a pique o navio, se for confirmado os russos vão perder um poderoso navio e isso vai acabar dando moral para as forças ucraninas. Vai ser dificil um assalto anfibio em Odessa desse jeito pois os navios de desembarque iriam estar no alcance desse sistema.

Leandro Costa

Sim, e se não me engano os outros dois Slavas estão no norte e não podem passar pelo Bósforo. Se vão mesmo fazer um desembarque para tomar Odessa, vão ter que se virar com o que tem. Espero que o Moskva afunde.

Wellington jr

Estavam no Mediterrâneo impedindo que os navios da Otan ( 3 porta avioes e suas escoltas) saíssem em direção a Turquia para adentrar ao mar negro. Porem só o cruzador em questão foi para sevastopol apoiar a guerra. Nesse momento Putin deve estar tendo pesadelos. Também torço para que o navio afunde, assim Odessa vai respirar mais aliviada pois sem esse cruzador é suicídio tentar invadir por meio anfíbio.

Marcos10

Já afundou. Imagens recentes mostravam o navio com a parte anterior completamente submersa.

Felipe

Cadê as ibagens?

Rodrigo Martins Ferreira

Pede pro Jacques Cousteau

Jagdverband#44

Kkk

Flanker

Pra que? Vai dizer que tu ainda não acredita?

Augusto

Vergonhoso demais pra marinha russa.

Last edited 1 ano atrás by Augusto
A6MZero

Realmente sem o Moskva os russos perdem sua embarcação com maior poder de fogo na frota do mar negro, as fragatas Admiral Grigorovich, não tem o mesmo poder que o Moskva, além disso se confirmado o ataque, os russos vão ser obrigados a ficar mais afastados da costa Ucraniana ou arriscar seus meios a se tornarem novos alvos. Afundar ou danificar pesadamente o Moskva é um grande feito e pode acarretar sérios problemas aos russos, que já vinham sofrendo com falhas logísticas, tentar suprir suas forças por via marítima se torna altamente arriscado, e eleva ainda mais os custos da… Read more »

Nelson Junior

Calma que logo logo os NSM vão chegar, daí a única solução vai ser pedir pro Erdogan deixar os navios Russos saírem do mar negro

Nascimento

A verdade dura de aceitar é que o nível de treinamento tanto russo quanto ocidental abaixou bastante nos últimos anos. Principalmente porque ambas as marinhas tem navegado cada vez menos e treinado seus homens pra esse tipo de situação cada vez menos após a formação. O incêndio no último PH americano comprovou que sua tripulação era muito incapaz de exercer múltiplas funções, o PH poderia ter sido salvo caso sua tripulação fosse capaz. Tiveram 19 meses para aumentar a disponibilidade de manutenção da nau, mas permitiram repetidas falhas e acúmulo de riscos significativos, isso somado a uma tripulação mal preparada… Read more »

Leandro Costa

Nascimento, eu concordo. Não lembro de cabeça muito bem, mas o incêndio no Bonnie Dick foi criminoso. O que não é motivo para que não tenha sido controlado. O relatório final das investigações, de novo salvo engano, é de que o incêndio seria possível de ser controlado caso todas as precauções e protocolos tivessem sido seguidos, e também acho que a tripulação mínima mesmo em porto, não estava presente. Houveram alguns casos de colisões e outros acidentes no Pacífico com a USN devido à falta de treinamento. Alguns meses atrás assisti um video do SubBrief sobre isso, e parece que… Read more »

Jacinto

Leandro, Se você tiver curiosidade (e tempo), a Marinha dos EUA divulgou o relatório final sobre o incendio do Bonnie Dick. Tem quase 500 páginas…

https://www.secnav.navy.mil/foia/readingroom/HotTopics/BHR%20and%20MFR%20Investigations/For%20Release%20BHR%20Command%20Investigation%20(20%20Oct%2021).pdf

Dalton

Leandro, na US Navy também se tem a cultura de que cada marinheiro é um bombeiro e se dá grande atenção ao chamado controle de danos, mas, há limites do que se pode fazer e cada caso é um caso. . Incêndios em navios passando por manutenção são relativamente comuns e mais difíceis de debelar porque ao contrário de navios em missão, boa parte da tripulação encontra-se ausente, equipamentos contra incêndios podem estar apenas parcialmente instalados, passagens podem estar parcialmente obstruídas por equipamentos e materiais potencialmente incendiários, etc. . Em 2019 por exemplo um navio idêntico ao “Bonhomme Richard” também… Read more »

Rodes

Afundou

RIP Moscou

ps: o Mar Negro está revolto e com chuvas. E cheio de minas russas (kkk)

Zezão

É preciso lembrar que o cruzador russo Moskva carregava 16 × P-500 ASMs em tubos de lançamento externos. Cada um pesa cerca de 10.600 libras e é composto principalmente de material explosivo. Um acerto em qualquer uma dessas unidades causaria sérios danos ou a explosão da munição.

Wellington jr

munição e combustível mistura explosiva kkkk, se não me engano o fogo é bem no centro do navio onde estão o P-500.

Eduardo Holanda

Imagina perder o seu melhor navio no Mar Negro pra um país que sequer possui uma marinha funcional…

Pedro Calmon

Pois eh. A Russia hoje nao tem recursos industriais ou financeiros para repor a perda de um navio desses.

Nascimento

Isso comprova a importância de possuir meios AsUW que as pessoas faziam tantas críticas…

A verdade é que as tripulações de marinheiros hoje em dia em sua grande maioria não tem o mesmo nível de prontidão que possuíam antigamente. Não atoa ocorreram tantos ataques e incidentes envolvendo colisão de navios.

Luís Henrique

Sempre que vejo um cruzador Slava eu lembro da proposta ucraniana que nos ofereceu o cruzador Ukraina.
Fica aqui sonhando como a MB poderia equipar este Cruzador pesado com sensores e mísseis ocidentais.

Luís Henrique

A maioria das críticas é porque pensaram que o navio viria armado com sensores e mísseis soviéticos da década de 80. E não era essa a ideia. Até porque a Rússia não permitiria a venda de P500 Bazalt ou P1000 Vulkan. A idéia era terminar o navio (casco) e entregar com os sistemas de propulsão em estado novo, ou seja, o navio navegando. E aqui no Brasil a MB poderia colocar sensores e mísseis novos e da procedência que desejasse. Muitos criticavam que era velharia soviética. Porque o navio foi lançado ao mar em 1990, ou seja, possui 32 anos.… Read more »

Pablo Maroka

Na moska! hahah

Pedro Calmon

Os Russos oficialmente disseram (via Interfax) que o navio esta em chamas e foi evacuado. Mas dizem que foi um “acidente” no paiol de municoes e nao um ataque ucraniano.

bit_lascado

Uma colisão com dois mísseis é um acidente

Renato de Mello Machado

Ninguém pode falar que a Rússia não foi avisada de que tem chegada de armamento e tropas de outros países na Ucrânia.Mas veremos.Toda ação tem uma reação. Daqui há alguns dias a retaliação.

Wellington jr

vão só latir, Putin que se enfiou na merda até o pescoço agora ou nada pra sair ou arrega e desiste de provar ao mundo que é o todo poderoso.

Renato de Mello Machado

vamos ver.é só um navio.E Ucrânia como país?

Wellington Jr

Não vão usar armas nucleares pois isso iria acionar mísseis contra a Rússia, destruição mútua. Logo só vão latir.

Augusto

Não e só um navio Renato, e um cruzador pesado nau capitania da frota do mar negro, e só isso. A Russia pode ate ganhar essa guerra, mas que vai ser uma vitória de Pirro, isso vai.

Zezão

Um dia antes, Zelensky postou nas redes sociais um selo comemorativo com um soldado ucraniano apontando o dedo médio para o cruzador Moskva.
Originalmente, era um selo comemorativo da reação “heroica” dos guardas de fronteira ucranianos na ilha das cobras quando solicitados a se render.
Incrível!

Rodes

F

MAB

“Nossa gloriosa tripulação percebeu que uma caixa de fósforo entrou em combustão espontânea perto do estoque de VODKA ! , mas por conta do mar agitado não foi possível extinguir e Kaput”! Mensagem enviada via Codigo Morse (o código morse não é piada, é verídico).

Mundo real, foi atingido por um míssel.

Agora é com o batalhão de fazendeiros !

Bardini

O sistema se comunica com um radar móvel Mineral-U com alcance de 370 milhas. . Eles estavam desenvolvendo os dois protótipos deste radar, montados sobre caminhões. Inclussive, no que eu li, teve muito rolo com fornecedor de caminhão deste sistema. Esses sistemas é que devem ser o gargalo do projeto todo, creio eu… . Aqui, o sistema está montado em um TATRA: . Enfim, isso aí é basicamente uma versão terrestre, do Mineral-ME, que é empregada por russos e chineses em diversos seus navios, dos mais velhos e soviéticos aos mais novos, de fabricação própria. . Exemplo. Número 4: Type… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
alexandre

Parabéns rapaz, seu comentário é na realidade uma aula! Você entende do assunto

Bardini

Complementando…
.
Outra possibilidade de encontrar as coordenadas em que deve ser disparado um salvo de mísseis Neptune:
comment image

Bosco

É difícil entender como esse sistema OTH funciona. Radares OTH, seja do tipo “skywave” ou “groundwave” só funcionam na banda HF. Mesmo receptores passivos não conseguem detectar ondas de rádio OTH que não sejam na frequência HF, e apesar de navios de guerra usarem essa faixa de frequência (além da VHF, UHF , SHF e EHF) ela é menos comum e é a mais imprecisa de ser captada de forma passiva. E o radar Mineral-ME opera no modo ativo na banda SHF, portanto, não na banda HF que é a dos radares OTH. Eu nunca entendi essa tecnologia que os… Read more »

Bosco

Seria mais provável a designação de alvo via drone, mas seria uma falha imensa dos russos porque deixar um drone que não adota radar se aproximar de seu navio na distância de câmeras de imagem e telêmetro laser e ainda enviar dados em tempo real para uma estação inimiga em terra , sem que não tenha havido bloqueio de nenhum desses eventos dentro chain kill é realmente vergonhoso para a dita maior potência militar do planeta , quiçá, do Universo. Uma outra possibilidade é que havia um radar “convencional” (não OTH) em uma elevação de modo a ampliar o horizonte… Read more »

Wellington Jr

Creio que seja os P3 Orion que ficam ali voando.

Heinz Guderian

Excelente comentário, obrigado pela explicação Bardini, saudações.

alexandre

O Amon Rá está certo, os russos botaram fogo na nau capitânea da frota do Mar Negro, orgulho da Russia, com o objetivo de assustar os ucranianos. Olha o que fazemos com nossos navios e nossas tripulações….imagina o que vamos fazer com vocês….

Augusto

Os Russos estão inventando vários conceitos novos de estratégia militar nesse confronto, tais como avanço para traz e fogo amigo pra assustar o adversário.

As academias militares terão muito trabalho para poderem estudar todas essas novas doutrinas criadas pelos russos.

Fábio

O ferro velho Russo sendo destruído aos poucos.

Pedro Calmon

Aos poucos? A guerra nao tem 2 meses ainda.

MAB

blá blá blá MUM-RÁ blá blá

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Como no desenho animado, só toma na cabeça ! Só no que no desenho era uma vez por semana, aqui é todo dia !

Nascimento

Muda o nickname de Amon Rá pra Satanás, o Deus da mentira…

Last edited 1 ano atrás by Nascimento
Augusto

hahahahahahaha.

sub urbano

Esse missil é baseado no KH35 (também operado pela Venezuela). Se tiver acertado mesmo o Moskva foi pro toddy.

Victor Filipe

Novo submarino da frota do Mar Negro.

Victor Filipe

“é realmente uma bela visão”

João

Temo pela reação russa. Acho que o dinheiro e poder embriagaram a elite dominante, cujo porta voz é o Vlad.
Por outro lado, a alegação de um incêndio acidental arrefece o ímpeto russo.
Fogo mesmo é a situação do tonho, que mudou de nickname desde que o portavoz do Kremlin admitiu a catástrofe relativa às baixas russas.

Pablo Maroka

Achava que o porta voz na verdade era o nosso amigo antonio kids.

Bruno Vinícius

Parabéns aos Ucranianos que, de novo, mostram que não são apenas um saco de pancadas, mas sim que sabem inovar e revidar. Também é mais um vexame para entrar na longa lista de vexames russos nessa guerra.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Marcos10

Relatos de Serviços de Informações Ocidentais dizem que os russos estão perdendo em média 1000 soldados ao dia. Mais 2000/dia feridos.

Felipe

Perderam quase 50 mil então mais 100 mil feridos??? Não tem mais nenhum soldado russo na Ucrania então…

Marcos10

Pelas informações 18 mil morreram e outros 40 mil sofreram ferimentos.
Perdas: entenda por mortos e feridos, no total de algo próximo a 60 mil.

Felipe

E quantos ucranianos? 180 mil dos 400 mil que possuíam antes da guerra? É um numero plausível se considerar tudo isso de perda russa;

Ze das Couve

Depende né. Os ucranianos não estão perdendo gente a bordo de cruzador que explode sozinho.

Nelson Junior

Stalin com seu “holomodor” confiscou a comida e matou milhões de Ucranianos de fome, depois quando Hitler invadiu a Russia na Operação Barbarosa, matou milhões de Ucranianos para poder chegar até Moscou (por causa dos Russos) que usaram os ucranianos como piões na guerra…
E na época da Guerra Fria a URSS além quebrar a economia dos países do “pacto de varsóvia” incluindo a Ucrânia, atrasaram e muito o desenvolvimento daquele país com sua ideologia atrasada e corrupta
Acho que isso já é suficiente para os Ucranianos preferirem morrer a se submeter novamente a Moscou

alexandre

Caros camaradas: já temos solução para esses problemas

Boitatá

Parece que você deixou alguns pontos fracos. Fica para uma batch2

Guilherme Lins

Eita agora eu ri foi muitokkkkkkk

Jacinto

Ainda tem alguém que acredita que uma invasão da China a Taiwan seria um passeio? E os taiwaneses ainda têm centenas de Hsiung Feng III, que eles mesmos desenvolveram e fabricam, com velocidade supersônica e alcance de 400km e que ainda leva 225kg de explosivos…

Jagdverband#44

Essa guerra prova que o super trunfo não funciona na vida real. Se confirmado, ucranianos estão de parabéns.