Marinha do Brasil participa junto com a FAB de operação da Polícia Federal para interceptar embarcação que levava drogas

25

NPaOc Apa - P121

MARINHA DO BRASIL

COMANDO DO 1º DISTRITO NAVAL

NOTA OFICIAL

Rio de Janeiro-RJ. Em 01 de maio de 2022.

A Marinha do Brasil (MB) informa que, entre a última quinta-feira (28/04) e hoje, domingo (01/05), participou, em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB), do apoio a uma operação da Polícia Federal, com o propósito de interceptar uma embarcação que navegava na costa brasileira, com suspeita de tráfico de drogas, e, se necessário, apresá-la.

O Comando do 1º Distrito Naval deslocou o Navio-Patrulha Oceânico “Apa”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, e planejou a interceptação da embarcação, com o apoio de uma aeronave P-3AM “Orion”, do 1. Esquadrão do 7. Grupo de

Aviação da FAB. Estavam embarcados no NPaOc “Apa”: Agentes da Polícia Federal, um Destacamento de Abordagem do Grupamento de Mergulhadores de Combate e militares do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro.

O Navio-Patrulha Oceânico “Apa” desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro, na quintafeira (28/04), e demandou um ponto de interceptação do rebocador de bandeira brasileira, a 220 milhas náuticas (aproximadamente 407 km) da costa. O rebocador foi interceptado na tarde da sexta-feira (29/04) e, após a abordagem, foi constatado que transportava uma carga de drogas.

As sete pessoas que estavam a bordo foram presas em flagrante pelos Agentes da Polícia

Federal e o Grupo de Presa do NPaOc “Apa” assumiu o controle do rebocador e iniciou o trânsito para o Rio de Janeiro.

Neste domingo (01/05), após a atracação no Rio de Janeiro, tanto os presos quanto o rebocador e sua carga foram entregues à Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro, que está conduzindo as investigações.

NApOc Apa realiza abordagem do rebocador com sua lancha orgânica, a 220 milhas náuticas da costa.

Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Comunicação Social do Comando do 1º Distrito Naval

Mais informações sobre a operação conjunta da MB, FAB e PF para interceptação da embarcação

O NPaOc APA desatracou 282000P da BNRJ, visando interceptar o rebocador AQUILA, que havia desatracado do Porto de São Francisco do Sul-SC com destino ao continente africano (Porto desconhecido), em apoio à solicitação da PF. Havia indícios reais de que a embarcação estaria transportando drogas, estimada em 5 toneladas.

O Com1°DN iniciou o monitoramento da embarcação, através do CRSM 1 e COMPAAz, e planejou a abordagem da embarcação com o apoio da Força Aérea, que através do Comando de Operações Aéreas (COMAE), acionou a aeronave P-3AM ORION do Primeiro Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação da FAB (1°/7° GAV), sediado em Santa Cruz, para auxiliar na localização do contato de interesse (CI) juntamente com o NPaOc APA. Não havendo informações de inteligência sobre o possível grau de cooperação da abordagem, o Com°1DN solicitou um Destamento de Abordagem ao Grupamento de Mergulhadores de Combate, através do Comando em Chefe da Esquadra.

Às 291330P, com condições meteorológicas ruins, a 220MN a SSE do Rio de Janeiro, o CI foi detectado, identificado e o DA foi enviado para tomar a embarcação. Os MEC confirmaram a suspeita de drogas a bordo. Com os 7 (sete) tripulantes rendidos (5 brasileiros, 1 espanhol e 1 francês), o GVI do Navio e os agentes da PF embarcaram no rebocador para as demais averiguações e procedimentos. Os tripulantes receberam voz de prisão e a embarcação foi apreendida.

O NPaOcApa atracou na BNRJ no final do dia 30ABR e a custódia do Rebocador AQUILA foi transferido a PF, permanecendo atracado na BNRJ.

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Piassarollo

Belo trabalho conjunto! BZ

Burgos

Eita !!!
Seja no ar, terra e mar !!!👀
Os traficantes estão ficando cada vez mais abusados e sem limites !!!
Parabéns a FAB, PF , GRUMEC , FN e a MB 👍💪⚓️🇧🇷☠️💀🏴‍☠️

Marcos10

Porém, contudo, etc, há um questionamento de algum membro do MP de que não basta ser suspeito para a PM ou FFAA pararem alguém. Assim, por mera suspeita, e mesmo achando drogas, não poderia haver a prisão em flagrante. É o Brasil afundando!!!

Inimigo do Estado

Prender por qual crime, vender um produto para quem queira usar? Se não tem vítima não tem crime.

Burgos

Esqueci !!!
O DEA participou também da operação!!!

737-800RJ

Excelente!
E a Classe Amazonas, como sempre, se mostrando pau pra toda obra!
Sou repetitivo, eu sei, mas preciso escrever:
Quem dera tivéssemos várias delas pra distribuir pelos distritos navais…

Enzo Magno Donato Vernille

Tinha um rumor (digo rumor pq até hoje não consegui confirmar a veracidade da informação, então trate como rumor) de que a BAE Systems ia dar a licença de produção destes navios pro Brasil que se produzisse mais

Marcos10

Esse navio foi aquele comprado por oportunidade?
Pois é! Brasil não pode só viver de oportunidade.

Enzo Magno Donato Vernille

É, realmente
Mas não dá pra negar como foi boa essa compra aí dos três NPaOc.

Que eram pra Guarda Costeira de Trinidad e Tobago que cancelou o contrato com a BAE Systems em 2010 com duas unidades já prontas e com as guarnições já em treinamento no Reino Unido.

Fernando Vieira

Esse é o tipo de operação que a Marinha mais vai ter que fazer nessa década. Interceptar traficantes e pescadores. Enquanto tem gente sonhando com Nae e cruzadores, a Marinha precisa de Patrulhas.

Marcos10

Pois é!
O dinheiro gasto com a construção de Itaguai, mais o dinheiro gasto com o ”desenvolvimento” do submarino nuclear, dava para ter feito uma encomenda de uns 12 desse dai e ainda sobrava para comprar outras tantas Fragatas. E sobrava dinheiro.

Thiago A.

O dinheiro gasto para as Tamandaré dava para encomendar uns 12 desses OPVs e ainda sobrava um trocado para acelerar a entrega dos submarinos.

O custo/benefício das Tamandaré não compensa. Do ponto de vista da dissuasao é irrelevante para qualquer agressor com capacidades superiores a armada argentina e convenhamos não é muito difícil.

Fernando Vieira

Exatamente. Não é que a Marinha não deva ter combatentes legítimos e submarinos. Mas o cobertor está curto e as prioridades são outras. Poderia-se projetar ou comprar alguma classe de OPV de construção modular que, caso necessário, com a instalação de alguns contêineres tenha a capacidade de combate de uma corveta. E um navio nesse estilo com foco em defesa antiaérea e defesa assimétrica para operação fluvial. O combate naval hoje é basicamente por mísseis e você tomou um ou dois mísseis, não importa que navio você seja é um abraço, vide o Moskva. é melhor ter defesas ativas como… Read more »

Eliakim

Eu gosto muito daqueles patrulhas italianos.. São grandes e modulares.

Feiosos, mas acredito que cumprirão bem as missões que lhes serão confiadas.

Uma pena é o preço alto.

Mas é uma classe de navio que encaixaria muito bem para a MB, que em tampos de paz tem obrigações de patrulha e humanitárias.

Fernando Vieira

É numa classe desse tipo que eu penso que seria o ideal.

Nicolas_SS

Os navios dessa classe foram reparados? Lembro que há uns 7 anos atrás, 1 estava sem um radar e outro não sei o que também estava faltando.

Piassarollo

Nicolas, pelo que sei , o único problema que houve foi com o radar principal do P120 Amazonas, que apresentou defeito e foi retirado. Não sei se foi possível o conserto, até a pouco tempo o navio estava operando sem o equipamento. Só lembrando que não é o único sistema de radar que possuem, têm os radares menores de navegação também. Abs

Zé lesqui

Parabéns a MB! Não tem gráficos nem imagens da operação? Será que deram uns bons tiros de 30 e 25 mm antes da abordagem?

Last edited 1 ano atrás by Zé lesqui
Luiz

A Justiça vai liberar todos em poucas horas. Se bobear ainda manda devolver as drogas para os traficantes.

Carlos Eduardo Oliveira

Poucas horas não, mas em janeiro do ano que vem, sim (ou até antes se o juiz/desembargador/ministro for esquerdista).

Nonato

Um grande golpe na turma que odeia a polícia e defende bandidos…

Carlos Eduardo Oliveira

PSOL?

Eliakim

Eu sei que náo tem muito a ver com o tópico, mas preciso deixar registrado.

É incrível como o pessoal destila senso comum com relação ao sistema de Justiça Criminal!

Pessoal, quem é preso por tráfico dificilmente ganha liberdade provisória, nossas cadeias estão lotadas e grande parte desses presos são por tráfico.

Claro que existem falhas, mas não é esse apocalipse todos que vocês acham que é, por favor!

Blind Man´s Bluff

A marinha fazendo papel de guarda costeira.

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, exatamente como é a função dos navios-patrulha dos distritos navais.