A Dinamarca está fornecendo à Ucrânia mísseis Harpoon e lançadores para defender sua costa em meio à operação militar especial da Rússia, disse o secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, nesta segunda-feira.

O anúncio foi feito em um briefing após a segunda reunião do Grupo de Contato sobre Defesa Ucraniana, realizada por videoconferência.

“Estou especialmente grato à Dinamarca, que anunciou hoje que doará lançadores e mísseis Harpoon para ajudar a Ucrânia a defender sua costa”, disse Austin.

O chefe do Pentágono observou que 20 países anunciaram novos pacotes de ajuda, com muitos países fornecendo artilharia, tanques e outros veículos blindados extremamente necessários.

Míssil Harpoon
Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexsandro Costa

O pior é que tão fazendo isso pra desbloquear os portos pra escoar os grãos da Ucrânia.
A Ucrânia não tá plantando igual costumava, mas tá todo mundo desesperado pra pegar os grãos que tinham estocados.

Isso provavelmente vai resultar em fome em massa do próprio povo ucraniano em pouco tempo.

Crimes da Rússia a gente já espera.
Mas da Ucrânia contra o seu próprio povo é difícil de engolir.

Bruno Vinícius

Estão estimando que a produção de grãos na Ucrânia vai cair pela metade esse ano. Isso ainda é o suficiente para abastecer duas vezes o consumo do país. Não vejo como vender os grãos estocados causaria fome por lá.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
Alexsandro Costa

Se for o suficiente então eu retiro o que eu disse sem problema.

Mas o que acontece é que o gov da Ucrânia tá muito otimista quando fala isso.

Do atraso do plantio, falta de insumos, ao perda de terras e mão de obra, a produtividade dos campos vai cair muito. E eles estimam diminuição apenas de acordo com os território que foi perdido na invasão. E o problema é muito mais do que só esse.

Mas enfim.
Torço pra que seja como você disse, e não falte pra eles.

Cristiano de Aquino Camposim

Esqueçam a Ucrânia como fornecedora de grãos. Alem dos poucos portos que tem estarem bloqueados eles estão destruidos, sem falar nas estradas e ferrovias que ligariam as fazendas que devem estar minadas. O mar negro esta cheio de submarinos Russos e minas Ucranianas no único porto que ainda controlam e não se esqueçam nunca que a Rússia e logo ali e eles também tem mísseis anti-navios.

André Macedo

A Grande Fome Irlandesa não ocorreu por falta de abastecimento também, tinha produção mais que suficiente pra alimentar os irlandeses, mas o “livre mercado” inglês se recusou a limitar as exportações, condenando milhões a passar fome.

Leonardo Cardeal

Ele esqueceu que o país precisa muito de dinheiro também…. detalhe….

Hcosta

E como isso é culpa da Ucrânia?

Material arquivo

Alexandre deve ser doido. Você inverteu a realidade.

Jhenison Fernandez

Cada Navio Russo a menos, e um acréscimo de milhões de Dólares que a Rússia terá de gasta para repor no futuro, todos este dinheiro gasto, Na visão dos EUA é um investimento numa chance Ímpar de enfraquecer e desmoralizar a Russia no âmbito Mundial, pelo menos é o que parece.

Alois

Na realidade a Rússia deve continuar o bloqueio dos portos Ucranianos, mas terá que faze-lo mais longe da costa, para evitar os mísseis baseados na costa.
Infelizmente os Ucranianos não tem mais uma marinha, e acredito que neste momento sem meios aéreos para usar um harpoon, mas vai dificultar muito uma invasão marítima.

Nelson Junior

Os Russos tiveram mais “exito” em tomar as regiões mais ao Sul (próximo ao mar negro), pois seus navios servem como apoio de artilharia e lançamento de misseis… Com os harpons, esses navios terão que se afastar mais da costa, o que dará uma boa chance para os Ucranianos reaverem algumas posições perdidas, e principalmente garantir que ODESA não cairá para os Russos

Cristiano de Aquino Camposim

Você sabe que o harpom tembum alcance de 300km e os misseis de cruzeiro que a russia usa tem no mínimo 1000km de alcance nê?

Nelson Junior

300 Km é mais que suficiente para cobrir todo mar negro…
E os mísseis Russos podem até ter alcance maior que 1000 km, mas são caros para empregar o tempo todo em apoio as tropas em terra, e os canhões de 130mm dos navios Russos (que seriam baratos de empregar próximo ao litoral), tem alcance de 40km, talvez um pouco mais

Felipe

Mar Negro ocupa uma área de cerca de 436.400 km², possuindo aproximadamente 1.150 quilômetros de leste a oeste e aproximadamente 600 km de norte a sul.” fonte: Google

leonidas

O EUA estão começando a ficar desesperados rs Esta ajuda de 40 bilhões de dólares, as constantes declarações de apoio dos países europeus é fruto da pressão norte americana. Quando esta guerra começou o tempo era contra a Rússia, agora a coisa esta começando a inverter…rs Para a Rússia e a China o importante é não colapsar, ou seja se a Rússia conseguir manter fluxo de caixa mínimo o suficiente para manter a guerra e seu povo (com extremos sofrimento obviamente) para o Ocidente a coisa começara a ficar complicada! As eleições norte americanas estão a caminho, a Europa é… Read more »

rui mendes

Grande cromo, ” as ajudas Europeias, são fruto da pressão Norte-Americana” , só três pequenos detalhes, a guerra é na Europa, não foram os EUA que invadiram a Ucrânia, foram os Russos.
Essa vossa mentirinha, que fazem parecer que acreditam que a UE , se submete a pressões de outras potências, é tão falsa, dá para ver, que não acreditam nisso, mas simplifica a narrativa do vosso clubinho de fãs, por países que não são o vosso, e vocês sim, se essas potências quisessem e vcs mandassem, até contra o próprio país iriam.

leonidas

Nossa Rui, ou vc é uma criança ou uma criança esta usando seu nickname.
Poucas vezes vi um contraponto tão absolutamente imaturo.
Quais os pontos colocados sobre os itens essenciais à geopolitica envolvendo commodities (grãos/hidrocarbonetos) estão errados e quais seriam a verdade sobre eles?
Vc veio aqui postou sua discordância como um garoto faria… rs

MestreD'Avis

Contrapontos? Alguns ” Egito (vital para o Ocidente devido ao canal de Suez)” – Porque vital para o Ocidente e não para quem escoa os productos através do canal? Que país sofreria mais economicamente com o Suez fechado. Obrigado “Para a Rússia e a China o importante é não colapsar, ou seja se a Rússia conseguir manter fluxo de caixa mínimo o suficiente para manter a guerra e seu povo (com extremos sofrimento obviamente) para o Ocidente a coisa começara a ficar complicada!” – Então o povo Russo não se cansa desse sofrimento? Não poderá esse povo retirar Putin do poder… Read more »

leonidas

Complicado…rs Não se trata de concordar trata-se de reconhecer o óbvio. A Rússia é uma potencia (em decadência mas ainda uma potência) e na geopolítica NÃO EXISTE DIREITO INTERNACIONAL Por isso não acato ou acredito em nenhuma das baboseiras ditas pela UE ou os EUA para justificar as sanções e sua “preocupação com a Ucrânia” rs Direito internacional é feito para nações que não podem impor sua vontade, por isso os EUA invadiram o Iraque em 2003, a Líbia em 2011 e atacaram a Sérvia desmembrando território de um estado soberano em 1999 e você não viu essa histeria que… Read more »

MestreD'Avis

Devagarinho para tentar entender
Se o Suez fechar, qual a economia mais dependente da exportação de productos de consumo pelo canal?
Eu ajudo
Começa por C e acaba em A

leonidas

Colega…rs
Eu disse governos hostis ao OCIDENTE…rs
E mais que as nações como a Argélia estão na região que pode ter convulsões sociais levando ao poder setores reacionários de fundo religioso, não sei de onde vc tirou a informação que Suez seria fechado…

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Cristiano de Aquino Camposim

O problema da Rússia e que não há garantia nenhuma que uma eleição livre e democrática vá eleger um cara liberal e subserviente ao ocidente em detrimento aos interesses do seu próprio povo!
O quê aconteceria se a Rússia fosse uma democracia e eles continuassem com a sua atual guerra e politica externa?

josebaldo

Mais um Nick do fulano. Ignorem senhores, ignorem…

Pablo Maroka

Acho errado!

Desperdiçar misseis caros com essa sucata flutuante russa.

Tutor

Nada meu Jovem, quem está mandando isso para lá tem muita grana; faz falta não.

Nicolas_SS

Quem disse que guerra não ajuda ao meio ambiente? A flora marítima agradece! Inclusive, os orcs devem estar alimentando muitos animais carnívoros.

Satyricon

Vixe.
A próxima notícia agora será que os Slava restantes devem ser enviados para o Pacífico, o mais distante o possível da Ucrânia…
Assim como boa parte da marinha de superfície russa, kkkkkk
E ainda tinha maluco que chamava os Slava de Carrier killer, kkkkk

Mensageiro

Atacar Navios russos não vai fazer a Ucrânia exportar uma vez que os navios de grãos serão retaliados pelos submarinos russos.
A OTAN deve estar mapeando submarinos russos pra fazer que sejam atacados de alguma forma pelos ucranianos. Ou pra que os navios de grãos fujam deles.
Não será fácil

Mensageiro

Isso me fez pensar. Retaliar comida é um crime de guerra?

Fernando

Pergunta para os Americanos e Ingleses, que fazem bloqueio economico a outros paises.

Nelson Junior

Provavelmente a exportação ira por trem para outro pais, talvez Romênia, por onde sairá com outra bandeira… E os Russos não vão arriscar um “erro” de calculo de afundar um navio de um integrante da OTAN

Cristiano de Aquino Camposim

E esse trem vai passar por qual estrada de ferro que os russos não destruiram ainda e não possam destruir quando quiser?

Nemo

A bitola das ferrovias ucranianas é diferente das europeias, a ponte ferroviária que ligaria Odessa à Romênia foi destruída. Os problemas logísticos e de volumes para o transporte por treins e caminhões são enormes e permitirão a exportação apenas de uma fração dos estoques. Por isso a ideia (?) Impraticável de uma escolta marítima. Além das rotas minadas, dos mísseis e submarinos russos etc; alguns mísseis lançados contra o terminal graneleiro de Odessa impossibitariam o transporte. Realmente a situação é de difícil solução.

Nelson Junior

Bitola de trem dá pra corrigir rápido e se não manda de caminhão, que seja a noite, ixxx tem muita coisa que dá pra fazer e será feito… A Russia nem domínio aéreo tem ainda, quanto mais o controle de um território tão grande quanto o da Ucrânia… Aposto minhas fichas que o Russos vão ter mais problemas com suas exportações do que a Ucrânia

Cristiano de Aquino Camposim

Rastrear os submarinos, os lançadores de mísseis terrestres em território russo e os aviões de caça e bombardeiros que transportam misses de cruzeiro e anti-navios.

Renato de Mello Machado

Em breve esse armamento na mão dos melhores guerrilheiros pelo mundo a fora.

Heinz Guderian

Sim, até porque é bem fácil de esconder um Harpoon, é só colocar na bolsa.

Erick Barros

E mais difícil vai ser esconder dos aviões russos.
Serão alvos fáceis.

Guilherme S.

Um lançador de Neptune também é um alvo fácil e deu no que deu…

Heinz Guderian

Vixi, não sei porque, mas estou com um pressentimento que nos próximos dias outro navio russo vai sofrer um “incêndio” acidental.

Carlos Pietro

Boa noite, amém.

Erick Barros

E eu estou com o pressentimento que o Kalibr vai fazer outra vítima.
Tem chance não, camarada.

Heinz Guderian

calma Kings, não fique nervoso. Apenas aguarde.

Palpiteiro

Você esta falando daquele míssil que destrói os toaletes na ucrania?

Vinicius Momesso

Assim como algum navio dinamarquês pode sofrer do mesmo problema em algum lugar do mundo e não precisa ser pela mãos dos russos.

Last edited 1 ano atrás by Vinicius Momesso
Felipe

Harpoon não assusta a Rússia. Seus sistemas anti-aéreos já foram projetados para se defender desse míssil (e não do KH35/Neptune). Aquele vídeo de DCS mostrou isso (que o Moskva facilmente detectava o Harpoon e lançava tanto S-300 quanto o SA-4 Gecko) e tinha dificuldade em detectar o KH-35).

Erick Barros

Qual a chance de um sistema desses sobreviver ao domínio aéreo russo?
Nenhuma.
Os russos estão destruindo até os sistemas anti-aéreos ucranianos.
Imagine isso.
Já nem se fala mais de russos destruindo S-300.
Foi tudo pro saco.

Jagdverband#44

Xiii
Agora pegou preço.

Reinaldo Deprera

Posso estar enganado, mas a Ucrânia já recebeu outra leva de Harpoon do EUA.
Não sabíamos qual seria a plataforma de disparo, agora sabemos.

Porém também desconfio que o Reaper possa exceder a carga útil anunciada e levar um Harpoon.

Last edited 1 ano atrás by Reinaldo Deprera
Nonato

Por que não escoam a produção de caminhão ou trem?
Pode não ser o mais barato mas ajuda.
Melhor um pouco mais caro do que faltar. Não dá para ir pela Polônia ou Romênia, etc?

Cristiano de Aquino Camposim

Teria que combinar com os Russos para não destruir os caminhões, estradas e pontes. No caso aqueles que eles já não destruíram.

Nonato

Esses mísseis podem ser alvos fáceis.
A Ucrânia precisa de estratégia.
Não adianta ter esses mísseis e a Rússia mandar um míssil de cruzeiro…

MIGUEL

A Rússia tem muitos Submarinos da classe Kilo, Fora os Bombardeios TU-22M armados com Misseis de Cruzeiro, e de lembrar que o Forte da Rússia nunca foram as forças navais, o forte da Rússia são das forças terrestres isso desde a 2GM, o OTAN deve fornecer caças a Ucrânia, lembrando que a Marinha Russa nunca foi muito numerosa e poderosa, o afundamento do Moskva em nada impediu a queda de Mariuopol e em nada contribuiu para a Guerra do Dombas, mas se a Ucrania tivesse caças acredito que a Rússia nem chegaria perto de conquistar o que já conquistou, essa… Read more »

Erick Barros

Quem esta´adestrando a Ucrânia é o Usain Bolt.

kkkkkkk

Slow

Não sei pra que , segundo fontes a Ucrânia já afundou todos os navios russos ..

Slow

É ironia cara ..

Ufa !! Ainda bem que nem você acredita nisso , menos mal .

Inimigo do Estado

“ok, let’s go again” KALIBR, 2022.

luis couto

Dizer que a ucrânia está ganhando só mesmo aqueles que se informam pela midia ocidental. Quem tem área de exclusão aérea é a rússia e não a ucrânia. a rússia apenas não caiu na armadilha da guerra urbana (que derrotou os EUA) no Afeganistão. Aos poucos ela vai cercar kiev. Aliás, no livre a guarda branca conta como odessa, karkiv pertenciam a rússia em 1900.