No gráfico abaixo, os principais navios de guerra de superfície da Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy), em 2025.

O gráfico, postado pelo @louischeung_hk no Twitter, leva em conta os navios que terão pelo menos sua quilha batida e construção iniciada.

A estimativa é otimista, mas dá uma ideia de como poderá ser a PLA Navy em 2030/35. Para ver as classes e as quantidades, clique no gráfico para ampliar.

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Pois é !!!
Vai atrasar tudo agora !!!
Tão em um lockdown radical lá !!!

Erick Barros

A única coisa que não atrasa é o aumento da influência da China no Pacífico.
Depois das Ilhas Salomão, ontem foi a vez do anúncio de Samoa participar de um acordo de cooperação e segurança com a China.
E serão anunciados acordos com outras nações de lá

Agressor's

A China tirou 1 bilhões de pessoas da pobreza absoluta em 30 anos. 40 anos atrás, os brazileirus compravam carros e televisores. Os Chineses tinham no máximo uma bicicleta e sapatos de pano. Hoje a China é um pais com PIB per capita de pais desenvolvido, e maior que o PIB per capita brazileiru. Bom, estou vendo como o governo Chinês fracassou. Fracassou tanto que colocou um robô em marte, esta construindo uma estação espacial, esta na liderança em 5G, 6G, biotecnologia, carro elétrico, trens bala de alta velocidade, supercomputação, infraestrutura, energia limpa ..É tão fracassado que a cada ano… Read more »

Gabriel ferraz

Bom texto isso reflete na postura do governo chinês em não dá trégua a quem não quer estudar no país e a incentivar a quem quer. Lá quem não quer estudar vão trabalhar nas províncias afastadas no cultivo de arroz e quem quer estudar vai paras principais cidades ser alguém na vida. Parabéns ao governo chinês por impor na marra um controle de natalidade no país e incentivar a indústria local como um todo. Todo método de governo tem suas falhas mais o chinês tem acertado mais do que errado prova isso é oque se tornou o país.

Last edited 1 ano atrás by Gabriel ferraz
Wellington Kramer

É impressionante como o pessoal gosta de uma ditadura. Tudo visto de longe é bonito! A China é uma ditadura comunista assassina que tocou o terror em sua população e a formatou a imagem e semelhança do partido. Espero que um dia o povo chinês se liberte disso.

José de Souza

Bom mesmo é a nossa democracia, onde a PM e a PRF distribuem doces para a as crianças nas favelas e periferias, onde se passa fome e mora-se em barraco, mas com uma liberdade imensa, de poder ir onde quiser, desde que seja na favela onde nasceu (e vai morrer).

leonidas

Colega a Policia não pode ser usada como exemplo de repressão de um sistema pois TODOS tipos de governo possuem corporações policias. Se você desejar rotular alguém como o culpado de nossa realidade comece com o Poder Judiciário órgão absolutista que compromete de forma acintosa a existência da democracia no Brasil. Do mesmo jeito que não se pode combater a criminalidade sem antes combater a corrupção na policia. Você jamais terá uma democracia e uma classe politica minimamente honesta sem antes haver um poder judiciário republicano. No Brasil a “última tela” onde esta os chefes que perpetuam este estado de… Read more »

Inimigo do Estado

A polícia é o braço armado do governo, se compactuam com ditadores são ditadores também.

andre

reclama pro stf

carvalho2008

sei…e o segurança da agencia bancaria é banqueiro….sei….

Benedito

Reclame para o Fachin, por incentivar essa invasão das comunidades do Rio bem como aos governos corruptos do Rio nessas décadas!!

Luterano

para entender o traficante de droga é preciso primeiro entender o usuário. Sem o segundo, não existe o primeiro!

A mídia e a sociedade não querem debater isso!
Vc vê campanha para não falar ao celular dirigindo, para não dirigir sob efeito de álcool, mas não vê uma campanha dizendo que o usuário de droga fomenta 90% dos crimes violentos do país!!!

Fernando "Nunão" De Martini

Pessoal, a matéria é sobre como estará a Marinha Chinesa em 2025. Vocês deram um cavalo de pau mudando a discussão para polícia, STF e tráfico de drogas.

Vejam as regras do blog e procurem ficar no tema da matéria:

https://www.naval.com.br/blog/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Erick Barros

Discursinho ensaiado, né?

andre

engraçado, li uma reportagem que muitos estrangeiros estão deixando a china, sera porque?? sentiram o peso da ditadura e foram procurar o ar livre da democracia. estude um pouco como a china trata suas minorias, antes de ficar postando lorotas

Johnny

Sim, gosto. Quem gosta de democracia, miséria e servilismo a potências estrangeiras me parece que é você. Quero outro futuro pro meu país.

Steeling

ele acredita na “democracia” dos EUA, que têm apenas dois partidos, que financia golpes e revoluções coloridas ou mesmo intervém à força, proibe mídias de outros países como as russas…

Thiago A.

Alguns viajam mesmo nessa babação, até parece que a RPC alcançou o máximo do bem estar e desenvolvimento global. Faz mais de 20/30 anos que Japão, Taiwan , Coreia, Singapura e toda a Europa ocidental alcançou patamares que ainda hoje a RPC sonha ..mas eles esquecem porque querem é bajular a RPC e sistemas repressivos.

A nossa democracia é falha, muitas vezes uma piada e solução para eles não é progredir, tentar melhorar. A solução é copiar o sistema repressivo chinês… o que iria mudar? Nada, seríamos mais uma ditadura subdesenvolvida.

WSilva

”Faz mais de 20/30 anos que Japão, Taiwan , Coreia, Singapura e toda a Europa ocidental alcançou patamares que ainda hoje a RPC sonha” Lá vem o outro comparar ilhas com o terceiro maior território do planeta e maior população da terra… Quer ver o progresso de democracia em um país ”parecido” com a China? Olhe para a Índia, um país que ainda está no século XIX. Além disso, a China alcançou liberdade do ocidente, coisa que Japão e Coreia do sul por exemplo jamais conseguirão, ter a capacidade de ditar seu próprio destino é para poucos no mundo de… Read more »

Rogerio

Quem não for libertado for teu cérebro século 19..

Vitor

Você é um dos seguidores da “liberdade ” dessa patota que está no poder ? Essa casta politica ” de verde amarelo / vermelho ” que enraizou o atraso e a pobreza no Brasil.

Nelson Junior

Concordo com tudo que você escreveu com um “porem”… A China cresceu da forma que você descreveu, com dinheiro dos EUA e EUROPEU (principalmente), várias fabricas foram para lá, pois a mão de obra era tão barata que compensava mais produzir lá, o que fez a China ter um crescimento absurdo dos anos 90 para cá… Mas se você reparar a China nos últimos anos vem diminuindo o seu crescimento, e isso por uma série de fatores, a principal é que as empresas já estão começando a “sair” da China, procurando lugares mais vantajosos e menos problemáticos para instalar suas… Read more »

WSilva

”A China cresceu da forma que você descreveu, com dinheiro dos EUA e EUROPEU (principalmente)”

Besteira, ainda no século XVIII a China era a maior economia do mundo, tudo isso acabou com a chegada dos imperialistas e traficantes de ópio ingleses.

leonidas

Aqui no Brasil a realidade da educação é uma TRAGÉDIA!!!!!!!!!!!!!!!!! Dou aula de história na rede pública e alunos do Ensino Médio (antigos 1º, 2º e 3º Graus) em quantidades cada vez maiores não sabem dizer quantos parágrafos tem um texto, não sabem matemática básica, tem profundo desconhecimento de geografia, história, química, e boa parte deles mal sabe escrever. Vejo alunos do ultimo ano do fundamental II (antiga 8º) serie com duvidas se usam N ou M, Ç ou S etc Tudo isso pois não podem repetir né? rs Um número expressivo de alunos vão para a escola e sequer… Read more »

Nelson Junior

Exato, e concordo que educação é o “gargalo” do Brasil hoje, porém quando a China começou a se desenvolver fortemente no começo dos anos 70, sua população era na maioria agricultores e muitos eram “analfabetos”.
E na industria 4.0 a intervenção humana é minima, então o Brasil tem chances sim, desde que invista em tecnologia

Jefferson Ferreira

Mas pra investir na tecnologia precisa no mínimo do conhecimento cientifico para tal…

BVR

Leônidas, o quadro que você descreveu é triste mas é real; pior é que tem franca capacidade de piorar.
Li certa vez em algum lugar que a educação brasileira está no caminho certo justamente por estar dando errado.
Parabéns pela profissão tão nobre.

leonidas

Grato!

Carvalho2008

É so ir passando de ano….tudo se resolve…quem vai educar sera o encarregado do trabalho deles…onde quer que seja…ai a ficha cai…

Fábio

Nossa que bom para o governo chinês né, mas e à população que não tem direito nenhum, nem a entrar na internet livre ou protestar contra o governo, o que adianta o país rico e população presa

Boitatá

Conheci a China e a infraestrutura deles é muito invejável. A parte de trens de alta velocidade é de ficar babando.

Agnelo

Tirou da pobreza absoluta?????????????????

Menos… por favor….. beeeeeem menos….

Joao

“Chinalovers”. Só um tolo confia nas informações do governo Chinês e da impressa comprada por ela. Tirou 1 bi da pobreza? maior fake news.

andre

mentira a china não tirou 1 bilhão da pobreza, que lorota.

Carlos Crispim

É verdade tudo isso q vc colocou, é uma vergonha para nós brasileiros saber disso, mas é a realidade. No entanto, os chineses não tem liberdade, será esse o preço ? Por outro lado existem países que possuem tudo isso que a China conquistou , e mais alguma coisa, e possuem liberdade, o que é melhor?

Steeling

Parabéns a China! Economia de sistema misto, mas ainda assim socialista, tirou mais 600 milhões de pessoas da pobreza.

Last edited 1 ano atrás by Steeling
leonidas

O Sistema de Socialista não tem nada, é capitalismo de estado no estilo Coreia do Sul anos 70 rs
A China adotou o modo de produção ocidental (capitalista) e manteve o contrato social de 49 (comunismo)
Em termos econômicos ela profanou o marxismo sobre quaisquer aspecto… rs

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Otto Lima

Nada mais marxista do que um estado grande e forte dirigindo a economia e é exatamente assim que funciona o capitalismo chinês.

leonidas

Estado grande e forte direcionando a economia por si só não é marxismo, isso ocorre em paises capitalistas com diferentes contratos sociais como Espanha e Alemanha nos anos 30…

Steeling

nem tanto, Marx dizia que era possível sim um pouco de economia privada, desde que estes pequenos burgueses não interferissem no comando estatal, tendo mídia e políticos em seu controle, o que não é o caso da China. Na Alemanha grandes empresas e empresários estavam envolvidas, como a Benz, BMW ,Bayer, Puma, Boss.

Alex Barreto Cypriano

Otto, você sabe o que Roosevelt fez nos EUA antes e durante a IIGM, certo? Roosevelt era marxista? A democracia americana, hoje, é governada irrestritamente pelos interesses dos grandes ramos da economia capitalista (complexos industrial militar, financeiro/bancário e agrominerário); ela é marxista? O problema é de interpretação de vulgar materialismo ou de organização material da sociedade? Vamos falar de navios e marinhas?

EduardoSP

Creio que Marx não concordaria com seu entendimento de marxismo.

Steeling

engraçado que aqui dizem que o PT é comunista, mas que o partido comunista chinês não é!, vai entender.

leonidas

O PT (ou pelo menos a vertente no comando dele, há varias) é Lulista. Pois como toda nação vitima de populismo “estrutural rs” não há ideologia, apenas um homem forte. O PT tem o Lula como insubstituível desde 1989 !!!!!! rs Mas como somos populistas temos somente politica de governo a revelia do segmento dito ideológico que assuma o poder. O Brasil só conheceu politica de Estado quando esteve sob as ditaduras da Era Vargas e do período Militar onde toda a base que nos permitir ser uma nação industrial foi assentada. Sem julgar o mérito desses regimes, imagine se… Read more »

Steeling

nem tanto, Marx dizia que era possível sim um pouco de economia privada, desde que estes pequenos burgueses não interferissem no comando estatal, tendo mídia e políticos em seu controle, o que não é o caso da China.

leonidas

Bem, na minha opinião há alguns pontos a ser observado sobre as forças chinesas. Ainda é preciso mensurar exatamente em que ponto se encontra a qualidade do equipamento militar deles. Sabemos que o equipamento Russo sempre teve um “hiato” quando comparado ao Ocidental, em tese a China deverá estar melhor neste quesito mas ainda não há como tirar esta duvida sem que ela ou alguém armado por ela se envolva em uma disputa militar.. Outro ponto importante é a falta de Know How em ações militares e consequentemente na gestão logística que estas ações impõe, esta condição de “recruta” das… Read more »

Last edited 1 ano atrás by leonidas
Gabriel ferraz

Lá tem se diminuído a desigualdade social e concentração de renda. Ter um mundo igualitário não é tirar do rico e da ao pobre, é da acesso ao pobre para que ele tenha a mesma condição de um rico algum dia. Ao contrário da República das bananas onde a concepção da classes empresarial do Brasil é eu cada vez mais rico e o resto que se exploda na miséria. Prefere não ficar 10 por cento menos bilionário, do que repartir um pouco mais de lucro com seus funcionários. A lei daqui é clara pra classe privada daqui. Eu quero ganhar… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Gabriel ferraz
leonidas

O problema do Brasil colega é que não temos capitalismo e nem socialismo. Temos populismo que devido a esta condição mantem o Status Quo pré revolução Francesa que havia no Brasil desde o tempo em que ele era colônia. Nesta realidade o poder público é feito para quem esteja dentro dele em detrimento de quem esteja fora ou sob seu arbítrio. Esta casta intocada desde 1530 sequestra o estado e o coloca a serviço de si mesma e dos seus. Não há democracia onde há absolutismo, e os poderes públicos brasileiros devido a esta face atrasada são literalmente absolutistas! Veja… Read more »

Atirador 33

A tempos não lia um comentário tão apropriado, só acrescento ao seu raciocínio, que esse populismo, é custeado pela fortuna paga em impostos pelos mais pobres, que custeia essa disfuncionalidade que é o estado brasileiro. Me arrisco a dizer que no Brasil hoje a eficiência do estado está somente na arrecadação tributária da classe média e dos mais pobres. Recursos esses que sustentam essa casta política maldita e o estado disfuncional.

Steeling

“não temos capitalismo” ????? claro que temos sim, ou você vive em Cuba? você pode criar uma empresa, ter funcionários… tem iniciativa privada e grandes empresas como Itaú, Bradesco, Riachuelo, Vale do Rio Doce, Magazine Luiza, Casas Bahia,Brastemp, Kalzone, Centauro, Smart Fit, Hering, Mormaii…

Last edited 1 ano atrás by Steeling
leonidas

Steeling, vc peca em ser muito linear… rs
Obvio que oficialmente nosso sistema em tese é capitalista, na falta de um termo melhor fica este ai mesmo…rs

SteelWing

Amigo, capitalismo é sistema de produção nas mãos de privados. Podem ser gays, negros, mulheres, alemães, árabes, judeus, satanistas, pastores, tanto faz, o que se olha é a propriedade dos meios de produção. O pessoal que confunde as coisas.

Dilbert_SC

Caro Leônidas,
Parabéns pelas excelente s contribuições dadas no seus comentários (muito lúcidos).

Roberto _SC

Muitos navios dando baixa na royal navy: uma type 23, RFA Wave Ruler (A390) (petroleiro, que precisamos urgente, RFA Fort Victoria (A387), RFA Argus (A135)… tomara que não fiquem dando bobeira e deixem o Chile levar tudo.

Fábio

Quero saber onde estão os 890 navios que eles vão usar na invasão de Taiwan

Tiago da cruz pinto

Não vi os submarinos , mas devem ser em grandes quantidades tbm , assim como os meios aeronavais da marinha chinesa . Máquina de combate formidável concentrada ao longo de sua costa e mar do sul da China, são osso duro de roer no pacífico.

Hilton

A questão é, será que a China tem ou terá uma ótima logística em caso de algum conflito? Pois vendo no caso da Rússia com poder militar deverás superior, está sofrendo muito em função da sua deficiente logística além de outros fatores que todos conhecem. Essa é a questão fundamental, imagine a quantidade de combustível e alimentos para manter os porta-aviões!!!

sub urbano

Temos um presidente que não sabe mastigar a propria comida (não mastigou um camarão e o passou mal) vcs querem oq? kkk

BVR

Ok, a China está ampliando cada vez mais a sua capacidade em meios navais. Mas a minha dúvida é quem faz o papel dos P-3, P-8, Lineage 1000 na marinha chinesa ?
Porque uma coisa é certa os sub’s ocidentais poderão infestar as areas marítimas reclamadas pela China com o intuito de negá-las a essa impressionante força naval.

BVR

Negativar é mole. Já compartilhar conhecimento….
Kkkkkk

Carvalho2008

33 comentaruos e nenhum falandk de equipamento, conceitos e prioridades tecnicas…

Fernando "Nunão" De Martini

Pois é. Em quase todos, nada de nada disso. Depois ainda aparece gente colocando a culpa nos editores porque os debates nos comentários ficaram ruins. A edição dos sites da Trilogia mudou muito pouco. Temas, pesquisa, postura, tudo isso continua bem parecido com o início dos blogs em 2008 (numa linha evolutiva desde as primeiras listas de discussão pela Internet do fim dos anos 90), antes da explosão de popularidade das mídias sociais, que moldaram novas formas de comentar – não necessariamente melhores para o debate dos temas… Mas os perfis e, principalmente, as posturas da maioria dos comentaristas mudou… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Dario

Mais ou menos, não é Nunão? Esse perfil de debate sempre acompanhou as listas antigas e havia muita coisa debatida que era pertinente aos assuntos tratados mas era marginalizada por não acompanhar a expectativa de alguns. Chegavamos ao ponto de não discutir sistemas aéreos porque alguns chamavam estes temas de “coisa de aviãozinho”. Questões de financiamento ou política de defesa igualmente não eram bem vistas. Neste quesito se mudou, não mudou tanto assim. O que mudou talvez seja a leniência com que alguns comentaristas são tratados criando inclusive uma variedade de clones para fazer campanhas que muitas vezes parecem até… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Dario, vamos ser honestos nas críticas, por favor. Não tem “leniência” nenhuma. Praticamente todo dia tem troll ou sujeito que vem só fazer proselitismo sendo bloqueado ou banido. Tanto que tem gente reclamando agora que os comentários desses caras somem e aí as respostas que já tinham publicados ficam “órfãs”… Debater temas correlatos, ok. Desviar do assunto um pouco, sempre teve disso. Mas tudo tem limite. Olhe o caso esta matéria específicamente, dê uma boa olhada na maioria dos comentários. É quase um recorde de assuntos nada a ver. Estão comentando e se digladiando até sobre polícia, STF e tráfico… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Dario

De fato, Nunão, não tenho como saber o “perrengue” que vocês passam na moderação e nem como saber a eficiência do filtro, mas alguns comentários aqui chegam a ser moralmente criminosos e isso já tem algum tempo. Se estão sendo coibidos, finalmente, meus parabéns. Mas eu mesmo me ausentei, assim como outros colegas, devido a falta de respeito e a pouca relevância da maioria dos comentários. Você deve saber a quantidade de gente de alto nível que não vem mais aqui, eu como venho pouco posso não ter percebido a política de moderação atualmente, me desculpo se estou errado. Realmente… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ Realmente nesta matéria as coisas estão em outra dimensão, mas está tão fora da curva?”

Em toda matéria isso acontece um pouco, mas nessa a coisa está especialmente feia.

O problema, como falei, não é só aqui. Qualquer mídia aberta a comentários piorou muito no nível de discussões. O problema é geral, mas afeta ainda mais os meios com maior audiência e número de comentários, e a Trilogia está entre eles.

Carvalho2008

Minha leitura do mapa é que a despeito do investimento chines em porta avioes, independentemente de LHAs serem mais baratos e simples, é notorio que estao direcionando mais para estes meios LHA’s. Provavel estejam apostando mais no custo beneficio deste tipo de equipamento no longo prazo….drones????

Marcus Pedrinha Padua

E/ou aeronaves V/STOL?…

carvalho2008

Chinese Aerospace Industry Started Research on a STOVL Naval Jet

https://www.navyrecognition.com/2723-chinese-aerospace-industry-started-

Alex Barreto Cypriano

Lá vai a China subindo a ladeira.

carvalho2008

Da série dos desenhos do carvalho2008…..

só que não! este é um excelente conceito em planejamento pela Marinha Portuguesa

comment image

comment image

comment image

Carvalho2008

Um mini porta drone, porta ribs, porta turcos, rover, do tamanho de um classe amazonas ou menor….observar a manutencao do conves desimpedido para operacao de drones….casco civil versionado…serve para o mar, serve para amazonia, serve para patrulha, serve para muita coisa….algo muiyo engenhoso na categoria prox 1500 ton..nao sei ao certo…polivalente

Marcus Pedrinha Padua

Pode ser polivalente, mas, no meu entender, só 1.500 t de deslocamento pode não valer a pena para uma embarcação tão complexa. Faria várias coisas, mas todas elas com pouco fôlego/perna curta, provavelmente. O que pensa disso?

carvalho2008

Penso que toda classe de tonelagem deve ser repensada para priorizar o vetor aereo, tamanho o desequilibrio ele provoca. Tenho escrito isto ha mais de 10 anos.

Não importa se a categoria é de 300 ton, 500 ton, 1500, 6000 ton ou 15 mil ton…

A missão é a missão….qual a missão dada para zarpar? É nesta configuração que ele sai do porto….

Neto

Talvez uma unidade desta aqui para testes.. investimento importante.

ANDRE GARCIA

Impressionante. Todo esse esforço de reequipamento não vai ficar só no soft power.

Alex Barreto Cypriano

A China conquistou a cornucópia das máquinas de guerra ao passo que os EUA sucumbem sob o custo proibitivo das suas pretensões globais. Um não vai dominar o mundo, o outro vai ter que aceitar a parceria. No fim, conserva-se o imperioso princípio do lucro crescente como exclusividade do mais apto/evoluído apesar das mãos e cabeças cortadas da multidão de ‘vagabundos/burros’.

Alex Barreto Cypriano

Falando em projeções, já em 2015 o caldo entornado já era visível:

Neto

Gostei bastante deste navio. Talvez em 2 ou 3 legislatura a Marinha poderia pensar em algo neste sentido. . Uma idéia que me veio a mente foi que SE um dia a MB voltar a operar aeronaves embarcadas não terá um número maior que 20 caças, e com certeza não terá esta quantidade disponível para um NAe maior que o SP. . Talvez um NAe como esse, com um convés um pouco mais largo, com largura suficiente para dois spots de decolagem em duas “vias” uma contendo as áreas de estacionamento e elevadores e a outra uma área de pouso… Read more »

Carvalho2008

Sem duvida! Um Nae Brasileiro nai levarua mais de 24 cacas…nao precisa ser maior que o Nae Sp. 03 anfibios com configuracao stobar poderiam substituir o que foram 5 navuis na MB. SAO paulo, Ceara, Matoso, Garcia D’avila e Rio de Janeiro.
comment image

comment image

comment image?w=380&zoom=2

comment image?w=380&zoom=2

comment image?w=380&zoom=2

Neto

Bacana Carvalho!

Desenterrei este meu estudo aqui que possui pontos de contato com os teus:

carvalho2008

Muito legal, lembra o Varan Russo…

Fagundes

Isso é China querendo mudar o balanço de poder militar no pacífico, felizmente o Brasil está bem longe deste barril de pólvora.

Acho que a longo prazo seria mais benéfico para a marinha brasileira um projeto de aquisição ou desenvolvimento conjunto de um porta helicóptero semelhante a classe Mistral e mais 1 ou 2 destróiers do que um único porta porta aviões de 80 mil toneladas.