O presidente dos EUA, Joseph Biden, e o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, anunciaram que os dois países cooperarão no desenvolvimento de um pequeno reator nuclear modular (SMR) durante a visita de Estado do primeiro à Coreia do Sul em 21 de maio de 2022

Os meios de comunicação da Coreia do Sul, como o Newsis, estão especulando que isso pode abrir caminho para a aquisição sul-coreana de submarinos de ataque movidos a energia nuclear.

“Os dois líderes se comprometem com uma maior colaboração em energia nuclear e acelerando o desenvolvimento e a implantação global de reatores avançados e pequenos reatores modulares, usando conjuntamente ferramentas de promoção de exportação e capacitação, e construindo uma cadeia de suprimentos nuclear mais resiliente… Os EUA saúdam a decisão da ROK de juntar-se ao programa Foundational Infrastructure for Responsible Use of Small Modular Reactor Technology (FIRST) liderado pelos EUA.” – Comunicado de imprensa da Casa Branca

Os SMRs são reatores nucleares com capacidade máxima de geração de energia inferior a 300 megawatts. Esse tipo de reator é usado em submarinos nucleares há décadas, embora estudos mais recentes tenham se concentrado em utilizá-lo para fins civis. Especialistas dizem que garantir a tecnologia SMR é um passo crítico na aquisição de submarinos nucleares.

A possibilidade de a Coreia do Sul desenvolver submarinos nucleares é mais do que apenas especulação. De acordo com uma fonte familiarizada com a situação que preferiu permanecer anônima, ocorreu recentemente um “briefing técnico” sobre a potencial aquisição de submarinos nucleares pelo país. A reunião contou com a participação de funcionários da Administração do Programa de Aquisição de Defesa da Coreia do Sul, da Marinha da República da Coreia, Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering e de uma grande empresa estrangeira com experiência em submarinos nucleares. O Naval News entrou em contato com o Ministério da Defesa Nacional (MND) para comentar.

“Os militares chegarão a uma decisão depois de levar em conta vários fatores, incluindo o ambiente de segurança da Coreia do Sul, tecnologia e restrições orçamentárias”. — Declaração do MND da Coreia do Sul

CVX

Este último desenvolvimento ocorre em meio a crescentes preocupações com o programa de porta-aviões do país (CVX). Membros-chave da nova administração, incluindo o Ministro da Defesa Nacional, expressaram reservas sobre a iniciativa. A administração Yoon também demitiu o chefe de operações navais pró-CVX do governo anterior apenas meio ano após sua nomeação em dezembro do ano passado. Crescem as especulações de que o novo governo pode estar planejando encerrar o programa CVX e adquirir submarinos nucleares.

FONTE: Naval News

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronald Reagan

O império quer cercar a China por todos os lados mesmo. Enquanto isso, a MB só perdeu tempo com esses caras, ao solicitar cooperação técnica..

Heinz

verdade, temos que cooperar com os russos ou chineses na questão técnica nuclear, não sei se os franceses cooperariam com a gente.

francisco Farias

A Russia deu aos chineses, na década de 50/60 a tecnologia para fazer bombas atômicas Os políticos brasileiros não tem competência nem para obter um benefício deste tipo. Isto porque ficam babando para os norte-americanos o tempo todo, sem ganharem nada.

Ermoaster

Daqui a pouco, a Rússia vai começar a cooperar com o Irã nessa área. Preparem para a choradeira que pode vir por aí…

Fabio Araujo

É bom os americanos se ligarem e nos apoiarem também pois se demorarem e os russos ou os chineses nos apoiarem não venham reclamar!

Ronald Reagan

Estão pedindo por isso. Parece que fazem de tudo para ter países não alinhados aos caprichos deles.

PauloOsk

Perfeito.. mas jaja vem a turminha com alguma desculpa porque eles nos negam esse tipo de cooperação.
Obs: não é uma boa fazer qualquer tipo de critica aos EUA por aqui. Rsrs

rafael

é obvio que os EUA não vai fazer uma cooperação desse nivel, o Brasil não tem uma politica confiável, não tem nenhum problema o Brasil seguir os seus próprios interesses, o real problema se o Brasil passar as tecnologias para outras nações, esse é a preocupação do EUA, o Brasil ainda não consegue passar essa segurança para o Governo americano.

Willber Rodrigues

Tá, e o que seria “passar confiança pro Gov americano?”
Deixar eles instalarem bases militares aqui e dizer “sim sinhô” pra qualquer coisa que o Tio Sam mande?

rafael

mesmo que instalem bases americanas, não significa ser de alta confiança, a turquia pode ser um bom exemplo, comprou S400 russos e ainda faz parte da Aliança da OTAN, e foi expulso do programa F35.

Willber Rodrigues

O problwma do Brasil é ficar esperando que o Ocidente e o Tio Sam são “nossos amiguinhos” e que apenas eles tem “competência” pra ser nossos parceiros.
Podería-mos ter criado uma parceria de décadas na área aeroespacial e nuclear com a Índia, um país que conseguiu enormes avanços nessas áreas, por exemplo. Mas fomos cegos, nos voltando apenas pro Ocidente, e achando que qualquer coisa que não fosse “made in USA” seria sucata.

Carlos Campos

isso que penso também, uma das conversas que o Pr teve com o Putin foi sobre reatores nucleares, então seria uma maneira de enfraquecer a relação do Brasil com a Rússia, mas parece que o Biden não liga pra América Latina, tá sendo dominada pela China e uma certa influência RUssa

Luciano do Prado

Esperar algo desse tipo de americanos, depois de décadas sendo deixados de lado, é sonhar de mais.
O Brasil precisa de tecnologia em todas as áreas e os americanos não vão colaborar com isso de forma alguma, isso já está claro. Nossos governantes já deveriam ter partido para outro, mas sabemos como funcionam as coisas aqui no Brasil, políticos colocam a casta deles acima de tudo, depois vem o resto.

Willber Rodrigues

Já ficou provado que o Tio Sam nos espionava ativamente e que fez pressão junto a Alemanha pra que eles não cooperassem conosco na área nuclear.
O Tio Sam nos disse “não” várias vezes nas últimas décadas pra que a gente não comprassem armas de ponta, fom a desculpa de “não alterar a geopolítica da AL”.
Mas tem gente aqui que insiste em ser fanboy e achar que o Tio Sam nos vê como aliados…

Luis H

como se precisasse de americanos dizer isso, com o dinheiro que torramos e os recursos materiais q temos, nós mesmo já cuidamos disso sozinhos há muito tempo. mas se culpar espantalhos lhe apraz, fique à vontade.

carvalho2008

É impressão minha ou isto é igual ao AMPS / Slowpoke ?

Destesto ter razao….

Olha lá….a Coreia irá fazer AMPS em seus SSK´s criando assim um modulo AIP nuclear (embora tudo que é nuclear ja seja AIP)….

Este é o caminho que descrevi que o Brasil deveria seguir ou ter seguido como contingencia ao programa nuclear….

Montar uma bifurcação no projeto nuclear, criando um linha de reatores AMPS Slowpoke e usar como hibrido AIP na classe Riachuelo…..

olha ai….não fizemos…eles irão fazer….

A Australia deveria tambem embarcar nisto ai….é muito mais viavel, rapido e barato….

Carvalho2008

Ops…li errado.. nao é baixa potencia….enganei-me na leitura da escala de potencia

A6MZero

É interessante traçar um paralelo entre a marinha sul coreana e a MB. Ambos nos anos 90 produziram versões locais e com modificação do Type 209 nosso Tinuka e a classe Jang Bogo, mas o programa coreano foi mais bem sucedido inclusive possui um sub classe que foi vendida para a Indonésia. Após isso mudamos para os scorpenes já os coreanos optaram pela manutenção da parceria com os alemães com produção local do Type 214 classe Sohn Wonyil (os quais já estão em operação). No ano passado os coreanos anunciaram uma nova classe classe agora com projeto e desenho locais… Read more »

Palpiteiro

Meu palpite é que a capacidade da indústria naval Coreana é muitas vezes maior que a brasileira. Eles tem estaleiros muito fortes no mercado mundial.

A6MZero

Sim a capacidade industrial dos coreanos é sem duvida um grande ponto a favor.

Por exemplo o Tikuna teve apenas uma unidade construida e foi um programa que sofreu com constantes atrasos (de 1998 até 2006 para ser concluído), já a classe Jang Bogo terá um total de 15 unidades, isso se novas vendas não acontecerem, sendo 12 já finalizadas e mais 3 unidades adicionais em construção para a marinha da Indonésia.

Carlos Campos

não fala isso, os Almirantes vão se sentir magoados, afinal a Coreia do Sul é a prova da incompetência deles

A6MZero

É muito interessante ver como a marinha sul coreana mudou e cresceu nas ultimas décadas, até os anos 70 era uma força pequena e centrada em embarcações usadas oriundas dos EUA, na década de 70 começaram com um programa de patrulheiros pequenos construidos localmente que foi muito bem sucedido a classe Chamsuri. Logo após na década de 80 partiram para a construção de escoltas leves como a classe Ulsan a classe Donghae e a classe Pohang. Hoje pouco mais de 30 anos depois eles constroem gigantes como Sejong de 10,600 tons (KDX-III) e o Dokdo de 19,500 tons(LHP). E olha que… Read more »

Pablo Maroka

Cooperar com os EUA é sempre ganho.

Mafix

Nesse caso é por interesse dos EUA ter um pais vizinho a China com submarinos nucleares se excluir isso nunca passariam tal tecnologia…

Fernando

Como tem baba ovo neste grupo

Allan Lemos

É provável que fique pronto antes do brasileiro.

MIGUEL

Parece que os Sul Coreanos vão ter o seu submarino nuclear antes da gente, Austrália e Coreia do Sul vão ter Submarinos Nucleares, Daqui a Pouco o Japão e a Alemanha… A China em 2035 pretende ter 93 Submarinos : 6 SSBN Type 96 Tang + 8 SSBN Type 94 Jin + 19 SSGN Type 95 Sui + 6 SSN Type 93 Shang + 48 SSK Type 39 Yuan + 6 SSK Kilo , enfim parece que o Mundo esta a beira de um conflito Global.

Jacinto

Os japoneses não querem ter submarinos nucleares e na minha opinião estão certos. Os convencionais suprem as necessidades deles, já que o inimigo está do lado e são mais baratos, o que permite terem mais unidades.

Carlos Campos

Japão? se eles quisessem já teriam, aposto mais neles anunciaram que ter armas nucleares.

Tiger 777

Inflação alta nos EUA e Inglaterra e baixo crescimento econômico, em breve estes países “inventarão” um novo conflito. Não precisa ser gênio pra entender isto. O império, vive de Guerras.

Alex Barreto Cypriano

Mais do que impérios ou repúblicas, é o capitalismo que vive de guerras…

leonidas

Hum… rs
Quer dizer então que antes do Séc XVIII não havia guerras potências e seus aliados uns contra os outros? rs

Paulo

Exatamente.

É apenas uma série de narrativas e clichês.

Tutor

E ao Brasil, se quiser ter submarino nuclear, só vai restar pedir socorro aos russos. Não gosto da ideia, mas, se não tiver outra saída, que assim seja.

Josué

É bem melhor fazer amizade com eles já que demonstraram ser mais amigavel.

WSilva

Para inglês ver…

Os norte coreanos já estão preparados para sumir do mapa mas levar os sul coreanos, japoneses e alguns americanos junto.

Numa guerra ali, quem mais vai perder é a Coreia do Sul e o Japão, mas os EUA não tem nada com isso, vassalo é pra isso mesmo.

Vinicius 023

Certo é ser “vassalo” da China.

WSilva

Que tal não ser vassalo de ninguém?

Carlos Campos

melhor eles prepararem seu sumiço do mapa também, os EUA tenta conter a China fato, mas se a China parte para o ataque contra o Japão e o proprio EUA, é game over.

Paulo

O ideal seria um mundo sem ‘opiniões’ deste tipo.

Carlos Campos

seria bom se livrar de todas as potências imperialistas sugadores de vidas e riquezas

Fagundes

Se você ler mais geografia verá que esses países são nossos aliados.Você acha que deveria ter o genocídio nuclear de bilhões de pessoas por discordância de política externa.Esse blog deveria ter suspensão e banimento por reincidência em comentários desse tipo.Mesmo a gente aqui que somos ninguém temos que ter responsabilidade com o que postamos e reverberamos na internet, tem adolescente que acompanha esse site.Você quer estimular esses pensamentos neles?

Carlos Campos

Nossos aliados kkkkkkk não temos aliados, todos os países só tem interesse aqui pq aqui tem muita comida e reservas naturais, vai ver o interesse deles no Iemen, nos terroristas do sul do Saara, e falei de potência imperialistas e não em varrer toda a população do Mapa, por mim podia sim eles se matarem, depois serem fragmentados em países menores e sem expressão militar e econômica, e mais se você está em site sobre assuntos militares te sinto dizer que pessoas inocentes morrem nessas guerras, se você é tão preocupado assim com a vida humana devia frequentar um site… Read more »

Guacamole

O Brasil devia ter comprado as blueprints dos reatores americanos quando teve a oportunidade.

Agora os EUA estão distribuindo a informação pra Koreia e Australia e o Brasil, como sempre, perde os ventos da oportunidade.

Felipe Maia

O Almte. Olsen assumiu na audiência pública de 27/10/2021 que a marinha “certamente dará um solução para questão do reator nuclear”, dando a entender que sim, estão passando por dificuldades nesse tema. Pensei comigo: “oras, mas e a tal transferência de tecnologia? Não seria o caso de buscar auxílio dos franceses?” Em outros blogs a resposta a essa pergunta foi a de que nem mesmo a França detém totalmente o know-how para estabilização de um reator nuclear no caso de um submarino, e que pra isso eles contam com auxílio dos americanos e que estes, por sua vez, não moverão… Read more »

João Adaime

Caro Felipe
O acordo com os franceses contempla apenas o casco (e sensores e armamentos). A propulsão ficou a cargo do Brasil. Em nenhum momento ficou acertado que a França forneceria o reator.
Afinal, o reator já está em desenvolvimento aqui. Na ilustração podemos ter uma ideia da sua dimensão, comparada com uma pessoa.
Abraço

Felipe Maia

Olá, João.
Isso é sabido. De fato, o reator ficou a cargo do brasil. Todavia, pelo que entendi da celeuma toda, a dificuldade não seria o reator em si, mas a sua acomodação no casco do submarino de uma forma que ofereça segurança e estabilidade de navegação.
Não sei se foi um exercício de previsibilidade à época, mas a eventual dificuldade com esse tema era um fator a ser considerado sim.

Esteves

É um reator militar. Nasceu nos anos militares. Cresceu como projeto nos anos malvinicos assombrados que ficamos com a eficiência desse navio (submarino atômico) na guerra contra ingleses. Ainda ressoa a historinha que 1 submarino nuclear britânico foi capaz de… Houveram anos de quase desistência mostrada na matéria da Veja onde contaram que por pouco não aproveitaram o reator de pesquisa do IPEN. Por pouco pouco muito pouco pouco mesmo vamos levando esse programa militar desde 1982 quando a MB chegou no IPEN. Pouco resultado. O reator tem 15% da potência desse aí da matéria que não precisa de recarga.… Read more »

Carlos Campos

um reator que precisa ser recarregado a cada 4 anos é um erro descomunal, lixo radiativo demais, abrir demais o sub aumenta o risco de falhas, e o preço disso deve ser na casa dos 8 dígitos quem sabe 9.

João Adaime

Prezado Felipe
Este problema que você relatou (acomodação/estabilidade) deveria estar resolvido, uma vez que recebemos todo o treinamento necessário para projetar um subnuc.
Estou anexando um endereço que remete a uma página da MB abordando a transferência de tecnologia.
https://www.marinha.mil.br/prosub/transferencia-nuclear
Abraço

Willber Rodrigues

O PROSUB é/era uma cooperação França + Brasil pra ToT de Scorpene e construção de Itaguaí.
Reator nuclear é 100% BR. Nenhum francês está nos ajudando nisso.

Esteves

Há controvérsias.

Willber Rodrigues

Sempre há.

Alex Barreto Cypriano

Um small modular reactor de 300 MW t (térmicos) pode entregar uns 60-75 MW úteis em trabalho mecânico (ou em eletricidade), bem melhor que o nosso reator de 50 MW t/10MW úteis. Mas como um colega disse, a Coréia do Sul não precisa de reatores nucleares em submarinos ou navios pra atrapalhar as pretensões chinesas.

Esteves

Negócios.

Carlos Campos

sim kkkk a Coreia do Sul, deveria se unir com a China, assim como o Japão, Vietnã, Tailandia, Laos e etc, o cara é maluco

KAHLLIL LOPES NATAL

o EUA nos vem como cachorros miseráveis mesmo ne, 30 anos pedindo ajuda dele e eles com desculpinha de nao proliferar tecnologia nuclear e em menos de 1 anos eles espalham a mesma tecnologia para um monte de países. Cade a França ou a Russia para fechar um acordo gordo conosco na area de reatores

Esteves

“Me dê motivos…pra ir embora..foi jogo sujo…não tem perdão. É nessa hora que o homem chora…”

Porque fazem lá e não fazem aqui são conjecturas. Lá existem ameaças, guerras passadas, políticas, interesses, negócios. Aqui?

Bruno Vinícius

Joseph “vamos ensinar todos os aliados a fazerem um SSN” Biden. Primeiro a Austrália, agora a Coreia do Sul. Nesse ritmo, logo vai estar oferecendo para os alemães e japoneses. Pena que não parece ser do interesse americano nos dar uma forcinha também.

Last edited 1 ano atrás by Bruno Vinícius
A6MZero

O Japão não demonstra interesse na construção de Submarinos nucleares até o momento, e não seria difícil já que eles dominam por completo a construção de reatores desde a década de 70. No momento a estratégia japonesa e ter em serviço um grande numero de submarinos convencionais (25 concluídos sendo 24 em operação e um em fase de testes e mais 3 já em construção de um total de 7 planejados), os novos já contam com as baterias de íon-litio e são considerados extremamente avançados com menor necessidade de recargas que as baterias tradicionais e mais tempo em missão por… Read more »

JOSAFÁ COSTA DA SILVA

Os Estados Unidos da América sabotagem abertamente o desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro; a aproximação com os BRICS certamente levará a uma maior cooperação entre esses Países. A Rússia deverá contribuir para a consolidação na América do Sul de uma potência nuclear.

Carlos Abreu

Já foi negado várias vezes ao Brasil a tecnologia de submarinos nucleares,eles acham que não estamos preparados para administrar tal tecnologia, más está na cara que não querem um Brasil forte,pois eles sabem da capacidade dos cientistas brasileiros e tem medo, então acho que está na hora de continuar a conversa com a Rússia e mandar eles plantarem batatas

Last edited 1 ano atrás by Carlos Abreu
Torukmakto

Boa noite, porque não saem matérias sobre a atual situação dos Scorepene, quando vão comissionar o Riachuelo e os outro? Qual nossa real associação hoje?

Fagundes

Acredito que os EUA enxergam o Brasil como aliado próximo mas não íntimo como a Inglaterra, França,Alemanha,Japão, Coreia do Sul .
Nessas parceiras de tecnologia geralmente são fechadas seguindo características de ganha-ganha para o dois lados.Se o Brasil mostrar isso em determinada área tecnológica para os EUA eles cooperarão conosco.
Me lembro do acordo de tecnologia no início do século em que o Brasil transferiu tecnologia de produção de etanol a partir da cana de açúcar para os EUA e eles da produção a partir do milho para nós.

Carvalho2008

Ter um aliado nuclearizado do outro lado do mundo é uma coisa, ter um vizinho ao lado de casa é outra…

Esteves

Mas…não íntimo. É muito íntimo.

tsung

ingleses são primos americanos!

França,Alemanha,Japão, Coreia do Sul.. esses possuem dividas longas a ser pagas.. discretamente

Willber Rodrigues

Os EUA tem 3 tipos de aliados:
ALIADOS: Inglaterra e Israel.
Aliados: países da OTAN, Austrália, Japão, CS.
aliados: Brasil e o resto da AL.

Somos aliados, mas de 3° escalão. Uma aliança aonde não estamos ombro a ombro com nosso “parceiro”.

Last edited 1 ano atrás by Willber Rodrigues
francisco Farias

É bem capaz da Venezuela ou outro pais aqui da America do Sul obter a tecnologia atômica (bélica), antes do Brasil, tem vários deles se chegando a Rússia. Esperem e verão.

Sagaz

A quantidade de comentários de cunho vitimista é impressionante. A quantidade de pessoas limitadas por conta de doutrinamento é impressionante. Idolatram tiranias que ao contrário de progresso só trouxeram regresso para o planeta.

Andromeda1016

O desenvolvimento de tecnologia militar avançado da CS é baseada em tecnologia russa ou europeia que eles adquiriram por meio de compra ou engenharia reversa. Os gringos só forneceram tecnologia militar básicas até o começo dos anos 80, depois disso bloquearam tudo. Os gringos não ajudaram, mas pior, impuseram dificuldades e restrições ao avanço da tecnologia militar por parte da CS, por isso a necessidade deles de se socorrerem junto aos europeus e russos. Se hoje os gringos buscam a CS para desenvolver junto tecnologia nuclear é porque a tecnologia nuclear deles está defasada em relação à CS, pura e… Read more »

ADM

O final do texto nos induz a pensar que talvez o Governo atual da ROK tenha os pés no chão…com cobertor curto é melhor ter um SSN, antes do NAe, e não o contrário. Tem País que pensava em ter os dois…