O lançamento do terceiro porta-aviões da China, o Type 003, é iminente, segundo imagens de satélite do Estaleiro Jiangnan, em Xangai. As imagens mostram o porta-aviões em uma doca seca agora inundada.

As imagens foram feitas às 3h21 ET de 14 de junho pela Planet Labs, uma empresa pública de imagens da Terra com sede em São Francisco, informou o The Drive.

Além de inundar o dique seco (feito geralmente para preparar o lançamento da embarcação), também foram vistas decorações nas catapultas. As bandeiras chinesas também foram montadas na ilha do porta-aviões, no convés de voo e nas laterais, semelhante ao que o PLA (Exército de Libertação Popular da China) fez para seus dois outros lançamentos de porta-aviões.

Embora houvesse relatos de que o lançamento do porta-aviões aconteceria na primeira semana de junho, o evento foi adiado, provavelmente devido a problemas técnicos. Imagens de satélite naquela época mostraram a doca seca onde o navio de guerra estava posicionado, deixando um caminho aberto para o rio Yangtze.

A China ainda não deu nenhuma declaração pública sobre o lançamento do porta-aviões, mas há muitas especulações de que o navio de guerra pode ser lançado em 15 de junho, que também é o aniversário de 69 anos do presidente chinês Xi Jinping.

Collin Koh, pesquisador da Escola de Estudos Internacionais de S. Rajaratnam, twittou que o “lançamento do novo porta-aviões em seu aniversário declarado (15 de junho) seria adequado”, já que “Xi é considerado o arquiteto-chefe da cada vez mais poderosa Marinha do PLA.”

Sob a orientação de Xi, a China empreendeu um projeto ambicioso em 2015 para transformar o PLA em uma força de combate de classe mundial. O PLA embarcou em uma onda de construção de navios e logo ultrapassou a Marinha dos EUA para ser a maior força naval do mundo.

Este é o terceiro porta-aviões da China, sendo os outros Liaoning e Shandong, que também é o primeiro porta-aviões desenvolvido internamente na China. No entanto, o Type 003 ainda terá que passar por muito trabalho, mesmo após seu lançamento, para ficar pronto para o combate. Os EUA esperam que o navio entre em serviço em 2024.

Ao contrário dos dois primeiros porta-aviões, o Type 003 possui catapultas para lançar aeronaves que aumentarão as cargas úteis e podem desbloquear novas possibilidades de design de aeronaves com capacidade de operar em porta-aviões.

FONTE: International Business Times

Subscribe
Notify of
guest

80 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ChinEs

Que responsabilidade ser o primeiro cometador desse tema, a China esta mostrando como se constroi uma Super Potencia, Esse Navio vai ser um divisor da aguas, Depois do primeiro, de certeza a China vai fabricar muito mais… Agora resta saber se o Brasil vai seguir o caminho da China.

Galo Gago

É um tanto óbvio saber que o Brasil JAMAIS vai seguir o caminho da China, né?
Não temos inimigos declarados, não temos vizinhos poderosos, estamos longe de qualquer zona de conflito, e ainda temos políticos desinteressados e 80% do orçamento das forças armadas usados pra pagar salários, 10% pra comprar picanha

Rafael

não ter inimigo não significa que vai ter paz para a eternidade, os inimigos aparecem e vão ou ficam, eu não sei porque diabos as pessoas tem essa ideia maluca na cabeça, um dia vai chega a hora do Brasil virar alvo de uma invasão militar, ai sim nós Brasileiros vamos ter que engolir a força a realidade da GEOPOLÍTICA, se você já brigou com um colega na escola ou faculdade porque alguém inventou uma mentira sobre você e ele aceitou e foi direto para a porrada, se sim, isso também acontece na GEOPOLÍTICA.

Luiz Antônio

Dependendo de quem for o invasor, vai ter brasileiro estendendo tapete vermelho e oferecendo cafezinho pros inimigos, e falo com tristeza. Ô povo pra gostar de ser colonizado, nós somos.

Cristiano de Aquino Camposim

Não temos vizinhos poderosos? Que eu saiba a Guiana Francesa e da França e faz fronteira com a gente e vive falando em intervenção na Amazônia.

PACRF

A Amazônia já está sob intervenção, a do crime organizado, composto de traficantes de todas as naturezas: madeira, armas, drogas e animais. Além do garimpo ilegal e predatório. Tem mais: grilagem de terras, ou seja, é uma verdadeira terra de ninguém, sem a presença do Estado, consequentemente sem lei.

MMerlin

O Brasil tem soberania sobre a Amazônia só no papel. E ter isto formalizado, perante outros países, exige responsabilidade sobre o território. Coisa que nosso país não demonstra à décadas e que não melhorou neste governo. Declarações do ministro do MMA e do Chefe de Estado já demonstraram que o país não tem condições de coibir os crimes na região. Declarações estas não apenas decorrentes do último acontecimento, mas todas as declarações referentes às extrações ilegais de madeira e minério. A criminalidade já viu o qual lucrativa é a região e, se medidas duras não forem tomadas, tanto em relação… Read more »

Last edited 1 ano atrás by MMerlin
PACRF

Acrescento que somos (ainda) uma democracia, com liberdades individuais e imprensa livre.

Guilherme Leite

Seria interessante se conseguirmos terminar o navio patrulha Maracanã primeiro 🙂

Atirador 33

Boa lembrança kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Adriano madureira

aí estaremos certamente mais protegidos com navios patrulha de brinquedos…

Espero que ao menos possamos ter navios patrulha decentes, quem sabe umas MEKO-80 possa sair dessa união com os alemães…

Carlson

Nunca

Chevalier

“A China esta mostrando como se constroi uma Super Potencia”.

Com escravos, campos de concentração e matando 70 milhões do seu próprio povo. E se forem para uma Praça protestarem, fuzila-se.

Slow 🇧🇷

https://www.google.com/amp/s/valor.globo.com/google/amp/mundo/noticia/2017/02/26/salario-medio-da-industria-da-china-supera-o-do-brasil-e-do-mexico.ghtml

5 anos atrás já era maior que o daqui imagina agora …

O tempo de que China só tinha pobreza, escravidão e comedor de ratos já foi viu ..

Jefferson Ferreira

China já tem uma qualidade de vida melhor que o brasil… aqui tem mais gente passando fome do que lá…

Fernando

De novo essa história de escravos, campos de concentração. Será que esse pessoal não acorda. Supera isso. China tá bem longe disso. Tem mais escravos e gente passando fome no Brasil do que na China.

WSilva

”Com escravos, campos de concentração e matando 70 milhões do seu próprio povo. E se forem para uma Praça protestarem, fuzila-se.”

Fonte: Águas de lindóia

Alexandre Dias

Um único partido político, um único pensamento, sem opositores, sem problemas para investimentos militares.

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Dias
Marcelo Romo

Vc tem razão e o problema está todo aí. Não existe oposição na China. O que o governo decide é Lei. Pouco importa se existe ou não um “salário mínimo” maior que o do Brazil (se é que podemos dizer isso…) quando não se tem liberdade.

ChinEs

Esse Navio vai fazer toda a Diferenca no Pacifico

Cidadão das Sombras

Multiplicador de forças.

Fernando Vieira

Pela foto mais distante, a saída do dique seco é bem apertadinha, parece que o navio cabe a conta ali. E sai para um rio, tomara que a corrente não faça algo inesperado e não ocorra nenhuma barbeiragem na hora de tirar ele dali.

Luiz Blower

É bem normal esse “aperto” nos diques secos. Mas não se iluda, tem mais de 20 mts pra cada lado e sem considerar que o convoo “alarga” o navio só na parte superior do casco. Tá até folgado.

Luiz Blower

Apertado era o São Paulo no dique seco do Arsenal… esse parece que até os franceses disseram que não ia dar. E deu…

ChinEs

O Presidente Xi apostou em Grande , desenvolver um NAE de 2015 a 2022 , foram 7 anos de trabalho duro, mas no total precisa de 10 anos, 2015 a 2025 para se tornar operacional, a China ja comecou a desenvolver o NAE Nuclear, vai lancar em 2028.

Rui Chapéu

Esse vai ter catapultas eletromagnéticas ou é a normal?

ChinEs

EMALS

Luis Carlos

Segura o Dragão!
Dá mais não!

Luis H

nos 80 o frisson era a iminência do japão ultrapassar econômica e tecnologicamente os eua. mas questões internas impediram, o mesmo vai acontecer com a china, o panorama externo q fomentou o nascimento da china nos anos 90 mudou e o planejamento central chinês tem limitações frente a maior liberdade econômica americana. a china vai crescer cada vez com maiores dificuldades e nunca vai chegar onde o pc sonha. a china nunca irá tirar a superioridade militar dos eua sem um dia começar a ter gastos militares maiores e manter por anos e anos. na economia os chineses fazem produtos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Luis H
Luis Carlos

Olhe o tamanho do Japão e olhe o da China.
Olhe a situação econômica dos EUA nos anos 80 e olhe agora.

Alexsandro Costa

Eu acho que um chinês nunca vai ter o padrão de vida de um americano.

Mas nos outros pontos acho que você tá enganado.
A China já investe mais que os EUA em desenvolvimento e tecnologia.
E já ultrapassou os EUA em gastos militares PPC.

Pelo tamanho da população, não precisam ter a mesma renda pra ter mais dominância econômica que os EUA.

Eles tem muitos desafios. Mas eu acho que é um adversário que os EUA nunca tiveram.

WSilva

”Eu acho que um chinês nunca vai ter o padrão de vida de um americano.”

Um dos objetivos do PCCh é justamente esse, os EUA estão em pleno declínio cultural, quanto mais divisão religiosa, mais divisão política, mais ideologia de gênero dentro do país, melhor para a China que mantém sua tradição milenar fazendo ajustes pontuais para acomodar o novo mundo.

Economicamente falando, do século XX em diante, o americano em geral nunca foi tão pobre como é hoje, a tendência é piorar…

Já o chinês em geral vê sua renda crescer mais e mais.

Last edited 1 ano atrás by WSilva
Fernando

Como fala besteira. Acho que vc precisa se reciclar e atualizar. O mundo todo procura aprender o mandarim. A bola da vez na economia é a China

Nemo

Desculpe, mas “nos copiam” foi demais. Ri uns 5 minutos sem parar.

Machado

Que vergonha baba ovo de norte americano. Tu por acaso é norte americano cara? Brasileiro é um cheira rola mesmo. Pra mim quanto mais a China ser forte é melhor pro Brasil. Um mundo multipolar é muito melhor para nós. Mais opções. Nosso verdadeiro inimigo externo é o EUA que que se metem aqui e atrapalham nosso progresso. É claro com a ajuda de alguns leda pátrias como vc por exemplo.

Adriano Madureira

“Eu acho que um chinês nunca vai ter o padrão de vida de um americano”.

Alguns Machado, acham que todo ser que respira na terra quer viver ao estilo do American way of life, como se fosse o arquétipo ideal para o mundo…

WSilva

Você esqueceu de um detalhe, o Japão é escravo ocupado dos EUA…Sério que alguém acreditou que os EUA deixariam o Japão ultrapassá-los economicamente? Vocês por acaso não sabem o que os EUA fez com a indústria de semicondutores do Japão liderada pela Toshiba? rs

PS1: Os EUA também farão de tudo para a China não os ultrapassar, mas dessa vez os EUA terão que lutar, já contra o Japão foi apenas falar grosso e problema resolvido.

PS2: Vá estudar um pouco, teu português é horroroso. rs

Andre

É impressionante o avanço chinês ao se descolar do modelo russo-soviético.

Enquanto as putinzetes repetiam que “porta-aviões não passam de grandes alvos” e que “a furtividade já estava obsoleta”, os chineses dão uma aula de pragmatismo.

Agressor's

E a moral da história que fica para nós é essa: “Bons artistas copiam, grandes artistas roubam”…

Rafael

se eles roubaram tecnologia, isso é o que menos importa no meio militar, o que realmente é o problema, é que agora eles tem algo para bater de frente contra o EUA no Pacifico.

Agressor's

Copiar não é roubar! E coisas boas são copiadas e melhoradas, e no caso da China isso é bem comum, eles melhoram e muito o que já tem no mercado…

Atirador 33

Sou admirador da politica de desenvolvimento da China, agora “melhorar e muito o que já tem no mercado” você poderia citar exemplos do que a china aperfeiçoou tão o que já existia no mercado.

Concordo com comentarista acima, pelo menos a China tem agora um ponto de partida para evolução e melhorias.

Uma pena a imprensa não ser livre por lá, pois poderíamos ter uma bpa noção da real capacidade.

Andre

Moral da história é que vc deve seguir o que funciona.

Pablo Maroka

China é desafio para os EUA, russia é só um cara chato que só faz barulho.

Quantidade de meios que a China lança anualmente é absurdo.

Essa capacidade “fabril” aplicada em uma guerra deve fazer uma diferença monstruosa, mais ou menos o que os EUA fizeram na segunda guerra mundial.

Oliveira

“China é desafio para os EUA, russia é só um cara chato que só faz barulho.”

Confia!!

“A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda”. Provérbios 16:18.

Dalton

O que os EUA conseguiram realizar na primeira metade da década de1940 jamais será replicado, não tanto pela capacidade industrial e sim por conta de que navios submarinos aeronaves, eram relativamente simples e baratos e outras nações chegaram a rivalizar ou mesmo superar em qualidade certos tipos de navios e armamentos. . A marinha chinesa por conta de suas necessidades tem uma grande maioria de navios e submarinos relativamente pequenos e baratos ao passo que a US Navy prioriza unidades maiores e no caso de submarinos apenas os de propulsão nuclear. . Um modesto exemplo são os novos submarinos Virginia… Read more »

ChinEs

Cara se a Russia quiser ela dizima tanto a China + EUA juntos , assim como os EUA se quiser dizima Russia + China, a China ainda vai ter que correr muito e trabalhar muito, a Russia vai ser sempre uma Super Potencia, ela sozinha tem 7000 nukes, nem precisa de Armamento Convencional, China + India + Brasil tem que correr atras do prejuizo, a Russia por ter pertencido a URSS ja sai ganhando tudo e todos…

Alex Barreto Cypriano

Armas nucleares demandam gastos em manutenção e modernização que a Rússia, a qual o próprio Putin admitiu ser apenas uma nação de terceiro mundo nuclearizada, pode não se permitir, senão com grandes sacrifícios.

ChinEs

Deixem de subestimar a Russia, a Russia ainda tem muito poder , a Russia herdou esse poder da URSS, da mesma forma que os EUA herdaram o poder global do Reino Unido, a Russia se organizou e renasceu das cinzas da URSS, acho que agora a Russia esta mais forte e compacta como nunca esteve, eles tem o problema demografico, sao apenas 150 milhoes de habitantes, dai a necessidade de anexarem a Ucrania, para aumentar a populacao Russa, de pelo menos 210 milhoes, a mesma populacao que o Brasil tem, eles tem um territorio com 17 milhoes de kilometros quadrados,… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Quando Putin morrer, e não vai demorar muito, a Rússia desmancha. Isso que sempre acontece com autocracias empobrecidas que dependem apenas de indivíduos extraordinários. Se Putin amasse sua Rússia como ama a si mesmo, a primeira coisa que ele teria feito é tornar o estado russo independente da sua influência imperial. Ele ainda pode fazê-lo, mas duvido que tenha tanta virtude.

Fernando

Bem isso. Pessoal subestima muito a Rússia aqui. Aliás falar mal dos EUA aqui é um perigo. Mas o fato é que tanto EUA e URSS ou Rússia já cometeram erros como recentemente a guerra da Ucrânia. Mas como lembrado pelo colega acima, a quantidade de ogivas nucleares pertencentes a Rússia “ainda” a põe no patamar de grande potência mundial, uma vez que seu arsenal pode atingir e causar destruição a nível global. Eua pode e com certeza derrotaria a Rússia numa batalha tradicional, porém, se tratando do número de ogivas e meios de lançamento que os russos dispõe, não… Read more »

Andre

As armas nucleares são a única coisa que faz a Rússia ter alguma relevância. Se não fosse essa herança soviética….

ChinEs

Acho que nao sao a unica coisa, a Russia produz muito Armamento, alem da AK47 , do RPG7, existe muito Armamento Russo no Mundo, onde existem Guerras e conflitos , existem Armas Russas, ate aqui no Brasil… Logo nao subestime a Russia.

WSilva

Se a Rússia tentar dizimar China e EUA a Rússia vai pro buraco também, mesmo que sobreviva, a maioria dos russos vão desejar a morte do que viver o pós guerra nuclear.

As bombas atômicas servem apenas para país A não lutar/invadir diretamente com país B, logo quem está no prejuízo são aqueles que não tem poderio nuclear, o Brasil é um deles.

Andre

China e a potência do futuro e a Rússia foi uma potência no passado.

Os chineses, assim como os americanos há algum tempo, já percebram que o segredo está na capacidade intelectual, de criar. Fábrica é fácil construir, já ideias….

ChinEs

A Russia ainda tem planos de ter 5 NAEs em 2035.

Gustavo

Pessoal, OFF TOPIC. Mas quero umas informações. Sabemos que é proibitivo reformar o Atlântico e que o F-35B não operaria de maneira completa no navio, além do caça em si já ser proibitivo para a força. Mas estava fazendo um exercício de imaginação aqui, pensando nas restrições que o navio impõe para essa operação. APENAS EXERCÍCIO. Sou contra a operação do F-BUG, apenas quero entender melhor, antes que venham falar asneiras. Li que o F-35B precisa de 600 pés para decolar full nos navios dos EUA. No atlântico temos apenas 577 pés no flight deck (170m x 32.6m), faltando aí… Read more »

Eduardo Angelo Pasin

Parece que a distância varia caso o navio tenha rampa

carvalho2008

Uma rampa reduz em até 2/3 a distancia dependendo da carga transportada. O convés precisaria de revestimento extra para aguentar o motor; O Avião excede o tamanho e peso dos elevadores; O navio tem pouca capacidade de transporte de combustivel aeronaval, ao menos na qtde de consumo de um F35; Não tem ski jump; Muita coisa para fazer para aquilo ao qual não foi feito…. A conclusão é que se um dia desejarem operar F-35( duvido que alguem algum dia permita a MB possuir um avião melhor que o da FAB), melhor seria desenhar ou encomendar um navio novo, inclusive,… Read more »

Last edited 1 ano atrás by carvalho2008
Dalton

O que o Eduardo escreveu faz sentido. A “rampa” permite que um avião decole utilizando menos espaço mas não apenas uma “rampa” tornaria o F-35B viável.
.
O “Atlântico” enquanto “Ocean” nunca foi pensado para operar nem mesmo com o “Harrier”
poderia se necessário transporta-los até onde fossem necessários quando então eles decolariam com peso mínimo até o destino final.
.
Entre outras “restrições” uma aeronave sofisticada como o F-35B necessitaria equipamentos
específicos a nível de hangar, para manutenções, reserva adequadas de combustível além
de armamentos, equipamento para controle aéreo entre outras coisas.

Gustavo

Vi que os elevadores não comportariam também o tamanho do F-35B. E também a relação de combustível embarcado seria um problema. Os aviões teriam que ficar no deck. Em um blog inglês, vi que o número de F-35 embarcados no ocean, caso ocorresse, seria obrigatoriamente a metade de Harrier, pelo equipamento para operar o avião e quantidades de combustível embarcado. Se houvessem 12 Harrier embarcados, o F-35B seriam no máximo 6 para não afetar as demais operações do navio. Achei essa informação interessante. Nos navios americanos são 600 pés sem a rampa, visto o USS Boxer, então se a MB… Read more »

Dalton

Basicamente é isso mesmo Gustavo o F-35B pesa o dobro de um “Harrier” é muito mais sofisticado exigindo mais manutenção, combustível, etc.
.
Uma “rampa” permitiria o F-35B decolar do “Atlântico” mas apenas isso.

Guizmo

Assino embaixo os comentarios dos colegas. Na minha visão, o Atlantico é uma boa plataforma de helis para Asuw e Asw……um Cavour na MB permitiria sonhar com o F35B, mas ambos nao sairiam do porto em caso de conflito, pois a carência de auto defesas e de escoltas são as mais graves lacunas da Esquadra

carvalho2008

Olhando de cima, parece um Forrestal…

Alex Barreto Cypriano

Olhando de dentro, também. Se você olhar as fotos da construção do type 003 (ainda em blocos separados) e olhar um corte longitudinal de um Forrestal vai perceber que os blocos daquele se dividem aproximadamente nos espaçamentos das anteparas deste.

Flávio

Falando da China e seu programa de porta-aviões, eles começaram a operação de drones no Shandong
https://www.scmp.com/news/china/military/article/3180265/drones-included-refit-chinas-second-aircraft-carrier-shandong

Last edited 1 ano atrás by Flávio
ChinEs

Os primeiros marinheiros chineses a operarem um NAE queriam aprender no nosso NAE A12 Sao Paulo, foi uma oportunidade que o Brasil perdeu, se calhar hoje a China iria retribuir essa ajuda, acho que o Brasil tem que construir o seu NAE da Naval Group com urgencia.

Diego

Encomenda um Xiaomi desses aí para a MB, manda vir uns Type 55 junto…

Eudes Lopes

Quero ver eles, derrepente faz amizade, porque dinheiro muda a cabeça de qualquer um, aí derrepente né eles fazerem amizade china, Coreia, Rússia, aí vim querer tomar os países de outros continentes kkkk…

Last edited 1 ano atrás by Eudes Lopes
Red Pill - 红色药丸

Pra me divertir semana passada fui assistir Top Gun, nÃo como um lunático fanboy lambebolas, mas como alguém esclarecido no tema e nacionalista. O mais legal qdo se vê aquelas belíssimas imagens de um convés cheio de caças decolando e pessoal de apoio fazendo misuras é saber que pondo a cara lá no litoral da China eles receberiam uma salva de DongFeng na cabeça e iriam todos beber água salgada.

ChinEs

Esse filme seria legal se participasse o J-20 chines… escolheram o Felon Su-57.

Gabriel BR

Viva a China!!!!

Chevalier

kkkkkk
Socialistazinho revolts vira-latas!

Alex Barreto Cypriano

Vamos esperar pra ver. Curioso pra testemunhar os primeiros lançamentos, o que só vai acontecer daqui alguns anos, se o mundo não acabar antes.

Chevalier

Que hora para aquele incendiozinho básico… hehehe

Chengdu J-10

E olha o brinquedo que vai ter nele:

carvalho2008

Será que opera Stobar e Catobar para conseguir prencher ambos os tipos de navios da China?

Adriano madureira

PARABÉNS aos chineses🤔🤔🇨🇳‼️ que investem em navios de verdade…

ChinEs

Parece que esse mes a China vai lancar para o Mar o NAE Type 003 e o Submarino Nuclear SSGN Type 095 Sui… Parece que esse Submarino foi feito para escoltar esse NAE e o futuro SSBN chines.
Fonte :

https://asiatimes.com/2022/05/satellite-reveals-chinas-new-nuclear-attack-sub/

ChinEs

Ja foi lancado o Navio Aerodromo Chines Type 003 Fujian :

https://www.navalnews.com/naval-news/2022/06/china-launches-first-aircraft-carrier-which-rivals-u-s-navys/

Fui o primeiro a publicar , kkkkkk