Chefe da Agência Internacional de Energia Atômica vai inspecionar salvaguardas para o programa do submarino nuclear da Austrália

13

O chefe do órgão de fiscalização nuclear das Nações Unidas visitará a Austrália enquanto a agência se prepara para examinar o plano do governo federal de construir submarinos movidos a energia nuclear sob a parceria AUKUS.

A ABC News apurou que o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, viajará para Camberra, Sydney e Adelaide na próxima semana.

Espera-se que ele converse com altos funcionários em Canberra e se encontre com o primeiro-ministro Anthony Albanese e a ministra das Relações Exteriores Penny Wong.

O diretor-geral também está programado para visitar as instalações da Organização Australiana de Ciência e Tecnologia Nuclear no reator nuclear Lucas Heights, em Sydney.

A visita de Grossi provavelmente se concentrará fortemente nas salvaguardas regulatórias que a Austrália terá que implementar para garantir que o programa de submarinos nucleares não represente nenhum risco de proliferação nuclear ou de segurança.

Ele também deve discutir as implicações legais do pacto.

‘Negociação técnica muito complexa’

Vaso de pressão de um reator nuclear naval PWR

Se a Austrália conseguir construir submarinos movidos a energia nuclear, se tornará o primeiro estado sem armas nucleares a fazê-lo.

A Austrália é signatária do Tratado de Não-Proliferação da AIEA, o que significa que terá que convencer a organização de que a transferência de tecnologia e materiais nucleares para alimentar os submarinos não viola o acordo.

O tratado não proíbe o uso de material nuclear para propulsão naval nuclear, e o governo federal sustenta que o programa AUKUS não apresenta riscos de proliferação e não prejudicará o tratado.

No entanto, no ano passado, Grossi disse que todas as três nações ainda teriam que chegar a um “acordo específico com a AIEA” em um “processo muito, muito exigente”, que exigirá que a agência “seja meticulosa e precisa, preencha todas as particularidades, pois isso nunca foi feito antes”.

A agência normalmente monitora e supervisiona de perto o material nuclear para garantir que não seja desviado para armas nucleares.

Esquema simplificado da planta de propulsão nuclear de um submarino britânico

Mas Grossi disse que com os submarinos nucleares um país está “retirando material dos inspetores por algum tempo – e estamos falando de urânio altamente, muito enriquecido”.

“O que isso significa é que nós, com a Austrália, com os Estados Unidos e com o Reino Unido, temos que entrar em uma negociação técnica muito complexa para garantir que, como resultado disso, não haja enfraquecimento do regime de não-proliferação”, disse.

A Austrália também está enfrentando uma dura disputa diplomática sobre o AUKUS, com a China e a Rússia atacando furiosamente os planos de submarinos nucleares em organizações internacionais e lançando várias intervenções para tentar convencer a AIEA a não aprová-los.

No início deste ano, a ABC revelou que o Departamento de Comércio Exterior estava impulsionando equipes diplomáticas especializadas em Canberra e Viena – onde a AIEA está sediada – em parte para combater uma campanha de “desinformação” de Moscou e Pequim.

Autoridades australianas zombaram das críticas da China em particular, apontando que os submarinos da Austrália serão armados convencionalmente, enquanto Pequim está expandindo rapidamente sua frota de submarinos convencionais e movidos a energia nuclear, incluindo submarinos que podem lançar mísseis nucleares.

FONTE: ABC News

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Varg

A Austrália, com apoio anglo-americano, vai mandar a a AIEA pastar. Simples assim.

Willber Rodrigues

Como fiz o ditado: quem tem amigo cristão, não morre pagão.

carlos mendes

Acho que o Brasil podia fazer de tudo e investir pesado no nosso e aproveitar e passar a boiado junto com os Australianos.

Ivan herrera

Infelizmente vai ser difícil,não temos uma china do nosso lado para os americanos fazerem grandes parcerias com nós, é apenas o famoso quintal mesmo.

Jefferson

E se o Brasil tivesse, nós mandariamos pastar, igual os EUA que sempre quiseram uma aliança mais séria com o Brasil e nós sempre os recusamos por causa desse pensamento bobo de esquerda e direita burra.
Brasileiro com essa mentalidade canina latino americana.
Os paises da americana Latina disseram não para a ALCA, os europeus e americanos foram para o sudeste asiático. Resultado: somos pobres, com salários baixos e sem indústria. A Ásia, foco industrial na atualidade.
O México em partes aceitou preceitos da ALCA, cresceram a indústria enormemente.

Last edited 1 ano atrás by Jefferson
MIGUEL

O Brasil deve se aliar a França e a Israel para tentar levar o Programa Nuclear avante.

Jefferson

França? Os europeus gastando fortunas para ajudar a Ucrânia em um guerra covarde e racista de Moscou. Na outra ponta o Brasil é aliado da guerra russa. Estamos apoiando a Rússia e fortalecendo o brics com discursos completamente contra a Europa. Meses atrás o ex-comandante vilas boas postando vídeos no Twitter do EB na Amazônia e ameaçando abertamente o presidente francês. Algo absurdo! Você não tem ideia de como esta a imagem do Brasil na Europa. Ontem o presidente português no Brasil falou diversos pontos relevantes, inclusive achou bizarro Portugal fazer esforços para apoiar a Ucrânia enquanto o Brasil apoia… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Jefferson
MIGUEL

Infelizmente as lideranças do Brasil não estão sendo sensatas, o mais lógico é o Brasil se aliar a França com o surgimento do AUKUS, é uma questão de honra para a França fornecer o SNBR Alvaro Alberto, lembrando que a França é o maior fornecedor externo de Defesa do Brasil : PROSUB + HX-BR , nada mais natural do que o Brasil pedir auxilio dos Franceses na questão das salvaguardas.

Jefferson

O Brasil jamais perdeu a oportunidade de perder uma oportunidade kkkkkkkkkk Acho extremamente difícil um país querer uma aliança mais profunda com o Brasil. Vários já tentaram e não conseguiram. O brasil é um país caótico politicamente, não falo de partidos e lideranças, falo das pessoas lá na ponta. Politicamente as pessoas sao completamente doidas aqui no Brasil e isso desestabiliza completamente qualquer relação. Não conseguimos ter relações estáveis sequer com Portugal, imagina com o resto. Acho muito difícil o Brasil melhorar como país nas próximas décadas e a tendência é virar uma fazenda (o que deixa alguns felizes, por… Read more »

Telchar Cuteleiro

Tu anda se informando onde? Consegue pensar sozinho?? meu chapa, o Mundo não se resume a Europa! A quantidade de países no mundo está na casa das centenas e você vem com essa de que “estamos afundados diplomaticamente”??? usa a cabeça, nesses anos todos alinhados com o “ocidente” só levamos fumo! Como o premier indiano disse, “A Europa precisa parar de querer empurrar seus problemas para o resto do mundo.” que diabos de brasileiro é você??? Mais um que se julga “ocidental”? Guerras normalmente são fúteis, a russa com a Ucrânia não é diferente, mas nós não temos nada com… Read more »

ADM

Até chegarmos na fase de abastecer o Reator do SN Álvaro Alberto, além da AUS, outros países (CAN, ROK, JAP…) já terão incorporados seus SN e o assunto estará pacificado…

Ivan herrera

Tomara que esteja errado, mais esse snbr vai ser difícil sair, sempre fiquei com a ideia de uns 8 sub convencionais, quanto de $ já foi gasto nesse projeto é muita grana.

Jaime

China e Rússia, que ignoram todos e quaisquer tratados internacionais que lhes convenham, exigem que outros os cumpram. A subserviência a estrangeiros é voluntária de povos submissos, seja por tratados atômicos, proliferação de armas, ONU, OIT, OMS.. etc etc etc.. Enquanto alguns fazem prevalecer seus interesses, tem república bananeira que acha normal seu tribunal superior rebaixar Constituição Nacional a apêndice do glorioso “Pacto de San José” pra soltar condenado, esvaziar poderes da presidência da república por não gostarem do mandatário (mesmo em questões diplomáticas legítimas e inerentes ao cargo) e ver os donos do poder implorando por intervenção externa pra… Read more »