As forças ucranianas usaram um míssil Harpoon para afundar um navio de reabastecimento russo que se dirigia para a Ilha da Cobra, disse um alto funcionário da defesa a repórteres na tarde de sexta-feira (1/7).

O naufrágio do navio ajudou as forças ucranianas a retomar a Ilha da Cobra, que estava sob controle russo desde os primeiros dias da invasão. A ilha, chamada Zmiinyi Ostriv na Ucrânia, era o símbolo da resistência ucraniana depois que um membro do serviço ucraniano na ilha disse ao navio de guerra russo Moskva “vá se f…”. A Ucrânia mais tarde afundou Moskva.

As forças ucranianas alegaram ter retomado a ilha na quinta-feira, informou a CNN, embora a Rússia tenha alegado que suas forças deixaram a ilha como um sinal de boa fé. As alegações russas são falsas, disse o alto funcionário da defesa.

“Na verdade, a maneira como vemos esse desenvolvimento é que os ucranianos foram muito bem sucedidos em aplicar uma pressão significativa sobre os russos, inclusive usando os mísseis Harpoon que eles adquiriram recentemente para atacar um navio de reabastecimento, e quando você percebe o quão estéril e deserta a Ilha da Cobra é, você entende a importância do reabastecimento”, disse o oficial de defesa. “Então os ucranianos tornaram muito difícil para os russos sustentar suas operações lá, os tornaram muito vulneráveis ​​ao ataque ucraniano.”

Retomar a Ilha da Cobra pode ajudar os ucranianos a defender melhor Odessa, bem como potencialmente começar a reabrir as rotas de navegação, o que ajudaria a Ucrânia a exportar seus grãos.

Lançador de mísseis Harpoon baseado em terra
Lançador de mísseis Harpoon baseado em terra

No entanto, o bloqueio russo ao Mar Negro continua sendo o maior desafio naval para a Ucrânia, disse o funcionário.

Os Estados Unidos anunciaram na sexta-feira um adicional de US$ 820 milhões em ajuda para a Ucrânia, com alguns vindos dos estoques existentes dos EUA e o restante custeando equipamentos que serão construídos pela indústria de defesa.

Os EUA enviarão munição adicional para High Mobility Artillery Rock Systems (HIMARS) através do levantamento presidencial, o que significa que os EUA envarão de seu estoque existente.

Também enviarão dois Sistemas Nacionais Avançados de Mísseis Terra-Ar, munição de artilharia de 155 mm e quatro radares de contra-artilharia adicionais por meio da Iniciativa de Assistência à Segurança da Ucrânia.

O pacote mais recente não incluiu nenhum elemento marítimo, embora os EUA anunciaram que estavam enviando 18 barcos costeiros e ribeirinhos, bem como um lançador Harpoon montado em veículo em assistência anterior.

Dos 19 barcos, seis são navios de combate marítimo Metal Shark e 10 são barcos de patrulha de 34 pés, Dauntless Sea Ark, de acordo com o Departamento de Defesa.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

30 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Efetivamente agora vemos um dos efeitos da ajuda

India-Mike

Como era um navio de apoio, sua perda muito provavelmente dificultou, e muito, a manutenção da ilha pelos russos.

Assim sendo, ao perceber que não poderia mantê-la e frente aos ataques constantes do Ucranianos que sempre consideraram essa ilha uma questão de honra, os russos ‘voluntariamente’ resolveram abandoná-la.

Mais uma vez a logística (com o apoio do Harpoon, é claro) definindo o resultado da batalha.

carvalho2008

Acho que é isto mesmo….uma ilha sempre ajuda como ponto de apoio…mas esta ai, é proxima demais da terra…..qualquer coisa alcança…..e quem fica tentando defende-la…se desgasta muito…e no noves fora….para Ucranianos vale mais que para os Russos….situação interessante desta ilha….toda hora troca de mão….está muito proxima…

Fernando Vieira

Eu gostava muito de joguinho chamado Battleship para Super Nintendo. Era basicamente um jogo de estratégia naval inspirado no clássico jogo Batalha Naval.
Uma das missões era manter o controle de uma ilha, o que era terrível porque apenas um tiro e a ilha era sua, o mesmo valia para o inimigo. Basicamente vencia quem afundasse a esquadra inimiga ou fosse o último a acertar alguma coisa na ilha.

Essa ilha no Mar Negro parece a Quemoy Island (o nome da ilha do jogo)

Fernando

Alguém tem notícia da construcao do 4o porta avioes pela China?

Qdo a China vai comecar a construcao?

Mensageiro

Pq a curiosidade? Não servirá para nada com um sub nuclear Australiano de baixo dele.

Alexandre Galante

Huuuummm, é mesmo? 😉

Fujian Carrier Battle Group

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
carvalho2008

poder pode….mas não é facil não……

Bento Ferreira Perrone

Por essa lógica, então não precisamos ter nem marinha e nem força aérea, …..seria melhor gastar toda essa verba em infraestrutura, logística e programas sociais. Afinal de contas sempre vai ter um submarino nuclear americano, um grupo tarefa, ou um avião AWACS nós monitorando…por que somos o quintal deles, toda a América latina é, a gente só faz de conta que tem soberania, mas na real é colônia e massa de manobra, mão de obra.
Que papo mais pelego, subserviente…. depois quer se achar patriota ainda.

Nonato

Ainda bem que Cuba, Venezuela e Coreia do Norte se livraram da subserviência, não é?

Jean

Até o submarino nuclear Australiano estar pronto a China estará no décimo segundo porta aviões… Se bobear o Álvaro Alberto está sobrando os mares do Atlântico.

Dalton

Pegando uma informação aqui outra lá, tudo indica que a construção dos “módulos” já foi iniciada pelo menos dois anos atrás para talvez em 2023 se ver a quilha e os módulos sendo transportados para montagem no dique seco para um possível lançamento em 2028
ou mesmo antes caso o Type 004 seja convencional e não nuclear.

Fernando

Obrigado

Salim

O urso e pifio, nao consegue superioridade/supremacia aerea ate hoje, tem aviao ucraniano voando. Imagina OTAN alem de toda comprovada capacidade/qualidade equipamentos impor supremacia aerea, …. Mais um mito caiu.

Paulo Carvalho

O problema é que a superioridade aérea da Otan desapareceria rapidamente não só com a destruição das bases aéreas na Europa por armas nucleares táticas russas, mas dos esquadrões da Otan em pleno voo, por mísseis antiaéreos nucleares russos. A Rússia tem 10 vezes mais armas nucleares táticas do que os Estados Unidos. Essa é a verdadeira razão pela qual a Otan não intervém diretamente na guerra.

Bosco

Paulo, Que conta de padaria é essa, meu caro? Formalmente a única arma nuclear tática da OTAN são as bombas B61-3 e B61-4, que somam cerca de 1200 unidades (cerca de 200 ficam na Europa num sistema de chave dupla). Essas bombas podem ser lançadas de caças F-15, F-16, F-35, Tornado, etc. Essas bombas estão sendo modernizadas para a versão B61-12 , guiada. Cerca de 500 serão produzidas. Você acha então que basta a Rússia atacar nuclearmente que os americanos, franceses e britânicos vão ficar assistindo de braços cruzados? Não interessa se a Rússia tem 10 ou 1000 vezes mais… Read more »

Americano

Perfeito Bosco !

Alecs

Mais um nick Tonho da Lua?

AT4

Engraçado esses comentários pró Russia que falam que iriam lançar bombas nucleares aqui e alí e daí tá tudo resolvido. Como se a Rússia também não fosse receber armas nucleares caindo em sua cabeça. Que viagem.

Cidadão das Sombras
Patrick

É muito engraçado esses pró -russos. Não gostavam de socialistas no passado, não querem um governo de esquerda no Brasil, mas apoia o Putin no momento. Vcs tem que explicar pq fazem isso. Só pode ser pq são do contra mesmo. Pra implicar mesmo kkk. Vão estudar geopolítica um pouquinho.

Bento Ferreira Perrone

Mas e o Putim é ideologicamente de esquerda(do ponto de vista que a gente aqui no Brasil tem de esquerda) em que caderninho……da onde gente, Putim autocrata, governando com oligarcas, gente que ficou podre de rica com o fim da URSS e a política liberal e o cabaré de cachorro que a Rússia virou. O Putim age e governa como qualquer outro chefe de máfia oligarca….. é resultado do capitalismo sem regulação do estado que existiu na Rússia.

Eromaster

Essa notícia é fake. Ucrânia não retomou a Ilha da Cobra, tem vários navios russos perto da Ilha vigiando dias e noite a ilha.

Rússia se retirou da ilha estrategicamente apenas para evitar ataques diretos.

Dão crédito para apenas um alto funcionário fantasma de Kiev…

Guilherme S.

Fonte:

“num sabo”

Eromaster

Veja análise sobre a saída dos russos da Ilha da Cobra que o comandante Robinson Farinazzo fez:

Bento Ferreira Perrone

Foto de ucranianos recuperando a posse da ilha e levando material pra lá, de antiaérea e antinavio pelo menos não apareceu até agora. Seria o mínimo pra tentar controlar de fato a área.

Dito isso, a opinião desse maluco aí do vídeo vale menos que o que o meu gato faz na caixa de areia dele, só serve de descrédito.

Eromaster

E não vai aparecer fotos Ucranianos recuperando a Ilha, pois não recuperaram nada.
Os russos saíram de lá estrategicamente para evitar tiros de artilharia da Ucrânia, mas os navios da marinha da Rússia estão no Mar negro vigiando a Ilha. Não tem como os Ucranianos se aproximaram da Ilha sem serem esmagados.

Aliás, a fonte da notícias é da marinha do Tio Sam. Credibilidade zero.

Boitatá

Farinha Commander é torcedor

Angelo

Fake ou real essa info???Se real, q preju hein? essa os russos não esperavam…

Renato B.

E aqui temos mais um exemplo da importância do uso de mísseis a partir da costa. Um país sem marinha provocando perdas na marinha invasora.