EUA instados a planejar campanha de lançamento de minas para interromper ataque da China continental a Taiwan

17
  • Um comandante da Marinha dos EUA sugere que colocar minas no Mar Amarelo e no Delta do Rio das Pérolas pode ajudar a trazer Pequim para a mesa de negociações
  • Mas alguns analistas de defesa questionam a eficácia da estratégia e alertam que ela corre o risco de agravar a situação e pode violar o direito internacional

Os Estados Unidos poderiam seguir uma estratégia agressiva, mas de baixo custo, de colocar minas no Mar Amarelo e no Delta do Rio das Pérolas para forçar a China a negociar em caso de conflito entre as duas potências, de acordo com um analista naval americano.

Ele disse que a contramedida pode ser vista como uma forma de dissuasão ou guerra econômica projetada para evitar uma escalada se os EUA decidirem intervir após um ataque da China continental a Taiwan.

Em um artigo publicado pelo U.S Naval Institute no mês de junho, o comandante Victor Duenow escreveu que as forças armadas do país estariam em “desvantagem significativa e imediata” ao lidar com o Exército de Libertação Popular agressivo e capaz, pois a China havia fechado a lacuna de capacidade militar com os EUA, e até ganhou superioridade em várias áreas.

O artigo, que ganhou o primeiro prêmio no concurso de redação de guerra naval de minas  patrocinado pela Mine Warfare Association, uma organização sem fins lucrativos destinada a promover a conscientização sobre as armas, sugeriu que o Comando Indo-Pacífico dos EUA (IndoPaCom) deveria “buscar capacidades de minagem ofensivas para uso no Mar Amarelo e Delta do Rio das Pérolas”.

Duenow, que tem experiência em contramedidas de minas aéreas, disse que a PLA Navy (PLAN) era “limitada” em como poderia responder e se concentrava principalmente no combate a minas nos portos e perto da costa.

“Encontrar uma maneira de trazer a China para negociações diplomáticas em termos favoráveis ​​para os Estados Unidos é o objetivo, e a guerra de minas ofensiva pode ajudar a alcançá-lo”, escreveu ele, acrescentando que a guerra de minas também prejudicaria a economia da China ao interromper o comércio e o fornecimento de petróleo.

“Os Estados Unidos também podem disputar o controle do mar chinês enquanto se preparam para uma contra-ofensiva … Ao investir em guerra de minas econômica, a IndoPaCom pode impedir a agressão chinesa e ganhar tempo enquanto constrói capacidades de combate de ponta para melhor combater a China.”

As tensões no Estreito de Taiwan aumentaram nos últimos anos, à medida que o PLA intensificou suas operações militares, levando a um foco renovado sobre qual seria a reação dos EUA a um ataque à ilha.

Pequim considera Taiwan como uma província renegada que deve ser trazida para seu rebanho – pela força, se necessário.

“A minagem naval é uma contramedida desagradável que colocaria navios de guerra e navios comerciais chineses em alto risco”, disse o analista naval Li Jie, de Pequim, mas argumentou que a tática era mais provável de desencadear uma resposta do PLA do que forçar a China à mesa de negociações.

“A PLA Navy irá encenar uma campanha abrangente de caça-minas, bloqueando as vias navegáveis ​​da região. Se Washington quiser encurralar Pequim, pode pressionar o PLA a tomar uma ação direta, colocando minas navais em algumas vias navegáveis ​​usadas por navios americanos”.

Li disse que o PLA já fez planos caso os EUA ou Taiwan enviassem submarinos para lançar minas na costa.

O observador militar Antony Wong Tong de Macau disse que os EUA podem usar caças furtivos para lançar torpedos no delta do Rio das Pérolas.

“A área do Delta do Rio das Pérolas inclui rios interiores e não tem navios de guerra. Movimentos para colocar minas nessa área teriam como alvo navios civis, o que violaria a lei internacional”, disse Wong.

A Marinha dos EUA está desenvolvendo um novo tipo de guerra de minas que pode ser colocada secretamente no fundo do mar por um robô submarino com sensores para detectar um alvo disparando um torpedo encapsulado.

Navios-varredores chineses
Navios-varredores chineses

Drew Thompson, pesquisador sênior visitante da Escola de Políticas Públicas Lee Kuan Yew da Universidade Nacional de Cingapura, disse: “Se a China [continental] decidir usar a força contra Taiwan, haverá intervenção e haverá escalada”, acrescentando que a minagem naval pode ser vista como uma forma de guerra econômica.

“A guerra econômica é uma ferramenta importante no kit de ferramentas da China, assim como a coerção econômica [contra empresas taiwanesas], assim como os EUA e a ONU usam sanções financeiras. A China denuncia as sanções unilaterais de outros países, mesmo quando pratica as suas próprias. Os bloqueios são uma extensão da guerra.”

Collin Koh, pesquisador da Escola de Estudos Internacionais S Rajaratnam da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Singapura, disse: “A minagem naval é, em última análise, uma das ferramentas usadas na preparação e durante a guerra.

“Supondo que a minagem naval seja feita na janela de tensão que precede a possível eclosão do conflito, um ato tão conhecido será obviamente inflamatório e escalador, mas também pode ajudar a esfriar a cabeça e obrigar a outra parte a reconsiderar suas opções.”

Durante a guerra do Vietnã, os EUA conduziram uma curta campanha de lançamento de minas depois que o Vietnã do Norte lançou sua ofensiva de Páscoa em março de 1972, que viu milhares de minas sendo lançadas nas águas de Haiphong e outros portos.

Um ano depois, teve que removê-las todas em uma operação de seis meses resolvida nos Acordos de Paz de Paris.

FONTE: South China Morning Post

NOTA DA REDAÇÃO: Acesse o artigo Disputing Chinese Sea Control Through Offensive Sea Mining no site do USNI, clicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nick

A minagem desses estreito seria efetivo. E não vai adiantar depois em mandar armamento leve para parar os chineses. As medidas tem que ser tomadas antes.

sub urbano

Então os americanos iriam minar a Baía de Hong Kong e a China ficaria olhando sem fazer nada? kkk

Carlos Campos

Eu acho muito mais produtivo lançar misseis com elementos radiotivos até Shenzen e Cantão.

marcus mendes

Eu acho muito mais produtivo, as industrias ocidentais sairem da China e os EUA e Europa e toda America Latina pararem de comprar da China.

Slow 🇧🇷

E o preço de tudo só vai ficar 5x mais caro ..

Cristiano de Aquino Camposim

A primeira coisa e possível mas muito dificil e a segunda e impossível. As fábricas ocidentais estão na China para reduzir custos de produção e estar no mercado Chines. Sair de lá e perder competitividade no mundo e que vai querer parar de comprar da China mais barato e comprar do ocidente mais caro só por quê a China e comunista? Coisa alias que é a quase 100 anos.

Alex Rocha

Perfeito. Concordo, mas que isso não seja feito de uma hora pra outra, e sim por etapas.

Cidadão das Sombras

Não fale, faça.

Gabriel ferraz

Rapaz se essa guerra da Ucrânia for perdida pela mesma e que tudo indica será a longo prazo os EUA pensarão mil vezes em fazer algo ofensivo contra a China mesmo que seja indiretamente, pq outra derrota significa o fim do império americano no mundo e só vai atestar uma coisa ,que os americanos só bateram em cachorro morto em prol da sua roubalheira e exploração alheia em países independentes.

Mgtow

Ja perdeu pai.
Não há nada que a gang da otan possa fazer pela Ucrânia. Meter as caras numa guerra direta com a Rússia é algo aterrorizador pra essa gente. A família de armamentos dos russos reservados para um embate direto com a otan varre a Europa do mapa num piscar de olhos.

WSilva

Mais de 1 bilhão de chineses jamais vão abrir mão de 1cm de terra de Taiwan.

O destino de Taiwan é dentro do continente ou fora totalmente destruída, não há meio termo no longo prazo.

Nemo

Favor não confundir o povo chinês, com o ditador chinês!

Mensageiro

Essas novas minas dos EUA que lançam torpedos ao aproximar um navio é top. O Brasil tem que copiar.
Como tirar uma mina dessas? Vc precisa chegar de navio até ela e se chegar perto ela te lança torpedo kkkkk
Só é possível retirar com mergulhadores nadando até lá ao saltarem de helicópteros.

carcara_br

E o oposto é possível? a minagem destas ilhotas ao longo do pacífico, incluindo havai e guam?
Pq a questão com a china é esta: dificilmente os EUA conseguiram fazer alguma coisa sem receber tratamento semelhante…

Luis Carlos

Esse é doido.

ADM

Como estamos vendo hoje na Ucrânia, depois da II GM não cabe mais a “Guerra Total”, mas ao meu ver, essa ideia é mais efetiva, caso haja conflito, se também forem minados os estreitos entre o pacífico e o índico.

Rafael Coimbra

Parabéns editor, pela foto de capa…