A Navantia, a Marinha Espanhola e o Ministério da Defesa espanhol concluíram com sucesso o Critical Design Review (CDR) do programa de fragatas F-110, com o culminar do projeto do navio do ponto de vista de sua engenharia.

Este marco, fundamental no desenvolvimento de um sistema tão complexo quanto a fragata inteligente F-110, é um elemento fundamental dentro do programa, pois garante que o projeto desenvolvido pela Navantia atenda às capacidades solicitadas pelo Ministério da Defesa e, portanto, permite avançar com intensidade na fase de construção.

A construção dos primeiros blocos piloto do F-111, o primeiro da série, começou em abril passado em um ato encabeçado pelo Presidente do Governo, Pedro Sánchez. Essas primeiras construções, bem como o avanço nas compras de equipamentos e materiais, permitiram que o CDR chegasse com o estaleiro totalmente preparado para incrementar os trabalhos de produção com total garantia e com pessoal devidamente treinado. A partir deste momento, será intensificada a produção e geração de empregos do programa, o que significará até 9.000 empregos (diretos, indiretos e induzidos) ao longo de uma década. As entregas, que ocorrerão de forma escalonada, terminarão em 2032.

De acordo com o aumento progressivo da produção, no último trimestre de 2022 o programa irá empregar mais de 600 trabalhadores na produção e outros 600 em áreas como Engenharia, Planeamento ou Compras. O desenvolvimento do projeto, que se considera consolidado após esta revisão, contou com uma importante contribuição de fornecedores e indústria colaboradora, que teve que adaptar suas propostas aos novos desenvolvimentos e capacidades que a fragata incorporará.

De fato, este CDR incluiu novos elementos não contemplados em projetos anteriores, dado o perfil digital e inteligente da nova fragata, analisando a funcionalidade do futuro Gêmeo Digital. Assim, este marco é um importante impulso para a estratégia internacional da Navantia, pois com o projeto consolidado e validado pelo Ministério da Defesa e pela Marinha Espanhola, potenciais clientes internacionais demonstrarão interesse nesta fragata avançada e inteligente.

O processo de CDR começou em dezembro passado e culminou em junho deste ano com cerca de 30 sessões técnicas e duas sessões plenárias no estaleiro Navantia em Ferrol, nos dias 21 e 22 de junho. Nunca em uma construção de fragata foi alcançado o grau de maturidade em design que foi alcançado neste programa.

As sessões plenárias contaram com a presença de representantes do Ministério da Defesa, da Marinha e da Navantia, bem como da Marinha dos EUA e fornecedores de alto nível, como Lockheed Martin, Indra, Thales, Ingeteam e Ferri. No dia 23 de junho, o CDR encerrou com a sessão executiva, na qual estiveram presentes funcionários da Direção Geral de Armamento e Material (DGAM), da Sede de Apoio Logístico da Marinha (JAL) e do Estado-Maior da Marinha (EMA).

FONTE: Asia-Pacific Defence Reporter

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Moriah

Belo design. 32 ESSM’s?

Thiago A.

Teoricamente cada celula pode ser quad-packed e carregar até 64 ESSM, mas na prática penso que marinha espanhola irá optar por um mix mais equilibrado entre SM-2 e ESSM.

Burgos

Boa Noite Srs. Editores;
Pelo que li e entendi esse projeto é uma derivação/modificação das Álvaro de Bazan F-111 ?!
Seria isso ?!🤷‍♂️

Roberto Bozzo

Mestre Burgos,

Pelo que acompanhei é uma classe nova, projetada para ser mais simples e barata que as F-100 mas que acabou ficando quase a mesma coisa mas com funções diferentes.

A única coisa utilizada das Alvaro de Bazan é o know how, até onde sei nada das F-110 é derivada das anteriores.

Burgos

Entendi !!!
Mesmo até pq as F 100 são mais cara por causa do Aegis entre outros equipamentos.
Seria então um irmão mais pobre das F 100.
Obrigado Roberto👍

ADM

Excelente meio naval caso o PROSUPER fosse ressuscitado.