Ucrânia acusa Putin de “cuspir na cara” de ONU e Turquia com bombardeio após Moscou e Kiev assinarem plano para permitir exportações de cereais bloqueados por causa da guerra. Mísseis russos atingiram neste sábado (23/07) o porto de Odessa, no Mar Negro, horas após Moscou e Kiev selarem um acordo para a Ucrânia retomar as exportações de grãos bloqueadas pela guerra.

“O inimigo atacou o porto comercial de Odessa com mísseis de cruzeiro Kalibr. Dois mísseis atingiram a infraestrutura do porto”, disse Serguei Brachuk, representante da região de Odessa, em mensagem divulgada nas mídias sociais. A defesa aérea conseguiu derrubar outros dois mísseis.

O ministério do Exterior ucraniano acusou o presidente russo, Vladimir Putin, de “cuspir na cara” das Nações Unidas e da Turquia. “Demorou menos de 24 horas para a Rússia lançar um ataque com mísseis no porto de Odessa, quebrando suas promessas e minando seus compromissos perante a ONU e a Turquia no âmbito do Acordo de Istambul”, disse o porta-voz do Ministério do Exterior ucraniano, Oleg Nikolenko. “Em caso de não cumprimento, a Rússia arcará com responsabilidade por uma crise alimentar global”, complementou.

“Ataque ultrajante”

A embaixadora dos Estados Unidos em Kiev, Bridget Brink, chamou o ataque de “ultrajante”. “O Kremlin continua transformando alimento em arma. A Rússia deve ser responsabilizada”, escreveu Brink no Twitter.

Os Estados Unidos haviam exigido uma implementação rápida após o fechamento do acordo. “Os famintos do mundo não podem esperar”, disse o secretário de Estado americano, Antony Blinken, em Washington.

A ONU e a Turquia mediaram um acordo entre Kiev e Moscou, que foi assinado em Istambul nesta sexta-feira. O pacto prevê corredores para a exportação de grãos de três portos ucranianos na área de Odessa, com rotas de trânsito seguras no Mar Negro. As partes em conflito concordaram em não atacar navios nessas rotas.

As regras visam permitir, entre outras coisas, a exportação de cerca de 20 a 25 milhões de toneladas de trigo presas em silos ucranianos como resultado da guerra.

Grãos necessários ao mundo

A Rússia e a Ucrânia estão entre os maiores produtores de grãos do mundo. Antes do início da invasão russa, os dois países juntos forneciam cerca de 30% do trigo comercializado no mundo.

O cereal é urgentemente necessário no mercado mundial – especialmente na Ásia e na África.

“Os famintos do mundo não podem esperar”, disse o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, saudando o acordo nesta sexta-feira. Ele afirmou, em discurso em vídeo, que os pontos individuais do documento correspondem “totalmente aos interesses da Ucrânia”.

“Agora podemos não apenas retomar o trabalho de nossos portos do Mar Negro, mas também manter a proteção necessária para eles”, acrescentou.

Três mortos em região central

Além do ataque a Odessa, os militares russos dispararam uma série de mísseis neste sábado contra um aeródromo e uma instalação ferroviária no centro Ucrânia, matando pelo menos três pessoas, enquanto forças ucranianas lançaram ataques com foguetes em pontos de travessias de rios em território ocupado pela Rússia na região sul do país.

Na região central ucraniana de Kirovohradska, 13 mísseis russos atingiram um aeródromo e uma instalação ferroviária. O governador Andriy Raikovych disse que pelo menos um soldado e dois guardas foram mortos.

A administração regional relatou que os ataques perto da cidade de Kirovohrad, feriram outras 13 pessoas.

Contraofensiva ucraniana

Na região de Kherson, no sul, tomada pelas tropas russas no início da invasão, as forças ucranianas se preparam para uma potencial contraofensiva, tendo disparado foguetes nas travessias do rio Dnieper para tentar interromper linhas de fornecimento russas.

Apesar do progresso nessa frente, a luta continua acirrada no Donbass, no leste da Ucrânia, onde os forças russas tentaram fazer novos ganhos em face da dura resistência ucraniana.

As tropas russas também enfrentaram contra-ataques ucranianos, mas conseguiram, em grande parte, manter suas posições da região de Kherson, ao norte da Península da Crimeia, que a Rússia anexou em 2014.

No início desta semana, os ucranianos bombardearam a ponte Antonivskyi através do rio Dnieper usando o sistema de foguetes Himars fornecido pelos EUA, de acordo informações da administração local nomeada pela Rússia.

FONTE: Terra / Agências Internacionais

LEIA TAMBÉM:

Rússia e Ucrânia chegam a acordo para retirar grãos de portos bloqueados

Subscribe
Notify of
guest

106 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rogério

Um total de zero pessoas surpresas.

Luis Carlos

Certamente a Ucrânia escondeu tropas ali aproveitando a trégua.
Expediente comum dos ucranianos utilizar instalações civis para isso.
Não se pode confiar neles.

Andre

Qual o objetivo da Ucrânia em esconder tropas em Odessa? Longe da frente de batalha.

A Russia assina um tratado e em menos de 24 horas o quebra, e não se pode confiar nos ucranianos??

Estou voltando a achar que é só um personagem criado pelos administradores do site para criar discussão no fórum. Não é possível que seja real.

leonidas

Objetivo existe pelo simples motivo que Odessa é o que resta para a Ucrânia garantir saída para o Mar. Se Odessa cair a Ucrânia se transforma em uma Bolívia gigante isso para qualquer nação é simplesmente inaceitável. O ponto é que os Ucranianos infelizmente não souberam preservar seus interesses e se permitiram a isso que esta ocorrendo. O cinismo do Depto de estado norte americano é absoluta né? Criam a guerra, usam os corpos dos ucranianos até o limite do possível e ficam falando em preocupação com vidas humanas. Na verdade a tal preocupação com vidas humanas por parte dos… Read more »

Luis Carlos

Perdoai-vos Senhor.
Ele não sabe o que escreve.
Qual o motivo da Ucrânia ter tropas em Odessa?
Pelo amor de Deus!!!!!!!

Nonato

A extrema esquerda é cara de pau.
A Russia invade e o cara diz que os Estados Unidos criaram a guerra.
O povo ucraniano não quer, de novo, ser eecravo da Rússia e o cara vem dizer que os Estados Unidos são responsáveis pelas mortes.
A Russia não tem moral nem quem a defende.
Por 70 anos a União soviética invadiu países e massacrou suas populações.
E tem gente que defende…
Fruto de décadas de lavagem cerebral nas universidades.
Morar na Sibéria ninguém quer.
Mas posam de preocupados com o bem estar da população ucraniana, africana.
São caras de pau.

André

“Extrema esquerda” é cada comentário digno de comédia,faça o favor!. Cara pálida, a Rússia é mais capitalista do que alguns países ditos “ocidentais”. É cada “opinião de tiozão” que da medo. Só faltou falar da “ameaça vermelha” e que o Brasil nunca vai ser vermelho. Pífio… Raso. Segue o jogo.

Renato B.

Claaaro, o Putin recebeu a Marine Le Pen anos atrás e o Bolsonaro no início do ano porque estão articulando uma nova versão da internacional comunista. O apoio de Putin ao conservadorismo na Rússia é só disfarce (SQN)

Luis Carlos

É sério que vc escreveu isso?

Felipe Morais

Pior que tbm a passei a achar isso. Ninguém aqui, nenhum participante, de todo esse tempo que acompanho a trilogia, tem essa liberdade para comentar simplesmente o que quiser, seja ofensivo, ilegal, imoral etc. Ninguém nunca teve tanta prerrogativa para descumprir, sistematicamente, as regras dos comentários. Só esse cara cuja escrita é facilmente identificável por qualquer um. Há mais de ano meus comentários ficam travados para análise da moderação. Alguns eles liberam. Outros só depois dias. Outros nem liberam. Ou seja, eles fazem a análise e liberaram aquilo que acham pertinente. Com isso, simplesmente não é possível eles analisarem o… Read more »

Pedro

Fonte: Vozes da minha cabeça.

Carlos Pietro

Boa tarde, Luis,qual a fonte dessa informação? É confiável? Compartilha conosco.

Luis Carlos

Foram destruídos objetivos militares sem correspondência com a exportação de grãos.
A guerra continua e Odessa é um alvo estratégico.

Luis Carlos

Colonel Cassad.
Um dos melhores analistas desta guerra.

https://colonelcassad.livejournal.com/7754782.html

Hcosta

Isso não é uma notícia ou fonte, é uma opinião ou teoria…

Nei

kkkk. Maluco enxerga em uma opinião a “fonte” :). Vai procurar ajuda Luis.

karl Bonfim

Os russos sendo russos, nada mais!!

Pedro Fullback

Rússia tem a capacidade total de destruir por completo o porto de Odessa. Os russos apenas atacaram um ponto do porto que poderia ser depósito de munições.

Wellington Jr

Aiaiai vocês e suas imaginações férteis.

Salim

Só com bomba atômica, no convencional estão recuando nesta região. Como tem cara esquisito, quase 6 meses guerra e pudim já perdeu uma parte do conquistado inicialmente. Será que não consegue ver. Ocidente vai manter guerra desgaste até pudim ficar a míngua, se sair missil 300km himars e a10/f16 acaba rápido. OTAN Esta colocando pudim joelhos, quebra acordo atual so vai justificar maior liberação armas OTAN. Única esperança pudim será os D rones iranianos, embora fabrica Síria foi atacada esta semana por Israel… rssss

Fabio Jeffer

Vc tá viajando legal, tá bem desinformado

Henrique

Só com bomba atômica, no convencional estão recuando nesta região. Como tem cara esquisito, quase 6 meses guerra e pudim já perdeu uma parte do conquistado inicialmente. Ocidente vai manter guerra desgaste até pudim ficar a míngua, se sair missil 300km himars e a10/f16 acaba rápido.
.
essa parte aqui ele não ta errado kkkkk

Henrique

Dos mesmo criadores de: “a Rússia termina a guerra a hora que quiser” vem ai Rússia tem a capacidade total de destruir por completo o porto de Odessa. 
.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Rússia é o primeiro caso de warmonger por diversão na historia moderna kkkk

Nei

O próximo Call Of Duty, será o maior jogo da história. Irá demorar 6 meses as fases e vc não avança nunca.

Alessandro

E tem gente ainda que tem a CARA DE PAU de defende-lo.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Wellington Jr

Putin só está mostrando que não tem palavra. Aos putinetes não se irritem ou venham com desculpas esfarrapadas, putin é covarde.

Curiango

Putin está defendendo os interesses da sua pátria. Que vc me diz do ataque, invasão ao Iraque por motivos Falsos vc lembra ou não leu?

Salim

Grande ameaça ucraniana, perdeu Finlândia e Suécia. Fala sério, Gasoduto novo nem inaugurou, grande defensor Rússia rsssss. Fez m….. agora liguem vai ter que consertar ou mergulha russia e seu povo na miséria novamente.

Chevalier

O que tem a ver Iraque com isso aqui, seu imoral? Então tá tudo justificado para sempre a partir de agora por causa do Iraque? Se o Iraque foi um erro, o que dizer do Holodomor, perpetrado pela tua queria URSS? Seu lixo desumano.

Material arquivo

Ele não esta defendendo a Rússia. Ele está matando inocentes na Ucrânia. Ele está matando os jovens russos nessa guerra enquanto a elite russa ficou 2 décadas roubando bilhões de dólares do povo russo, povo esse que diminui absurdamente e que vive na miséria nos cantões da Rússia.
Acorda para a vida.

Wellington jr

Em algum momento os EUA invadiram o Iraque para anexar o Iraque? A pior guerra é a guerra por expansão de territorio, pois esta coloca o invadido e anexado como um povo estrangeiro, perdem sua liberdade e identidade. Mas já que quer fazer uma suposta acusação, em 2003 eu tinha 10 anos de idade então não tinha sequer noção do que estava acontecendo no Iraque afinal estava mais preocupado com o Dragon Ball Z na TV Globinho. Mas hoje com 29 anos repudio a invasão do Iraque justamente porque esta matou inocentes. Satisfeito? Achou que eu ia passa pano igual… Read more »

Fernando

As Sammetes ficam nervosas quando se fala na invasão do Iraque kkkkkkkk

Alex Barreto Cypriano

Tem gente que acredita que dá pra fazer guerra (ou uma mísera greve) e deixar a economia rodando… não sei o que é pior: tirano sanguinário ou alienado woke. Aliás, ambos vão de mãos dadas.

Esteves

Não vale matar civis, médicos, enfermeiras, estudantes. Instalações como mercados, centros de distribuição e comercialização…também não.

Vale soldado x soldado, míssil x míssil e cusparada x tapa na cara. O resto não.

Burgos

Parece que não !!!
Mas tá tudo caminhando pra uma Guerra Mundial !!!
Putin assina acordo, mas vai lá e faz o oposto do que assinou.
Na Guerra seria a mesma coisa que atirar pelas costas do inimigo !!!
Difícil assim !!!🤔👀🤦‍♂️

leonidas

Ta falando de guerra? rsrsrsrrsrs A propósito o Ocidente sancionou a Rússia por fazer o que eles fizeram em 1999/ 2003 e 2011. Sem aval da ONU se apossou das reservas internacionais de um estado soberano, confiscou bens de cidadãos de uma nação soberana, e impôs sanções que impedem a logística de inúmeros itens necessários para garantir a sobrevivência e o emprego de milhares de russos. Na imensidão que é o território russo quantas vidas não estão comprometidas pela fome ou ausência de equipamentos ou suporte para eles (até mesmo médicos ) com estas sanções e empresas saindo do pais?… Read more »

Curiango

Mais uma negativa ao por motivos bisonhos lambe botas ou outra coisa . Vai deitar bagaço!

leonidas

… rs

Salim

Ai, pudim, grande macho, resolveu matar/invadir Ucrânia. Porque não peitou europa/usa….. Covardao, vc sinceramente acredita que melhorou ou piorou para Rússia e seu povo ações pudim.

Fabio Jeffer

Então Ucranete desinformada, vc fala, fala e fala e não sabe de nada. A Ucrania já perdeu 1/3 de seu território e vai perder mais, a Europa tá de joelhos com governos caindo e enfrentando graves crises energéticas e econômicas e os EUA simplesmente não vai se envolver com medo de um ataque nuclear russo. Te informa antes de falar asneiras.

Wellington jr

se eu chutar as partes baixas do Putin aposto que voce perde os dentes.

Fabio Jeffer

Apenas expondo a verdade, coisa que vcs não tem capacidade

Carlos

Não vou entrar no diz que disse usando palavrões apenas aconselho-te a ouvires Mathias Alencastro que fez um belíssimo resumo “Alencastro diz que Putin deve usar fornecimento do gás russo para estrangular economia europeia” e como é um bom resumo, recomendo-te

leonidas

rs
Não se trata de piorar ou melhorar quando o assunto é geopolítica com o acréscimo que o contrato social Russo não é a Democracia.
Covarde o Putin?
Por invadir a Ucrânia?
rsrsrsr
Meu amigo, vá estudar um pouco sobre Geopolítica e descobrira que a essência dela é feita exatamente por fortes se impondo sobre os mais fracos.
Deixa o super trunfo de lado, esse lero lero de soberania, direitos humanos, e comece a ler fontes sérias sobre como funciona o mundo regido por super potências de um lado e o resto do outro… rs

Carlos

Se te furtarem um celular, e se tu roubares outro após te roubarem, não deixas de cometer um crime, porque nenhum crime pode ser justificação para que se cometa outro. Houve uma invasão de um país a outro e para não se declarar guerra aplica-se sanções económicas que muita gente acha que são mais prejudicial para a UE, mas que é Putin e as putinetes que reclamam das sanções algo que Putin poderia ter feito era ter dado mais condições de vidas para todos os russos em vez de os envolver numa guerra. Que o digam os Buriates (povo asiático… Read more »

leonidas

Esta fazendo uma analogia de furto para a partir dai definir o que seria Geopolítica?
Santodeus…

Agressor's

Magnífica explanação sobre o conflito.

Gabriel ferraz

Sai da bolha meu amigo ,anda assistindo muito filme pra se basear no seu comentário, guerra é isso mesmo. Atacar onde se menos imagina ,não estou no mérito da moralidade ,estou falando que em uma guerra esperar que hospitais ou escolas não sejam atacadas? Só pode ser uma piada

Varg

Agora todos estão preocupados com os famintos do mundo, inclusive aqueles que não regam nem uma planta embaixo de sol de forte…

Salim

Se cada um fizer a sua parte honestamente e fiscalizar os eleitos, fortalecendo as instituições o mundo estaria bem melhor. Pudim so com revolta sangrenta pois o mesmo e ditador. Aqui exportamos alimentos e o nr famílias passando fome aumentou, o que estamos fazendo… brigando para eleger o ruim versus o pior.

Fabio Jeffer

Instituições do mundo bem melhor, meu Deus, vc vive numa bolha onde só assiste a rede Globo. Se vc soubesse que as “instituições que vc defende não quer um mundo bem melhor, e essas instituições vem lá dos seus queridos States e Londres. Ucranete viajando numa utopia liderada por Washington

Arthur

Se a notícia for verdadeira, é sinal que Putin pareceu a cuspir com brasileiro. O próximo alvo do russo será na cara de um bolsonarista! Já falei e repito: esse cara mudou o perfil do blog! kkkkk!

Alexandre Cardoso

Como eu disse no Forças Terrestres ( dessa trilogia ), qquer coisa que venha dos russos é mentira. O ataque prova isso.

Luis Carlos

.A Ucrânia tem de se conscientizar que a única saída para ela é a rendição.
É melhor ela aproveitar e negociar isso, antes que seja incondicional.

Andre

E vai assinar um acordo de rendição com os russos, logo após a Russia quebrar um acordo assinado, em menos de 24 horas?

Em que mundo você vive?

Alexandre Cardoso

Concordo plenamente contigo!!!! O PUTON tem de se conscientizar que deve se render incondicionalmente e imediatamente, retirar todas as tropas da Ucrânia, pagar indenização por todas as merdas que fizeram na Ucrânia e ceder uma boa parte do território da Rússia para a Ucrânia.

WSilva

“Os famintos do mundo não podem esperar”, disse o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski”

Alguém tem que avisar esse tolo que os africanos estão com fome há mais de 200 anos…

Jagdverband#44

Filho, eles passam fome há 5000 anos.
Já ouviu falar em Egito?

Wellington jr

e vai piorar

Thiago A.

Eu acredito que a preocupação do tolo seja compartilhada pela RPC, afinal revoltas e protestos incentivadas pela escassez e alta dos alimentos acabaram de derrubar a família Rajapaksa no Sri Lanka . Fugiram com os rabinhos entre as pernas levando tudo que podiam. O povo, no entanto, invadia a mansão do presidente. Os Rajapaksa foram um dos maiores apoiadores dos chineses no Sri Lanka, aceitando dividas impagáveis para construir infraestrutas inviáveis sem nenhum planejamento econômico sério visando garantir um retorno para o país. Autocratas autoritários e corruptos jogando no lixo o futuro da nação em troca de generosos depósitos em… Read more »

Thiago A.

O interessante será ver como a RPC irá garantir seus interesses vê ativos na ilha sem os Rajapaksa. A população ja não tolera esse modelo de “desenvolvimento” e parcerias “caracu , feito de catedrais no deserto sem viabilidade, planejamento e dívidas impagáveis … Oportunidade para a Índia, Austrália, Japão se inserir na bagunça, subtraindo limitando a influência da RPC .

O gênio do Kremlin parece que não calcula exatamente tudo ou não se importa de afetar os interesses do aliado…

WSilva

O modelo econômico do Sri Lanka na verdade foi imposto pelo FMI e recomendado pelo FEM, não é por acaso que fracassou. Aliás, esse modelo recomendado lá no inicio dos anos 90, RECUSADO e QUESTIONADO pela China, faliu a maioria dos países da América Latina e outros tolos que o seguiram. Em relação a influência chinesa na região, historicamente estava mais inclinada a Índia do que para China, mas a Índia com seus 800 milhões de mortos de fome não é vitrine para nada, logo a China como segunda maior potência do planeta acaba naturalmente preenchendo essas lacunas. Japão e… Read more »

Thiago A.

O Sri Lanka è uma vetrine do modelo econômico que o PCC está exportando na África. Financiando infraestruturas, muitas vezes inviáveis e sem uma lógica economica, em países que não possuem a capacidade de sustentar essas dívidas, além da solidez jurídica e social inexistente. A promessa é criar empregos e fomentar o comércio, esse último em tese garantiria entradas para pagar a dívida. Na prática o nível de ocupação local é baixíssimo; essas infraestruturas não geram nem de longe um retorno sustentável; fomentam um balança comercial altamente desequilibrada, importando 10 vezes o que o país exporta para a RPC, secando… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
WSilva

”Fantástico, dessa vez a vaca foi tão explorada que faleceu.” A vaca faleceu porque seguiu o plano do FMI, aliás, China, Índia, Vietnã, Indonésia recusaram e olha onde estão hoje, compare com os queridinhos do FMI no inicio dos anos 90, Brasil e Argentina…rs “A RPC toma posse definitivamente de portos e aeroportos nas condições mais vantajosas possíveis e ainda oferece mais crédito para pagar a dívida .” Típica manchete de CNN, BBC, Terça Livre, Jornal Nacional. rs O que a China tem feito no continente africano é de tirar o chapéu, estamos falando do terceiro maior continente do planeta,… Read more »

J-20

Conseguiu bater um recorde de desonestidade, camarada Putin. Eu esperava pelo menos uma semana para a quebra do acordo, mas horas? Isso que me surpreendeu

Nick

Se esqueceram da máxima: NUNCA CONFIEM NOS RUSSOS.

Será que tem de desenhar???

LUIZ

Foi um aviso russo que estão no controle da situação.

Rogerio

Sim os ladrões estã no controle do roubo.

Mensageiro

Confiar nos orcs não dá, tem que meter bala nas putinetes

Curiango

São Fotos reais esses. Negativar é ignorância

Fabio Jeffer

E foram os Russos mesmo?

Robert Smith

Hum… sei não… que dizer que um emissário russo foi lá na Turquia e assinou esse tratado e 24 horas depois a Rússia atacou Odesa… muito preocupante, será que o enviado russo assinou um tratado contra as ordem de moscou? ou assinou mal instruído? ou as tropas não foram informadas do tratado? essa historia precisa ser esclarecida… no pior das hipóteses não tem ninguém realmente controlando essa guerra do lado Russo! ai o risco de da merda aumenta exponencialmente! ou então tem alguém contando uma historia que não condiz com o que foi assinado… uma lado acha que o tratado… Read more »

Gabriel ferraz

A união europeia nunca se preocupou com a fome na África, a função dela lá é uma só, roubar oque puder dali pra justificar uma ação social. Faz assim ,roubo seu ouro e diamantes e te dou um saco de comida pra você comer.

Material arquivo

A Rússia se preocupa com a fome na África, basta ver a quantidade de ak47 e blindados russos. Serve para comer.

Carlos

Mais uma putinete que quer fazer piada com desgraça alheia. A organização que distribui alimentos pelos “famintos chama-se Programa Alimentar Mundial e os principais doadores são e em primeiro a União Europeia, a EFTA (Associação Europeia de Comercio Livre), os EUA, Canadá e Japão

Agressor's

Estudem a história da Guatemala e verão como os EUA e outros países ocidentais do dito “primeiro mundo” fizeram sua riqueza…Através de ações contra países menores mundo afora como golpes de estado, assassinatos políticos e patrocínio de ditaduras e grupos terroristas…Tudo o que conquistaram foi construído em cima de sujeiras, trapaças, guerras e desgraças… Foi assim como os EUA se tornaram a maior potência do mundo, da mesma forma que todos os demais impérios da história: explorando outros povos e nações. Ostentando poderio bélico e demais embargos político-sociais e econômicos…Como dizia Honoré de Balzac : “Por traz de toda fortuna… Read more »

Thiago A.

Vocês estudam, estudam tanto, mas continuam ignorando como a Rússia ocupou e depredou as populações que residiam na Criméia, deportando os tártaros . Será que alguma vez verei vocês , éticos defensores da Russia, relatar as atrocidades perpetradas pelos russos contra as populações indígenas da Sibéria ? Os massacres das populações Chukchi e Koryak? Tem também a Alaska, onde a crueldade e racismo russo não ficaram para trás. Vocês esqueceram ou nunca fizeram questão de conhecer a história russa, mas chineses e japoneses não. Quando olham para os russos naquela região, eles enxergam um povo exógeno e ocidental, branquinho de… Read more »

LUIZ

A Crimeia hj está muito melhor depois da reintegração a Rússia. Todas as culturas vivem bem sem nenhum problema. Acompanho canais de Youtubers da Crimeia.

Nei

Está ai resposta do putinete. Doença mental só pode.

Romão

“Eu vou faze-los comerem seus cavalos, como fiz com os turcos”. Kutuzov Mikhail.

Last edited 1 ano atrás by Romão
Scudafax

Infelizmente, a Ucrânia serve fortemente aos desejos da indústria de defesa dos EUA. Quanto mais destrutivo e mortífero, melhor, quanto mais perto da Rússia, melhor, quanto mais longe dos EUA, melhor. Deveriam devolver Guam para a Espanha…

Lana alves

Fala bobagem né…merece um troféu.
Russia matando milhares de pessoas inceontes, destruindo cidades, ameaçando países e gerando 7 milhões de refugiados e você: eua e indústrias de armas.
É um animal!

Last edited 1 ano atrás by Lana alves
Romão

Sem ofensas pessoais, por favor. Tenha compostura.

Lana alves

O seu discurso é uma grande compostura kkkkkkk defendendo assassinatos.
Pia de prédio, leite com pêra.

Last edited 1 ano atrás by Lana alves
Mk48

Eita !
.
Nessas horas que vejo um comentário como esse me pergunto : Onde anda nosso Douto editor, Nunão, guardião incansável da moral e dos bons costumes aqui do Blog.
..
Por muito menos que isso me repreendeu e ainda mandou o link das regras do Blog.
.
E ai , Nunão, a moça nao merece tambem sua atenção ?

Jefferson Albax

A ditadura russa não faz acordos, até o momento a Rússia mentiu sobre tudo. Os valores defendidos pela ditadura russa são exatamente as opostas do Brasil, infelizmente o governo atual é braço direito da Rússia. Venha falando há meses, a Rússia é comandada por grupos neonazistas, especialmente da cidade de São Petersburgo. O problema histórico da Rússia é o forte racismo que existe na base da sociedade russa, é justamente por isso que é um país que não consegue sair de golpes de Estado, totalitarismo e invasões, sem falar apoio a terrorismo pelo mundo todo. O caso da Ucrânia é… Read more »

Welington S.

Como assim o Brasil é braço direito da Rússia? Da onde você tirou isso? O atual governo buscar o que nos interessa, significa ser braço direito agora? Não foi o atual governo que alguns dias atrás, dialogou com o presidente da Ucrânia? Creio que, se de fato o Brasil fosse braço direito da Rússia, sequer veríamos o atual governo agindo em prol do Brasil em conversações com o presidente da Ucrânia. E sobre Janeiro termos um outro grupo político, olha, sendo sincero, não vai rolar, não. O que tá aí, é o que permanecerá. Se engana pensar que o NineFinger… Read more »

Fabio Jeffer

Tô achando que não foram os Russos. Todos sabem que os EUA que são quem manda de fato na Ucrânia não quer paz, diálogo, conversas ou qualquer tipo de acordo entre as partes. Tô achando que esses míssil não veio da Russia

Last edited 1 ano atrás by Fabio Jeffer
Ramon

Aiai esses americanos malvados, deve ter um submarino americano super secreto indetectável embaixo da frota russa no mar negro jogando mísseis na cabeça dos ucranianos ou baterias de mísseis da Otan na Polônia que usam mísseis russos comprados no mercado negro para continuarem com essa guerra e colocar a culpa nos russos, irmão as grades potências não são de confiança mas os russos são os piores, os caras colocaram milhares de soldados na fronteira ucraniana falavam que não iam invadir, divulgaram até vídeos de uma possível desmobilização mas passou uma semana invadiram sem dó nem piedade e ameaçando o mundo… Read more »

Heinz

O Xadrez 4D dos amantes de Putin, não tem fim! kkkkkkkk

Arthur

O problema foi o seguinte: na segunda-feira, a Rússia e Irã pediram para o Erdogan não intervir no Curdistão. O turco se irritou e atacou na terça-feira, matando 9 iraquianos. Na sexta, o próprio Erdogan promoveu a assinatura de um acordo entre Rússia e Ucrânia + ONU, visando a liberação dos grãos retidos. Tudo muito bonitinho. O que seria um ponto para a Turquia na chamada geopolítica, se revelou em fiasco, diante do ataque russo já na madrugada deste sábado. Voltaram as desconfianças, voltou tudo à estaca zero. É simples assim: apontaram para a turma do Medvedev e deram o… Read more »

Fernando

A D!lma americana e o Kzar Doidão poderiam tomar um Rivotril e acabar com essa guerra, o Zé-lenski precisa trocar de roupa.

Red Pill - 红色药丸

slavaoteurabu !

Renato de Mello Machado

sou contra esse acordo.Tem de mandar mais é bomba lá para a Ucrânia.

Carlos

Por respeito aos administradores não irei utilizar palavrões porque misturas falsidades com ignorância e vontade de mal dizer e a organização que distribui alimentos pelos “famintos” chama-se Programa Alimentar Mundial (PAM) e os principais doadores são precisamente aqueles que tentas denegrir com falsidades, Esta crise alimentar é provocada pela Rússia para provocar revoltas em África e a consequente migração africana para norte em direção à Europa

João Augusto

Guerra é guerra.

Henrique

ESSES É MEUS MENINOS, BOA!

Carvalho2008

muito texto…muito flamenguista e fluminense e ninguém detalhou o que de fato atingiu….

O que é onde da infraestrutura foi atingida?

Agressor's

Estão gastando bilhões pra alimentar e sustentar essa guerra, mas pra combater a fome na África ninguém tem essa mesma disposição. Se a guerra fosse na África será que teríamos toda essa mobilização dos países do dito, “primeiro mundo”? ….

Nei

E a Rússia que só manda AK47? Responde essa.

MIGUEL

Mas Guerra é Guerra, na Guerra não existem regras, a Rússia quer ODESSA para si e acredito que vai conseguir alcançar os seus objectivos, da mesma forma que conseguiram Mariopoul , A Tatica da Rússia é flagelar sem parar as principais cidades da Ucrania, destruir toda a infraestrutura, é triste , mas é a realidade.

DFA

Visto que as capacidades bélicas russas deixam muito a desejar, Putin e comparsas querem provocar a “fome” a uma escala global, cujos principais prejudicados serão os africanos para criar uma nova crise migratória na Europa.
Ou seja vão usar os principais pobres do mundo como arma geopolítica.
Como vocês são capazes de encontrar argumentos para defender os caras é que me deixa incrédulo.
Pode ser que o BRICS resolva o problema né?

Last edited 1 ano atrás by DFA
Mgtow

Ucranianos usando shoppings, igrejas e escolas para esconder tropas e equipamentos militares. Obviamente vão usar esse porto também para esse fim. São covardes.
A Rússia não vai perdoar. Vai debulhar fogo.

Hcosta

O seu problema é que, quando é a Rússia a fazer isso, fica calado.

Parece que a covardia varia de acordo com o lado e não com o ato em si.
E isso aí é também uma forma de covardia e de desonestidade.

Chevalier

Os soviéticos não queriam atacar mas foram forçados a isso. Também não queriam invadir, mas foram forçados a isso. Também era só para proteger as “repúblicas separatistas” de DPR e LPR, mas foram forçados, pelos americanumalvadu, é claro, a expandir a “operação especial” a toda a Ucrânia. A URSS não mente e não tem culpa de nada, galera!

Alison

A Russia prometeu livre transito de navios… Nao que iria poupar cidades de bombardeiros. Muito menos Odessa…