Líder russo promete novos mísseis hipersônicos para a Marinha em meio à Guerra da Ucrânia

Moscou (Reuters) – O presidente Vladimir Putin assinou neste domingo (31) uma nova doutrina naval para a Rússia, que define os Estados Unidos como o principal rival do país e amplia as ambições marítimas do Kremlin para além de áreas consideradas cruciais, como o Ártico e o mar Negro.

Putin fez um breve discurso para marcar o lançamento, em um evento do Dia da Marinha em São Petersburgo. Na cidade fundada sob o regime de Pedro, o Grande, o atual presidente fez elogios ao czar por tornar a Rússia uma grande potência marítima e aumentar a posição global do país.

Em um desfile de mais de 40 navios e submarinos, com cerca de 3.500 militares, Putin não mencionou a Guerra da Ucrânia, mas evidentemente tinha o conflito no foco. Até porque na Crimeia anexada Moscou acusou o país vizinho de um ataque com drone à sede da Frota do Mar Negro, levando à suspensão dos eventos por lá. Kiev negou envolvimento, chamando a ação, que terminou com seis feridos, de “bandeira falsa”, uma simulação deliberada.

O russo prometeu novos mísseis de cruzeiro hipersônicos e afirmou que o Kremlin tem poder militar suficiente para derrotar quaisquer potenciais agressores. Ele citou os mísseis Tsirkon (zircão), uma das estrelas do arsenal de Moscou —lançados de navios, eles têm tem capacidade de levar ogivas nucleares, mas sua função primária é o ataque a outras embarcações.

Admiral Gorshkov lança Zirkon

A nova doutrina naval tem 55 páginas e estabelece os objetivos estratégicos da Marinha do país, incluindo as ambições de ser uma “grande potência marítima” que se estende por todo o mundo. A principal ameaça à Rússia, segundo o texto, é “a política estratégica dos EUA de buscar a dominação dos oceanos e sua influência em processos internacionais”.

A Guerra da Ucrânia cristalizou a separação cada vez mais marcada entre Washington e Moscou, com a Casa Branca liderando os esforços de ajuda militar a Kiev e de sanções ao Kremlin.

O documento também faz menções diretas à expansão da Otan, coalizão militar ocidental liderada pelos americanos. “Os planos de expansão da infraestrutura militar para perto das fronteiras russas e as tentativas da aliança de assumir funções globais continuam a ser inaceitáveis para a Federação Russa.”

Um dos motivos que levaram Putin a iniciar a invasão da Ucrânia, pouco mais de cinco meses atrás, foi justamente a ampliação dos horizontes da Otan e a alegada intenção de Kiev de se unir ao grupo. “A atividade da Otan visa a direta confrontação com a Federação Russa e seus aliados”, lista a diretriz. Essa visão, notou a agência Tass, guiará a política do país na região do Atlântico.

Até aqui, o presidente americano, Joe Biden, tem evitado um envolvimento militar direto de Washington e da Otan no conflito, o que decerto configuraria uma Terceira Guerra Mundial.

O vasto litoral russo, de 37.650 quilômetros, se estende do mar do Japão ao mar Branco e também inclui o mar Negro e o Cáspio. Uma área definida como de particular importância no documento assinado por Putin é o oceano Ártico, que os EUA dizem repetidamente que a Rússia tenta militarizar. Arquipélagos da região são citados nominalmente para exemplificar os focos de intensificação da atividade marítima.

O Ártico ainda é mencionado em um trecho que estabelece a diretriz de desenvolvimento da indústria naval, em especial no extremo oriente do país. Segundo a doutrina, a Rússia poderá usar a força militar nos oceanos de acordo com cada situação, caso se esgotem recursos como ferramentas diplomáticas e econômicas.

O documento ainda prevê um “fortalecimento abrangente da posição geopolítica da Rússia” nos mares Negro e de Azov, que estão no centro da Guerra da Ucrânia: seja por ataques russos a regiões portuárias do país vizinho, pelas contraofensivas de Kiev que atingiram joias da Marinha russa ou pelo recente acordo firmado com ONU e Turquia para escoamento e exportação de grãos.

A nova doutrina naval da Rússia também reconhece que falta ao país um número amplo de bases navais pelo mundo. Daí o estímulo a parcerias estratégicas com a Índia —país que auxilia indiretamente Moscou, ao não condenar explicitamente a invasão da Ucrânia e amplificar o comércio de hidrocarbonetos— e com nações como Iraque, Arábia Saudita e Irã. Este último, também rival dos EUA.

Sobre o reforço militar propriamente dito, Putin disse em seu discurso que a entrega de novos mísseis hipersônicos começaria nos próximos meses e que a localização para seu eventual uso dependerá dos interesses russos.

“O principal aqui é a capacidade da Marinha russa. Ela é capaz de responder com a velocidade da luz a todos os que decidem infringir nossa soberania e nossa liberdade.” ​Armas hipersônicas podem viajar a nove vezes a velocidade do som, e a Rússia realizou testes, a partir de navios de guerra e submarinos, ao longo do ano passado e em fevereiro de 2022.

FONTE: Folha de São Paulo

Subscribe
Notify of
guest

76 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Machado

Slava! Slava Rússia!

Chevalier

Tira os pentelhos do Putin da bcoa pra falar, vermelhinho revolts

Machado

Chupa frango europeu kkkkkkkkk

rui mendes

Digo o mesmo, tira os pentelhos do 🐷 porco Russo da boca , pintaínho sul americano.

Glasquis 7

O Ocidente já se prepara para contra restar a futura força naval Russa.

Esteves

A China lidera a lista dos dez países com mais fumantes.

Thiago A.

È porque eles matam as mulheres logo no ventre materno . Na China a prática do aborto seletivo é comum, ocorrendo em muitos casos quando se tem conhecimento do sexo do bebê durante o pré-natal. Não é por nada que a população masculina è significativamente maior em relação a feminina ( o contrário da maioria dos países) . È um grave problema que o governo vem tentando resolver.

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Esteves

Somos mais evoluídos. Esperamos crescer pra matar.

Thiago A.

Mestre, no Brasil o número de mulheres superou em 4,8 milhões o de homens, 108,7 milhões (51,1%) são mulheres e 103,9 milhões (48,9%) são homens, o que dá uma média de 95,6 homens para cada 100 mulheres.

Na RPC a proporção se inverte, a população feminina é o 48,7 .

Esteves

Sim.

Por isso estamos matando.

Thiago A.

Esteves , segundo o Atlas da violência foram registrados 47.742 mortes violentas intencionais no ano de 2019,
Nesse mesmo ano, 3.737 mulheres foram assassinadas no Brasil.

Quantas dessas eram envolvidas com o tráfico ou outros ilícitos?
Não sei , a unica certeza é que aqueles fetos na China a unica culpa e pecado que carregavam era o próprio sexo.

WSilva

E os EUA lideram a lista dos países que mais consomem entorpecentes. rs

Andre

As a Rússia segue sendo líder na perda de navios de guerra para marinheiros fumantes

Paulo Brics

Que num futuro bem breve possamos ver uma aliança militar sendo estabelecida pelos BRICS.

SLAVA RUSSIA!!!

Zorann

Os Russos estão certinhos. Se os EUA encaram a Rússia como inimiga, nada mais natural que a Rússia faça o mesmo com os EUA.

Esteves

Aí não. Nossa doutrina elege os russos como inimigos. Se os russos fizerem o mesmo…

Cadê aquele Slava seminovo?

Andre

Como se já não fizesse antes.

Alex Barreto Cypriano

Esse período pós hegemônico/unipolar (~1990-2010), onde os EUA eram a polícia do mundo com seu foco em rogue/failed states, operações de contrainsurgência, defesa das SLOC (incluindo as FoNOp) e littoral warfare, acabou, e com aparente surpresa dos próprios EUA, que fomentaram o quanto puderam os atuais peer competitors no sistema capitalista (era o princípio da paz mundial pela integração econômica através da reorganização das cadeias produtivas e controle dos sistemas financeiro e militar). A contestação chinesa e russa, pra além da iraniana ou norte coreana, representa as primícias de uma guerra civil dentro do sistema, que nada tem com democracia… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Corrigindo: ‘Esse período hegemônico/unipolar(…)’. O ‘pós’ não tem lugar ali. Desculpem.

Esteves

Ou, bancos + negócios…compre, compre, compre…compras financiadas. Pera lá, mas não é o mesmo peer cocoricó dos chineses? Compra comigo que ficamos sócios. Né não?

Alex Barreto Cypriano

É, a tal financeirização. Muitas empresas de produção material bruta tem partes consideráveis de seus ganhos com o lucro dos seus investimentos no mercado de capitais (segundo Kurz, as industrias automotivas, p.e.). Mas as finanças não ligam pros resultados antitéticos de sua ação, que é simplesmente imune à luta social do período fordista (direitos humanos e trabalhistas, partidos e sindicatos, etc) – na verdade, as finanças governam o mundo por trás do cadáver já apodrecido do período anterior, instituições e ideais inclusos. É isso que as pessoas não vêem ou nem entendem e justamente por isso estão ainda mais inermes… Read more »

Esteves

Olha…a Ducati publicou resultados. Lucros financeiros. Pensei que tinha virado banco. Vendeu menos, faturou menos, lucrou financeiramente mais.

O mundo tá acabando.

Nativo

Em resumo os Rothschild continuam dando aulas.

Rui Chapéu

Esses cara ai não perderam um navio contra um país que nem Marinha tem direito?? eaiohioaehaeoiea

Vai ter que comer muito feijão e arroz ainda, nem um país do tamanho de Minas Gerais conseguiram invadir, vão fazer o que no Mar? Só se for pirataria mesmo.

Henrique

Tão dando passo maior que a perna. O negócio é que o mar não é pra russo, a Rússia é uma potência terrestre e não marítima, a estratégia naval deles deveria ser defensiva, fragatas médias, corvetas, alguns submarinos nucleares de ataque, alguns subs nucleares com mísseis balísticos, muitos subs de ataque diesel-elétricos.

Erick Barros

Já foi debatido aqui.
Os EUA não têm mais condições de competir com a China.
Com a China e com a Rússia juntas, pode assinar o atestado de óbito do Tio Sam.
E a situação está se acelerando.
Alvíssaras!

Andre

Os EUA fazem parte de uma ampla aliança, além de terem diversos outros países alinhados.

E a China não vai ser babá dos russos.

Cassini

Teu comentário só faz sentido se você ainda estiver no século XIX, quando as únicas maneiras de se afundar um navio eram pelos disparos de outro navio e de artilharia costeira.

De lá para cá muita coisa mudou e é possível atacar atacar uma marinha poderosa sem propriamente ter uma marinha também.

Thiago A.

Primeiro passo da nova doutrina : • Dominar o Mar Baltico e subjugar os países da região. Putin – Ok, agora como posso obter esse resultado ? Já sei, vou convocar os inúteis dos meus generais ou o chefe do SVR . Sergei Naryshkin, venha cá ! S.N. – Eeeeee, Senhor, eventualmente poderíamos, talvez, quem sabe…emmm, talvez não seja uma boa idéia. P. – Seu inútil, fale claramente! Só eu aqui tenho um cérebro. A partir de amanhã intensificaremos as operações militares para importunar, assediar e ameaçar os países da região . Eles devem entender quem manda aqui ! Resultado… Read more »

Esteves

Muita calma. As Balcãs. Tem país ali que não existia. Provável surgirem outros. Isso é péssimo para os tiranos.

  • Albânia
  • Bósnia Herzegovina
  • Bulgária
  • Croácia
  • Eslovênia
  • Grécia
  • Macedônia
  • Montenegro
  • Romênia
  • Sérvia
  • Kosovo
  • Turquia (parte europeia da Turquia)

Isso era parte da URSS. O Báltico é outra história.

Andre

Esses países nunca fizeram parte da URSS, apenas de sua esfera de influência.

Esteves

O que da no mesmo.

A Yugoslavia de Tito, a Romênia de Ceausescu, Polônia, Albânia, Hungria, Bulgária, Checoslováquia, Alemanha Oriental…sendo eslavo querem tudo de volta.

Tudo em nome do Pacto da Amizade.

Thiago A.

Bom dia, Esteves.
Os Balcã possuem uma história
tão complexa e embaraçada que aborda-la em um comentário é impossível.

Uma encruzilhada de influências, culturas e dominações, entre elas talvez seja legal ressaltar as pegadas da influência otomana/turca e do império austro-hungaro.

Mas boa parte aí não era URSS não , mestre. A Jugoslavia era sim comunista, mas enxergava os soviéticos com muita desconfiança.

Inclusive o Movimento Não-Alinhado foi uma iniciativa do presidente/ditador iugoslavo Josip Tito .

Esteves

Balcãs.

Alex Barreto Cypriano

Ora, mas a OTAN está pronta pra intervir novamente nos Bálcans.

Esteves

Sempre Esteve.

Esteves

Mar Báltico.

Glasquis 7

Errado!

O primeiro passo da nova doutrina é proibir fumantes nos navios.

Erick Barros

Como foi para os americanos proibir fumo nas bases aéreas no Vietnã.
E mesmo assim, tomaram fumo.

Andre

Sim, perderam a guerra 2 anos depois de assinar um acordo de paz com os aliados russos, apesar de terem vencido todas as batalhas.

Ao contrário dos russos na Ucrânia, chutados de Kiev de Kharkiv e Sumy.

Romão

A verdade é que a Rússia não terá dinheiro para empregar uma marinha que faça frente à marinha norte-americana, principalmente à nível global. O país que tem vocação e dinheiro para isso é a China. Em termos navais, o estado maior russo deveria se concentrar em empregar suas pequenas e novíssima corvetas “marombadas”, com capacidade de disparar mísseis de cruzeiro, que é exatamente o que países como o Brasil deveriam estar fazendo. Empregando esses “destroyers de bolso”, eles podem empurrar água com toneladas de diplomacia no mar Negro e, se necessário, no mar Cáspio, através de um sistema de canais,… Read more »

josebaldo

EUA detém metade do orçamento mundial de forças armadas. Só a força aérea americana da cabo na china, Rússia e Europa juntos.

Saldanha da Gama

 Só a força aérea americana da cabo na china, Rússia e Europa juntos….”
Eu não li isso…”

Esteves

Pai Jesus.

Romão

Se orçamento fosse poderio, o Brasil teria mais dissuasão que Israel, Turquia e Egito juntos. Sabe fazer continha de soma ?

Slow 🇧🇷

Hoje é primeiro de agosto não de abril ..

Erick Barros

Prezado.
Ir na concessionária comprar um carro e pagar com empréstimo é fácil.
Quero ver pagar o empréstimo depois.
Estão sendo veiculadas diversas notícias de redução de equipamentos e tropas pelos EUA.
E isso é por falta de recursos financeiros.
A conta chegou.
E foi em um péssimo momento para os EUA.

Andre

Bem mesmo estão os russos e seus novos t62.

Adriano Madureira

Mas isso não livra a Us Navy de levar uma surra no mar do sul da china, no estreito de Taiwan e transformar seus navios em aquário para peixes… Com pequim e seus sistemas de mísseis em terra e mar, além de suas ilhas artificiais e aeronaves, por mais poderoso que uma frota americana seja, mísseis não são infinitos. quanto aos chineses, estes podem da suporte a seus navios em uma hipotética briga com os americanos, podem desferir um ataque de saturação sobre a frota americana. O Exército de Libertação Popular da China (PLA) em movimentações no Mar do Sul… Read more »

Adriano Madureira

Mas isso não livra a Us Navy de levar uma surra no mar do sul da china, no estreito de Taiwan e transformar seus navios em aquário para peixes… Com pequim e seus sistemas de mísseis em terra e mar, além de suas ilhas artificiais e aeronaves, por mais poderoso que uma frota americana seja, mísseis não são infinitos. quanto aos chineses, estes podem da suporte a seus navios em uma hipotética briga com os americanos, podem desferir um ataque de saturação sobre a frota americana. O Exército de Libertação Popular da China (PLA) em movimentações no Mar do Sul… Read more »

josebaldo

Faltou o pessoal catador de sucata para aproveitar a exposição de velharias.

Jefferson BA

Essa marinha russa precisa comer muito para chegar perto de uma marinha com projeção de poder. Tudo muito velho, muita propaganda e pouca consistência. Essa guerra da Ucrânia confirmou muita coisa, nada justifica a quantidade enorme de russos mortos, o pedido de ajuda deles para várias regiões (até o Irã). A força da marinha russa era e continua sendo os submarinos, esses sim são perigosos. De resto, os próprios russos sabem que são bem fraco. Não tem navios de desembarque, não tem porta-helicopteros, não tem fragatas e destroiers tecnológicos (fremm, type 26 etc…), não tem porta-aviões e o seu maior… Read more »

Erick Barros

A última vitória americana no mar foi contra o Japão há quase cem anos.
Esqueça o resto.

Andre

Há pouco mais de 100 anos os japoneses destruiriam a marinha russa.

Há pouco mais de 1 mês a marinha russa perdeu seu navio capitania para um país sem marinha, a menos de 100km de sua propria costa.

Ten Murphy

O capitânia não seria o Kirov em vez do Slava e enquanto o Kuznetsov está reformando?

MHC

Não sou a favor de guerra, nem desse ou daquele, mas o que estamos vendo é a Ucrânia sendo destruída, sendo assim……….

L G

Vamos ver quem irá amarelar EUA ou China. Se a presidenta da câmara dos deputados dos EUA visitar Taiwan e nada acontecer a China amarelou. Se a presidenta da câmara dos deputados dos EUA cancelar a viagem a Taiwan os EUA amarelou. Infelizmente estamos perto de uma decisão mundial nuclear. Vamos estudar e aguardar pessoal.

Esteves

Aguardando…

Chevalier

Taí o verdadeiro imperialismo soviético de volta, invadindo, destruindo, se expandindo, mas esse pode né, hipócritas vermelhinhos, esse é do bem…

Last edited 1 ano atrás by Chevalier
Esteves

Russos. Sorte nossa que somos amigos.

Esteves

E tem mais. Nosso presidente tem grande admiração. Vamos orar pelos 2.

Talisson

Complicado. Quando o ocidente bateu palma para a destruição do OM e a marginalização daqueles.povos como terroristas, prepararam o caminho (no campo da opinião publica) para as futuras ações de algum outro bloco, com outros interesses. Se querem analisar baseados na “moral”, o ocidente não tem essa moral.

Andre

Destruição do OM? Vc precisa trocar a água que está tomando.

O OM é uma das regiões mais prosperas do mundo. Destruída está a aliada russa na região: Síria.

Erick Barros

O nome disso é rebordosa.

Jefferson Ferreira

Pelo que a guerra está mostrando a marinha russa tem muito que apreender mesmo viu… Não só a marinha mas todas as forças, porque tá feio o negócio…

Glasquis 7

Putin lança doutrina naval com EUA como maior rival e ambição expansionista”

Mas sem fumantes né?

Esteves

Agora dizem que foram os franceses que afundaram o Moskva.

Glasquis 7

Cigarette?

Esteves

Penso que nosso presidente vai assinar essa doutrina manifesta russa. Tamo junto.

Manuel Nico

Dificil ter seguranca pros russos nos portos apos a guerra da ucrania..nao é só governo que ta guerreando contra moscou.

Fábio

Pobres Russos, a reserva antiga está acabando e com o dinheiro que eles investem não da nem pra fazer cócegas nos EUA.

Erick Barros

E a OTAN?
Sempre achei que Putin estava brincando quando disse ‘A OTAN é muito mais poderosa ….’.

rui mendes

O Putin não disse que os EUA eram o inimigo-mor da Rússia, eu ouvi o discurso e a verdade foi que ele declarou os EUA e a NATO como os inimigos-mor da Rússia, que é bem diferente, mas já estou habituado, a tentarem que por dizerem o que gostariam que fosse, possa virar verdade, mas não vira e esse recalcamento com uma certa zona geográfica do planeta terra, já acho até lindo, pois só demonstram o contrário, do que queriam.

Leandro Costa

O Putin tecer elogios ao Czar por tornar a Rússia uma potência marítima foi até meio engraçado. Os japoneses que o digam…

Esteves

Família unida não fala mal do passado.

ChinEs

O Putin esta ciente do quer, e acredito que vai conseguir, a Marinha Russa nesse momento tem armas muito poderosas , esse Torpedo Nuclear pode derrubar a frota dos EUA num unico golpe, basta um Tiro desse Torpedo, e tudo se evapora, ao contrario dos Japoneses em Pearl Habor em 1941, hoje os Russos podem dar um unico golpe e matar os EUA, um autentico Check Mate , os SSDN vieram revolucionar as guerras navais , na pratica os Drones vieram revolucionar a Guerra Naval e Submarina… A China parece que esta estudando um Torpedo Nuclear semelhante ao Russo.