USS Missouri (BB-63): o ‘Battleship’ que representa o fim da Segunda Guerra Mundial

31

O USS Missouri é um poderoso encouraçado pertencente à classe ‘Iowa’. É o 3º navio da Marinha dos EUA a receber um nome referente ao estado de Missouri. Ele possui uma enorme importância histórica, pois foi o último ‘battleship’ comissionado pelos EUA e também foi o local onde ocorreu a rendição do império japonês, ocasionando no fim da Segunda Guerra Mundial

Por Lane Mello – Blog Fatos Militares

O navio foi descomissionado em 1955, passando para a reserva, mas passou por grandes mudanças posteriormente. Foi reativado em 1984 com múltiplas modernizações juntamente com seus irmão da classe “Iowa”, para enfrentar a ameaça dos novos cruzadores de batalha soviéticos da classe “Kirov”. O Missouri foi utilizado na Guerra do Golfo em 1991, demostrando sua capacidade de combate.

O Battleship Missouri possui 11 estrelas de batalha, devido seus grandes feitos durante a Segunda Guerra Mundial, Guerra da Coreia e também pela sua participação na Guerra do Golfo. 

Em 1992 ele foi descomissionado pela última vez, e diferente do que se poderia imaginar, este fato não reduziu a importância do navio. Muito pelo contrário, ele ganhou ainda mais importância simbólica e se transformou em um respeitado memorial, se tornando um Navio Museu em Pearl Harbor. 

USS Missouri – características

O USS Missouri disparando seus canhões de 16 polegadas

O USS Missouri foi produzido durante a Segunda Guerra Mundial, o terceiro navio da classe “Iowa”. Ele demonstrou ser bastante versátil se comparado aos modelos anteriores, pois possuía mais agilidade e potencial ofensivo, além de equilibrar um vasto poder de fogo com seus canhões de 16 polegadas e blindagem espessa. O que torna impressionante o fato dele possuir uma grande velocidade no mar, apesar de tantos recursos que aumentam o deslocamento: conseguia bater 33 nós (61 km/hora).

O navio de 270 metros de comprimento usava propusão de caldeiras e turbinas a vapor, produzindo 212.000 cavalos de potência, um verdadeiro ‘’titã’’.

Segunda Guerra Mundial e Golfo

Um ataque ”Kamikaze” (vento divino) contra o USS Missouri (BB-63), Okinawa, 11 de Abril de 1945. O avião atingiu o navio abaixo do convés principal, causando apenas danos leves

Durante a Segunda Guerra ele teve a importante missão de fornecer defesa antiaérea para o porta-aviões americanos que realizaram importantes ataques contra Tóquio em Junho de 1944. Posteriormente ele também teve participação importante na invasão de Okinawa e Iwo Jima.

Outra participação importante do Missouri ocorreu na Força Tarefa 34, na qual ele bombardeou grandes usinas de aço japonesas em Hokkaido, Muroran e Honshu.

A última grande missão do poderoso Missouri ocorreu na Guerra do Golfo, onde ele já havia recebido novas atualizações obtendo ainda mais poder de fogo. Ele se tornou uma espécie de equipamento de propaganda dos EUA, por conta da ficha histórica e poder de combate que impressionava até mesmo os mais céticos. Durante a guerra do Golfo ele escoltou comboios por longas distâncias e realizou ataques com mísseis de cruzeiro Tomahawk.

USS Missouri lançando um míssil de cruzeiro Tomahawk contra alvo no Iraque, em 1991
Mísseis Harpoon e Phalanx também foram instalados na modernização dos encouraçados classe “Iowa”
USS Missouri dispara seus Canhões de 16 polegadas em bombardeio noturno de alvos iraquianos ao longo da costa norte do Kuwait na Operação Tempestade no Deserto, 6 de Fevereiro de 1991

Volta ao mundo

O USS Missouri possui a grande façanha de ter sido o primeiro encouraçado desde a Frota Branca a circunavegar a Terra, completando uma volta no Globo com o intuito de demonstrar o poder naval dos EUA. A propaganda bélica é certamente uma das maiores forças de dissuasão.

Navio Museu

O USS Missouri alcançou o ápice de reconhecimento, se tornando literalmente um Navio Museu em Pearl Harbor. Certamente é o tipo de atração que todos os amantes de história e equipamentos militares ficariam entusiasmados em conhecer de perto! Se há um equipamento bélico que representa a liberdade e força americana, muito provavelmente esse equipamento é o USS Missouri, que carrega 11 estrelas de batalha, um feito realmente memorável!

Gostaria de visitar o maior museu de Pearl Harbor? Acredito que a resposta seja sim! Afinal, poucas coisas são tão impressionantes como que visitar um navio de guerra que simboliza o fim da Segunda Guerra Mundial.

Autoridades japonesas no convés do USS Missouri na Baía de Tóquio, em 2 de setembro de 1945, durante a cerimônia de rendição que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial. Fotografia: Max Desfor / AP
USS Missouri in 1990 by Tzoli on DeviantArt
O submarino nuclear USS Missouri (SSN 780) presta homenagem ao Battleship Missouri em Pearl Harbor, no Hawaí
Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

Tive oportunidade de visitar Pearl Harbor muitos anos atrás e para um entusiasta sobre marinhas e navios a emoção começa ainda antes do avião pousar em Honolulu porque se pode ter uma noção do que os aviadores japoneses viram ao sobrevoarem Oahu.
.
Muito significativo é o fato do “Missouri” estar proa a proa com o “Arizona” este debaixo de um belo monumento, o fim e o início da guerra.
.
O “Missouri” BB 63 foi o último encouraçado comissionado por conta do “Wisconsin” BB 64 iniciado pouco depois, ter sido comissionado um pouco antes.

Franz A. Neeracher

Visitei o BB 63 em setembro de 2004, naquela época ele estava com a popa virada para o “Arizona”…..
Creio que foi depois que fizeram uma revisão nele, creio que por volta de 2010, colocaram ele com a proa virada para o “Arizona”.

Dalton

Franz, visitei-o em 2002 quando encontrava-se posicionado da mesma forma como chegara poucos anos antes cumprindo a determinação de ter sua proa apontada para o “Arizona” uma mensagem subliminar de que o “Missouri” zela pelos mortos a bordo que como você sabe apenas uns poucos foram retirados para serem enterrados inclusive essa determinação consta em um livro que comprei na ocasião. . Você já enviou-me fotos de navios então se tiver uma que mostre o “Missouri” nessa temporária posição, agradeceria, pois trata-se de algo incomum e quando da manutenção dele na doca seca número 4, por volta de 2010 até… Read more »

Franz A. Neeracher

Dalton, vc tem razão….revendo as fotos da época, ele realmente estava com a proa virada para o “Arizona”…..
É a minha proa (cabeça) que ainda não está funcionando bem devido a balada de ontem a noite….:-(

Moriah

O Missouri está carregado de história e simbolismo, agora sua única munição e, acredite, isso é mais poderoso que as balas que disparou.

JuggerBR

É ele que participa do filme Battleship? Creio que sim… Baita arma de guerra!

Henrique

Ele mesmo kkkkkk
.
https://youtu.be/-iGp8D9832Y?t=105
.
.

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Alison

Isso sim é um navio de guerra. rsrsrsr

Camargoer.

Olá Jugger. O Missouri também aparece no filme “A Força em alerta” com o Steven Seagal. O filme é tão ruim que vale a pena assistir, mas tem que dar um desconto… riso.. e olha que o vilão é o Tommy Lee Jones.. riso

Esteves

Steven Seagal…meu Deus.

Camargoer.

Olá Esteves… riso.. “Nico acima da Lei”,

Daniel Silva

Um verdadeiro “Duro de Matar” a bordo de um navio de guerra.
Junk Food, mas tem que entrar no clima, ou, como vc disse, dar um desconto.
Divertido. Vi muito na sessão da tarde.

Fernando Vieira

Então, o artigo esqueceu de mencionar a 12 estrela de batalha do navio conquistada na batalha de Honolulu contra a invasão alienígena. Deram até um cavalo de pau com o navio.

Burgos

Assisti um documentário recentemente no Netflix (4 episódios).
Falou desses fantásticos navios e destruidores também do que vc imaginar ele vai lá e destrói, isso na década de 90.
Pena que foram baixados esses guerreiros, dava outra modernização e eles operavam tranquilamente por mais alguns anos.

Mk48

Burgos,

Existe um canal no youtube sobre o BB62 NEW JERSEY, irmão do Missouri, com mais de 800 videos sobre o navio :

https://youtube.com/c/BattleshipNewJersey

Abs.

Burgos

Blz MK !!!
He He !!!
Já vou lá da uma sapiada !!!😬

LucianoSR71

Tem um canal no YT do USS New Jersey e a cerca de 1 mês o curador fez um video contando o processo de desenvolvimento que levou ao surgimento da classe Iowa:

carvalho2008

Quando garoto, meu irmao tinha a maquete do Forestal, e a minha era a do Missouri!!!!

Montei, pintei….era apaixonante….uma proa afilada para permitir estas altas velocidades….o bicho era uma fortaleza:

canhões de 406 mm
20 canhões de 127 mm
80 canhões de 40 mm
49 canhões de 20 mm

carvalho2008

Muito se tentou modernizr e trazer de volta este excelente navio…mas o custo era razoavel…..

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

cada torre de 16 polegadas pesava 950 ton…e cada respectivo conjunto de muniçoes deles mais 250 ton…

Franz A. Neeracher

Aqui tem uma reportagem do USS New Jersey BB-62, da mesma classe do USS Missouri BB-63
https://www.naval.com.br/blog/2016/10/23/uma-visita-ao-battleship-new-jersey-bb-62/

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Esteves

Veterano. Esse é o estado atual do navio veterano de várias guerras.

https://youtu.be/RgdLRfyWZmI

mendonça

ele lembra bastante o general belgrano

sergio

Foi durante a primeira guerra do golfo, que tive conhecimento que esse tipo de navio de guerra existia, quando o vi numa reportagem do fantástico fiquei maravilhado, o outro dia no colégio eu e um grupinho que tb gostava já naquela época de assuntos militares. Passamos o dia todo comentando sobre o navio, que o apelidio delçe era esrela da morte de star wars, que tinha isso, que tinha aquilo. Então, lembro que o pai do Everti quando foi buscar ele, e nos viu que estávamos conversando, e ele falou que esse americano não era nada que os alemães durante… Read more »