Primeiro Submarino do PROSUB será transferido para o Setor Operativo da Marinha

160

A Marinha do Brasil, por intermédio de sua Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico (DGDNTM), informa que o Submarino “Riachuelo” (S40) será transferido para o Setor Operativo da Força Naval no próximo mês de setembro.

Um dos quatro submarinos com propulsão diesel-elétrica (S-BR) previstos no Programa de Submarinos (PROSUB), o qual representa o primeiro da Classe “Riachuelo”, cumpriu um extenso e rigoroso calendário de Testes de Aceitação no Porto e no Mar e está pronto para iniciar a preparação para sua fase operativa, a fim de cumprir a missão de patrulhar as águas jurisdicionais brasileiras que formam a Amazônia Azul e as áreas de importância estratégica para o Brasil no Atlântico Sul.

A tradicional Cerimônia de Mostra de Armamento, marco oficial da transferência de um meio naval ao Setor Operativo da Marinha, será realizada no próximo dia 1º de setembro, no Complexo Naval de Itaguaí (CNI), litoral Sul do estado do Rio de Janeiro.

A execução do PROSUB e as atividades relacionadas aos S-BR “Humaitá” (S41), “Tonelero” (S42), “Angostura” (S43) e ao Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto” permanecem em andamento conforme planejadas e avançam em diferentes estágios de prontificação.

O Brasil está construindo atualmente quatro submarinos S-BR dentro do Programa Prosub
O Programa Prosub comprende 4 submarinos convencionais S-BR
Submarino Riachuelo - S40
Submarino Riachuelo – S40 antes do lançamento ao mar
Perfil do submarino Riachuelo – S40. Desenho: José da Silva

DIVULGAÇÃO: Diretoria-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha

Subscribe
Notify of
guest

160 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Moriah

Uma hora tinha que entrar no serviço ativo. Que venham os demais.

Mafix

Creio os testes foi o responsavel por demorar para entrar em serviço visto que é uma arma nova que a MB vai usar …

Mensageiro

Da nada. Ficasse mais um ano em testes. Quanto mais aprenderem com esse novo submarino, melhores ficarão os próximos.

Last edited 1 ano atrás by Mensageiro
Stemp

Concordo!

Elias

Agora pode pintar o riachuelo…para ficar estiloso…

Neural

Tem que enxugar e cortar custos. Muito oficial e cerimônia.

Era pra ter os 5 subs já prontos, classe Macaé 25 unidades, 6:da classe Amazonas, e 6 classe Tamandaré, + 2 FREMM italianas compradas de prateleira,+ Bahia e Atlântico operando os Cobra.

Aí diria que temos uma MB

Nonato

A turma de Maduro quer tomar o poder

Stemp

FINALMENTE! Parabéns à Marinha, parabéns ao Brasil! Orgulho! O primeiro passo de muitos!

Esteves

4.

Pablo

Ele realizou disparo de torpedo ja?
Nao lembro de ter visto algo a respeito.
Que bom que ja estará operacional.

Thor

Já.

Carlos Campos

a muito tempo, do F21 se não me engano.

Camargoer.

Olá Carlos. Creio que foram disparados apenas torpedos F21 de teste, sem carga explosiva.

Carlos Campos

sim de teste, não tem pq usar o normal. não agora

Camargoer.

Olá Carlos. Creio que havia a expectativa do S40 lançar tanto um SM39 quanto um F21 com cargas explosivas contra um alvo antes do submarino ser entregue ao setor operacional. Como a MB declarou há pouco tempo que tinha cancelado os testes com mísseis e outras operações e que (enfim) terá o S40 operacional, creio que estes testes estão adiados.

Stemp

O Ministro Paulo Guedes declarou recentemente que “O Brasil está condenado a crescer”, porque as contas estão em ordem, então acredito que o investimento nas FFAA vai crescer junto! É um novo tempo, muito otimista com isso!

Otto Alexander Jessen

Caramba em que mundo você vive …
Ainda acredita no Guedes, esse aí só gosta de bronzeador e w 18 anos ….

tsung

tu quer ver muito a bandeira amarela e azul afundar hein!!! mas tudo bem , chora mais vai..

Carlos Gallani

A real é que o que o Guedes fala não se escreve então o amigo tem razão em colocar as barbas de molho, não é torcer contra!

pangloss

Não entendi a correlação entre querer o bem do Brasil e acreditar em um especulador que não fez nada do que prometia.

Esteves

Ainda promete.

Nilo

Paulo Gueedes esta certo, o Brasil a partir do próximmo ano está condenado a crescer, pois ele estará fora.

Miguel Felicio

Ou voces são contra (acho que voces tem vontade de serem: contra almirante, tocar contra baixo, serem contra regras, etc) , ou não conseguem ver o que com todos os problemas assumido (até quebrado estávamos) ainda foi feito de bom…..Estados Unidos, por exemplo, enfrenta uma inflação nunca sentida e NÓS AQUI, COM PAULO GUEDES, estamos superando essa crise………..BÁÁÁ, não adianta, mesmo,,,,,,,PQP.

Caerthal

Com a Anita de ministra da Educação…

Ted

Lembra do g.gil de ministro. Eta pais dos absurdos, fora o presidente analfabeto. Aquele que fala nois isso, nois aquilo. Rsrsrs

Wellington Kramer

Ele disse que a economia ia crescer em V. Dito e feito. Melhor ministro da economia do mundo!

Camargoer.

Caro W. Não existe “crescimento em V”. Este tipo de comportamento é chamado de “recuperação em V”. Se a economia cai 10% e depois recupera 10%, não houve crescimento real. Crescimento é quando a economia mostra sucessivos crescimentos ano após ano. Um perfil em V não é crescimento.

André Souza

Por isso que eu digo que não tem diferença alguma do eleitor do Bolsonaro para o eleitor do Lula, ambos são uma massa populista, se você não concorda então você é taxado de esquerdopata, comuna e etc… a que ponto chegamos nesse país, meu Deus.

Camargoer.

Caro André. Creio que você esteja profundamente equivocado ao equiparar um eleitor de esquerda com um de direta ou um eleitor de bolsonaro com um eleitor de lula.

Stemp

Como é aquela máxima: “Chame do que você é, acuse do que você faz”! Aprendeu direitinho!

Silvano

Tá com saudade do ministro que ficava o tempo todo dando entrevistas dizendo: “a economia está robusta, a economia está robusta, a economia está robusta””… e qualquer um que entendesse só uma linha de economia sabia que o país já começava a fazer água no segundo mandato daquele nosso amigo, estourou nas mãos da sucessora, mas a culpa não foi totalmente dela. Acusado de desviar 50 milhões da Casa da Moeda. ÇTF mandou arquivar.

Esteves

Errado. Estourou por conta da dívida pública. O segundo mandato comprometeu-se no vazio do primeiro…redução de impostos, oferta de crédito, auxílios, juros para banqueiros…como agora.

Turma de mentirosos. Sentou lá, mente.

Stemp

Juros para os banqueiros, leia-se COPOM, que é um órgão independente.

francisco Farias

Será? se é independente e mantinham juros a 15% ao ano, travando o crescimento então são burros.

Stemp

Não, são precavidos. Mesmo com deflação anunciada para julho, aumentaram os juros, não estão errados! Aguarde as próximas reuniões, provavelmente vão começar a baixar, é assim que funciona, é assim que tem que ser!

Silvano

Foram vários erros, mas o principal culpado é o nosso amigo, governou o país com vento de popa, correnteza abaixo, nível do mar subiu e o Brasil subiu junto, nas sábias palavras de Delfim Neto, não apenas não fez nada como não aproveitou o momento único na história para fazer as reformas, a infra estrutura do país que poderia dar um salto ficou em frangalhos, comida pela roubalheira, jamais vista em nossa história. Y = C+I+G+ (X-M). Essa é a equação de tudo o que um país produz, o C é consumo das famílias, o I é o investimento, dividido… Read more »

Stemp

Se ele tivesse feito pelo Brasil o que fez por Cuba, Venezuela, Angola, e pelos amigos ditadores, até eu hoje seria de esquerda!

Nilo

Guedes soltou tanto dinheiro na economia, investiu na bolsa eleição, bolsa caminhoneiro, bolsa…..isso é que é investimentos de qualidade rsrrss, a conta vc tá pagando, muitos comento comendo osso, pé e pele de galinha, …

Esteves

Polenta com galinha inteira. Não dispenso os pés.

francisco Farias

Amigo. Eu moro no interior do estado do Ceará e não conheço ninguem que esteja comendo pê de galinha e osso. Tem muita gente que repete as mentiras de certos políticos, sem tomar o cuidado de verificar se é verdade.
Falam que n Nordeste é 62 % Lula. Estão redondamente enganados, o Bolsonaro vai dar uma pisa no Lula no Nordeste. Aguardam para ver.

Silvano

Sou de São Paulo, tenho uma amiga que passou 15 dias de férias no nordeste, entrei no assunto de política e ela foi taxativa: “No nordeste só dá Bolsonaro.” em todo lugar ela me disse, estradas que nunca ninguém viu um asfalto, agora estão um tapete, fora água chegando. Outdoor de agradecimento pra todo lado, ela falou. Olha como os dois são recebidos por lá, um leva multidões, e o outro nem com jabá reúne gente.

Camargoer.

Caro Silvano. É um equívoco usar impressão pessoal para inferências estatísticas. Posso assegurar que, baseado no meu círculo de amigos, que 60% da população brasileira tem doutorado e 100% nível superior. Recomendo dois bons livros para compreender como a impressão pessoal nunca pode ser usada para qualquer debate estatístico “o andar do bêbado” e “viver é perigoso”

Caerthal

Para você ver como tem gente estudando idiotices.

Camargoer.

Caro C. Todo estudo feito com a metodologia correta tem mérito, independente do tema escolhido. Por outro lado, caso alguém escolha um tema que parece interessante mas se adotar uma metodologia equivocada, chegará a um resultado também equivocado. É um erro chamar um tema de idiota ou inteligente. É uma afirmação sem sentido. Por outro lado, é possível identificar um estudo que usa uma metodologia adequada ou inadequada. Estudos que usam metodologias adequadas chegarão a conclusões adequadas. Assim, recomendo os dois livros sobre estatística para quem tem interesse em argumentar usando estatística.

Caerthal

O povo do NE pode ser crédulo às vezes, mas sempre é grato.

Caerthal

Sabemos disso. Deixa eles se iludindo com pesquisas feitas em porta de cadeia.

Vai levar no 1o turno.

Stemp

Dói para um esuerdista ver o governo investindo no Brasil, não dói? om pra você seria o governo investir o NOSSO dinheiro nos países dominados por ditadores, aí você ia estar sorrindo.Lamento por você.

Camargoer.

Olá Stemp. Errado. A taxa de investimento público está nos baixos níveis históricos.

Admiral Makarov
Alessandro

Mas ô Nilo, ele só usou o LUCRO das estatais a favor dos mais oprimidos e dos trabalhadores, aliás era essa a promessa que o lula fazia em 2002 e 2006 nos palanques eleitorais, e agora a esquerda está achando ruim pq vamos pagar a conta?? Humm… não era esse o discurso quando o lula e dilma estavam na presidência.

Last edited 1 ano atrás by Alessandro
Camargoer.

Caro Alessandro Errado. Segundo a lei, os dividendos das empresas estatais só podem ser usados pelo Tesouro para pagamento da dívida publica. Caso o governo tivesse usado os dividendos para custear programas sociais (algo que até sou favorável), ele teria cometido crime de responsabilidade.

Ted

Quando foram expulsos do palacio do planalto, a prataria, os quadros e varias antiquidades sumiram

Rinaldo Nery

O País foi um dos únicos a crescer no mundo pós pandemia e o caboclo ainda critica…

Silvano

Valeu Nery. Mas o certo é caboco, vernáculo popular.

Carlos Campos

no Amazonas é Caboclo, com CLO, referência a ribeirinho que vive isolado das grandes cidades.

francisco Farias

Caboclocaboco, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. 
Todos estão corretos.

Carlos Campos

ainda tem o arigó, legal conhecer esses outros nomes

Carlos Campos

de 14 por cento de desemprego pra 9, perto dos 8, se bobear o incompetente continuar no poder vai entrar em pleno emprego, sem escândalos de corrupção e com economia forte, a única coisa que poderão dizer é que Boz.zo é retrogrado apoiador da família normal.

Stemp

É muita vontade de falar mal de um governo que está fazendo tudo pelo Brasil, chega a ser hilário! Esse povo é muito sem noção… Mais 4 anos deste governo e as FFAA darão um salto de qualidade que vai nos deixar orgulhosos!

Roberto Bozzo

Mestre Carlos Campos,

“a única coisa que poderão dizer é que Boz.zo é retrogrado apoiador da família normal.”

Fico lisonjeado ao colocá-lo na minha família, mas os esquerdistas falam “bozo” tentando ser pejorativo.
E concordo com o amigo.

Camargoer.

Olá Carlos. Gosto muito desta imagem do IBGE sobre a taxa de desemprego.

Admiral Makarov

Com certeza. Por isso que a recuperação está clara e deve ser reconhecida.

Camargoer.

Olá Rinaldo. O melhor é sempre avaliar o contexto geral.

Admiral Makarov

Sim, o contexto demonstra o acerto do governo e o crescimento do país em um cenário onde grandes economias terão dificuldades.

Camargoer.

Olá Rinaldo. Esta outra figura também é bem ilustrativa.

Rinaldo Nery

Corrobora o que postei.

Camargoer.

Ola Rinaldo. As coisas são mais complicadas. O período da pandemia foi excepcional. É muito difícil tirar conclusões rápidas e simples dele usando conceitos de economia desenvolvidos para períodos de normalidade. De modo geral, uma crise como a de 2009 tem um comportamento em “V” (uma queda rápida e uma recuperação rápida, voltando para o mesmo patamar um ou dois anos depois). Neste contexto, e parece se o mesmo contexto da pandemia, uma recuperação de 10% (ou qualquer número) após uma queda de 10% significa que a economia esteve estagnada. Crescimento econômico é quando o PIB cresce 4% (ou qualquer… Read more »

Rinaldo Nery

Não é o que o Pablo Spyer está falando agora na TV.

Carlos Campos

depois de o país crescer no meio de uma pandemia e uma guerra envolvendo grandes produtores de matérias primas então eu acredito.

Miguel Felicio

FALOU E OU MELHOR TAMBÉM ESCREVEU BESTEIRA…….

Caerthal

Vamos acreditar no Guido Mantega e nos esquerdistas da Colômbia, que assumem anunciando aumento de impostos…

bjj

O déficit fiscal será de mais de 60 bilhões em 2023, e a previsão de crescimento do PIB está abaixo de 1% (alguns analistas estimam um crescimento de 0,2%). Gostaria de estar otimista como você…

Silvano

O PIB iria cair mais de 10% na pandemia, caiu menos da metade. Este ano o PIB seria negativo entre 1 e 2%, já estamos rodando na casa dos 3% de crescimento, o déficit público seria de mais de 100% da dívida. Resultado é que o Brasil tem maior superávit em contas públicas em mais de uma década. Nobel é pouco.

Adriano RA

Eu realmente gostaria de viver no seu Brasil (e do Ministro), mas no Brasil que eu vivo, em cada semáforo que eu paro a realidade vem bater em minha porta… ou melhor, em minha janela. Tá triste a situação.

Silvano

Eu entendo, eu também vive esse tempo em que todo mundo almoçava bacalhau e jantava salmão. As vezes quando eu precisava de um trabalho urgente do meu pedreiro ele dizia que não podia me atender, pois estava passando o final de semana em Dubai. Minha diarista usava um chaveiro da Torre Eiffel para as chaves da sua BMW. Sei como é… mais de 600 mil numa live, parceiro, neste momento, é primeiro turno ou não?

Stemp

Agradeça aos governos de esquerda, que só pilharam este país. Você não acha que dá pra consertar 30 anos em 4, acha? Calma que demora, mas a gente vai sair dessa, com muito orgulho!

Camargoer.

Caro Stemp. Temo que levarão 30 anos para consertar o estrago destes últimos 4 anos.

solipsi rai

caro amiguinho ; me fala quais são os seus autores de esquerda que você mais gostou!

Camargoer.

Olá S. Chonsky, Klein, Dahl, Piketty Aron, Arendt, Hobsbawm, Eco.. na literatura gosto de Loyola Brandão, Garcia Marques e Linspector.. na poesia Pessoa. As biografias do Moraes também são ótimas. Também gosto de Foucault e Lacan. Moniz Bandeira é difícil de ler. Marx e Keynes também são difíceis de ler, mas sou teimoso. E você? Quais são seu autores preferidos?

Rinaldo Nery

Espero que você viva pra ver com seus próprios olhos…

Camargoer.

Olá Rinaldo. Eu também espero viver bastante e faço os mesmos votos para você e para as pessoas que você ama.

Rinaldo Nery

Seus ¨alunes¨ se autodenominam assim?

Camargoer.

Olá Rinaldo. Acho que você está equivocado sobre o uso da linguagem neutra. Explico. A autodenominação de gênero (no caso aluno ou aluna, ou professor ou professora) é uma decisão individual segundo a própria identidade. Não cabe a mim discutir como cada pessoa se identifica. Se o estudante prefere “aluno” ou “aluna” para mm tanto faz, até porque estou preocupado com o conhecimento de química. Por outro lado, o uso da linguagem neutra pode ser usada quando uma mensagem é enviada para um grupo de pessoas de diferentes gêneros. A norma culta recomenda o uso de “alunos” para um grupo… Read more »

Rinaldo Nery

Ah bom…

Caerthal

Fique em casa, que a economia a gente vê depois. Isso era o que vocês diziam.

Camargoer.

Caro C. Creio que você se esquece do que foi a crise da pandemia de Covid19. No auge da pandemia, a cepa dominante do vírus era muito letal, existiam dúvidas sobre o mecanismo de transmissão, o sistema de saúde estava na beira do colapso e as vacinas ainda estavam indisponíveis. Em 1920, a população mundial era de 1,8 bilhão. A pandemia de grupe espanhola causou a morte de cerca de 100 milhões (5% da população). Até hoje, a Covid causou a morte de 6,4 milhões em uma população de 8 bilhões (meno de 0,1% da população). Faça a comparação.

Carlos Campos

se tu apostasse contra os especialistas tu ia ganhar, em 2020 era -9, 21 era 0, esse anos 0, ano que vem 1, não acertaram uma, desemprego ia se manter em dois dígitos, menor nível do desemprego desde 2015, contas públicas todas positivas graças a transferencia de recursos da União para estados e municípios, fazendo assim com que a União tenha déficit, não precisa estar otimista.

Luis Carlos

Só um dado para quem tem amnésia. Ele prometeu reajustar a tabela do Imposto de Renda, e até agora, nada, nada, nada.

Atirador 33

Não consigo enxergar essas “contas tão em ordem”, o que vejo no Brasil desde sempre é uma tremenda falta de critério na utilização do erário, e com essa fossa séptica de orçamentos secretos e fundo eleitoral, que vem desde a redemocratização, nos norteia que a falta de critério com os gastos públicos nunca vão melhorar nesse país.

As castas privilegiadas e parasitas do erário não aceitarão perder suas benesses, e não povão e contribuinte, ficamos aqui colocando os problemas dos nossos times acima de tudo.

Rogério Loureiro Dhiério

A mais pura verdade e quem não gostar disso e negar as palavras do PG que se atirem no inferno.

Eu pessoalmente posso comprovar o que ele disse, pois eu tb estava presente no café da manhã em que ele disse tudo, assim como o Elvis Presley e Maomé tb estavam presentes.

Sulamericano

“O Brasil está condenado a crescer”

Sim, pelos próximos 7-10 anos está condenado a crescer.
Mais um voo da galinha embalado pelo boom das commodities. Já aconteceu diversas vezes antes na história do Brasil e, como a história se repete, vai acontecer de novo.

Vamos aproveitar, porque quando o voo da galinha acaba, a ressaca é tão grande que nos faz até esquecer do passado.

Ivan herrera

Não via hora, parabéns 👏

Rafael Gustavo de Oliveira

Uma pergunta aos amigos….todas bases da nossa marinha tem estrutura para receber submarinos? Eu digo na questão da profundidade do cais

TR xavante

Todas dificilmente, mas para fazer a atracação simples, diria que a maioria.
Já vi um classe tupi aqui em Salvador

Marcelo Barros

qualquer cais que suporte um calado de 5,5 metros pode receber este submarino, e muitas vezes atracam em cais de organizações civis, não somente areas da Marinha.

109F-4

Finalmente…🙄 que venham outros 9.

Up The Irons

Seria o ideal para um país tão grande, mas é impossível que aconteça, por todos os motivos que já sabemos sobre a MB e suas reais prioridades.
Mais 4 desses e teríamos a força de submarinos mais poderosa do hemisfério sul, passando a Austrália. Que aliás tem apenas 15 mil homens e uma força de superfície que coloca a MB no bolso. Mas a prioridade deles é a soberania de seu país, por isso dá certo!

Esteves

O Álvaro Alberto será “armado com propulsão nuclear”?

pangloss

Também estranhei essa terminologia “Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear”.

Allysson Vieira

Submarino Convencionalmente Armado, com Propulsão Nuclear.

Esteves

O Vieira explicou. Faltou a vírgula.

109F-4

É estranho mesmo. A que ponto chega o “mimimi” no Brasil🙄. Bastaria dizer submarino de propulsão nuclear.

Marcelo Barros

é o portugues correto.

pangloss

Ok, não se está discutindo a correção, apenas a ambiguidade.

Marcelo Barros

o Alvaro Alberto exato como descrito no texto………..Convencionalmente armado com propulsão nuclear……………… o texto quer dizer propulsão nuclear e armamento convencional. É só raciocinar um pouco, sem querer zombar da forma de o texto ser escrito.

Esteves

Tá.

India-Mike

Tentaram melhorar o ‘submarino convencional com propulsão nuclear’ que estavam usando mas parece q conseguiram piorar ainda mais…

Esteves

A turma tem empenhado esforços…mas a comunicação segue péssima.

ADM

Perdendo tempo com nomenclatura ridícula, se finalizarem a construção será um milagre…

Ricardo Rosa Firmino

Ótima notícia. Pra ficar melhor, larga mão do sub nuclear e investe em mais 4 unidades do Riachuelo…

Up The Irons

Hoje já não dá mais, porque passamos do ponto de retorno. Eu concordo com você, mas isso tinha que ter sido feito há uns 5 anos.
Agora é entubar o prejuízo e seguir tentando para que até 2040 tenhamos um mísero nuclear na água, quando poderíamos ter uma força de SSKs de respeito até o meio dessa década…

Satyricon

Não é bem assim Irons.
Na realidade, a parte mais cara e complexa de Itaguaí, que é o complexo radiológico (que equivale a uma usina nuclear, pois manipula o combustível), sequer foi iniciada ainda.
Então ainda há tempo de salvar uma verdadeira montanha de dinheiro do contribuinte.

Esteves

Com os 57 bilhões do nuclear teríamos uma Marinha de respeito. Teríamos.

Guilardo Pedrosa.

Concordo.

Edson

O programa já consumiu tudo isso?

Camargoer.

Olá Edson. Não. A conta do Esteves está errada. O Programa Nuclear custou até 2019 cerca de R$ 3,2 bilhões. O SN10 estaria estimado em Eur$ 1,3 bilhão e todo o programa nuclear (incluindo o Labgene) em R$ 6,8 bilhões a partir de 2009.

Camargoer.

Olá Esteves. Segundo a dissertação de Marcelo Canuto, oficial da MB, o programa nuclear da MB custou de 1979 até 2019 (O Desenvolvimento da Base Industrial de Defesa no Setor Nuclear: O caso do Programa Nuclear da Marinha (PNM)) cerca de R$ 3,2 bilhões. Segundo a MB, o Programa Nuclear (incluindo o Labgene) estaria estimado em R$ 6.8 bilhões (dos quais já foram pagos ceca de R$ 2.7 bilhões. (https://www.marinha.mil.br/sites/default/files/relatorio-gestao/prog_e_proj_estrategicos_pnm_arq2pdf.pdf). O ProSub foi estimado em Eu$ 6,7 bilhões (hoje seriam R$ 35 bilhões), mas apenas uma parte é para o SBN (cerca de Eur 1,3 bihão ou R$ 6,7 bilhões).… Read more »

Ricardo Rosa Firmino

Olá Up.. o medo é esse mesmo, ser entubado, entubado e entubado com mais gastos, e daqui 4,5,10 anos vem a notícia: ” devido a dificuldade técnica, boicote das grandes potências, dificuldade financeira, etc..etc.. a MB decidiu por cancelar o desenvolvimento do SUBNUC “…. Melhor cancelar já é investir no convencional, muito mais racional…

fewoz

Era o mais óbvio, mas agora que despejaram tanta grana nele…

Bardini

Não existe “ponto de não retorno”. A estrutura que existe e está completamente pronta e capacitada, pode fabricar mais SBR. Para ter o nuclear, ainda vão ter de gastar bilhões em estrutura que não existe e vai damandar tempo para se tornar realidade. Fora os bilhões do próprio navio em si, que é único e não resolve o problema do gap construtívo. . A MB poderia ter praticamente mais 04 SBR, com o que ainda será gasto. E mais 04 SBR, teria mantido aquela estrutura, sua capacitação e os empregos, por mais 10 anos. Fora o fato de que dobraria… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Carlos Campos

poderia ser, mas é um problema para nós dizer se é bom continuar ou parar, afinal só recebemos noticias quando a MB quer, por mim nem tinha SubNuc desde o inicio, continuava nos alemães.

India-Mike

Isso é uma falácia sem tamanho. No dia que mostrarem os custos pra finalizar o complexo radiológico, o combustível, o protótipo do reator, o reator, o casco, mais os custos de operação por 30 anos (sendo otimista) incluindo o reabastecimento nuclear a cada 4, mais o custo de descomissionamento e pós uso de casco/reator/combustível a gente calcula onde fica essa tal de ‘ponto de não retorno’…

Esteves

Financeiramente seria um desastre. Um atestado de incompetência que deveria ter sido emitido há tempos.

Carlos Campos

com mundo do jeito que tá, melhor mergulhar de cabeça nele e aumentar a potência do reator.

Bardini

Setembro…
Vai virar palanque.
Brasil sendo Brasil.

Silvano

Se os caras estão tendo ataque de pelanca só com a nova camisa da seleção brasileira, imagina um desses com um bandeirão do Brasil na vela empurrando água a toda velocidade pelas praias da zona oeste, Recreio, Copa, Ipanema, Leme, Leblon, Arpoador… num domingão de sol…. kkkk…..

Alexandre Galante

comment image

Esteves

Versão terrestre. Para o desfile.

Satyricon

Depois de tanto postergar, uma ótima notícia.
Agora talvez programem o lançamento do Toneleiro.

Esteves

Nota 10 para o Esteves. Marquei setembro, chegará em setembro. Por óbvio.

Pedro

Pq estão me censurando? É válido? Quais regras eu quebrei?

Esteves

Olha…

Carlos Campos

eu não quebro as regras mesmo assim me censuram

Esteves

Vou anotar isso…

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Carlos Campos

Anote Esteves, marque até o horário, eu sou debochado e irônico, mas não ofendo gratuitamente

Hanibal

🎶 “É devagar, é devagar, é devagar, é devagarinho!! 🎶

Ivan herrera

Em relação ao tamoio será que voltará ao setor operativo ou será repassado há alguma nação amiga?

Esteves

Qual a capacidade de Itaguaí para receber mais 4? Provavelmente não será possível aditar o contrato. Provavelmente o Naval queira apresentar novas condições para. Qual o problema em assumir o fracasso? São 50 anos. Após o homologação do Labgene faltará construir o reator do submarino, o submarino (exceto se decidirem utilizar o protótipo homologado como reator do submarino), as instalações radiológicas e tudo mais que acompanha uma novidade radioativa…os acidentes que aconteceram em Iperó…houve vazamento de gás. Recentemente publicaram concurso marinheiro para pessoal que será treinado nessa operação contaminante. Bela novidade. Nos anos 1980 não havia mão-de-obra. Técnicos especializados em… Read more »

Ivan herrera

Olha esteves também não entendo o nosso almirantado, tivéssemos priorizado os sbr ao final da década teríamos uns seis patrulhando nossa costa marítima.

Esteves

Reunião. Ex + Marcelo. Anunciaram e entrou o presidente do clube. O ex que, claro, havia preparado o encontro casual dos 2, disparou:

— Ele tá vindo me pedir um estádio. Veja o que você pode fazer por ele.

India-Mike

Pois é. Nao podemos quebrar o contrato com os franceses e eles não vão aceitar substitui-lo por algo no qual eles recebam menos. Como me parece claro q o reator não vai ficar pronto tão cedo, eu tentaria renegociar tudo que ainda não foi gasto do contrato original com o Naval Group em Riachuelos extras — se saírem mais 2 já estaria ótimo (mesmo q sejam eventualmente exportados). Enquanto isso pode-se avaliar melhor se o programa nuclear é paralisado, arquivado ou continuado (decisão política) e mesmo que seja decidido pela sua continuação, pode ser feito um novo contrato para construção… Read more »

Esteves

Desequilíbrio químico. Somos educados para a felicidade, para o faz me rir, para a zona de conforto. Boa carreira, bela profissão, salário adequado. Quando isso pode ser adicionado à bases e alicerces sociais, valores éticos e morais, segurança financeira, fica bom casar. Casando-se com alguém que saiba também cuidar do próprio nariz, ok. Os dois vão lavar louça, seguir nas carreiras ainda que o masculino sustente o feminino ou verso, formar patrimônio e meter. Aleluia como recém-casados metem. Oh, glória. Haverão desafios, transpirações, dedicação e luta. Um longo caminho perseverante. Quando isso falha, vão ao pastor. O homem de Deus… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
fewoz

Maravilhosa notícia e até inacreditável, diria. Só tenho receios com o Álvaro Alberto… Este não será simples…

Ivan herrera

Não será simples mesmo, e dependendo da sua idade amigo você não verá ele ser comissionado igual a mim , a não ser que viva 103 anos igual meu finado avô 😂

EduardoSP

https://www.naval.com.br/blog/2009/08/27/jobim-afirma-que-submarinos-ficarao-prontos-ate-2021/

Nesse texto tem uma imagem com o cronograma original do PROSUB, apresentado pelo MD em 2009.

Riachuelo deveria ter entrado em operação em 2015. Todos os 4 submarinos convencionais e o SSN estariam em operação em 2021.

“Sonho meu, sonho meu,
Vai buscar quem mora longe,
Sonho meu

A madrugada fria
Só me traz melancolia,
Sonho meu.”

Carlos Campos

Que seja bem vindo, ouvi boatos de que os “Alemães” vão ser vendidos para a Argentina, agora como a argentina vai pagar é um incógnita. Guarani ta no bolo também.

Mk48

Interessante ler os “comentarios” de tanta gente que entende sobre submarinos.
.
O que nào entendo é por que a MB e todas as outras marinhas mundo afora, que possuem submarinos, investem tanto tempo e dinheiro na formaçào de submarinistas, quando seria custo zero e instantaneamemte recrutar aqui no blog tanta gente entendida no assunto.
.
Certamente é mais um daqueles misterios da humanidade.

Esteves

Isso é responsabilidade dos editores. Eles com essa mania de debates…

Esteves

Tem outra coisa. Esteves ficou assinante. Tem carteirinha. Têm direitos. Esteves ainda não ganhou brinde, mas direitos são tudo de bom. Vou ler no verso da carteirinha qual o nível da formação que deram. Provável expert…Esteves não aceitaria menos.

Mk48

Você em um debate com submarinistas de verdade não duraria 1 segundo sequer.
Então, fique aqui no mundo das fantasias, debatendo com seus colegas que tambem nao conhecem p***ra nenhuma do assunto e continue escrevendo suas besteiras habituais.
Melhor assim.
Deixe o mundo real dos submarinos para quem de fato entende do assunto.
Para finalizar, enfie essa sua carteirinha no seu fiofó.

Last edited 1 ano atrás by Mk48
Esteves

Um bom dia pra você também.

Sensato

Por mim, os comentários só deveriam ser abertos a assinantes. Pouparia trabalho dos editores e os olhos dos leitores. Não vejo problema em ler comentários de quem entende pouco dos assuntos. Complicado é o espaço sempre ser usado por gente muito mais interessada em proselitismo que em defesa.

Rinaldo Nery

A matéria do Aéreo sobre a redução do número de KC-390 bateu os recordes de estupidez e bobagens.

Leonardo

Pessoal,boa tarde!

Não vi nada sobre o lançamento do torpedo pelo S40. Será publicada alguma matéria a respeito?

Carlos Campos

,

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
Camargoer.

Olá Leonardo. Pois é. Nada do F21 nem do SM39

ADM

Não podia deixar passar essa… A tal nomenclatura nova, Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear (SCPN) “Álvaro Alberto”, vai fazer a MB fabricar uma sanefa maior que o submarino…kkk

DanielJr

Eu já fui criticado aqui por isso, a MB não consegue fazer muita coisa sem fazer caca no caminho. Depois de décadas poderíamos falar com certo orgulho que o Brasil finalmente tem, constrói e opera um submarino nuclear de ataque (SNA), igual os EUA, França etc, eles mudam algumas vezes a nomenclatura do sub, e cada que muda é para pior. Além disso teve um almirante que foi dar entrevista e disse que uma das principais missões do sub é fazer pesquisa de correntes marítimas no solo do oceano. Decadente.

Andrea

Caraca,,, nem com o bandido de 9 dedos dando tudo de mão beijada oara os construtores conseguimos um submarino dentro do cronograma…

Esteves

Não foi assim. Existe um contrato. Desse contrato existe uma empresa construtora 51% Naval Group, 49% Itaguaí Construções Navais. Base de submarinos + licenças para fazer 4 Scorpenes. Os franceses, dizem, colaborarão também na construção do Álvaro Alberto sem transferir conhecimentos…um deles, “assentar” o reator no submarino, trata-se de técnica restrita e sigilosa.

Tudo pago com o orçamento da MB. Em torno de 10 bilhões de euros. O cronograma…ora bolas…quem liga pra ele.