A Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) incorporou ontem seu 25º destróier Type 052D.

O Lishui (indicativo visual 157) é um Type 052DL, que possui um comprimento 4 metros maior que o 052D original, com um convoo ampliado para operar os novos helicópteros Z-20 similares ao S-70 Sea Hawk dos EUA.

O nome Lishui homenageia uma cidade muito pequena na China, porque todos os nomes das grandes cidades já foram usados em outros navios.

Imagens divulgadas parecem indicar que a China está construindo um novo lote de dez destróieres Type 052DL em Xangai e Dalian.

O destróier Type 052D (classificação na OTAN: Luyang III) é uma variante maior do Type 052C. o Type 052D usa um sistema de lançamento vertical (VLS) semelhantes aos do Ocidente, em vez do tipo revólver russo, e possui um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) de painel plano. O novo VLS não se limita a mísseis superfície-ar, tornando o Type 052D o primeiro destróier multifuncional dedicado da China.

A mídia chinesa informalmente chama o Type 052D de Aegis chinês, retratando-o como um análogo aos navios contemporâneos da Marinha dos Estados Unidos equipados com o Aegis Combat System.

Características do Type 052D: 7.500 t, 157/161 m x 17 m x 6 m; 30 nós, propulsão CODOG; Armamento: 1 x 130 mm, 2 CIWS Type 730/1130, 64 VLS para SAM HHQ-9, SSM YJ-18 e CY-5 ASW, lançadores de decoys, 1 Heli Ka-27/Z-9.

Type 052D
Type 052D
Type 052D

NOTA DA REDAÇÃO: Para baixar a apresentação “A evolução dos Navios de Escolta da Marinha Chinesa” em formato PDF, clique aqui.

NOTA 2: Quer discutir esse e outros assuntos com leitores da Trilogia Forças de Defesa em tempo real? entre no nosso grupo de WhatsAppclicando aqui.

Subscribe
Notify of
guest

53 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
RPiletti

Impressionante:
Imagens divulgadas parecem indicar que a China está construindo um novo lote de dez destróieres Type 052DL em Xangai e Dalian.”

Agressor's

A China hoje é o país mais competente do mundo, supera os eua e todos não conseguem superá-los. Porque? Pense um pouco: A China investe pesado em educação, principalmente em crianças e jovens, isso gera um capital científico superior a qualquer país no mundo. A China em alguns anos irá dominar o mundo, superando os eua que são os primeiros. Porque os estadunidenses e o braziu estão perdendo? Porque a China preza pela competência de suas crianças e jovens! Na China, um adulto tem muitas faculdades, tem pessoas com 3 faculdades, enquanto nos eua e no braziu as pessoas ingenuamente… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Caio

Há muita verdade no que escreveu , porém devo anotar que pensa infantilmente sobre a China é o povão com pouco ou nenhum conhecimento da evolução técnica científica da sociedade chinesa nós últimos 40 anos. Os barões do capital já sabem da realmente há tempos e estão lucrando alto com o progresso chinês faz tempo, aliás muito foram os verdadeiros financiadores dessa revolução.

Wellington R. Soares

Será que algum dia veremos algum destroyer na nossa MB ?
Não venham dizer que já tivemos no passado kkkk….
Digo algum moderno daqui para frente.

Romão

Destroyer ? Eu queria ver um sistema CIWS tipo Phalanx na MB, mas nem isso… Nem isso!

Carlos Campos

pra quê, eu não curto Phalanx, é muito bonito de ver, mas acredito mais nos 30mm com munição de proximidade, me parece mais efetivo.

Romão

Só te parece mesmo. Não é!

Bosco

Sem querer ser chato e só no sentido de colaborar, você deve estar se referindo ao 40 mm.
O menor calibre a adotar espoleta de proximidade (RF ou laser) é o de 40 mm. Calibres menores que adotam explosão aérea (air burst) o fazem através de espoleta pré-programada.

Carlos Campos

obrigado pela correção bosco

ADM

Veio um no NDDC Mattoso Maia em 1994…

Claudio

Não funciona, antes de ser entregue pra MB , foi desativado, serve pra enfeitar no navio só

Last edited 1 ano atrás by Claudio
Esteves

Veio, funcionava, mas parou. Parado está até hoje.

Mk48

Exato.
.
Veio já sem funcionar.
.
Só enfeite

Tomcat4,4

Mau conseguimos começar a construir 4 fragatas, imagine um destroyer meu caro !!!

Otto Lima

O Brasil sofre até para entregar navios-patrulha de 500 toneladas!

Antonio Cançado

Beleza, mais um alvo!
A USN e a RN agradecem…rsrsrsrsrs

Romão

Xiu…. Cala a boquinha, cala…

Thiago A.

A turbina desse DL será a derivada do projeto ucraniano (UGT-25000) ou uma MTU ?

Esteves
Midway

Digam o que quiser, que equipamento chinês não presta e coisas do genero, mas é uma belíssima belo nave e muito bem armada e não acharia ruim nem de longe uma parceria com o Brasil, mesmo sabendo que isso nunca aconteceria, mas já imaginou pelo menos umas 5 dessas aqui.

Carlos Campos

25º está entre os maiores navios de guerra do mundo, ainda tem gente que acredita em uma cinturão de isolamento da China na primeira cadeia de Ilhas, kkkkkkkk com uma marinha dessa não vai ter cinturão de isolamento, vai ter navios dos dois lados sendo afundados da China até a costa da Califórnia.

Last edited 1 ano atrás by Carlos Campos
naval762

Daqui a pouco a MB vai se ver obrigada a adquirir navios de fabricação chinesa, seja pelo preço, seja pela velocidade com que os estaleiros de lá constroem. Uma coisa é certa, logo veremos se esses navios aguentam combate mesmo ou se só servem pra desfile e embuste.

Heinz

não tem problema nenhum nisso, o recheio pode até ser feito nacionalmente.

Mk48

Te garanto que integrar esse recheio num navio chinês não é tão simples assim.

Otto Lima

Os indianos conseguiram rechear navios baseados em projetos russos com armamentos, sensores e sistemas C4I ocidentais, israelenses e locais. Os chineses exportam navios com conteúdo ocidental também, conforme demanda de cada cliente.

Tomcat

Inclusive a Argélia adquiriu 3 corvetas chinesas Type 056 com eletrônica francesa. Meu sonho era que a China participasse do Programa Tamandaré com as fragatas Type 054, aquelas são beeem mais armadas!!!!

Esteves

Que recheio? Mísseis, canhões, sistemas, radares, sonares, propulsão, turbinas, motores…aqui só fazemos os tubos. E canos.

Camillo

Vc esqueceu das mesas, cadeiras, talheres, jogos de mesa, colchões, material de limpeza, etc

Caio

Depois que eu vi, em pleno Nordeste cuzcuzeira made um China, acho que nem mesas, cadeiras, e coisas do gênero iríamos acrescentar.

Otto Lima

Bem, a MB já tem um navio de pesquisa hidroceanográfico, o NPqHo Vital de Oliveira (H39), construído na China. Mas a médio e longo prazo a MB não pode fechar os olhos para os navios de combate chineses. Se não quiser fechar com a China, mas quiser sair um pouco do eixo EUA-Europa, o Brasil precisa fazer parceiras com indústrias de defesa de países como Japão, Coreia do Sul, Índia e Turquia.

Rafaelsrs

Se o Brasil ainda tivesse uma diplomacia forte, poderia encomendar uns 5 cascos desses aí com a motorização básica e trazer para colocar o recheio aqui já que os chineses devem tratar a parte eletrônica desses navios como segredo “ultra top secret”.

Agressor's

Somos péssimos em relações exteriores/interiores… Uma boa parte da nossa indústria hoje virou “montadora”: Importam itens, montam, revendem aqui e investem o lucro em suas contas bancárias a juros altíssimos aqui e no exterior… Sem contar que muitos dos produtos estadunidenses estão dependentes de matéria-prima chinesa, mão-de-obra baratíssima, seja ela chinesa, indiana, brasileira… A China soube que estava em desvantagem e “aceitou” receber a indústria internacional para “aprender” como se fazia e se tornar independente…

Lembrando que foi Lula que disse que commodities era melhor que indústria!

Last edited 1 ano atrás by Agressor's
Rafaelsrs

Sobre a mão de obra chinesa ser barata: hoje em dia ela já não é uma das mais baratas do mundo;
Sobre industrialização no período do Lula: ele fortaleceu a indústria naval, petroquímica, etc. Setores que são o diferencial na cadeia produtiva, os navios e plataformas eram produzidas aqui, fazendo o dinheiro circular aqui.
Da diplomacia eu falei pois esse governo, infelizmente e por causa dele mesmo, não é bem visto em nenhum lugar do mundo, até mesmo nos EUA, que mudou seu presidente e não tolera o nosso.

pangloss

Off topic, mas nem tanto: mostra de armamento do “Riachuelo” em 01 de setembro.

Foxtrot

É simplesmente impressionante.
Só queria 20% das capacidades fabris, técnicas, industriais e de defesa dos Chineses para o Brasil.

sub urbano

Venceram os americanos com muito menos na Guerra da Coreia. 1% equipamento, 99% vibração.

Vinicius 023

Venceram os americanos, kkkj. Com 10x mais mortos.

109F-4

Acho_só acho_, pois não tenho como demonstrar, que atingem esse ritmo impressionante de construção com o trabalho até a morte de milhares de chineses nos estaleiros. Não encaram a vida como nós ocidentais.

Mgtow

Que balela.
Morte têm é aqui. Voltamos ao mapa da fome

Alexandre Galante

O salário minimo chinês é maior que o brasileiro. Eles conseguem esse ritmo de produção porque a mão de obra disponível é gigantesca: 784 milhões de pessoas!

comment image

Enquanto isso, nos EUA, são:

comment image

Last edited 1 ano atrás by Alexandre Galante
Esteves

Uma questão aritmética. A população economicamente ativa na China passa de 64% ou em torno de 800 a 900 milhões de pessoas. Uma força de trabalho impressionante.

No Brasil a população economicamente ativa na passa de 50%. Em torno de 105 milhões de pessoas…13% desempregados, 25% não conseguem o primeiro emprego por jovialidade, 20% não são contratados porque passaram dos 40 anos de idade, 20% está na informalidade…

Isso explica, em parte, o fracasso de um e o sucesso do outro.

Avai 2022

O Brasil tem mais jovens que a China ? Qual eh a pizza demográfica? A China não tem muito mais velhos do que jovens proporcional ao Brasil? A sua análise e a do Galante carece de mais dados a fim de retirar a conclusão de vocês.

Pedro Mariano

Na verdade a taxa de desemprego é de 9,3%.

Avai 2022

Produtividade eh a palavra chave. Total de Mao de obra disponível não pode ser a única variável nesta sua análise.
Me lembra muito os jogos on-line:
100,000 soldados romanos versus 50 soldados da segunda guerra

Joaquim Marques Lisboa

“Mao de obra” foi um belo trocadilho involuntário…

Adriano Madureira

25º type 052… O primeiro Type 052 foi incorporado em 2015, o ritmo de produção chinês é invejável.

Neural

China vai tratorar a Marinha Americana

Esteves

Ele roubou o mapa do arsenal nuclear norte-americano. Dizem que está negociando com o Putin.

Impressionante como os apostos se unem.

paulo araujo

?????????

Esteves

Ele.

Esteves

Na China, que levou a CLT daqui como modelo, não existe FGTS, férias de 45 dias, multas sobre FGTS, salário mínimo definido pelo estado, estabilidade, aposentadorias pelo salário do ativo + promoção, salário moradia, apartamento funcional, motorista, vila civil, regime misto, salário desemprego, justiça trabalhista, ministério público do trabalho, fiscal do trabalho… Na China, que também está envelhecendo e isso representa um desafio, o desemprego é 5,5%. 95% da força de trabalho contribui para um fundo nacional que administra os recursos previdenciários com as províncias. No Brasil, a dívida ativa na Previdência Social é 50%. Ou, se os bancos que… Read more »

Avai 2022

Você prefere ser um trabalhador na China ou no Brasil?
Você prefere estar desempregado na China ou no Brasil?

Tomcat4,4

A marinha chinesa está cada vez mais monstruosamente grande e poderosa, mais de 20 navios de vários tipos sendo entregues a cada ano.