A Marinha Indiana comissionou hoje o porta-aviões INS Vikrant, também conhecido como Indigenous Aircraft Carrier 1 (IAC-1).

O navio-aeródromo de 45.000 t só estará totalmente operacional no final de 2023, disseram altos oficiais.

Com um atraso de quase sete anos, o INS Vikrant custou US$ 2,52 bilhões, quase seis vezes o preço esperado, segundo a Shepard Media.

Autoridades disseram que os testes de voo no porta-aviões STOBAR começarão em novembro. O objetivo é integrar os caças MiG-29K/KUB, tarefa que deve ser concluída em meados de 2023.

Projetado pelo Warship Design Bureau da Marinha em Delhi e construído pela Cochin Shipyard Limited (CSL), a quilha do porta-aviões foi batida em 2009.

O INS Vikrant é capaz de transportar 36 a 40 aeronaves de asa fixa, incluindo 26 aeronaves de caça Mikoyan MiG-29K e 10 helicópteros, incluindo Kamov Ka-31, Westland Sea King e o HAL Dhruv – um helicóptero utilitário projetado e desenvolvido pela empresa indiana Hindustan Aeronautics Limitada (HAL).

Corte do MiG-29 e seus sistemas

O Ka-31 cumprirá a função de alerta aéreo antecipado (AEW) e o Sea King fornecerá capacidade de guerra antissubmarino (ASW).

O navio tem um comprimento de 262 m, boca de 62 m, deslocamento de 45.000 toneladas e uma configuração STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery) com ski-jump.

O INS Vikrant é movido por quatro turbinas a gás General Electric LM2500 e duas caixas de engrenagens Elecon COGAG. Ele pode atingir uma velocidade máxima de 28 nós (52 km/h) com um alcance máximo de cruzeiro de 8.000 milhas náuticas (15.000 km). Este porta-aviões tem uma tripulação de 1.645 militares, incluindo 196 oficiais.

O armamento do INS Vikrant inclui quatro canhões navais Otobreda 76 mm (3 pol.) de duplo emprego, 2×32 lançadores VLS (Sistema de Lançamento Vertical) de mísseis superfície-ar Barak 8 e CIWS AK-630 (Close-In Weapon Systems) com base em um canhão rotativo de 30 mm de seis canos.

IAC-1 Vikrant escoltado pelo INSKolkata (D63) durantes testes de mar
Subscribe
Notify of
guest

105 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nostra

All the onboard weapon systems are Indian made

AK630 CIWS is Indian made (not made by Russia)

Alexandre Galante

Congratulations, Nostra!

Bardini

What happened with the MF-STAR?

Diogo de Araujo

Now that is something to be proud of, India is advancing very fast in many areas, it has sent a probe to mars, developed anti-ship and air-to-air missiles all them functional and some already operational. There is a chooper also that I can’t remember the name right now which had almost all components home made. While that in brazil, we need to buy a guide system for dummy bombs because we’re uncapable to produce by ourselves.

sub urbano

escreve em sânscrito agora, vamos ver se vc é o bichão mesmo

WSilva

A Índia ainda tem um longo caminho para se tornar autossuficiente na área militar, depende pesadamento da Russia e do ocidente. O que é perfeitamente normal dado o atraso de séculos ainda presente no país e em seu povo.

O lado bom é que está mudando, enquanto o Brasil nunca muda…

Diogo de Araujo

É triste demais, não queria que o Brasil produzisse igual a Índia mas pelo menos produzisse alguma coisa, comprar kit da elbit pra guiar bomba? Só por Deus.

Thiago A.

Eu até queria deixar um osso mas pelo jeito aqui só ração premium . Que falta dos velhos caramelos, esses de hoje em dia estão tão Nutella .

Moriah

Parabéns à União Indiana!

Burgos

Um desses no Brasil, mas tinha que ser o Catobar, tava de bom tamanho !!!
Quem sabe um dia !!!
Quem sabe 🤷‍♂️

Fábio CDC

Queira não…

Dalton

Este é o quarto NAe a entrar em serviço na marinha indiana e achei curioso o abaixo:
.
O primeiro se chamou Vikrant com indicativo R 11 e foi retirado do serviço em 1997 operando por um tempo com o segundo, “Viraat” de indicativo R 22 retirado de serviço em 2017 e o terceiro “Vikramaditya” comissionado em 2013 tem como indicativo R 33, ou seja um espaçamento de 10 dígitos entre cada indicativo.
.
O agora quarto NAe não apenas trás o nome do primeiro, uma clara homenagem, como também repete o indicativo R 11.

Esteves

Deve ser algo com o sistema numérico deles. Acho que incorporaram o zero do sistema arábico. Seriam 1, 2, 3 ou 11, 22, 33 de 10 em 10 sem o zero.

Estranho.

India-Mike

Tb começamos com o 11. O Minas foi A11, seguido pelo A12 São Paulo. O Atlântico acabou virando A120 pq A13, bem deixa pra lá kkk

Esteves

Somos índios tb.

Koprowski

A140

India-Mike

Desculpe, A140 realmente

Mk48

A definição dos indicativos na MB é função do Almirantado.
.
Só esses iluminados sabem e definem esse assunto.

Dalton

Verdade “48” , anos atrás tirei um tempo por conta de uma mania que tenho sobre indicativos e fiz uma lista dos contratorpedeiros que tiveram os indicativos padronizados a partir do “Acre” (A 4) que tornou-se o “D 10” até Espírito Santo (D 38) 29 unidades e uma sequência perfeita até a incorporação dos 2 “Gearings” em 1973 que repetiram o nome e indicativo dos 2 classe “M” de 1943 Marcílio Dias D 25 e Mariz e Barros D 26 . . Em seguida vieram os 4 “Garcias” no fim da década de 1980 que repetiram os nomes e indicativos… Read more »

Renato B.

Existe alguma razão para todos os nomes começarem com V?

Charle

Bravura, em hindi, na transliteração românica, começa com o “V” do alfabeto latino. Pode ser uma indicação.

Jefferson Ferreira

Olha, projetar e construir um PA não é para qualquer um! Parabéns a marinha indiana e a Índia que junto com a China serão as potências da nova era! Pena que poderia ter uma terceira nação na companhia dessas 2 potências mas nossa classe política está mais interessada em defender seus interesses particulares de enriquecimento!

lucas

o verdadeiro parasita do brasil se chama centrão, essa classe politica não deixa o navio chamado Brasil andar.

Last edited 1 ano atrás by lucas
Pablo

A Índia tem dois ótimos motivos para ser potência, primeiro motivo é a China e o segundo é o Paquistão.

WSilva

O primeiro motivo são os mais de 800 milhões de indianos na pobreza.

A China está muito longe, já o Paquistão…bem, embora não consiga vencer a Índia, são 160 ogivas nucleares separadas especialmente para a Índia…

Pablo

A China está longe do que? Da onde??
Tanto a China quanto o Paquistão ameaçam o território indiano diariamente. Ano passado, soldados indianos e chineses se enfrentaram sem armas, que resultou na morte de alguns soldados. Nao sei qual teu mundo.

WSilva

A China está longe não no sentido geográfico mas sim militar, social e tecnológico. A Índia ainda é um país vivendo na idade média.

O problema fronteiriço da Índia não é culpa da China ou do Paquistão, é culpa da Inglaterra. Aliás, a maioria dos problemas de fronteiras e maritimos na Asia é uma herença do imperialismo ocidental.

Que baita presente a Inglaterra deu para a Índia, o Paquistão que hoje possui mais armas nucleares que a própria Índia. rs

Pablo

O problema da fronteira com a China não e culpa da China?
So eles devolverem o Tibete para os tibetanos e os problemas entre India e China acaba.
Sobre a China estar distante ou não, eles nao deixam de arrumar briga na região TODA.
E o Paquistão nem fede nem cheira em comparação com a Índia.

Kaziranga

800 milhões na pobreza quando ? Em 1947 ? Por favor, revise seus dados , eles estão completamente desatualizados. A Índia é o terceiro país com mais bilionários no mundo (2 entre os 10 mais ricos do mundo, o brasileiro mais rico não está nem entre os 100), a Bolsa indiana é 4 vezes maior que a Bovespa. Só falta agora dizer que 90% dos indianos são analfabetos.

Bento Ferreira Perrone

Quanto mais desigual o país, principalmente com população grande, mais bilionários…..isso não é índice de riqueza do país não. O fato é que a Índia é sim um país profundamente desigual, com uma população enorme abaixo da linha da miséria, e isso é um fator histórico e cultural(ligado a migrações, invasões e ao sistema de castas, e posteriormente ao imperialismo) da região que veio a ser conhecida como índia…..e isso tudo conduz a uma ultraconsentração de renda para um grupo muito pequeno e fechado, enquanto a maior parte da população tem condições de vida muito precárias, miseráveis em boa medida.… Read more »

Kaziranga

Os últimos números são de 20% de indianos muito pobres , muito semelhante ao Brasil. Faça uma matemática básica e verificará que 20% em 1,4 bilhão não resulta nem em 300 milhões, quanto mais em 800 milhões, como afirmado em comentario anterior

WSilva

Seus números estão errados, a China levou mais de 40 anos para tirar seus 800 milhões da pobreza tento os maiores índices econômicos do planeta, logo como a Índia seria capaz de fazer a mesma coisa sendo que seu crescimento econômico nas ultimas décadas é risível comparado a China? rs Provavelmente mais de 60% da população indiana vive na pobreza. Como disse acima, a maioria dos indianos ainda vivem na idade média. O sistema de castas é o comunismo indiano. O governo indiano na verdade nunca se importou com seu povo, e o povo parece não se importar devido a… Read more »

Rinaldo Nery

A Índia tem MUITA gente vivendo na miséria.

rui mendes

Está muito mais perto a Índia da China do que o Paquistão da Indía.

Rinaldo Nery

Ia comentar esse tema da pobreza. Parece que o governo lá não se importa muito com esse “detalhe”. Eles têm “Auxílio Índia”?

Rafael

Eles tiveram uma reforma da previdência que aumenta privilégios de uma classe específica, coroné?

Charle

Só os políticos???

Carlos Crispim

Parabéns, adoro esse design, percebe-se que esse PA é bem grande, belas fotos!

Macgaren

A corrida contra a china está esquentando.

Esteves

Contra não. Lado a lado.

Thiago A.

Ou frente à frente ?

Slow

Está tão quente que China e India estão no mesmo exercício junto com a Rússia ..

Heinz

E o que tem a ver? kkkkkk
Armênia e Azerbaijão estão em guerra e mesmo assim estão lá.
A grande questão ai é a que a Rússia tem uma proximidade boa com os dois países.
Nada além disto, Índia e China ainda possuem disputas abertas na Caxemira.

Erick Barros

China e Índia não possuem disputas na Caxemira. Quem possui essas disputas é India e Paquistão. A disputa entre China e Índia é em outro local.

Last edited 1 ano atrás by Erick Barros
Esteves

A guerra entre Índia e China ocorreu em 1962. A Índia perdeu. A região ainda não está pacificada. A Caxemira fica no Himalaia.

Ivan

O mapa, sempre o MAPA…
Parabéns!!!

Bento Ferreira Perrone

Não amigo….olha o mapa. Os três tem um conflito na Caxemira, em Jamu e em Ladake…..mas tem regiões de conflito entre China e Índia mais a leste também, inclusive envolvendo outros estados como próceres.

Esteves

Esses 3…Rússia, China e Índia ainda não tem motivos. Ainda.

Wellington jr

NA verdade os 3 tem muitos motivos, A China perdeu um grande territorio para a Russia e a India tem uma disputa fronteiriça com a China.

WSilva

Ainda não há corrida, a China está muito a frente.

O novo PA indiano é um marco, mas ainda muito atrás dos chineses, quem dirá dos americanos.

MARS

O ar-condicionado está off?! Olha a quantidade de ventiladores na foto onde estão em formação de ‘V’! Será que tem outro motivo?

Last edited 1 ano atrás by MARS
Salomon

Que grande oportunidade para o Brasil!
Ficar quieto.

Vitor

Qual a capacidade máxima de Armamento AR-AR que os MIG-29 podem decolar e qual o raio de alcance de combate? Alguem sabe dizer?

Cristiano de Aquino Camposim

Se não me engano, o MIG-29K pode ser armado com 8 misseis ar-ar.

Bento Ferreira Perrone

O mig 29 em si já tinha um raio de ação bastante restrito, principalmente se usar a pós combustão…..decolando de um skijump então, sendo a versão com estruturas reforçadas(mais pesado), e com armamento pesando, é bem mais restrito. Na prática ,ou ele decola quase sem combustível e reabastece no ar, ou leva pouco armamento….e tem que pensar muito antes de acelerar.

sub urbano

Presidente Modi tem feito um trabalho excepcional a frente do governo indiano. Metendo bronca em diversos programas estratégicos. No fim do ano testarão a cápsula tripulada Ganganyaan q colocará a Índia no seleto grupo de 4 países com um programa espacial tripulado. Enquanto isso o Brasil jogou para a próxima década a conclusão do submarino nuclear.

pangloss

Antes disso ainda tem copa do mundo. Não vai faltar motivo para fugir da realidade.

WSilva

O trabalho de Modi está sendo bem feito na esfera militar e geopolítica, mas na questão social é um fracasso.

É importante alavancar a indústria militar, mas não pode jamais servir como ”cala boca”, como desculpa para falta de progresso social.

kaka

Os indianos fizerem os teste de decolagem e pouso antes de comissionar?

Mk48

Belo navio hein ?!
.
Parabéns a India.

Wellington R. Soares

Fiquei impressionado com a quantidade de armamentos para defesa do navio.
Sempre defendi que o nosso NAM deveria ter um investimento em melhores defesas, até porque esse é nosso meio mais importante, muitos marinheiros a bordo e nossos “escoltas” não servem pra muita coisa.

Rawicz

Pensei nisso também. Tá mais bem armado que nossa frota.

Klauss

Belo Nae, belas fotos. Só com planejamento e muito tabalho grandes nações conseguem operar um porta aviões, parabens a India !

Luís Henrique

A Índia investe mais de U$ 70 bi em defesa.
O Brasil investe U$ 20 bi, sendo 10 para aposentadorias e pensões.

Querem comparar o Brasil com a Índia?
Quando eu falo que precisamos passar o orçamento para 2% do PIB, a maioria é contra.
Sem um aumento do orçamento para 2 ou 2,5% do PIB, nunca poderemos comparar o Brasil com qualquer potência militar.

fewoz

Não importa o percentual de investimento em Defesa. Mesmo que seja 2, 5 ou até 10% do PIB, eu suspeito que 80% ainda seria destinado para pessoal ou seria mal administrado de outra forma.

Esteves

Uma alternativa mostraram aqui na excelente matéria do Nunão sobre a capitalização da Emgepron para as Tamandarés.

Sai direto do Tesouro. Capitalizar as estatais da Marinha como Amazul e Emgepron.

Bento Ferreira Perrone

Funcionou por que era uma brecha que tinha(não tem mais) na lei do teto de gastos…… não dá pra replicar sem mudar a lei

Luís Henrique

Isso é simples de resolver. Primeiro que as forças armadas possuem um limite no número de homens aprovado pelo Presidente. Elas por si, não podem ficar aumentando o número de homens. É só aprovar a lei ratificando 2% ou 2,5% para o orçamento da defesa e incluir que os gastos com pessoal não podem ultrapassar x% do orçamento. Em 2021 o orçamento foi de R$ 110,8 bi, sendo R$ 92,4 bi para pagamento de pessoal. Destes 92,4 “somente” 38,2 bi foram para pessoal da Ativa e 54,2 bi para reserva (aposentados e pensionistas). Sobrando R$ 18,4 bi para Custeio e… Read more »

Velho Alfredo

Quanto maior o orçamento da Defesa, menor a porcentagem pra Pessoal.

Felipe Morais

Quem te garante isso? O que garante que o custeio com o pessoal da ativa e inativos não seria alçado a novo patamar, dentro de um orçamento maior? Isso poderia ser feito. Se houvesse na lei, de preferência na constituição, uma limitação específica para custeio. Já há na LRF, mas parece que foi algo que “ficou para trás”, visto que a maioria dos entes não respeitam esses limites. Se fizessem algo assim…vamos aumentar para 1,7, 1,8, 1,9 do PIB, mas o custeio poderá chegar, no máximo, até 60%, aí daria certo. Agora se deixar o jeito que está, provavelmente, em… Read more »

Esteves

Complicado isso. Limitar despesa com gente é complicado. Aposenta, passa a ser inativo recebendo mais X quando era ativo (depende do estatuto) não produz, a pressão dos sindicatos e associações para abrir concurso é grande. Aqui…começou uma terceirização na CM. Um dos motivos é que o Plenário dava uma banana para a Comissão de CCJ da Câmara e tocava projetos de lei inconstitucionais. Chegavam ao ponto de rasgarem pareceres contrários. Quiseram contratar sem concurso. A pressão das associações e sindicatos foi grande. A Câmara publicou concurso para advogado e a nova estrutura jurídica que Estava sendo reduzida, voltou a crescer.… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Luís Henrique

Não creio nisso. As forças possuem um limite no número de homens e não podem aumentar. Também não pode aumentar seu próprio salário. Foi feito uma reforma na previdência militar que promete reduzir os gastos com aposentadorias e pensões nos próximos anos, não aumentar e as forças estão implementando uma redução de 10% do efetivo, não um aumento. Então nos próximos anos é esperado uma redução nos gastos com pessoal, não um aumento. Mesmo que a inflação e novas correções salariais reduzam essa perspectiva, não é esperado um grande aumento de gastos com pessoal. Portanto uma lei obrigando um orçamento… Read more »

Velho Alfredo

Simples
O principal custo com pessoal é o salário.
E esse, quem aumenta é o governo e não as Forças.
O número de militares de carreira está sendo muito substituído por temporários, e não vai mudar.
Simples assim.
Os custos com pessoal q, provavelmente, aumentariam seriam as transferências, pois há militares passando 3 ou 4 anos em “buracos” q deveriam ser 2.
E teria mais gastos com Representação pelo aumento de exercícios fora de sede.

Esteves

Defesa passou dos 2%.

Bento Ferreira Perrone

Isso do ano passado, para 2023 a situação se agrava bem mais.

Thiago A.

De acordo com o gráfico a defesa fica com o 1,94% do orçamento. É bom ressaltar que se fala do orçamento federal e não do PIB, coisas diferentes .

Esteves

Importa o que foi realizado. Tem relevância o que foi pago. Conta de PIB é estatística.

Felipe Morais

Mas nenhum país faz esse controle pelo PIB. O Percentual do PIB só é usado como referência. Pais X investe 2% do PIB em defesa. Provavelmente, no montante do orçamento público anual, essa fatia seja bem maior. Enfim, enquanto não criarem um modelo rígido de controle do custeio, de forma a garantir o investimento, sou totalmente contra. Todo mundo quer pedir mais, mas ninguém quer se organizar. Noticiaram aí, recentemente, que já havia, dentro de um esboço de um novo mandato do atual governo, a negociação de um novo aumento salarial para as FAs. Não sei se é verdade, mas… Read more »

Wellington jr

off tópico mas nem tanto: 50,78% vai para pagar juros e amortização, devo lembrar vocês que nossa divida era de cerca de 700 bi em 2003 e saltou para quase 2 tri em 2010, em 2016 já era mais de 4 tri. Segundo a propaganda dos políticos brasileiros era a época que pobre comia carne. Pelo que percebi era a época que o Brasil estourou o cartão de credito e ficou só pagando o mínimo e se entupindo de dividas, agora metade do orçamento brasileiro vai para sustentar banqueiro. E o país sequer sair de um simples exportador de commodities,… Read more »

Rinaldo Nery

Exato. Excelente comentário. A maioria aqui nem sabe em quem votou p deputado ou senador.

Augusto

“pobre comia carne”, esqueceu também dos milhões de brasileiros que conseguiram seus diplomas universitários e que agora trabalham de Uber. Formamos milhares de engenheiros e outros profissionais sem capacidade de atuar de forma competitiva no mercado de trabalho. E para aqueles saudosistas dessa década de “bonança”, nunca na historia o pobre deve a chance de conseguir seu diploma universitário na cabeça deles, a realidade e bem diferente dos números divulgados.

Década da “bonança”, para mim foi a década perdida isso sim.

Wellington Jr

Concordo meu caro, perdemos a chance de ser grandes.

Luís Henrique

Caro Esteves, este percentual se refere ao orçamento da União, 2% do orçamento total da União. Eu me refiro à 2% do PIB do país. O mesmo que é utilizado pela Otan como o mínimo do mínimo. Em 2021 nosso PIB ficou em cerca de R$ 8,7 trilhões e o orçamento militar foi de R$ 117 bi, portanto cerca de 1,3% do PIB. Caso o Brasil investisse 2% do PIB em defesa, como é pedido pela Otan como o mínimo, nosso orçamento militar teria sido de R$ 174 bi em 2021. Mantendo os mesmos gastos com pessoal e custeio, nós… Read more »

Adriano Madureira

Não adianta passar o percentual destinado a defesa para 2% do PIB, se muita coisa não for resolvida no modo em que as forças armadas são gerenciadas, pode passar para 3-4% e continuará sendo a mesma máquina gorda que é, sendo destinada o grosso para pagamento de ativos, aposentados e pensionistas e uma pequena fatia para aquisição/manutenção de meios aéreos, terrestres, navais.

Luís Henrique

Mas melhorar a gestão não vai resolver o problema. Não tem como as forças pararem de pagar os aposentados, nem os pensionistas, nem o pessoal da ativa. Podem conseguir pequenas melhoras aqui e ali, mas continuarão com um orçamento engessado onde mais de 90% dos recursos já estão destinados e são para pagamento de pessoal. Como se consegue adquirir fragatas, submarinos, caças, carros de combate, enfim, como se consegue transformar nossas forças em uma potência militar, sem dinheiro? não tem como. Não adianta dar o dinheiro e deixar fazer besteira, tem que ter boa gestão, tem que evitar desperdícios, tem… Read more »

Fernando Vieira

Onde ficam os VLS desse navio? escondidos no Convoo?

Thiago A.

Bom dia, Fernando .

Segue uma arte indicando a posição dos VLS:

Thiago A.

Thiago A.

Nas imagens que ilustram a matéria não comparecem( ainda não instalados ) mas deveriam ficar ai :

Willber Rodrigues
Esteves

Ficar na Baía da Guanabara apodrecendo como navio descomissionado ou museu…pode. Ficar aqui custando o orçamento da MB pode. Dar fim não pode. Contaminar aqui, pode. Levar para desmobilizar e desmontar não pode.

Ninguém quer essa encrenca.

Willber Rodrigues

Tô até vendo a hora de trazerem ele de volta…

carvalho2008

O caso do SP é politico geoestrategico.

O Clemenceau e Foch cruzaram Gibratar uma eternidade de vezes….

Porque agora não pode….oras…porque todo mundo acha que num viaes rearmamentista, talvez o Foch não seja desmanchado…França e Inglaterra não querem isto…a Turquia tem posições muito pendulares….

Esteves

É muita desinformação. Publicaram até que o navio leva coisas radioativas, que participou de exercícios e está contaminado…

A Europa tem esses modismos conservacionistas. Ele é o único navio velho indo para desmantelamento?

Dalton

Porque agora trata-se de um navio que precisa ser desmantelado e pode colocar meio ambiente e pessoas que executarão o trabalho em risco e hoje em dia as exigências estão muito maiores do que por exemplo quando os EUA venderam o ex – USS Bennington da classe Essex que foi desmantelado na Índia. . O “Clemenceau” passou por algo parecido. A Índia por conta de protestos proibiu temporariamente a entrada em “Alang” para desmanche, porém mais protestos seguiram a ponto da França se obrigar a trazer o casco de volta e eventualmente uma empresa na Inglaterra fez o desmanche. .… Read more »

Esteves

Verdade, prezado Dalton.

Mas…agora em 2022, o que fazer? Como e onde desmantelar o navio? E os outros que aguardam? Vamos simplesmente afundar esses navios fazendo de conta que no fundo do mar deixa de ser um problema?

É como lixo. Se não está na porta não é problema.

Dalton

Aparentemente não será fácil ,talvez deixar o casco em condições de poder ser desmantelado de acordo com as diretivas e/ou encontrar outra empresa que adote os meios adequados ou menos piores como a que desmantelou
o irmão do “Foch/São Paulo” o “Clemenceau”.

Willber Rodrigues

Tem que perguntar pros europeus o que é pior:
Esse navio cruzando suas águas pra ser desmanchado de uma vez;
Ou ficar pegando sereno e maresia na Baia de Guanabara, até apodrecer de vez e afundar.
Quanta palhaçada…

Dalton

Há quem especule que se a Turquia permitisse a entrada do “São Paulo” em águas territoriais isso impactaria negativamente nas eleições presidenciais de junho do ano que vem, por conta dos muitos protestos principalmente vindos do eleitorado jovem, ou seja, nem mesmo os turcos querem o “São Paulo” mais ao menos como está. . Apenas como curiosidade o “Kitty Hawk” foi descomissionado em 2009 permanecendo na reserva até 2017 teoricamente em uma condição de poder ser reativado, mas na verdade já nem compensaria mais. . Sem esperança de ser convertido em museu decidiu-se desmantela-lo na costa leste mas antes ele… Read more »

Bento Ferreira Perrone

Só se for pra transportar os aviões de um porto para outro de uma maneira bem cara. O Rafale não decola desse convés.

RSmith

Só tenho uma coisa a dizer “Parabens para a India e seu Povo” !

ADM

A Política de Estado “Make in India”, desenvolvida décadas atrás, tinha três objetivos: aumentar a taxa de crescimento do setor manufatureiro para 12-14% ao ano; criar 100 milhões de empregos para a industria até 2022; garantir que a contribuição do setor manufatureiro para o PIB aumente para 25% até 2022 (revisado posteriormente para 2025). A Política ainda não atingiu os seus objetivos, mas podemos ver alguns resultados no setor da Indústria de Defesa. O MD Indiano tem um órgão de Pesquisa, Desenvolvimento e Fomento em tecnologias de Defesa que alavancou alguns projetos, algo que, ao meu ver, falta no Brasil,… Read more »

Gustavo

Esperem pelo Top Gun de Bollywood.

Rinaldo Nery

Falando nisso, assistiu, no Netflix, aquele filme sobre a primeira aviadora da FAI? Gostei.

groosp

O Rafale não cabe nos elevadores. A Dassault está cogitando fazer trilhos da ponta das asas com um sistema de remoção mais simples.