Vídeo de reportagem de 2016 a bordo do submarino O’Higgins da classe Scorpène, mostra o interior do submarino e dá uma ideia dos compartimentos e de como são os submarinos S-BR brasileiros, uma evolução do Scorpène original.

Infelizmente a reportagem não mostrou os displays do sistema Subtics, que aparecem apenas em uma tomada ao fundo rapidamente, antes da entrevista com o comandante do submarino.

Os submarinos de ataque diesel-elétricos da classe Scorpène foram desenvolvidos conjuntamente pela Direction des Constructions Navales (DCN) e pela companhia espanhola Navantia, e depois pelo Naval Group. A clsse possui também uma propulsão adicional independente do ar (AIP) opcional.

A Armada do Chile encomendou dois submarinos Scorpène, que substituíram dois submarinos da classe Oberon. Os submarinos O’Higgins e Carrera foram incorporados em 2005 e 2006, respectivamente.

Em 2002 a Malásia encomendou dois Scorpène, os submarinos Tunku Abdul Rahman e Tun Abdul Razak, que foram incorporados em 2009.

Em 2005, a Marinha Indiana encomendou seis Scorpène; todos os submarinos indianos estão sendo construídos na Índia, no Mazagon Dock e em outras indústrias locais. O Kalvari, primeiro submarino indiano da classe, foi incorporado no final de 2017.

Em 2008, a Marinha do Brasil contratou quatro Scorpènes modificados (S-BR) e assessoria técnica para o projeto e construção do primeiro submarino brasileiro de propulsão nuclear. O primeiro S-BR, Riachuelo, foi incorporado no dia 1 de setembro de 2022.

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nemo

Gostei da reportagem A vida dentro do Scorpions é espremida. Rsrs

Heli

nos IKL209 é bem mais espremido

Burgos

In off:
Aí Galante !!!
Publica aí foi o NE Brasil 👍

https://www.maisgoias.com.br/navio-da-marinha-resgata-argelinos-a-deriva-na-espanha/

Rafael Costa

Eram os mais modernos da América Latina, agora não são mais, aceitem que dói menos chilenitos.

Fábio CDC

Eles não estão lamentando ou reclamando.

Marcos

O mais moderno era o Tikuna

Mk48

Não. Eram os Scorpenes chilenos.

Glasquis7

Vc entenderá que o respeito é uma via de mão dupla.

Depois de tudo, aqueles a quem vc trata pejorativame te de “chilenitos”, com um orçamento muito menor que da MB, tiveram entre 2006 e 2022 (17 anos) os mais modernos e capazes da região. Que agora os novos subs da MB sejam os mais modernos é lógico e natural, foram produzidos e lançados 15 anos depois.

Não vejo nenhum chileno reclamando ou não aceitando mas, vejo alguém que pouco ou nada sabe sobre o assunto, desesperado e louco pra gritar que a tem maior…

Sabe aonde vejo?

737-800RJ

Parem de forçar rivalidade que não existe! São Forças amigas e do mesmo continente. Deveríamos é ter mais cooperação no debate sobre Defesa ao invés de nos afastarmos dessa forma!

PS. A mensagem foi pro Rafael Costa; selecionei o nome errado ao responder.

Last edited 1 ano atrás by 737-800RJ
Mk48

Não existem “Forças amigas”.
O Chile TINHA a ForSub mais moderna e capaz da AS. Não tem mais. Ponto.

Alexandre

Concordo com vc MK 48, além do mais, quando algum país sul americano compra uma arma um pouco melhor, logo sai contando vantagem e dizendo que são os “melhores” da região. Agora, além de termos a maior força de submarinos da região, temos tb a mais moderna, e isso vai continuar por décadas, já que temos mais 3 scorpenes prontos para sair do forno. Não vejo, nos próximos 20/30 anos, algum País sul americano, com capacidade financeira para comprar 4 submarinos novos de uma vez. O choro é livre !!!!! Acho que os bravateiros sul americanos, que já sentiram o… Read more »

Paulo Neves

Incrível!!!
Tem gente que não esquece nada e não aprende nada!

EduardoSP

Bravateiros sul americanos, também conhecidos como brasileiros.

Alexandre

Tem brasileiro bravateiro sim, como também tem brasileiro vassalo e capacho!

PACRF

Prezado Alexandre, considero um exagero dizer que “já que temos mais 3 scorpenes prontos para sair do forno.” O primeiro levou 13 anos para “assar”, lembrando que o acordo de cooperação técnica com a França foi assinado em 2009.

Alexandre

Com certeza vc está muito enganado, porque, em primeiro lugar, nesses 13 anos nós não entregamos apenas 1 scorpene, vc esquece da base naval, da UFEM e das outras estruturas que precisaram ser feitas antes da construção propriamente dita do Riachuelo. O segundo ponto que vc esquece é que tivemos 2 anos de pandemia que atrasou todo o cronograma de entregas. E, por fim, vc esquece que a fabricação dos 4 scorpenes ocorreu praticamente ao mesmo tempo. Então já temos o segundo scorpene fazendo teste de aceitação no mar desde dezembro de 2020, o terceiro scorpene já fechou seu casco… Read more »

Mk48

BZ Alexandre !

André Macedo

Vocês falam isso com a boca tão cheia, quase que eu penso que competir com o Chile traz alguma vantagem real.

Alexandre

Competir com o Chile, como assim? Acho que a Marinha do Brasil mira um salto muito maior com o PROSUB. Do contrário, se o parâmetro fosse o Chile, poderíamos operar com 4 submarinos e vender o restante. Lembro bem, de uma matéria que saiu aqui em 2017, onde se especulava que a Marinha do Brasil iria vender 2 dos seus submarinos da classe Tupi. Foram mais de 300 comentários, de várias nacionalidades, a grande maioria de Brasileiros criticando. Então, se passaram 5 anos e nada de venda, todos se calaram. Hoje, pode até acontecer, porque já começamos a receber os… Read more »

Mk48

Exato. Outra vez !

Dalton

Não houve “especulação”, a marinha confirmou a intenção de venda em 2017 do “Timbira” e do “Tapajó” que não encontravam-se operacionais e embora algumas nações tivessem mostrado algum interesse, não chegou-se a um acordo. . No início de 2019 conforme publicado aqui se pensou em remotorizar ambos submarinos mas isso também não deu frutos e mais tarde no mesmo ano passaram para a reserva sem chances de retornarem ao serviço, mas ainda passíveis de venda, o candidato mais provável então sendo o Peru, mas, este aparentemente quis estender a vida dos seus 4 209/1200 de 40 anos por mais uma… Read more »

Glasquis 7

É sempre conflitivo fazer comparações mas, a comparação é uma droga da qual poucos tem a capacidade de resistir e eu, nem sempre consigo ser um deles. Dito isto vamos em frente: Na atualidade a MB conta com1 Scorpene com menos de uma semana de operação e com dois U 209 operacionais. Destes apenas o Scorpene tem capacidade de ataque com misseis. A ARCh conta com 2 Sorpene e 2 U 209 operacionais. Todos com capacidade de ataque com mísseis. Sobre o restante das capacidades, me parece que em velocidade, profundidade de operação, etc. são similares Salvo a idade dos… Read more »

Alexandre

Especulação sim, nunca houve uma proposta oficial, nem do Perú, nem da Argentina e muito menos da Indonésia. Hoje, é muito provável que a MB possa tentar vender esses submarinos, até para ter uma linha única de manutenção e para angariar recursos para um novo lote de scorpenes diesel elétricos. Não vejo sentido a Marinha do Brasil investir em submarinos T 209, que já estão com quase 30 anos em média. Deixe isso para Países pobres como chile e peru, que não podem comprar scorpenes em quantidade e ficam reformando velharias com 40 anos de uso e que não podem… Read more »

Alexandre

Se é para fazer comparação, temos que falar a verdade, hoje a Marinha Brasileira dispõe de 7 submarinos prontos, enquanto o chile tem apenas 4 submarinos. Temos 2 scorpenes novos, um já entregue e o outro em fase final de testes no mar, conforme várias reportagens em sites especializados. Temos 4 submarinos T 209, o tupi (1989), o Tamoio(1995), o timbira(1996) e o tapajo(1999), ou seja, com uma vida média de 27 anos. E temos ainda o Tikuna de 2005 e consequentemente com 17 anos de uso. Todos os T 209 estão em boas condições de uso, precisando apenas fazer… Read more »

Alexandre

Vejam esse vídeo com uma comparação entre os scorpenes do Brasil e o do chile, não deixa nenhuma duvida sobre a superioridade Brasileira!

https://www.youtube.com/watch?v=q5jfG9zLLkA

Seria bom uma nova matéria do Naval sobre esse tema, para acabar de vez com essas polêmicas sem sentido e colocar as coisas no seu devido lugar.

Mauro S

Bom dia.

Assisti ao vídeo. Me chamou atenção a a firmação de que a classe Riachuelo usaria baterias de lítio. Nunca ouvi falar disso. Até onde sei, os novos submarinos do Brasil utilizam e baterias convencionais de chumbo. Pelo que eu sei, até agora apenas o Japão utilizou baterias de lítio em em submarino.

Glasquis 7

Pra vc ver como rola informação que na realidade não procede.

Alexandre

Realmente Mauro, não posso confirmar essa informação. Mas , independente de ser de lítio ou não, o fato é que 80 baterias a mais faz toda diferença em favor dos nossos scorpenes. Eu poderia falar também do sistema SATCOM, presente nos nossos scorpenes, que é a capacidade de comunicação via satélite. Nos scorpenes chilenos essa capacidade pode até existir, mas não está operacional, até porque o chile não tem um satélite geoestacionário para fazer o link. Então, a diferença entre os dois tipos de scorpenes é muito grande em favor dos nossos submarinos, na verdade, sem comparação em tecnologia, comunicação… Read more »

Mk48

Prezado, vc pode e DEVE pensar como quiser, MAS, a realidade SEMPRE se impõe.
.
Abs

Jorge Cardoso

Sem dúvida, a realidade sempre se impõe. Nosso sub foi comissionado faz 5 dias. Temos muito a aprender ainda. E, segundo aqui relatado, nem todos os testes de armas foram feitos. Ou seja, o FATO é que chegaremos lá, mas, ainda falta alguns meses, anos…tudo depende de verba. O resto é ufanismo de milico.

Heli

As da OTAN não seriam amigas entre si?

Alexandre

Não são, é só observar a relação entre Turquia e Grécia.

Thiago A.

Desrespeitoso e sobretudo desnecessário. Um simples comparativo, apontando eventuais diferenças, teria proporcionado a todos um momento de descontração e aprendizado. Perdeu a ocasião…

Last edited 1 ano atrás by Thiago A.
Alexandre

O PROSUB realmente levou o Brasil a outro patamar, não apenas comprando submarinos de prateleira, o que é muito mais rápido, mas construindo todo um complexo de fabricação naval que não tem comparação em todo hemisfério sul. Por isso levamos mais tempo para colocar nossos scorpenes em atividade, mas ganhamos em tecnologia, capacidade de fabricação de submarinos e construção de estaleiros. E tivemos um grande impulso para obtenção do submarino de propulsão nuclear. Entendo quando vc zoa os chilenos, afinal, eles compraram esses submarinos de prateleira e passaram a contar vantagem em função disso por cerca de 16 anos. Mas… Read more »

Thiago A.

Uma coisa é elogiar a nossa força submarina, tentando ser intelectualmente honesto utilizando os fatos, outra é procurar o confronto e a provocação gratuita. É possível debater honestamente, sem provocações ou insultos . O seu direito acaba onde começa o direito do seu próximo. Insultar, provocar e sacanear sem motivo não é um direito, é apenas tolice.

Ninguém nessa matéria fez ilações e provocações que justificassem as palavras desrespeitosas do colega.

Esteves

Não adianta perder tempo explicando a paisagem quando o outro só vê a miragem.

Esquece.

Alexandre

Excelente conselho, cada um no seu quadrado!
Eu como Brasileiro, tenho minha visão bem clara, não existe amizade entre Países. Um dia desses, o Presidente da Argentina, estava replicando o Macron e relativizando a soberania Brasileira na Amazônia.
Essa é a miragem que eu e toda imprensa Brasileira viu!

Alexandre

Cara, vc viu insulto no termo chilenito?
Acho que o rapaz acima está no pleno direito dele de fazer o comentário que fez.
Não teve insulto ou sacanagem, só uma zoação!
Coisa que ocorre muito por aqui, feita por portugueses, chilenos, colombianos e tantas outras nacionalidades que não perdem uma oportunidade pra contar vantagem em um site Brasileiro.

Mk48

Exatamente.

Glasquis 7

O forista Thiago não falou em “insulto”.

Desrespeitoso e sobretudo desnecessário.”

Essas foram as palavras dele.

Alexandre

É verdade Mk 48, tem imigrante que chega aqui, desrespeita os Brasileiros, desrespeita os editores do site, desrespeita nossas forças, e no final, se sente ofendido e desrespeitado por um palavra boba que é muito usada até em sites do seu País sem qualquer conotação ofensiva.

Nilo

Zoar, só demonstra a pequenez do caráter.
Desnecessário.

Esteves

Nilo. Niloooooo.

Quando é que esse frio vai emboraaaaa?

Nilo

Como diZ os chilenos Jajájá, e já está batendo na porta dos europeus rsrsrs pra eles vai ser um inverno de lascar, um inferno gelado.

Mk48

Na verdade, segundo a frase que toscamente vc tentou construir é “dizem”

Nilo

Obrigado

Glasquis 7

“Dicen” meu caro, em espanhol é com “C” não com com “Z”.

Compreensível no seu caso por não ser nativo do espanhol.

Alexandre

De forma alguma, quantas e quantas vezes observamos esse tipo de comentário feito por estrangeiros aqui nesse mesmo site de maneira descarada e sem qualquer respeito aos Brasileiros aqui presentes.
Então, essa é a hora de devolvermos a gentileza aos nossos “cordiais” vizinhos.
E assim será ao longo das próximas décadas, que venham mais Gripens, Tamandarés, Guaranis, KC 390, JLTV, Iveco 4×4, e tantas outras aquisições que estão sendo feitas por nossas forças armadas!

Nilo

Vc tem que ser melhor na atitude que esses
Estrangeiros

Glasquis 7

Nunca vi nenhum estrangeiro ser pejorativo com os brasileiros na trilogia.

EduardoSP

Pequenez do caráter e infantilidade da mente. Evidencia bem a idade do indivíduo.

Mk48

Exato

Gerson Carvalho

Os novos submarinos brasileiros são únicos no mundo, feito sob nossas especificações e os maiores já construídos dessa classe.

Alexandre

Amigo, releve, essas pessoas que hoje lhe criticam por ter usado um termo comum ao se referir a um determinado povo, nunca se ofenderam quando chamamos alguém de mineirinho.
O choro é livre!

Esteves

Pois é. Assim vai ficando polarizado e vira briguinha.

No outro post responderam ao Nostra diminuindo a Pátria. Nesse adjetivaram o Chile. Não precisa forçar comparações e não tem necessidade de comentar daqui pra fora.

Vamos conter os ânimos afastando disputas de quem é maior ou melhor aproveitando para ler comentários de quem sabe e tem paciência para iluminar. Xenofobia não.

Ta ok?

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Burgos

Elementar meu caro Paladino do Blog!!!
Elementar!!!👍

Leandro Costa

Fantástico, Esteves. A necessidade que alguns sentem de antagonizar qualquer coisa está enchendo muito o saco e atrapalhando qualquer debate.

Heinz

É verdade, caro Esteves. A Trilogia vem ficando muito polarizada, o que começou com o AntonioKings, vem se disseminando como um câncer.
Temos um colega chileno (glaquis) e um indiano (nostra).
Sempre acrescentam o debate, devemos respeitá-los.

Thiago A.

Provavelmente temos colegas que acompanham a trilogia do mundo inteiro, uns comentam e outros não. O Vendéen, um colega francês, sempre foi respeitoso no obstante as corriqueiras grosserias e falta de respeito, inclusive utilizando o português, coisa que alguns nem se importam.

Anthony

Sim…… Está ficando “polarizado”, ideologisado, uma gentinha “do contra”, e q em alguns momentos beira a grosseria…. E o pior? com a moderação fazendo “vistas grossas”, sabe-se lá o PQ……

Saudades dos bons debates!!! Em q líamos com gosto as colocações do Mestre Bosco e gentinha como esse “AntonioKings”, era simplesmente ignorado… HJ em dia, os valores andam invertidos p AQ….. AFF…

Mk48

Não. Não ta ok não. Explico. . Antes da entrada do Riachuelo em serviço, era público e notório que o Chile tinha, através de seus dois Scopénes, a melhor equipada Força de Submarinos da AS. . Agora, não tem mais. Fato !. . No fator humano, tripulação, treinamento, experiencia e qualificação internacional, através de cursos de especialização de Comando, como por exemplo, o Perisher, somos equivalentes. . .No mais , qualquer Sub da Argentina, Peru, Equador, Colombia e até do Canadá, dado o altissimo nível de doutrina, treinamento de submarinistas brasileiros e chilenos, alem dos meios disponiveis, são alvos facílimos… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Mk48
Alexandre

Como Brasileiros, devemos comemorar sim, esse grande feito de fabricar em nosso solo, um dos mais modernos submarinos diesel elétrico do mundo. O Brasil, que já tinha fabricado submarinos de origem Alemã, agora deu um passo significativo rumo ao submarino de propulsão nuclear.
Já temos a expertise para fabricar um submarino de propulsão nuclear de 6000t, pelo menos no que se refere ao casco do submarino e a integração do seu recheio. Faltando apenas a finalização do reator nuclear, que é hoje, o único obstáculo para finalizar esse projeto.

Esteves

O tá ok refere-se ao adjetivamento nas comparações e no trato. O Nostra comenta, aparece alguém para desqualificar o que temos. Não é bacana. Existem quadros comparativos por toda a internet. A quantidade é um parâmetro. Desde a escola os pequeninos comparam quem mija mais longe. Esteves quase sempre ganhava. Vez ou outra aparecia um selvagem. Como patriotas defendemos. Não sei dizer da qualidade do nosso aprestamento. Deve ser ótimo já que tempo e mar não faltam. Não vamos defender nada com 1/6 dúzia. O país precisa mostrar disposição para infringir danos elevados no Atlântico Sul ou não será respeitado.… Read more »

Glasquis7

Só uma dúvida, se a força de Submarinos da MB conta com 7 unidades, por que só compareceu um submarino nas celebrações dos 200 anos?

Esteves

Deixando as picuinhas de lado… Esteves, não sei se alguém percebeu, não é do ramo. Mas gosta de participar. Na atualidade a MB conta com1 Scorpene com menos de uma semana de operação e com dois U 209 operacionais. Destes apenas o Scorpene tem capacidade de ataque com mísseis. capacidade não significa que os mísseis estão integrados e o submarino aprestado para o pronto uso; em tempos de paz não acredito que os submarinos saiam por aí levando mísseis anti navio. A ARCh conta com 2 Sorpene e 2 U 209 operacionais. Todos com capacidade de ataque com mísseis. Sobre… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Esteves
Glasquis7

Temos sim

Esteves

Spam. O comentário do Esteves virou Spam. Comida na lata…o comentário do Esteves não é da lata. Spam nada!

Glasquis 7

Dá um salve pra mim!!!

Eu moro lá.

Esteves

Onde?

Glasquis7

No Spam!!!

Esteves

Olha…é do jeito que o Burgos conta. Tem palavras chaves associadas ao nome. Tem o spam que no meu caso editei o comentário 2 X.

Com o Esteves já foi pior. Tudo caia para aprovação. Hoje tem essa sequência de sufixos, nomes de presidentes, recortes do wiki mesmo com aspas. Palavrão Esteves não escreve.

A turma é tolerante. Esteves até posta vídeo.

Burgos

É complicado meu caro;
Aqui tem que se comentar focado no assunto senão cai nas malhas do tal Spam que automaticamente entra em modo de busca pq já tem introduzido em seus bancos de dados as palavras chaves no meu caso foram quase 6 meses nessa “malha fina”.
Eu particularmente não perco mais tempo criticando comentários de ninguém pra não gerar essa polêmica aonde descamba pro pessoal e ataques preconceituosos, políticos, etarismo entre outros e por aí vai !!!🤷‍♂️

Esteves

O bolo dos chilenos deu vontade de provar…isso aqui não como não.

comment image

Esteves

Burgos…Burgos.

Tá na hora da gente tomar as rédeas desse site. Esteves não é do motim…mas tem hora que passa da hora. Tô pensando em fazer uma blacklist. Tipo assim…pressão pra cima dos meninos.

Nilo

Os já silenciosos sub russos deverão ficar mais difíceis de detectar, terão seus revestimentos substituídos pelo sistema de nome Medusa, emborrachado aperfeiçoado. Em primeiro lugar, será recebido pelos submarinos de mísseis estratégicos Borea e pelos submarinos multifuncionais Yasen, que ainda estão em construção.

Esteves

Essa pintura e essas proteções emborrachadas. Isso também é complicado pra reproduzir? Para nós que vamos defender o Atlântico Sul dos pesqueiros chineses…faz sentido? Necessário?

Nilo

Desconheço qualquer pesquisa de intuições brasileiras em produzir revestimento para redução acústica para os submarinos nacionais.

Glasquis 7

Acredito que, embora não seja algo fácil de se conseguir, seria uma pesquisa bem mais barata do que outros tipos de tecnologia.

No Chile por exemplo, os Leopards 1V enfrentaram forte desgaste no deserto do Atacama devido à “Chuzca”, uma poeira altamente abrasiva e degradante que existe na região. Já, ao adotar os Leopard 2 A4 CHL, foi desenvolvido um polímero de proteção que se aplica como uma base de tinta. que dá resistência e protege os tanques do desgaste excessivo.

Alexandre Galante

E ninguém comentou o conteúdo do vídeo da reportagem…

Esteves

Falei do bolo.

Glasquis 7

Mas vc não sabe que, cada vez que se fala do Chile aparece o indivíduo deturpando e despotricando?

Aquele “amor” não correspondido…

Nilo

O MB deverá vir a fazer exercícios com sub americanos, será uma excelente vitrine da capacidade do Riachuelo.
Vc ver possibilidade de aquisição do classe Riachuelo, pelo Chile, e as vantagens oferecidas como de uma supervisão próximo na construção do sub?

Glasquis 7

Vejo possibilidades de aquisição sim, só não vejo a possibilidade da DCNS autorizar a construção no Brasil de submarinos pra outro país que não seja o próprio Brasil.

Aliás, acho que depois do Sub de Propulsão Nuclear, não existe autorização pra construção de mais Scorpene no Brasil.

Maurízio Souza e Souza

Sinceramente, não é um país da AL que vai representar uma verdadeira ameaça aos nossos interesses… Se nos preocuparmos em exibir superioridade com o restante da AL, estamos também desvirtuando o que deve ser o verdadeiro objetivo: dissuadir potências europeias e EUA de que não somos uma laranja madura pronta pra ser colhida. Chile, assim como os demais países, incluindo Venezuela, são nossos parceiros… Não tem como evitar…

Nilo

É um equívoco erraigado em lideranças
civis e militares brasileiras ter os países da A. Sul como naturalmente parceiros do Brasil, por aparente similaridade de cultura, lingua, origem ibérica.

Glasquis 7

Acho que vc não conhece as relações militares que existem entre países como Colômbia, Chile, Brasil, Uruguai, Paraguai e Equador.

São muito estreitas, principalmente entre Brasil, o Chile e a Colômbia.