FFG-62

A Fincantieri Marinette Marine começou oficialmente a construir a primeira fragata da classe Constellation em seu estaleiro em Marinette, Wisconsin, no dia 31 de agosto.

O início da fabricação ocorre quase dois anos e meio depois que a Marinha dos EUA emitiu à Fincantieri o contrato de projeto e construção detalhado da primeira fragata em abril de 2020.

Depois de terminar a revisão crítica do projeto em maio e a revisão da prontidão da produção em julho, a Marinha deu sinal verde ao construtor naval para iniciar a produção, o contra-almirante Casey Moton, diretor executivo do programa para combatentes não tripulados e pequenos, disse a repórteres em uma mesa redonda na última semana de agosto.

Questionado sobre por que o estaleiro levou dois anos e meio para começar a construir o primeiro navio, Moton disse que tanto o serviço quanto a Fincantieri queriam concluir o projeto o máximo possível antes de iniciar a construção.

“Foi amadurecendo o design. É um processo bastante saudável que precisa continuar… é um processo bastante demorado de passar pelo design funcional onde você está procurando sistema por sistema. E então é um pouco de uma espiral, certo. Se você mudar algumas coisas, elas terão impacto em outra [coisa]”, disse Moton.

“Demora um pouco para passar por esse processo. Para concluir o projeto, o construtor naval precisa contratar todos os seus principais fornecedores porque estamos literalmente no nível em que não é apenas, ok, aqui está uma bomba, mas precisamos saber qual bomba porque temos que ter o disjuntores certos para alimentar essa bomba. Está em um nível bastante detalhado. Isso leva tempo. E mutuamente nós e o construtor naval concordamos que a maturidade do projeto era provavelmente o maior fator que poderíamos fazer para reduzir o risco de produção”, acrescentou.

Enquanto a Fincantieri é o líder para o design funcional, Gibbs & Cox é responsável por projetar o modelo 3D do navio, disse Moton.

“Desde que o contrato para o projeto detalhado e construção da classe Constellation foi concedido em abril de 2020, a Fincantieri e sua equipe concluíram o projeto detalhado dos sistemas de navios – contratando fornecedores de materiais e desenvolvendo o modelo tridimensional usado para apoiar a produção,” ele disse.

A Fincantieri também embarcou em um esforço de melhoria de capital no estaleiro Marinette para que esteja pronto para construir as fragatas.

O design detalhado está pouco mais de 80% concluído, que era o objetivo da Marinha antes da fabricação, disse Moton.

“Essa é uma porcentagem além do número. Essa porcentagem reflete duas coisas – uma é que queríamos garantir que o design funcional estivesse amplamente completo e isso é importante porque é isso que define os sistemas e a seleção de equipamentos e todos esses tipos de coisas”, disse ele a repórteres. “A outra parte é certificar-se de que o modelo 3D estava completo o suficiente para saber que ainda há trabalho que acontecerá em uma espécie de nível modular, quase nível de compartimento – mas garantir que essas coisas em todo o navio estejam maduras e estáveis. ”

O navio líder da classe deve ser entregue à Marinha em 2026. A exigência do serviço é de 20 fragatas e tem a opção de trazer um segundo estaleiro para construir os pequenos combatentes. Mas o Congresso na legislação do ano fiscal de 2022 exigiu uma pausa no esforço do segundo estaleiro, argumentando que a Marinha deve amadurecer o projeto antes de trazer um segundo construtor naval.

A Marinha planejava comprar duas fragatas por ano a partir do ano fiscal de 2023, mas diminuiu esse esforço na apresentação do orçamento mais recente. Um funcionário do serviço durante o lançamento do orçamento do ano fiscal de 2023 disse que a projeção de compras da fragata, que alterna entre comprar um navio por ano e depois dois, reflete o que um estaleiro poderia construir nos próximos cinco anos.

Moton disse que a cadência na qual o serviço compra os navios dependerá do financiamento e da capacidade da base industrial.

“O ritmo em que construiremos essa classe de fragatas é uma função dessa abordagem medida que adotamos inicialmente. É uma função de uma abordagem que é equilibrada em relação às restrições de primeira linha. É uma abordagem equilibrada em relação a toda a base industrial e com que rapidez podemos precisar ir para um segundo construtor”, disse Moton.

Oficiais da Marinha não deram detalhes sobre quando precisariam tomar uma decisão sobre um segundo estaleiro, mas disseram que a Fincantieri levaria cerca de um ano para montar o pacote de dados técnicos que o serviço teria que entregar ao segundo construtor.

“Eles estão essencialmente produzindo um conjunto de documentos – documentos eletrônicos – que poderíamos entregar a outro construtor naval para dar uma olhada. Então vamos ficar de olho nisso, vamos ver como isso é informado pelo portfólio. Saberemos aqui à medida que os próximos dois anos avançam. Como eu disse, há muita vantagem em termos de manter esse pacote porque, à medida que o construtor naval avança na produção, haverá correções e mudanças e coisas que precisam acontecer ”, disse Moton.

“É uma vantagem para nós esperar o máximo que pudermos para obter essas boas correções, mas também suporte quando parecer que precisaremos fazer uma [solicitação de proposta] se e quando fizermos isso para um segundo construtor.”

Tanto a Ingalls Shipbuilding da HII quanto a Austal USA estão se posicionando para concorrer à segunda linha das fragatas da classe Constellation, informou recentemente o USNI News.

A Marinha e a Fincantieri adaptaram o projeto pai da fragata multimissão italiana FREMM para que as fragatas da classe Constellation possam colocar sistemas dos EUA como os sistemas Aegis Baseline 10 e C4I, disse Moton.

FONTE: USNI News

Subscribe
Notify of
guest

72 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jefferson BA

Na imagem ffg62 X fremm parent parece que o projeto envelheceu, perdeu a cara de navio do século 21, sei lá…as linhas parecem que ficaram de navio mais antigo e não da linda fremm italiana.

Last edited 1 ano atrás by Jefferson BA
Henrique

Deve ser pelo mastro padrão US navy, eu não sei a razão deles preferirem esse mastro ao usado pelos combatentes europeus, talvez o da US navy seja mais leve/barato.

Bardini

Mais leve, barato, fácil de integrar componentes que já existem, dar manutenção e por aí vai…

Last edited 1 ano atrás by Bardini
Carlos Crispim

Por que eles não usam mais radar 3D rotativo, só o AEGIS, então não precisa de mastro estrutural.

Dalton

Além do que o Bardini escreveu vale ressaltar que os últimos 2 LPDs da classe San Antonio Flight I receberam um mastro similar aos dos Arleigh Burkes e todos os
subsequentes Flight II também terão esse mastro mais simples e barato.
.
Em marinhas onde se tem uns poucos navios e/ou prioridades mais modestas pode-se
investir um pouco mais em cada unidade, mas, com a US Navy é diferente, então
sacrifica-se um pouco a qualidade individual para se ter um número maior e também maior integração de todos os sistemas envolvidos.

Hcosta

Mas tem as suas vantagens. Juntaram os dois mastros e têm muito mais espaço, em vários pontos, para eventuais modificações. Por exemplo na proa parece ter bastante mais espaço do que nas Italianas e que poderá ser usado para mais vls.

Last edited 1 ano atrás by Hcosta
marcus mendes

São os mastros de radar antiquados, que marinha americana insiste em usar.

Camargoer.

Olá Marcus. Além de radar e antenas, também serve de varal para secar roupa. É o tipo de tecnologia dual. Tem aplicação militar e civil.

Alex Barreto Cypriano

O pessoal brinca sempre a respeito dos mastros da USNavy, e não vou dar uma de Freud ou Jung pra especular o motivo, mas o fato é que existe toda uma panóplia de antenas de comunicação e alguns radares neles (vários com múltipla redundância), do TACAN, passando por antenas de alta frequência até radar de navegação. Abaixo, o que existe num Burke.

Burgos

É uma FREMM “Pelada”, mas tem um belo Design.
Agora tem que botar esse belo design a “Prova de fogo”, as OHP já fizeram sua parte 👍

Mercenário

Pelada??

As americanas terão mais células VLS (32) que a versão italiana, que tem apenas 16, em um navio com mais de 6 mil tons.

Também serão mais pesadas e possuirão mais mísseis antinavio (16 x 8).

O conceito de “pelada” é mais aplicável à versão italiana do que americana.

Burgos

Faltou um domo de sonar ali na proa e um canhão de um calibre maior!!!
Navio de guerra não se resume em um só sistema tem que haver um conjunto, baseando-se nisso acredito que as FREMM tem esse equilíbrio.
Outra coisa que percebi essa “pelada” aí não tem lançador de torpedo, depois vou olhar as fotos de todos os sistemas embarcados👍

Last edited 1 ano atrás by Burgos
Bosco

Burgos, Mas aí é questão de doutrina da USN que não quer usar fragatas para apoio de fogo e daí ela um canhão de 127 mm não ser o ideal. O indicado no caso seria ou o canhão de 76 mm ou o de 57 mm. O de 57 mm se mostrou superior ao de 76 mm SR quando a USN testou os dois há uns 15 anos nos quesitos solicitados. E apesar de não ter lançadores de torpedos não há nada que a impeça de levar os VL-ASROC. Vale salientar que uma Constellation pode levar a seguinte configuração de… Read more »

Burgos

Bom dia Bosco; Só uma ressalva; Trabalhei com os 127 mm no tempo dos Classe P e a gente não carregava a doutrina de só apoio de fogo naval era considerado duplo emprego Superfície/Aéreo tinha munição para isso era GAA. Acredito que o EUA tem também a mesma doutrina de emprego. Agora que são elas: O 57 mm tem melhor cadência mas perde em poder destruição !!! O 76mm tem a cadência menor mas tem um poder de destruição melhor que o 57 mm inclusive com alcance bem considerável, pois parece que tava em estudo não sei se foi aprovado… Read more »

Bosco

Burgos, Mas mesmo os navios dotados do canhão Mk-45 de 127 mm da USN não dispõem de munição AA (alta fragmentação e espoleta de proximidade) e nem sistema de controle de tiro AA para eles. Eu pessoalmente também acho que um Mk-45 na Constellation seria ideal porque mesmo que não fosse utilizado para suporte de fogo ela poderia ser útil na neutralização de alvos de alto valor utilizando munição guiada Excalibur N5 a até 40 km. Só que isso iria gerar a necessidade de ter defesa contra ameaças assimétricas o que obrigaria o navio a ter pelo menos 2 canhões… Read more »

Mercenario

Burgos,

Mas diante das tuas considerações a FREMM italiana também é “pelada”.

O sonar de casco realmente falta nas americanas. Quanto ao lançador de torpedo leve, se a fragata precisar utilizá-lo é porque estará em uma situação muito complicada perante um submarino inimigo.

Ademais, elas poderão lançar o VL ASROC.

Burgos

Sim meu nobre, mas em questão de equipamento (Armamento) as FREMM tem uma equipagem bem melhor que as do EUA.
Como falei anteriormente!!!
Tudo é um equilíbrio!!!
Como Bosco falou acima !!!
O que tem na Italiana, não precisa na Americana e vice versa.
Tem outra também, depois vai-se modificando o projeto de acordo com a necessidade do emprego do navio (retira-se um equipamento e instala-se outro). E por aí vai !!!👍
Bom 7 de Setembro a todos !!!🇧🇷

Mercenário

Caro Burgos, Compreendi que na sua opinião a versão italiana é mais equilibrada em questão de equipamento que a versão americana. E concordo exatamente com o que você colocou em seguida: depende da necessidade de emprego. O equipamento planejado para a classe Constellation, à primeira vista, é superior à italiana em alguns aspectos (RAM + o dobro de células VLS); por outro lado, não possui sonar de casco e lançadores de torpedo, e o armamento de tubo é inferior. A FREMM italiana na versão de emprego geral, salvo engano, não possui sonar rebocado. A Type 26 britânica também, em princípio,… Read more »

Bosco

Mercenario, Pois é! O alcance linear máximo dos torpedos leves é por volta de 10 km enquanto um torpedo pesado tem alcance na faixa de 30 km ou mais. Sem dúvida no caso do submarino estar tentando se esconder em vez de atacar a fragata uma arma ASW de curto alcance poderia se mostrar oportuna mas fato é que pelo menos a USN parece que está abdicando dela. Os LCS e o DDG-1000 não têm e os futuros Constellation e DDG-X não terão lançadores Mk-32 para torpedos Mk-54 Quanto ao sonar de casco sem dúvida seria uma adição interessante à… Read more »

Bosco

Mk-48 Ingenuidade sua pensar dessa forma. Com isso está cerceando a liberdade do Burgos de comentar sobre aviões já que ele não é da Força Aérea ou sobre veículos de combate já que ele não é do Exército ou do Corpo de Fuzileiros Navais. Também de acordo com a sua compreensão ele não vai poder comentar sobre o canhão Mk-45 da USN já que ele citou ter operado o canhão Mk-12. Também ele não pode falar sobre o míssil RAM, lançador vertical Mk-41, míssil NSM, já que ele só sabe sobre esses sistemas “de escrivaninha”. Deixa o Burgos comentar sobre… Read more »

Nilo

Efeito China, duas  fragatas Constellation por ano.

Digo

Antes de retomarem a produção do type 054A, a China comissionava de 3 a 4 type 054A por ano. É estimado que em 2022, 3 dessas fragatas sejam comissionadas também.

Fábio

Que bola dentro da US Navy, mandaram bem demais.

Willber Rodrigues

Vão complementar as AB, ou pretendem substituí-las?

Burgos

Boa tarde Wilber
Devem ser substitutas das OHP que já foram todas de baixa e dos Ticos devem ser os DDGX
https://www.naval.com.br/blog/2022/07/25/contrato-de-engenharia-de-projeto-do-ddgx-vai-para-a-ingalls-da-hii/

Last edited 1 ano atrás by Burgos
Willber Rodrigues

Então a Constellation e os AB vão ser os carros de batalha da USN daqui em diante, certo?

Dalton

Só complementando, Burgos, como o primeiro “DDGX” só deverá estar completamente certificado para missão daqui mais ou menos 15 anos e a US Navy quer livrar-se dos “Ticonderogas” até 2027 se terá que contar contar principalmente com os Arleigh Burkes III o primeiro dos quais deverá ser entregue no fim do próximo ano. . O substituto das “OHPs” foi o LCS dos quais se pretendia construir umas 52 unidades mas, novas necessidades surgiram então a produção foi encerrada e alguns da versão Freedom mais problemáticos deverão ser retirados mais cedo, mas, ainda se terá mais de 20 somando-se ambas as… Read more »

Burgos

Sim !!! Concordo !!!👍
Quanto maior detalhe na informação mais enriquece o debate.
Valeu Dalton!!!

Last edited 1 ano atrás by Burgos
Henrique

Ainda estão lançando Burkes, esse CT ainda vai empurrar água por muitas décadas, apenas os mais antigos devem dar baixa quando chegar a hora de cada um.

Dalton

E a hora está chegando. O USS Arleigh Burke que teve seu sistema Aegis atualizado poucos anos atrás deverá dar baixa com 35 anos a partir do seu comissionamento em 1991 em 2026 assim como todos os demais 27 Arleigh Burkes sem os hangares.
.
Todos os subsequentes Tipos IIA e III deverão permanecer em serviço por 40 anos
e muitos dos IIA terão seus radares substituídos por uma versão mais leve do que
será instalado nos III garantindo a eles maior relevância nas décadas que virão.

Neto

Grande Dalton,

será que uma versão desdentada das Arleigh Burke pode ser uma boa para a MB como nosso grande navio de Guerra? Se sim, uma quantidade possível ou relevante para MB.

Henrique

Os AB são monstros, tem deslocamento semelhante a de cruzadores da época da segunda guerra mundial, nos não temos nem a experiência de operar um combatente tão grande e sofisticado, sem chance.

Neto

Grato Henrique.

Dalton

Além do que o Henrique escreveu Neto existe já um “mini Burke” que são as fragatas espanholas classe Alvaro de Bazan que seriam mais palatáveis a marinha brasileira e que também equipam a marinha australiana. . Equipadas com o sistema Aegis, daí o apelido, elas são armadas com 48 silos verticais de mísseis ao invés de 96, embarcam 1 helicóptero ao invés de 2, possuem 2 turbinas a gás ao invés de 4, etc, deslocando totalmente carregadas cerca de 6000 toneladas. . No original “PROSUPER” a marinha estabeleceu até 5 combatentes de superfície ou escoltas de 6000 toneladas e a… Read more »

Rawicz

Fora que estes navios devem ter sido usados até o osso.

Camargoer.

Olá Neto. Sinceramente, eu defendo dar continuidade ao programa FCT, exercendo a opção das 2 fragatas adicionais e contratar um segundo lote (talvez outras 4 ou 6). Faz mais sentido a MB adquirir navios novos construídos no Brasil do que buscar navios se segunda mão no fim da vida útil. A MB poderia manter três programas paralelo: cosntrução dos submarinos (concluir os Scorpenes, construir do SN10 e contratar o SN11), as FCT e os navios de patrulha. Talvez seja necessário redimensionar o orçaemnto da MB, aumentando de 25% para 30%, reduzindo o orçamento do EB.

Wagner Figueiredo

Daqui há 30 anos estaremos comprando elas!!! Hehehe

Henrique

Por qual razão escolheram um canhão de proa de 57mm e não um de 127mm ou mesmo um de 76mm? Defesa AAe superior com o 57mm?

Last edited 1 ano atrás by Henrique
Burgos

Henrique provavelmente deve ser uma série de fatores:
Maior cadência de tiro;
Equipamento menos pesado;
Mais espaço para armazenamento da munição;
Manutenção;
Emprego;
Preço;
Entre outros mais.

Bardini

Razão principal: o Mk110 é feito nos EUA e seu desenvolvimento e tocado por eles.
Razão secundária: ALaMO e MAD-FIRES.

Bosco

Henrique, O canhão de 127 mm na USN serve basicamente para prover apoio de fogo e mais recentemente, neutralizar alvos de alto valor com munição guiada tendo em vista a introdução da Excalibur de 127 mm. A USN utiliza destroieres e cruzadores para essa função. Desde a retirada das fragatas Perry que a USN não adota canhões para a defesa antiaérea, sendo dependente exclusivamente de mísseis. *A exceção fica por conta do Phalanx. Uma fragata que terá mísseis RAM Block 2, ESSM Block 2, SM-2 Block IIIC e SM-6 realmente não precisa muito se preocupar em ter um canhão principal… Read more »

Bosco

Como não há nenhum radar banda X (direcional como o SPG-62 ou de varredura eletrônica SPY-3 banda X ) para prover “iluminação” para mísseis sup-ar essa classe só irá operar as versões mais novas dos mísseis Standard e ESSM. Todas com seeker radar ativo.
Esse será o primeiro navio com capacidade de defesa aérea de área, em 70 anos (desde que a USN adota mísseis sup-ar) , que irá dispensar o tradicional sistema de orientação por radar semi-ativo, presente nos mísseis Tartar, Terrier, Talos, Standard, Sea Sparrow, etc.

Bosco

Uma correção: o projétil guiado Excalibur N5 de 127 mm ainda não foi introduzido oficialmente na USN.

Alexandre Galante

Coisas que eu não gosto nesse navio: armamento de tubo fraco, não tem sonar de casco e a proa de rebocador é feia demais.

Burgos

Sou favorável ao 76 mm um pouco melhor que o 57 mm melhor ainda o 127 mm, por experiência própria 😬
Os antigos classes “P” botavam fogo na ilha alvo de Alcatraz (desativada).

Fábio

Boa é a Tamandaré ou Pangaré.

Jefferson BA

Tamandaré é um ótimo navio, para a sua tonelagem será bem armada. A fremm esta acima dela, mais que o dobro de tonelagem…pode ter canhão de 127mm e outras armas. Concordo com o Galante, não ter sonar de casco é muito estranho.

Mazzeo

Pô galante, mas vai operar um MH-60 Romeo com uma excelente capacidade ASW.
Tem um VDS rebocado de banda larga e estreita multipropósito.
Acredito estar bem servido, sonar de casco tem algumas vantagens e desvantagens, acho que ai preço e simplicidade pesaram.
Quanto a proa … é de rebocador mesmo !
Rsrsrsrs
Mas achei interessante para operar no Atlântico sul e lá em cima em barents.

Dalton

Pegando um gancho no comentário as primeiras “Constellations” serão baseadas em Everett no Estado de Washington no Pacífico onde atualmente encontram-se 7 Arleigh Burkes e que no passado abrigou também fragatas Oliver Perry e mesmo um NAe primeiro o USS Abraham Lincoln e depois por um curto período o USS Nimitz e a comunidade quer um de volta já que ter milhares de tripulantes e suas famílias movimentam bastante a economia.

Bosco

Do ponto de vista estético o que me incomoda nas Constellations é a superestrutura reta, parecendo de petroleiro. rsss
A superestrutura em dois planos (classe Freedon) ou em três (Arleigh Burke e Independence) passa a impressão de serem mais aerodinâmicas e são mais atraentes.

Esteves

Se querem economizar…1 tem custo menor que 2 e que 3.

India-Mike

É verdade q superestrutura reta aumenta modestamente o espaço interno tb… mas acho q eles estão com saudades do visual ‘caixote’ das Spruance mesmo 😉

Burgos

Bem lembrado !!!👍

Dalton

O “caixote” sendo de alumínio enquanto os “Burkes” empregam mais aço o que
é mais vantajoso sendo mais resistente, mais fácil de reparar e não sujeito à rachaduras que atormentam navios de casco de aço e superestruturas de alumínio como também os “Ticonderogas”.

Alex Barreto Cypriano

Ninguém liga muito pra eles mas sistemas de vigilância eletro-óticos são interessantíssimos e fornecem algumas capacidades muito convenientes. O antigo Mk 46 e o mais recente Mk 20 (EO-IR) favorecem a precisão de disparo da Mk45 5″/54 ou 62 sem denunciar o navio por emissão radar, ajudam na navegação em locais congestionados, e com IA podem prover vigilância passiva persistente/permanente 360º. Aliás a L3Harris, que forneceu EO-IR pra polícia do Paraná, parece que vai equipar as Constellation com EOSS. Nas maquetes e renderizações das Constellation não vi nenhum pedestal EOSS. Contra ameaças assimétricas como small boats e UAVs são essenciais… Read more »

Bosco

Alex,
O EOSS está logo acima do “painel” de antenas do radar SPY-6 de vante.

Alex Barreto Cypriano

Verdade, mestre Bosco. É tão pequeno o equipamento que me escapou (e estou precisando de novos óculos, rsrsrs). Grato.

Last edited 1 ano atrás by Alex Barreto Cypriano
Esteves

“Para concluir o projeto, o construtor naval precisa contratar todos os seus principais fornecedores…” Um ganho de eficiência importante. Contratar a BID durante a execução do projeto. Aqui acusariam de corrupção. “Fincantieri também embarcou em um esforço de melhoria de capital no estaleiro Marinette para que esteja pronto para construir…” O estaleiro escolhido deve investir na capacitação do estaleiro local. Não sei se foi exigência da licitação das Tamandarés que o vencedor fizesse. Mas a ThyssenKrupp comprou o Oceana e uma coisa virou outra coisa. Aqui acusam a ThyssenKrupp de fazer dela para ela…de fazer navio alemão pra alemão. Na… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Mas o estaleiro Marinette Marine (fundação autóctone em 1942!) é da Fincantieri desde 2009. Se ela quiser contruir nos EUA, tinha que criar um estaleiro lá (empresa americana!) e seguir as regras deles (não que regras sejam pra serem seguidas já que tem muitos políticos lá que fazem insider trading e fica tudo por isso mesmo – é que pra elite progressista neoliberal, a regra é sempre pros outros, pros biggots, white trash, MAGAs ou deplorables), assim como os SuperTucanos só entraram nos EUA depois de criada uma empresa americana pra fazer o negócio com as peças daqui. A gente,… Read more »

Vovozao

06/09/2022 – terça-feira, bdia, pelo andar da carruagem a 1a. Constellation ainda poderá ficar operacional antes da 1a. Tamandare, vide a demora entre o lançamento e a entrega do nosso submarino

Camargoer.

Olá Vovozão. Creio que não. O tempo estimado para a construção deste navio da USN é de 3,5 anos, praticamente o mesmo da primeira FCT, sendo que ela (a FCT) foi iniciada há pelo menos 2 meses. Se a MB atrasar os testes pode ser que a fragata deles se torne operacional antes da nossa, mas acho que pelo menos a FCT será lançada antes. Será engraçado acompanhar esta corrida maluca.

Dalton

Verdade Camargo, será interessante acompanhar. Segundo o cronograma da US Navy que nem sempre é cumprido, porém, desta vez trata-se de uma versão de uma fragata italiana de sucesso o que deverá facilitar as coisas, a entrega da primeira se dará em
2026 com o comissionamento talvez no inicio de 2027 e a partir dessa data se passarão outros 2 anos para que a mesma esteja minimamente operacional após
ajustes que serão feitos como ocorre com toda unidade pós comissionada durando alguns meses, mais testes de mar, treinamentos e qualificações.

Burgos

Camargo;
A concorrência não é por produção, é por venda !!!🤣
Brincadeira à parte, acredito que as Tamandarés já estão um pouco na frente em relação a Italiana mas no final deve dar Itália na água em 1º

Camargoer.

Olá Burgos. Aposto 10 Kichute$ que a FCT será entregue primeiro. E aposto 15 Kichute$ que a ítalo-americana será entregue primeiro. riso.

Burgos

Tá apostado !!!🤣

Camargoer.

Olá Burgos. Lembro apenas que continuarei usando o mesmo apelido. “Camargoer”.

Marcelo R

enquanto isso…..

As MITICAS TAMANDARE….

Ainda dormem em berço esplêndido???

Fábio

Devem sair lá por 2040, palmas para a MB.

Camargoer.

Olá Marcelo. Já começaram a construção da primeira FCT.

willhorv

Olha…seria uma boa colocarmos umas 4 a perder de vista para ser nossas escoltas principais. Somada a umas 8 tamandarés estariamos bem servidos. E a economia de escala faria a sobrevivência e manutenção dessa classe…não descartaria isso não. Bastava economizar no lagostin e uma canetada bem dada. Mas tempos nebulosos parecem “vindar”, e com nosso Zé povinho achando que vai fazer algo de bom…vai é ser mais 12 anos de retrocesso total. Pena. Talvez a gente sobreviva.

Marcos Borges

Elas não tem ciws phalanx?

J R

“Pequeno combatente”…