O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) participou, juntamente com a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), da avaliação do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) V-BAT 128, da empresa Shield AI/Martin UAV, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), com o propósito de verificar as capacidades e características do SARP, nos dias 21 e 22 de setembro.

O V-BAT 128 é uma ARP de decolagem e pouso verticais (VTOL -Vertical Take off and Landing), que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento, com a capacidade de realizar operações em terra e embarcadas. Apresenta um comprimento de 2,74 m e uma envergadura de 2,95 m, possuindo 10 horas de autonomia e peso máximo de decolagem de 56,6 kg. A ARP pode ser configurada com cargas úteis diversas, como câmeras eletro-óticas (EO) e MWIR (Middle Wavelength Infrared), AIS (Automatic Identification System) e Radar de Abertura Sintética (SAR).

A condução dos testes em voo contribuiu para o desenvolvimento e estabelecimento de requisitos para as futuras aquisições do Programa de Obtenção de SARP-E, previsto no Portfólio Estratégico da Marinha.

FONTE: Comando da Força Aeronaval

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santiago

Muito interessante ela na vertical conseguir acompanhar o navio em movimento no pouso.

horatio nelson zhirinovsky

otimo, e cadê os ucav ??????????

Matheus

Nauru?

Esteves

“elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento, com a capacidade de realizar operações em terra e embarcadas”

O que será do ScanEagle?

Wellington Góes

O Nauru 1000C também não necessita…

Last edited 1 ano atrás by Wellington Góes
Foxtrot

Infelizmente ele é nacional e sabemos que isso é uma pá de cal para nossos militares.
Sinceramente não sei como empresário nacional ainda se aventura nessa área no Brasil.
Tem que fazer igual a Taurus, da uma banana para o Brasil e buscar países que apoiam suas indústrias e que são mais sérios.

Esteves

A Taurus começou nos anos 1930 produzindo para o governo.

Foxtrot

Sim, depois foi esquecida por ele.
Acho que nos anos 30 eles levavam a indústria nacional mais a sério.

Esteves

Houve guerra. O governo era o Estado pelo Estado, havia forte nacionalismo, o inimigo foi outro…o amigo também.

Voltaram na Itália. Vai saber se vamos atrás.

Rafael Gustavo de Oliveira

“Infelizmente ele é nacional e sabemos que isso é uma pá de cal para nossos militares”. Isso não existe…forças armadas avaliam produtos, não protótipos Irresponsabilidade seria investir dinheiro do contribuinte em um protótipo e o dinheiro sumir….simples cautela “Sinceramente não sei como empresário nacional ainda se aventura nessa área no Brasil.” Fox….que mal tem em “ouvir” os militares para moldar um produto de defesa seja ele focado para o mercado nacional ou não? Quando vc (empresário) vai investir em algo que não tem pleno conhecimento, qualquer consultoria de profissionais é valida…senão seu projeto já nasce morto. Não confunda o governo… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira

Sobre o Nauru, temos que ter cautela….a empresa forneceu o drone para a Marinha avaliar? o produto teria as mínimas capacidades de operar em ambiente marítimo? se eu fosse empresário e meu produto não atendesse o mínimo….eu nem participaria da licitação (é perder tempo e dinheiro).
Acredito que o cliente (Marinha) não teve tempo e paciência para esperar a “maturidade” da indústria nacional em entregar um produto na mesma qualidade que os importados estão oferecendo….é simples assim….não existe essa “preferencia” que vc citou.

Last edited 1 ano atrás by Rafael Gustavo de Oliveira
Foxtrot

“Fox….que mal tem em “ouvir” os militares para moldar um produto de defesa seja ele focado para o mercado nacional ou não? Quando vc (empresário) vai investir em algo que não tem pleno conhecimento, qualquer consultoria de profissionais é valida…senão seu projeto já nasce morto. Não confunda o governo bancar um projeto e exigir “exclusividade”, isso já é outro assunto.” O mal é ouvir os militares, adotar todas as sandices que eles pedem, desenvolver o produto para eles não comprarem. Todos os produtos nacionais modernos que são sucesso no exterior foram desenvolvidos para o mercado ou cliente externo, ai os… Read more »

Rafael Gustavo de Oliveira

Empresário avaliam riscos meu caro…é ser ingênuo demais acreditar em promessas…garantia de continuidade, etc…tudo é bem definido nas cláusulas contratuais…lotes pilotos, etc,…vocês falam como se os profissionais das forças armadas fossem incompetentes, o interessante que resto do mundo respeita e compreende o compromisso sério das forças armadas brasileira com o caderno orçamentário, menos o brasileiro….é praticamente tirado leite da pedra todos os dias para engrenagem funcionar…vocês tem direito de cobrar, mas cobrem dos políticos mais recursos, dos militares não…

Foxtrot

“Empresário avaliam riscos meu caro…é ser ingênuo demais acreditar em promessas…garantia de continuidade, etc…tudo é bem definido nas cláusulas contratuais…lotes pilotos, etc”
Sério mesmo ?
Então deve avisar isso para a FAB que descumpriu o contrato com a Embraer no caso KC,-390.
Não se iluda meu caro, há vários casos de contratos, acordos etc descumprido por nossos militares com empresas nacionais.
A diferença é que com as multi estrangeiras eles seguem a risca.
Não estou falando que eles são incompetentes, estou falando que eles não possuem olhos para a indústria local, exceto em raras excessões.

Rafael Gustavo de Oliveira

“A diferença é que com as multi estrangeiras eles seguem a risca” Faz um contrato com multa em euro para vc ver se não te levam a sério…rs….talvez nem assinem. Não é focar olhos para a industria nacional, é que dependendo do produto o desenvolvedor nacional precisa investir muito para equiparar aos seus concorrentes estrangeiros (capital proprio)…afinal são decadas de atraso em ciência e tecnologia dependendo do país que estamos comparando (impossivel não, mas desafiador)…pelo que me lembro dão até alguns incentivos que não fazem muita diferença no final das contas…mas enfim. Os governantes brasileiros fizeram uma previsão errada de… Read more »

Salim

Avibras concordataria e atrasos salário de 3 meses, um dos últimos nacionais com um sistema de armas em desenvolvimento de ponta , os mísseis guiados s40/s150s300 ora em desenvolvimento são equivalentes aos Himars que mostraram sua efetividade contra invasão russa na ucrania. Taurus e embraer tem suas receitas e no futuro bases fabris no exterior, caso contrario não sobrevive.

Foxtrot

Para falar de contratos e suas casulas, fala para Avibras.
Que a FAB cancelou a compra do lote piloto do Falcão para comprar os Hermes mesmo tendo investido no projeto (Programa SNC Vant ).
Fala para a Mectron, que a FAB cancelou a compra do lote piloto do MAR-01 etc etc etc.
Não se iluda amigo.
Infelizmente nesse ramo há pressões políticas, financeiras, “alienígenas” etc.
E um descumprimento por parte do Brasil em um contrato internacional de bilhões será muito pior do que o descumprimento do Brasil de um contrato com empresa local.

Salomon

O que será do ScanEagle?”
Meu amigo, nem precisa perguntar. Vai ficar encostado, depois faz uns vôos, depois some.

Alois

Sou leigo no assunto, mas eu não entendi muito a compra do ScanEagle, ainda mais pra Marinha, pois demanda equipamentos de lançamento e recupera com um “varal” sendo que no mercado existem dezenas de versões sem nadz disso, decola e pousa de forma vertical, inclusive drones helicópteros, que diversas marinhas estão usando.
Alguém poderia esclarecer?

Esteves

Pressão política. Pressão econômica. Jogo do tio maior X sobrinho menor.

Bem menor.

Wellington Góes

Nesse ponto a MB está dando bola fora. Comprou o Scan Eagle e até o momento sequer avaliou outros nacionais, como o Nauru 1000C.

Esteves

Comprou o ScanEagle após pressões. Mais de uma década de pressões políticas, econômicas…fogo amigo.

Treinando e aprendendo em São Pedro descobriram uma plataforma bacana para aonde fez mais sucesso. Na Guerra do Iraque. No deserto. Para dar uma vizada ao longe. Missões de olhadura.

A propaganda e os filmes publicitários colocaram o ScanEagle nos navios.

Sinceridade. Lança com estilingue e recolhe com varal…presta?

Matheus

V-BAT é especificadamente feito para operações em mar. O Nauru, não.

Esteves

Marítimas, terrestres e aéreas. Presta pra tirar foto.

https://www.aeroexpo.online/pt/prod/martin-uav/product-181498-67195.html

Foxtrot

https://img.aeroexpo.online/images_ar/photo-g/181379-12503354.webp
É não tem jeito mesmo.
Hoje temos excelentes especialistas em comércio internacional e compras na administração das FAAs.
Só gostaria de saber que fim levou o projeto nacional acima.
Acho que afundou junto com a empresa.
Esse treco aí, para mim parece um pirocopto voador rsrs.

Esteves
Foxtrot

Pois é.

Esteves

São José dos Campos e o Vale do Paraíba são nascedouros de empresas de tecnologia aeronáutica. Seguem a vocação do ITA.

Esteves encontrou 17 apontamentos. Fazenda pública, prefeitura, união…justiça do trabalho.

Não é fácil.

Oseias

Quando passei os olhos rapido na imagem pensei “Mas que marmota é essa?”

ramon

Feio ele é mesmo, mas beleza não deveria ser um pre requisito para equipamentos militares, eu não sou nenhum especialista mas aparentemente esse sistema se mostra bem pratico devido sua capacidade de decolagem e pouso vertical.