Caça J-15 pousa a bordo do porta-aviões Liaoning

Caça J-15 pousa a bordo do porta-aviões Liaoning

A Marinha do Exército de Libertação Popular da China (PLA Navy) comemora 10 anos de operação de porta-aviões.

Em 1998, os chineses compraram o casco inacabado do porta-aviões de 50 mil toneladas Varyag (ex-Marinha Soviética) da Ucrânia e o navio foi entregue à China em 2002.

Depois de receber modificações extensas no Estaleiro Dalian, o navio foi incorporado pela PLA Navy em setembro de 2012 e renomeado Liaoning.

O Liaoning foi usado como base para o projeto do segundo porta-aviões da China (Type 002), Shandong CV-17, que entrou em serviço em 2019.

Tanto o Liaoning quanto o Shandong são porta-aviões do tipo STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery), sem catapultas. Para decolar, os aviões empregam uma rampa ski-jump na proa.

Type 001A
Lançamento do segundo porta-aviões chinês (Type 002), o Shandong. Como o Liaoning, o Shandong possui uma rampa ski-jump na proa e não possui catapultas
Lançamento do porta-aviões Fujian (Type 003) em 17 de junho de 2022. O navio-aeródromo de 85.000 toneladas é dotado de catapultas eletromagnéticas ao invés da rampa ski-jump

Em junho de 2022, a China lançou ao mar seu terceiro porta-aviões (Type 003), Fujian CV-18, de 80 mil toneladas e dotado de catapultas eletromagnéticas. O Fujian é do tipo CATOBAR (Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery), sem rampa ski-jump.

O segundo porta-aviões da China pode transportar pelo menos 36 caças J-15 (versão chinesa do Sukhoi Su-33), cerca de 50% a mais do que o Liaoning.

Nas imagens recentes divulgadas pelos chineses, o Liaoning aparece com 24 caças J-15 no convoo.

A chegada do casco do Varyag na China e como ficou o navio depois da reforma

O Varyag, quando estava sendo rebocado para a China
A proa do Varyag, na primeira docagem na China

O Liaoning em operação

Vídeo comemorativo dos 10 anos de porta-aviões na China

SAIBA MAIS:

A transformação do navio-aeródromo russo ‘Varyag’ no chinês ‘Liaoning’

Subscribe
Notify of
guest

25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João Carlos

Essa sim foi evolução sem enrolação… E ainda tem gente que acha que fazer ToT pagando 5 vezes o preço e depois jogando tudo fora é um ótimo negócio … Vai entender… Melhor, vamos fazer um cactail com lagosta comemorativo…

Moriah

A China está de parabéns. Tinha uma meta, uma ambição. Foi lá, salvou do scrap, melhorou, operou e se expandiu.

J-20

E pensar que o Varyag era basicamente usa sucata flutuante antes de ser comprado pela China.

Machado

Como não admirar? Muita competência, planejamento, determinação e resiliência. Eles merecem onde estão. E vão chegar muito mais longe. Isso tudo sem invadir outro país e causando mortes e destruição. Sem querer ficar impondo seu modo de vida. Esses comunistas são muito “malvados. Viva a multipolaridade. Viva a nova ordem mundial.

Last edited 1 ano atrás by Machado
Pablo

“Isso tudo sem invadir oitros país e causando mortes e destruição.”
Pergunta pros países do mar do sul da China o que eles acham.

“Sem querer ficar impondo seu modo de vida”
Devolvam o Tibete para os tibetanos então!!

“Viva a multipolaridade”
Sim sim, igual ao multipolaridade do talibã com as mulheres, sim o mesmo talibã apoiado pela china.

Cara, se é pra falar mer…, entao fica quieto!!

Moisés

O Tibete sempre fez parte da China. A sociedade chinesa têm 2000 mil anos. A ascensão de uma potência como a china favorece o Brasil. Nós só temos a ganhar com isso.

João Carlos

Cara, o “Tibet sempre fez parte da China”… Onde você aprendeu história e geografia? Parece que teve aulinhas padrão Paulo Freire… Caramba, a ignorancia se propaga facil… Dificil é aprender a se informar melhor antes de escrever bobagens.

Moisés

O Tibete foi incluído sob domínio chinês no século XVII. Durante o século XX teve um pequeno período de autonomia, mas a partir da década de 1950 voltou a fazer parte da China. E outra, você provavelmente nunca leu nada de Paulo Freire então por favor pare de propagar algo sobre. A sociedade chinesa é milenar e não impõe sua moral, etc a outros países e isso favorece o nosso país. Para o Brasil, a ascensão de uma potência como a china favorece a nossa ascensão.

Joaquim Marques Lisboa

Adoro quando as pessoas não tem a menor noção do que se tratam as “aulinhas do Paulo Freire” e tentam argumentar com isso! 😀
Isso sim é ignorância de fácil propagação…

Pablo

A ascensão faz bem sim, mas não passando por cima, desrespeitando ou ameaçando os países menores que rodeiam a China!!

Last edited 1 ano atrás by Pablo
Moisés

Cara, vamos ser realistas. Nada de idealismo. A ascensão de uma potência nunca é algo pacífico. A questão fundamental é: isso atende aos interesses Brasileiros? O Itamaraty acredita que sim.

Pablo

Seria bom para os Chineses a ascensão do Brasil tomando território dos nossos vizinhos.

Mauricio Pacheco

Mas explorando o próprio povo! simples assim!

Alex Barreto Cypriano

Parabéns à China pela sua primeira década de aviação naval embarcada em navio aeródromo, um trabalho bem feito. En passant, parabéns à aviação naval embarcada em navio aeródromo dos EUA que completam dez décadas de operação (1922-2022), um trabalho perfeito.

Curiango

Ainda lembro dos Chineses vindo aqui no Brasil aprender os procedimentos e manobras de pessoal e máquinas em Porta Avios

BK117

Pense o que quiser dos chineses, mas fizeram um tremendo milagre com aquele ferro-velho do Varyag.
Se quiserem repetir a dose, tem um certo casco chegando de volta ao Brasil aí, sabe? Só tirar um tiquinho de amianto…

Red Pill - 红色药丸

Respeitem o Gigante !

sub urbano

A China conquistou seu respeito com trabalho duro e competência. Poucos tempo atrás nesse mesmo espaço eram motivos de chacota por muitos individuos que, com camisas da cbf, ridicularizavam a China e seu povo. Hoje a China é uma superpotencia e o Brasil é um país rural.

ChinEs

Daqui a pouco sera o NAE Sao Paulo vai ser reformado e reactivado pelos Turcos …

Bosdesniavranka

Se as armas russas são uma piada imagina as remendadas… Ainda prefiro as marinhas com comprovada experiência em combate naval. Um porta aviões que não é nuclear (questiono tremendamente os dois ingleses) já definem o que é uma marinha de águas azuis de outras de faz de conta.

Luis Carlos

Precisamos de uma aula de História.
Qual foi a última batalha naval?
Provavelmente, ocorreu com os bisavós das tripulações atuais e com aviões movidos a hélice.
Esqueça esse argumento.
É falho.

Mgtow

O que você prefere ou deixa de preferir tem tanta relevância quanto um frigobar na Sibéria. Kid

Luiz Trindade

O pessoal que é contra o chinês fique com raiva ou não… Eles conseguiram e ficaram bem a frente de muito país, inclusive o nosso.

Gustavo

24 caças no NAe, impressionante.
Acho que o Kuznetsov nunca viu mais que 12 em seu deck.