MSK aponta desperdício de combustível em alto mar e estuda medidas judiciais contra Governo de Pernambuco

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Dotada de todas as acreditações internacionais de responsabilidade ambiental no transporte de embarcações, regulada pela Convenção da Basileia e contratada pelo estaleiro turco SOK, o mesmo que a realizou a reciclagem verde para a Marinha Britânica – a mais rígida a nível mundial depois da Marinha do Brasil, a MSK Maritime Services & Trading estuda adotar medidas judiciais em razão dos prejuízos e danos ambientais causados pelo atual conflito provocado pelo Governo de Pernambuco, frente às determinações da Marinha brasileira e do Ibama.

“Enquanto o navio segue aguardando a decisão das autoridades, são consumidas cerca de 20 toneladas de combustível para que os rebocadores sustentem o navio, ocasionando consumo desnecessário, em total prejuízo ao meio ambiente e às normas internacionais das quais somos cumpridores”, explica o advogado da empresa Zilan Costa e Silva. “Estamos ventilando a possibilidade de entrarmos com uma ação contra o Governo de Pernambuco para que coloque em juízo US$ 2 milhões para cobrir os gastos que estamos tendo enquanto a situação não se define”, afirma.

Ao longo de todo o processo, que teve início dois anos antes da primeira inspeção, em outubro de 2019, o estaleiro SOK e a transportadora MSK Maritime Services & Trading apresentaram todos os documentos e certificações solicitados pelas autoridades brasileiras e internacionais, bem como realizaram todas as inspeções previstas no edital. Para surpresa da companhia, após a compra e partida da embarcação, notícias falsas surgiram, impedindo que o trabalho fosse concluído e causando a atual situação.

“A empresa possui mais de 1.500 páginas de relatórios de especialistas em materiais perigosos independentes, acreditados globalmente, fornecidos pelos proprietários e aprovados pelo Ibama que atestam a capacidade de operar legalmente”, diz Costa e Silva. Da mesma forma, para ser aprovada pela Marinha do Brasil, teve que passar pelos padrões mais exigentes do mundo, “o que é motivo de orgulho e de certeza que nenhuma regulamentação global foi descumprida”, completa o advogado.

A empresa lamenta que o posicionamento das autoridades locais esteja se dando em razão de versões apresentadas por grupos que não possuem expertise no tema, sem conhecimento marítimo e na análise de materiais perigosos. “Lamento que eventualmente o povo de Pernambuco vá sofrer em razão do fato de as autoridades locais tenham prestado mais atenção à fake news do que a credibilidade da Marinha do Brasil e do Ibama”, conclui o advogado.

Entenda o caso

O Navio São Paulo, antigo porta-aviões da Marinha do Brasil, adquirido pela empresa turca SOK em 2020, para que fosse reciclado em um dos mais certificados estaleiros do mundo – que inclusive atende a reciclagem de navios da Marinha britânica, a mais rígida do mundo em termos de meio ambiente -. A saída do Brasil se deu no início do mês de agosto deste ano, mas na altura de Gibraltar teve que retornar ao Brasil em razão de notícias falsas que levaram a autoridade ambiental turca, sob o princípio da precaução, a suspender a autorização, cumprindo assim a determinação da Convenção da Basileia.

Desde então encontra-se no litoral brasileiro, aguardando autorização de atracar no Porto de Suape, no momento impedido por decisão liminar da Justiça Federal ao Estado de Pernambuco. O navio possui todas as autorizações solicitadas pelas autoridades competentes em âmbito nacional e internacional, como já citado em recente ofício do Ibama, em 10 de novembro de 2022, e em documentos da Marinha brasileira.

DIVULGAÇÃO: infographya.com.br

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Thiago A.

“Lamento que eventualmente o povo de Pernambuco vá sofrer em razão do fato de as autoridades locais tenham prestado mais atenção à fake news do que a credibilidade da Marinha do Brasil e do Ibama”, conclui o advogado.”

Hahaha engraçadinho esse sujeito, um verdadeiro comediante. As autoridades turcas não aceitaram mas Pernambuco deveria aceitar.

Que a SOK e MSK se entendam com a MB. Só um recado, para o sujeito que acha que Pernambuco é casa de mãe Joana e pode amedrontar alguém : pode SOKar no estaleiro que contratou o seu serviço.

Parabellum

Realmente lamentável. Um navio que ao longo de décadas já atracou em diversos portos ao redor do planeta. O navio tem seu isolamento térmico das linhas de vapor com amianto? Sim, e todas as refinarias ao redor do mundo também (só um exemplo. Existem milhões). Tem tinta envenenada para prevenir incrustações? Tem também, assim como todos os navios.
A justiça foi provocada, tapou a visão e desferiu golpes de espada para todo lado. Por pura ignorância.

Thiago A.

“Grieg Green, empresa de vistoria que emitiu o IHM para o estaleiro turco, Sök Denizcilik e Ticaret Limited, compradora do navio de guerra, admitiu não ter acesso ao IHM elaborado pela Marinha do Brasil. A empresa também: admitiram ter acesso a apenas 12% do navio; concluiu que não havia materiais radioativos a bordo; não comparou com o IHM emitido pelo Bureau Veritas para o navio irmão do navio Clemenceau; não testou adequadamente (apenas seis amostras) Bifenilos Policlorados (PCBs) concluindo que não havia nenhum; concluiu que pode haver mais amianto a bordo do porta-aviões do que as nove toneladas estimadas; e… Read more »

Willber Rodrigues

Se eu entndí direito, a MB e a empresa fizeram uma amostragem superficial do navio, criou o relatório com base nessa amostragem superficial, e mandaram o relatório pra Turquia pra aprovarem a ida no navio.
Quando a Turquia descobriu a verdade e que pode ter mais amianto que o descrito no relatório, a legislação ambiental turca mandou o navio voltar, até terem mais dados.
É isso mesmo?

Carvalho2008

sim e não. 1) toda a verificação já é de praxe amostral 2) A Turquia foi 8nicialmente informada de que haveria uma liminar do MPF Brasileito Para o navio voltar questionando a licitação 3) Em paralelo, as ONGs Turcas foram acionadas pela ONG brasileira e fizeram uma movimentação midiatica e política interna para pressionar 4) O Brasil recorreu da liminarmente na sequência após questionamento Turco, o Ibama cancelou as guias 5) O Brasil ganhou a liminar, o Ibama respondeu a Turquia que não havia mais óbice jurídico, mas cancelou as guias 6) Os Britânicos impediram o navio de passar por… Read more »

Willber Rodrigues

“(…) Para surpresa da companhia, após a compra e partida da embarcação, notícias falsas surgiram, impedindo que o trabalho fosse concluído e causando a atual situação.”

1- quem, ou o quê, foi o responsável por essas notícias falsas?
2- essas notícias realmente eram falsas?
3- se a Turquia suspendeu o processo por conta de notícias que seriam falsas, então o problema não seria entre a Turquia e a SOK, ao invés da SOK com o Brasil/MB?

Underground

Conhecendo ambientalistas, conhecendo fatos ocorridos, julgo e digo que se criam fatos de modo a criar uma argumentação.

Carvalho2008

na juntada midiatica e das ONgs, leia no texto que postei do link….o casco agora é acusado de ter radioatividade nuclear…..em face dos testes passados em operação com os Franceses….até isto alegam……

PACRF

Faltou mais um questionamento: por que não devolve o São Paulo para o Rio de Janeiro, não foi de lá que saiu?

Last edited 1 ano atrás by PACRF
Allan Lemos

E você acha que a Guarda Costeira do RJ(também conhecida como MB) iria querer essa bomba por lá? Com certeza preferem deixar no Nordeste porque recebe menos atenção da mídia.

Willber Rodrigues

Porque, se devolvessem na área de atuação da MB, a vergonha seria mais escancarada, e eles seriam obrigados a resolver rápido.
Ou, pelo menos, o jogo do “empurra-empurra” seria midiático.
Como é no Nordeste, fica longe da vista de todo mundo, não chama muito a atenção, e todo mundo pode fingir que não tem nada acontecendo por mais tempo…

Carvalho2008

resposta típica de ONG paga por alguém….o casco não é mais brasileiro…

Carvalho2008

não é mais casco brasileiro

Thiago A.

Se não É brasileiro, porque Suape tem que recebelosde acordo com as indicações da MB ?

Carvalho2008

Porque é a legislação e o casco passaria por nova perícia pelos técnicos….

MARS

Esse navio passou anos atracado no Rio com várias toneladas de amianto, e nesse tempo todo não houve sequer uma notícia ou registro de danos ao meio ambiente. Por que, só agora, essa imbecilidade toda?

Last edited 1 ano atrás by MARS
PACRF

Essa pergunta tem que ser dirigida ao estaleiro turco.

Cristiano de Aquino Campos

O navio precisa de reforma ou ser desmanchando, isso só pode ser feito retirando o amianto. Coisa cara e complexa de se fazer pelo potencial contaminante do amianto. E algo similar ao que ocorre com submarinos e PA nucleares, não é qualquer um e qualquer lugar que faz isso.

Carvalho2008

O navio é o segundo e o descarte de amianto já conhecido quando o irmao gêmeo Clemenceau foi o primeiro desmantelado na Escócia….não há surpresas, navio desativado em 2017 e vendido no leilão em 2021….a empresa vencedora especializada no descarte w reciclagem de contaminantes levou o casco após as licenças ambientais de exportação, perícia e tudo o mais, o resto é o imbróglio criado…..uma ONG brasileira que queria transformar o navio em museu consegue liminar contra a licitação de venda, o navio já em alto mar, movimenta ongs Turcas para pressionar governo a não recebe-lo….a Turquia questiona o Ibama sobre… Read more »

pangloss

Quanta vergonha ainda aguarda a MB?
É essa força que aspira operar um submarino com propulsão nuclear?

Nonato

Mimimi

Partido novo

Esses são os militares especialista em urna eletrônica do Brasil…FA o meme já vem pronto.

Carvalho2008

não há nada de errado no rito de licitação de venda da MB….

Foxtrot

E os franceses estão assim até hoje 😂😂😂😂

Grifon Eagle

Misericórdia!!!

carvalho2008

Poderiamos perguntar porque um navio que ja visitou os sete mares virou problemas? A ONG que pretendia fazer o museu passou do ponto, movimentou as ongs ambientalistas da Turquia para causar um caso politico local…agora, mesmo voltando, não mesmo que fosse doado, como colocar turistas no navio…afinal, não é toxico??? então não pode ser ponto de exposição publica A europa não quer um casco de Nae que corra o risco de ser recuperado…havia desconfianças da Turquia com segundas intenções e isto valeu os Britanicos barrarem a passagem dele em Gibraltar. A politica e midia brasileira na carona de falar mal… Read more »

Parabellum

Concordo. Particularmente com o último tópico. É bem possível este casco voltar a ser um navio aeródromo.

Cristiano de Aquino Campos

Navegou os 7 marés antes de o amianto ser banido, era novo na época, ninguém sabia dos riscos do amianto. Agora todo mundo sabe, o amianto e proibido, ele está velho, tem que mexer, poucos lugares fazem isso.

Carvalho2008

Amianto e sua toxidade já era conhecido muitas décadas antes da baixa do navio…então, não é isto

Isto também não responde a empresa especializada em descontaminação e desmanche com amianto não receber sua carga…porque ela está sendo impedidas de receber sua carga de serviço??? Ela n pode atuar mais na Turquia???

carvalho2008

uai…ninguem responde não….? A empresa turca não pode mais levar material para descontaminação?? Não poderá mais atender a sua carteira de clientes? os outros materiais que ela recebe para descontaminar foram proibidos?

Thiago A.

Mestre, não lhe causa estranheza que uma empresa teoricamente especializada nesse tipo de serviço tenha preparado tudo de maneira apressada e superficial ? Eu esperaria mais, que eles tivessem todas as ferramentas possíveis para desarmar qualquer resistência. Laudos e perícias completas para afugentar qualquer dúvida . Até parece que alguém tinha o interesses de apressar e esconder algo, a finalidade é o destino do navio seria outro? Não faço idéia, meras especulações. Então, o único fato existente e de conhecer público é que a justiça turca e o seu seu ministerio do ambiente( sob pressões) exigiram mais informações e um… Read more »

Carvalho2008

apressar???? De onde???? O navio era objeto de desmonte a anos, objeto de estudo de potencial as empresas do ramos, era o segundo navio, sedo o Clemenceau desmontados décadas antes, toda a documentação e inventário deles já realizado….a empresa não conhecia o espólio??? é ruim hein???? quanto de orçamento deve ter ocorrido antes de tomarem a de isto de participar no leilão…o custo é o lucro das peças, da visitação… etc….foram anos…demonstração de espólio a quem quisesse comprar…as licenças ambientais de exportação emitidas …..que coisa né????

Carvalho2008
Carvalho2008

PS….mesmo a MB esclarecendo que todo ou quase todo o amianto já teria sido retirado na França em sua última reforma e antes de ser brasileiro, jamais a França irá fornecer a documentação….ela não quer…..Britânicos não querem , a fundação Foch foi quem entrou com ação no MPF para melar e atiçou uma campanha nas ongs ambientais Turcas colocando em suspeição a documentação, a liminar que saiu e foi caçada e mais a pressão das ONGs, levaram a Turquia a pedir nova perícia, o ibama suspendeu sua licença….lambança do quanto pior melhor….e assim vai a vida….

Thiago A.

“mesmo a MB esclarecendo que todo ou quase todo o amianto ” Até parece que a MB é feita de Santos que nunca mentem nem erram … “Ordem para retorno de porta-aviões São Paulo é suspensa após União alegar que navio já está fora do país Segundo a Marinha, liminar foi proferida quando a embarcação estava em águas internacionais; Instituto São Paulo/Fochs contesta e diz que o porta-aviões ainda estava na Baía de Guanabara” Será mesmo que não tinham como resgatar o navio antes ? Não era possível porque o navio estava em águas internacionais mas agora o pepino voltou… Read more »

Carvalho2008

A Fundação Foch sequer participou da licitação, pois o destino final era o descarte…..pelo amor de Deus, o MPF nem deveria ter aceito o processo e a liminar….navio vendido em 2021 e em 2022 ainda está historia tentando levar no tapetao……explica para gente como é que alguém que queria transformar em museu depois faz denúncia que o navio é cheio de amianto e põeem dúvida a documentação….eles querem o quê???? tem certeza que era virar museu? agora eu que era simpatizante, eu já duvido….que coisa sem pé nem cabeça…queria o navio, como não conseguiu espalha que é venenoso, a bem… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Boa pergunta.

Thiago A.

“.Um relatório feito no ano passado apontou que o porta-aviões possui 9,6 toneladas de amianto. O mesmo relatório admitiu que só foi possível vistoriar 12% dos compartimentos, e há suspeita de que exista mais amianto do que o declarado.” “Há compartimentos totalmente inacessíveis, que só serão descobertos quando abrirem — avisa Caprace” ” A Marinha também disse que todos os compartimentos teriam sido inspecionados, o que não corresponde às informações do relatório, e que uma equipe turca fez uma inspeção de radioatividade” * desmentido pela empresa contrada pela Sok, que afirmou que não teve acesso ao relatório da MB e… Read more »

Carvalho2008

ache um navio que o casco é periciado sem critério de amostra…nenhum é 100%….é de praxe….inclusive tão de praxe, que o amigo transcreveu corretamente que é item seçõesque somente podem ser acessadas após o corte do desmantelamento….oras….óbvio….e por outro lado, o navio não é surpresa em face do irmão gêmeo clemenceau ter desmentelado primeiro. A carga do projeto éra conhecida. Porque o Foch tinha menos amianto? porque o mesmo foi semi tratado na França bem antes de vir ao Brasil….o que ele possui é residual justamente das partes inacessiveis… mas se desejar, o amigo pode se juntar as ONGs que… Read more »

Thiago A.

Teses conspiratórias prefiro deixá-las para o telegram e as secções de comentarios do YouTube ou Instagram. Me baseio sobre os fatos divulgados. Se as autoridades brasileiras e seu serviços de inteligência ( ???) tiverem suspeitas sobre essas organizações que apontem e e digam claramente os nomes dos bois… Com elementos e provas . São todos inimigos só eles fazem o bem do Brasil, horas horas. Se existia esse risco a incompetência e duas vezes maior por não ter previsto e não ter criado os elementos ( relatórios e laudos completos) para desarmar as resistências. Eu tô pouco interessado em me… Read more »

Carvalho2008

o link de uma das associações foi postado…é só ler….o próprio timeline é deles….basta ler….

Lúcio Sátiro

Só tem um jeito: vende para a China. Outra coisa, se há perigo para a Turquia, por que os eco- chatos brasileiros não fizeram barulho quando o navio estava no Rio?
Qual o nível de contaminação por amianto nas águas do Rio de Janeiro pelo tempo em que a embarcação ficou lá?

Carvalho2008

já está vendido…não é mais da MB….

Cristiano de Aquino Campos

Quem está fazendo o barulho e a ONG nacionalistas que queria o navio como museu aqui no Brasil e os eco-chatos da Turquia que foram invocados pela ONG Brasileira sem noção.

Sensato

Brasil e seus vários elefantes brancos.

Carlos Pietro

Bom dia, o A-12 poderia ser usado como alvo, para testes do míssel antinavio nacional Mansup.

carvalho2008

Não podia. O navio não é mais brasileiro.

francisco Farias

Se não é mais brasileiro, então porque querem que ele fique aqui?

Carvalho2008

quem quer que fique aqui???? De novo….a ONG que queria o navio para montar o museu passou da conta na pressão….mobilizou as ONGs Turcas que por sua vez fizeram um escarceu….afirmaram que os laudos é perícias da licença ambiental de exportação tinha erros, que o navio possuiria muito mais amianto que o declarado…. o Governo turco é o IBAMA (???? ??????????!!!!!!) pediram então para refazer a documentação e perícia (????????)…..tem de perguntar ao IBAMA qual é o seu papel nisto…..afinal se ele é o emissor da documentação e o que ele quer…..oras…..oras…..oras…..que será….então, o navio tem de atracar e os… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

O papel do IBAMA nesse governo e o de assinar em baixo do quê o governo manda. Assinou a liberação para não atrapalhar o esquema da marinha e se livrar do problema rápido e ainda participar do coquetel da marinha. Simples assim. Aí deu ruim, alguém apontou a lambança, o povo viu e para tentar não sair feio, cancelou a assinatura que tinha dado. O IBAMA, não fez o laudo das espeções internas do navio pois não possui pessoal técnico para isso, eles assinam em cima do laudo feito ou pela marinha ou por uma empresa especializada contratada. A mesma… Read more »

Last edited 1 ano atrás by Cristiano de Aquino Campos
carvalho2008

A empresa da pericia foi contratada e realizou a pericia…não adianta falar que foi por amostragem pois amostragem é de praxe, niguem consegue laudar um casco inteiro pois conforme o proprio documento, as partes somente poderão ser verificadas após o proprio corte e desmantelamento pois são inacessiveis….tem de tirar da agua cortar o casco….cortar em pedaços….oras….é querer fazer omelete sem quebrar o ovo….nada como pedir ou admitir algo logicamente impossivel para se negar….que pedaço não esta entendido? Se vc corta o navio aqui para fazer os 100%…como vc mandaria para a Turquia? Francamente….

carlos mendes

Ja esta na hora de um acidente com esse casco e ir para o fundo do mar.

carvalho2008

Para que afundar….o navio já está comprado, o dono é que não está conseguindo levar devido a boicotes e de forma muitissimo estranha…. O dono vive disto de desmantelamento de navios antigos e em especial, descontaminação verde do amianto….é o seu ramo de negocio…a questão é porque a empresa não pode levar seu ultimo lote (Nae São Paulo)?? O que há de diferente? Porque ingleses probiriram a passagem por Gibraltar? Alguem acha que os navios antigos e contaminados que esta empresa recebe chegam de trem ou avião? A ONG brasileira que queria transformar o navio em museu fez um carnaval… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Sim, más não na costa do Brasil, já temos problemas demais.

francisco Farias

Se eles estão com todos os documentos requeridos por entidades internacionais. Porque não acionaram o governo da Turquia, que os impediu de atracar naquele pais?
O navio agora é de uma empresa Turca, portanto, ele deve ir para lá.

Carvalho2008

porque as ONGS lançaram suspeitas que a documentação está errada….que 9s cálculos da qtde de amianto seria maior que o declarado….então o governo turco pediu a nova perícia e documentação….

Carvalho2008

Em complemento, é os Britânicos impediram de passar por Gibraltar……então sequer a Turquia chegaria….e tudo come ou com a Fundação Fochi obtendo a liminar no MPF….paralelamente, acionou as ongs turcas para pressionar o governo…..a Turquia questionou o porquê do impeditivo legal brasileiro (liminar do MPF) e junto com a pressão, pediu nova documentação, além de que teria de comprar uma briga com Britânicos…..O Ibama suspendeu na sequência a guia de exportação e (precisava?) e o Gov é MB ganharam a liminar caindo por terra, mas o estrago já estava feito uma vez que o Ibama( cancelou ???? a documentação???) estranho….não????respondeu… Read more »

Thiago A.

A liminar caiu pelo seguinte motivo : “Nesta quinta, duas semanas após o porta-aviões São Paulo iniciar sua viagem rumo à Turquia, a justiça suspendeu os efeitos da liminar que ordenava o seu retorno. O desembargador federal Reis Friede, da 6ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), acatou o pedido da União e da Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgeprom), vinculada à Marinha, para que a medida fosse revogada, já que não haveria mais possibilidade das autoridades brasileiras atuarem no caso, considerando que a embarcação está em águas internacionais. Eles alegaram que o navio já estava… Read more »

Carvalho2008

pois é…leilão de 2021

mendonça

bom ,ja que não serve mais , porque não usa ele como alvo em um eventual exercício com o novo submarino riachuelo , mandando ele pro fundo do mar e acabando com essa palhaçada ?

Last edited 1 ano atrás by mendonça
Carvalho2008

porque antes de mais nada, o navio não é mais brasileiro…não é nosso, não é da MB…..

Thiago A.

Se não é nosso porque a MB mete o bico pedido para que Suape receba essa bomba para realizar as vistorias de integridade? Para expor as equipes que irão trabalhar nele a um risco desnecessário?

Carvalho2008

porque virou embrulho jurídico….o Ibama cancelou as licenças e agora tem de fazer outra….coisa nunca antes vista…parece agora que o navio é o Tom Hanks naquele filme “O Terminal”….olha o absurdo, o navio saiu com as licenças válidas…..e no meio do caminho conforme o histórico que postei e cronologia da própria ONG….foi cancelada…ou seja…material perigoso com licenças para sair sai, depois cancela , tem de fazer perícia novamente mas nem somos mais os donos e óbvio, o judiciário não permite aportar mais…não tem lei, regulamento, não é mais material brasileiro, enfim….

Neural

Melhor levar para a índia ou Bangladesh pra ele ser desmantelado. E pronto.

carvalho2008

Não é mais nosso….se desejarem…levem para lá….houve o talento de criar uma situação completamente a margem da legislação inclusive internacional….

Agora existe um casco fantasma que não é mais nacional, é estrangeiro, que saiu daqui com licenças e perícia, agora revogadas ou pedido para refazer, mas o material não é mais brasileiro e os MPFs de carapicuiba, Conceição do coité, embargam a reentrada num porto para visitação tecnica….como o material é estrangeiro….