Mar da China Meridional: grupo de ataque da PLA Navy realiza exercícios de tiro real após navios de guerra dos EUA entrarem na região

38
  • Flotilha liderada pelo porta-aviões Shandong construído na China realiza ‘exercícios de confronto’ enquanto a Marinha dos EUA realiza atividades de treinamento e antissubmarino
  • Especialistas em defesa dizem que Pequim é forçada a ficar vigilante à medida que o Ano Novo Lunar se aproxima, porque as tensões militares tendem a aumentar durante os períodos festivos

Um grupo de ataque de porta-aviões chinês conduziu exercícios intensivos de tiro real no Mar da China Meridional desde que a Marinha dos EUA enviou seu grupo de ataque do USS Nimitz para a área na semana passada.

A flotilha é liderada pelo Shandong, o primeiro porta-aviões construído na China, e inclui um destróier de mísseis guiados Type 055 e três destróieres de mísseis guiados.

O grupo de ataque iniciou uma série de exercícios de confronto no Mar da China Meridional na semana passada, disse a PLA Navy em sua conta WeChat no domingo.

Especialistas em defesa dizem que com a aproximação do Ano Novo Lunar, o Exército de Libertação Popular (PLA) está em alerta máximo porque os EUA e a China intensificaram os confrontações militares na região durante os principais festivais.

Carregado com dezenas de caças J-15, o porta-aviões Shandong participou de exercícios de combate com tiro real, decolagem e aterrissagem noturna, resposta a emergências, operações conjuntas entre diferentes embarcações, controle de danos e outros exercícios, disse a Marinha Chinesa.

Os exercícios ocorreram quando a 7ª frota da Marinha dos EUA anunciou na sexta-feira que o USS Nimitz Carrier Strike Group havia conduzido suas primeiras operações de rotina no Mar da China Meridional do ano, incluindo treinamento de ataque marítimo, operações de voo e atividades antissubmarino.

Zhou Chenming, pesquisador do think tank de ciência e tecnologia militar Yuan Wang, com sede em Pequim, disse que o PLA foi forçado a ficar vigilante porque nos últimos anos os militares dos EUA enviaram mais aeronaves e navios de guerra para a costa sudeste da China durante o período do Ano Novo Lunar.

O voo de reconhecimento mais recente foi conduzido por um avião espião Boeing RC-135 dos EUA perto das cidades chinesas de Xangai e Qingdao em 7 de janeiro, disse ele.

“É muito difícil para o PLA prever as motivações dos militares dos EUA para tais movimentos provocativos, já que os dois países ainda não resolveram suas diferenças sobre a ordem marítima”, disse Zhou.

Cerca de três semanas atrás, os militares americanos e chineses culparam um ao outro depois de um encontro entre dois caças J-11 do PLA e um avião espião dos EUA sobre o Mar da China Meridional.

Zhou disse que os EUA foram capazes de realizar “arbitrariamente” exercícios de liberdade de navegação e voos na área porque se recusaram a assinar a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, que reconhece as águas como parte da zona econômica exclusiva da China.

O PLA temia que as incursões de aviões e navios americanos pudessem levar a incertezas e conflitos, disse ele.

Embora o PLA rotineiramente desdobre navios de guerra, como destróieres e fragatas, para observar grupos de ataque de porta-aviões americanos na região, era incomum que a China enviasse uma flotilha liderada por porta-aviões, disse Zhou.

“O porta-aviões Shandong tem tarefas de treinamento de rotina este ano, mas parece que a PLA Navy decidiu enviar o porta-aviões e seus navios acompanhantes antes do tempo programado para responder à visita do USS Nimitz à região.”

Collin Koh, pesquisador do programa de segurança marítima do Instituto de Defesa e Estudos Estratégicos de Singapura, disse que o aumento de encontros e engajamento entre as duas potências militares do mundo pode ser visto como uma tentativa de evitar uma escalada.

“Os EUA continuam seus voos de reconhecimento militar e, em resposta, os chineses intensificam o treinamento do PLA, e isso resulta em que os EUA continuem acompanhando de perto o que o PLA está fazendo”, disse Koh.

Koh disse que os encontros próximos podem não ajudar os dois grupos militares a melhorar seu entendimento, mas pelo menos os ajudaria a formar “um padrão bastante previsível de comportamento olho a olho” em seus engajamentos militares.

“Não vejo como a intensificação do treinamento do PLA irá dissuadir os EUA de interromper tais missões de qualquer maneira, uma vez que tais eventos seriam de grande interesse para a própria preparação dos americanos em tempo de paz para um futuro conflito militar”, disse ele.

Ele disse que é improvável que as potências revertam suas atividades, pois isso “sinalizaria fraqueza umas às outras”.

No entanto, ambos os lados estão tentando evitar que seus confrontos escalem para conflitos, o que é consistente com o consenso alcançado durante as reuniões entre o presidente chinês Xi Jinping e seu colega americano Joe Biden, segundo Koh.

“O cerne da questão é como se envolver em tais padrões de atividades sem escalar indevidamente. Acredito que é disso que Biden está falando quando mencionou ‘guardas de bom senso’, que se refeririam ao gerenciamento de crises e à estabilidade”.

FONTE: South China Morning Post

Subscribe
Notify of
guest

38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Os Estados Unidos estão desmerecendo muito a marinha chinesa.

Dalton

Não desmerecem tanto que 60% das forças militares dos EUA encontram-se no Pacífico não só isso, o que há de melhor como o primeiro Arleigh Burke III já destinado para o Pacífico, os 3 Zumwalts que serão modificados para serem os primeiros portadores de mísseis hipersônicos, modernizados Arleigh Burkes , esquadrões de F-35C prioridade para NAes da Frota do Pacífico, primeiros destacamentos de MQ-25 a partir de 2025 mudanças na doutrina do USMC incluindo redução de grandes navios anfíbios enquanto serão incorporados múltiplos navios anfíbios leves e operar mísseis anti navios a partir de bases terrestres, etc.

PRAEFECTUS

Enquanto a esquerda demôniocrata governar os Estados Unidos, a China pode dormir em paz. Só tem de colocar os olhos bem abertos se, e quando os republicanos retornarem ao poder.

Eles sabem disso nitidamente. Afinal, os demôniocratas são seus apaniguados em ideologia de manter o poder. Os demôniocratas admiram o PC chinês e sua “forma” de governar.

A China que não é burra se prepara para o confronto certo que virá mais dia, menos dia quando os republicanos voltarem a casa branca!

Joaquim Marques Lisboa

Consumo de cloroquina dá nisso…

WSilva

Você estava em coma nos últimos 6 anos? rs O governo Trump foi uma benção para a Russia e China, cheguei a falar aqui que tanto China como Russia tinham interesse na reeleição de Trump simplesmente porque Trump estava enfraquecendo os EUA de dentro pra fora, estava isolando os EUA em várias frentes internacionais e tratando seus aliados como pangarés. Perdeu a guerra comercial contra a China e criou um grupo de extremistas que culminou na invasão do Capitólio tornando os EUA numa piada internacional com China e Russia gargalhando muito. O governo Biden INFELIZMENTE corrigiu todos os erros cometidos… Read more »

ChinEs

Os Democratas são mais agressivos em termos de politica externa, da para ver a Guerra da Ucrania, a Primavera Arabe, a Guerra dos Balcans , a morte de Osama Bin Laden, os Democratas não brincam, a China esta tendo bem mais dificuldades agora, o crescimento do pib Chines foi de 3%, a Economia Russa esta sendo dizimada, os Republicanos não jogam dessa forma, são agressivos apenas no Oriente Medio… Iran vai se ferrar com os Republicanos, agora Russos e Chineses se ferram com os Democratas…

WSilva

Eu não diria que os Democratas são mais agressivos, diria mais inteligentes.

Em relação ao pib chinês, tem mais a ver com as restrições da politica c0v1d zero e guerra da Ucrania do que alguma jogada arrojada dos EUA.

3% de crescimento anual não é o real crescimento da China, assim como 8,1% de 2021 também não é. Em situações normais o pib da China deve orbitar os 5~6%.

Last edited 1 ano atrás by WSilva
Nonato

Ah, coitado
Com Obama, a Europa não estava nem aí.
Trump exigiu maior investimento dos europeus na defesa e que parassem de financiar a Russia (quer ver o vídeo???).
Trump foi o único presidente que decidiu enfrentar a China, enquanto Biden defendia elogiando os chineses.
Trump trabalhou pela volta da indústria para os Estados Unidos.
Os globalistas defendem indústria na China.

Nonato

Ah, coitado.
Biden está acabando com os Estados Unidos.
A preocupação dele é liberar maconha, banheiros e encher o país de imigrantes ilegais.
Os estados unidos virando piada internacional…

André Macedo

Chapéu de aluminio nele!! Segura que vai cair da borda da terra plana!!

Nonato

Esse pessoal da “ciencia” se consulta com João de Deus e diz que Maduro e kim jong um são os melhores presidentes do mundo…

Nonato

Assina: seguidor de che Guevara e mariguela.

WSilva

A parte principal é essa:

”Zhou disse que os EUA foram capazes de realizar “arbitrariamente” exercícios de liberdade de navegação e voos na área porque se recusaram a assinar a Convenção da ONU sobre o Direito do Mar, que reconhece as águas como parte da zona econômica exclusiva da China.”

Já sabemos quem está errado.

marcus mendes

O problema é, que a China quer todo mar meridional para ela.

Dalton

Existe outra versão:
.
Os EUA estão fortalecendo sua posição contra as reivindicações marítimas da China, apoiando a decisão unânime a que o tribunal chegou em 12 de julho de 2016, constatando que essas reivindicações não têm base no Direito Internacional. O tribunal foi formado nos termos da Convenção sobre o Direito do Mar de 1982, da qual a RPC faz parte.”


WSilva

”Os EUA estão fortalecendo sua posição contra as reivindicações marítimas da China, apoiando a decisão unânime a que o tribunal chegou em 12 de julho de 2016” Apoiado na decisão da ONU o Iraque não deveria ter sido invadido pelos EUA. E aí? Parece que essas decisões e tribunais só são respeitados quando convém, digo isso tanto para EUA, China, Russia e outros. Porém, neste caso é sabido que os EUA abusam do conceito de liberdade de navegação assim como abusam do conceito de segurança nacional. A China tem motivos legitimos em dominar seu quintal estrategico, qualquer um que conhece… Read more »

Slow

É só ver aonde fica os EUA no mapa que saberá quem está errado

Dalton

Os EUA tem interesses, aliados e mesmo parceiros que não compactuam com a China suas ambições, pesca predatória e intimidações e fazer negócios não significa confiar e deixar de temer a China principalmente países próximos. . Estar distante geograficamente não é nem nunca foi motivo para uma super potência com direitos e deveres que nós brasileiros mal temos noção do real significado abandonar o Pacífico, transferir a maioria de seus meios de combate para o Atlântico e transformar Pearl Harbor em uma Mayport. . Os EUA já tentaram e não deu certo a política isolacionista pós I Guerra Mundial e… Read more »

Dalton

Réplica aguardando aprovação…

Alan Santos

E só ver aonde fica as ilhas Spratly para ver quem está errado .

Alan Santos

Tem que ser muito burro e cego para não ver quem vai levar um “pau” bem dado ..

Agressor's

Os governantes, de uma maneira geral, andam com sede do passado, talvez como única resposta ao que se anuncia: um mundo ao mesmo tempo débil e dúbio, carregado de segundas e terceiras intenções, repleto de autocracias “libertárias” e democracias que, se olhadas mais de perto, não merecem usar essa terminologia; Assim me parece…

Nemo

O fato dos EUA não reconhecerem a convenção sobre o Direito do Mar afeta diretamente o Brasil e mossa ZEE.

Dalton

E falando em USS Nimitz o mesmo está provavelmente no seu penúltimo desdobramento
pelo Pacífico cobrindo o tradicional período de manutenção do USS Ronald Reagan entre
janeiro e maio para ser inativado em 2025 quando completará 50 anos.

Luiz Trindade

Parece um bando de adolescentes se mostrando para ver quem tem o p… maior e músculos maiores?!?

Quem tem certeza do que tem, não precisa se mostrar. Na hora que precisa usa a musculatura que tem!

Danilo Gentili 2026

Não é simples assim kkkk

Talisson

A reciprocidade é uma regra basilar das relações internacionais. Da geopolítica é a intimidação.

Esteves

Nem sempre quem ganha, ganha ou quem perde, perde. Às vezes quem perde, ganha e quem ganha, perde. Outras vezes…quem ganha, ganha e quem perde, perde.

Não recordo o autor de tão sábias palavras.

Esses enfrentamentos de escaramuças remontam à Guerra Fria. A diferença de hoje em dia para o dia de ontem…no lugar dos russos estão os chineses.

vlopes

dezenas de aviões!!!!!!! no maximo 40

Romão

Ué… Mas 40 aviões formam 4 dezenas (“dezena” no plural). Ou eu estou ficando louco ?

Dalton

Pegando um gancho no comentário a informação que se tem é que o “Liaoning” pode operar com 24 aviões J-15 enquanto que por conta de modificações feitas o “Shandong” teve a capacidade aumentada em 50% portanto 36, embora, necessariamente ambos não operem com essa capacidade máxima até por conta de um inventário relativamente modesto ainda, além das necessidades de treinamento e manutenção. . O “Charles de Gaulle” já foi visto com 30 Rafales M por conta do terceiro esquadrão que permanece em terra ter embarcado para treinamento, assim, normalmente cerca de 20 embarcam para missões mais os 2 grandes E-2C… Read more »

Romão

Com tanto jogador de “Call Of Duty” aqui do Blog, sobra criticas até pro coitado do editor.

Last edited 1 ano atrás by Romão
André Macedo

Um lote de Gripen kkkkkk

ChinEs

A China esta se exercitando para 2025 ou 2035, ainda é cedo para soltarem as feras, o melhor para os EUA é a China invadir Taiwan agora em 2023, imagine o desgaste das forças da OTAN combatendo a Russia na EUROPA, muita munição vai ser gasta ainda entre 2023 a 2025, a EUROPA vai ficar devastada economicamente com essa Guerra, vai sobrar a ASIA intacta , nesse momento os EUA estao treinando as tropas de Taiwan, a China não é pareo para os EUA agora, em 2035 a China vai ter mais de 1500 ogivas nucleares, a China vai ter… Read more »

ChinEs

Com o regresso do Ex PR ao poder novamente parece que a MB vai retomar ao seu livro branco de defesa, 2 NAEs + 48 Sea Gripens, dai o retorno do NAE Sao Paulo a esfera da MB… Muita gente estranhou o retorno do A12 Sao Paulo a esquadra… Com a vitoria do Ex PR, o projecto de reforma do Naval Group podera ser implementado aqui AMRJ com um investimento de 1 Bilhao de Reais… Nao se esquecam do que ocorreu na China.

Neto

Fonte?

Alberto

Seria interessante uma reportagem sobre os novos type 052 DL, com radar contra aviões stealth e novos motores.

Machado

Eu sou muito pragmático. Quanto mais forte a China, Rússia, Irã ficarem é melhor para o Brasil.