Partiram no dia 16.1, do Rio de Janeiro (RJ), 291 Aspirantes da Escola Naval e mais de 2 mil militares distribuídos entre cinco navios da Marinha do Brasil (MB) para a Aspirantex 2023, que acontece até 1º de fevereiro na área compreendida entre os estados do Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A Operação tem o objetivo de contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra, e para a familiarização dos Aspirantes com a vida no mar. Durante a Operação eles têm a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos aprendidos em sala de aula e podem identificar suas aptidões. Esse também é o momento em que os Aspirantes do segundo ano fazem a escolha de Corpo e Habilitação, que definirá suas carreiras.

No período, serão executados exercícios militares entre os navios e aeronaves participantes, reforçando a presença da Marinha na nossa Amazônia Azul, tais como exercícios de navegação em baixa visibilidade e em canal varrido, trânsito sob ameaça aérea, trânsito com oposição de submarino, controle aéreo de interceptação, “Leap Frog” em que é treinada a manobra de aproximação e a manutenção da posição relava dos navios, “Light-line” em que é exercitada a manutenção da distância relava entre dois navios, por intermédio do cabo de distância, demonstração anfíbia, exercícios de ações de guerra cibernética, resgate de náufrago em grande escala, ação de presença na Bacia de Santos (SP), entre outras ações.

A Operação contará com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Wladmilson Borges de Aguiar, do Comandante em Chefe da Esquadra, o Vice-Almirante Edgar Luiz Siqueira Barbosa e será comandada pelo Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, responsável pelas atividades relacionadas à Aspirantex.

NDM Bahia – G40
Fragata Liberal
Fragata Liberal – F43

Visitação pública

Estão previstas visitações públicas aos navios, no período em que eles estiverem atracados, nos seguintes períodos:

  • 21 e 22 de janeiro: Porto de Itajaí (SC) e Porto de Paranaguá (PR); e
  • 29 de janeiro: Porto de Santos (SP), das 9 às 17h.

Fazem parte da Operação

  • Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”;
  • Navio Doca Multipropósito “Bahia”;
  • Fragata “Defensora”; Fragata “Liberal”; Fragata “Independência”;
  • Grupamento de Mergulhadores de Combate;
  • Aeronaves “Super Cougar” (UH-15 e AH-15B), “Seahawk” (SH-16), “Super Lynx”(AH-11B), “Esquilo” (UH-12), “Skyhawk” (AF-1) e Bell Jet Ranger III (IH-6B);
  • Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf);
  • Aeronaves da Força Aérea Brasileira.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Hilton

Como está a manutenção do NDM Bahia? Ouvi relatos de que estão surgindo alguns problemas por causa da manutenção deficiente. Isso procede?

BK117

Eu também. Li que o Bahia estava com vários problemas, e o Atlântico estava com a velocidade limitada por problemas em um dos eixos. Se bem me lembro ambos deviam entrar em manutenção. Espero que a MB saiba o que está fazendo e não esteja protelando a docagem deles.

Last edited 1 ano atrás by BK117
Bosdesniavranka

O navio está na Aspirantex. Iria para a manobra com essa limitação? Iria assim para ensinar aos aspirantes como ser um alvo fácil? Não faz sentido

Fernando Vieira

Tenho certeza que iria.

E seria bom em duas coisas para os aspirantes: Conhecer direito o lugar onde farão suas carreiras e aprender reparos de emergência com ferramental e peças insuficientes com o professor Montgomery Scott.

Rinaldo Nery

A FAB conserva mal os seus meios?

Esteves

Como assim?

As Forças são relaxadas na conservação dos nossos meios?

Pablo

A marinha ja foi pra uma “quase guerra” contra os franceses, com navios “caindo aos pedaços”. Aspirantex nao e nada de mais!!!

Tutu

Uma sugestão aos editores, a nova “cara” dos sites da trilogia, apesar de mais moderna, deixou os sites mais poluídos e até um pouco confusos, principalmente no mobile.

luiz

sabem informar que horas costuma ocorrer a visitação, se é manhã e tarde, só a tarde, pois estamos montando um grupo para visitar, desde já, grato.

Henrique

No Porto de Paranaguá é das das 13h às 19h


O Porto de Paranaguá recebe no próximo sábado (21), das 13h às 19h, três embarcações da esquadra da Marinha do Brasil para visitação pública gratuita. A população terá a chance de conhecer o Navio Doca Multipropósito “Bahia” (G40), a Fragata “Liberal” (F43) e a Fragata “Defensora” (F41).

O acesso será liberado pelo edifício Dom Pedro II, sede operacional do Porto de Paranaguá, por ordem de chegada. É necessário apresentar documento oficial com foto e número do CPF. As crianças devem apresentar o RG.

https://www.instagram.com/p/CnhzkdxJ9z0/

Nunão

Em Santos a tradição é visitação à tarde. E os navios costumam atrair bastante gente.

Heinz

Alguém avisa a MB que ela tem que marcar presença no norte do país também.

Pablo

Coisa rara a marinha do rio de janeiro sair desse local

José Luiz

Com relação a conservação dos meios não creio que se deva considerar o lado da negligência, mas sim a dificuldade ligada aos altos custos de manutenção dos meios militares.
Com relação às visitas vê se alguém da Marinha estiver lendo. Espero que desta vez caprichem mais dando um acesso maior.
Porque o que se vê é pouco para o tamanho das filas.
A diferença das visitas das passadas décadas de 70/80 é muito grande.

Dalton

Salvo engano trata-se do retorno da “Defensora” como parte de um Grupo-Tarefa após uma década indisponível com as provas de mar iniciais ocorridas na primeira metade de 2021 e subsequentes provas e certificações durante o ano passado onde em agosto
sofreu uma pane na propulsão, sem maiores consequências.
.
A “Defensora” na prática irá substituir a “Constituição” cuja data prevista para baixa ocorrerá dentro de 5 meses após uma sobrevida de 18 meses já que incialmente daria baixa em janeiro do ano passado conforme publicado aqui no Poder Naval um ano atrás.

Henrique

tomara que a MB salve uma das Niterói como museu… qualquer uma delas merece

Fernando Vieira

Pela importância que essas fragatas tiveram e ainda tem para a MB, com certeza.

Aliás que fim se deu o casco da Niterói?

Dalton

Encontra-se na base Naval do Rio de janeiro até que uma decisão seja tomada
como desmanche ou alvo, mas, quanto a museu, algo do nível do “Bauru”
acho difícil.

Fernando Vieira

Mestre, uns meses atrás quando chegava ao Rio pelo Santos Dumont eu vi um casco no AMRJ pintado pra alvo, mas não tinha a expertise para identificar, mas não era a Niterói. Parecia um NDCC. Sabe de algo?

Sobre a Niterói, seria bacana se ela fosse pro Centro Cultural da Marinha adicionando mais um meio para visitação assim como hoje está o Bauru e o Riachuelo. Pela importância desse programa, acho que seria uma bela homenagem

Last edited 1 ano atrás by Fernando Vieira
Dalton

Com certeza, mas, acho difícil.

Inhotep

Se formos pensar essa praticamente é a marinha inteira do Brasil.