VÍDEO: Demonstração de Poder de Fogo da US Navy ao Presidente John F. Kennedy, em 1962

18

No filme, você verá o presidente John F. Kennedy assistindo a uma demonstração de poder de fogo da Marinha dos EUA a bordo do USS Kitty Hawk (CV 63) em 14 de abril de 1962 e em Point Mugu, Califórnia, em 7 de junho de 1963.

Kennedy usou ambas as ocasiões para promover uma Marinha dos Estados Unidos fortalecida, cuja força indomável ajudaria a preservar a paz. Ele então assistiu a jogos de guerra naval que incluíam alguns dos armamentos mais avançados da época, incluindo mísseis, foguetes e aeronaves supersônicas.

Infelizmente, Kennedy seria assassinado pouco tempo depois da visita a PT. Mugu. Além de Kennedy, o vice-presidente Lyndon Johnson e o secretário de Defesa Robert McNamara podem ser vistos no filme.

Os navios vistos no filme incluem: destróier USS Rooks (DD-804) da classe Fletcher, destróier USS Bordelon (DD/DDR-881) da classe Gearing , USS Francis Marion (APA-249) e o submarino Polaris Thomas A. Edison ( SSBN-610).

Os aviões apresentados incluem o Kennedy’s Air Force One (um Boeing 707), Skyraiders, aeronaves Tracker ASW e muito mais.

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Underground

Olhando não só poder de fogo da US Navy, mas todo o poder de fogo e tecnologia empregados pelos EUA em 1962 e olhando para as FFAA do Brasil na época e comparando com 2022, sessenta anos depois… ai, ai, ai…
Nada dá para comparar… sessenta anos a tecnologia empregada pelos EUA avançaram em muito. Já aqui… dois navios de 500 toneladas, mais quatro Fragetas projetadas e outros quatro submarinos convencionais.

Leo Barreiro

Para e pense pelo menos agora temos o A4 igual a eles lá na década de 60 do século passado!

P.S. Estou sendo irônico! Para não chorar….

Esteves

Assim como não dá para comparar as indústrias norte-americanas com as nossas. Existe alguma empresa do tamanho e da importância da GM ou da Ford? Caterpillar? IBM? Existem indústrias eletrônicas como a Apple? Ou estaleiros? Sem falar no MIT, nas instituições de ensino e pesquisa, na NASA. Hollywood? Internet? Google? O Twitter tem 1,4 bilhões de seguidores. Se Musk conseguir transformar o Twitter em uma plataforma financeira…o maior banco norte-americano não tem 30% dessa quantidade de clientes. O BigMac foi usado como valor referência por custar 5 em qualquer país durante décadas. Aqui já custou 5. Nos EUA ainda custa… Read more »

bruno

Quatro CORVETAS, fragata tem mais de 6.000 toneladas.

Zigg

O filme mostra o USS Kitty Hawk e não o USS Enterprise. Confere?

m4l4v1t4

Também achei isso.

Poucos são os PA com a história do USS Kitty Hawk. Estranhamente nenhum bilionário teve o interesse em mantê-lo como museu e ao que parece virou sucata. Um desrespeito para com a história do século XX e para com as pessoas que ali trabalharam.

Underground

Fiz uma pesquisa rápida e eles mantem pelo menos cinco PA como museus: Yorktowin, Midway, Lexington, Intrepid e Hornet. — Modo irônico: olha a importância do NAe São Paulo para nossa história. — Aproveito e respondo o Esteves do motivo deles terem tantas grandes empresas e nós não: o imbróglio do NAe São Paulo explica tudo. É assim que nosso país funciona. Se perguntarem para a população se acham necessário a preservação da casarões, palácios e outras quitandas do passado brasileiro, todos vão fazer um jóinha, modernamente darão um like. Mal sabem que recuperação de um único casarão muitas vezes… Read more »

Dalton

Não é tão simples como parece, pois além dos custos para conversão em museu se tem que manter inclusive eventualmente rebocar até um dique seco e não é tão fácil encontrar um local apropriado, por exemplo, o “Intrepid” em Nova York e o Midway em San Diego são pontos turísticos, mas, o “Hornet” em Alameda muito menos e embora haja trabalho voluntário não é muito fácil encontrar tal mão de obra. . O “Midway” permanecerá como o maior NAe museu já que os outros 4 são menores da classe Essex e não haverá nenhum dos chamados “Super Carriers” a partir… Read more »

Dalton

Exato Zigg.

Marcos Silva

De fato,não é o Enterprise. A superestrutura confima isso. O CVAN-65 tinha os radares planares SPS-33 e SPS-37 integrados a ilha,a qual era muito compacta à época.

Last edited 1 ano atrás by Marcos Silva
Esteves

“USS Kitty Hawk e não o USS Enterprise”. Procurei e não encontrei para saber se é um ou é outro. As empresas são a sustentação do capitalismo. O segredo é manter a demanda. Lembro dos norte-americanos terem desafiado os japoneses da Toyota para produzirem lá. Quando a Apple lança um smartphone ainda existem filas. O avanço militar dos chineses e a aparente recuperação militar dos russos provocou a incorporação próxima de mísseis ultra-sônicos. O capitalismo precisa das demandas como os navios precisam do mar. Os norte-americanos contam a história deles de várias formas. Em muitos contos aumentam os pontos como… Read more »

Marcos Silva

O Enterprise era nuclear. O Kittyhawk não. Tem uma imagem do CVAN-65 Enterprise bem aqui ao lado…

Last edited 1 ano atrás by Marcos Silva
Underground

Segue Nota Oficial da República Federativa de Banãnia:
https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/notas/2023/ex-navio-sao-paulo-informacoes-essenciais
—-
Pessoal,
Acredita, o Brasil vai dar certo.

Esteves

É assim.

Compra avião, mas não tem piloto. Compra navio, mas não tem como manter. Faz submarino, mas demora 13 anos para aceitar e sabe-se lá quantos anos mais para tornar-se uma arma de guerra. Assina contrato de blindado no último dia do último ano.

Quem assinou o contrato das Niterói recebeu à mais. Queria devolver. Disse que não fez daquele jeito.

Vende navio, mas atende o mimimi de quem deveria ter feito o que deseja fazer enquanto o navio Estava aqui.

Algo não vai bem.

Dalton

Ficou um pouco confuso, mas, é o seguinte: . “No filme, você verá o presidente John F. Kennedy visitando o recém-comissionado USS Enterprise (CVN-65) em 14 de abril de 1962 e em Point Mugu, Califórnia, em 7 de junho de 1953.” . Trata-se de junho de 1963, não 1953, um simples erro, mas, Kennedy pousa inicialmente no USS Oriskany então CVA 34 para deslocar-se depois para o USS Kitty Hawk cuja diferença entre ambos é enorme, mas, independente disso o nome e indicativo pode ser visto várias vezes, mas, para confundir ainda mais colocaram no fim o USS Bennington cujo indicativo “20”… Read more »

Alexandre Galante

Obrigado Dalton e Esteves, corrigimos o texto inicial. Abs!

horatio nelson zhirinovsky

os eua ja tiveram presidentes Homens,como o kennedy e lindon johnson, agora tem obama e biden, triste fim.

Fernando Antonio de Faria Soares

Belíssimo filme, com personalidades, belonaves e aeronaves históricos.
Hoje temos pelo menos 2 dos ícones mostrados nesse filme ainda ativos: o A4 Skyhawk e o PC-3 Orion, e tínhamos também S-2 Tracker!
No final dos anos 60, eu tinha um Vigilante da Revell na minha força aérea!